Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por frugal » 29/12/2012 21:05

Manushe Escreveu:
frugal Escreveu:Quem é o Tobin e o que ele provoca?
Não precisas de encontrar todas as "categorias" porque a carteira apresentada está provavelmente optimizada com base no histórico.
Quais os fundos que encontraste?

Provoca ainda mais fugas pelo buraco cada vez mais largo da nossa pequena carteira (o PMACS já te deu o link). Há MUITOS custos envolvidos com a transação de ETFs e que neste momento não são nada convidativos. Eu quero poupar e melhorar a MINHA situação financeira, não a de muitos outros à minha custa... :evil:

Queres os fundos ou ETFs? (ainda não percebi muito bem)
Os fundos estão 3 posts acima.
Se queres ETFs, eis alguns, resultantes de uma ainda, insípida, pesquisa:

IBGL:NA iShares Barclays Euro Government Bond 15-30

IBGM:NA iShares Barclays Euro Government Bond 7-10

ETZEUR:FP EasyETF Stoxx Europe 600

DXSK:TH db x-trackers - DJ STOXX Europe 600 Food & Beverage ETF

PHG:FP Lyxor ETF STOXX Europe 600 Personal & Household Goods

IWDA:NA iShares III PLC - iShares MSCI World Acc

IUSP:NA iShares FTSE EPRA/NAREIT US Property Yield Fund ou IUSP:NA iShares FTSE EPRA/NAREIT US Property Yield Fund (não sei US será a melhor opção, se global, se europeu)

PHAU:IM ETFS Physical Gold/Jersey ou GBS:FP Gold Bullion Securities Ltd

DBXH:TH db x-trackers II - iBoxx Global Inflation-linked Total Rerturn Index Hedged ETF

IEMA:NA iShares MSCI Emerging Markets Acc

.

A escolha tem de ser mais abrangente para menores custos de manutenção.
Eu tinha falado em FUNDOS para subsituir os ETFs.
Até agora só encontrei de Accoes da EUROPA.

Falta:

Obrigações da Europa
Mercados emergentes
Reits - talvez
Comodities - talvez

Cumprimentos

Registado: 16/9/2012 22:36

por VirtuaGod » 29/12/2012 18:16

Emgraçado. Vou ler esse Paper. Ainda por cima gosto de quem o escreveu!

Porque achas que o ouro é só para market timming? Sou defensor do ouro exactamente num carteira passiva!

Estás a pensar que eu acho que ouro vai valorizar. Eu acho que vai valorizar apenas como consequência da desvaloriação das "fiat currencies" como o euro e o dólar etc

Ou seja, não acho que o ouro vá valorizar muito per se, acho sim que a moeda em que está cotado vai desvalorizar no longo prazo!

The Federal Reserve's Explicit Goal: Devalue The Dollar 33%

Imagem
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por ghorez » 29/12/2012 17:59

VirtuaGod Escreveu:Não é preciso muita sorte se os bancos centrais continuarem a devalorizar as moedas da forma que estão LOL

Pois se calhar estás a pensar que o dinheiro não é um activo financeiro e o ouro sim. Eu ainda não percebi muito bem foi a distinção entre dinheiro e dinheiro. Ah talvez o ouro seja dinheiro há mais tempo que o papel a que chamas dinheiro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ya, são duas correntes diferentes de pensamento. Para variar acho que a minha está certa. Como costumo dizer: Se eu achasse que estava errado não tinha a minha opinião :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E provavelmente terás razão. Daqui a 30/40 anos logo veremos o CAGR da tua e da minha carteira. :wink:

Eu não fiz distinção nenhuma entre dinheiro/ouro ou o que quer que seja. A única coisa que quis trazer para debate era o que consideramos ativos com valor intrínseco...com capacidade para produzir. E que acho que devíamos apostar apenas em ativos com essa capacidade a longo prazo. O ouro é para quem:
(1) Sabe fazer "market timming" e pode portanto enriquecer rapidamente (e não lentamente/passivamente);
(2) Acha que vem aí um período apocalíptico e portanto quer guardar algum em casa debaixo do colchão juntamente com 3 armas e muita munição. E um cão - ao lado do colchão..não cabe tudo por baixo.
Mas muito provavelmente estarei completamente errado.

VirtuaGod Escreveu:@ghorezMas como eu gosto de olhar para o histórico posso dizer que o Ouro é milenar e as obrigações inflation linked (TIPS principalmente) são de 1997! Ambos devem fazer parte de uma carteira de muito longo prazo diversificada.

Só uma pequena correção relativamente às obrigações indexadas à inflação. Aparentemente foram inventadas em 1780 em Massachusetts (E não em 1997). Há mais de 232 anos. Mas de facto não chega para ter um histórico "milenar".

http://www.nber.org/papers/w10183.pdf

:mrgreen:

Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 29/12/2012 17:01

ghorez Escreveu:Mas desejo boa sorte a quem apostar hoje em ouro numa perspectiva de longo prazo (e sem fazer market timming). Do fundo do coração, honestamente e sem ironias: boa sorte.

Não é preciso muita sorte se os bancos centrais continuarem a devalorizar as moedas da forma que estão LOL

Pois se calhar estás a pensar que o dinheiro não é um activo financeiro e o ouro sim. Eu ainda não percebi muito bem foi a distinção entre dinheiro e dinheiro. Ah talvez o ouro seja dinheiro há mais tempo que o papel a que chamas dinheiro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ya, são duas correntes diferentes de pensamento. Para variar acho que a minha está certa. Como costumo dizer: Se eu achasse que estava errado não tinha a minha opinião :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 29/12/2012 16:56

frugal Escreveu:Não vejo porque não há resultar.
Deveria até resultar melhor porque as comissões no longo prazo abatem muito capital.
Qual a razão?

1. Se eu fizesse uma carteira de ETFs dificilmente pagaria comissões de compra e venda que tivessem um peso significativo.

2. As comissões de facto abatem muito capital. As comissões de gtestão dos fundos activos assim como a underperformance constante de este tipo de fundos é só perder :(

por VirtuaGod » 29/12/2012 16:53

Manushe Escreveu:
EDIT: opinião da DECO
É extremamente difícil prever a evolução do ouro.

É mesmo assim?

É. É dificil prever o preço de qualquer activo financeiro :twisted: Ainda bem que o tipo de carteira estilo LTCM não tenta prever nada!!

por Figueiraa1 » 29/12/2012 15:47

Os investidores ao construirem um portefóleo, não sabem por antecipação quais os ADI mais rentáveis, por isso diversificam. Uma carteira equilibrada é composta por vários activos descorralecionados ou com pouca correlação, o ouro é indispensável pela maioria.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por ghorez » 29/12/2012 14:55

VirtuaGod Escreveu:Agora te digo uma coisa. Acreditas que quando fui almoçar ao restaurante a senhora aceitou o pagamento em papel? OMG, em papel?? Diz-me, qual é o valor intrínseco de uma nota de 10 euros??

P.S. O que eu citei do teu post é tb a visão de Warren Buffett. É um (dos) ponto(s) em que não concordo com ele.

Mas alguém aqui referiu que uma nota é um ativo financeiro? Mas digo-te já que se essa nota tinha comprado uma ação da apple (imaginando que era possível) em 2000, mesmo após 2 crises profundas, tinhas hoje na carteira 250 euros. ;)

Esta discussão faz-me lembrar outras do Bogleheads, e lá como aqui há claramente 2 correntes distintas que nunca chegam a acordo! :lol: São opções, o futuro dirá quem fez o mais acertado.

"The price of gold nearly tripled between 1998 and 2008, reaching the $1,000-an-ounce milestone in early 2008 and nearly doubling between 2008 and 2012, hitting around the $1800-$1900 mark.

Read more: http://www.investopedia.com/articles/ba ... z2GRqM72Tp"

Mas desejo boa sorte a quem apostar hoje em ouro numa perspectiva de longo prazo (e sem fazer market timming). Do fundo do coração, honestamente e sem ironias: boa sorte.

Registado: 25/9/2012 10:49

por 654235 » 29/12/2012 12:32

Luxor Escreveu:Ja alguem utilizou o fund advisor do Banco Big ?
Que opinião têm ?

Virtuagod, gostaria de saber a tua opiniao
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por Manushe » 29/12/2012 11:55

frugal Escreveu:Quem é o Tobin e o que ele provoca?
Não precisas de encontrar todas as "categorias" porque a carteira apresentada está provavelmente optimizada com base no histórico.

Provoca ainda mais fugas pelo buraco cada vez mais largo da nossa pequena carteira (o PMACS já te deu o link). Há MUITOS custos envolvidos com a transação de ETFs e que neste momento não são nada convidativos. Eu quero poupar e melhorar a MINHA situação financeira, não a de muitos outros à minha custa... :evil:

Queres os fundos ou ETFs? (ainda não percebi muito bem)
Os fundos estão 3 posts acima.
Se queres ETFs, eis alguns, resultantes de uma ainda, insípida, pesquisa:

IBGL:NA iShares Barclays Euro Government Bond 15-30

IBGM:NA iShares Barclays Euro Government Bond 7-10

ETZEUR:FP EasyETF Stoxx Europe 600

DXSK:TH db x-trackers - DJ STOXX Europe 600 Food & Beverage ETF

PHG:FP Lyxor ETF STOXX Europe 600 Personal & Household Goods

IWDA:NA iShares III PLC - iShares MSCI World Acc

IUSP:NA iShares FTSE EPRA/NAREIT US Property Yield Fund ou IUSP:NA iShares FTSE EPRA/NAREIT US Property Yield Fund (não sei US será a melhor opção, se global, se europeu)

PHAU:IM ETFS Physical Gold/Jersey ou GBS:FP Gold Bullion Securities Ltd

DBXH:TH db x-trackers II - iBoxx Global Inflation-linked Total Rerturn Index Hedged ETF

IEMA:NA iShares MSCI Emerging Markets Acc

Luxor Escreveu:Ja alguem utilizou o fund advisor do Banco Big ?Que opinião têm ?

Não, e pelo que tenho lido é algo que devemos evitar. Até podes pedir conselhos, se forem gratuitos, mas nada que a ausência de um bom estudo e pesquisa te impeça de filtrar.
Editado pela última vez por Manushe em 29/12/2012 13:50, num total de 2 vezes.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por VIXIUM » 29/12/2012 1:45

VirtuaGod Escreveu:
ghorez Escreveu:Quanto ao ouro, a mim custa-me profundamente estar a apostar em qualquer coisa que não tem valor intrínseco. Por exemplo se eu apostar num terreno (posso usá-lo para plantar batatas e vender - gerar riqueza..) Outro exemplo, se eu compro uma casa, posso depois arrendar e gerar riqueza.
Outro exemplo se eu compro um fundo de ações de empresas, estou no fundo a tornar-me acionista de uma organização desenvolvida para gerar riqueza...seja por meio de produção/venda de um produto ou assegurar um serviço, etc.

Agora te digo uma coisa. Acreditas que quando fui almoçar ao restaurante a senhora aceitou o pagamento em papel? OMG, em papel?? Diz-me, qual é o valor intrínseco de uma nota de 10 euros??

P.S. O que eu citei do teu post é tb a visão de Warren Buffett. É um (dos) ponto(s) em que não concordo com ele.

Boa noite
Neste aspecto também não concordo com o Buffett. O ouro pode ser 'moldável' via ETF (SPDR GLD), por exemplo, apesar do que se diz dele (que não tem ouro na base). A verdade é que apesar destas quedas ou correcções ligeiras o Paulson está cheio dele e adora-o e o Soros idem. E esta malta não é malta para brincar com o seu próprio dinheiro. O Buffett tem todo o direito de não gostar. Tal como eu não gosto de muita coisa. Mas de ouro via ETF gosto. Posso dar-me mal e pode até corrigir. Mas se não corrigiu ainda para os 1500 e continua pelos 1600 com muito notável a entrar...eu não consigo ficar desatento. Mais ainda porque em alturas de inflacção é bom. Não em alturas recessivas, é verdade. Mas como penso que mais cedo que tarde teremos um cheirinho de inflacção - o QE levado à exaustão há-de dar algum resultado que não apenas estagflacção - espero para ver. E espero para ver dentro.
Obrigado.
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por PMACS » 28/12/2012 22:34

frugal Escreveu:
Quem é o Tobin e o que ele provoca?

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=68879
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

por frugal » 28/12/2012 22:28

Manushe Escreveu:
frugal Escreveu:Alguém alinha e tem interesse nesta procura?

Eu tentei... primeiro pensando em investir também em ETFs, depois em investir em alguns ETFs para complementar os meus fundos mas a realidade levou a melhor lol

Agora vem o Tobin e a probabilidade de me meter em ETFs num curto (e a continuar assim, num never prazo) é nula.

Quanto a mimetizar o portefolio do LTCM é possível mas não há fundos de qualidade em todas as categorias (ex. Gold).

Mas apresenta lá as tuas ideias. Eu gosto de desafios :P

Quem é o Tobin e o que ele provoca?

Cumprimentos

por frugal » 28/12/2012 22:20

VirtuaGod Escreveu:

Boa sorte :lol: :lol: ao menos na pesquisa obterás conhecimento e este não ocupa lugar!! :mrgreen:

Investir em fundos de investimento e ETF's são parecidos mas suficientemente diferentes para não conseguires fazer uma fusão bem sucedida! Segundo o próprio LTCM:

"ADI não recomendados

a) Fundos de Investimento de gestão activa (FIGA)"

És mais bem sucedido a fazer uma carteira estilo LTCM e fazeres Hedge câmbial com futuros e/ou opções do a que misturares os diferentes tipo de investimento!

Não vejo porque não há resultar.
Deveria até resultar melhor porque as comissões no longo prazo abatem muito capital.
Qual a razão?

Cumprimento

por 654235 » 28/12/2012 20:44

Ja alguem utilizou o fund advisor do Banco Big ?
Que opinião têm ?
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por Manushe » 28/12/2012 19:57

A Partir da próxima 2ª feira vou reforçar e comprar mais 2 fundos. A carteira ficará mais ou menos com este aspeto:

Pimco GIS Diversified Income E Hedged - 21.3%
Pimco GIS Global Investment Grade Credit - 18.2%
Pimco GIS Global Bond E Hedged Acc - 18.1%
F&C Emerging Markets Bond C Hedged - 6.5%
AXA World Funds Global High Yield Bonds - 6.1%
Invesco Balanced Risk Allocation E - 6.1%
FF Global Consumer Industries A - 8.4%
Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples - 5.1%
Templeton Global Total Return N H1 Acc - 5,1%
Templeton Global Total Return N Acc - 5%

Algo a mudar?
O Real Return (ou o Axa Gbl Infl) não é absolutamente indispensável na carteira (nesta altura) certo?
Editado pela última vez por Manushe em 29/12/2012 11:39, num total de 2 vezes.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

William Shakespeare

por Manushe » 28/12/2012 13:13

VirtuaGod Escreveu:Já que estamos a falar em ouro, mais uma notícia a favor do ouro: Guardians of Currency Race to Debase

Não se consegue ler!
Já agora vi esta:
http://www.investopedia.com/stock-analy ... z2GLb7yly4

e ainda seguindo o mesmo link:

8 Reasons To Own Gold
http://www.investopedia.com/articles/ba ... z2GLb7yly4

EDIT: opinião da DECO
É extremamente difícil prever a evolução do ouro. O valor do metal dourado depende de fatores que vão muito além da simples procura de ouro físico. A fasquia dos 2 mil dólares é principalmente uma meta psicológica.

Neste momento, há fatores que puxam o ouro em direções opostas. Por um lado, a procura da China e da Índia, os maiores “consumidores”, está em queda. Por outro, a política de taxas de juro nulas praticadas pelos principais bancos centrais cria poucas alternativas rentáveis. Mas é sobretudo o clima de incerteza que tem impulsionado o ouro. O estatuto de valor refúgio está a ser altamente valorizado e repercutido na cotação.

O ouro constitui uma boa proteção para o património num cenário mais catastrofista para Portugal e para a zona euro, que consideramos pouco provável. Com um regresso à normalidade das economias, o ouro perderá grande parte do seu interesse e a cotação tenderá a ressentir-se, o que poderá implicar perdas para os investidores. Por isso, como investimento, o ouro não tem a nossa preferência.

É mesmo assim?
Editado pela última vez por Manushe em 29/12/2012 11:17, num total de 1 vez.

William Shakespeare

por VirtuaGod » 28/12/2012 12:55

Já que estamos a falar em ouro, mais uma notícia a favor do ouro: Guardians of Currency Race to Debase

@Figueiraa1 Mais logo já te respondo :wink:

EDIT: A notícia do WSJ está bloqueda a não leitores. Pesquisem pelo título da notícia no google se quiserem ler.
Editado pela última vez por VirtuaGod em 28/12/2012 14:22, num total de 1 vez.

por Figueiraa1 » 28/12/2012 11:23

VirtuaGod Escreveu:És mais bem sucedido a fazer uma carteira estilo LTCM e fazeres Hedge câmbial com futuros e/ou opções do a que misturares os diferentes tipo de investimento!

No tópico Enriquecer Devagar foi levantada a questão do hedge e a sugestão do LTCM e SUPERMAN foi fazê-lo utilizando Forex...VG explica como o farias utilizando futuros e/ou opções.
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por VirtuaGod » 27/12/2012 23:59

ghorez Escreveu:Quanto ao ouro, a mim custa-me profundamente estar a apostar em qualquer coisa que não tem valor intrínseco. Por exemplo se eu apostar num terreno (posso usá-lo para plantar batatas e vender - gerar riqueza..) Outro exemplo, se eu compro uma casa, posso depois arrendar e gerar riqueza.
Outro exemplo se eu compro um fundo de ações de empresas, estou no fundo a tornar-me acionista de uma organização desenvolvida para gerar riqueza...seja por meio de produção/venda de um produto ou assegurar um serviço, etc.

Agora te digo uma coisa. Acreditas que quando fui almoçar ao restaurante a senhora aceitou o pagamento em papel? OMG, em papel?? Diz-me, qual é o valor intrínseco de uma nota de 10 euros??

por Manushe » 27/12/2012 22:01

VirtuaGod Escreveu:
Manushe Escreveu:Quanto a mimetizar o portefolio do LTCM é possível mas não há fundos de qualidade em todas as categorias (ex. Gold).

??? GLD? IAU?

Eu se fosse fazer uma carteira de ETFs de muito longo prazo ia para uma correctora estrangeira provávelmente e tenho acesso a tudo! Depois é esperar por uma altura de perdão fiscal para mandar vir o $ :mrgreen: :mrgreen: :twisted:

Estava a referir-me aos nossos velhinhos fundos e não aos ETFs e mesmo nestes, tenho de contentar-me com os europeus (PHAU; GBS).

Se me dessem a escolher e com as mesmas vantagens que tenho nos fundos? Oh Oh Oh.... também faria como tu!
A tua última parte fez-me rir :lol: Já agora, acrescenta, sem quaisquer custos de transferência (<--- e --->) :lol:

William Shakespeare

por VirtuaGod » 27/12/2012 21:14

Mortgage-Bond Sales Soar on Fed’s Refinance Push: Credit Markets

Curioso para saber a valorização dos Pimco mais conservadores!!

por VirtuaGod » 27/12/2012 21:02

Manushe Escreveu:Quanto a mimetizar o portefolio do LTCM é possível mas não há fundos de qualidade em todas as categorias (ex. Gold).

??? GLD? IAU?

Eu se fosse fazer uma carteira de ETFs de muito longo prazo ia para uma correctora estrangeira provávelmente e tenho acesso a tudo! Depois é esperar por uma altura de perdão fiscal para mandar vir o $ :mrgreen: :mrgreen: :twisted:

por Manushe » 27/12/2012 20:58

Eu tentei... primeiro pensando em investir também em ETFs, depois em investir em alguns ETFs para complementar os meus fundos mas a realidade levou a melhor lol

Agora vem o Tobin e a probabilidade de me meter em ETFs num curto (e a continuar assim, num never prazo) é nula.

Quanto a mimetizar o portefolio do LTCM é possível mas não há fundos de qualidade em todas as categorias (ex. Gold).

Mas apresenta lá as tuas ideias. Eu gosto de desafios :P

William Shakespeare

por VirtuaGod » 27/12/2012 19:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 42 visitantes