Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BearManBull » 3/2/2012 2:36

artista Escreveu:
lfhm Escreveu:
carrancho Escreveu:Aliás, a 2ª (amarela) ainda nem tão pouco tem uma reacção ao segundo toque e por este andar ainda fica invalidado já hoje ou amanhã.

Neste momento não à AT que lhe valha ao BCP :lol:

Porquê? A AT analisa, no caso do BCP a leitura até é bastate clara!

Como clara nem está perto nem de resistência nem suportes relevantes e não há LT definidas. Quando muito está lateralizado... Não esquecer que a LTD que vinha de 2011 foi quebrada á um mês desde aí parece não ter rumo.

Registado: 15/2/2011 11:59

por Las_Vegas » 3/2/2012 1:31

Que grande nabo que eu sou...

Afinal estava com o ecrã ao contrário !
Anexos
bcp.PNG
bcp.PNG (23.4 KiB) Visualizado 3540 vezes

Registado: 4/11/2002 23:12

Música!!

por hallo » 3/2/2012 1:17

Las_Vegas Escreveu:E que tal um novo tipo de análise?

Análise musical, não é técnica nem fundamental !

Até rima.

:mrgreen:

Vá lá, não se zanguem.

Eu também não gosto do Quim Barreiros mas se a malta curte o que se há-de fazer ...

8-)

O que a música nos tem para dizer?????????

Segundo estudos de vários médicos os bébés ouvirem Mozart, desenvolve o raciocinio. Eu nem acreditava até á minha mãe, ter dito que tinha passado inúmeras vez "Chopin" na gira-discos, durante a minha infância. :)

O Quim Barreiros, tem um estilo de música mais de encontro que outro tipo de gostos.

E analisando de forma musical o nosso BCP. Quando o soletro poderia ser BCE, BCA, tanta coisa que começa por BC e que dava para iludir. Quanto a "rimar", o que me lembra é a minha infância e as vezes que tive de "rimar", para chegar á outra margem do rio.

Mas vou então analisar o BCP de forma musical.

O reforço Angolano, já foi assumido. Não o foi publicamente, foi sempre dissimulado em noticias.

Se eu fosse um grande investidor e quisesse reforçar no mercado perto de 5% qual seria a altura que estaria disposto a fazê-lo?

Se calhar, quando muitos pensariam em vender sabendo que viriam resultados negativos. Sabendo que neste momento estão a um preço relativamente barato, e que o possivel reforço permitiria uma subida da cotação que iria afectar em menor escala a minha posição no caso de um aumento de capital. Logo seria o mais breve possivel.

Mas então como funciona quando a Sonangol compra ou vende posições no mercado. Sim porque é hábito fazê-lo. Até tem como intermediário o Banco Big. Ordena.

E o Big tem de fazê-lo. Imaginemos que a Sonangol quer reforçar em 5% no capital próprio do BCP. Isso daria xxxxxx milhões de acções (não gosto de fazer contas), como seria fácil detectá-lo?

Analise musical!!!!! E afinal o Mozart é que sabia.

Vamos então esperar para ver os resultados a recapitalização, a nova equipa de gestão e ver o que acontece. E nessa altura falamos. E verificamos o melhor tipo de análise e com resultados passados certeiros que tem passado pelo caldeirão.

Bons investimentos,

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por Las_Vegas » 3/2/2012 0:39

E que tal um novo tipo de análise?

Análise musical, não é técnica nem fundamental !

Até rima.

:mrgreen:

Vá lá, não se zanguem.

Eu também não gosto do Quim Barreiros mas se a malta curte o que se há-de fazer ...

8-)

Registado: 4/11/2002 23:12

Boa noite a todos!!!

por hallo » 3/2/2012 0:00

Boa noite a todos,

Já vi que o caldeirão tem andado animado.

Analisando o BCP, verifico o seguinte. Estamos novamente como estavamos a semana passada. Com alguma dificuldade em superar os 0,141€. Tanto se escreve neste caldeirão e estamos na mesma.

O BCP conseguiu aguentar a sua subida referente ao seu minímo histórico e segue com uma valorização de 45,36%.

Ontem prometi que hoje iria acabar o meu esboço de análise SWOT que achei engraçado colocar aqui. Não o vou fazer hoje por duas razões. Em primeiro lugar ainda não jantei, e em segundo vai ser muito mais animado fazê-lo na próxima segunda-feira.

Gostaria de transmitir apenas o seguinte:

Independentemente do que se fala em relação aos resultados, do plano de recapitalização e do reforço Angolano. O BCP vai ter um rumo. Vai ficar mais forte mais independente e com mais oportunidades de negócio. Sabemos que a desalavancagem por parte da banca afecta a concessão de crédito. O que faz com que os proveitos diminuam. Mas também solidificam os rácios exigidos e principalmente o balanço bem como a solvabilidade do banco. Vivemos tempos difícies.

Como diria o nosso amigo Ulisses. (eu assim o considero). Não tenho fé nenhuma naquele Grego. Mas eu não tinha se o Grego estivesse sozinho, mas ele está com o Sueco o Alemão, o Espanhol, o Italiano e tem que ir á "final table". :)

Como tal a Grécia faz parte do espetáculo, infelizmente, neste espetáculo existem muitas pessoas que sofrem e novamente como diria o Ulisses em altura de austeridade, de fome, de desemprego, os bancos Gregos dispararam.

Aqui em Portugal não chegámos a esse ponto. E espero que tal não aconteça. Assim como quero ver o BCP a subir e o país a tornar-se mais forte e a subir com o País.

A banca em Portugal tem sido um exemplo. Não vou falar das cotações que para o assunto não tem nada a ver. Mas se este país ainda está de pé, deve-o á banca. E se a banca durante anos teve lucros terriveis, forneceu crédito á economia alavancando excelente projectos, dando casa própria a centenas de milhares de portugueses. Também merece um pouco de respeito e compreensão. E isso deveria ser o bom senso dos mercados. Os portugueses perceberam que os bancos são importantes nas suas vidas. Os bancos já levaram a lição e foram forçados a perceber que sem um bom serviço sem trapalhadas financeiras e sem misturas políticas têm muito a ganhar com o País.

Aguardo impacientemente pelo reforço dos Angolanos, aguardo impacientemente pelo modelo de reforço de capitais do banco. Aguardo impacientemente pelos resultados do banco. Simplesmente por uma razão. Que todos aqui percebam do que tenho escrito ultimamente.

Desejo bons negócios a todos e muita caldeirada.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por artista_ » 2/2/2012 23:31

lfhm Escreveu:
carrancho Escreveu:Aliás, a 2ª (amarela) ainda nem tão pouco tem uma reacção ao segundo toque e por este andar ainda fica invalidado já hoje ou amanhã.

Porquê? A AT analisa, no caso do BCP a leitura até é bastate clara!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Storgoff » 2/2/2012 23:07

Mr-Ocean Escreveu:
Caro Storgoff,
Nestes últimos meses sempre que vejo o titular de um post com o teu nome, passo sempre ao post seguinte, porque infelizmente a sua leitura em nada é consistente, com um elevado grau de pessimismo em cada palavra escrita.

Infelizmente é uma pena ainda nos dias de hoje e principalmente cá, que "és uma casa cheia quando está calado".

Mal disposto??

Ainda bem que passa à frente dos meus comentários
Não é obrigado a lê-los.

Seria era bem mais interessante se trouxesse contributos que tem a ver com o post.
Que discutisse argumentos.
Que trouxesse elementos que o levassem achar que aquilo que escrevo não tem valor.
Mas pelo que vejo tem sido um bocado o vácuo da sua parte

Prefere o insulto rasteiro.
Não esta só.
Já reparei que há mais cá pelo fórum

Vá tomar um chá que isso passa-lhe

:lol:

Registado: 21/5/2009 18:43

por Mr-Ocean » 2/2/2012 22:42

Storgoff Escreveu:intraric,

Gosto de todo esse optimismo!!!

Para frente é que é o caminho

Mas como se costuma dizer “ Fia-te na virgem e não corras…”
Essa dos resultados não recorrentes começa também a ser uma conversa recorrente pelo menos de entidades como a APB e outros do meio bancário.
A partir de agora é só sol radioso

A deterioração da carteira de crédito imobiliário vai continuar .
As perdas com divida publica nacional a ver vamos, já se fala em haircuts.
Os focos já se estão a desviar da Grécia.
A actividade de crédito vai continuar a contrair-se

Bem o que vale, como dizes, é que já esta tudo incorporado no valor de mercado há muito tempo!!! :wink:

Afinal andamos aqui a perder o nosso tempo.
Os defensores do Random walk é que tem razão

Caro Storgoff,
Nestes últimos meses sempre que vejo o titular de um post com o teu nome, passo sempre ao post seguinte, porque infelizmente a sua leitura em nada é consistente, com um elevado grau de pessimismo em cada palavra escrita.

Infelizmente é uma pena ainda nos dias de hoje e principalmente cá, que "és uma casa cheia quando está calado".

Considere como um critica construtiva aos seus comentários assim como à sua percepção e conhecimento relativo a assuntos financeiros e mercados bolsistas.

De direito, a permissão de qualquer comentário, este é o meu comentário dos seus comentários aos comentários aqui existentes...

.....................................................

"Não sobrecarregues os teus dias com preocupações desnecessárias, a fim de que não percas a oportunidade de viver com alegria."

Registado: 20/5/2011 12:12

por carrancho » 2/2/2012 18:28

altrio Escreveu:

Eu vejo o toque de antes de ontem como o 4º ou 5º toque. Agora quanto ao ficar invalidada hoje ou amanhã, não faço previsões. É perfeitamente possível, ainda para mais tendo em conta que é uma LTA de curto prazo.

Eu vejo o de antes de ontem, ontem e hoje como sendo tudo um possível segundo toque (falta reagir em alta para o ser).
Para mim uma lta forma-se com 3 ou mais toques, toques que só o são após respectiva reacção altista e espaçados no tempo. Atingir e grudar não é um toque sequer, se desse "grudanço" sai em alta, então temos o segundo toque daquilo que poderá vir a ser uma LTA (se a atingir uma 3ª vez com respectiva reacção altista). Para mais curto prazo não sei se um gráfico diário será o mais indicado.

Abraço,

Carrancho

Edit- eu também não estava a fazer previsões, apenas constatava factos. Quando disse que por este andar ainda ficava invalidado (o 2º toque linha amarela) foi por nesse momento estar a cotar em cima dela no minimo diário. Amanha podia continuar lá (porque são só dois toques) mas com um menor grau de inclinação.

Até acabou a fechar bem, e até podemos estar agora na tal reacção, mas, para mim, terá então feito o 2 toque.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por BearManBull » 2/2/2012 18:13

Storgoff Escreveu:O BCP hoje está a respigar !!! :lol:

Insiste na resistência dos 14 cts.
Será o canto do cisne??

Os novos números de aumento de capital quase duplicaram.
As últimas contas também apontam para prejuízos em 2011 a ultrapassar os 700M€.

O BPI com noticias bem mais agradável tanto nos resultados como no AC lá segue a seu rumo a sul.

Só para se ver as imparidades da bolsa tens por exemplo a SonaeCom que embora de 2010 para 2011 tenha aumentado os lucros 5x de 10M para 50M a cotação perdeu mais de 30%...

Talvez os fundamentais não sejam tanto os números mas sim a estrutura orgânica e estratégia que permitam crescimento de longo prazo e competitividade.

por Storgoff » 2/2/2012 17:45

intraric,

Gosto de todo esse optimismo!!!

Para frente é que é o caminho

Mas como se costuma dizer “ Fia-te na virgem e não corras…”
Essa dos resultados não recorrentes começa também a ser uma conversa recorrente pelo menos de entidades como a APB e outros do meio bancário.
A partir de agora é só sol radioso

A deterioração da carteira de crédito imobiliário vai continuar .
As perdas com divida publica nacional a ver vamos, já se fala em haircuts.
Os focos já se estão a desviar da Grécia.
A actividade de crédito vai continuar a contrair-se

Bem o que vale, como dizes, é que já esta tudo incorporado no valor de mercado há muito tempo!!! :wink:

Afinal andamos aqui a perder o nosso tempo.
Os defensores do Random walk é que tem razão

por intraric » 2/2/2012 17:26

Ou será a quebra da resistência dos 0,141???

Os prejuízos são com valores não recorrentes, não têm a ver directamente com a actividade dita normal do banco, mas sim o assumir de imparidades e maus negócios de que há muito se sabia.

Está portanto incorporado no valor há muitíssimo tempo.

O canto do cisne é a saída de uma administração amorfa e sem garra.
A entrada de uma equipa de luxo a definição de activo estratégico para a Sonangol são pelo contrário o prenúncio de melhores tempos.

A ver vamos.

Storgoff Escreveu:O BCP hoje está a respigar !!! :lol:

Será o canto do cisne??

O BPI com noticias bem mais agradável tanto nos resultados como no AC lá segue a seu rumo a sul.
If past history was all there was to the game, the richest people would be librarians.
Warren Buffett

Registado: 21/9/2011 17:20

por Storgoff » 2/2/2012 17:22

O BCP hoje está a respigar !!! :lol:

Será o canto do cisne??

por altrio » 2/2/2012 15:21

Eu vejo o toque de antes de ontem como o 4º ou 5º toque. Agora quanto ao ficar invalidada hoje ou amanhã, não faço previsões. É perfeitamente possível, ainda para mais tendo em conta que é uma LTA de curto prazo.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por BearManBull » 2/2/2012 15:00

por carrancho » 2/2/2012 14:24

Aliás, a 2ª (amarela) ainda nem tão pouco tem uma reacção ao segundo toque e por este andar ainda fica invalidado já hoje ou amanhã.
Abraço,
Carrancho

por carrancho » 2/2/2012 14:15

Para mim nenhuma delas é válida para já. Ambas têm apenas dois toques.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por BearManBull » 2/2/2012 13:10

altrio Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Muito manhoso mesmo, sobretudo aquela LT ascendente.

Na minha opinião, a LTA de curto prazo é a seguinte:

Agree tem vários pontos de toque só que ainda não deve estar consolidada pelo curto período que representa. Se fores ver a do AC é diferente. Tem um declive menos generoso para a subida...

De qualquer forma para mim entradas agora só depois dos 0,145 ou melhor ainda depois dos 0,17 aí sim belo ponto de entrada. Outro movimento interessante é cortar a MM100.

Amarela curto (caída do céu). Verde médio ainda por validar.
Anexos
bcp.gif
bcp.gif (12 KiB) Visualizado 2899 vezes

por altrio » 2/2/2012 11:06

Ulisses Pereira Escreveu:Muito manhoso mesmo, sobretudo aquela LT ascendente.

Na minha opinião, a LTA de curto prazo é a seguinte:
Anexos
BCP.png
BCP.png (40.82 KiB) Visualizado 3232 vezes
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por assunoadr » 2/2/2012 10:46

luissm Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Muito manhoso mesmo, sobretudo aquela LT ascendente ;)

Um abraço,
Ulisses

Sim, é verdade, dai ter referido. Digamos que é um triangulo abstracto ou surrealista, desenhado por Dali. :lol:

Era mais por aí que eu estava a ver a coisa. Mas nunca se sabe, não é? a ver vamos!

Registado: 29/11/2007 2:08

por pvg80713 » 2/2/2012 8:22

e porque é que o BCP tem tanta divida Grega ?

Sócrates ! assim usou o BCP...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Storgoff » 2/2/2012 3:22

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... tis=1&pn=1

Perda de 65% na dívida grega agrava prejuízos da banca
02 Fevereiro 2012 | 00:01
André Veríssimo - averissimo@negocios.pt

Maria João Gago - mjgago@negocios.pt

Por indicação do supervisor europeu, bancos expostos à Grécia tiveram de registar imparidades para esta carteira. BCP e BPI foram os grandes penalizados.
Os bancos portugueses com exposição à dívida grega, ou seja, o BCP e o BPI, tiveram de reconhecer nos resultados de 2011 uma perda potencial na dívida pública grega equivalente a 65% do valor investido naqueles títulos. O registo desta imparidade resultou de um entendimento da Autoridade Europeia dos Mercados de Valores Mobiliários (ESMA), que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM fez questão de recordar às instituições financeiras.

A forma exacta como a "perda" na dívida da Grécia se vai reflectir nos bancos dependerá da opção contabilística de cada instituição. O que parece inevitável é que a recomendação da ESMA vai penalizar ainda mais os resultados do sector, podendo elevar os prejuízos dos quatro maiores bancos nacionais – CGD, BCP, BES e BPI – a mais de mil milhões de euros.

Só o registo da imparidade relacionada com a dívida grega pode roubar um máximo de 500 milhões aos resultados do BCP e de 444 milhões aos do BPI, antes de impostos e para o conjunto do exercício de 2011. No entanto, este impacto pode não afectar, na íntegra, os resultados, podendo ser abatido directamente ao capital.

Nos primeiros nove meses de 2011, os dois bancos tiveram opções diferentes no tratamento da exposição à dívida da Grécia – o BCP tem 768 milhões em títulos gregos, enquanto o BPI tem uma exposição de 683 milhões. No final de Setembro, o banco liderado por Carlos Santos Ferreira constituiu uma imparidade equivalente a 21% do valor das suas aplicações em dívida helénica, que roubou 136,2 milhões aos resultados líquidos. Já o BPI reconheceu a mesma perda potencial de 21%, mas apenas a nível do capital, o que levou à dedução de 100,8 milhões.

Analistas contactados pelo Negócios admitem que o BCP deverá manter a mesma política contabilística, reforçando a imparidade com impacto nos resultados, até perfazer um valor equivalente a 65% da sua exposição à dívida grega. Já o BPI poderá manter o registo dos primeiros 21% apenas em capital, podendo reconhecer o valor remanescente (até chegar aos 65% de imparidade) nos resultados ou directamente no capital. A decisão do banco de Fernando Ulrich será conhecida hoje, já que o BPI inaugura esta tarde a época de divulgação dos resultados anuais de 2011.

A recomendação para que os bancos reconheçam uma perda de 65% na dívida grega está próximo do nível do perdão que tem vindo a ser negociado entre o governo de Atenas e os investidores privados. No âmbito destas negociações, os bancos detentores de dívida pública podem vir a ser forçados a reconhecer perdas superiores a 70%. A nova percentagem foi avançada na terça-feira pelo ministro das Finanças, Evangelos Venizelos. "Estamos a falar de um envolvimento do sector privado muito superior ao original", disse aos deputados. Recorde-se que a primeira versão da reestruturação da dívida da Grécia, aprovada em Julho último, previa um corte de 21%. No início das novas negociações, encetadas em Outubro, 50% foi o ponto de partida.

Mais achas para a fogueira !!!

Para alem das imparidades com a divida grega já incluídas nas contas do 3º T2011,
falava-se agora que teriam de ser registadas imparidades adicionais pelo facto da Grécia se
encontrar a renegociar a sua dívida.
O valor apontado era um registo adicional até aos 50% de perda.

Agora parece que é definitivo e a imposição é mais gravosa.
Registo de imparidade correspondente a 65% de perda.

Dureza!!
:shock:

A conversa há uns tempos atrás era esta:

Dívida
BCP e BPI perdem 590 milhões com reestruturação grega

Luís Leitão
25/11/11 15:00

Bancos deverão ter de reconhecer nas contas de 2011 imparidades no valor de 50% do valor nominal das obrigações gregas.

http://economico.sapo.pt/noticias/bcp-e ... 32342.html

por Storgoff » 2/2/2012 2:53

http://economico.sapo.pt/noticias/migue ... 37256.html

Amanhã, sexta-feira, o CGS do BCP reúne-se para aprovar as contas de 2011;
o plano de capitalização,que inclui um
aumento de capital reservado a accionistas (de entre 500 a mil milhões de euros) e
uma emissão de capital contingente (CoCo´s) na ordem dos dois mil milhões
,
a ser subscrita pelo Estado

Tambem aqui os numeros já estão a aumentar de escala.
Falava-se de aumento de capital 500M para accionistas e 1000 e tal Milhoes a injectar pelo estado.

Agora ja se fala em quase o dobro??? :shock: :shock:

Ui, Ui, e isto está a começar a aquecer!!:wink:

Parece que é desta que não vai haver cosméticas.
Perdido por dez perdido por mil, é chegada a hora.
Esqueletos todos cá para fora e balanços limpinhos.

Vamos ver, como diz o cego!!! :)

por Storgoff » 2/2/2012 2:37

http://economico.sapo.pt/noticias/banca ... 37253.html
Banca tem prejuízo recorde acima dos 1.000 milhões
Luís Leitão e Maria Ana Barroso
02/02/12 00:05

O BCP deverá ser um dos bancos que mais vai querer aproveitar para limpar e reforçar o seu balanço. De acordo com os cálculos dos especialistas ouvidos pelo Diário Económico, o maior banco português deverá revelar prejuízos recordes, equivalentes a mais de dois terços da sua capitalização bolsista, ou seja, superiores a 700 milhões de euros. Juan Pablo López, analista do Espírito Santo Investment Bank, numa nota de ‘research' publicada esta semana, reconhece que "os resultados do [BCP] do último trimestre de 2011 vão ser distorcidos pelo reconhecimento de impactos extraordinários". O analista, que antecipa prejuízos de 499 milhões de euros para o banco ainda liderado por Santos Ferreira, refere, por exemplo, que a transferência do fundo de pensões deverá ter um impacto líquido de 198 milhões sobre os resultados do banco e que o BCP deverá ainda completar o ‘writedown' do ‘goodwill' das suas operações na Grécia, actualmente registadas no balanço por 147 milhões de euros.

Os prejuizos estão a engrossar?
Ou será que os 700M se referem apenas ao 4ºT 2011?

por LUISSM3 » 2/2/2012 2:24

Ulisses Pereira Escreveu:Muito manhoso mesmo, sobretudo aquela LT ascendente ;)

Um abraço,
Ulisses

Sim, é verdade, dai ter referido. Digamos que é um triangulo abstracto ou surrealista, desenhado por Dali. :lol:
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Carlos73, Carrancho_, Google Adsense [Bot], icemetal, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 364 visitantes