Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por R2 » 24/2/2015 13:42

Boas,

ESMA coloca em consulta uma adenda sobre a MiFID II e a MiFIR:

http://www.fundspeople.pt/noticias/97526

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

Registado: 21/11/2014 19:42

por R2 » 24/2/2015 13:36

Boas,

Três dos melhores fundos na categoria Ações Euro Cap. Grande.

Para mim, em termos de retornos ponderados pelo risco, dentro da categoria supramencionada, destaco por ordem decrescente os seguintes 3 fundos, sem adiantar mais explicações porque estou com preguiça para textos extensos:

a) Henderson Horizon Euroland H2 EUR Acc;
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000QTR7

b) JPMorgan Euroland Dynamic D acc perf EUR;
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000MZB1

c) Allianz Euroland Equity Growth CT EUR.
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000JV5

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

por scapy11 » 24/2/2015 13:14

Já que há tanta discussão a nível da Rússia. :D
Aqui uma opinião a falar sobre investir naquela zona

http://www.marketwatch.com/story/its-time-to-buy-russia-2015-02-23?page=1

Cumps

Registado: 6/1/2014 16:40

por pcm1979 » 24/2/2015 13:06

Fui precipitado quando resgatei o fundo UBS Brazil de obrigações, poderia ter ganho bem mais. Mas vou voltar a entrar, a ver como corre. :-k

Registado: 26/7/2014 12:37

por Afonso80 » 24/2/2015 12:52

Descobri este iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF. Tem um TER de 0,25% e investe em large, mid and small cap size de 23 países emergentes.
Que vos parece?

https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... 00BKM4GZ66
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West

Registado: 12/10/2007 17:50

por R2 » 24/2/2015 11:34

Artista Romeno Escreveu:
(...)
... e isso da fatia da valorização mais forte ser no inicio é crap basta olhar para o caso da mélia para ver isso :wink:

bottom line o alerta está feito, o bom momento vai ver-se daqui a anos não é agora, ressaltos em ativos esmagados isso é o pão nosso de cada dia :mrgreen:

Crap é a tua afirmação suportada no exemplo da mélia, quando eu te posso dar apenas 3 exemplos ocorridos no último ano, e depois vou te dar a justificação teórica de suporte da minha afirmação, em como, normalmente, a velocidade de maior valorização é na fase inicial de um upside (não é concerteza na última fase sobreaquecida):

a) Fundos da Índia a seguir às eleições ganhas pelo Modi;

b) Fundos da Rússia a seguir à queda brutal do rublo face ao USD;

c) Fundos da Europa imediatamente antes e depois nos próximos dias a seguir ao anúncio do QE pelo Draghi.

Porque é que, normalmente, esta valorização da 1ª fase do upside se destaca? A resposta pode ser dada pelo facto dos ativos estarem demasiados baratos porque antes os preços cairam demasiado e também por poder haver uns fundamentais de suporte que possam transformar aquelas apostas baratas oportunistas num investimento tipo value ou contrarian, que são os tipos de investimento que teoricamente podem ter mais sucesso no médio-longo prazo.

Quando uma mola está a comprimir demasiado a sua base (preços esmagados = pechinchas), se se deixar de aplicar essa sobreforça sobre a base/preços, então vai se dar uma rápida expansão do material comprimido/preços. Os investidores com maior sucesso serão sempre aqueles que melhor sabem retirar as lições da história, melhor souberem interpretar as finanças comportamentais individuais e do rebanho agregado e melhor souberem interpretar os ensinamentos das ciências exatas como a física e a matemática e as para-exatas como a probabilidade estatistica, bem como outras ciências que possam explicar o racional, o para-racional e o irracional dos investimentos.

Ou seja, um investidor supremo será sempre uma espécie de meteorologista de upgrade que se enganará menos vezes na previsão do tempo de curto-médio prazo, porque, como o longo prazo é o somatório de curtos-médios prazos, se ele conseguir maximizar, sequencialmente, estes períodos mais curtos , então é certo que fará a otimização máxima possivel da função de longo prazo, com a vantagem de que para os investidores mais idosos, uma boa função só no longo prazo em detrimento da curta-média, poderá ser demasiado tarde para eles.

Crap é o aplauso fácil do mainstream e não saber distinguir as singularidades ou ineficiências do mercado. Crap é dizer que se é democrata em Portugal no pós 25 de abril e antes ser um colaborador da PIDE. Crap é os filhos democratas de proveta no pós 25 de abril que denunciaram os próprios pais colaborantes com o anterior regime.

Um abraço.

- BedRock

por jokerportuga » 24/2/2015 11:28

chico_laranja Escreveu:
No fundo a escolha será mais sobre se queres mais retornos na carteira (Fidelity) ou se queres reduzir o risco sem sacrificar de forma significativa os lucros (Nordea-1).

Não sei se ainda vou a tempo, mas estou de acordo com a opinião do Chico.
Eu optaria por dividir pelo 2 FI indicados ou então apostar num deles, consoante o risco que estava disposto a correr.

Registado: 18/1/2010 12:59

por Artista Romeno » 24/2/2015 10:19

R2 Escreveu:Artista Romeno,

Pelo tipo de respostas que o bucks estava a dar ao LTCM, deduzia-se que ele o desconhece, pelo que escusavas de vir por mais lenha em cima da fogueira de um diálogo irónico de desconstrução, e vir caracterizar o bucks como "fulgor de iniciante ...", porque o único que tem mau feitio no fórum é o BedRock, e tudo o resto são bons rapazes, pois assim estás a caminhar numa tendência para o destronar e eu não queria perder esse trono. :twisted:

Nota-se que o bucks é uma pessoa apaixonada por esta temática, anda aqui para aprender, como todos nós, tem dado um forte contributo para o avanço de páginas deste tópico e eu, apesar do meu mau feitio, entendo que não se deve "gozar" ou ironizar com pessoas que podem saber menos do que nós, mas são humildes e têm uma grande paixão para no amanhã poderem saber mais do que sabem hoje.

Eu detesto que um aluno venha aplaudir um seu mestre em detrimento de tentar rebaixar um seu colega de escola, principiante ou não, e se for principiante pior ainda fica a atitude do aplauso fácil, tanto que ele não precisa de aplausos pois é reconhecido no meio "académico".

O bucks fez uma aposta de valor com a entrada na Rússia no timing da brutal queda do rublo face ao USD e até à data tem sido das apostas mais ganhadoras de todos os mercados, pois em cerca de 2 meses está com retornos da ordem dos 30%, e então vir "gozar" ou ironizar com um colega que está com uma valorização da ordem dos 30% em pouco mais de 2 meses, é no mínimo imprudente para quem gosta tanto de resultados práticos em detrimento de alguma teoria de suporte.

O que o bucks queria com certeza dizer é que nesta altura com uma nova fase continuada de queda nos preços do petróleo a passar para baixo da barreira dos 50 dólares/barril, aliada a uma indefinição das relações politicas entre a Rússia e a Ucrânia e à falta de definição da politica comercial da OPEP, e depois de uma brutal valorização verificada nos fundos da Rússia nos últimos 2.5 meses, não seria agora o momento mais "seguro" para entrar dada a volatilidade de indecisões que atras aduzi. Eu não conheço o bucks de lado nenhum, deduzo que é um jovem, mas por aquilo que vou lendo sobre o que ele escreve, já tenho a destreza suficiente para interpretar e deduzir o seu pensamento.

É muito fácil vir para aqui com grandes teorias sobre uma tendência inflaçionista de preços qualquer quando essa tendência tem já vários meses, pois com isso só se vem confirmar o óbvio matemático, mas a classe estará em tentar prever uma tendência inflacionista quando se está no fim da tendência de deflação ou no inicio da inflação, porque só aí é que é possível captar a fatia de retornos mais significativa do upside. O bucks conseguiu isso e vocês já conseguiram ter uma valorização da ordem dos 30% em cerca de 2 meses? :twisted:

Abraço.

O LTCM a meu ver estava a alertar a navegação, repara e a mensagem é essa em ativos esmagados há 2 alternativas ficar esmagados para sempre tipo sonae industria, ou recuperar e aí tens 2 respostas de entrada por AF e entras para o longo prazo ou então pegas por exemplo numa média móvel larga e entras quando inverter agora quem entrou a longo prazo no inicio de 2012 a 5 euros, mesmo que depois tenha ido a 3,6 fez um mau negocio :?: poderia saber que ia andar mais barata com toda a certeza :?: a resposta é obviamente que não, isso de à priori saber o momento certo é bullsh*t em ativos tão volateis, e isso da fatia da valorização mais forte ser no inicio é crap basta olhar para o caso da mélia para ver isso :wink:

bottom line o alerta está feito, o bom momento vai ver-se daqui a anos não é agora, ressaltos em ativos esmagados isso é o pão nosso de cada dia :mrgreen:

pela minha parte assunto encerrado
Anexos
Sem Título.png
resposta
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por jokerportuga » 24/2/2015 10:17

Rick Lusitano (New) Escreveu:
guernica Escreveu:Humm ... A gestão activa interessa-me.
Quais os fundos mais atraentes em moeda euro ?

É só escolher. :wink:
Na 1ª página do tópico, tens fundos para todos os gostos. E nenhum é de gestão passiva.

(Ainda a relativamente pouco tempo, em conversa com 1 amigo, acabamos por verificar que as nossas carteiras de fundos de GA, com Ações, Obrigações, Mistos, (Acções = 3x,xx% e Obrigações = 6x,xx%) batia o MSCI World e o S&P 500, com maiores retornos, menor volatilidade e com Rácio de Sharpe perto dos 3.xx...)

Caro Rick
era um bocadinho mais agressiva: :)
43% Obrigações
14% Mistos
43% Acções
e com RS 3,02. :-"

Registado: 18/1/2010 12:59

por guernica » 24/2/2015 3:09

Na 1ª página do tópico, tens fundos para todos os gostos. E nenhum é de gestão passiva.
(Ainda a relativamente pouco tempo, em conversa com 1 amigo, acabamos por verificar que as nossas carteiras de fundos de GA, com Ações, Obrigações, Mistos, (Acções = 3x,xx% e Obrigações = 6x,xx%) batia o MSCI World e o S&P 500, com maiores retornos, menor volatilidade e com Rácio de Sharpe perto dos 3.xx...)

Obrigado.

Registado: 17/6/2005 19:43

por Rick Lusitano » 24/2/2015 3:05

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por guernica » 24/2/2015 2:58

LTCM Escreveu:
bucks Escreveu:Parvest Russia Opp, mas não é altura boa para entrar de momento...

Quando for boa altura avisa sff.

:shock:
LTCM, vais entrar em fundos de gestão activa, nem parece teu?! Bem haja, que encontrastes um ponto de equilíbrio. :wink:
Vá lá, confessa lá, cometeste o pecado ter fundos de gestão activa na tua carteira. :lol:

Humm ... A gestão activa interessa-me.

por Rick Lusitano » 24/2/2015 2:52

LTCM Escreveu:
bucks Escreveu:Parvest Russia Opp, mas não é altura boa para entrar de momento...

:shock:

LTCM, vais entrar em fundos de gestão activa, nem parece teu?! Bem haja, que encontrastes um ponto de equilíbrio. :wink:

Vá lá, confessa lá, cometeste o pecado ter fundos de gestão activa na tua carteira. :lol:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por guernica » 24/2/2015 2:49

zeef Escreveu:Bucks,
O LTCM acho que estava a ser irónico, não acreditando muito em futurologias.. penso eu de que 8-)
Claro que o ideal era sabermos os momentos perfeitos para entrar e sair, mas a historia diz nos que a maior parte falha nisso!
Não sei o que vou fazer quando ocorrer um DD a sério..
Eu pessolmente ainda como iniciado neste mundo, estou a usar as 2 estratégias (Passiva e ativa) com ativos diversificados e tem corrido bem, mas também pelo que leio, esta a ser dos melhores anos para investir..
Abraço

Realmente, o ano anterior foi excelente e este vai pelo mesmo caminho.
Basta ver-se a quantidade excepcional de fundos no verde (sejam eles de obrigações, mistos ou de acções).
A questão é: será de continuar a aproveitar o trend ou será mais avisado reduzir-se posições em acções ?
Acho que ninguém tem resposta porque é a "million dolar question".
Editado pela última vez por guernica em 24/2/2015 2:53, num total de 1 vez.

por R2 » 24/2/2015 2:30

Artista Romeno,

Pelo tipo de respostas que o bucks estava a dar ao LTCM, deduzia-se que ele o desconhece, pelo que escusavas de vir por mais lenha em cima da fogueira de um diálogo irónico de desconstrução, e vir caracterizar o bucks como "fulgor de iniciante ...", porque o único que tem mau feitio no fórum é o BedRock, e tudo o resto são bons rapazes, pois assim estás a caminhar numa tendência para o destronar e eu não queria perder esse trono. :twisted:

Nota-se que o bucks é uma pessoa apaixonada por esta temática, anda aqui para aprender, como todos nós, tem dado um forte contributo para o avanço de páginas deste tópico e eu, apesar do meu mau feitio, entendo que não se deve "gozar" ou ironizar com pessoas que podem saber menos do que nós, mas são humildes e têm uma grande paixão para no amanhã poderem saber mais do que sabem hoje.

Eu detesto que um aluno venha aplaudir um seu mestre em detrimento de tentar rebaixar um seu colega de escola, principiante ou não, e se for principiante pior ainda fica a atitude do aplauso fácil, tanto que ele não precisa de aplausos pois é reconhecido no meio "académico".

O bucks fez uma aposta de valor com a entrada na Rússia no timing da brutal queda do rublo face ao USD e até à data tem sido das apostas mais ganhadoras de todos os mercados, pois em cerca de 2 meses está com retornos da ordem dos 30%, e então vir "gozar" ou ironizar com um colega que está com uma valorização da ordem dos 30% em pouco mais de 2 meses, é no mínimo imprudente para quem gosta tanto de resultados práticos em detrimento de alguma teoria de suporte.

O que o bucks queria com certeza dizer é que nesta altura com uma nova fase continuada de queda nos preços do petróleo a passar para baixo da barreira dos 50 dólares/barril, aliada a uma indefinição das relações politicas entre a Rússia e a Ucrânia e à falta de definição da politica comercial da OPEP, e depois de uma brutal valorização verificada nos fundos da Rússia nos últimos 2.5 meses, não seria agora o momento mais "seguro" para entrar dada a volatilidade de indecisões que atras aduzi. Eu não conheço o bucks de lado nenhum, deduzo que é um jovem, mas por aquilo que vou lendo sobre o que ele escreve, já tenho a destreza suficiente para interpretar e deduzir o seu pensamento.

É muito fácil vir para aqui com grandes teorias sobre uma tendência inflaçionista de preços qualquer quando essa tendência tem já vários meses, pois com isso só se vem confirmar o óbvio matemático, mas a classe estará em tentar prever uma tendência inflacionista quando se está no fim da tendência de deflação ou no inicio da inflação, porque só aí é que é possível captar a fatia de retornos mais significativa do upside. O bucks conseguiu isso e vocês já conseguiram ter uma valorização da ordem dos 30% em cerca de 2 meses? :twisted:

Abraço.

- BedRock

por zeef » 24/2/2015 1:00

Bucks,

O LTCM acho que estava a ser irónico, não acreditando muito em futurologias.. penso eu de que 8-)

Claro que o ideal era sabermos os momentos perfeitos para entrar e sair, mas a historia diz nos que a maior parte falha nisso!

Não sei o que vou fazer quando ocorrer um DD a sério..

Eu pessolmente ainda como iniciado neste mundo, estou a usar as 2 estratégias (Passiva e ativa) com ativos diversificados e tem corrido bem, mas também pelo que leio, esta a ser dos melhores anos para investir..

Abraço

Registado: 9/11/2014 21:16

por O Alquimista » 23/2/2015 23:38

tips are for waiters by Joshua M Brown

http://thereformedbroker.com/2015/02/21 ... r-waiters/
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Artista Romeno » 23/2/2015 23:16

mais uma pista :roll:
Anexos
Sem Título.png
ridiculo! mas onde andará a solução
Sem Título.png (79.23 KiB) Visualizado 6994 vezes
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por Artista Romeno » 23/2/2015 22:59

LTCM Escreveu:
bucks Escreveu:Queres a papinha toda feita?
Vou dizer o que o nosso amigo Rick afirmou à uns tempos atrás, aprendemos uns com os outros, muita leitura, informação, mas nós próprios é que decidimos o investimento. A meu ver , isto sem maldade, assim vais passar o tempo todo a perguntar a todos qual o momento de entrada num investimento...
Usem também a vossa própria cabeça...
Posso afirmar que esse Parvest está com 4 estrelas Morningstar...
Abraço...

Não sei o que é que é isso das 4 estrelas Morningstar - serve para investir?

Mas voltando ao assunto: assim como o bucks disse, de forma desinteressada julgo eu, que «não é altura boa para entrar de momento» considerei, ao que parece de forma errada, que também o podia fazer em relação ao momento bom para entrar. Foi só isso não quero sobrecarregar ninguém.

:clap: :clap:

mas que raio de teoria é essa do ah não compre agora porque vai corrigir.... isso é claramente fulgor de iniciante, o que importa é o prazo de investimento e a tendencia futura :idea:
TPC por essa teoriazita quando era o momento certo de entrar neste ativo :?: :lol: :mrgreen: amanha deixo o resto do gráfico, estou mesmo à espera de uma resposta ordinaria :oh: 8-) até digo que até existem 2 respostas certas :shock:
Anexos
Sem Título.png
momento certo! mas isto agora há bruxos

por Bucks » 23/2/2015 22:38

LTCM não sabes o que são as estrelas morningstar? Isso logo no começo é do básico.
Não quer dizer que tenhas de te guiar inteiramente por elas (até abaixo de 3 estrelas de entrada portaram-se bem certos fundos).
Elas são uma média de tudo o que é inerente ao fundo, desempenho, custos, ganhos, etc. Assim resumidamente, com 4 estrelas até te digo está barato para entrar, mas o momento pode não ser propício, se houver uma queda este ano entraste numa subida já... Esse momento de entrada todos nós de maneira certa ou errada, já o fizemos sozinhos... Quando falo assim, é por bem... Óbvio nada me indica que por exemplo, a Rússia não possa ter uma subida consistente, mas o mercado deles para 2015 está no fundo, daí a importância do momento de entrada.
Entrei quando ela caiu para cotação de 2009 em mínimos... Logo dá margem de progressão...
Tenta ler sobre a rússia, ver informação, desempenhos tudo isso está na net e até aqui no caldeirão, até foi o R2 que deu essa dica nesse fundo (contém 45% de alocação em energia)...
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por Bucks » 23/2/2015 22:29

pcm1979 Escreveu:
bucks Escreveu: As operações com fundos terão de ser inscritas no anexo G e pagará imposto sobre o saldo global das mais-valias de ações, obrigações e fundos de investimento.
A outra alteração diz respeito aos fundos geridos por entidades nacionais. Até agora, estes fundos pagavam diretamente o imposto (exceto PPA e PPR), mas a partir de 1 de julho, a tributação ocorrerá apenas “à saída”. Os ganhos serão mais-valias e inscritos no IRS, tal como passa a acontecer nos fundos internacionais.

Então ações e fundos é sempre no anexo G? Se sim, então porque alguns falam em outros anexos?

Acções, fundos, warrants, obrigações, tudo no G pessoal. Consideram mais-valias.
A meu ver dá mais trabalho porque tem de se declarar no ano seguinte ao resgate, mas não cobram em caso de perdas.
Por exemplo, queres tirar um fundo com mais-valia e tens outro com menos. Resgatas os dois, e no ano seguinte declaras esses dois, e sobre o total de mais-valias existentes é que te tiram, mas em menos não.

por pcm1979 » 23/2/2015 22:14

bucks Escreveu: As operações com fundos terão de ser inscritas no anexo G e pagará imposto sobre o saldo global das mais-valias de ações, obrigações e fundos de investimento.
A outra alteração diz respeito aos fundos geridos por entidades nacionais. Até agora, estes fundos pagavam diretamente o imposto (exceto PPA e PPR), mas a partir de 1 de julho, a tributação ocorrerá apenas “à saída”. Os ganhos serão mais-valias e inscritos no IRS, tal como passa a acontecer nos fundos internacionais.

Então ações e fundos é sempre no anexo G? Se sim, então porque alguns falam em outros anexos?

Registado: 26/7/2014 12:37

por LTCM » 23/2/2015 22:05

bucks Escreveu:Queres a papinha toda feita?
Vou dizer o que o nosso amigo Rick afirmou à uns tempos atrás, aprendemos uns com os outros, muita leitura, informação, mas nós próprios é que decidimos o investimento. A meu ver , isto sem maldade, assim vais passar o tempo todo a perguntar a todos qual o momento de entrada num investimento...
Abraço...

Não sei o que é que é isso das 4 estrelas Morningstar - serve para investir?

Mas voltando ao assunto: assim como o bucks disse, de forma desinteressada julgo eu, que «não é altura boa para entrar de momento» considerei, ao que parece de forma errada, que também o podia fazer em relação ao momento bom para entrar. Foi só isso não quero sobrecarregar ninguém.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Bucks » 23/2/2015 21:44

Queres a papinha toda feita?
Abraço...

por LTCM » 23/2/2015 21:38

bucks Escreveu:
LTCM Escreveu:

A boa altura foi no final de Dezembro naquele dia da brutal queda do rublo...
Neste momento, por exemplo hoje, há estava a valorizar...

Sim isso foi no passado, já nada existe a fazer.

Agora no futuro, quando for boa altura para entrar, avisa sff.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO e 54 visitantes