Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por leazinho » 3/2/2012 18:29

MAV8 Escreveu:
leazinho Escreveu:- 786 milhões é muito guito, porra!!!

Eu antes de saber os resultados preparei-me para valores de 500M até aos 1.000M, só com base nas noticias, (não percebo nada de AF). Acredito que só a partir dos 1.000 M seria completamente inesperado para os investidores.

Espero que tenham metido tudo o que tinham debaixo dos tapetes e que seja o ano zero - 1.

Tenho 50 anos e as ações que que tenho já nem para os Netos, talvez para os Bisnetos!!
Grão a grão chegaremos ao milhão?

Registado: 29/11/2007 9:39

por mcarvalho » 3/2/2012 18:28

O Banco Comercial Português obteve um resultado líquido negativo de 786,2 milhões de euros em 2011, com o banco liderado por Carlos Santos Ferreira a ser pressionado pela contabilização das perdas potenciais com a dívida grega.

Os prejuízos registados pelo BCP, os mais elevados de sempre pelo banco e os maiores entre a banca portuguesa no ano passado, comparam com os lucros de 344,5 milhões de euros verificados em 2010.

A média das estimativas de quatro analistas contactados pela agência Lusa apontava para que o BCP tivesse registado prejuízos de 721 milhões de euros.
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

Olha!!! Não há chineses !!!

por Storgoff » 3/2/2012 18:24

Palavras do Santos Ferreira,

Afinal os grandes investidores privados a acompanhar o aumento de capital vão ser os 2 de referencia.
Deduz-se portanto que são:

Sonagol
TDU

A fatia de leão será para o estado com os CoCos

Como já se previa, caiu por terra a historia dos chineses e brasileiros.

Registado: 21/5/2009 18:43

por MAV8 » 3/2/2012 18:24

leazinho Escreveu:- 786 milhões é muito guito, porra!!!

A meu ver e de acordo com o que vinha sendo anunciado pelas casas de investimento na comunicação social este valor estará pouco acima das expectativas de mercado, dentro da margem de erro normais relativamente ao comunicados das casas de investimento. Ora se estes falavam em valores a rondar entre 500 e 700 negativos, mais 15% desse valor não será nada que os investidores não podessem perspectivar como possibilidade.

Eu antes de saber os resultados preparei-me para valores de 500M até aos 1.000M, só com base nas noticias, (não percebo nada de AF). Acredito que só a partir dos 1.000 M seria completamente inesperado para os investidores.

Registado: 10/11/2006 10:43

por leazinho » 3/2/2012 18:14

- 786 milhões é muito guito, porra!!!
Grão a grão chegaremos ao milhão?

Registado: 29/11/2007 9:39

por Storgoff » 3/2/2012 17:34

O Saxo Bank alterou os custos de short selling do BCP neste últimos dias.

Borrowing cost - Passou de 15% para 25%
Brutal.
Parece dizer alguma coisa do que se perspectiva ai nos próximos tempos.
A procura de short deve estar ao rubro.

No BPI obrigaram a fechar as posições hoje no final de sessão.
O spread bid/ask subiu logo a mais de 3%

por pvg80713 » 3/2/2012 17:18

a boa notícia é que não pode haver piores, do que as que vão sair daqui a 45 minutos !

pior já não pode haver !

depois de segunda..... as coisas só podem melhorar ou no pior marinar.

daqui a uma hora,aqui estarei para fazer o comentário possível, muito triste sempre, aos resultados !

Registado: 19/4/2005 11:11

por Storgoff » 3/2/2012 17:14

intraric Escreveu:Pois é, com tanta coisa má... e ela - que raio - não desce!

Já disparam posições de short por todo o lado.
O pânico está nesse lado do campo.

Esta nova equipa e a tomada de posição da Sonangol, consegue pôr em 2º plano os resultados (na verdade já esperados/incoporados).

Sonangol == $$$

E isto diz tudo!

Olhe que não, olhe que não?
A Marschall Wace lá continua impávida e serena

Essa do dinheiro dos angolanos também é boa!!!
Vão ao aumento do capital e é porque não se podem livrar do castigo.
Senão par que pecisavam de andar nas operações de charme junto dos chineses e brasileiros?
Isso não vai lá com o dinheiro dos angolanos .
Só lá vai com aumento dos acentuado dos clientes depositantes e dos clientes de crédito.
Os primeiros não os vejo os segundos depende de crescimento económico.
É uma equação difícil de resolver

por BearManBull » 3/2/2012 17:08

Parece que está com o mesmo fenómeno da Mota Engil só que ao contrário estão a vender para não deixar subir portanto pode vir a dar grande malho para a semana...

Registado: 15/2/2011 11:59

por intraric » 3/2/2012 16:25

Não sei, mas sei que quanto ao BPI não tomou posição.

Quanto ao BCP afastou a administração actual e impôs uma nova administração, bem como afirmou o papel que pretende para o banco.

Há uma diferença qualitativa entre as posições que assumiu.
If past history was all there was to the game, the richest people would be librarians.
Warren Buffett

Registado: 21/9/2011 17:20

por Ulisses Pereira » 3/2/2012 16:21

intraric, essa associação não pode ser tão directa. Sabes a quanto a Sonagol adquiriu a sua participação no BPI?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por intraric » 3/2/2012 16:10

Pois é, com tanta coisa má... e ela - que raio - não desce!

Já disparam posições de short por todo o lado.
O pânico está nesse lado do campo.

Esta nova equipa e a tomada de posição da Sonangol, consegue pôr em 2º plano os resultados (na verdade já esperados/incoporados).

Sonangol == $$$

E isto diz tudo!
If past history was all there was to the game, the richest people would be librarians.
Warren Buffett

Registado: 21/9/2011 17:20

por asrael » 3/2/2012 14:38

Vou já encher-me delas!!!! Enfim, a caça aos patos continua...[/quote]

tncm,

- Olha que a caça aos patos tem uma época.
- Os patos podem já ter caído quase todos.
- No fim da caça pode vir a colheita.
- Os patos podem andar cansados. :wink:
Nunca digas nunca.

Abraço

Registado: 2/2/2010 1:35

por keijas » 3/2/2012 14:17

Em véspera de apresentar resultados não se verifica debandada dos investidores apesar da previsão de forte perda no último exercício .

A cotação não caiu parece que por grande confiança na nova equipe governativa e na expectativa que a dupla de novos investidores se dispor a injectar capital no banco.

Imagem
malukices nos mercados ........ aqui »»»
http://www.malukosnabolsa.blogspot.com.

Registado: 17/5/2008 19:41

por tncm » 3/2/2012 14:00

As acções dos três bancos estão a cotar a um preço médio de 31% do seu valor contabilístico.

As acções dos três principais bancos portugueses cotados estão a negociar com um elevado desconto face ao seu valor contabilístico.

Com a queda média superior a 50% da cotação dos títulos em bolsa no ano passado, as acções do BCP, BES e BPI estão hoje a negociar a um preço equivalente a 31% do seu valor contabilístico. Trata-se de um valor mínimo histórico e longe do rácio verificado actualmente pelas empresas cotadas no principal índice accionista da Euronext Lisboa - PSI 20 -, que estão a negociar a um preço equivalente ao seu valor de balanço.

A instituição financeira com o pior resultado é o BCP, que depois de ter perdido 75% da sua capitalização bolsista em 2011, fechou ontem nos 13,9 cêntimos por acção, colocando os títulos do banco ainda liderado por Santos Ferreira a cotar com um desconto de 83% face ao seu valor contabilístico, quando entre 2006 e 2010 estiveram a negociar com um prémio de 50% face ao seu valor contabilístico.

economico.sapo.pt

Vou já encher-me delas!!!! Enfim, a caça aos patos continua...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por TGN » 3/2/2012 13:23

Bom dia a todos!Tenho lido todos os comentários mas ultimamente não tenho postado para não estar a bater sempre na mesma tecla,uma coisa todos sabemos,é de que a situação já a anos não está nada boa!Agora minha dúvida é se as tais Eurobonds e a compra ilimitada pelo BCE de títulos da dívida pública seriam uma solução sustentável ou se futuramente estaríamos numa situação pior numa nova crise que se chamaria "crise das eurobonds",por outro lado também não vejo como se pode sair deste círculo vicioso da austeridade que acaba por trazer mais austeridade,desemprego etc...Espero sinceramente que a austeridade nos leve a bom porto e que a Europa realmente saia desta crise mais forte do que antes!Com relação ao BCP que os investidores irão focar-se mais no futuro da instituição pois toda esta situação já estará refletida na cotação!Há prejuízos em que certas alturas vem para bem!Temos é que ter o discernimento de olhar para além dela.Cumprimentos a todos.

Registado: 14/10/2011 18:31

por TGN » 3/2/2012 13:08

Las_Vegas Escreveu:Que grande nabo que eu sou...

Afinal estava com o ecrã ao contrário !

Malandro!isto quer dizer que estas a prever que a cotação chegue em breve aos 0,41 (ao contrário de 0,14) lol .Cumprimentos.

Registado: 14/10/2011 18:31

por artista_ » 3/2/2012 12:31

altrio Escreveu:Como referi anteriormente, eu considero que no curto prazo a tendência é altista. Baseio-me na LTA que referi anteriormente (ou se quisermos ignorar a LTA temos sempre os sucessivos higher lows) e também no facto da MM20 ter cruzado a MM50 a 9 de Janeiro e ter-se mantido acima desta desde então.

Temos "higher lows" mas não temos "topos superiores", parece-me mais correcto falar (para já) de uma lateralização, embora na prática seja uma questão de pormenor! :)

altrio Escreveu:Agora, como em qualquer momento e qualquer título, a situação pode degenerar em movimentos diversos!

Exato, a At apenas nos pode ajudar a estabelecer probabilidades maiores ou menores para os diversos movimentos possiveis! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por altrio » 3/2/2012 11:48

Olá carrancho,

não sei porquê. É o site do L'Echo que os mostra assim.

Aqui está o mesmo gráfico no Negócios.
Anexos
bcp2.png
bcp2.png (19.7 KiB) Visualizado 2908 vezes
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por carrancho » 3/2/2012 11:42

altrio,

Porque é que nos teus gráficos aparecem sempre velas sobrepostas... fica estranho. Parece que há ali uns cortes, mas depois só se nota nessa sobreposição de velas e nas mm´s, tudo o resto parece estar impecável :?:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por altrio » 3/2/2012 11:34

artista Escreveu:A tendência dominante é claramente de baixa, a tendência de curto prazo é lateral, está num movimento de lateralização que pode vir a degenerar em movimentos diversos!

Esta leitura é clara, se alguém não concordar com ela que avise.

Como referi anteriormente, eu considero que no curto prazo a tendência é altista. Baseio-me na LTA que referi anteriormente (ou se quisermos ignorar a LTA temos sempre os sucessivos higher lows) e também no facto da MM20 ter cruzado a MM50 a 9 de Janeiro e ter-se mantido acima desta desde então.

Agora, como em qualquer momento e qualquer título, a situação pode degenerar em movimentos diversos!
Anexos
bcp.png
bcp.png (45.96 KiB) Visualizado 2969 vezes
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por artista_ » 3/2/2012 11:05

lfhm Escreveu:
artista Escreveu:
lfhm Escreveu:
carrancho Escreveu:Aliás, a 2ª (amarela) ainda nem tão pouco tem uma reacção ao segundo toque e por este andar ainda fica invalidado já hoje ou amanhã.

Neste momento não à AT que lhe valha ao BCP :lol:

Porquê? A AT analisa, no caso do BCP a leitura até é bastate clara!

Como clara nem está perto nem de resistência nem suportes relevantes e não há LT definidas. Quando muito está lateralizado... Não esquecer que a LTD que vinha de 2011 foi quebrada á um mês desde aí parece não ter rumo.

AT não é uma bola de cristal, se o fosse estaríamos todos ricos!

Quando digo que a AT do BCP tem uma análise clara quero dizer que a leitura das suas tendências é clara. A tendência dominante é claramente de baixa, a tendência de curto prazo é lateral, está num movimento de lateralização que pode vir a degenerar em movimentos diversos!

Esta leitura é clara, se alguém não concordar com ela que avise. Mas a AT não faz tranding nem investimentos, é apenas uma ferramenta de apoio, ou seja, aquilo que cada um faz com a informação da AT é outra coisa, como já aqui foi dito infinitaas vezes, numa mesma análise técnica podem caber infinitas estratégias de trading, incluíndo estratégias opostas (longas/curtas)! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pvg80713 » 3/2/2012 11:04

triangulos em que a base tem 2 centimos ?
deixem-se de trocos.

bom... o BCP hoje vai apresentar os piores resultados da sua existência... e o mercado não mexe !

o BPI, apresentou os piores resultados... mas parece que foram melhores que o esperado... e não mexe !

por isso será que o BCP... segunda ... não mexe ? nem um cêntimosinho para quebrar triângulos...
Editado pela última vez por pvg80713 em 3/2/2012 11:06, num total de 1 vez.

Registado: 19/4/2005 11:11

por jrnabolsa » 3/2/2012 10:48

Saiu-me esta figura :?:
Anexos
Banco comercial portugues.jpg
Banco comercial portugues.jpg (36.37 KiB) Visualizado 3130 vezes

Registado: 4/1/2010 15:57

por jrnabolsa » 3/2/2012 9:27

Las_Vegas Escreveu:Que grande nabo que eu sou...

Afinal estava com o ecrã ao contrário !
É curioso que já estive para apresentar o gráfico assim...Vê-se ali um suporte na zona dos 0,15-0,16 € que a ser quebrado, a cotada entra em Bear Market. Caso ultrapasse os 0,10 - 0,09, continua o seu fantástico bull. Vendo as coisas ao contrário diz-nos a realidade atual :lol:

Registado: 4/1/2010 15:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, danielme1962, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 399 visitantes