Galp...
OPV da Galp 2006-10-17 12:32
Procura dos títulos da Galp supera em 17 vezes a oferta
A procura para a Oferta Pública de Venda (OPV) da Galp Energia atingiu, no final da primeira fase, 1 408 166 093 acções, superando em cerca de 17 vezes a oferta, anunciou o Ministério das Finanças.
DE com Reuters
Só no segmento de Público em Geral, onde estão disponíveis apenas 24 878 000 acções, o número total de ordens de compra ascendia a 978 523 070 milhões de acções, representando 3930% da oferta.
No segmento de pequenos subscritores e emigrantes, para o qual estão reservadas 53 901 000 acções, a procura representa já 790% da oferta.
O período da OPV teve início no passado dia 9 de Outubro e decorrerá até ao dia 20 de Outubro, sendo que o primeiro período da OPV, durante o qual as ordens de compra recepcionadas pelas instituições financeiras beneficiarão de um coeficiente de atribuição superior em 100%, em caso de rateio, terminou ontem, 16 de Outubro.
O Estado vai alienar até 23% da Galp, através de uma venda directa e de uma OPV
Cada vez tou mais baralhado!
É 20000 x 0,03 = 600 acções
ou
20000 / 17 = 1170 acções ?!
Pelos visto vão ser peanuts que nos vão calhar!!!
-----------------------
Procura ultrapassa 17 vezes a oferta no final da 1ª fase
17/10/2006
actualiza dados provisórios que tinham sido divulgados hoje de manhã)
No final da primeira fase da OPV das acções da Galp Energia, o número de ordens de compra apuradas ascendia a 170.402 correspondentes a 1,4 mil milhões de acções. Tendo em conta as 83 milhões de acções disponíveis, a procura supera já em 17 vezes a oferta.
A primeira fase da Oferta Pública de Venda da Galp teve início no passado dia 9 e terminou ontem, dia 16. Os números apurados no final deste período indicam que vai haver rateio. Os subscritores que decidiram dar ordens neste período vão beneficiar de um coeficiente de rateio 100% superior ao daqueles que só decidiram das ordens de compra agora, no segundo período da OPV que começou e termina no dia 20.
Em comunicado emitido hoje, a Parpública diz que face a "estes resultados poderá haver lugar a rateio dado que a procura corresponde a 17 vezes do total da oferta".
A procura de acções da Galp foi muito intensa nos segmentos dos pequenos subscritores e emigrantes e público em geral.
No segmento dos pequenos subscritores e emigrantes foram dadas 95 mil ordens de compra correspondentes a mais de 400 milhões de acções. A oferta disponível para este segmento é de 53,9 milhões de acções pelo que a procura representa 790% da oferta. O rateio é assim de 0,13475.
No público em geral foram dadas 73 mil ordens correspondentes a quase mil milhões de acções quando a oferta disponível para este segmento é de 24, 8 milhões de acções, o que significa que a procura excedeu em 39 vezes a oferta. O rateio é de 0,025.
O segmento dos trabalhadores é aquele em que, face aos números disponíveis até agora, o rateio será menos intenso. Foram dadas menos de 2 mil ordens correspondentes a perto de 5 milhões de acções. A oferta disponível para este segmento é de 4 milhões de acções.
In Parpublica
-----------------------
Procura ultrapassa 17 vezes a oferta no final da 1ª fase
17/10/2006
actualiza dados provisórios que tinham sido divulgados hoje de manhã)
No final da primeira fase da OPV das acções da Galp Energia, o número de ordens de compra apuradas ascendia a 170.402 correspondentes a 1,4 mil milhões de acções. Tendo em conta as 83 milhões de acções disponíveis, a procura supera já em 17 vezes a oferta.
A primeira fase da Oferta Pública de Venda da Galp teve início no passado dia 9 e terminou ontem, dia 16. Os números apurados no final deste período indicam que vai haver rateio. Os subscritores que decidiram dar ordens neste período vão beneficiar de um coeficiente de rateio 100% superior ao daqueles que só decidiram das ordens de compra agora, no segundo período da OPV que começou e termina no dia 20.
Em comunicado emitido hoje, a Parpública diz que face a "estes resultados poderá haver lugar a rateio dado que a procura corresponde a 17 vezes do total da oferta".
A procura de acções da Galp foi muito intensa nos segmentos dos pequenos subscritores e emigrantes e público em geral.
No segmento dos pequenos subscritores e emigrantes foram dadas 95 mil ordens de compra correspondentes a mais de 400 milhões de acções. A oferta disponível para este segmento é de 53,9 milhões de acções pelo que a procura representa 790% da oferta. O rateio é assim de 0,13475.
No público em geral foram dadas 73 mil ordens correspondentes a quase mil milhões de acções quando a oferta disponível para este segmento é de 24, 8 milhões de acções, o que significa que a procura excedeu em 39 vezes a oferta. O rateio é de 0,025.
O segmento dos trabalhadores é aquele em que, face aos números disponíveis até agora, o rateio será menos intenso. Foram dadas menos de 2 mil ordens correspondentes a perto de 5 milhões de acções. A oferta disponível para este segmento é de 4 milhões de acções.
In Parpublica
Boas. Tens razão Ulisses, depois de colocar o post apercebi-me que não podia nem vai ser assim. Quem deu ordens para a qual não tem dinheiro, vai ter que resolver o problema com o seu banco. Claro que isto só mesmo na muito remota hipótese
de calharem 15000 acções (ó deus da bolsa, fazei com que estes caldeireiros desistam da OPV da galp
).
Já nem umas míseras 1000 acções vão calhar quanto mais 15000. A procura no total já chega salvo erro aos 1200 milhões de acções. Só mesmo para trabalhadores é que penso que não chega a metade.
Abraço e BN.

Já nem umas míseras 1000 acções vão calhar quanto mais 15000. A procura no total já chega salvo erro aos 1200 milhões de acções. Só mesmo para trabalhadores é que penso que não chega a metade.
Abraço e BN.
Saudações!!
Lamento não me fazer entender - por minha culpa, certamente -, mas reafirmo que o seu equivoco é não ter em conta que o valor de rateio da GALP, a ser apurado, é diferente do valor da proporção oferta/compra...
Valor Rateio da GALP = Oferta / (2 X subscrição 1ª fase + subscrição 2ª fase)
Um abraço,
JR
Jabreu Escreveu:Estai enganados...
Lamento não me fazer entender - por minha culpa, certamente -, mas reafirmo que o seu equivoco é não ter em conta que o valor de rateio da GALP, a ser apurado, é diferente do valor da proporção oferta/compra...
Valor Rateio da GALP = Oferta / (2 X subscrição 1ª fase + subscrição 2ª fase)
Um abraço,
JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton
Estai enganados...deixo o esclarecimento do jornal de negocios..
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
Esta afirmação indica que quem der ordens na primeira fase beneficia de um "melhor" rateio de subscrever as acções até dia 16 de Outubro. Ou seja, assumindo que rateio é de 1 para 10, se deu ordem para comprar 1000 acções durante o primeiro período tem direito a 200 acções. Se der a mesma ordem no segundo período, entre 17 e 20 de Outubro, recebe apenas 100 acções.
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
Esta afirmação indica que quem der ordens na primeira fase beneficia de um "melhor" rateio de subscrever as acções até dia 16 de Outubro. Ou seja, assumindo que rateio é de 1 para 10, se deu ordem para comprar 1000 acções durante o primeiro período tem direito a 200 acções. Se der a mesma ordem no segundo período, entre 17 e 20 de Outubro, recebe apenas 100 acções.
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Saudações!!
Tentei explicar aqui...
Um abraço,
JR
Menor_Valia Escreveu:Não pode fazer esses cálculos... ou então iriam faltar acções...
Tentei explicar aqui...
Menor_Valia Escreveu:A fazer fé na minha fórmula, aproveito para deixar um exemplo apenas para realçar a diferença significativa entre o valor de rateio e a proporção oferta/procura...
Se por hipótese...
Oferta = 50 milhões acções
Subscrição 1ª fase = 175 milhões acções
Subscrição 2ª fase = 150 milhões acções
Os cálculos dariam...
Valor Rateio da GALP = Oferta / (2 X subscrição 1ª fase + subscrição 2ª fase) = 1/10 = 0,10
Acções atribuidas na subscrição 1ª fase = Valor Rateio X Subscrição 1ª fase X 2 = 35 Milhões
Acções atribuidas na subscrição 2ª fase = Valor Rateio X Subscrição 2ª fase = 15 Milhões
Oferta/Procura = 50 / (175 + 150) = 1/ 6,5 ~ 0,15
Ou seja, neste exemplo, a oferta/procura supera em mais de 1,5X o valor de rateio apurado...
Um abraço,
JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton
Olá,
Jabreu, não será ao contrário...quem pediu até ontem fica com as 450 acções e quem pediu a partir de hoje, fica com metade disso, 225?
é que não percebo esta questão de as ordens até 16 de Out terem um factor preferencial de 100%...
Outra questão, se eu quiser modificar uma ordem posso fazê-lo? Isto é, eu pedi 15.000 acções em pub. geral, se eu hoje ou amanhã, quiser reduzir para 12.000 ou 10.000 é possível?
Desde já o meu obrigado
Jabreu, não será ao contrário...quem pediu até ontem fica com as 450 acções e quem pediu a partir de hoje, fica com metade disso, 225?
é que não percebo esta questão de as ordens até 16 de Out terem um factor preferencial de 100%...
Outra questão, se eu quiser modificar uma ordem posso fazê-lo? Isto é, eu pedi 15.000 acções em pub. geral, se eu hoje ou amanhã, quiser reduzir para 12.000 ou 10.000 é possível?
Desde já o meu obrigado
- Registado: 20/11/2006 23:09
Saudações!!
Não pode fazer esses cálculos... ou então iriam faltar acções...
Um abraço,
JR
Jabreu Escreveu:15 000 / 33 * 2 = +- 900 acções para quem pediu até ontem
15 000 / 33 = +-450 para quem pediu hoje
Não pode fazer esses cálculos... ou então iriam faltar acções...
Um abraço,
JR
Pelas minhas contas, neste momento quem pediu 15.000 acções deverá ter cerca de 500.
Dado que, devido ao factor preferencial que os pedidos tinham até ontem, um pedido efectuado hoje para subscrever 15.000 acções é igual a um pedido efectuado ontem para subscrever 7.500.
Deste modo, o número de acções que cada pessoa vai subscrever terá tendência a diminuir e nunca a aumentar.
Aproveito para voltar a relembrar a todos (mas em particular para aqueles que estão a comprar acções pela primeira vez com a conta escolhida) para terem em conta TODAS as despesas relacionadas com a compra. Nomeadamente a abertura de um dossier, as comissões de bolsa (compra e venda), ... Por exemplo, caso tenham de pagar 15E para abertura de dossier, mais 7.5E de guarda de títulos, mais 20E de comissões de compra e venda, vão gastar cerca de 40E nesta transacção.
Caso sejam atribuidas 400 acções por cada 15.000 pedidas, isso representará cerca de 2.200E, ou seja, as acções terão de subir 2% para ficarem a zeros.
Caso tenham pedido apenas 5.000 (como já li por aqui) devem receber apenas umas 130 acções que representam cerca de 700E, representando as comissões mais de 5% do valor investido...
Fica o aviso para os mais inexperientes (e para aqueles que estão a utilizar pela primeira vez uma conta para comprar/vender acções)...
Um abraço
Nuno
Dado que, devido ao factor preferencial que os pedidos tinham até ontem, um pedido efectuado hoje para subscrever 15.000 acções é igual a um pedido efectuado ontem para subscrever 7.500.
Deste modo, o número de acções que cada pessoa vai subscrever terá tendência a diminuir e nunca a aumentar.
Aproveito para voltar a relembrar a todos (mas em particular para aqueles que estão a comprar acções pela primeira vez com a conta escolhida) para terem em conta TODAS as despesas relacionadas com a compra. Nomeadamente a abertura de um dossier, as comissões de bolsa (compra e venda), ... Por exemplo, caso tenham de pagar 15E para abertura de dossier, mais 7.5E de guarda de títulos, mais 20E de comissões de compra e venda, vão gastar cerca de 40E nesta transacção.
Caso sejam atribuidas 400 acções por cada 15.000 pedidas, isso representará cerca de 2.200E, ou seja, as acções terão de subir 2% para ficarem a zeros.
Caso tenham pedido apenas 5.000 (como já li por aqui) devem receber apenas umas 130 acções que representam cerca de 700E, representando as comissões mais de 5% do valor investido...
Fica o aviso para os mais inexperientes (e para aqueles que estão a utilizar pela primeira vez uma conta para comprar/vender acções)...
Um abraço
Nuno
Menor_Valia Escreveu:E ainda faltam 4 dias(!) de subscrições pelo que o valor de rateio deverá reduzir-se significativamente!
Ou não... também pode haver desistências porque até aqui seria normal toda a gente subscrever o máximo que pode, depois de terminado a primeira já todos têm uma idéia mais aproximada das acções que podem vir a ter, se acharem muitas, porque há muita gente que subscreve por várias pessoas, podem achar que é melhor desistir de algumas...
Nesta primeira fase o rateio não está a ser tão forte como pensei, se as minhas contas estiverem certas quem pediu 5 mil nos pequenos subscritores terá (com os dados actuais claro) direito a 0,146X5000=730 e no público em geral quem pediu 15 mil terá direito a 0,03X15000=450...
Este factor poderá levar algumas pessoas a anularem ordens e a diminuir ou pelo menos equilibrar as novas subscrições até final da OPV... mas é claro que isto é difícil de prever!
Parece-me muito dinheiro, cada subscritor que vá ás duas tranches pelo máximo poderá ter um investimento superior a 10 mil euros...
Saudações!!
A menos que essas 20.000 acções resultem da subscrição de mais do que uma pessoa na tranche do "público em geral", aquele valor de rateio usado no cálculo estaria incorrecto. E ainda faltam 4 dias(!) de subscrições pelo que o valor de rateio deverá reduzir-se significativamente!
Um abraço,
JR
Vodka7 Escreveu:Então quais são as razões?
É que queria saber se ainda tenho espaço(€€€) para fazer mais uma oferta.
A menos que essas 20.000 acções resultem da subscrição de mais do que uma pessoa na tranche do "público em geral", aquele valor de rateio usado no cálculo estaria incorrecto. E ainda faltam 4 dias(!) de subscrições pelo que o valor de rateio deverá reduzir-se significativamente!
Um abraço,
JR
Saudações!!
Errado por várias razões... a maior das quais deve-se ao facto de não saber dizer-me +- o resultado dos jogos da Champions League de logo à noite...
Um abraço,
JR
Vodka7 Escreveu:
Portanto 20000 X 00,3 = 600.
Vou ter +- 600 acções, certo?!
Errado por várias razões... a maior das quais deve-se ao facto de não saber dizer-me +- o resultado dos jogos da Champions League de logo à noite...
Um abraço,
JR
Já agora Bull, para os bancos poderem ajustar a tua conta, teriam que ficar em carteira com o excedente da galp, coisa que certamente não querem porque já terão tomado a sua posição enquanto insitucionais. Claro que correm o risco de ficar com contas a descoberto o que também é uma situação não muito confortável (daí o terem optado por cativar montantes de contas).
´Essas mais valias já estão a ser feitas ha alguns dias em muitas acções do nosso PSI e esta semana a força vendedora ainda será maior, podem chamr-lhe correcção mas eu acho que muita gente já está a juntar os trocos para a OPV...
É claro que sim, na semana transacta fechei duas posições (em topo de cotação) para ficar "descansado".
Votos de bom rateio

DOW Escreveu:Essas mais valias já estão a ser feitas ha alguns dias em muitas acções do nosso PSI e esta semana a força vendedora ainda será maior, podem chamr-lhe correcção mas eu acho que muita gente já está a juntar os trocos para a OPV...
na SOI por exemplo já vão 10 dias "non stop" de correcção desde os 7,41€ até aos 7,02€ que representam aproximadamente 5%.
começo a recear que a proxima vitima seja o BCP até porque está neste momento a tentar ultrapassar os 61,8% de Fibonacci relativos ao ultimo downtrend e para já a força parece estar a desvanecer-se.