Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Martifer - Tópico Geral

por NirSup » 17/6/2021 21:13

Caro Spiff69,
Isto nada tem a ver com política mas com economia. Economia pura. Infelizmente, há muita gente que confunde os dois conceitos e depois baralha tudo.
Um empresa economicamente inviável acaba por fechar. Mais tarde ou mais cedo. Inexoravelmente.
E o país fica mais pobre por duas razões:
1.º Por a empresa encerrar, obviamente.
2.º Por ter andado a desperdiçar tempo e dinheiro para a manter artificialmente a funcionar.

Há a ideia, errada, de que um país da UE pode conceder subsídios às empresas sem regras. A concessão de subsídios às empresas está sujeita a regras muito apertadas da Comissão Europeia. E se a Comissão Europeia é muito zelosa nalguma coisa é nessa matéria.
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por Spiff69 » 17/6/2021 19:33

Isso é outro assunto, o de ideologias políticas. Acho que não é disso que se trata aqui. O que falava é que não são só apenas os maltrapilhas da Martifer que recebem incentivos, a Autoeuropa recebe e bastante, o estado alemão também teve todo o gosto em dar enormes contrapartidas à Tesla e acho que não são comunistas.

É o mundo actual, existem sectores estratégicos ou clusters que por vezes interessa fomentar aos paises por questões estratégicas apenas isso.

Como pretendem reindustrializar a Europa?

Estaríamos muito melhor enquanto país se os cruzeiros do Mário Ferreira fossem feitos em Espanha?

Registado: 2/5/2020 20:05

por NirSup » 17/6/2021 19:18

Caro Spiff69,
Em Cuba há muita gente a pensar assim, nomeadamente os responsáveis políticos do país.
E é por isso que Cuba é um país rico, com trabalhadores a ganhar bem e é altamente competitivo em muitas áreas.
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

por Spiff69 » 17/6/2021 18:33

Tanto é verdade que até o próprio estado alemão também dava inúmeras contrapartidas para ter lá a giga fábrica da Tesla.

Acho muito bem que o estado ajude-promova-incentive-etc empresas e indústrias nacionais.

Se os estaleiros de Viana tivessem fechado iriam 700 para desemprego e perdias mais esta capacidade produtiva. Hoje trabalham lá 1200 e estão a investir para receber navios maiores.

Ainda por cima tendo nós todo um legado ligado ao mar...

por ogal » 17/6/2021 18:31

O Sr. acha que o Mário Ferreira se tivesse navios mais baratos com melhor ou igual qualidade, iria comprar a alguém que faz mais cara e sem qualidade?
Não... não sou dos que acho os portugueses não sabem fazer nada....
Quando alguém é bom ou muito competitivo.... é tipico português, desvalorizar e invejar.... assim este povo tuga não vai a lado nenhum... nem faz, nem quer os os outros façam....
E assim vamos no nosso burgo....

Registado: 22/2/2017 15:28

por NirSup » 17/6/2021 18:15

Spiff69 Escreveu:Por esse pensar também a AutoEuropa devia ir à vida, apenas conseguimos ser competitivos devido aos beneficios do estado concedidos à VW...

Caro Spiff69
Isso não é verdade, mas mesmo que fosse verdade justificava alguma coisa ou resolvia a questão de fundo?

por LoneWolf » 17/6/2021 17:27

Numa acçao como esta qlqer disparo põe o RSI em maximos.
AT nesta acçao é mto mais dificil q outra do PSI20.

In my humble opinion.

LW

Registado: 29/4/2015 16:02

por Spiff69 » 17/6/2021 17:26

Por esse pensar também a AutoEuropa devia ir à vida, apenas conseguimos ser competitivos devido aos beneficios do estado concedidos à VW...

por maturidade » 17/6/2021 17:15

Boas.
tanto pode ir já aos 0.70€, como começar a aliviar e vir aos 0.56/0.57, que era onde tinha a resistência.
RSI nos 85, por isso todo o cuidado é pouco.

abraços

Registado: 2/3/2016 20:30

por cali010201 » 17/6/2021 17:12

NirSup Escreveu:
ogal Escreveu:Pode ser que os Chineses da Mota-Engil, que é a maior acionista da Martifer, tenha reparado nela.... Na volta.... ainda constroi uns navios para a China e constroi umas quantas fachadas de prédios em Pequim. Estou na brincadeira... mas pode ser que este novo acionista tenha alguma estratégia para ela também... nunca se sabe...

O problema é que os chineses (ou os sul coreanos) constroem os mesmos navios que se constroem em Viana por metade o preço. E se Viana vai tendo algumas encomendas são as chamadas encomendas de favor . De favor não sei a quem que a mim não estão a fazer favor nenhum.
Há aqui gente que ainda não percebeu que é preciso ser competitivo. E ou uma empresa é competitiva pelo preço e qualidade ou pelo menos na qualidade e inovação ou morre.
E não é por acaso que a construção naval não especializada (com excepção da construção de iates de luxo na Holanda) morreu em toda a Europa. Será assim tão difícil perceber isso?
By Nirvana

Enquanto as cores no governo lhes forem favoráveis, vão-se safando...mesmo sendo pouco competitivos

Registado: 29/11/2007 1:33

por NirSup » 17/6/2021 17:06

ogal Escreveu:Pode ser que os Chineses da Mota-Engil, que é a maior acionista da Martifer, tenha reparado nela.... Na volta.... ainda constroi uns navios para a China e constroi umas quantas fachadas de prédios em Pequim. Estou na brincadeira... mas pode ser que este novo acionista tenha alguma estratégia para ela também... nunca se sabe...

O problema é que os chineses (ou os sul coreanos) constroem os mesmos navios que se constroem em Viana por metade o preço. E se Viana vai tendo algumas encomendas são as chamadas encomendas de favor . De favor não sei a quem que a mim não estão a fazer favor nenhum.
Há aqui gente que ainda não percebeu que é preciso ser competitivo. E ou uma empresa é competitiva pelo preço e qualidade ou pelo menos na qualidade e inovação ou morre.
E não é por acaso que a construção naval não especializada (com excepção da construção de iates de luxo na Holanda) morreu em toda a Europa. Será assim tão difícil perceber isso?
By Nirvana

por ogal » 17/6/2021 15:03

Não esquecer também, que o financiamento do Mário Ferreira para os navios veio de Bancos Chineses...

por ogal » 17/6/2021 15:02

Pode ser que os Chineses da Mota-Engil, que é a maior acionista da Martifer, tenha reparado nela.... Na volta.... ainda constroi uns navios para a China e constroi umas quantas fachadas de prédios em Pequim. Estou na brincadeira... mas pode ser que este novo acionista tenha alguma estratégia para ela também... nunca se sabe...

por cristianosantos85 » 17/6/2021 13:08

Bem, se a produção dos 6 navios for adjudicado à Martifer, esta vai aos 2 euros :mrgreen:

Registado: 10/9/2015 16:45

por ogal » 17/6/2021 12:24

Está apenas por 59 milhoes de euros. No ano passdo lucru 6.3 milhoes, sem nenhum proveito extraordinário e em ano de pandemia. Continua muito barato, para os resultados futuros que irá apresentar. Então se vier o contrato de Marinha... muito mais barata está....

por Spiff69 » 17/6/2021 12:15

Exactamente, das vezes anteriores quando chegava a estes níveis começavam claramente a descarregar em força, parecia mesmo que o objectivo era impedir que subisse. Numa das ocasiões até meteram 900k à mostra no mercado, ainda são quase1% do capital...

Vale o que vale, mas a empresa entretanto melhorou imenso.

por ogal » 17/6/2021 12:08

A vantagem é que desta vez não estão a aparecer aqueles comboios atravessados a vender ações para travar a subida. A força tem estado muito compradora. Não há grande vendes pelo caminho. Já há mais gente a acreditar nela.

por cristianosantos85 » 17/6/2021 11:59

carlosdsousa Escreveu:boas

Acho que passou o ultimo maximo mais recente.
Vamos ver se a impresa faz o mesmo caminho, pode demorar mais uns tempos pois a situação financeira não é a mesma

cumprimentos

Sim, ultrapassou o máximo dos últimos anos e com volume superior à média e o dia ainda veio a meio. Não sou perito em AT, mas normalmente isto é sinal de força.

por carlosdsousa » 17/6/2021 10:57

boas

Acho que passou o ultimo maximo mais recente.
Vamos ver se a impresa faz o mesmo caminho, pode demorar mais uns tempos pois a situação financeira não é a mesma

cumprimentos

Registado: 4/6/2008 10:19

por lito » 16/6/2021 16:22

ogal Escreveu:Eu também não vendo por enquanto. Excelentes fundamentais, comparativamente com a Capitalização Bolsista que tem. Tem estado com muita força compradora. Possivelemente, alguém só começou a olhar para ela estas duas semanas e quer fazer posição. É melhor despachar-se, antes que fuja.

candidata a entrar para o psi20, será?....
lita

Registado: 29/11/2007 9:45

por ogal » 16/6/2021 16:19

Eu também não vendo por enquanto. Excelentes fundamentais, comparativamente com a Capitalização Bolsista que tem. Tem estado com muita força compradora. Possivelemente, alguém só começou a olhar para ela estas duas semanas e quer fazer posição. É melhor despachar-se, antes que fuja.

por AAA_ » 16/6/2021 12:01

maturidade Escreveu:Boas.
se ela passa os 0.56€, vai rumo aos 1.00€.
Estou fora.

abraços

Tenciono vender as minhas nunca a menos de 2.0 EUR.
Já venho com elas há cerca de três anos e não me importo de esperar mais um ou dois anos.

Registado: 21/10/2010 13:08

por cristianosantos85 » 16/6/2021 11:37

São Gabriel Escreveu:Caríssimos, é obvio que a Martifer é uma acção que está para subir e PESADO, é claro que ainda vai levar algum tempo, se não vejamos e façamos uma comparação com algo parecido com ela, Ramada, contas de 2020:

transferir.png

descarregar.png

Capitalização Martifer: 52,000M

Capitalização Ramada: 154,874M

A Martifer está a faturar mais do dobro que a Ramada e esta última tem uma valorização de 3x maior que a martifer!!! Está praticamente com as contas limpas e com os volumes a aumentar (muuuuito lentamente) ela vai estar sempre a subir (ira haver ressaltos com certeza), vai chegar o dia em que ela irá entrar para o PSI20 e quando isso acontecer ... qual rocket da spaceX .... Já para não mencionar nos navios que virão com certeza da marinha e na hipótese (quanto a mim muito peregrina) do hidrogénio verde etc etc :mrgreen:

Por isso toca a comprar Martifer pessoal, para chamar a atenção ....

Tenho dito!

Para além disto, a perspectiva futura da Martifer é de crescimento e da F. Ramada é de estagnação...

por maturidade » 16/6/2021 10:59

Boas.
se ela passa os 0.56€, vai rumo aos 1.00€.
Estou fora.

abraços

Registado: 2/3/2016 20:30

por São Gabriel » 15/6/2021 11:49

Caríssimos, é obvio que a Martifer é uma acção que está para subir e PESADO, é claro que ainda vai levar algum tempo, se não vejamos e façamos uma comparação com algo parecido com ela, Ramada, contas de 2020:

transferir.png
Martifer 2020

descarregar.png
Ramada 2020

Capitalização Martifer: 52,000M

Capitalização Ramada: 154,874M

A Martifer está a faturar mais do dobro que a Ramada e esta última tem uma valorização de 3x maior que a martifer!!! Está praticamente com as contas limpas e com os volumes a aumentar (muuuuito lentamente) ela vai estar sempre a subir (ira haver ressaltos com certeza), vai chegar o dia em que ela irá entrar para o PSI20 e quando isso acontecer ... qual rocket da spaceX .... Já para não mencionar nos navios que virão com certeza da marinha e na hipótese (quanto a mim muito peregrina) do hidrogénio verde etc etc :mrgreen:

Por isso toca a comprar Martifer pessoal, para chamar a atenção ....

Tenho dito!

Registado: 4/8/2020 20:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Denário, fatura.pt, Google [Bot], Heldroo, jeronimovaldemars, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2 e 358 visitantes