Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banif - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Banif - Tópico Geral

por Andre.pt » 6/1/2014 22:39

T.C Escreveu:
miguelsdxl Escreveu:De cada vez que visito este post do caldeirão, fico ainda mais espantado!!!

Eis o meu exemplo, de um pequenino investidor:

- Tenho 100.000 accoes a preço médio de 4cent (SIM ENTALADO)
- Fui ao aumento de capital com mais 100.000
- Total atual da carteira 200.000 accoes
- Reforcei nos 0,0077 com 1.000.000 de accoes. (SIM UM VERDADEIRO RISCO)
- Vendí 1.000.000 nos 0,0109

3.200€ de lucro em poucos dias! As 200.000 ficam para semente!

Tenho dito

Bons negocios

Comprou
100000 x 0,04 = 4000€
100000 x 0,01 = 1000€
1000000 x 0,0077 = 7700€
Total de 12700€ mais comissoes

Vendeu
1000000 x 0,0109 = 10900€
Ficou com 200000 x 0,0109 (preço actual) = 2180€
Total de 13080

Por bem pouco ainda continuavas entalado :wink:

Alguem anda a fazer contabilidade criativa..... não sei quem foi, mas as contas do T.C. parecem me bem.......
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por ocart » 6/1/2014 21:39

Se o Estado não deixou falir o BPN que foi um escandalo de fraudes, porque se pôe ainda em causa a falência do Banif quando estes casos não existem embora por lá tenham passado e ainda ex-governantes????

Registado: 29/11/2007 11:18

por zecatreca_1 » 6/1/2014 19:54

ovelhaxone Escreveu:algumas ideias para refletir:

1) quem tem dinheiro não tem necessariamente inteligência. boa parte das vezes até é o contrário que se verifica. mais importante é o que se chama inteligência emocional ou melhor, inteligência relacional, pois é o estabelecimento de contactos e relações que cada vez mais dá as cartas no mundo de hoje. portanto, se alguem tem muito dinheiro e investe em algo, isso não quer dizer que o devamos fazer também só porque eles devem saber o que fazem por terem muito dinheiro.

2) para ganhar na bolsa não é preciso acertar muito. aliás, o trading é semelhante a um desporto de alta competição, como o baseball, por exemplo, onde é possivel ser-se um grande player acertando menos de 40% das vezes. é por isso que muita gente se entala em acções em colapso como o banif, pois vão fazendo o preço médio em vez de darem apenas "tacadas", e quando chega a altura, como há 2 semanas, ou já não têm dinheiro para entrar, ou já estão demasiados expostos à acção ou ficam simplesmente bloqueados pelo medo/duvida imposto pela longa trend descendente.

Excelente post.
Cumprimentos

Registado: 17/2/2012 14:31

por tremoco » 6/1/2014 19:22

Seja como for, e apesar de não apresentar argumentos fiáveis, a realidade é que acredito na valorização a médio/longo prazo deste título. Como tal, hoje dei uma ordem de compra de 120 000 acções ao preço de mercado, ou seja, a 1,1 centimos aproximadamente.
Era para investir este dinheiro em obrigações a 5 anos da divida tuga, e achei por bem, colocar neste titulo, na ânsia que nos próximos 5 anos possa ver uma tendência bull e recuperar o investimento e mais qualquer coisa do que os juros que ganharia com a aplicação na obrigação.
Afinal, também quero lucrar pouco, qualquer coisa como 4% ao ano, ou seja, um total de 20% (investimento de 5 anos). Para tal, espero apenas que a acção possa chegar aos 1.32 centimos nos próximos 5 anos. Se tal não acontecer e perder dinheiro, também não me preocupa muito, pois não tenho necessidade de vender as acções e o cenário de falência está (a meu ver) afastado.

Registado: 6/1/2014 18:57

por nautilus » 6/1/2014 18:49

SUDOESTE Escreveu:Sinceramente pensei num fecho bastante acima para hoje, no entanto os cofres estão cada vez mais fortes começa a dar algum suporte perto de 1,1 centimo a cada dia que passa.
O mercado que mesmo ver quem entra para salvar o banif, ou pelo menos um rumor minimamente viavel, o BPI poderá estar envolvido?

Sim, o BPI está a desunhar-se para pagar os seus COCOS para rápidamente comprar o BANIF também carregado deles, sinceramente... o tema deste tópico devia ser outro, mil e uma razões para acreditar no "negócio" do BANIF ou no Banco como queiram. :wall:

Registado: 21/2/2008 23:37

por SUDOESTE » 6/1/2014 17:59

Sinceramente pensei num fecho bastante acima para hoje, no entanto os cofres estão cada vez mais fortes começa a dar algum suporte perto de 1,1 centimo a cada dia que passa.
O mercado que mesmo ver quem entra para salvar o banif, ou pelo menos um rumor minimamente viavel, o BPI poderá estar envolvido?

Registado: 29/12/2013 20:43

por Comentador » 6/1/2014 17:14

Lamy,

A sua pergunta é importante e a minha resposta é simples e clara: antes da intervenção do Estado a situação era de calamidade financeira. Depois disso, o BANIF passou a estar salvaguardado, o que é diferente de estar já viabilizado pois o papel da equipa de gestão é fundamental para levar para a fente o plano de turnaround indispensável. Para quem vê as coisas desta maneira, o parecer da DECO nada adianta pois só interessa opinar sobre o desenvolvimento da situação actual. E esse desenvolvimento pode ter várias alternativas, muitas delas já faladas aqui neste tópico.

Uma coisa é praticamente certa: a falência não irá acontecer pois o sinal foi dado pelo Estado (concorde-se ou não) e várias soluções se apresentam no futuro.
Para o investidor ou depositante comum estes estudos, especialmente produzidos desta forma discutível, poderão ser negativos. No entanto, cada vez mais o cidadão normal conhece estas situações, sabe que os depósitos estão garantidos até 100.000 euros e que a almofada do Estado irá contribuir para a salvação do BANIF.

Cumprimentos
Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por informador » 6/1/2014 16:47

miguelsdxl Escreveu:De cada vez que visito este post do caldeirão, fico ainda mais espantado!!!

Tenho dito

Bons negocios

Comprou
100000 x 0,04 = 4000€
100000 x 0,01 = 1000€
1000000 x 0,0077 = 7700€
Total de 12700€ mais comissoes

Vendeu
1000000 x 0,0109 = 10900€
Ficou com 200000 x 0,0109 (preço actual) = 2180€
Total de 13080

Por bem pouco ainda continuavas entalado :wink:

Registado: 23/7/2013 12:01

por Dr Tretas » 6/1/2014 16:34

zepirata Escreveu:Não entendo porque se continua a falar em valores da acção de a 1 ano e 2 anos, isso já era, houve quem perdeu e muito,

mas também houve agora quem ganhou e muito...tá explicito. cumps pirata

De acordo com os preceitos da AT, as cotações históricas são importantes. 1 ou 2 anos nem sequer é verdadeiramente "longo prazo".

Mas isso, é para uma empresa a funcionar normalmente, em que o número de acções emitidas é relativamente estável. Agora para o Banif, enfim, só corrigir as cotações históricas para os aumentos de capital seria um pesadelo. Eu nem sei se haveria de contar as acções nas mãos do estado como capital ou como dívida, isto porque o estado não exerce os seus direitos de acionista e espera-se que o Banif recompre essas acções. Logo na prática são uma espécie de obrigações perpétuas...

Assim sendo, nem sei qual é a capitalização bolsista do Banif :-k

Portanto, neste caso particular do Banif, é verdade que as cotações históricas não têm grande significado.

Registado: 29/10/2013 12:15

por Lamy » 6/1/2014 16:32

Comentador Escreveu:
Lamy Escreveu:Hoje o I online (http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro-financas-pessoais/conheca-os-bancos-onde-os-seus-depositos-estao-protegidos) publicou um artigo dando referência a um estudo da DECO, com o título:
Conheça os bancos onde os seus depósitos estão protegidos
"Big e Best são considerados os bancos mais seguros. Já o Banif é encarado como uma das instituições financeiras a evitar "

Até que ponto esta notícia pode (ou não) influenciar a cotação do Banif e a confiança dos investidores?

Cumps

A situação do BANIF é muito complicada mas a sua citação do estudo da DECO não é completamente correcta. Com efeito, o que é escrito é diferente:

"Também o Banif, no entender da Deco, é um banco a evitar tendo em conta o balanço de 2012. "Embora o rácio de solvabilidade estivesse acima do limite mínimo, os restantes três indicadores ficaram abaixo dos valores aceitáveis. Entretanto, após o Estado ter entrado directamente no seu capital, tornando--se accionista, os indicadores do Banif melhoraram substancialmente e o banco passou para o grupo dos depósitos de risco aceitável
."

Cumprimentos
Comentador

Obrigado Comentador!

Eu também li isso.
No entanto, parece-me que no global o tal estudo da DECO diz que é de evitar apesar da intervenção do Estado e dos indicadores melhorarem.
Se bem, que é uma na bota (1º frase do parágrafo) e outra na perdigota (2º frase)!!!!

Mas reitero a pergunta, este tipo de estudo interfere com as decisões dos investidores?

Cumps
Editado pela última vez por Lamy em 6/1/2014 16:34, num total de 1 vez.

Registado: 29/3/2007 9:17

por Ulisses Pereira » 6/1/2014 16:31

miguel, a maior parte das opiniões que se podem ler neste tópico são de médio e longo prazo, por isso, o facto de teres feito um trade de curto prazo com sucesso, apostando na subida em nada contradiz o que por aqui se foi escrevendo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por j0a0 » 6/1/2014 16:29

O Banif, pode ter problemas, como qualquer banco tem.
E só assim explica o seu valor...

Mas podem ter "quase certeza" (99%) que ele não vai falir!
Caso contrario, teríamos bem arranjados. :wall:
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por Comentador » 6/1/2014 16:19

Lamy Escreveu:Hoje o I online (http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro-financas-pessoais/conheca-os-bancos-onde-os-seus-depositos-estao-protegidos) publicou um artigo dando referência a um estudo da DECO, com o título:
"Big e Best são considerados os bancos mais seguros. Já o Banif é encarado como uma das instituições financeiras a evitar "

Até que ponto esta notícia pode (ou não) influenciar a cotação do Banif e a confiança dos investidores?

Cumps

A situação do BANIF é muito complicada mas a sua citação do estudo da DECO não é completamente correcta. Com efeito, o que é escrito é diferente:

"Também o Banif, no entender da Deco, é um banco a evitar tendo em conta o balanço de 2012. "Embora o rácio de solvabilidade estivesse acima do limite mínimo, os restantes três indicadores ficaram abaixo dos valores aceitáveis. Entretanto, após o Estado ter entrado directamente no seu capital, tornando--se accionista, os indicadores do Banif melhoraram substancialmente e o banco passou para o grupo dos depósitos de risco aceitável
."

Cumprimentos
Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por miguelsdxl » 6/1/2014 16:06

De cada vez que visito este post do caldeirão, fico ainda mais espantado!!!

Tenho dito

Bons negocios

Registado: 15/8/2013 14:27

por Lamy » 6/1/2014 15:25

Hoje o I online (http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro-financas-pessoais/conheca-os-bancos-onde-os-seus-depositos-estao-protegidos) publicou um artigo dando referência a um estudo da DECO, com o título:

Cumps

Registado: 29/3/2007 9:17

por nautilus » 6/1/2014 15:24

aldopedrosa Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Sim a tudo. O problema é a dimensão da intervenção do Estado no Banif que torna esse primeiro "se" muito, muito difícil.

Um abraço,
Ulisses

A intervenção não está delimitada em 400 milhões em Cocos e 700 milhões em ações?
Aqui o unico problema que eu vejo são os Cocos cujo desfecho, ou não, será conhecido ainda este mês.
Os 700 milhões em ações será o proveito que o estado irá tirar, com a sua venda, quando este achar por bem...isto é, quando tiver o lucro pretendido.
Se o BANIF não conseguir livrar-se dos Cocos (o que não me parece que vá acontecer - nem que seja pela venda de imóveis calculados em 1,2 mil milhões), aí...a musica é outra......

Musica da pesada, considerando que as garantias do imobiliário terão que ser reavaliadas, não o foram para pedir o empréstimo... mas para o pagar, Ai Ki DÔÔÔ.
O Estado Português é pessoa de bem, Ui.

Registado: 21/2/2008 23:37

por aldopedrosa » 6/1/2014 15:09

Ulisses Pereira Escreveu:Sim a tudo. O problema é a dimensão da intervenção do Estado no Banif que torna esse primeiro "se" muito, muito difícil.

Um abraço,
Ulisses

A intervenção não está delimitada em 400 milhões em Cocos e 700 milhões em ações?
Aqui o unico problema que eu vejo são os Cocos cujo desfecho, ou não, será conhecido ainda este mês.
Os 700 milhões em ações será o proveito que o estado irá tirar, com a sua venda, quando este achar por bem...isto é, quando tiver o lucro pretendido.
Se o BANIF não conseguir livrar-se dos Cocos (o que não me parece que vá acontecer - nem que seja pela venda de imóveis calculados em 1,2 mil milhões), aí...a musica é outra......

Registado: 29/11/2007 1:48

por Ulisses Pereira » 6/1/2014 15:01

Sim a tudo. O problema é a dimensão da intervenção do Estado no Banif que torna esse primeiro "se" muito, muito difícil.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por aldopedrosa » 6/1/2014 14:55

Ulisses Pereira Escreveu:Bruno, no longo prazo as acções caminham no sentido dos fundamentais das empresas. Mas, no curto prazo, muitas vezes são as emoções e as crenças que as comandam.

Um abraço,
Ulisses

Yep, concordo...e neste momento é isso que está a pilotar esta cotada em bolsa. A especulação a funcionar no seu melhor.

Gostava de colocar uma questão:

Se (e não passa disso mesmo) o BANIF conseguir livrar-se dos Cocos, por si só, não reduz o risco da nacionalização do banco? Se sim, isso não reduz o risco desta cotada?
Se a economia e o consumo evoluir positivamente (afinal o Pessimismo dos portugueses recua para mínimos de três anos) a banca não vai beneficiar com isso., incluindo o BANIF?

Registado: 29/11/2007 1:48

por CTT17 » 6/1/2014 14:40

Não podia estar mais de acordo. Simples e objectivo.

Registado: 22/12/2013 23:04

por Ulisses Pereira » 6/1/2014 14:32

Bruno, no longo prazo as acções caminham no sentido dos fundamentais das empresas. Mas, no curto prazo, muitas vezes são as emoções e as crenças que as comandam.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por zepirata » 6/1/2014 14:21

ulisses o banif no curto prazo esta em tendencia ascendente bull, quem comprou no AC ou abaixo está com uma excelente rentabilidade, e quem colocar uma ordem de venda ao melhor é ganho garantido no minuto.

Não entendo porque se continua a falar em valores da acção de a 1 ano e 2 anos, isso já era, houve quem perdeu e muito,

mas também houve agora quem ganhou e muito...tá explicito. cumps pirata

Registado: 29/11/2013 15:32

por Beruno » 6/1/2014 13:49

Continuo sem perceber o mundo das ações. Qual a verdadeira relação entre a cotação, e o valor da empresa? O que é necessário para que o banif valha 6 a 8 vezes mais daqui a uns anos? Uma cambada de malucos a comprar, em fila, a torto e a direito? Ou o próprio banif a melhorar resultados e a diminuir dívida? Ou um mix dos dois?

Registado: 10/7/2013 21:39

por Ulisses Pereira » 6/1/2014 13:20

zepirata, não percebi nada do que disseste no teu post. Podes reescrevê-lo para que se torne inteligível?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por zepirata » 6/1/2014 13:15

mas o banif está descendente para quem comprou abaixo ou a 1 ct??? basta carregar no botao vender ao melhor, ou voces daqui a 2 anos falam das tendencias de hoje.... cumps pirata

Registado: 29/11/2013 15:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, GalegoPT, Google [Bot], Investbem, niceboy, PAULOJOAO, Pmart 1 e 171 visitantes