Finanças & Fundos de Investimento
Luis19 Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Uma carteira com dois activos treasuries (ief) e S&P feito com pesos com base no desvio padrão seria tipo 75% treasuries e 25% S&P.
Há informação sobre estratégias de alocação baseadas no DP?
(exemplo: 1 carteira constituida por 2 fundos, o fundo A com DP anualizado de 5 e o fundo B com DP anualizado de 10. o fundo A representaria 67% da carteira e o fundo B 33%)
O mais próximo é risk parity (podes pesquisar no google). A risk parity usada pela maior hedge fund do mundo (bridgewater) o risco idêntico em as diferentes classes de activos é obtida através da alavancagem dos activos com menos risco (obrigações). Esta estratégia de alavancagem é usada pelo Invesco B.R.A. tb.
Eu falo muito da estratégia de calcular o peso de um fundo com base no DP, já antes de ler sobre risk parity o usava. O princípio é semelhante mas em carteiras de "apenas" 100% (sem alavancagem). O que vai fazer claro que com os fundos com menos risco tenham um peso proporcionalmente mais elevado, o que faz com que os diferentes activos contribuam com a mesma quantidade de risco para a carteira.
Desconheço se existe literatura especificamente sobre a minha estratégia porque é mesmo minha LOL (não invalido nem acho improvável alguém se ter lembrado de a usar antes de mim, a roda já foi inventada e não sou nenhum génio)

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:Uma carteira com dois activos treasuries (ief) e S&P feito com pesos com base no desvio padrão seria tipo 75% treasuries e 25% S&P.
Há informação sobre estratégias de alocação baseadas no DP?
(exemplo: 1 carteira constituida por 2 fundos, o fundo A com DP anualizado de 5 e o fundo B com DP anualizado de 10. o fundo A representaria 67% da carteira e o fundo B 33%)
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
- Registado: 4/12/2007 16:30
Artigo da Bloomberg sobre obrigações e fundos de obrigações.
Bonds Most ‘Overbought’ in 55 Years, Loomis Sayles’s Fuss Says (Jan 30, 2013 5:36 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2013-01-3 ... pid=Wealth
Bloomberg Escreveu:Dan Fuss, whose Loomis Sayles Bond Fund beat 98 percent of its peers in the last three years, said the fixed-income market is more “overbought” than at any time in his 55-year career as he prepares to open a fund to British individual investors.
“This is the most overbought market I have ever seen in my life in the business,” Fuss, 79, who oversees $66 billion in fixed-income assets as vice chairman of Boston-based Loomis Sayles & Co., said in an interview in London. “What I tell my clients is, ‘It’s not the end of the world, but for heaven’s sakes don’t go out and borrow money to buy bonds right now.’”
(...)
Calling the risk in the bond market “very high,” Fuss said he sees opportunities in government bonds in Canada, Australia and New Zealand, companies with strong credit ratings as well as those likely to experience upgrades.
He has cut the maturities of the bonds the fund holds by half in the last four years and in October started reducing his holdings in junk bonds and emerging markets. The new issues market is particularly risky, he said.
High Yield
“High-yield is as overbought as I have ever seen it,” Fuss said. “This is absolutely, from a valuation point, ridiculous.”
(...)
Bonds Most ‘Overbought’ in 55 Years, Loomis Sayles’s Fuss Says (Jan 30, 2013 5:36 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2013-01-3 ... pid=Wealth
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Legendz Escreveu:Amigos foristas peço encarecidamente análise e ajuda, opinando sobre a constituição desta carteira conservadora a curto/médio prazo. O objectivo é entrar com calma nos fundos com o objectivo de ter uma eventual rentabilidade superior à dos DP.
- Código: Selecionar todos
10% Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E
10% PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
10% PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
10% PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdg Acc
10% PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
10% [b]?????????[/b]
12% Templeton Glbl Total Return N Acc €
12% Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1
08% F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg
05% Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR
03% EEF Equity Consumer Stapes R Acc
Além da opinião sobre a carteira no geral, confesso que estou com alguns problemas na diversificação. Faltam-me acrescentar alocar 10% que estão a levantar-me dúvidas - aceito sugestões para estes 10% ou alteração de %'s em alguns ID's. Deverei tambem esperar pelas correcções para constituir esta carteira? Agradecido a todos.
Gostei dos fundos e dos pesos que atribuístes. Rentabilidade será possivelmente superior aos DPs actuais.
Tens directamente 72% em obrigações, 8% em acções, e indirectamente através do Invesco tens cerca de 1/3 do fundo, cada, em obrigações, em acções e em materias-primas.
Se queres retorno e risco ligeiramente superior aos DPs, tens ainda, o PIMCO Total Return e o Real Return, talvez 5% em cada um deles.
Num perfil menos conservador, pode-se aumentar a exposição a acções, seja através de reforços nos fundos existentes ou na subscrição de novos fundos.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Amigos foristas peço encarecidamente análise e ajuda, opinando sobre a constituição desta carteira conservadora a curto/médio prazo. O objectivo é entrar com calma nos fundos com o objectivo de ter uma eventual rentabilidade superior à dos DP.
Além da opinião sobre a carteira no geral, confesso que estou com alguns problemas na diversificação. Faltam-me acrescentar alocar 10% que estão a levantar-me dúvidas - aceito sugestões para estes 10% ou alteração de %'s em alguns ID's. Deverei tambem esperar pelas correcções para constituir esta carteira? Agradecido a todos.
- Código: Selecionar todos
10% Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E
10% PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
10% PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
10% PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdg Acc
10% PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
10% [b]?????????[/b]
12% Templeton Glbl Total Return N Acc €
12% Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1
08% F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg
05% Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR
03% EEF Equity Consumer Stapes R Acc
- Registado: 9/2/2012 13:59
- Registado: 16/2/2006 12:01
As cotações dos fundos relativas a hoje, só se saberão, no final do dia de mercado de hoje. As cotações actuais, referem-se a ontem.
Eu vejo as cotações diárias na Bloomberg, que actualizam primeiro que a Morningstar.pt. Sendo as cotações dos fundos de gestoras dos EUA, actualizadas no próprio dia e as cotações das gestoras europeias no dia seguinte.
Eu vejo as cotações diárias na Bloomberg, que actualizam primeiro que a Morningstar.pt. Sendo as cotações dos fundos de gestoras dos EUA, actualizadas no próprio dia e as cotações das gestoras europeias no dia seguinte.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Cabaz Valores Europeus
Bom dia.
Alguém tem uma opinião formada sobre o produto "Cabaz Valores Europeus" do BIG? Parece o fundo do forista Elias, pelo que vi em modo relâmpago
Alguém tem uma opinião formada sobre o produto "Cabaz Valores Europeus" do BIG? Parece o fundo do forista Elias, pelo que vi em modo relâmpago

"Mais vale uma na mão, que duas no soutien..."
O problema é mesmo o que referiu o Rick Lusitano.
O ponto de vista é que é o oposto.
Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Japão, China, Brasil, Rússia, Índia e muitos outros já entraram na guerra cambial e a UE, imbuída do típico costume português dos brandos costumes não entrou nisso.
Resultado: Estamos a ser devorados a nível cambial. A UE só vai entrar nessa guerra quando a Alemanha começar a sentir no pelo o preço de ter uma moeda demasiado forte.
Por outro lado. Os Estados Unidos têm as rotativas a todo o gás e por aqui elas estão paradas devido ao trauma alemão da HiperMegaGigante inflação que sofreu no pós 1ª Guerra Mundial.
Nós, tugas, é que sofremos com as nossas exportações a ficarem caras e a perderem competitividade com os produtores do resto do mundo.
Por outro lado, gostamos de importar mais barato pois o que antes custava 1€, agora, se tiver o mesmo preço em USD custa 0.75€
O ponto de vista é que é o oposto.
Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Japão, China, Brasil, Rússia, Índia e muitos outros já entraram na guerra cambial e a UE, imbuída do típico costume português dos brandos costumes não entrou nisso.
Resultado: Estamos a ser devorados a nível cambial. A UE só vai entrar nessa guerra quando a Alemanha começar a sentir no pelo o preço de ter uma moeda demasiado forte.
Por outro lado. Os Estados Unidos têm as rotativas a todo o gás e por aqui elas estão paradas devido ao trauma alemão da HiperMegaGigante inflação que sofreu no pós 1ª Guerra Mundial.
Nós, tugas, é que sofremos com as nossas exportações a ficarem caras e a perderem competitividade com os produtores do resto do mundo.
Por outro lado, gostamos de importar mais barato pois o que antes custava 1€, agora, se tiver o mesmo preço em USD custa 0.75€
- Registado: 29/11/2007 2:37
Hoje está a ser uma queda BEM diversificada, cai em quase todos os fundos.
Na segunda-feira passada, tinha comentado em relação a queda quase generalizada da sexta-feira anterior, hoje aparentemente repete-se, digo aparentemente, porque há ainda cotações atrasadas, que faltam ser actualizadas, para ser poder confirmar se é uma queda geral.
O EUR está em máximos de 52 semanas face ao USD e prestes a atingir os máximos, face ao AUD e a GBP, que são as divisas que sigo. Estarão as guerras cambiais a influenciar?
Estou a encarar estas quedas como uma aprendizagem, como melhorar o lado emotivo, é mais fácil gerir emoções nas subidas do que nas descidas. E estas quedas irão dar uma maior resistência emotiva no futuro.
Lembram-se o que um banqueiro, disse?
Se eles aguentam? Aguentam, aguentam!
Na segunda-feira passada, tinha comentado em relação a queda quase generalizada da sexta-feira anterior, hoje aparentemente repete-se, digo aparentemente, porque há ainda cotações atrasadas, que faltam ser actualizadas, para ser poder confirmar se é uma queda geral.
Rick Lusitano Escreveu:VirtuaGod Escreveu:(...)
P.S. Que sangria hoje nos fundos
Depois de ver as actualizações em falta na Bloomberg, dos fundos das gestoras europeias, referentes a sexta-feira passada, vejo que foi uma queda generalizada, alguns com quedas superiores a 0,50%.
Caíram fundos em EUR e em USD; Hedged ou sem Hedge; obrigações; acções; mistos ("Invesco Funds SICAV - Balanced Risk Allocation Fund"); com "pouco" ou "algum" risco associado.
De mais de 50 fundos que sigo nas "Watchlists" da Bloomberg, incluindo o "nosso" Top 11 + Invesco, só se salvaram estes:
Pimco Global High Yield Bond Fund
Vontobel Fund - European Value Equity
Espirito Santo Monetario
Espirito Santo Liquidez
O que explica este "desastre de comboio"?
Rick Lusitano Escreveu:Mas os fundos de acções também tiveram quedas:Sejam EUR ou USD;
Com ou sem Hedge;
Independentemente das suas zonas geográficas (Europa, USA, Emergentes, Asiáticas);
Independentemente das suas capitalizações bolsistas (Large, Mid&Small Cap);
Independentemente dos seus sectores.
O EUR está em máximos de 52 semanas face ao USD e prestes a atingir os máximos, face ao AUD e a GBP, que são as divisas que sigo. Estarão as guerras cambiais a influenciar?
Estou a encarar estas quedas como uma aprendizagem, como melhorar o lado emotivo, é mais fácil gerir emoções nas subidas do que nas descidas. E estas quedas irão dar uma maior resistência emotiva no futuro.
Lembram-se o que um banqueiro, disse?
Se eles aguentam? Aguentam, aguentam!

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Boa noite:
Penso que estas correcções não serão assim tão pequenas e fazem-se em várias frentes. E o fazerem-se em várias frentes é que me dá mais que pensar. Ele são fundos de obrigações de elevada ou baixa qualidade creditícia, fundos de acções e fundos mistos. Mal habituados?
Falar como o Boogle fala não é difícil, nem fácil. É verdade que a vida lhe correu bem como correu a uns quantos outros. Mas a verdade também é que por cada um a quem corre bem há centenas deles a quem corre mal. Porque não perguntam a quem correu mal qual a recomendação? Quase sempre é do tipo: esquece os mercados.
O momento faz-nos pensar. Deve fazer. Faz-nos burilar carteiras, se assim o entendermos. Mas abre uma oportunidade de entrada depois das correcções. Haja pois estofo emocional para tal. Quando acabam? Ninguém sabe. E também escolher entradas com base em algumas figuras técnicas não me parece muito razoável. Como se faz? Análise técnica é para acções...
A questão que aqui se coloca, relativa ao don't peek, é sem dúvida interessante. Mas a verdade é que todos nós «trabalhamos» com as nossas poupanças, não estamos num mercado de oportunidades como os EUA - onde o mérito vale e o trabalho idem - e temos uma reforma a que eu chamaria artificial. Não existirá tal como a conhecemos aos nossos pais. E, portanto, esta questão - e eu talvez ande na faixa etária dos que estão mais acima - tenho momentos de sobressalto. Oxalá não me façam perder a lucidez. Vamos ver...e sobretudo...vamos por partes.
Obrigado.
VIXIUM.
Penso que estas correcções não serão assim tão pequenas e fazem-se em várias frentes. E o fazerem-se em várias frentes é que me dá mais que pensar. Ele são fundos de obrigações de elevada ou baixa qualidade creditícia, fundos de acções e fundos mistos. Mal habituados?
Falar como o Boogle fala não é difícil, nem fácil. É verdade que a vida lhe correu bem como correu a uns quantos outros. Mas a verdade também é que por cada um a quem corre bem há centenas deles a quem corre mal. Porque não perguntam a quem correu mal qual a recomendação? Quase sempre é do tipo: esquece os mercados.
O momento faz-nos pensar. Deve fazer. Faz-nos burilar carteiras, se assim o entendermos. Mas abre uma oportunidade de entrada depois das correcções. Haja pois estofo emocional para tal. Quando acabam? Ninguém sabe. E também escolher entradas com base em algumas figuras técnicas não me parece muito razoável. Como se faz? Análise técnica é para acções...
A questão que aqui se coloca, relativa ao don't peek, é sem dúvida interessante. Mas a verdade é que todos nós «trabalhamos» com as nossas poupanças, não estamos num mercado de oportunidades como os EUA - onde o mérito vale e o trabalho idem - e temos uma reforma a que eu chamaria artificial. Não existirá tal como a conhecemos aos nossos pais. E, portanto, esta questão - e eu talvez ande na faixa etária dos que estão mais acima - tenho momentos de sobressalto. Oxalá não me façam perder a lucidez. Vamos ver...e sobretudo...vamos por partes.
Obrigado.
VIXIUM.
- Registado: 21/10/2012 19:07
Manushe Escreveu:Eu sou novata mas começo a aperceber-me da parte emocional que se fragiliza ao quadrado quando as coisas começam a acontecer em tons vermelhos.
Meus amigos tudo o que sobe, cai e se sobe de um lado, cai noutro.
Eu acho piada que toda a gente gosta de ver rentabilidades, analisar quedas e subidas mas lá está,... na segurança e comodidade do que JÁ ACONTECEU!
Quando a coisa,
com normalidade começa a corrigir,
ai jasus balhamedeus, estamos numa montanha-russa....
Bemmmmmm........ Imaginem quando estiverem mesmo e sem o saber!!!!
O VG transcreveu algo muito importante:
"What keeps you awake at night?
Nothing. Just invest, and don’t peek. Don’t open your retirement plan contribution statements every quarter. Put in money regularly, and when you retire 40 or 50 years later, and open the statement for the first time, you run the high risk of heart failure – you’ll be stunned at how much money you have accumulated.
John Boogle"
Ninguém consegue seguir isto porque as tecnologias estão à distância de um click e a tentação é enorme
mas está lá a "IDEIA" e o essencial do que deve ser o estado de espírito do investidor: disciplinado e com as emoções em baixa passiveis de ser encaixadas, o que implica não tomar um risco, que sabemos não conseguir aguentar.
ps: neste momento, parece que entrou tudo em alta correlação - purga generalizada
O John Bogle investe e anda por aí muita gente que gosta de especular!
Eu sou novata mas começo a aperceber-me da parte emocional que se fragiliza ao quadrado quando as coisas começam a acontecer em tons vermelhos.
Eu acho piada que toda a gente gosta de ver rentabilidades, analisar quedas e subidas mas lá está,... na segurança e comodidade do que JÁ ACONTECEU!
Quando a coisa,
Bemmmmmm........ Imaginem quando estiverem mesmo e sem o saber
!!!!
Nothing. Just invest, and don’t peek. Don’t open your retirement plan contribution statements every quarter. Put in money regularly, and when you retire 40 or 50 years later, and open the statement for the first time, you run the high risk of heart failure – you’ll be stunned at how much money you have accumulated.
John Boogle"
Ninguém consegue seguir isto porque as tecnologias estão à distância de um click e a tentação é enorme
mas está lá a "IDEIA" e o essencial do que deve ser o estado de espírito do investidor: disciplinado e com as emoções em baixa passiveis de ser encaixadas, o que implica não tomar um risco, que sabemos não conseguir aguentar.
ps: neste momento, parece que entrou tudo em alta correlação - purga generalizada
Quando a coisa,
Bemmmmmm........ Imaginem quando estiverem mesmo e sem o saber

John Boogle"

"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
Reiposto Escreveu:estamos mal acostumados
Verdade... até eu

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Reiposto Escreveu:Mas como é português tem comissões de resgate
Podes sempre usar o E.S. Euro Bond FI - LU0062574610. O comportamento é semelhante mas aqui a rentabilidade é bruta pois não é nacional (ISIN começa por LU de luxemburgo)!!
Celsius Escreveu:o,1% todos os dia não.
Assumindo o que eu vejo impriricamente. Uma variação de 0.1% é normalíssima num fundo sim, mas a cair tb não é nada de especial.
Devido à tua mensagem comecei aqui a pensar num post sobre risco.
"Regras de Polegar":
- Um fundo com 8% de desvio padrão se descer até 8% é normal.
- Um fundo de 8% de desvio padrão pode ter até variações e 0.8% num dia que é normal.
Impiricamente é o que observo. Uma queda de 0.1% num dia é um fundo de 1% de desvio padrão. Já vi os pimco mais conservadores a levar esta "regra de polegar" ao extremo com varições de -0.35% no total return que tem um desvio padrão que anda normalmente entre os 3.5% e os 4%. Assim como já vi, e vejo, variações de 0.8 a 1% nos templeton, os desvio padrões encontram-se entre os 8 e 10% normalmente.
Uma melhor precepção do risco é necessária por todos nós e até é um bom tópico para um post. Vou ver se arranjo a disponibilidade

P.S. - Já vi o F&C a ter correcções de 7/8% num espaço de um mês. Tenta adivinhar o que aconteceu a seguir

Nunooo Escreveu:Celsius Escreveu:Garanti uma mais valia de 2,5 % em pco tempo.
Só achei estranho um fundo de obrigações desatar a descer.
e nao achas estranho um fundo de obrigaçoes subir 2,5% em pouco tempo?
.
o,1% todos os dia não.
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35