Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Obrigado Ulisses!!

por Supermann » 8/2/2012 2:26

Hallo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Vou pegar num exemplo simples:

Imaginem que uma acção está a cotar a 5 euros e há 100 milhão de acções. Lucra, imagine-se 10 milhões de euros por ano, o que dá 0,1 euros por acção.

Faz-se um aumento de capital para o Estado entrar de 500 milhões de euros (100 milhões de acções a 5 euros).

Nesse caso, não há ajuste de cotação. Mas há diluição dos lucros pois raramente, no curto prazo, esse aumento de capital produz aumento significativo de lucros. E se os lucros se mantivessem, por exemplo, nos 10 milhões de euros por ano, daria apenas 0,05 euros por acção.

Naturalmente que, normalmente, um aumento de capital proporciona condições para um aumento de lucro mas, geralmente, nos primeiros tempos, numa percentagem bem menos do que o aumento de capital.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses obrigado pelo excelente exemplo. A questão que é mencionada sempre no "fórum" é que como aumentam o número de acções é logo diluição. E isso não é verdade. E no BCP até se pode dar a possibilidade de aumentar em proporção superior capital devido aos CoCos e um aumento de capital reservado aos accionistas em proporção inferior. Logo com maior impacto nos lucros.

Mas a minha questão com o Suppermman, nem tinha nada a ver com o AC. Tinha a ver com a possibilidade da cotação chegar a 1 €. E dizer-lhe que caso haja AC tem de ser ajustado o valor. Aliás tú tinhas, ou já vi aqui um gráfico ajustado aos aumentos de capital. Que é o correcto.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Não o gr´´afico do Ulisses nao era ajustado ao AC aliás como eu lhe apontei e ele confirmou isso mesmo.

O que o gráfico do Ulisses tinha, era estar ajustado ao valor dos direitos, ou seja do gráfico, em nada se conseguia depreender do valor do market cap passado do BCP e consequente ajustes dos vários ACs.

Registado: 18/12/2009 18:54

por Supermann » 8/2/2012 2:24

Storgoff Escreveu:

Imaginem que uma acção está a cotar a 5 euros e há 100 milhão de acções. Lucra, imagine-se 10 milhões de euros por ano, o que dá 0,1 euros por acção.

Faz-se um aumento de capital para o Estado entrar de 500 milhões de euros (100 milhões de acções a 5 euros).

Nesse caso, não há ajuste de cotação. Mas há diluição dos lucros pois raramente, no curto prazo, esse aumento de capital produz aumento significativo de lucros. E se os lucros se mantivessem, por exemplo, nos 10 milhões de euros por ano, daria apenas 0,05 euros por acção.

Naturalmente que, normalmente, um aumento de capital proporciona condições para um aumento de lucro mas, geralmente, nos primeiros tempos, numa percentagem bem menos do que o aumento de capital.

Um abraço,
Ulisses

Ainda não percebi bem o que alguns participantes entendem por diluição mas acho que fizeste a síntese do conceito.

Na prática sempre que há um aumenta do nº de acções aumenta a diluição.
È uma questão algébrica.
Mais acções a competir pelos resultados.

No caso do BCP o aumento de capital serve para cumprir requisitos legais (rácios de solvabilidade) é dinheiro morto.
Não se trata de um AC para expandir actividade e portanto perspectiva de aumento de resultados. Nesse caso o efeito de diluição seria contrabalançado com a expansão da actividade.

Exactamente. O AC é para tapar buracos e não para o por a render como seria preferível num AC mais "normal".

por BearManBull » 8/2/2012 2:22

Quem não participa no AC sofre diluição da sua participação. :-k

O bolo passa a ser maior mas fica-se com uma fatia menor.

Há ainda aquela questão que muitos investidores podem não estar interessados em injectar mais capital na sociedade portanto abandonam o barco, mais uma razão para desvalorizar.

Registado: 15/2/2011 11:59

Carrancho , Carrancho!!!

por hallo » 8/2/2012 2:22

carrancho Escreveu:Hallo,

Tudo o que disse ao drlu, hoje mantenho e não mudo uma virgula. Tu devias já saber isso, pelo que não compreendo essa referência quando falavas comigo de algo que nada tinha que ver com ele. (Abraço drlu!)

Se há aumento de capital há diluição. Os lucros serão sempre diluidos por um nº maior de acções. Se vais ao aumento para manter a posição accionista que tens na empresa ou até para a aumentar, isso não evita a diluição. Podes ficar com a mesma % do resultado da actividade, mas tiveste de meter mais guito. Teóricamente, para um AC não ter influência na cotação tudo teria de melhorar na proporção do AC, incluindo os resultados.

Toda esta diluição (passada e futura), acrescido das dificuldades com que o sector vai continuar a lidar por muito tempo, no longo prazo, não acredito que o bcp seja um bom investimento, haverá certamente melhores oportunidades mesmo sem sair do psi20. É isto que penso, mas não é nisto que invisto.

Quanto ao que te escrevi. Gostaria de colocar aqui uma noticia. Que fala sobre o que já havia falado de "short squezze" e espero que o meu amigo não esteja exposto ou se tiver que esteja no lado longo.

Também já não é a 1ª que te digo nunca ter aberto um curto, nem aqui nem em lado algum. Mas obrigado pela preocupação pela minha eventual posição longa :mrgreen:

Abraço,

Carrancho

PS- se escreves no fórum tens de aceitar que comentem o que escreveste, se éra para ser uma conversa particular com o supermman podias ter recorrido às MP´s

PS2- Tens de melhorar, as tentativas de me provocar sairam frustradas, meu caro, amigo!!! :wink: :P

Abraço,

Carrancho

Porque achas que te queria provocar? Nada disso, gosto de ouvir a tua opinião sábia. :)

Mas não concordo com a tua ideia de que vai existir diluição. Pode acontecer como não.
Quanto ao Drlu, é o nosso amigo aprendiz. Espero que ele leia os nossos comentários e participe, só isso.

Quanto ás conversas privadas. Eu sei do que estou a falar. Tenho um trato com uma pessoa no fórum que não nos dirigi-mos directamente. É opção nossa não do "forum" de resto falo com toda a gente. Até contigo. :)

Abraço,
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

Re: Ok Ulisses!!!

por hallo » 8/2/2012 2:16

Supermann Escreveu:
Hallo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Uma coisa é o ajuste. E aí o Hallo explicou-se bem. Outra coisa é a diluição que o Hallo diz que não vai existir, mas provavelmente vai.

Um abraço,
Ulisses

Ok Ulisses, dizes provavelmente. Não é seguro. E partilhas da minha opinião que até lá muita coisa pode acontecer?

Logo não queria estar a discutir já uma coisa. Quando muita informação ainda está para vir. Mas já que mencionas o assunto. E a pensar na generalidade das pessoas podias dar o exemplo de uma diluição para quem vá ao aumento de capital se existir e como funciona. Assim até eu fico esclarecido. :)

Abraço,
Hallo

P.S. - Relativamente aos resultados "postei" a noticia anterior só para desmistificar o que aqui foi dito e mostrar que um terço do valor dos prejuízos vão ser ressarcidos aos bancos. Outro assunto que essa noticia diz e que foi aqui dito erradamente era que os fundos de pensões eram prejuízos terriveis para a banca e agora percebemos que não. E bati-me sempre por isso.

E o que foi directamente a reseervas de capital e não passou a resultados?

É que esquecem-se de mencionar isso. Só no BPI foram mil milhões !

Ok Supermann. Já o mencionaste. E o que altera que foi um bom negócio para os bancos? Eu disse-o sempre.
E já para não falar no futuro mais longinquo. Com mais uma serie de benefícios.

Abraço,
Hallo

por carrancho » 8/2/2012 2:15

Hallo,

Tudo o que disse ao drlu, hoje mantenho e não mudo uma virgula. Tu devias já saber isso, pelo que não compreendo essa referência quando falavas comigo de algo que nada tinha que ver com ele. (Abraço drlu!)

Se há aumento de capital há diluição. Os lucros serão sempre diluidos por um nº maior de acções. Se vais ao aumento para manter a posição accionista que tens na empresa ou até para a aumentar, isso não evita a diluição. Podes ficar com a mesma % do resultado da actividade, mas tiveste de meter mais guito. Teóricamente, para um AC não ter influência na cotação tudo teria de melhorar na proporção do AC, incluindo os resultados.

Toda esta diluição (passada e futura), acrescido das dificuldades com que o sector vai continuar a lidar por muito tempo, no longo prazo, não acredito que o bcp seja um bom investimento, haverá certamente melhores oportunidades mesmo sem sair do psi20. É isto que penso, mas não é nisto que invisto.

Quanto ao que te escrevi. Gostaria de colocar aqui uma noticia. Que fala sobre o que já havia falado de "short squezze" e espero que o meu amigo não esteja exposto ou se tiver que esteja no lado longo.

Também já não é a 1ª que te digo nunca ter aberto um curto, nem aqui nem em lado algum. Mas obrigado pela preocupação pela minha eventual posição longa :mrgreen:

Abraço,

Carrancho

PS- se escreves no fórum tens de aceitar que comentem o que escreveste, se éra para ser uma conversa particular com o supermman podias ter recorrido às MP´s

PS2- Tens de melhorar, as tentativas de me provocar sairam frustradas, meu caro, amigo!!! :wink: :P

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

Obrigado Ulisses!!

por hallo » 8/2/2012 2:13

Um abraço,
Ulisses

Ulisses obrigado pelo excelente exemplo. A questão que é mencionada sempre no "fórum" é que como aumentam o número de acções é logo diluição. E isso não é verdade. E no BCP até se pode dar a possibilidade de aumentar em proporção superior capital devido aos CoCos e um aumento de capital reservado aos accionistas em proporção inferior. Logo com maior impacto nos lucros.

Mas a minha questão com o Suppermman, nem tinha nada a ver com o AC. Tinha a ver com a possibilidade da cotação chegar a 1 €. E dizer-lhe que caso haja AC tem de ser ajustado o valor. Aliás tú tinhas, ou já vi aqui um gráfico ajustado aos aumentos de capital. Que é o correcto.

Hallo

por Storgoff » 8/2/2012 2:12

Um abraço,
Ulisses

Ainda não percebi bem o que alguns participantes entendem por diluição mas acho que fizeste a síntese do conceito.

Na prática sempre que há um aumenta do nº de acções aumenta a diluição.
È uma questão algébrica.
Mais acções a competir pelos resultados.

No caso do BCP o aumento de capital serve para cumprir requisitos legais (rácios de solvabilidade) é dinheiro morto.
Não se trata de um AC para expandir actividade e portanto perspectiva de aumento de resultados. Nesse caso o efeito de diluição seria contrabalançado com a expansão da actividade.

Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Ok Ulisses!!!

por Supermann » 8/2/2012 2:03

Hallo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Uma coisa é o ajuste. E aí o Hallo explicou-se bem. Outra coisa é a diluição que o Hallo diz que não vai existir, mas provavelmente vai.

Um abraço,
Ulisses

Ok Ulisses, dizes provavelmente. Não é seguro. E partilhas da minha opinião que até lá muita coisa pode acontecer?

Logo não queria estar a discutir já uma coisa. Quando muita informação ainda está para vir. Mas já que mencionas o assunto. E a pensar na generalidade das pessoas podias dar o exemplo de uma diluição para quem vá ao aumento de capital se existir e como funciona. Assim até eu fico esclarecido. :)

Abraço,
Hallo

P.S. - Relativamente aos resultados "postei" a noticia anterior só para desmistificar o que aqui foi dito e mostrar que um terço do valor dos prejuízos vão ser ressarcidos aos bancos. Outro assunto que essa noticia diz e que foi aqui dito erradamente era que os fundos de pensões eram prejuízos terriveis para a banca e agora percebemos que não. E bati-me sempre por isso.

E o que foi directamente a reseervas de capital e não passou a resultados?

É que esquecem-se de mencionar isso. Só no BPI foram mil milhões !

Re: Diluido é mais saboroso !!!

por Storgoff » 8/2/2012 1:57

Supermann Escreveu:
Storgoff Escreveu:Como é que é isto!

:shock: :shock:

Deixem-me cá recapitular a conversa destes últimos comentários:

Então vem aí o reverse split mas depois eu vou ao aumento de capital, levo com um desconto à maneira e fico com um preço médio do baril. :)

Entretanto vem ai Côcos que nunca mais acabam, dizem mesmo que só o estado leva 1500M. Deve ser para distribuir pelos ministérios no Verão.
Uma bela aguinha de coco sabe sempre bem e é refrescante
Isto tudo com mais uns escudos inflacionados no pelo e tá feita a cena.

Sem darmos por isso o BCP já está a cotar acima de 1 Aéreo.
\:D/

Desculpem lá mas já estou a ficar completamente diluído com esta conversa toda :P

É assim tão simples... realmente :mrgreen:

Falar sobre o BCP nestes dias, já se tornou um verdadeiro quadro surrealista digno dum verdadeiro Dali.
O mestre do surrealismo representou a deformação do espaço/tempo
O BCP por seu lado, representa a deformação das leis básicas da economia.

Anda tudo de olhos esbugalhados
Até os operadores de mercado

por Ulisses Pereira » 8/2/2012 1:57

Vou pegar num exemplo simples:

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Ok Ulisses!!!

por hallo » 8/2/2012 1:47

Um abraço,
Ulisses

Abraço,
Hallo

por Ulisses Pereira » 8/2/2012 1:43

Uma coisa é o ajuste. E aí o Hallo explicou-se bem. Outra coisa é a diluição que o Hallo diz que não vai existir, mas provavelmente vai.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Supermann » 8/2/2012 1:35

Então vem aí o reverse split mas depois eu vou ao aumento de capital, levo com um desconto à maneira e fico com um preço médio do baril. :)

Entretanto vem ai Côcos que nunca mais acabam, dizem mesmo que só o estado leva 1500M. Deve ser para distribuir pelos ministérios no Verão.

Desculpem lá mas já estou a ficar completamente diluído com esta conversa toda :P

É assim tão simples... realmente :mrgreen:

Re: Não será AJUSTE

por hallo » 8/2/2012 1:34

ocart Escreveu:Em vez da tal diluição?

Ocart,

Depende de para onde o valor da cotação for. É feito um ajuste ao valor de mercado e respectivo desconto.

Se comprei as do aumento de capital a 0,80 € e a cotação vier de 1€ para 0,80 é diluição. Se ficar nos 0,98 € é mais-valia. Porque o meu preço médio é a 0,9666€. Agora o que tem acontecido até aos dias de hoje e recentemente com o BES é que após o AC a cotação vem por aí abaixo. Mas pode acontecer no BCP o inverso. Já vi até Reverse Stock Splits a bombarem após o mesmo. Até tive uma acção que fez isso recentemente a GNVC e passou a GNVCD.

Hallo

Não será AJUSTE

por ocart » 8/2/2012 1:28

Em vez da tal diluição?

Registado: 29/11/2007 11:18

Uma noticia negativa para o BCP!!!

por hallo » 8/2/2012 1:27

Para não dizerem que só coloco noticias boas para o BCP. Cá vai uma má. É pena é o estado só devolver um terço dos prejuízos, senão tinhamos chegado aos 2 mil milhões de prejuízo. Já ajudava para reduzir o AC. :)

A banca rota
08 Fevereiro 2012 | 00:01
Octávio Teixeira

Ao ler e ouvir as notícias sobre os resultados da banca senti-me constrangido, mesmo culpado, tal como certamente a generalidade dos portugueses.

Ao ler e ouvir as notícias sobre os resultados da banca senti-me constrangido, mesmo culpado, tal como certamente a generalidade dos portugueses. Que fizemos nós, cidadãos, para a banca passar por uma humilhação destas, apresentar prejuízos como qualquer empresa directamente produtiva. E, para acrescida vergonha nossa, dizem-nos que as razões dos prejuízos terão sido os meritórios propósitos dos banqueiros de transferirem para o Estado os fundos de pensões para esconder o défice e de financiarem dívidas públicas. Para expiação dos nossos pecados façamos um peditório para minorarmos as perdas de tão sagradas instituições e dos seus intocáveis proprietários.

Não, as razões desses resultados são bem diferentes. Aliás, na actividade corrente, apesar de terem contraído fortemente o crédito à economia, mantiveram o valor nominal da margem financeira e registaram lucros.

A transferência dos fundos de pensões foi, como já o escrevi, um óptimo negócio para a banca. O que sucede é que esses fundos não estavam suficientemente provisionados por responsabilidade exclusiva dos bancos. Os seus reformados não tinham o pagamento das reformas garantido. E das centenas de milhões que os maiores bancos privados apresentaram de "prejuízos", o Estado vai devolver-lhes, pela via fiscal, cerca de um terço! Pago pelos cidadãos.

Contabilizaram elevados prejuízos com a dívida grega não por altruísmo mas por pura gula: cobrarem juros elevadíssimos por títulos redescontáveis no BCE à taxa de 1%.

Foram obrigados a reforçar as imparidades porque anteriormente desvirtuaram a contabilidade para distribuírem mais dividendos e manterem cotações bolsistas falseadas.

Por favor, não queiram constranger os cidadãos. O seu a seu dono: culpem os banqueiros.

Hallo

por hallo » 8/2/2012 1:17

Storgoff,

Se esta conversa era entre mim e o Suppermann. Se faz favor não te metas. Quanto ao que disse reitero o mais importante. Se tenho 100 acções e há um aumento de capital. Fico com mais que 100 acções.

Ex: Se tinha comprado as primeiras 100 a 1 € e no AC 20 a 0,80€. Fico com 120 a 0,9666€. É o meu preço médio. Não existe diluição.

Cumprimentos
Hallo

Esqueci-me de dizer o que não concordava no teu comentário

por hallo » 8/2/2012 1:12

carrancho Escreveu:Grande dia para o bcp, embora para mim os "momentos chave" desde o minimo histórico tenha sido a quebra da ltd e... ontem, hoje foi apenas a confirmação da sessão passada. A resposta que o mercado deu após apresentação de resultados históricos negativos e piores que o esperado, acrescido das indecisões preocupantes quanto à Grécia e com as bolsas em queda, foi significativa saindo em alta da zona onde teimava manter-se há algum tempo. Na tendência de longo prazo nada se alterou.

Pelo que disse antes penso que a disposição com que os mercados amanhã acordarem (desde que não ocorra nada bombástico) não vá ter grande influência aqui ao ponto de ditar se valoriza ou desvaloriza. Tudo pode acontecer, está numa zona resistência com alguma importância e depois destas fortes valorizações não será de estranhar a tomada de mais valias, sem que isso per se seja preocupante para quem está longo. Com a força demonstrada nas sessões anteriores e fecho em máximo na última, ninguém pode colocar de parte a possibilidade de amanhã renovar novo máximo relativo. Com tal equilibrio de forças ainda fecha mesmo é inalterado.

Abraço,

Carrancho

Carrancho desculpa, por no meu comentário anterior não ter dito o que discordava.

Era pouca coisa. No que concerne á tomada de mais-valias. Antes de um aumento de capital, todos vão tentar deter as acções o máximo de tempo possivel por razões de direitos de voto, direitos no aumentos, etc.. Era só essa a minha opinião.

Abraço,
Hallo

Diluido é mais saboroso !!!

por Storgoff » 8/2/2012 1:11

Como é que é isto!

Amigo Carrancho!!

por hallo » 8/2/2012 1:00

carrancho Escreveu:Grande dia para o bcp, embora para mim os "momentos chave" desde o minimo histórico tenha sido a quebra da ltd e... ontem, hoje foi apenas a confirmação da sessão passada. A resposta que o mercado deu após apresentação de resultados históricos negativos e piores que o esperado, acrescido das indecisões preocupantes quanto à Grécia e com as bolsas em queda, foi significativa saindo em alta da zona onde teimava manter-se há algum tempo. Na tendência de longo prazo nada se alterou.

Pelo que disse antes penso que a disposição com que os mercados amanhã acordarem (desde que não ocorra nada bombástico) não vá ter grande influência aqui ao ponto de ditar se valoriza ou desvaloriza. Tudo pode acontecer, está numa zona resistência com alguma importância e depois destas fortes valorizações não será de estranhar a tomada de mais valias, sem que isso per se seja preocupante para quem está longo. Com a força demonstrada nas sessões anteriores e fecho em máximo na última, ninguém pode colocar de parte a possibilidade de amanhã renovar novo máximo relativo. Com tal equilibrio de forças ainda fecha mesmo é inalterado.

Abraço,

Carrancho

Amigo Carrancho,

Gostei do teu comentário. Apenas discordo do seguinte. Lembras-te de eu falar aqui do "short squeeze", hoje pode ter-se dado um little short squeeze e o big short squeeze ainda está para acontecer.

Os curtos neste momento funcionam como o maior aliado dos "longos". São autênticas almofadas para quedas e capital fresco para as subidas. Se alguém não perceber o que isto quer dizer, eu sei que o meu amigo lhes vai explicar. Ainda me lembro de no ínicio das nossas conversas eu dizer que os "curtos" existirem aqui era tinha sido condição preferencial para eu ter entrado nesta cotada. Quando ler um comunicado da CMVM a dizer que o fundo X ou Y reduziu a sua exposição "curta" aí sim acredito que tenhamos tido valorizações e volatilidade alta.

Quanto ao que te escrevi. Gostaria de colocar aqui uma noticia. Que fala sobre o que já havia falado de "short squezze" e espero que o meu amigo não esteja exposto ou se tiver que esteja no lado longo. Quanto ao Drlu, nunca mais ou vi nem ouvi.

Banca dispara com fecho de posições curtas
08 Fevereiro 2012 | 00:01
André Veríssimo - averissimo@negocios.pt

Raquel Godinho - rgodinho@negocios.pt

Valor em bolsa dos bancos subiu 518 milhões desde a divulgação das contas.
A forte subida das acções da banca, após a divulgação dos maiores prejuízos de sempre, causa perplexidade até aos analistas e operadores de mercado. Entre as explicações possíveis, o fecho das apostas na queda dos títulos é a que recolhe mais unanimidade.

O BCP foi a grande estrela da sessão de ontem – chegou a subir mais de 21%, na maior valorização intradiária de sempre. O movimento, marcado também por uma elevada liquidez, foi acompanhado pelos restantes bancos cotados. Desde que apresentou prejuízos recorde, na sexta-feira, o banco liderado por Carlos Santos Ferreira valorizou 24%. O BES já subiu 11,1% no mesmo período. O BPI, que divulgou os números na quinta-feira, avança 12,4%. Ganhos que equivalem a um aumento de 518,7 milhões de euros no valor em bolsa.

Miguel Gomes da Silva, responsável pela sala de mercados do Montepio, recupera a velha máxima de "comprar no rumor e vender na notícia" para tentar justificar o desempenho dos títulos da banca. No caso, não a compra, mas a aposta na queda. "Houve investidores a apostar na queda das acções perante a perspectiva de que os resultados iam ser muito maus. Agora que já são conhecidos os números, estão a fechar essas posições".

Duarte Caldas, analista do IG Markets, acredita também que a forte valorização observada pode estar, "em parte, relacionada com o fecho de posições curtas. Recorde-se que os bancos portugueses foram alvo de operações de "short selling" desde o final de 2008.

Um operador contactado pelo Negócios, que pediu para não ser identificado, admite que alguns fundos estejam a fazer uma realocação de carteiras, procurando activos subvalorizados como os bancos, num movimento semelhante ao ocorrido com a Portugal Telecom, que tem vindo a recuperar depois de ter atingido o valor mais baixo em 11 anos.

As declarações de alguns responsáveis políticos europeus e bancos de investimento de que não haverá um perdão da dívida de Portugal, mesmo que o país precise de prolongar a assistência financeira, também contribui para a valorização das acções da banca, segundo Miguel Gomes da Silva. O responsável do Montepio recorde que o movimento dos títulos portugueses foi já observado este ano nos bancos gregos, irlandeses e italianos.

Ganhos injustificados

Os planos de recapitalização e a ideia de que, depois das elevadas provisões incorporadas nos resultados de 2011, os bancos regressarão aos lucros nos próximos trimestres também pode justificar a aposta. Mas todos os especialistas contactados mostraram-se surpreendidos com a dimensão das subidas. "Em termos de fundamentais, não vejo razões para este desempenho, dado que a perspectiva para o sector continua a ser negativa", afirmou um analista do sector, que pediu o anonimato.

A incerteza em relação à Grécia, o aumento do crédito malparado, a desalavancagem que se traduz num decréscimo da actividade, e a dificuldade de acesso a financiamento são os principais factores de pressão apontados.

O bom desempenho dos bancos não começou esta semana. Desde o final do ano passado que o sector tem vindo a recuperar dos mínimos históricos, impulsionado pela possibilidade de os bancos recorrerem à linha de recapitalização acordada com a troika sem que isso implique que o Estado fique como accionista, através da emissão de instrumentos de capital contingente. As notícias sobre o interesse de angolanos, brasileiros e chineses em entrar no capital das instituições financeiras também têm dado suporte às valorizações.

Como o "short selling" mexe com a cotação

Operação começa por pressionar cotação

As posições curtas, ou "short selling", têm como objectivo tirar partido da queda das acções. A operação começa com o pedido de empréstimo dos títulos, que são de imediato vendidos no mercado. Nesta fase, o "short selling" pressiona em baixa a cotação.

Cotações caem Ao fazerem "short selling"

Os investidores, normalmente "hedge funds" e outros fundos institucionais, procuram empresas onde sabem existir factores que vão colocar a cotação sobre forte pressão. A crise da dívida pública na Zona Euro, as novas exigências de capital e a possibilidade de recurso à ajuda do Estado tornaram os bancos portugueses num alvo.

Fechar posições faz subir acções

Para encaixarem os ganhos, os investidores têm de ir comprar as acções de forma a saldar o empréstimo realizado inicialmente. Este fecho de posições cria uma pressão altista nas cotações. Para que a operação seja rentável, o preço a que os títulos são comprados tem de ser inferior àquele a que foram vendidos no início da operação.

Goldman Sachs não vê potencial na banca

""Apesar do forte progresso na melhoria dos níveis de capitalização e na separação de questões como os défices dos fundos de pensões, temos dificuldade em ver potencial de valorização nos títulos, dados os ainda apertados níveis de capital e as questões soberanas", adiantam os analistas do Goldman Sachs, numa nota divulgada na segunda-feira, na sequência da apresentação das contas. O mesmo banco frisa que a transferência dos fundos de pensões para o Estado "vai melhorar o perfil de risco a longo prazo". Os analistas portugueses também se pronunciaram sobre as contas. O CaixaBI destacou que a actividade internacional acabou por minimizar os prejuízos do BES, BCP e BPI. Já os especialistas do Millennium IB cortaram em cerca de 30% a avaliação do BES, para 2,25 euros, considerando que o actual contexto económico e financeiro vai obrigá-lo a aumentar as suas provisões, o que vai penalizar os resultados."

No final da noticia aparecem os dirigentes dos bancos numa foto e diz que o BCP valorizou 81% desde o mínimo histórico o BES 54% e BPI 38%.

Hallo

por masterpro » 8/2/2012 0:58

Supermann Escreveu:
masterpro Escreveu:
Supermann Escreveu:
Tridion Escreveu:Supermann por acaso o teu super-indicador oscilatório não está a dar sinal de venda?

Thanx.

Uma vez que o sistema passou de curto para comprado já há algum tempo, a parte oscilatória de venda fica sem efeito dado que estatísticamente é mais "falível".

Mas sim está. Mas como disse, eu ignoro visto que de acordo com os backtests ignorá-lo aumenta o retorno no final (ainda que ao custo de uma maior volatilidade)

Confesso que quando vi o teu post a dizer que era sinal de compra, eu comprei, nem cá vim deixar a minha mensagem habitual, quando chego a casa e verifico que subiu 20% !!!!!... mesmo na mouche :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: .
Bem agora é definir um Stop Loss e deixar seguir ;)

Espero que não tenhas cmprado só pelo que eu ou o meu sistema o disse.

Apesar de ter vindo a acertar bastante, só um uso repetido várias vezes é que lhe dá expectância positiva.

Nada garante que por dar um sinal Y esse sinal venha a ser lucrativo, mas sim o uso desses sinais repetidas vezes.

Sempre que tenho sinal eu tento vir aqui dizer, mas pode acontecer o dia em que não o diga ou não o negoceie por isso atenção. :)

Hallo, o que tu nao queres perceber o histórico do BCP já não interessa para nada a cotação.

Ao número de acções que existem e que vao existir depois de um AC de quase 2 mil milhões de euros !! vai colocar o BCP com milhares de milhões de acções.

A 1 euro, facilmente o colocava com um market cap como dos maiores bancos da europa ou do mundo o que é totalmente irrealista.

Portanto quem olha para gráficso a ver para o passado só porque esteve nos 3 euros ou 2 euros poderá lá ir esquece-se do efeito que agora vão ter 4-5x's amis acções que antes.

Ainda bem q correu bem.

Também tenho seguido com algum distanciamento a evolução da cotação nos últimos tempos após a descida até aos 10cent, mas estaria a mentir se disse-se que a tua opinião não tinha sido decisiva para esta entrada ;)

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por carrancho » 8/2/2012 0:44

Grande dia para o bcp, embora para mim os "momentos chave" desde o minimo histórico tenha sido a quebra da ltd e... ontem, hoje foi apenas a confirmação da sessão passada. A resposta que o mercado deu após apresentação de resultados históricos negativos e piores que o esperado, acrescido das indecisões preocupantes quanto à Grécia e com as bolsas em queda, foi significativa saindo em alta da zona onde teimava manter-se há algum tempo. Na tendência de longo prazo nada se alterou.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

Acções e €

por hallo » 8/2/2012 0:38

Ok, desculpa.

Li o teu "post" á pressa e não reparei que estavas a falar em acções em vez de euros.

Mas o meu raciocinio mantem-se.

Abraço,
Hallo

por hallo » 8/2/2012 0:34

Supermann Escreveu:reverse stock splits nao contam quanto a pores isso por causa da inflaçaõ ou o que seja esperar que aumente a pala disso esquece lá é uma inflação do camandro.

Quanto aos milhares de milhões de acções nao faço ideia quantas serão mas serão de certeza nessa ordem, mesmo q a cotação vá aos 30 centimos será sempre nessa ordem visto que o AC será na ordem dos 2 mil milhões.

Suppermann,

Não percebeste onde queria chegar. Imagina o seguinte. Tenho um milhão de acções. Existe um aumento de capital. Vou ao aumento de capital fico com um milhão e tal. É claro que o meu preço médio é diferente. O que isso me interessa, nada. O que me interessa é que com o milhão e tal de acções tenho um preço médio que não está diluído. E tenho um objectivo de não sei quanto %, pode variar o valor a atingir (no exemplo em vez de ser 1€ ser 0,80€) mas neste momento ainda não houve aumento de capital logo eu estou a reger-me pelo valor 1 €. Fiz-me entender???

Mas quem te disse que o aumento de capital será de 2 mil milhões. O que tenho lido é que será de 500 milhões. Olha que isso de só analisar gráficos pode não ser suficiente. O BCP espera recorrer aos CoCos e quem sabe em 1500 milhões. E imagina que eu quero ir ao aumento de capital. Mas um investidor também quer entrar. Poderei não ir ao aumento de capital, tudo depende. E vender os meus direitos. Tudo depende do que acontece até á data.

Quanto á inflação foi um pequeno exemplo e o voltar ao escudo. Só para dar a ideia que tudo ainda é muito vago. Mas o essencial escrevi-te. E acredita, não via existir um aumento de capital na ordem dos 2 mil milhões de €.

Cumprimentos
Hallo

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], latbal, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 378 visitantes