Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por PM_82 » 8/8/2013 10:08

@pauladuarte87,

Concordo. O actual valor de mercado da JM (14.x € por acção) parece estar no limite inferior das projecções (ou seja, no cenário mais pessimista) de cash flows gerados pela empresa num horizonte temporal de aprox. 10 anos. Nesse sentido, parece ser uma boa oportunidade para quem deseja fazer um investimento de longo prazo. Ainda assim, o momento de entrada tem a sua importância, e nisso a Análise Técnica dá uma grande ajuda (mesmo que estimemos que acção poderá atingir os 16 ou 17€ dentro de meses, não será melhor entrar a 13.8 do que a 14.3€?).
Tenho a sensação que a força vendedora ainda não se esgotou, por isso vou aguardar mais um pouco para entrar.

Apenas uma nota adicional: a Ara (Colômbia) tem um peso residual na avaliação de longo prazo da JM, bem como o Pingo Doce. O potencial de valorização está sobretudo ligado ao desempenho da Biedronka nos próximos anos. Num dos estudos de research, de acesso público, é apontado que cerca de 83% do price target da JM está ligado ao desempenho na Polónia, e isto parece-me significativo.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por Elias » 8/8/2013 9:44

andre.santos Escreveu:Alguem sabe onde posso encontrar a divulgação dos resultados das cotadas, em especial da JM, com um horizonte temporal de 5/10 anos?

quase todas as cotadas têm no respectivo site uma secção de "relações com investidores" e dentro dessa uma parte chamada "calendário". Sugiro que comeces por aí.

Registado: 5/11/2002 12:21

por andre.santos » 8/8/2013 9:32

Alguem sabe onde posso encontrar a divulgação dos resultados das cotadas, em especial da JM, com um horizonte temporal de 5/10 anos?
Cumprimentos,
André dos Santos

Registado: 7/8/2013 11:18

por pauladuarte87 » 8/8/2013 9:18

Na minha opinião, estas descidas da cotação a JM, é um bom ponto de partida para quem gosta de investir a longo prazo (o meu caso). Os investimentos feitos na Colômbia, deveram dar os seus frutos, assim como uma melhoria na performance da economia Portuguesa e Polaca, deveram dar o ânimo necessário.

Alguém concorda?

Registado: 17/4/2013 13:58

por m05h » 8/8/2013 7:13

A vela de dia 2 e de dia 7 de Agosto a meu ver foram provocadas por investidores a entrar na acção, que vai batendo minimos de meses. Dia 2 entrada média +-14.600, dia 7 entrada média +-14.300, ainda resta pressão vendedora neste papel.

Registado: 13/7/2013 8:12

por Momenta » 7/8/2013 19:16

Hoje fez algo próximo de um martelo, portanto, o lado das compras deu um ar da sua graça e rejeitou o nível dos €14.10.

Registado: 6/10/2011 13:34

por aquA » 7/8/2013 19:11

JM
Eu só não vendi parte da carteira que tenho porque acredito nos fundamentais da empresa em que também acredita Soares dos Santos. que aproveitou para comprar nesta descida da cotação. (E que descida!)

BN

Registado: 26/7/2010 15:36

por fcortezvaz » 7/8/2013 18:26

A Jerónimo Martins tem sido bastante fustigada pelos resultados do 2º trimestre. Os analistas consideraram fracos os resultados de crescimento de 2,2% LfL na Polónia. Pergunto-me se os resultados serão assim tão fracos. Relembro que o ano passado durante todo o mês de Junho do ano passado decorreu na Polónia o Euro 2012 (obviamente grande impulsionador de vendas). Para além disso, as condições metereológicas também não ajudaram. Mesmo assim foi conseguido um crescimento de 2,2% em termos comparativos.

Pergunto-me:

Serão estes resultados assim tão maus?
Tirando o efeito Euro2012 (evento pontual), será que as vendas LfL não seriam bem maiores?
Se uma empresa consegue crescer 2,2% num trimestre com estas condicionantes, quanto conseguirá crescer no resto do ano? No 1º trimestre, no qual não existiram estas condicionantes, as vendas comparativas foram de 8,8%...

Isto sobre a Polónia, porque ainda há Portugal e ... a Colômbia.

Por estas questões, e numa base de análise fundamental, considero que esta descida proporciona uma grande oportunidade de entrada neste papel. O Senhor Alexandre Soares dos Santos, pelos vistos, também pensa que sim...

Aguardo as vossas opiniões.

Registado: 23/3/2013 16:21

por Zeb_PT » 7/8/2013 13:15

Não tenho objectivo para o short, defino-me como seguidor de tendencias por isso a ideia inicial é mover o stop para "perda zero", depois aguentar qq correcção (subida) contratendencia para piramidar no mesmo sentido e faze-lo até haver indicios de mudança de tendencia diaria (Higher High ou activação de div pos).
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por dragom » 7/8/2013 12:51

Zeb_PT Escreveu:Eu sou um dos "meninos maus" que está a shortar a JMT. Razões:
- Div neg mensal com 3 toques!
- No semanal virou bear mode pois considerava os 14,76 como o ultimo HL
- No diario clarissimamente em bear mode e RSI em minimos hoje (não desenhando div pos com o ultimo LL)

Até agora uma unica posição, à espera de confirmação para piramidar...

Viva, qual é o teu valor objectivo no short?

Registado: 27/10/2005 23:06

por Zeb_PT » 7/8/2013 11:52

CFD's da JMT através do BancoBest

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

por nuuuuno » 7/8/2013 11:02

- No diario clarissimamente em bear mode e RSI em minimos hoje (não desenhando div pos com o ultimo LL)

boas, que instrumento usas para shortar a JM?

Registado: 10/11/2011 10:05

por seinada » 7/8/2013 9:35

Por tua causa é que isto está a descer, seu seu shorter :evil: :mrgreen:
seinada

por Zeb_PT » 7/8/2013 1:52

Eu sou um dos "meninos maus" que está a shortar a JMT. Razões:

Anexos
J.MARTINS,SGPS_Month.png
Mensal
J.MARTINS,SGPS_Month.png (49.82 KiB) Visualizado 5721 vezes
J.MARTINS,SGPS_Weekly.png
Semanal
J.MARTINS,SGPS_Weekly.png (45.06 KiB) Visualizado 5721 vezes
J.MARTINS,SGPS_Daily.png
Diario
J.MARTINS,SGPS_Daily.png (39.29 KiB) Visualizado 5721 vezes

por rollingsnowball » 7/8/2013 0:35

Haruki Escreveu:Declaro que estou longo na JMT e estou a perder neste momento uns 7 a 8%.
Entradas ou saidas, mais valias ou não, acho que o que se está a passar com a JMT são excitações de curto prazo.

Factos:
1) Houve um comentário negativo do Barclays aos resultados especialmente às vendas like-to-like na Biedronka

Minha opinião: as vendas like-to-like da Biedronka cairam bastante neste 2T2013, penso que de um crescimento 8% do 1Q2013 abrandou para um crescimento de 5,3% agora englobando o 1T2013 e o 2T2013. Realço a palavra "crescimento".

No entanto, estive a ver relatórios da DIA (Minipreço, Schlecker) em Portugal e as vendas like-to-like no nosso Portugal recessivo rondam os 2%. Portugal não é a Polónia (o motor da JMT)!

2) O PER da JMT anda um bocado alto há um tempo, perto de uns 26, o que implica que os resultados líquidos de 9% deviam ter sido maiores, sem dúvida

3) A fórmula de supermercado da JMT na Biedronka é a certa.

A própria TESCO o reconhece dizendo num relatório recente que os supermercados de pequena dimensão têm tido resultados muito superiores aos de grande dimensão que é o tipo de superfície com que a gigante TESCO opera na Polónia.

4) A ARA Colombia ainda não deu resultados

Lembrar que antes da Biedronka dar resultados a JMT investiu e trabalhou durante uns anos para se tornar um sucesso. Um investimento leva anos a consumar resultados positivos.

5) As vendas like-to-like na Pingo Doce subiram neste semestre 2% mas no 1Q2013 eram de 2,9%: devem ter sido inferiores. Mas Portugal anda numa recessão enorme, certo?

6) A Biedronka prosegue a sua expansão: 22 lojas novas no 1T2013 e mais 40 no 2T2013.

A JMT sempre teve um imprensa negativa em Portugal: odia 1 de Maio indignou, a fuga para a Holanda insultou.

No geral, acho que há uns meninos na City londrina a fabricarem esta notícia e o report negativo e a shortar a JMT neste dia e seguintes. Depois segue-se a cacofonia das análises de investimento e das notícias...

Vamos ver se a JMT volta a descer mais no curto prazo. Talvez corrija pois o seu resultado líquido de 9% vai levar a cotação a corrigir, no médio longo prazo a JMT que continua e continuará a crescer.

Parece-me que gá algumas inconsistências aqui. Num ponto referes que o PER anda nos 26 e noutro que há noticias fabricadas e reports negativos. Mas o que significa um PER de 26? Significa basicamente que para ser justificado a JMT tinha que crescer (os lucros, que é o que interessa) 13% ao ano durante 15 anos e depois um crescimento residual... ou 8% durante 26 anos (discount rate 12%)... ou 30% durante 10 anos... claro que vai pagando um dividendo e tal mas convenhamos que é isto que está a ser exigido à JMT. Portanto é mais do que natural que um crescimento menos bom afunde a acção. Não basta crescer, tem que crescer muito e durante muito tempo para não cair. Está cotada para a perfeição, algo menos perfeito e afunda, naturalmente. É uma boa empresa? sim, mas isso não significa que o preço continue a subir. Só se acreditares que a empresa vai fazer melhor do que qualquer dos cenários que coloquei acima (ou se achares que a discount rate deve ser inferior, o que é perfeitamente aceitável e, se calhar, adequado) é que valerá a pena investir. Se calhar as tais análises de investimento que dizem que a empresa não está a justificar o preço fazem algum sentido.

ps: não estou com isto a dizer que a JMT seja um mau investimento, não estudei a JMT e tenho baixa capacidade de previsão do futuro. Se alguém me disser que os lucros normais do Pingo doce são o dobro dos actuais, que a economia polaca está a ser arrastada para baixo com a crise europeia e que portanto que os lucros normais da Biedronka também são superiores e que as coisas na Colombia estão a correr tão bem que se calhar vão assegurar um bom crescimento durante mais 20 anos eu sou capaz de até ponderar acreditar e isso mudava o ponto de partida, mas acho que já implica um pouco de optimismo. São 3 cenários perfeitamente razoáveis mas que estão longe de ser certos.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por Zorroslb » 7/8/2013 0:26

Eu apesar de nao perceber nada de graficos, ainda nao li nada para me ajudar..

Sigo a bolsa a 2 anos e a GALP e JM sempre me pareceram empresas solidas, e ainda me lembro de a GALP bater nos 19€ lol

Registado: 22/3/2011 21:42

por Cardoso25 » 6/8/2013 23:26

G.Ricardostc Escreveu:
Zorroslb Escreveu:13,500 é um bom numero para entrar ?

Cumprimentos

Depende como trabalhar a esses valores e do teu perfil de investidor.

Eu ainda vou esperar mais. A julgar pela death cross que irá acontecer, e com base na última, podemos visitar os 12-13€.

Registado: 4/3/2012 18:57

por Ricardostc » 6/8/2013 18:43

Zorroslb Escreveu:13,500 é um bom numero para entrar ?

Cumprimentos

Depende como trabalhar a esses valores e do teu perfil de investidor.

Registado: 24/6/2010 13:43

por seinada » 6/8/2013 18:35

Estava à espera que tivesse o mesmo comportamento que teve o ano passado. Se for aos 13,5 poderá não parar por ai. Espero que siga o que costuma fazer, pois estou dentro única e exclusivamente pela expectativa do que referi.

p.s. não liguem às setas, são anotações.
Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
J.MARTINS,SGPS.png (60.86 KiB) Visualizado 4480 vezes
seinada

por Zorroslb » 6/8/2013 18:18

13,500 é um bom numero para entrar ?

Cumprimentos

Registado: 22/3/2011 21:42

por m05h » 6/8/2013 17:50

Ai vamos nós a caminho dos 13.500 :)

por aquA » 6/8/2013 7:57

Parece-me ser uma boa notícia a compra de ações por parte de Soares dos Santos.
BN
Soares dos Santos adquiriu 12.500 acções da Jerónimo Martins

05/08/2013

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Jerónimo Martins informa que Alexandre Soares dos Santos adquiriu no dia 31 de Julho 12.500 acções ao preço unitário de 14,8488 euros.

Este investimento, que totaliza 185.610 euros, faz com que Soares dos Santos passe a deter 184.031 acções, o que significa que o actual presidente do Conselho de Administração da Jerónimo Martins detém, em seu nome pessoal, 0,029% do capital social da empresa.

De notar que esta aquisição decorreu no último dia do mês de Julho depois da Jerónimo Martins ter apresentado os resultados dos primeiros seis meses do ano. Estes resultados apesar de revelarem um aumento dos lucros de 9%, para os 165 milhões de euros, foram considerados “fracos” pelos analistas, especialmente tendo em conta o desempenho de vendas do grupo na Polónia.

Em 31 de Julho, a Jerónimo Martins viu cair o preço por acção para os 14,85 euros, enquanto no dia anterior cada acção valia 15,68 euros.

Entretanto, esta segunda-feira a Jerónimo Martins negociou os seus títulos a 14,55 euros, o que significou uma queda de 1,49%, face ao fecho de sexta-feira. O desempenho da Jerónimo Martins ao longo de 2013 é negativo, com uma queda inferior a 0,5%.

Registado: 26/7/2010 15:36

por Elias » 5/8/2013 18:26

g.a.
Anexos
jmt1.png
jmt1.png (34.41 KiB) Visualizado 4895 vezes
jmt2.png
jmt2.png (28.96 KiB) Visualizado 4895 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por _Noah » 5/8/2013 16:17

luisfssousa Escreveu:Sobe sobe, balão sobe...

Os shorts não dão tréguas!!!!!!! \:D/

Imagem

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por m05h » 4/8/2013 19:37

Na sexta fez uma curva de 180º, passou de pressão maciça vendedora para uma subida consistente, com os alarmes bullish a disparar. Foi refúgio de um dia menos bom no resto do PSI20 ou os primeiros sinais de inversão? Vamos ver se quebra a resistencia dos 15 amanhã, a mim parece-me que já desceu o suficiente.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Massao1, novato e 148 visitantes