Finanças & Fundos de Investimento
Luis19 Escreveu:Eu isso sei fazer.
O que queria era apenas ou o ultimo dia de cada mês ou a rentabilidade mensal de cada fundo, sem ter de pegar no histórico todo e fazer essa operação à mão...
E eu queria um ferrari

P.S. Alguém é capaz de ter isso e pode partilhar. Não custa nada perguntar

Editado pela última vez por VirtuaGod em 2/2/2013 17:58, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:Luis19 Escreveu:Alguém conhece algum site que forneça as rentabilidades mensais dos fundos de investimento ou onde seja possível obter apenas a cotação do último dia de cada mês?
Yaps... Já te digo. Que estou a achar piada a ler as respostas à minha questão. Temos acesso a todas as cotações de todos os fundos. Planeio em breve (bem, já estou a planear há meses mas vai mesmo ter que ser) fazer um excel com todas as cotações históricas de todos os fundos do TOP pelo menos.
EDIT: Sabes sacar o histórico de um fundo via BEST?
No canto superior direito da morningstar do best tem lá um símbolo. Clicas aí e aparece-te um quadro a questionar se queres o histórico de 12 meses ou 90 dias. No canto desse quadro no símbolo do excel fazes "Abrir em novo separador". Abres em novo separador e cancelas.
Vai-te dar um link tipo: https://lt.morningstar.com/api/rest.svc ... F0000043PS¤cyId=&idtype=Morningstar&frequency=daily&timePeriod=12&outputType=CSV
Onde eu tenho o bold, mudas o 12 para 36 se quiseres três anos, para 60 se quiseres 5 anos e assim sucessivamente. Dá histórico todo. Antigamente a morningstar.com dava rentabilidades mensais do nosso fundo mas deixou de dar não sei pk
Eu isso sei fazer.
O que queria era apenas ou o ultimo dia de cada mês ou a rentabilidade mensal de cada fundo, sem ter de pegar no histórico todo e fazer essa operação à mão...
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
- Registado: 4/12/2007 16:30
Manushe Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Vou fazer uma questão à lá elias, com explicação e post no domingo se tiver respostas suficientes, senão durante a semana.
O S&P 500 está em máximos?
P.S. Queria só um sim ou um não. Ng influencie ng sff!! Quero a VOSSA opinião.
Eu rendo-me à minha ignorância (ou pelo menos tenho consciência dela)
Esta é tipo aquelas questões de psicologia onde não há respostas certas, a resposta vai é mostrar o que pensam dos mercados. Ainda no outro dia o Ulisses disse que não. E está certíssimo... para ele.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Luis19 Escreveu:
@ Virtua
A Bridgewater e o Invesco B.R.A. usam alavancagem para aumentar a exposição dos activos com menor DP em vez de diminuirem a % dos fundos de maior risco, é isso?
Yaps
Luis19 Escreveu:Que tipo de risco consideras na % de alocação dos teus activos? DP anualizado histórico? DP a 3 anos? DP a 5 anos?
O DP do periodo que pretendes investir. Se pretendes investir a 3 anos, o DP a 3 anos, se pretendes a 5 anos, o DP a 5 anos. Eu usava o DP a 3 anos quando usava essa estratégia. No limite usa-se o DP de todo o histórico do fundo.
Luis19 Escreveu:Alguém conhece algum site que forneça as rentabilidades mensais dos fundos de investimento ou onde seja possível obter apenas a cotação do último dia de cada mês?
Yaps... Já te digo. Que estou a achar piada a ler as respostas à minha questão. Temos acesso a todas as cotações de todos os fundos. Planeio em breve (bem, já estou a planear há meses mas vai mesmo ter que ser) fazer um excel com todas as cotações históricas de todos os fundos do TOP pelo menos.
EDIT: Sabes sacar o histórico de um fundo via BEST?
No canto superior direito da morningstar do best tem lá um símbolo
Vai-te dar um link tipo: https://lt.morningstar.com/api/rest.svc ... imePeriod=12&outputType=CSV
Onde eu tenho o bold, mudas o 12 para 36 se quiseres três anos, para 60 se quiseres 5 anos e assim sucessivamente. Dá histórico todo. Antigamente a morningstar.com dava rentabilidades mensais do nosso fundo mas deixou de dar não sei pk

LTCM Escreveu:VirtuaGod Escreveu:O S&P 500 está em máximos?
upsss!!!
Eu reparei que te adiantaste a mim. Reparei depois de fazer a minha pergunta, que nasceu de um artigo na bloomberg. Mas deixa lá que mesmo assim...

P.S. E eu nem me lembrei do S&P ajustado à inflação que ainda vem complicar o sistema

P.S.2- Nada de ir fazer copianço ao tópico do LTCM para saberem a resposta à minha questão.
Editado pela última vez por VirtuaGod em 2/2/2013 14:12, num total de 1 vez.
VirtuaGod Escreveu:Vou fazer uma questão à lá elias, com explicação e post no domingo se tiver respostas suficientes, senão durante a semana.
Olá vg
Sem se's.....NÃO
VIXIUM
- Registado: 21/10/2012 19:07
Alguém conhece algum site que forneça as rentabilidades mensais dos fundos de investimento ou onde seja possível obter apenas a cotação do último dia de cada mês?
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
joaopedroinvestidor Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Luis19 Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Uma carteira com dois activos treasuries (ief) e S&P feito com pesos com base no desvio padrão seria tipo 75% treasuries e 25% S&P.
Há informação sobre estratégias de alocação baseadas no DP?
(exemplo: 1 carteira constituida por 2 fundos, o fundo A com DP anualizado de 5 e o fundo B com DP anualizado de 10. o fundo A representaria 67% da carteira e o fundo B 33%)
O mais próximo é risk parity (podes pesquisar no google). A risk parity usada pela maior hedge fund do mundo (bridgewater) o risco idêntico em as diferentes classes de activos é obtida através da alavancagem dos activos com menos risco (obrigações). Esta estratégia de alavancagem é usada pelo Invesco B.R.A. tb.
Eu falo muito da estratégia de calcular o peso de um fundo com base no DP, já antes de ler sobre risk parity o usava. O princípio é semelhante mas em carteiras de "apenas" 100% (sem alavancagem). O que vai fazer claro que com os fundos com menos risco tenham um peso proporcionalmente mais elevado, o que faz com que os diferentes activos contribuam com a mesma quantidade de risco para a carteira.
Desconheço se existe literatura especificamente sobre a minha estratégia porque é mesmo minha LOL (não invalido nem acho improvável alguém se ter lembrado de a usar antes de mim, a roda já foi inventada e não sou nenhum génio)
A tua estratégia reduz muito a volatibilidade mas também reduz o retorno.
Risk Parity Portfolio vs. Other Asset Allocation Heuristic Portfolios
DENIS CHAVES, JASON HSU, FEIFEI LI, AND OMID SHAKERNIA
Link http://www.jasonhsu.org/uploads/1/0/0/7 ... folios.pdf
CONCLUSION
Risk parity is an investment strategy that has
attracted significant attention in recent years. We show
that this strategy has a higher Sharpe ratio than well
established approaches like minimum variance or mean–
variance optimization, but it does not consistently outperform
a simple equal-weighted portfolio or even a
60/40 equity/bond portfolio. It does have some interesting
characteristics such as a balanced risk allocation and
less volatile performance characteristics (Sharpe ratios)
over time. However, we also find that risk parity is very
sensitive to the inclusion decision for assets. The methodology
is mute on how many asset classes and what
asset classes to include. This last point is particularly problematic because there is little in the way of theory
to guide the asset inclusion decision. It is not the case
that including more asset classes leads to better portfolio
results. Empirically, we also know that including lowvolatility
fixed-income asset classes, which tend to have
high Sharpe ratios historically, can lead to better backtested
results. However, this is unlikely to be a sound
rule for investment; there may be reasons to question
whether the high historical Sharpe ratio for bonds can
persist into the future. We believe that more research
on methods for evaluating asset classes for inclusion into
a risk parity portfolio would provide tremendous value
to the industry.
@ Virtua
A Bridgewater e o Invesco B.R.A. usam alavancagem para aumentar a exposição dos activos com menor DP em vez de diminuirem a % dos fundos de maior risco, é isso?
Que tipo de risco consideras na % de alocação dos teus activos? DP anualizado histórico? DP a 3 anos? DP a 5 anos?
@ Virtua e joaopedroinvestidor
Obviamente que todas as estratégias tem sempre os seus contras e para além disso não tenho conhecimentos para bater a rentabilidade dos indices de acções no longo prazo com estratégias de buy and hold.
Por isso a minha ideia passa por manter uma volatilidade relativamente baixa e constante da carteira de fundos (mesmo que isso sacrifique um pouco a rentabilidade) desde que consiga obter maior rentabilidade que os depósitos a prazo. Sou daqueles que prefere ganhar menos mas não ter ataques de coração quando os indices de acções apanharem ripadas de 30%...daí a ideia de dimensionar a % de fundos de acordo com o seu DP histórico (uma ripada destas num fundo que represente apenas 33% da carteira, apenas representará cerca de 10% da equity o que para mim é bem suportável)...
VirtuaGod Escreveu:Vou fazer uma questão à lá elias, com explicação e post no domingo se tiver respostas suficientes, senão durante a semana.
Eu rendo-me à minha ignorância (ou pelo menos tenho consciência dela

"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
MAV8 Escreveu:VIXIUM Escreveu:Boa noite
Quanto a alternativas de investimento parece-me que de uma forma simplista quase chego à conclusão:
-Não investir em obrigações até porque as interessantes estão vendidas (EDP, REN, GALP, PT,...)
-Não em fundos de obrigações de taxa fixa;
-Não investir em acções americanas porque estão em máximos
-Não investir em fundos de acções pela mesma razão e porque os mais interessantes são americanos.
E à pergunta: e agora? Nem Depósitos a prazo há que sejam decentes.
Ideias? Que não passem pelo PSI 20 por favor...
Obrigado
VIXIUM
Aconselho-te a estudares um pouco melhor os mercados financeiros...
... As interessantes estão vendidas???!!!??? Não percebi? o que é isso de as obrigações estarem vendidas?
...As obrigações de taxa fixa não porquê?
...Deixar de investir num titulo, indice ou qualquer ativo por este estar em máximos é só por si um principio errado. Se está em máximos está numa tendência ascendente o que me leva a crer, à 1ª vista, que poderá ser um bom investimento e não um investimento a evitar.
...Não querer investir no PSI20, parece-me outro principio errado a não ser que apresentes argumentos em contrário, os ativos devem ser encarados todos da mesma forma...
...Os fundos interessantes são americanos?! Em tantos fundos (Milhares) só são interessantes os de ativos americanos !?
MAV8
Sabes qual a diferença entre uma questão a brincar e a realidade? Achas que o que disse foi a sério? Não sei quem precisa de mais estudo. Se eu de mercados se tu de humor!
Obrigado
vixium
Não
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
VirtuaGod Escreveu:O S&P 500 está em máximos?
upsss!!!

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
MAV8 Escreveu:Nunooo Escreveu:MAV8 Escreveu:VirtuaGod Escreveu:P.S. MAV8, o VIXIUM obviamente se referia às OPS de obrigações de empresas nacionais do ano passado no ponto 1.
Pois, eu percebi, mas se existe um mercado secundário com melhores oportunidades para os Investidores privados, porquê comprar no primário? As obrigações que ele refere tiveram todas melhores momentos de entrada que na altura da emissão!!!
Parece-me que o olhar do VIXIUM para os mercados parte de vários princípios errados!!!
MAV qual foi o melhor momento de entrada na REN se depois da emissao elas cotaram sempre acima do par??
.
Sorry, não tenho um histórico...
Vou acreditar que o que dizes é verdade...
...estamos a falar de oportunidades de investimento, se não houve na ren houve noutras, a questão principal aqui é achar-se que não comprando na emissão já não se pode ou não é bom investir!!!! quando muitas vezes até há oportunidades melhores.
Eu estava a falar de princípios errados que me pareceu existirem no texto do Vixium, apenas isso...
Ok , eu percebi o teu ponto; foi so para me certificar de que nao me estava a escapar algo

.
Vou fazer uma questão à lá elias, com explicação e post no domingo se tiver respostas suficientes, senão durante a semana.
Nunooo Escreveu:MAV8 Escreveu:VirtuaGod Escreveu:P.S. MAV8, o VIXIUM obviamente se referia às OPS de obrigações de empresas nacionais do ano passado no ponto 1.
Pois, eu percebi, mas se existe um mercado secundário com melhores oportunidades para os Investidores privados, porquê comprar no primário? As obrigações que ele refere tiveram todas melhores momentos de entrada que na altura da emissão!!!
Parece-me que o olhar do VIXIUM para os mercados parte de vários princípios errados!!!
MAV qual foi o melhor momento de entrada na REN se depois da emissao elas cotaram sempre acima do par??
.
Sorry, não tenho um histórico...
Vou acreditar que o que dizes é verdade...
...estamos a falar de oportunidades de investimento, se não houve na ren houve noutras, a questão principal aqui é achar-se que não comprando na emissão já não se pode ou não é bom investir!!!! quando muitas vezes até há oportunidades melhores.
Eu estava a falar de princípios errados que me pareceu existirem no texto do Vixium, apenas isso...
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
MAV8 Escreveu:VirtuaGod Escreveu:P.S. MAV8, o VIXIUM obviamente se referia às OPS de obrigações de empresas nacionais do ano passado no ponto 1.
.
VirtuaGod Escreveu:P.S. MAV8, o VIXIUM obviamente se referia às OPS de obrigações de empresas nacionais do ano passado no ponto 1.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
VIXIUM Escreveu:Boa noite
Quanto a alternativas de investimento parece-me que de uma forma simplista quase chego à conclusão:
-Não investir em obrigações até porque as interessantes estão vendidas (EDP, REN, GALP, PT,...)
-Não investir em fundos de acções pela mesma razão e porque os mais interessantes são americanos.
Obrigado
VIXIUM
eheheheheeh... somos tão bombardeados com negativismo que realmente é assim. Entretanto os ricos vão investindo e fazendo os seus ganhos enquanto o "comum" dos mortais é bombardeado com um "não invistas".
Pessoalmente só me faço uma pergunta. Quem é rico (e efectivamente ganhou dinheiro a investir) como investe? Não é em Depósitos a prazo de certeza. Estas quedas recentes são óptimos pontos de entrada. Deviam ter visto as quedas do verão de 2011. Até os PIMCO desceram o equivalente a 1 desvio padrão. O Templeton igual. Os fundos de acções caíram que nem uma pedra. Acabou por ser o melhor ponto de entrada nos fundos desde Março de 2009. Não liguem a opiniões e "especialistas". Olhem para os números e tirem as vossas conclusões, pois só assim ganham a paz de alma necessária para ganhar dinheiro nos mercados. Demorei a entender isso, mas acreditem que agora não tenho receio de discordar de nenhum "guru". Venha Bill Gross ou Buffet. As nossas opiniões são o que interessa porque o dinheiro é nosso, não é deles. Se ganhar $ nos mercados fosse tão fácil éramos todos ricos.
Neste momento acho que a maioria das pessoas que tem fundos se tem apercebido bem da minha máxima "Ganhar dinheiro nos mercados é simples mas não é fácil"
P.S. MAV8, o VIXIUM obviamente se referia às OPS de obrigações de empresas nacionais do ano passado no ponto 1.
joaopedroinvestidor Escreveu:A tua estratégia reduz muito a volatilidade mas também reduz o retorno
Diria que isso é normal

Entrevista do Bill a Bloomberg Radio.
http://media.bloomberg.com/bb/avfile/Ne ... ZWZuQE.mp3
Gross Says Credit-Based Markets Running Out of Energy (Jan 31, 2013 1:14 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2013-01-3 ... nergy.html

Bloomberg Escreveu:Pimco’s Bill Gross Says Bond Market Is `Bubbly’
1 Feb 2013
Bill Gross, manager of the world's biggest bond fund at Pacific Investment Management... '' Gross talks with Bloomberg's Tom Keene on Bloomberg Radio's'' Bloomberg...
http://media.bloomberg.com/bb/avfile/Ne ... ZWZuQE.mp3
Gross Says Credit-Based Markets Running Out of Energy (Jan 31, 2013 1:14 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2013-01-3 ... nergy.html
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
VirtuaGod Escreveu:Luis19 Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Uma carteira com dois activos treasuries (ief) e S&P feito com pesos com base no desvio padrão seria tipo 75% treasuries e 25% S&P.
Há informação sobre estratégias de alocação baseadas no DP?
(exemplo: 1 carteira constituida por 2 fundos, o fundo A com DP anualizado de 5 e o fundo B com DP anualizado de 10. o fundo A representaria 67% da carteira e o fundo B 33%)
O mais próximo é risk parity (podes pesquisar no google). A risk parity usada pela maior hedge fund do mundo (bridgewater) o risco idêntico em as diferentes classes de activos é obtida através da alavancagem dos activos com menos risco (obrigações). Esta estratégia de alavancagem é usada pelo Invesco B.R.A. tb.
Eu falo muito da estratégia de calcular o peso de um fundo com base no DP, já antes de ler sobre risk parity o usava. O princípio é semelhante mas em carteiras de "apenas" 100% (sem alavancagem). O que vai fazer claro que com os fundos com menos risco tenham um peso proporcionalmente mais elevado, o que faz com que os diferentes activos contribuam com a mesma quantidade de risco para a carteira.
Desconheço se existe literatura especificamente sobre a minha estratégia porque é mesmo minha LOL (não invalido nem acho improvável alguém se ter lembrado de a usar antes de mim, a roda já foi inventada e não sou nenhum génio)
A tua estratégia reduz muito a volatibilidade mas também reduz o retorno.
Risk Parity Portfolio vs. Other Asset Allocation Heuristic Portfolios
DENIS CHAVES, JASON HSU, FEIFEI LI, AND OMID SHAKERNIA
Link http://www.jasonhsu.org/uploads/1/0/0/7 ... folios.pdf
CONCLUSION
Risk parity is an investment strategy that has
attracted significant attention in recent years. We show
that this strategy has a higher Sharpe ratio than well
established approaches like minimum variance or mean–
variance optimization, but it does not consistently outperform
a simple equal-weighted portfolio or even a
60/40 equity/bond portfolio. It does have some interesting
characteristics such as a balanced risk allocation and
less volatile performance characteristics (Sharpe ratios)
over time. However, we also find that risk parity is very
sensitive to the inclusion decision for assets. The methodology
is mute on how many asset classes and what
asset classes to include. This last point is particularly problematic because there is little in the way of theory
to guide the asset inclusion decision. It is not the case
that including more asset classes leads to better portfolio
results. Empirically, we also know that including lowvolatility
fixed-income asset classes, which tend to have
high Sharpe ratios historically, can lead to better backtested
results. However, this is unlikely to be a sound
rule for investment; there may be reasons to question
whether the high historical Sharpe ratio for bonds can
persist into the future. We believe that more research
on methods for evaluating asset classes for inclusion into
a risk parity portfolio would provide tremendous value
to the industry.
VIXIUM Escreveu:Boa noite
Obrigado
VIXIUM
Aconselho-te a estudares um pouco melhor os mercados financeiros...
... As interessantes estão vendidas???!!!??? Não percebi? o que é isso de as obrigações estarem vendidas?
...As obrigações de taxa fixa não porquê?
...Deixar de investir num titulo, indice ou qualquer ativo por este estar em máximos é só por si um principio errado. Se está em máximos está numa tendência ascendente o que me leva a crer, à 1ª vista, que poderá ser um bom investimento e não um investimento a evitar.
...Não querer investir no PSI20, parece-me outro principio errado a não ser que apresentes argumentos em contrário, os ativos devem ser encarados todos da mesma forma...
...Os fundos interessantes são americanos?! Em tantos fundos (Milhares) só são interessantes os de ativos americanos !?
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Boa noite
Obrigado
VIXIUM
Obrigado
VIXIUM
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], rg7803 e 76 visitantes