BCP - Tópico Geral
Fujam que os Touros estão bravos...
Mais 20% em Carteira..
Mais 20% em Carteira..

Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
Já aqui o escrevi, nunca percebi como um acionista com apenas 14.5% toma de assalto uma empresa cotada alterando como o fez a composição dos principais orgãos de gestão para pessoas da sua confiança.Penso que isto aconteceu resultando de um pré acordo entre o Passos Coelho e o Eduardo dos Santos, a celebre reunião em Angola que dizem quase apenas se ter falado do BCP. Nesta reunião deve ter sido acordado o reforço da Sonagol assim como de outros investidores: Chineses, Brasileiros (?), que assim estariam por estes dias a reforçar posições em bolsa.
Se assim é ou não, daqui a uns tempos teremos a confirmação.
Se assim é ou não, daqui a uns tempos teremos a confirmação.
- Registado: 28/10/2007 7:43
Re: Touro bravo
Jean Claude Trichet Escreveu:Caro Hallo e restantes caldeireiros!
O touro está bravo o que nos deixa todos satisfeitos.
A questão da diluição não é tão simples como isso. No meu caso reforcei a minha posição à medida que as cotações foram descendo. Acho que todos os longs que acreditaram no BCP também fizeram o mesmo.
Mas não há bela sem senão. Dupliquei a minha posição no BCP nos 0.121 e hoje sinto alguma frustração de não a ter decaplicado.
O retorno desta aplicação financeira nunca foi tão eloquente desde que comecei a investir na década de 80 mas poderia ter sido 10 vezes superior.![]()
Os tipos dos calções (short selling) devem estar mais do que apertados.
O preço da bica já está no horizonte, e ela hoje não já não custa 50 cêntimos.
Um abraço a todos
Caro amigo Trichet,
Estamos com uma hora e já vão 100 milhões de acções. É claro que se fosse assim dava no final da sessão 8 horas e meia (a meia dava de barato) e eram 800 milhões de acções transaccionadas. É claro que tal não vai acontecer. Por falar em café, vou beber um agora e espero que quando chegar ao trabalho ela esteja nos 0,22€.

Cumprimentos
Hallo
- Registado: 12/10/2011 2:12
Atenção caldeireiros! O touro está bravo!
Caro Hallo e restantes caldeireiros!
A questão da diluição não é tão simples como isso. No meu caso reforcei a minha posição à medida que as cotações foram descendo. Acho que todos os longs que acreditaram no BCP também fizeram o mesmo.
Mas não há bela sem senão. Dupliquei a minha posição no BCP nos 0.121 e hoje sinto alguma frustração de não a ter decaplicado.
O retorno duma aplicação financeira nunca foi tão eloquente desde que comecei a investir na década de 80 mas poderia ter sido 10 vezes superior.
Os tipos dos calções (short selling) é que devem estar mais do que apertados.
Um abraço a todos

O retorno duma aplicação financeira nunca foi tão eloquente desde que comecei a investir na década de 80 mas poderia ter sido 10 vezes superior.

Os tipos dos calções (short selling) é que devem estar mais do que apertados.
Um abraço a todos

Editado pela última vez por Jean Claude Trichet em 8/2/2012 10:05, num total de 1 vez.
- Registado: 18/9/2011 10:50
Bom dia!!
Pata-Hari Escreveu:(se riscas, passas a chamar-te "Hallo Hallo")
Tem razão sim senhora. O computador pôs-se a pensar ontem á noite quando estava a escrever, cliquei outra vez e deu "mer...". Peço desculpa. E Parabéns pelo excelente "timing" de previsão da conceituada moderadora.

Cumprimentos
Hallo
P.S. - Prometo que não volta a acontecer.
Re: Ursos fortes!! Touros Bestas!!
Joca601 Escreveu:Hallo Escreveu:Nunca se pode duvidar da força de um Toura. Dava um excelente artigo para ser "postado" ás 8.00h da manhã.
Lembrei-me do meu amigo Joca que queria que o Touro subisse devagarinho para ele ir podendo reforçar.
Mas o Touro disparou, nem nas descidas se via esta força.
Muito curto "com tomates" e que entrou "ontem" lixou-se hoje.
Abraço,
E o resto de um bom filme.
Hallo
realmente perdi a aportunidade de reforçar a preços mais baixos...de qualquer forma estou a satisfeito com a minha posição no título...vou esperar pelo AC para decidir por mais investimento.
tenho de te dar os Parabéns pela magnifica análise/visão que tiveste. 20% num dia foi muita fruta!!
Cumprimentos,
Ainda bem que estás satisfeito. Porque nesta altura é só isso mesmo. Ainda hoje reforçei mais. Temos de aproveitar todas as oportunidades.
Agora vou ficar muito contente, por aqueles "touros" que não "stressam" com a cotação e hoje ao acordarem vão ao computador e dizem, fogo isto está a bombar.
O minha posição aqui vai ser essa apartir dos 0,25€. Calma, tranquilidade e naturalmente não entrar em pânico com as correcções que venham aí. Porque é natural que ela também vá corrigir. Agora sou da opinião que até aos 0,25€, vai ser sempre a subir.
E já vimos que se o BCP quiser ir para os 0,50€ também vai.
Com os melhores cumprimentos
Hallo
Re: Ursos fortes!! Touros Bestas!!
Hallo Escreveu:Nunca se pode duvidar da força de um Toura. Dava um excelente artigo para ser "postado" ás 8.00h da manhã.
Lembrei-me do meu amigo Joca que queria que o Touro subisse devagarinho para ele ir podendo reforçar.
Abraço,
Hallo
realmente perdi a aportunidade de reforçar a preços mais baixos...de qualquer forma estou a satisfeito com a minha posição no título...vou esperar pelo AC para decidir por mais investimento.
tenho de te dar os Parabéns pela magnifica análise/visão que tiveste. 20% num dia foi muita fruta!!
Cumprimentos,
pvg80713 Escreveu:eu achei que o BCP hoje tinha que descer...
está a subir 11%.
vou tentar reflectir e rever a minha atitude e pensamento que está muito desajustado à realidade.
parece que o BCP está a ir para onde sempre quis que fosse... o que é bom...
pvg,
Ao longo dos anos vi aqui os teus (muitos) comentários sobre o BCP.
Fiquei sempre com a sensação de que achavas que o título tinha de subir, que não podia cair mais.
Um dia rendeste-te à evidência: a tendência era descendente e o caminho era para baixo.
Agora que o título parece querer arrebitar, tens dificuldade em acreditar na subida, parece-me. Mas a subida aparece exactamente quando deixa de haver quem acredite nela. Como diz a velha máxima "when time is up, markets must reverse".

Seja como for, para já tudo isso não passa de uma subida de curto prazo. Parece-me ainda ser cedo para falar de inversão de longo prazo. Há que ir observando o comportamento do título.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Apenas 56 milhões em 20 minutos!!
Em 20 minutos foram transaccionadas 56 milhões de acções.
Aquela "penny stock" que valia menos que uma pastilha, já dá para comprar uma cápsula de café da Nespresso. Quem diria. Só falta dar para o café. Visto que a máquina dá uma trabalheira.
Muito curto abandonou hoje posições. Restou-lhe uns 30% para minimizar perdas. Mas e a Marshall Wace, esses é que dariam um lindo "short squeeze".
Vamos ter calma, o último banco Grego que vi a subir 20% num dia, no outro subiu 30%. É preciso calma ainda nem meia-hora de BCP tivemos no dia de hoje. E mesmo que fosse para negativo, o dia já tinha compensado.
Hallo
Aquela "penny stock" que valia menos que uma pastilha, já dá para comprar uma cápsula de café da Nespresso. Quem diria. Só falta dar para o café. Visto que a máquina dá uma trabalheira.
Muito curto abandonou hoje posições. Restou-lhe uns 30% para minimizar perdas. Mas e a Marshall Wace, esses é que dariam um lindo "short squeeze".
Vamos ter calma, o último banco Grego que vi a subir 20% num dia, no outro subiu 30%. É preciso calma ainda nem meia-hora de BCP tivemos no dia de hoje. E mesmo que fosse para negativo, o dia já tinha compensado.
Hallo
Pois é!!
pvg80713 Escreveu:eu achei que o BCP hoje tinha que descer...
está a subir 11%.
vou tentar reflectir e rever a minha atitude e pensamento que está muito desajustado à realidade.
parece que o BCP está a ir para onde sempre quis que fosse... o que é bom...
O meu amigo não pode dizer que houve falta de quem o avisasse.
No parte que me toca, não podia fazer melhor.
Um mau conselho, é sempre um mau conselho. Um bom conselho é sempre um bom conselho. Só que a situação está tão espetacular que até os maus conselhos têm desculpa.

Cumprimentos
Hallo
Ursos fortes!! Touros Bestas!!
Nunca se pode duvidar da força de um Toura. Dava um excelente artigo para ser "postado" ás 8.00h da manhã.
Abraço,
Hallo
Abraço,
Hallo
BCP
Bem, dizer que estou abismado é pouco! Se ontem disseram que tinha subido 32% em 3 dias, então até agora subiu 44%!!
Realmente, oportunidades destas não apareecem todos os dias!
Estou convencido que vai ser mais um dia feliz...
Abraços
Clinico
Realmente, oportunidades destas não apareecem todos os dias!
Estou convencido que vai ser mais um dia feliz...
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Amigo Carrancho!!
Sabes que gosto de brincar contigo.
Nunca penses que estou a ir pelo mau caminho.
Penso que já temos alguma confiança um com o outro.
Um destes dias tenho de te levar a ti a ao meu amigo Figueira a beber um copo e a fumar uns charutos. A ver se vos convenço a investir algum no BCP, que considero agora um porto mais seguro.
Quanto a 29 de Fevereiro. Mais 5 mil milhões. Será que com a taxa de juro do BCE e os empréstimos a fazer ás PME, o lucro dava para cobrir os 500 milhões do AC.
(sabes que também de vez em quando gosto de lançar-te um desafio=).
Banca
BES e BCP foram buscar 10 mil milhões a leilão do BCE
Rui Barroso
08/02/12 00:05
Os dois bancos admitem participar no próximo leilão a três anos. BPI ainda não tomou essa decisão.
O BES e o BCP participaram na inédita cedência de liquidez ilimitada a três anos (LTRO) feita pelo Banco Central Europeu para injectar liquidez no sistema financeiro. Os bancos liderados por Ricardo Salgado e por Carlos Santos Ferreira solicitaram, cada um, cinco mil milhões de euros nessa operações, que ocorreu a 21 de Dezembro. Os números foram divulgados nas apresentações dos resultados de 2011 aos analistas que acompanham as acções. Ambos os bancos planeiam participar no segunda operação de refinanciamento a três anos, agendada para 29 de Fevereiro.
Já na transcrição da conferência com analistas do BPI não está mencionado o valor que o banco foi buscar ao BCE nesta operação. No entanto, o CEO da instituição, Fernando Ulrich, referiu que "foi uma grande e muito importante decisão do BCE e já teve, até hoje, uma contribuição muito positiva para o mercado, ou pelo menos para alguns mercados na Europa". O presidente-executivo do banco não confirmou se o BPI irá participar na operação deste mês, referindo que é algo que tem de ser analisado com muito cuidado, dado os limites impostos pela ‘troika' até final de 2014 no recurso dos bancos nacionais a financiamento junto do BCE. O Diário Económico contactou o BPI para aferir o valor solicitado a Frankfurt, mas não obteve resposta até ao fecho desta edição.
Abraço,
Hallo

Um destes dias tenho de te levar a ti a ao meu amigo Figueira a beber um copo e a fumar uns charutos. A ver se vos convenço a investir algum no BCP, que considero agora um porto mais seguro.
Quanto a 29 de Fevereiro. Mais 5 mil milhões. Será que com a taxa de juro do BCE e os empréstimos a fazer ás PME, o lucro dava para cobrir os 500 milhões do AC.

Banca
Rui Barroso
Os dois bancos admitem participar no próximo leilão a três anos. BPI ainda não tomou essa decisão.
O BES e o BCP participaram na inédita cedência de liquidez ilimitada a três anos (LTRO) feita pelo Banco Central Europeu para injectar liquidez no sistema financeiro. Os bancos liderados por Ricardo Salgado e por Carlos Santos Ferreira solicitaram, cada um, cinco mil milhões de euros nessa operações, que ocorreu a 21 de Dezembro. Os números foram divulgados nas apresentações dos resultados de 2011 aos analistas que acompanham as acções. Ambos os bancos planeiam participar no segunda operação de refinanciamento a três anos, agendada para 29 de Fevereiro.
Já na transcrição da conferência com analistas do BPI não está mencionado o valor que o banco foi buscar ao BCE nesta operação. No entanto, o CEO da instituição, Fernando Ulrich, referiu que "foi uma grande e muito importante decisão do BCE e já teve, até hoje, uma contribuição muito positiva para o mercado, ou pelo menos para alguns mercados na Europa". O presidente-executivo do banco não confirmou se o BPI irá participar na operação deste mês, referindo que é algo que tem de ser analisado com muito cuidado, dado os limites impostos pela ‘troika' até final de 2014 no recurso dos bancos nacionais a financiamento junto do BCE. O Diário Económico contactou o BPI para aferir o valor solicitado a Frankfurt, mas não obteve resposta até ao fecho desta edição.
Abraço,
Hallo
Amigo Carrancho!!
Sabes que gosto de brincar contigo.
(sabes que também de vez em quando gosto de lançar-te um desafio=).
Banca
Rui Barroso
Abraço,
Hallo

Banca
Rui Barroso
Abraço,
Hallo
lfhm Escreveu:Quem não participa no AC sofre diluição da sua participação.![]()
O bolo passa a ser maior mas fica-se com uma fatia menor.
Há ainda aquela questão que muitos investidores podem não estar interessados em injectar mais capital na sociedade portanto abandonam o barco, mais uma razão para desvalorizar.
Uma coisa é a diluição da participação na empresa, suponho que aqui ninguém está preocupado com isso.
O bolo aumenta efectivamente, a questão é saber em que medida o aumento do bolo vai criar valor para os seus accionistas. Ora, quando o AC não é focado na melhoria de resultados, isso não é bom. Claro que o mercado pode ter descontado tudo isso e até mais, mas mesmo no longo prazo não consigo prever as valorizações fantásticas que já aqui li.
Abraço,
Carrancho
ps- "mesmo comigo" lol Hallo!
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Supperman
Supperman,
Mostro-te uma noticia, pelo nosso amigo da Dif Broker a mencionar que existe peixe graúdo a comprar. Não sou eu que estou a dizer e a comprar no mercado.
Reforços accionistas e fecho de posições curtas dão maior subida de sempre ao BCP
07 Fevereiro 2012 | 17:24
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt
As acções do banco ainda presidido por Carlos Santos Ferreira chegaram hoje perto dos 0,18 euros, negociando em valores onde não chegavam desde Outubro. Foi a segunda sessão de sempre com maior volume e a maior valorização se sempre.
As acções do BCP registaram hoje a maior valorização desde 1993 (desde que o índice PSI-20 foi criado) e alcançaram valores em que não negociavam desde Outubro. Num ciclo de seis ganhos consecutivos, o BCP somou 32%.
O banco presidido por Carlos Santos Ferreira - e que passará a ser liderado por Nuno Amado - liderou os ganhos no índice da banca europeu e os avanços no sector português da banca, que somou mais de 8%.
A banca já tinha iniciado a sessão em alta. Contudo, porque se estenderam tanto os ganhos do BCP às 13h30 e os das restantes cotadas, sensivelmente, meia hora mais tarde? O que justifica este avanço expressivo que levou as acções do banco liderado por Carlos Santos Ferreira a tocar em valores de Outubro e a ganhar hoje 20,55% e a encerrar nos 0,176 euros?
Fecho de posições curtas, reacção positiva aos resultados, entrada de novo accionista ou aposta em activos subavaliados são algumas das possibilidades avançadas por analistas consultados pelo Negócios.
Sonangol e investidor mistério?
Pedro Lino, CEO da DifBroker, considera que poderá estar em causa um reforço accionista e a entrada de um novo accionista no reforço de capital que deverá ter lugar em Junho.
Por um lado, a Sonangol já admitiu interesse em reforçar a participação no banco, sendo que tem abertura para se aproximar dos 20% do capital social da instituição.
Por outro lado, poderá estar a dar-se a entrada de um novo accionista. Depois da oitava fase de privatização da EDP, com a entrada da Three Gorges, foi bastante referida a possibilidade de entrada de um grupo chinês no capital do BCP. O próprio presidente da eléctrica asiática admitiu que poderá existir o interesse por parte de bancos chineses.
Por isso, Pedro Lino considera que as duas entidades podem tornar-se dois grandes novos accionistas, obtendo uma participação idêntica. O que obriga a que esse novo investidor esteja já a adquirir acções antes da operação de reforço de capital.
Contudo, o CEO da DifBroker adiantou também ao Negócios que o movimento de subida do BCP já vem a ocorrer há mais de um mês, tendo-se amplificado a partir da divulgação de resultados.
Os investidores poderam ver que “o banco não estava assim tão mal em termos de negócios ‘core’”, além de que também assistiram a uma “limpeza” no balanço do banco. Isto depois de terem sido registados os prejuízos anuais mais altos da sua história (786 milhões de euros).
Uma opção que ganha relevo tendo em conta o volume de acções do BCP negociadas desde aí. Hoje trocaram de mãos 314 milhões de acções, ontem foram transaccionadas mais de 141 milhões de títulos. A média diária dos últimos seis vezes fixou-se em 74 milhões de acções negociadas por dia.
Também os resultados podem ter justificado o ganho de 9,48% do BES, para 1,478 euros, tal como a rejeição de recurso à ajuda estatal. O BPI, por sua vez, somou hoje 8,45% para 0,526 euros, ao passo que o Banif valorizou 8,05% e terminou nos 0,322 euros.
Fecho de posições curtas
Um outro analista consultado pelo Negócios, que pediu anonimato, referiu que poderá estar a ocorrer a procura por activos considerados subavaliados no mercado português. Juntamente com o BCP, a Brisa e a Portugal Telecom são outros exemplos de subidas recentes após as quedas para mínimos.
Duarte Caldas, analista da IG Markets, disse também ao Negócios que o que poderá estar a impulsionar o BCP será o inverso daquilo que o penalizou e que o levou abaixo dos 0,10 euros em Novembro. Se naquela altura era muita a aposta em posições curtas (que beneficiam com a queda das acções), poderá agora estar em causa o fecho dessas posições.
Contudo, Duarte Caldas não encontra razões fundamentais para este movimento, dada a expectativa de deterioração do negócio nos próximos meses e a incerteza que ainda rodeia o sector.
Cumprimentos
Hallo
Mostro-te uma noticia, pelo nosso amigo da Dif Broker a mencionar que existe peixe graúdo a comprar. Não sou eu que estou a dizer e a comprar no mercado.
Reforços accionistas e fecho de posições curtas dão maior subida de sempre ao BCP
07 Fevereiro 2012 | 17:24
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt
As acções do banco ainda presidido por Carlos Santos Ferreira chegaram hoje perto dos 0,18 euros, negociando em valores onde não chegavam desde Outubro. Foi a segunda sessão de sempre com maior volume e a maior valorização se sempre.
As acções do BCP registaram hoje a maior valorização desde 1993 (desde que o índice PSI-20 foi criado) e alcançaram valores em que não negociavam desde Outubro. Num ciclo de seis ganhos consecutivos, o BCP somou 32%.
O banco presidido por Carlos Santos Ferreira - e que passará a ser liderado por Nuno Amado - liderou os ganhos no índice da banca europeu e os avanços no sector português da banca, que somou mais de 8%.
A banca já tinha iniciado a sessão em alta. Contudo, porque se estenderam tanto os ganhos do BCP às 13h30 e os das restantes cotadas, sensivelmente, meia hora mais tarde? O que justifica este avanço expressivo que levou as acções do banco liderado por Carlos Santos Ferreira a tocar em valores de Outubro e a ganhar hoje 20,55% e a encerrar nos 0,176 euros?
Fecho de posições curtas, reacção positiva aos resultados, entrada de novo accionista ou aposta em activos subavaliados são algumas das possibilidades avançadas por analistas consultados pelo Negócios.
Sonangol e investidor mistério?
Pedro Lino, CEO da DifBroker, considera que poderá estar em causa um reforço accionista e a entrada de um novo accionista no reforço de capital que deverá ter lugar em Junho.
Por um lado, a Sonangol já admitiu interesse em reforçar a participação no banco, sendo que tem abertura para se aproximar dos 20% do capital social da instituição.
Por outro lado, poderá estar a dar-se a entrada de um novo accionista. Depois da oitava fase de privatização da EDP, com a entrada da Three Gorges, foi bastante referida a possibilidade de entrada de um grupo chinês no capital do BCP. O próprio presidente da eléctrica asiática admitiu que poderá existir o interesse por parte de bancos chineses.
Por isso, Pedro Lino considera que as duas entidades podem tornar-se dois grandes novos accionistas, obtendo uma participação idêntica. O que obriga a que esse novo investidor esteja já a adquirir acções antes da operação de reforço de capital.
Contudo, o CEO da DifBroker adiantou também ao Negócios que o movimento de subida do BCP já vem a ocorrer há mais de um mês, tendo-se amplificado a partir da divulgação de resultados.
Os investidores poderam ver que “o banco não estava assim tão mal em termos de negócios ‘core’”, além de que também assistiram a uma “limpeza” no balanço do banco. Isto depois de terem sido registados os prejuízos anuais mais altos da sua história (786 milhões de euros).
Uma opção que ganha relevo tendo em conta o volume de acções do BCP negociadas desde aí. Hoje trocaram de mãos 314 milhões de acções, ontem foram transaccionadas mais de 141 milhões de títulos. A média diária dos últimos seis vezes fixou-se em 74 milhões de acções negociadas por dia.
Também os resultados podem ter justificado o ganho de 9,48% do BES, para 1,478 euros, tal como a rejeição de recurso à ajuda estatal. O BPI, por sua vez, somou hoje 8,45% para 0,526 euros, ao passo que o Banif valorizou 8,05% e terminou nos 0,322 euros.
Fecho de posições curtas
Um outro analista consultado pelo Negócios, que pediu anonimato, referiu que poderá estar a ocorrer a procura por activos considerados subavaliados no mercado português. Juntamente com o BCP, a Brisa e a Portugal Telecom são outros exemplos de subidas recentes após as quedas para mínimos.
Duarte Caldas, analista da IG Markets, disse também ao Negócios que o que poderá estar a impulsionar o BCP será o inverso daquilo que o penalizou e que o levou abaixo dos 0,10 euros em Novembro. Se naquela altura era muita a aposta em posições curtas (que beneficiam com a queda das acções), poderá agora estar em causa o fecho dessas posições.
Contudo, Duarte Caldas não encontra razões fundamentais para este movimento, dada a expectativa de deterioração do negócio nos próximos meses e a incerteza que ainda rodeia o sector.
Cumprimentos
Hallo
Supermann
Supermann Escreveu:Storgoff Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Vou pegar num exemplo simples:
Imaginem que uma acção está a cotar a 5 euros e há 100 milhão de acções. Lucra, imagine-se 10 milhões de euros por ano, o que dá 0,1 euros por acção.
Faz-se um aumento de capital para o Estado entrar de 500 milhões de euros (100 milhões de acções a 5 euros).
Nesse caso, não há ajuste de cotação. Mas há diluição dos lucros pois raramente, no curto prazo, esse aumento de capital produz aumento significativo de lucros. E se os lucros se mantivessem, por exemplo, nos 10 milhões de euros por ano, daria apenas 0,05 euros por acção.
Naturalmente que, normalmente, um aumento de capital proporciona condições para um aumento de lucro mas, geralmente, nos primeiros tempos, numa percentagem bem menos do que o aumento de capital.
Um abraço,
Ulisses
Ainda não percebi bem o que alguns participantes entendem por diluição mas acho que fizeste a síntese do conceito.
Na prática sempre que há um aumenta do nº de acções aumenta a diluição.
È uma questão algébrica.
Mais acções a competir pelos resultados.
No caso do BCP o aumento de capital serve para cumprir requisitos legais (rácios de solvabilidade) é dinheiro morto.
Não se trata de um AC para expandir actividade e portanto perspectiva de aumento de resultados. Nesse caso o efeito de diluição seria contrabalançado com a expansão da actividade.
Exactamente. O AC é para tapar buracos e não para o por a render como seria preferível num AC mais "normal".
Caro Supermann,
Começo a desconfiar que abriste uma posição curta.

Tou a brincar, não tenho nada a ver com isso. Mas estás a fugir á nossa conversa principal. Mas independentemente disso. O que escrevi em "posts" anteriores foi. Quem te garantiu que o BCP vai fazer um aumento de capital? Existe um plano de capitalização, mas até lá pode acontecer muita coisa.
Vou-te dar um exemplo optimista.
O BCP com novas regras da EBA apenas precisaria de 1000 milhões de euros para satisfazer as exigências até 2012.
O BCP vai recorrer a 1500 milhoes de euros em CoCos.
O BCP tem um investidor a comprar no mercado e a pensar atingir uma posição superior a 5%.
O BCP tem a 28 de Fevereiro uma tomada de nova gestão. O BCP informa que a Sonangol pretende reforçar.
A cotação dispara e situa-se por volta dos 0,40€.
O BCP diz em comunicado ao mercado que já não precisaria de fazer aumento de capital mas devido á entrada de um investidor estrangeiro o vai fazer. O BCP informa que o seu potencial de negócio pode melhorar significativamente.
Tudo optimismo. Mas pode acontecer.
Onde é que vai haver diluição???????
Agora, queres discutir comigo que vai haver diluição, se ainda nem se sabe se vai haver aumento de capital. Outra coisa. Já está definido que não existirá nenhum AC destinado ao estado. O estado fica com 0 acções. Pode é adquiri-las no futuro.
Cumprimentos
Hallo