Divida publica portuguesa - resultado dos leilões
mais_um Escreveu:JMHP Escreveu:Mais certo e provado cientificamente é o homem ter ido à Lua do que a previsão incompleta do défice publico de 2010 apenas 11 dias do inicio de 2011... Vai uma aposta?!!
Tu dizes mal só por dizer mal, objectividade na (não)argumentação? ZERO!
Também deves ser daqueles que dizia que as previsões do governo para o crescimento da economia em 2010 eram erradas, acontece que todas as previsões do BdP, da CE e da OCDE falharam, a mais proxima foi a do governo (pela positiva), agora metam a viola no saco.
O que foi anunciado (e a data não foi inocente, apesar do que tu possas afirmar) é uma estimativa para o defice e não O defice.
Agora deixo a tua imaginação a trabalhar...
Fico a impressão de que tu procuras acima de tudo contradizer as pessoas aqui de todas as maneiras possíveis só porque te faz bem ao ego, embora sem conseguires ser diferente da maioria leiga (no qual me incluo) que aqui escreve sobre estas matérias.
Eu escrevi... «previsão incompleta do défice...» tu utilizas a palavra «estimativa», ou seja palavras diferentes com o mesmo sentido e significado... Enfim, quem aqui é que faz uso da imaginação?!
Já agora, quais são os valores oficiais finais e publicados sobre o crescimento da economia portuguesa em 2010?!... Ou estás a referir-te ainda e sempre a estimativas do governo?!
mais_um Escreveu:RcrdPrnt Escreveu:Portugal pagou um juro de 4,75% por mil milhões de euros em dívida a 18 meses. As fontes oficiais não confirmam que foi a China a compradora dos títulos.
Ontem foi superado o primeiro grande teste, mas Portugal tem um longo caminho a percorrer na obtenção do financiamento para este ano.
Além dos 1.750 milhões de euros em dívida já leiloada este ano (500 milhões em bilhetes e 1.250 milhões de obrigações), o Estado colocou já este ano 50 milhões de euros em "Floating Rate Notes" e mil milhões de euros através de uma venda directa de "medium term notes" (MTN). O financiamento que está ser atribuído à China mas que o Governo não confirma é para um prazo de um ano e meio com uma taxa de juro que é superior à que os mercados exigem para os três anos.
Não percebo muito bem disto, mas isto for verdade, não é bastante mau????
Humm.. não me parece, o leilão de hoje para as OT a 3 anos e meio ficou pelos 5,3...%
Analisando a estrategia do Governo parece-me que estão a apostar numa melhoria das condições de financiamento para o proximo ano, acreditando que vão conseguir baixar o defice este ano para os 4,6%
Já agora qual a fonte da informação?
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=462755
- Registado: 28/9/2009 17:01
RcrdPrnt Escreveu:Portugal pagou um juro de 4,75% por mil milhões de euros em dívida a 18 meses. As fontes oficiais não confirmam que foi a China a compradora dos títulos.
Ontem foi superado o primeiro grande teste, mas Portugal tem um longo caminho a percorrer na obtenção do financiamento para este ano.
Além dos 1.750 milhões de euros em dívida já leiloada este ano (500 milhões em bilhetes e 1.250 milhões de obrigações), o Estado colocou já este ano 50 milhões de euros em "Floating Rate Notes" e mil milhões de euros através de uma venda directa de "medium term notes" (MTN). O financiamento que está ser atribuído à China mas que o Governo não confirma é para um prazo de um ano e meio com uma taxa de juro que é superior à que os mercados exigem para os três anos.
Humm.. não me parece, o leilão de hoje para as OT a 3 anos e meio ficou pelos 5,3...%
Analisando a estrategia do Governo parece-me que estão a apostar numa melhoria das condições de financiamento para o proximo ano, acreditando que vão conseguir baixar o defice este ano para os 4,6%
Já agora qual a fonte da informação?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Caps Escreveu:O que aconteceu as OT da Grécia e da Irlanda após a entrada do FMI, alguém coloca ai um gráfico sff.
No caso dos gregos as OT que já estavam no mercado continuam no mercado, as que vão vencendo são pagas com o dinheiro do emprestimo da UE/FMI.
Presumo que com as OT da Irlanda aconteça o mesmo.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Portugal pagou um juro de 4,75% por mil milhões de euros em dívida a 18 meses. As fontes oficiais não confirmam que foi a China a compradora dos títulos.
- Registado: 28/9/2009 17:01
mfsr1980 Escreveu:De facto o Henrique Monteiro fala de 40 mil milhões mas, eu estou a falar de alguém com muita credibilidade que falou de 47 mil milhões...chatice, não me lembro quem!
Mas é bom ir somando as diversas colocações de dívida...
É facil, o ano passado foi +/- 38 mil milhões de €, é só ir ao site do IGCP e ver as tabelas.
A partir de 21 de Janeiro já te dou os numeros correctos, mas garantidamente que não será mais que o ano passado, eu arrisco um valor entre os 30 mil e os 35 mil milhões.
Nota: emitiu +/- 38 mil milhões em titulos de divida mas também pagaram divida , assim até Novembro de 2010 a divida aumentou +/- 15 mil milhões em relação a Dezembro de 2009.
migluso Escreveu:mais_um Escreveu:jcldsm Escreveu:mais_um,
Explica lá porquê que eu quero aprender
Fui eu que expliquei mal ou meti a pata na poça? Esquece os 106,71/ano e considera apenas os 167,1 que temos de pagar na maturidade da coisa.
Então é mais ou menos isto, por cada 100 € de divida vendida na linha OT4,80%Junho2020 Portugal recebeu 86,91€.
Por ano até à data do vencimento, Portugal vai pagar 4,8€, por cada 100€ vendidos e na data de vencimento, pagamos o ultimo cupão de 4,8€ por cada 100€ e devolvemos o valor nominal das OT.
Ou do ponto de vista de quem comprou as OT, tem um rendimento anual de 4,8€/86.91€ ou seja 5,522%. E no fim por cada 86,91€ investidos recebe 100€.
Quem participa na subscrição de dívida privada paga 100% na subscrição, caso não haja um desconto, tipo 99,50% ou 99%.
Depois recebe o cupão nas datas definidas e na maturidade recebe 100%.
A dívida soberana funciona de forma diferente?
O valor que referi (86,91) é referente ao leilão de hoje.
O que tu referiste é exactamente o que expliquei.
De facto o Henrique Monteiro fala de 40 mil milhões mas, eu estou a falar de alguém com muita credibilidade que falou de 47 mil milhões...chatice, não me lembro quem!
Editado pela última vez por mfsr1980 em 13/1/2011 0:56, num total de 1 vez.
- Registado: 3/5/2007 13:55
mais_um Escreveu:jcldsm Escreveu:mais_um,
Fui eu que expliquei mal ou meti a pata na poça? Esquece os 106,71/ano e considera apenas os 167,1 que temos de pagar na maturidade da coisa.
Então é mais ou menos isto, por cada 100 € de divida vendida na linha OT4,80%Junho2020 Portugal recebeu 86,91€.
Por ano até à data do vencimento, Portugal vai pagar 4,8€, por cada 100€ vendidos e na data de vencimento, pagamos o ultimo cupão de 4,8€ por cada 100€ e devolvemos o valor nominal das OT.
Ou do ponto de vista de quem comprou as OT, tem um rendimento anual de 4,8€/86.91€ ou seja 5,522%. E no fim por cada 86,91€ investidos recebe 100€.
Quem participa na subscrição de dívida privada paga 100% na subscrição, caso não haja um desconto, tipo 99,50% ou 99%.
Depois recebe o cupão nas datas definidas e na maturidade recebe 100%.
A dívida soberana funciona de forma diferente?
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
nandorm Escreveu:--- --- Depois de verificar que a grande parte do leilão foi comprado pelo BCE e depois por chineses e japoneses, chego a pensar que a zona euro mudou de estratégia e passou ao ataque, passo a explicar.
Como é que chegaste a estas conclusões?
migluso Escreveu:mais_um Escreveu:mfsr1980 Escreveu:Caro mais_um,
Olha, eu ouvi isso na SIC Notícias. Posso-te assegurar, por um economista de renome. Vou ver se encontro isso aqui na NET.
Abraço mfsr1980
Nos ultimos meses tenho ouvido tantas "bacoradas" de economistas de renome....![]()
Acho que foi o director do Expresso Henrique Monteiro, mas creio que deva estar equivocado. Nem sei se é economista...
Vou arriscar e vou colocar o vídeo...não confirmei... tenho apenas 80% de certeza...
http://videos.sapo.pt/1TggM8EWNDs5YjWudINC
O gajo refere 40 mil milhões, o que continua errado, mas pelo desenrolar da conversa, assim como ele diz 40 mil também podia dizer 30 mil ou 50 mil....

Caros Forenses,
Para já, nestes 12 dias do 2011 temos:
- 1.100 milhões aos chineses
- 500 Milhões (na 1ª Semana)
- 1.250 Milhões (na 2ª Semana)
================
Total 2.850 Milhões
Se calhar deviamos ter um tópico para poder ter a contabilidade em dia
Para já, nestes 12 dias do 2011 temos:
- 1.100 milhões aos chineses
- 500 Milhões (na 1ª Semana)
- 1.250 Milhões (na 2ª Semana)
================
Total 2.850 Milhões
Se calhar deviamos ter um tópico para poder ter a contabilidade em dia

Editado pela última vez por mfsr1980 em 13/1/2011 0:39, num total de 1 vez.
Atomez Escreveu:Caps Escreveu:O que aconteceu as OT da Grécia e da Irlanda após a entrada do FMI, alguém coloca ai um gráfico sff.
Deixou de haver emissão de OTs porque já têm o financiamnto total que precisam, mas em condições duríssimas
Uhhh Isso quer dizer que também deixa de existir emissão de CT's?
Alguem me diz quais são os "tickers" no Prorealtime dos indices em qestão....
Obrigado
- Registado: 20/5/2009 18:58
--- Estava agora a ver a bloomberg e os apresentadores diziam que os mercados estavam a subir devido a boa prestação da venda portuguesa.
--- Depois de verificar que a grande parte do leilão foi comprado pelo BCE e depois por chineses e japoneses, chego a pensar que a zona euro mudou de estratégia e passou ao ataque, passo a explicar.
--- Até aqui o BCE deixava os PIIGS (Grecia e Irlanda) ir abaixo e metia lá o FEE e o FMI, mas da-me a sensação que neste momento o BCE mudou de estratégia e passou a defender os estados membros, não deixando seguir o efeito dominó.
--- Desta forma chego a pensar que amanha a divida da Espanha e da italia vão ser compradinhas a vontade.
--- será que desta forma vai haver margem de manobra para o PSI seguir em alta nos próximos tempos.
--- Aqui fica a minha questão.
--- Depois de verificar que a grande parte do leilão foi comprado pelo BCE e depois por chineses e japoneses, chego a pensar que a zona euro mudou de estratégia e passou ao ataque, passo a explicar.
--- Até aqui o BCE deixava os PIIGS (Grecia e Irlanda) ir abaixo e metia lá o FEE e o FMI, mas da-me a sensação que neste momento o BCE mudou de estratégia e passou a defender os estados membros, não deixando seguir o efeito dominó.
--- Desta forma chego a pensar que amanha a divida da Espanha e da italia vão ser compradinhas a vontade.
--- será que desta forma vai haver margem de manobra para o PSI seguir em alta nos próximos tempos.
--- Aqui fica a minha questão.
- Registado: 22/6/2010 23:10
mais_um Escreveu:mfsr1980 Escreveu:Caro mais_um,
Olha, eu ouvi isso na SIC Notícias. Posso-te assegurar, por um economista de renome. Vou ver se encontro isso aqui na NET.
Abraço mfsr1980
Nos ultimos meses tenho ouvido tantas "bacoradas" de economistas de renome....![]()
Acho que foi o director do Expresso Henrique Monteiro, mas creio que deva estar equivocado. Nem sei se é economista...
Vou arriscar e vou colocar o vídeo...não confirmei... tenho apenas 80% de certeza...

http://videos.sapo.pt/1TggM8EWNDs5YjWudINC
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Caps Escreveu:O que aconteceu as OT da Grécia e da Irlanda após a entrada do FMI, alguém coloca ai um gráfico sff.
Deixou de haver emissão de OTs porque já têm o financiamnto total que precisam, mas em condições duríssimas
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
mfsr1980 Escreveu:Caro mais_um,
Abraço mfsr1980
Nos ultimos meses tenho ouvido tantas "bacoradas" de economistas de renome....

Duvida de quem não sabe
O que aconteceu as OT da Grécia e da Irlanda após a entrada do FMI, alguém coloca ai um gráfico sff.
Outra questão é como reagiram os mercados.
E por ultimo se com a entrada do FMI em portugal, poderá começar o inicio do BULL do PSI...
Um abraço a todos.

O que aconteceu as OT da Grécia e da Irlanda após a entrada do FMI, alguém coloca ai um gráfico sff.
Outra questão é como reagiram os mercados.
E por ultimo se com a entrada do FMI em portugal, poderá começar o inicio do BULL do PSI...
Um abraço a todos.
- Registado: 20/5/2009 18:58
mfsr1980 Escreveu:O que eu sei e que me parece aterrador é que neste ano da graça de 2011 (sem graça nenhuma) nós teremos que pedir aos mercados qualquer coisa como 47 mil milhões em juros e amortizações. Ora tendo o ano 52 semanas, fazendo a conta assim por alto, tirando 5 semanas de folga (52-47=5) teremos que pedir mil milhões por semana, não é? Ora ainda só vamos na 2 semana de Janeiro e já é uma cegada saber se o mercado empresta.
Acho que iremos ver a bolsa em grande aflição todas as semanas.
Abraço mfsr1980
PS: Corrijam-me se estiver enganado.
Essa é que é essa!!! E estás correcto, sim. Para a semana vai haver outra emissão.
Obviamente não é possível obter empréstimos a quase 7% de juro anual para um país em estagno-recessão...
Vai ter de estoirar mais dia menos dia, o que hoje se passou foi só adiar a situação mais uma semana.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
mfsr1980 Escreveu:O que eu sei e que me parece aterrador é que neste ano da graça de 2011 (sem graça nenhuma) nós teremos que pedir aos mercados qualquer coisa como 47 mil milhões em juros e amortizações. Ora tendo o ano 52 semanas, fazendo a conta assim por alto, tirando 5 semanas de folga (52-47=5) teremos que pedir mil milhões por semana, não é? Ora ainda só vamos na 2 semana de Janeiro e já é uma cegada saber se o mercado empresta.
Abraço mfsr1980
Estás enganado..

1º explica como chegaste ao numero de 47 mil milhões de €?
2º o Estado cobra impostos (podes não os pagar, mas eu pago e não é pouco...), lembraste?
Um abraço,
ALexandre Santos
O que eu sei e que me parece aterrador é que neste ano da graça de 2011 (sem graça nenhuma) nós teremos que pedir aos mercados qualquer coisa como 47 mil milhões em juros e amortizações. Ora tendo o ano 52 semanas, fazendo a conta assim por alto, tirando 5 semanas de folga (52-47=5) teremos que pedir mil milhões por semana, não é? Ora ainda só vamos na 2 semana de Janeiro e já é uma cegada saber se o mercado empresta.
Abraço mfsr1980
Abraço mfsr1980
JMHP Escreveu:Mais certo e provado cientificamente é o homem ter ido à Lua do que a previsão incompleta do défice publico de 2010 apenas 11 dias do inicio de 2011... Vai uma aposta?!!
Tu dizes mal só por dizer mal, objectividade na (não)argumentação? ZERO!
Também deves ser daqueles que dizia que as previsões do governo para o crescimento da economia em 2010 eram erradas, acontece que todas as previsões do BdP, da CE e da OCDE falharam, a mais proxima foi a do governo (pela positiva), agora metam a viola no saco.
O que foi anunciado (e a data não foi inocente, apesar do que tu possas afirmar) é uma estimativa para o defice e não O defice.
Agora deixo a tua imaginação a trabalhar...
jcldsm Escreveu:mais_um,
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Kury Yozo, Massao1, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Zguibz2 e 147 visitantes