Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação técnica dos principais índices mundiais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Gráficos

por joao4702 » 2/10/2008 18:38

Marco,

Parabéns pelo trabalho e dedicação.

Cumprimentos.

Registado: 21/9/2006 10:04

por MarcoAntonio » 2/10/2008 17:38

Crude Oil

O ouro negro apresenta uma tendência altista de longo-prazo mas já no médio-prazo temos uma tendência de baixa. O crude está a corrigir. Há quem chame a isto um Bear Market mas eu não concordo: para mim um Bear Market é uma tendência de baixa de longo-prazo e não uma descida "em valor" que supera xis. Obviamente aqui a questão é a definição de Bear Market que se toma mas eu prefiro classificar (até por uma questão de clareza de análise) este movimento como uma correcção (ou tendência secundária) que se insere num movimento de longo-prazo que é ascendente e que ainda não foi invalidado.

Tendo por base a tendência de longo-prazo ainda há espaço para mais correcções no crude.

Assim temos referências mais importantes são os 110 USD (agora a funcionar como resistência) e penso existir um pequeno suporte nos 90 USD.
Anexos
CrudeOil081002cp.png
CrudeOil081002cp.png (21.63 KiB) Visualizado 16712 vezes
CrudeOil081002lp.png
CrudeOil081002lp.png (21.64 KiB) Visualizado 16643 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Cada vez melhor!!!

por MarcoAntonio » 2/10/2008 7:18

jorgemmc Escreveu:Serviço Público é isto!

:clap: :clap: :clap:

Já agora, uma questão para quem acompanha os mercados há mais tempo.

Relação entre o NASDAQ e o S&P: historicamente, há algum grau de correlação ou influência do 2º sobre o 1º ou apenas apresentam reacções semelhantes às circunstâncias?

Antes demais eu confesso que não sinto grande apelo pelo Nasdaq que não é mais do que um sub-índice, extremamente popular durante a Bolha dos anos 90 mas que já perdeu entretanto relevância...

Em relação à questão em concreto, os comportamentos dos dois índices é bastante parecido. Bastante mais parecido agora do que em 2000/2001 por exemplo.

O Nasdaq continua a ser um pouco mais volátil (embora a diferença seja agora menor) e o S&P actualmente lidera os movimentos (e actualmente refiro-me a 2007/2008).

Isso nota-se particularmente nas inversões de tendência onde o Nasdaq vai atrás do S&P que faz a inversão primeiro e de forma mais clara (por exemplo, fazendo mínimos relativos primeiro qnd a tendência passa de alta para baixa enquanto o Nasdaq ainda faz um máximo superior ou semelhante ao anterior). Esse tem sido um pouco o padrão pelo que é o S&P quem define o caminho e o Nasdaq quem vai atrás...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Adam hedge » 1/10/2008 22:03

boa noite.
compreendi caro Marco,obrigado pela explicação.

abraço

adamhedge
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

Cada vez melhor!!!

por Perigoso Neoliberal » 1/10/2008 20:57

Serviço Público é isto!

:clap: :clap: :clap:

Já agora, uma questão para quem acompanha os mercados há mais tempo.

Relação entre o NASDAQ e o S&P: historicamente, há algum grau de correlação ou influência do 2º sobre o 1º ou apenas apresentam reacções semelhantes às circunstâncias?
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - B. Baruch

Registado: 25/10/2007 0:02

por MarcoAntonio » 1/10/2008 20:25

Se colocar um gráfico de longo-prazo penso que já esclarece porque o tenho marcado nesse valor. Os 6200pts serviram de resistência em Maio de 2006 e depois de suporte entre Outubro e Dezembro de 2006 e ainda novamente em Março de 2008.

Em Agosto último tb reagiu em alta perto desse valor e já em Setembro parece ter funcionado como resistência no último ressalto.

Na minha opinião é o valor mais significativo nesta zona...
Anexos
DAX081001b.png
DAX081001b.png (24.88 KiB) Visualizado 17902 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Adam hedge » 1/10/2008 20:19

boa noite.

caro Marco Antonio,a linha tracejada a azul é uma resistência por volta dos 6200pts? se for pq desenhada nesse valor?
não acha que nos 6000pts há uma resistencia importante e por volta dos6300/6600pts?

desculpe,mas estou a iniciar o estudo de suportes e resisitencias por isso as minhas duvidas.

obrigado

abraço

adamhedge
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por MarcoAntonio » 1/10/2008 19:56

DAX

O DAX, um dos principais índices da Europa, apresenta um comportamento quem em pouco se distingue daquele que encontramos no S&P.

Também aqui temos um Bear Market pronunciado e bem definido que dura há cerca de 9 meses.

Em termos relativos, o DAX apresenta uma ligeira firmeza relativa. Iniciou o Bear um pouco mais tarde e não esteve sujeito a tanto "pânico" quanto os indices americanos.

Não obstante, tem feito minimos sucessivos e quebrado suportes e também aqui encontramos uma boa LT descendente que nos servirá de referência para uma inversão da tendência...
Anexos
DAX081001.png
DAX081001.png (24.61 KiB) Visualizado 18065 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Specialx » 1/10/2008 19:55

Concordo . Para mim entradas longas so acima dos 1305 e com volume

Abraço

Registado: 11/5/2007 22:56

Situação técnica dos principais índices mundiais

por MarcoAntonio » 1/10/2008 18:51

Neste tópico similar ao do PSI20 irei acompanhando não só os indices como o S&P ou o DAX mas também os gráficos do Crude e do EURUSD que tenho colocado espalhados por diversos tópicos.

Como me parece que o tópico do PSI20 teve uma adesão interessante e possivelmente bastantes participantes até preferem essa fórmula de tópico concentrado, vou colocar os restantes activos e índices que tenho acompanhado neste mesmo tópico.

S&P500

Para já começo com o gráfico do S&P, aquele que considero há muitos anos como o índice mais significativo dos mercados.

Com muita pena minha, o Dow Jones ainda continua a ter uma projecção mediática que não merece e é ainda para alguns um índice mais sonante. Mas o verdadeiro índice do maior mercado bolsista do mundo não é o Dow Jones (constituido por umas meras 30 empresas e baseado numa formula de cálculo arcaica e ilógica) mas sim o S&P500.

Quanto ao gráfico do S&P, é o gráfico de um Bear Market.

Apenas uma vez o S&P deu sinais de inversão que contudo se vieram a revelar falsos: foi em Maio passado quando quebrou uma zona de suporte/resistência bem como uma LT descendente que ainda hoje é válida e que continuo (apesar daquele falso breakout) a considerar a referência a seguir.

Para o S&P terminar este Bear e inverter, terá de passar aquela barreira antes de qualquer outra...

Quanto ao resto, o S&P tem vindo a quebrar suportes sucessivos e a fazer mínimos sucessivos.

É o gráfico de um Bear Market.

Nota: futuros comentários serão mais breves.
:wink:
Anexos
S&P081001.png
S&P081001.png (22.59 KiB) Visualizado 17846 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], HFCA, LACSIM, latbal, LMMV, m-m, nickforum, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 59 visitantes