Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa: Aumento de capital começa... para a semana !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Inapa

por joao4702 » 6/12/2007 20:21

Após este arranque de hoje penso que existem operadores que poderão favorecer um rally da Inapa que se deverá prolongar até fim de Dezembro.

A minha convicção é a de que haverá pressões no facto de a acção estar bem acima de 1,00€ para induzir os investidores a subscrever as acções.

Nuno Faustino e JAS comentaram e bem alguns aspectos mas deixem-me dizer-vos que a vossa estratégia medrontina irá limitar os vossos ganhos.

A Inapa está bem sustentada pelo facto de os tubarões terem aceite subscrever na totalidade o aumento de capital que lhes compete (BCP e Parpública).

A Inapa incia aqui um novo ciclo da sua história por motivos claros:

1. O mercado irá mais cedo ou mais tarde reconhecer o valor "barato" a que se encontra a transaccionar, isto porque estima-se que o aumento de capital vai ser todo subscrito e terá impacto significativo a médio prazo nos cash flows da empresa o que potencializa a criação de valor.

2. O estado namora um acordo para a venda da Inapa a instituição privada e de certo que não iria injectar tantos milhões a comprar a 1€ cada titulo para vender ao desbarato.

Por estes motivos penso que não é prudente dizer que a Inapa "vai estar a 0,6€ ou perto disto".

Só tenho que dar os parabéns a quem comprou direitos porque na minha modesta opinião fez óptimo negócio.

cumprimentos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

Inapa

por joao4702 » 6/12/2007 20:07

Após este arranque de hoje penso que existem operadores que poderão favorecer um rally da Inapa que se deverá prolongar até fim de Dezembro.

A minha convicção é a de que haverá pressões no facto de a acção estar bem acima de 1,00€ para induzir os investidores a subscrever as acções.

Nuno Faustino e JAS comentaram e bem alguns aspectos mas deixem-me dizer-vos que a vossa estratégia medrontina irá limitar os vossos ganhos.

A Inapa está bem sustentada pelo facto de os tubarões terem aceite subscrever na totalidade o aumento de capital que lhes compete (BCP e Parpública).

A Inapa incia aqui um novo ciclo da sua história por motivos claros:

1. O mercado irá mais cedo ou mais tarde reconhecer o valor "barato" a que se encontra a transaccionar, isto porque estima-se que o aumento de capital vai ser todo subscrito e terá impacto significativo a médio prazo nos cash flows da empresa o que potencializa a criação de valor.

2. O estado namora um acordo para a venda da Inapa a instituição privada e de certo que não iria injectar tantos milhões a comprar a 1€ cada titulo para vender ao desbarato.

Por estes motivos penso que não é prudente dizer que a Inapa "vai estar a 0,6€ ou perto disto".

Só tenho que dar os parabéns a quem comprou direitos porque na minha modesta opinião fez óptimo negócio.

cumprimentos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

por jcms » 6/12/2007 20:05

Já dei ordem para subscrever e ir ao rateio,ficando com o mesmo numero de acções que tinha.Bons negocios e que Semapa nos dê paciencia.
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

por majomo » 6/12/2007 19:56

Acabei por não comprar...

Mas, acho que se os compraste tão barato, bem podes aguardar mais algum tempo, mas espero que não sejas apanhado numa "armadinha", pois acho que poderão querer induzir uma subida para as pessoas subscreverem o AC...

Mas, enfim...
O futuro dirá o que vai acontecer.
Boa sorte.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

Re:

por JAS » 6/12/2007 19:52

nunofaustino Escreveu:Já tinha referido isso na página 6 deste tópico...

Não li as páginas todas do tópico.
Já andámos juntos em muitas guerras destas, eu sei que tu entendes bem a negociação de direitos.

nunofaustino Escreveu:E tenho exactamente a mesma ideia que tu... dia 12 decido o que faço com os direitos... como comprei a 0.02, até comprar a 0.99 é melhor do que exercer os direitos...

Tu compraste alguns direitos?


Até acho que se paga menos em comissões de bolsa do que em comissões na subscrição.

Eu não comprei nenhuns direitos porque estava enganado na data e pensava que a negociação era até amanhã.

Infelizmente até acertei que acabavam em 0,01...
(Digo infelizmente porque não tenho prazer nenhum em ver que muita gente se entalou com eles)

De qualquer forma penso que até ao dia 12 vai haver pressão vendedora pois, quem tem acções e direitos, irá vender as acções acima de 1,02 para subscrever a 1,00.
Pode ser que venha a comprar INA se chegar a essa zona.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Re: Re

por nunofaustino » 6/12/2007 19:39

JAS Escreveu:
jcms Escreveu:Eu vendi hoje 1,13€,tenho mais para vender amanha e comprei direitos a 0.02€.


Até que enfim que encontro um a saber fazer bem as contas!

Aquela puxada hoje até ao 1,16 deu para muita gente fazer esse jogo...

Agora tens outra opção que me parece vantajosa:
Esperas até ao dia 12 para tomar a decisão de subscrever ou não as acções.

Se a INA estiver abaixo de 0,98 deitas os direitos fora e compras as acções que queres em bolsa.

Se estiver acima de 1,00 acho que é de subscrever.

Um abraço,
JAS


Já tinha referido isso na página 6 deste tópico...

E tenho exactamente a mesma ideia que tu... dia 12 decido o que faço com os direitos... como comprei a 0.02, até comprar a 0.99 é melhor do que exercer os direitos...

Tu compraste alguns direitos?

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por majomo » 6/12/2007 19:29

nunofaustino Escreveu:
majomo Escreveu:
nunofaustino Escreveu:Há duas possibilidades para as acções subirem:

1. Houve uma concentração de um ou mais posições na Inapa através da compra de direitos

2. O aumento de capital não será totalmente subscrito e que as entidades financeiras contratadas pela Inapa para comprarem até 56M de acções vão ter de ficar com elas.

Qualquer uma destas opções me "garante" que no dia 28 de Dezembro a acção estará acima do 1€, ou bastante perto.

Depois, eu acredito que, no pior cenário, vou perder metade do dinheiro investido (as acções caiem 50%). E deste modo, comprei direitos suficientes para que, se a acção perder 50% até dia 28 de Dezembro eu não perca muitas horas de sono.

Um abr
Nuno


Mas, a que 50% te referes, ao valor antes do ajuste?
Ou à cotação actual?

Mas, a tua estratégia passa por perder o menos possível, é que falar em 50%, parece-me um extremo... :shock:


Eu acho que qdo uma pessoa entra num negócio deve pensar no pior que pode ocorrer (de um modo realista, claro). E ter isso em mente quando se calcula qto vamos comprar...

No meu cenário horrível, a Inapa vai até aos 0.5€. Imagina que eu aceitava que podia perder 500€ neste negócio. Então iria comprar 1000 acções a 1€ (ou seja, 225 direitos).

mas n fiques com a ideia que eu entrei na Inapa para perder 50% do que investi... eu acredito que no dia 28 de Dezembro a cotação estará, pelo menos, acima de 1€ e que eu vou ganhar dinheiro com isto...

Um abr
Nuno


Esse exemplo que deste, era o exemplo que eu tinha em mente, investir em nesses 225 direitos, a pouco mais de 0€ e comprar 1000 acções a 1€...

Mas, como muita gente foi "obrigada" a subscrever o AC para eventualmente não perder ainda mais, resolvi esperar para ver...

Enfim, perder 50% de 1000€, não é perder 50% de 10 000€ é que já aqui li posts de milhares de euros investidos no AC...

Boa sorte.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

Re

por JAS » 6/12/2007 19:28

jcms Escreveu:Eu vendi hoje 1,13€,tenho mais para vender amanha e comprei direitos a 0.02€.


Até que enfim que encontro um a saber fazer bem as contas!

Aquela puxada hoje até ao 1,16 deu para muita gente fazer esse jogo...

Agora tens outra opção que me parece vantajosa:
Esperas até ao dia 12 para tomar a decisão de subscrever ou não as acções.

Se a INA estiver abaixo de 0,98 deitas os direitos fora e compras as acções que queres em bolsa.

Se estiver acima de 1,00 acho que é de subscrever.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por nunofaustino » 6/12/2007 19:21

majomo Escreveu:
nunofaustino Escreveu:Há duas possibilidades para as acções subirem:

1. Houve uma concentração de um ou mais posições na Inapa através da compra de direitos

2. O aumento de capital não será totalmente subscrito e que as entidades financeiras contratadas pela Inapa para comprarem até 56M de acções vão ter de ficar com elas.

Qualquer uma destas opções me "garante" que no dia 28 de Dezembro a acção estará acima do 1€, ou bastante perto.

Depois, eu acredito que, no pior cenário, vou perder metade do dinheiro investido (as acções caiem 50%). E deste modo, comprei direitos suficientes para que, se a acção perder 50% até dia 28 de Dezembro eu não perca muitas horas de sono.

Um abr
Nuno


Mas, a que 50% te referes, ao valor antes do ajuste?
Ou à cotação actual?

Mas, a tua estratégia passa por perder o menos possível, é que falar em 50%, parece-me um extremo... :shock:


Eu acho que qdo uma pessoa entra num negócio deve pensar no pior que pode ocorrer (de um modo realista, claro). E ter isso em mente quando se calcula qto vamos comprar...

No meu cenário horrível, a Inapa vai até aos 0.5€. Imagina que eu aceitava que podia perder 500€ neste negócio. Então iria comprar 1000 acções a 1€ (ou seja, 225 direitos).

mas n fiques com a ideia que eu entrei na Inapa para perder 50% do que investi... eu acredito que no dia 28 de Dezembro a cotação estará, pelo menos, acima de 1€ e que eu vou ganhar dinheiro com isto...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por majomo » 6/12/2007 19:10

nunofaustino Escreveu:Há duas possibilidades para as acções subirem:

1. Houve uma concentração de um ou mais posições na Inapa através da compra de direitos

2. O aumento de capital não será totalmente subscrito e que as entidades financeiras contratadas pela Inapa para comprarem até 56M de acções vão ter de ficar com elas.

Qualquer uma destas opções me "garante" que no dia 28 de Dezembro a acção estará acima do 1€, ou bastante perto.

Depois, eu acredito que, no pior cenário, vou perder metade do dinheiro investido (as acções caiem 50%). E deste modo, comprei direitos suficientes para que, se a acção perder 50% até dia 28 de Dezembro eu não perca muitas horas de sono.

Um abr
Nuno


Mas, a que 50% te referes, ao valor antes do ajuste?
Ou à cotação actual?

Mas, a tua estratégia passa por perder o menos possível, é que falar em 50%, parece-me um extremo... :shock:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por nunofaustino » 6/12/2007 18:53

Há duas possibilidades para as acções subirem:

1. Houve uma concentração de um ou mais posições na Inapa através da compra de direitos

2. O aumento de capital não será totalmente subscrito e que as entidades financeiras contratadas pela Inapa para comprarem até 56M de acções vão ter de ficar com elas.

Qualquer uma destas opções me "garante" que no dia 28 de Dezembro a acção estará acima do 1€, ou bastante perto.

Depois, eu acredito que, no pior cenário, vou perder metade do dinheiro investido (as acções caiem 50%). E deste modo, comprei direitos suficientes para que, se a acção perder 50% até dia 28 de Dezembro eu não perca muitas horas de sono.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por majomo » 6/12/2007 18:40

Não comprei os direitos da inapa, pela falta de confiança com que irão negociar em 28 de dezembro.

Como é que explicam que hoje os direitos estivessem a 0,01€ e não foram todos subscritos e a cotação da inapa fosse mais de 1,10€...

Ou seja, quem as comprou hoje, comprou com que objectivo?
Se acreditava que as acções valessem mais de 1€, não era mais rentável comprar os direitos a 0,01€?

Gostava de ouvir as ideias de quem tem direitos.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por CALBESO » 6/12/2007 18:33

ok.

Obrigado nunofaustino.

Comprei 2000 direitos a 0,01, vamos lá ver como isto corre.

abraço e bn
 
Mensagens: 40
Registado: 27/5/2007 23:05
Localização: boavista

por Touro » 6/12/2007 18:31

O tornarem-se as ordens irrevogáveis não quer dizer que a subscrição tenha de parar. O que se passa é que até dia 8 (até acho estranho porque é um sábado) as ordens de subscriçao podem ser alteradas, a partir daí não.
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

por nunofaustino » 6/12/2007 18:29

Estive a ler o prospecto e é como disseste... pode-se exercer até dia 12 às 15 horas, mas a partir do dia 8 as ordens são irrevogáveis...

Um abr e obrigado pela correcção
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por nunofaustino » 6/12/2007 18:25

suai Escreveu:Nuno não percebi o seu post sobre ser perferivel comprar acções a € 1.12 em vez de direitos que valem acções a € 1.00! Se as acçoes descerem para menos de 1 Euro o que acontecerá aos que compraram a 1,12? Perdem tambem e talvez mais do que os que as irão ter a 1€. Não será assim?


Repara que se comprares acções podes vender quando quiseres. Se comprares direitos e exerceres o direito de compra das acções não as podes vender até dia 28 de Dezembro.

Imagina que até ao dia 28 de Dezembro, as acções caiem até os 0.6€. Caso tenhas acções, podes estabelecer um stop nos 0.9€ e vender qdo a acção chegar a esse valor. Se optasses por comprar direitos e exercer o direito de compra das acções, não tens essa hipótese de estabelecer um stop loss e por isso só podes vender no dia 28 de Dezembro (a 0.6€, neste caso hipotético).

CALBESO
No site do millenium está a seguinte informação:
* 22 de Novembro: Ultimo dia de transacção das acções Inapa com direitos de subscrição incorporados;
* 28 Novembro a 12 de Dezembro: Período de subscrição das acções;
* 28 Novembro a 6 de Dezembro: Período de transacção dos direitos na Euronext Lisbon;
* 8 de Dezembro: Data a partir da qual as ordens se tornam irrevogáveis;
* 17 de Dezembro: Liquidação financeira das acções subscritas pelo exercício de direitos;
* 19 de Dezembro: Liquidação financeira das acções atribuídas em rateio;
* 28 de Dezembro: Data prevista de admissão à negociação das novas acções na Euronext Lisbon.

Pelo que depreendo que a partir do dia 8 de Dezembro não será possível alterar as ordens dadas (para a compra ou não das acções a que temos direito).

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por Touro » 6/12/2007 18:24

... no Bull Market que se viveu até março de 2000, a Inapa passou também praticamente ao lado dele.


A Inapa de 1996 (início do bull market) até Março de 2000 (fim do bull) valorizou cerca de 160%. Não percebo por que dizes que passou ao lado.

Deixo aqui o gráfico de comparação da Inapa com o Psi20 desde 2000, onde se nota claramente que a acção acompanhou o índice na queda de 2000 até 2003, tendo em 2003 o índice iniciado o bull market e a Inapa entrado em lateralização. É pena a base do Yahoo não ter valores anteriores a 2000 para podermos tirar melhor a teima. A Inapa acompanhou o 'bull' como todas as outras, fazendo valer o ditado de que quando a maré sobe todos os barcos desencalham.

Em 2003 não subiu porque não estava encalhada, estava ancorada. Mas manteve-se ancorada, não afundou. Agora para seguir a sua viagem só têm que lhe soltar a âncora.
Anexos
ina20071206_yh.PNG
ina20071206_yh.PNG (14.62 KiB) Visualizado 4479 vezes
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

por majomo » 6/12/2007 18:23

suai Escreveu:Nuno não percebi o seu post sobre ser perferivel comprar acções a € 1.12 em vez de direitos que valem acções a € 1.00! Se as acçoes descerem para menos de 1 Euro o que acontecerá aos que compraram a 1,12? Perdem tambem e talvez mais do que os que as irão ter a 1€. Não será assim?


Pelo que percebi, de hoje até ao natal (acho que é nessa altura que entrarão as acções na bolsa), se tiveres os direitos e exerceres, tens as acções a 1€, mas só as podes negociar quando entrarem em bolsa.

Ou seja, se nesse período as acções valorizarem muito, não as podes vender e pode dar-se o caso de elas, com o aproximar do negociar em bolsa, baixarem para o seu valor nominal ou menos...
Aliás, é o mais provável tendo em conta o grande aumento de oferta de acções a 1€...

Se comprares agora e caso a coisa corra mal, isto é, a cotação descer e baixar de 1€, sempre podes vender antes.

É arriscar.

Estive para comprar direitos a 0,01 ou 0,02 para entrar, mas acabei por não arriscar.
Boa sorte para quem os tem.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por jcms » 6/12/2007 18:20

Eu vendi hoje 1,13€,tenho mais para vender amanha e comprei direitos a 0.02€.Bons negocios :lol:
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

por pratasmanel » 6/12/2007 18:06

Nuno não percebi o seu post sobre ser perferivel comprar acções a € 1.12 em vez de direitos que valem acções a € 1.00! Se as acçoes descerem para menos de 1 Euro o que acontecerá aos que compraram a 1,12? Perdem tambem e talvez mais do que os que as irão ter a 1€. Não será assim?
 
Mensagens: 6
Registado: 29/11/2007 12:12
Localização: Sabugueiro

por Broker_Invest » 6/12/2007 17:51

Exelente Volume tanto nos Direitos que fechou a 0.01€ :| , e na valorização do titulo por 2 cts, não tinha acertado no fecho :wink: A Inapa quer entrar no PSI20, ela neste momento está 5º lugar para entrar, mas se continuar com volumes desta ordem passa a frente do Banif sem qualquer problema, porque nesta revisão do PSI20, é entrada garantida da TDU, e deve sair a Impresa, a Inapa faz-me lembrar a SCOA, que após anuncio de entrada do PSI20 e + Opas do Sr. Fino ela já valorizou + 220%, e esta-se aguenta-se lindamente acima dos 2€.
Vamos ter calma que INAPA vai dar para todos. :)
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1020
Registado: 3/8/2006 20:39
Localização: Belas-Idanha

por jrato35 » 6/12/2007 17:44

Boa tarde
Sendo leigo nesta matéria poderiam dizer quanto valeria cada acção subscrita por exemplo a 0.10 ?

Cump.
 
Mensagens: 1
Registado: 29/11/2007 9:26
Localização: guimaraes

por CALBESO » 6/12/2007 17:06

No comunicado da inapa que está no site da cmvam, diz:

....


"2 - Os direitos de subscrição poderão ser exercidos durante o período da oferta que decorrerá entre as
8.30 horas do dia 28 de Novembro de 2007 e as 15.00 horas do dia 12 de Dezembro de 2007. As
acções da Inapa transaccionadas em bolsa na Euronext Lisbon até ao dia 22 de Novembro de 2007,
inclusive, ainda conferem o direito de participar na Oferta."


....
 
Mensagens: 40
Registado: 27/5/2007 23:05
Localização: boavista

por nunofaustino » 6/12/2007 17:02

é essa a data indicada no BCP

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por CALBESO » 6/12/2007 17:00

Nunofaustino,

Porque dizes que o prazo para exercer os direito acaba a 8 de Dezembro? Não é a 12 de Dezembro?
 
Mensagens: 40
Registado: 27/5/2007 23:05
Localização: boavista

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], revólver e 74 visitantes