Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Na procura do graal do trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Na procura do graal do trading

por SFT » 30/5/2015 12:07

Uma pergunta rápida: é possível que um indicador que funcione "bem" num mercado bolsista (ou numa acção), não funcione noutro mercado/acção?

Pergunto isto porque, pessoalmente, a AT resume.se a indicadores e ao achamento de novos indicadores que possam substituir outros menos rigorosos. Mas a generalização/massificação dos indicadores não pode ser enganadora?

Acredito que os comportamentos, expressos em padrões e divergências, possam ser generalizados. Mas o uso de um/vários indicador(es) é igual tanto no PSI como no S&P, por exemplo?

Por exemplo, o RSI de 14 dias deve ser usado em todas os mercados? E porquê 14 e não 10? E por que é que numa acção não funcionaria o RSI14 e noutra o RSI10?

Não estou a minimizar/menosprezar o sistema usado seja por quem for. Eu tenho o meu sistema e estou constantemente a pensar em como melhorá.lo.

É uma questão teórica.

Abc.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por Cem pt » 27/5/2015 2:47

Caros amigos,

Obrigado pelos vossos comentários, logo que tenha mais tempo disponível responderei com todo o gosto, se souber, às questões interessantes que todos vocês colocaram.

----------

Entretanto deixo ficar de novo um gráfico atualizado do PSI, desta vez com a triste particularidade do novo sistema de trading anunciar o final deste bull market, ou se quiserem duma breve primavera, que terá durado apenas 4 meses.

Será que o “Oráculo” vai ter razão? O futuro o dirá.
Anexos
PSI Oráculo 20150526.png
Sistema de trading "Oráculo": PSI-20
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por EuroSexy » 26/5/2015 12:17

Aquilo que muita gente não entende é que é impossível (e o Cem devia saber isso) de seguir o mercado de forma constante e contínua e poder lucrar em todos os movimentos.

Tem de haver necessariamente momentos em que devemos parar.

Essa é peça fundamental que os vencedores têm em conta.

Registado: 16/6/2014 0:01

por bogos » 25/5/2015 21:55

Boa noite...

Caro amigo Cem...

O sonho de qualquer investidor é encontrar o graal do trading.
Perseguido por muitos, desejado por outros, o graal do trading é uma busca incessante da perfeição.
Plenamente consistente disso sei que tens a certeza absoluta de tal.

No entanto e dado não existir um graal do trading, existe um graal em cada um de nós.
Aqueles que apreciam os sistema de trading, nas suas milhares de formas, sabem bem aquilo de que falo.

A vontade de evoluir, de testar indefinidamente até chegar a um sistema perfeito, é a vontade de cada um de nós. Quantos dos que gostam de sistemas já não o fizeram e continuam a fazer?

Mas existe um graal que muita gente não vê, mas está à nossa frente todos os dias.

E independentemente de estar à frente dos nossos olhos, renegamos a sua existência.

E falo claramente do mercado como um todo. Esse é o verdadeiro graal.

O graal simplesmente é o mercado, esse conjunto de pessoas que compra e vende a determinado preço. É um encontro de vontades ao qual se trocam os milhentos produtos.
E não vale a pena pensar que existem os monstros anti-graal, aqueles que manipulam a sua essência. É que mesmo esses fazem parte do mercado.

Quando se manipula a Libor, estamos a falar de forças manipuladoras de mercado? Será na sua essência essa uma verdadeira "facada" ao mercado do graal? Eu sinto isso como forças unidas no mercado para determinar um determinado sentido. Mas não será o seu contra possível. O grande demais para ser manipulador não pode ser contrariado pelo mercado?

Quanto ao sistema que estás a implementar, sinto-o como um ajustamento dentro do próprio graal.
Sabendo que não pode na verdadeira acepção da palavra "o ser", é aquele que do verdadeiro graal, lhe vai dando a oportunidade de dele beber e o sistema que tens satisfazer-se de forma positiva.

Também eu tenho procurado melhorar um sistema, mas não almejo, nem quero chegar ao graal, pela simples razão que fazendo parte dele não me posso substituir a ele, sabendo bem qual é o meu lugar.

Caro Cem....
Tu já atingiste um patamar bastante elevado no mercado.
Sabes através do sistema/sistemas que há ali um espaço que te pertence, uma zona de conforto que é tua por direito próprio, demonstrada pelos resultados que vais obtendo.

Nesse sentido tens o teu graal encontrado.

Para terminar.....se melhorou um pouco com esses novos sinais, acabas de conquistar um pouco mais de espaço no graal.

Parabéns pela excelente partilha, como sempre.

Desculpa o relambório, mas faz-me pensar no tema para me sentir terreno.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por rsacramento » 25/5/2015 12:10

o sistema que uso não liga a padrões: cinge-se a descobrir e seguir a tendência

Registado: 29/11/2007 12:50

por nuuuuno » 25/5/2015 11:47

Bom, gostei das perguntas do richardj pois identifico-me com elas na fase em que estou. Após 7 anos desde o meu primeiro negócio (sem saber AT, sem motivos para comprar,nada :mrgreen: ) em que resolvi comprar SONI a 9€ (que por sorte vendi passados meses ainda cotava a 7 e tal), cheguei há umas semanas á conclusão que o caminho a seguir é explorar sistemas automaticos. Acho que tive o percurso da maioria (em 2008 comprei pq achava que tinha descido, depois 2009 comecei a ler AT, AF, etc, em 2012 descobri que nao existe só o PSI) e em 2014 depois de ler bastantes livros, ver milhares de graficos e ter uma noção aceitável do que a AT significa, achei eu que conseguiria ser 1 trader discricionário. A verdade é que após 6 meses semi-abandono essa ideia. Para "me" poder melhorar, necessito "standardizar" os meu trade, ter um método 100% definido com regras claras de modo a poder avaliar o que estou a fazer e corrigir erros. Desse modo, já li o topico todo de trend following e estou a ler os turtle traders.
Aproveitando o topico desafiava o 1- CEM a poder detalhar o sistema que usa, ou parte dele (para descoberta de tendencia) pois me parece ser o cerne da questão. 2- Se me aconselham a seguir o principio KISS. 3-Como lidam voces nestes sitemas com padroes duplos topos / fundos / H&S (que a mim me parecem tb funcionar bastante bem) mas que sao (para mim) de extrema complexidade a codificar. Ignoram-nos?
Abraço e obrigado.

Registado: 10/11/2011 10:05

por rsacramento » 25/5/2015 11:29

se bem conheço os métodos do semStops, nada de desgastante neste novo sistema: escolhe um conjunto de acções, que até poderá ser votado no caldeirão, e as ordens de compra e venda são para a abertura do dia seguinte

estou muito longe da luz, cem?

Registado: 29/11/2007 12:50

por richardj » 25/5/2015 0:51

Amigo Sem,

O problema para este sistema é que requer muita atenção do que se está a passar no mercado e acaba por se tornar bastante desgastante.

No fundo é um sistema de swing trading com parâmetro principal a volatilidade. Menos tempo on the market, entrar na volatilidade sair passado 7 8 dias? Qual é a media de dias de cada trade nesse sistema? Podes explicar genericamente como defines a tendência primaria e secundaria no sistema? Apoias-te em mais algum parâmetro técnico?

Outra coisa, estes sistema que trabalham muito com a volatilidade dependem do "nível de volatilidade". Claro que para ter retornos mais elevados precisas de fazer trade de acções mais voláteis. Mas quão voláteis?

A carteira a definir tem um conjunto de acções por base ou vais procurando oportunidades? Isso é outro aspecto desgastante, a necessidade de procurar varias acções que se enquadrem no sistema para poder ter "regularmente" dinheiro investido. Como os trades são tendencialmente mais curto implicam maior seach.

-------------------------------------------------------------------------------

Outra sugestão, já experimentaste sistemas em que a ordem de entrada dependa de um nível de probabilidade de sucesso nos ultimo 12 meses?

Do género, imagina um sistema muito simples em que é dado um sinal de compra se o RSI estiver abaixo dos 20 e um sinal de venda se o RSI estiver a cima de 80.

Para uma determinada acção que o sistema acabou de dar sinal de compra, nos últimos 12 meses o sistema teria detectado vários sinais dos quais estaria certo 60% das vezes com o retorno médio por trade de 5% (tudo backtest). A partir deste resultado backtest a ordem só seria efectivamente dada se por exemplo o sistema tivesse certo em mais de 80% dos casos nos últimos 12 meses.(neste caso a ordem não seria dada. Imaginemos que passados 3 meses o retorno médio dos ultimos 12 meses passava para 85% e o sistema dava uma ordem de entrada, então ai entrava-se. E continuaria-se a entrar e sair enquanto o sistema no backtest desse determinados resultados nos últimos 12 meses.

Este tipo de critério tendencialmente permite carteiras com um dd mais reduzido e uma maior alavancagem. No fundo pretende criar como critério um determinado nível de fiabilidade para realizar o trade. Quantas vezes parece que um sistema parece que funciona bem para umas acções e para outras não? O maior problema com sistemas deste género é que para ter uma % do capital investido com regularidade tem de se perder imenso tempo em pesquisa e backtest em encontrar acções que cumpram os requisitos e se encontrem no ponto para entrar.

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

Na procura do graal do trading

por Cem pt » 25/5/2015 0:05

Nos meus tempos livres de fim-de-semana, um dos meus hobbies preferidos é a tentativa de invenção de novos métodos para aperfeiçoar e melhorar possíveis novos sistemas de trading que, em testes, mostrem possuir melhores parâmetros de eficiência e risco em relação ao que uso atualmente nos mercados reais.

Como os fatores de sucesso e lucro / risco dos sistemas mais recentes significam resultados cada vez mais eficientes isto implica que me é cada vez mais difícil chegar aos resultados pretendidos.

Passam-se dezenas de tentativas e de novas ideias totalmente infrutíferas, terminam praticamente todas no caixote do lixo do tempo e de alguma frustração porque pensamos que por vezes vem ter connosco aquela famosa “eureka”, a qual infelizmente nunca se materializa devido ao teste infalível dos resultados pouco promissórios dos “backtets” que o mercado de forma definitiva e inexorável nos obriga a pôr de lado.

Só que por vezes acontecem pequenos milagres nesta procura constante do “graal” dos mercados!

Estava eu a magicar qual a nova estratégia para um novo sistema de trading quando se me fez alguma luz no espírito. Um novo método só poderia ser “inventado” por mim se fizesse uma análise crítica aos pontos fracos do meu atual sistema de trading, precisamente para melhorar os seus resultados conjunturais!

A solução neste caso estava no próprio método que utilizo. Reconheço que os seus resultados são já razoavelmente positivos, no entanto o facto de o conhecermos no seu dia-a-dia obriga-nos a reter e a reconhecer os seus pontos fracos.

Que pontos poderei considerar como mais negativos, ou menos bons se quiserem? É fácil: o sistema atual não usa stops, arriscando-se a sujeitar a perdas pontuais que poderão ser significativas, e por outro lado está “sempre no mercado” ou “always in the market” cada vez que o sinal de uma tendência ascendente ou descendente é disparado.

Este último ponto é muito importante uma vez que a estratégia que está por trás do sucesso do seguimento de um sistema de trading do tipo “trend follower” é simplesmente o de aproveitar os períodos em que a volatilidade atinge os padrões favoráveis que podem ser aproveitados para fazer subir o valor da carteira.

Na realidade a volatilidade é o segredo que está por trás do trading de sucesso. A volatilidade funciona por ciclos irregulares, quase sempre através de ondas onde os seus valores sobem e descem, sem que possamos detetar exatamente em que altura vão começar ou acabar mas que têm uma particularidade muito curiosa: quando estamos perante um padrão detetado de um ciclo de alta volatilidade sabemos que a sessão seguinte será também provavelmente mais volátil que o habitual.

Estes ciclos de volatilidade acima da habitual são para o trader o ideal, só se consegue fazer dinheiro nos mercados se os preços se moverem em determinado sentido acima da sua média habitual, quando as diferenças das cotações se elevam num determinado sentido haverá apenas que estar atento e atuar em conformidade.

Foi assim que decidi desenvolver um método que dedicasse a estar mais tempo no mercado durante os períodos de maior volatilidade e a sair durante os tempos de acalmia.

Como poderei caraterizar este “Oráculo”, o novo sistema de trading?

Basicamente a decisão é tomada tendo em conta a tendência dominante, a de tomar apenas as posições a favor das tendências principal e secundária e recusar as que são manifestamente contra o conjunto destas tendências. Para além das tendências a decisão de tomar posições mais ou menos expostas ao mercado têm a ver com a variação da volatilidade relativa, que na prática o sistema de trading traduz como a procura do sentido dos swings oscilatórios a favor da tendência dominante.

Não valerá a pena continuar para aqui a falar de conceitos e teorias que para muitos não farão grande sentido, o melhor será apresentar alguns gráficos através dos exemplos que deixo mais abaixo.

Não se trata ainda da sua versão definitiva, uma vez que há sempre pequenos ajustes a introduzir até se atingir a versão final, de qualquer forma o novo “Oráculo” já atinge nesta fase um grau muito satisfatório e que nos testes preliminares já consegue melhorar os atuais parâmetros de eficiência e risco do sistema de trading “Emocional” em cerca de 10% a 15%.

Daqui a cerca de um mês poderá fazer a sua estreia nos mercados reais numa nova parte de um novo capital fresco que irei certamente alocar à parte para confirmar a expetativa criada com os testes obtidos, como complemento à atual carteira de futuros que tenho mostrado num tópico à parte.

Como as imagens valem mais que mil palavras deixo abaixo ficar os exemplos do PSI 20 e do S&P 500 do novo sistema de trading, sem comentários mas com resultados muito promissores.
Anexos
PSI Oráculo 20150522.png
S&P 500 Oráculo 20150522.png
Editado pela última vez por Cem pt em 25/5/2015 1:14, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, iniciado1, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 181 visitantes