Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP, BES e BPI: Trades de elevada probabilidade em 2013

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pepe7 » 26/4/2013 13:10

EuroVerde Escreveu:
pepe7 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Olá mestre Cem, :roll: mas o PSI20 quer no diário quer no semanal presentemente está bull!!! Quando há um sinal claro é de entrar. Mas como refere, a qualquer momento o sinal de saida da posições longas pode acontecer.

Eu penso que a correcção ligeira que aconteceu desde Janeiro pode ter sido o suficiente para quem estava longo ter saído e colocar muita gente fora do mercado, enquanto este está já pronto para novas subidas da mesma forma que muita gente está perdendo o comboio.
Nota:(de momento só estou longo na Petrobras).

Bull no diário dado agora. Bull no semanal sempre... porque no PSI20 a recente correcção de Janeiro não foi suficiente para no semanal ficarmos bear.

cumprimentos

OLá Euroverde,
Então perdeste o Comboio... :roll: :mrgreen: , mas não és o único... :roll: , mas ainda se vai a tempo de apanhar o comboio até pelo post do Cempt... :wink:

Poupa-me! Eu falei que houve muita gente... não falei que eu tinha perdido. É como digo neste momento tenho apenas Petrobras.

Tá Euroverde,
Calma, até disse : "mas não és o único...":mrgreen: O que desejo a todos aqui é grande sucesso.
A locomotiva ainda vai no "arranque"...não faltaram oportunidades... :mrgreen:
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por EuroVerde » 26/4/2013 12:51

pepe7 Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Olá mestre Cem, :roll: mas o PSI20 quer no diário quer no semanal presentemente está bull!!! Quando há um sinal claro é de entrar. Mas como refere, a qualquer momento o sinal de saida da posições longas pode acontecer.

Eu penso que a correcção ligeira que aconteceu desde Janeiro pode ter sido o suficiente para quem estava longo ter saído e colocar muita gente fora do mercado, enquanto este está já pronto para novas subidas da mesma forma que muita gente está perdendo o comboio.

Bull no diário dado agora. Bull no semanal sempre... porque no PSI20 a recente correcção de Janeiro não foi suficiente para no semanal ficarmos bear.

cumprimentos

OLá Euroverde,
Então perdeste o Comboio... :roll: :mrgreen: , mas não és o único... :roll: , mas ainda se vai a tempo de apanhar o comboio até pelo post do Cempt... :wink:

Poupa-me! Eu falei que houve muita gente... não falei que eu tinha perdido. É como digo neste momento tenho apenas Petrobras.

Registado: 29/11/2007 11:19

por pepe7 » 26/4/2013 12:37

cumprimentos

OLá Euroverde,
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por EuroVerde » 26/4/2013 12:33

Também a recente correcção de Janeiro faz com que exista um minimo relativo acima do últimos absolutos garantindo até ao 4ºtrimestre 2013 recessão.

2011,2012,2013 serão os anos recessivos nunca antes vistos em Portugal e para 2014 já se espera efeitos pós-TROIKA. :mrgreen:

por EuroVerde » 26/4/2013 12:29

Olá mestre Cem, :roll: mas o PSI20 quer no diário quer no semanal presentemente está bull!!! Quando há um sinal claro é de entrar. Mas como refere, a qualquer momento o sinal de saida da posições longas pode acontecer.

cumprimentos

Re

por Cem pt » 25/4/2013 22:21

Amigos Green e Latrinas:

A resposta pode ser estranha e inacreditável para muita gente que tem acompanhado este tópico, mas a realidade é que o programa, nesta fase de arranque ascendente que se registou recentemente, ainda não disparou um novo sinal de compra tendencial, seja no PSI-20 seja em qualquer dos 3 Bancos.

Uma vez que conheço a programação que foi feita no “Emocional” a explicação mais lógica que posso adiantar é que a maioria das velas de subida recentes possuem um aspeto “feio” na ótica do programa pelo simples facto de grande parte dos fechos ter sido feita abaixo do ponto médio de cada barra, refiro-me abaixo do nível “(High+Low)/2”.

Para o programa isto significa que a esmagadora maioria das subidas registadas foi efetuada durante a parte da manhã das sessões o que na prática é equivalente a dizer que quem tem comprado maioritariamente são os pequenos traders representantes das “mãos fracas”.

Ou seja, para compreender melhor o que quero dizer, os tubarões e traders profissionais que atuam preferencialmente na segunda metade das sessões, têm estado mais do lado da venda a fazer distribuição, o que significa que estamos próximos dum ponto em que os pequenos traders vão ter predominância na possessão do papel. Quando tal se verifica, pelo facto de não possuírem a paciência de saber esperar pela altura certa, em geral as quedas desencadeiam-se de forma mais rápida e acentuada pelo que não há qualquer pressão ou urgência para os traders mais traquejados, refiro-me aos que não aproveitaram estas oportunidades de compra, entrarem já em posições longas neste ciclo de subidas.

Nesta fase diria que o programa estaria à espera do melhor momento para “shortar”, digo estaria porque na realidade está e estará de fora do mercado sem qualquer posição vendedora ou curta no mercado acionista nacional enquanto não aparecer novo sinal de compra tendencial.

Por outro lado reconheço que do lote PSI, BCP, BPI e BES aquele que estará mais próximo de dar um sinal de compra, provavelmente dentro de umas 2 sessões se as subidas continuarem a este ritmo de mais de 1% ao dia, será exatamente o índice PSI-20 e o Banco que estará mais longe de alcançar esse mesmo sinal nesta altura será o BPI.

É óbvio que o programa poderá estar totalmente equivocado e poderá muito bem ter deixado de aproveitar uma excelente oportunidade de compra desde inícios de abril para cá, mas isso faz parte desta atividade porque seguramente este programa não aspira nem conseguirá nunca estar sempre do lado certo do mercado.

Aguardemos pois pelos próximos episódios e esperar calmamente o que se vai passar…

BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por latrinaxxl » 25/4/2013 21:52

EuroVerde Escreveu:Caro Cem, presumo que o PSI20 já esteja com sinal bull, assim como também o BES, BPI e BCP.

Abraços :mrgreen:

Imagem[/quote]
Tu é que sabes: lá vai ele em flecha para os 7800 :shock: :roll: :lol: :?: :mrgreen:

Registado: 15/2/2010 20:30

por EuroVerde » 25/4/2013 21:07

Caro Cem, presumo que o PSI20 já esteja com sinal bull, assim como também o BES, BPI e BCP.

Abraços :mrgreen:

BCP em 18 de abril

por Cem pt » 19/4/2013 2:51

Fica outra actualização de mais um Banco, neste caso o BCP, de acordo com os mesmos parâmetros atrás referidos.

À data presente ainda estamos longe de voltar aos níveis de volatilidade emocional que possam propiciar estabilidade ou confiança para que as compras do tipo tendencial possam assegurar probabilidades favoráveis de sucesso.

BN
Anexos
BCP Emocional 20130418.png
BCP Emocional 20130418.png (119.44 KiB) Visualizado 8909 vezes
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

por Pickbull » 17/4/2013 23:24

Percebi.

Aliás até tinha acabado por perceber antes mas estranhei a venda a 100%.
Mas tem a ver com a minha maneira de negociar. Se a tendência se mantém ascendente e quiser fazer mais valias faço apenas uma venda parcial.

O que eu ando à procura é do melhor método para quantificar essas vendas parciais.

Registado: 23/1/2008 19:18

Re

por Cem pt » 17/4/2013 22:19

Amigo Pitbull:

Boa pergunta, aqui fica o esclarecimento sobre o que ditam as regras nesse caso, de acordo com o novo esquema detalhado que engendrei e que considero mais seguro e proveitoso que o método original:

1 - Supõe que vinhas de trás comprado com, por exemplo, 6.000 ações do BPI quando a tendência passou a ascendente em 10 de dezembro de 2012 e compraste cada ação a 0,85 €.

2 - Em 10 de janeiro de 2013 quando o BPI encerrou próximo dos 1,30 € apareceu a primeira barra vermelha com um valor/extensão de -100, o que significa que deverias dar ordem de venda às tuas 6.000 ações, ao preço indicado no final dessa sessão através da linha vermelha tracejada que acompanha o gráfico das cotações. Nesse dia esta linha vermelha tracejada marcava o valor de cerca de 1,45 € (estou a olhar para o gráfico e portanto este valor será porventura aproximado). Este preço limite de venda só é válido para a sessão seguinte, ou seja, do dia 11 de janeiro.

3 - Como na sessão de 11 de janeiro o máximo da sessão ficou abaixo dos 1,45 € da ordem de venda das 6.000 ações, continuaste com as ações em carteira. Porém, no final dessa sessão registou-se a 2ª barra vermelha consecutiva a voltar dar ordem de venda para fazeres de novo uma venda de mais-valias a 100% às tuas 6.000 ações, ao preço válido para a sessão seguinte, em 14 de janeiro, igual ao valor da mesma linha vermelha tracejada junto ao gráfico das cotações e que marcava nessa altura o valor de 1,33 €, ou seja, em pouco mais de 1 mês só esta trade poderia ter dado um retorno superior a 50%.

4 - Como o máximo da sessão de 14 de janeiro foi superior aos 1,33 € significa que podias ter vendido a totalidade das 6.000 ações nesta sessão ao referido preço de 1,33 €.

5 - Em 14 e 15 de janeiro, no final das respetivas sessões, registaram-se, como bem frisaste, também barras vermelhas de realização de mais-valias que no entanto ficam sem efeito pelo facto de teres conseguido vender a posição total das 6.000 ações anteriormente.

6 - Para retomares novas posições longas no BPI terias de esperar em seguida, enquanto a tendência continuar ascendente, pelo aparecimento de barras de cor verde clara, onde aí poderias comprar quantidades percentuais iguais aos valores indicados pelas respetivas barras dessa cor dentro do mesmo ciclo.

Esta explicação será talvez um pouco longa mas desta forma creio que será mais fácil entender o esquema de funcionamento deste bicho.

Abraço e bons negócios.

por Pickbull » 17/4/2013 21:43

Percebi a teoria mas não percebi o exemplo prático.

Aparecem 4 barras vermelhas consecutivas que significam a realização de mais valias. O facto de estarem a 100% significa isso o fecho total das posições?

And at last but not least muitos parabéns pelo tópico que apesar de não escrever acompanho com muita atenção e curiosidade.

Afinal ainda há um last. Qual é o "princípio" que usas para ir fazendo mais valias ao longo de um negócio?

Registado: 23/1/2008 19:18

Re

por Cem pt » 17/4/2013 20:07

Enquanto os Bancos continuam sem notícias de compras, saímos quando o indicador tracejado verde do gráfico de cima passou a negativo / descendente, tenho aproveitado algum tempo livre para ir realizando alguns melhoramentos de detalhe no sistema de trading.

Deixo abaixo o exemplo atual do BPI onde se podem ver algumas pequenas alterações, nomeadamente na questão dos aproveitamentos oscilatórios que são materializados pelas pequenas barras verticais de 4 cores diferentes do gráfico de cima que representa o sistema de trading.

A extensão de cada uma dessas barras verticais de cores diferentes traduz o valor percentual do capital a aplicar em cada caso (ex: -100 = vender 100% da posição).

As 4 cores têm os seguintes significados:

- Cor vermelha: Só aparece quando temos uma tendência ascendente e portanto vínhamos de trás com posições longas / compradas. Significa executar vendas de mais-valias às posições longas detidas com o percentual da extensão da barra vermelha.

- Cor verde clara: Só aparece quando temos uma tendência ascendente e portanto vínhamos de trás com posições longas / compradas. Significa que podemos recomprar o percentual dado pela extensão da barra verde clara no caso de termos efetuado vendas anteriores de mais-valias à posição longa inicial.

- Cor verde escura: Só aparece quando temos uma tendência descendente e portanto vínhamos de trás com posições curtas / vendidas / shortadas. Significa executar compras de mais-valias às posições curtas detidas com o percentual da extensão da barra verde escura.

- Cor castanha clara: Só aparece quando temos uma tendência descendente e portanto vínhamos de trás com posições curtas / vendidas / shortadas. Significa que podemos revender o percentual dado pela extensão da barra castanha clara no caso de termos efetuado compras anteriores de mais-valias à posição curta inicial.

Creio que desta forma estas barras verticais terão um significado bem mais importante para a realização de mais-valias intermédias na otimização das posições assumidas de acordo com a tendência predominante.

Bons negócios.

P.S.: Thanks aos amigos Plus One e Green pelas mensagens atrás deixadas, logo que tenha mais vagar darei a minha opinião num tópico mais adequado sobre as eleições por estas paragens bolivarianas.
Anexos
BPI Emocional 20130417.png
BPI Emocional 20130417.png (106.76 KiB) Visualizado 9769 vezes

por EuroVerde » 16/4/2013 22:36

Viva Mr.Cem,

Deixarem cair a economia em deflação generalizada seria muito tragico observar o PSI20 nos 3500 pontos por tempo indeterminado. Eu nem quero pensar! Era assustador e muita gente ia perder dinheiro.

Acho que pode ter tudo a ver com os juros que os bancos centrais mantém desde o inicio da crise numa tentativa de relançar a economia dos países desenvolvidos...

Com a crise as petroliferas investiram bem em novas refinarias, mudanças de equipamentos, novos poços, etc. Os agricultores começaram com a crise a ser-lhes rentável produzir mais e mais... As grandes empresas tecnologicas como a google e apple já colocaram as novidades todas cá para fora, etc Quer dizer, até os bancos centrais já fizeram o possivel e o impossivel para impedir deflação e até o BCE iria fazer tudo para não deixar cair o euro!!

Isso era possivel, mas temporáriamente, pois a artificialidade de segurar o euro não poderia resultar a longo prazo. Não vai resultar porque o euro não é uma moeda de fiar. A artificialidade era também a Fed tentar inflacionar o dólar... este si é uma moeda de valor.

Em breve e afinal o BCE deverá mesmo baixar juros para 0,5 ou 0,25%

por mais_um » 16/4/2013 22:34

Amigo 100,

Obrigado por partilhares a tua opinião sobre o futuro da economia mundial, com a qual me identifico totalmente.

Como estás a "ler" os resultados eleitorais?

Um abraço,

Alex
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

Re

por Cem pt » 16/4/2013 22:18

Caro Euro Green:

De facto não há muito mais a acrescentar à última mensagem que aqui deixei.

Não deixa de ser irónico que, numa altura em que anda muita gente preocupada com a pesquisa sobre onde colocar o dinheiro numa zona mais segura fora da zona Euro, parece confirmar-se que o refúgio actual aparentemente mais seguro para investir em activos seguros, nesta altura pareça ser o próprio Euro!

Hoje li um artigo bastante interessante e bem pensado sobre onde pode ir parar o mundo a breve prazo, as conclusões são um tanto ou quanto assustadoras.

Vejamos, com a perspectiva da generalidade das "commodities" baixarem de preço e entrarem nesta altura num "bear market", vejam o que sucedeu esta semana à generalidade dos produtos dos metais e energia, porque nos cereais a descida já começou mais cedo, adivinham-se dias de pesadelo para Bernanke.

A expectativa de entrarmos num período deflacionista e com isso deitar por terra todo o trabalho lançado com os "quantitative easing" QE3 e QE4, destinados a estimular a Economia americana, parece-se cada vez menos com uma miragem.

Pelo mesmo caminho parecem ir também os estímulos dos 1,2 triliões USD injectados pelo Banco do Japão e provavelmente teremos também um adiar de desfecho idêntico inevitável do programa de compra de Obrigações soberanas do BCE, é tudo uma questão de tempo até concluirem que se tratou de uma aspirina para tratar uma pneumonia.

Se a deflação triunfar neste caso, com as commodities em queda, todos os esforços inflacionistas de Ben Bernanke caem por terra.

Com o actual motor da Economia mundial, a China, a falhar as suas metas do PIB, pela primeira vez existe no horizonte um perigo real da Economia mundial entrar numa espiral recessiva através da queda de uma procura generalizada de produtos básicos.

Até agora os mercados acionistas têm-se aguentado, em especial os índices americanos, mas o certo é que, quando tomarem a sério estes sinais preocupantes, quem estiver dentro dos mercados e não estiver atento poderá ter algumas surpresas desagradáveis.

Não é normal da minha parte fazer alertas no campo da Análise Fundamental, no entanto creio que estão criadas condições para que os principais mercados mundiais comecem a retirar em debandada.

Para já as quedas ainda não começaram a sério mas acho que serão inevitáveis, até esse movimento começar podem passar umas semanas, uns meses, talvez um ou dois anos, mas os sinais preocupantes estão aí, para quem os souber interpretar e actuar em conformidade.

Entretanto o PSI-20 parece ter-se antecipado em termos técnicos às descidas anunciadas, aqui pode-se dizer que o nosso índice parece ser um "leading indicator", pelo que o mais sensato será o pessoal deixar de pensar nos tempos mais próximos nos mercados accionistas e em acções em geral mas, é claro, cada um deve pensar por si e assumir os riscos que toma em conformidade.

Que sugestões para já? O futuro em termos de Análise Técnica parece estar paradoxalmente na apreciação do Euro e em assumir posições curtas nos produtos futuros das principais mercadorias, o que também pode ser replicado através de ETF.

Temos portanto uma situação nova a seguir de perto com muita atenção e alguma expectativa.

Veremos se as coisas se vão passar desta maneira.

Bons negócios.

por EuroVerde » 16/4/2013 12:47

Olá penso que com o dia de hoje nada se altera para a banca portuguesa. E esta semana também pouco ou nada se confirmará. Inclusivamente o PSI20 está a manter-se neutro e a não dar sinal.

Re: Re

por mcarvalho » 11/4/2013 8:32

Cem pt Escreveu:Thanks, amigo Carvalho!

Em resposta telegráfica a única coisa que poderei dizer para já é a de que o programa considera prematura a entrada em novas compras, pelo menos para já.

Acompanhar a situação e ter paciência é para já o melhor que há para fazer na óptica do bicho, que é exactamente o que estou a fazer nesta carteira "Emocional" dos 3 Bancos.

Além do mais o PSI-20 continua vendido, de acordo com o mesmo sistema de trading.

Se amanhã as acções voltarem ao cenário de levar "pancada", será muito possível que o programa possa dar um sinal de venda, numa espécie de reentrada de posições curtas no final da sessão de amanhã.

Abraço.

Sempre atento e disponível, amigo Cem

ob , um grande abraço e felicidades

mcarvalho
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por mcarvalho » 11/4/2013 8:02

Sempre atento e disponível, amigo Cem

ob , um grande abraço e felicidades

mcarvalho
mcarvalho

Re

por Cem pt » 11/4/2013 2:47

Thanks, amigo Carvalho!

Em resposta telegráfica a única coisa que poderei dizer para já é a de que o programa considera prematura a entrada em novas compras, pelo menos para já.

Acompanhar a situação e ter paciência é para já o melhor que há para fazer na óptica do bicho, que é exactamente o que estou a fazer nesta carteira "Emocional" dos 3 Bancos.

Além do mais o PSI-20 continua vendido, de acordo com o mesmo sistema de trading.

Se amanhã as acções voltarem ao cenário de levar "pancada", será muito possível que o programa possa dar um sinal de venda, numa espécie de reentrada de posições curtas no final da sessão de amanhã.

Abraço.

Olá Cem

por mcarvalho » 10/4/2013 23:10

Não é preciso elogiar-te pois conheces o teu valor, profissional e pessoal

Que diz o teu sistema " agora"?

abraço

mcarvalho

ps . junto opinião de uma especialista da MoodYs , transmitida hoje

http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... ca-1590857
mcarvalho

Agradecimentos

por Cem pt » 4/4/2013 23:12

Caros amigos:

Com as vossas mensagens tão elogiosas, que obviamente encaro como um cumprimento cortês e imerecido, até corei! Thanks de qualquer maneira a todos vocês pelas palavras simpáticas.

Chamo a vossa atenção que não considero ainda terminada a onda de correções em baixa nos 3 Bancos e no mercado em geral, esta subida momentânea de hoje ainda é algo prematura, serve contudo como aviso para os curtos de que as quedas a partir de agora terão eventualmente um potencial de aproveitamento algo limitado.

Repito no entanto que não posso excluir que o BCP venha nas próximas sessões a testar níveis mínimos próximos dos 0,076 € e o BES para zonas a rondar os 0,633 € (o BPI ainda não deu sinais fiáveis da zona onde pode vir a realizar suportes em níveis de pânico), há que ter em atenção o que pode vir a acontecer ao mercado no decorrer da próxima semana, sem dúvida uma altura crítica a seguir atentamente.

Nunca será de mais acrescentar, para quem possa julgar que esta engrenagem do “Emocional” tem aqui algum indicador especial de corrida, que o sistema não é infalível, longe disso, embora se procure adaptar da forma mais eficiente possível à generalidade dos regimes tendenciais e oscilatórios que lhe apareçam pela frente.

Podem aliás observar que, das 18 trades efetuadas até agora na carteira, na realidade só obtivemos lucro em 6 delas, 33% de taxa de sucesso.

É certo que a média de cada ganho até agora é cerca de 7,5 vezes superior à média de cada perda, pelo facto do sistema procurar por um lado fechar os negócios perdedores o mais depressa possível e por outro lado procurar manter-se em campo durante o máximo tempo que consiga quando julga que as trades correm a favor da sua posição comprada, mas a realidade é de que embora o sistema seja composto por regras relativamente eficientes continua contudo sujeito, ainda e sempre, a movimentos e sinais falíveis, como não podia deixar de ser.

Para o amigo Luís fica também o agradecimento pela pachorra de ter colocado o resumo do significado, devo confirmar que corretíssimo, de cada um dos indicadores do sistema “Emocional”. Já agora, a tal linha vertical azul representa apenas a data de arranque “oficial” da carteira, no primeiro dia de trading de 2013 em 2 de janeiro.

Aguardemos com alguma expetativa o que o mercado tem na manga para oferecer, na certeza porém de que só entrará a comprar quando o clima geral voltar de novo a dias mais otimistas, que não são certamente aquilo que estamos agora a viver.

Bons negócios.

por LUISSM3 » 4/4/2013 20:27

Caro amigo Cem pt,

Tenho acompanhado com alguma atenção este tópico e aproveito o momento para te felicitar pelo excelente trabalho e “serviço público” prestado.

Aguardo com alguma curiosidade o desvendar das ferramentas que suportam os vários indicadores do sistema. Esperemos que até ao final do ano o resultado ultrapasse os 40% de resultado.

Tomei a liberdade de copiar um dos teus gráficos aqui publicados e anotar o que percebi da função dos vários indicadores.

Anexo esse gráfico anotado e gostava que verificasses se está correta a informação que coloquei.

Falta-me perceber a função da linha vertical azul.

No teu ultimo post, o sinal de autorização de compra a 100% dado no gráfico do BCP, só não gera uma ordem de compra pelo fato de o indicador tendencial ter passado para -100 i.e. a tendência passou a descendente, impedindo assim entradas de longas (contra a tendência dominante) certo?

Mais uma vez obrigado pela disponibilidade e continuação de bom trabalho.
Anexos
Sistema Emocional (Cem pt ).PNG
Sistema Emocional (Cem pt ).PNG (68.23 KiB) Visualizado 7823 vezes
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por Tojo » 4/4/2013 13:43

Caro Cem,
deduzo que possas ficar neutro no curto prazo com estas subidas.

No longo prazo o programa ainda continua comprado?

Um abraço

Registado: 8/1/2004 13:14

Re: Re

por bogos » 4/4/2013 13:32

Cem pt Escreveu:- Amigo Bogos:

Esses indicadores não são mais que medidores equivalentes do “Optimismo” e “Pessimismo”.

Caro Cem...

a antecipação é a "relíquia valiosa" que todo o trader profissional pretende alcançar, e penso que em ti está mais que consolidado.

Aos curiosos como eu, aquilo que tendo a procurar está naquela fase da citação, o calculo "adaptado ao meu perfil de trading" da formula optimismo e pessimismo.
I'm, working on it....I'm working on it....

Penso que, para os traders que querem tirar algo dos mercados têm que passar por este tópico para abrir a mente e saber que tendo uma máquina montada, testada e re-testada, simplesmente deve cumprir as suas ordens.

O meu caminho já vai longo na componente disciplina. Falta-me no entanto, completar a fase da refinação.

Mais uma vez Cem, obrigado pela partilha.

Cumprimentos

Registado: 29/12/2005 16:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, IX Hispana, karaya75, m-m, Mr.Warrior, nickforum, OCTAMA, PIKAS, Pmart 1, trilhos2006, yggy e 438 visitantes