Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Execução orçamental

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por majomo » 10/9/2012 0:42

mais_um Escreveu:
altrio Escreveu:
Atomez Escreveu:Do meu ponto de vista todo o sistema de ensino deveria ser privatizado e o custo para o estado devia ser igual pois o estado deveria subsidiar, ou dar benefícios ficais, iguais para todas as pessoas em idade escolar terem acesso ao ensino.

Não deveria era dar nenhum subsídio às escolas privadas e já se poupava aí uns bons milhões.

Há escolas privadas com e sem subsídios.
As que recebem subsídios supostamente estão a colmatar falhas na oferta publica. Por isso não poupas muito, isto se poupasses alguma coisa, o que não é certo, tenho ouvido informalmente de directores de escolas publicas dizerem que as privadas conseguem ter custos menores, e é facil perceber porquê. Por isso é que o Socras queria reduzir o pagamento por turma aos privados subsidiados e eliminar os subsídios onde havia oferta publica suficiente, mas não deixaram.

Dizes tu... conheço n situações em que ao lado de uma escola pública está uma escola privada com apoio dos subsídios do estado... mais grave, nessas escolas públicas há professores sem horário.

O que tu não dizes é que era suposto reduzir ou eliminar estas ajudas nestas zonas de duplicação de oferta e foi esta coligação que o deitou por terra!

Já não te lembras das manifestações que existiram nesses colégios e que passaram nas TV's?
Mais, numa altura em que a escola pública está a ser alvo de cortes maciços, as escola privadas apoiadas pelo estado mantêm os apoios do ano passado.
Isto é um escândalo e outro exemplo onde poderiam cortar na despesa!!!

Justifica esta situação!

E quem são esses diretores que falas que o ensino privado é mais barato que o público?
É preciso que expliques as tuas afirmações e não te baseies apenas em induções... que já viste que no que concerne à educação estão muitas vezes muito erradas.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por majomo » 10/9/2012 0:34

Atomez Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Atomez, não sei como é que variam os cálculos em função das passagens das escolas privadas para as públicas mas o custo não será certamente o mesmo.

Sim, esse é um fator em ter em conta.

Do meu ponto de vista todo o sistema de ensino deveria ser privatizado e o custo para o estado devia ser igual pois o estado deveria subsidiar, ou dar benefícios ficais, iguais para todas as pessoas em idade escolar terem acesso ao ensino.

E qual é a vantagem de tudo isso?
Diminuir drasticamente a qualidade do ensino e do acesso de todos ao mesmo?
Sabias que na Finlândia não há praticamente ensino privado, porque todos acreditam na qualidade do ensino público?

Fica aqui o exemplo do chile, um país onde o ensino é privado... penso que já devem ter visto a opinião dos chilenos e as suas manifestações quanto a este regime.
No Chile, a educação depende de quanto você pode pagar
Em termos de resultados no PISA mais recente:
Imagem

Outro exemplo, a Suécia é outra situação do cheque ensino e tem descido nos indicadores do PISA.
-Devo usar STOP's

por altrio » 10/9/2012 0:28

mais_um Escreveu:Há escolas privadas com e sem subsídios.
As que recebem subsídios supostamente estão a colmatar falhas na oferta publica. Por isso não poupas muito, isto se poupasses alguma coisa, o que não é certo, tenho ouvido informalmente de directores de escolas publicas dizerem que as privadas conseguem ter custos menores, e é facil perceber porquê. Por isso é que o Socras queria reduzir o pagamento por turma aos privados subsidiados e eliminar os subsídios onde havia oferta publica suficiente, mas não deixaram.

Não sei se queria reduzir o pagamento ou não. O certo é que este pagamento aumentou muito, já com este novo governo.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por mais_um » 10/9/2012 0:27

Elias Escreveu:Agora a taxa de execução orçamental para os vários tipos de imposto.

Como isto se refere aos primeiros 7 meses do ano, para se atingir os 100% no final do ano seria necessário que a taxa de execução já estivesse nos 58% (sem considerar efeitos cíclicos nalguns impostos). Ora para a maioria dos impostos, e nomeadamente para todos os que têm um peso relevante na receita, a taxa de execução está bem abaixo. No IRS e no IVA (os dois com maior peso) é uma desgraça.

Dificilmente serão atingidos os valores previstos no final do ano.

E com as medidas anunciadas ainda vai cair o consumo, mas ainda este ano.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 10/9/2012 0:24

Agora a taxa de execução orçamental para os vários tipos de imposto.

Como isto se refere aos primeiros 7 meses do ano, para se atingir os 100% no final do ano seria necessário que a taxa de execução já estivesse nos 58% (sem considerar efeitos cíclicos nalguns impostos). Ora para a maioria dos impostos, e nomeadamente para todos os que têm um peso relevante na receita, a taxa de execução está bem abaixo. No IRS e no IVA (os dois com maior peso) é uma desgraça.

E o grau de execução na receita fiscal como um todo anda nos 50%.

Dificilmente serão atingidos os valores previstos no final do ano.
Anexos
exec_impostos.PNG
exec_impostos.PNG (56.32 KiB) Visualizado 3639 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por altrio » 10/9/2012 0:23

Elias Escreveu:No que diz respeito à educação há um outro elemento relevante para além da população: é verdade que nascem menos meninos, mas por outro lado o abandono escolar tem vindo a diminuir e isso até pode fazer aumentar a população escolar, creio eu.

Não sei é onde vai ficar o anunciado aumento da escolaridade obrigatória até ao 12º ano. Isso aumentaria a despesa em 20% ou mais.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

por mais_um » 10/9/2012 0:23

altrio Escreveu:
Atomez Escreveu:Do meu ponto de vista todo o sistema de ensino deveria ser privatizado e o custo para o estado devia ser igual pois o estado deveria subsidiar, ou dar benefícios ficais, iguais para todas as pessoas em idade escolar terem acesso ao ensino.

Não deveria era dar nenhum subsídio às escolas privadas e já se poupava aí uns bons milhões.

Há escolas privadas com e sem subsídios.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 10/9/2012 0:20

No que diz respeito à educação há um outro elemento relevante para além da população: é verdade que nascem menos meninos, mas por outro lado o abandono escolar tem vindo a diminuir e isso até pode fazer aumentar a população escolar, creio eu.

por altrio » 10/9/2012 0:17

por majomo » 10/9/2012 0:16

Atomez Escreveu:
altrio Escreveu:Aqui pode-se ver que já se gasta mais com a dívida pública do que com a educação. E como se prevêem mais cortes na educação e a dívida não pára de aumentar, parece que este fenómeno bizarro é para ficar...

É perfeitamente natural que a despesa com educação vá baixar porque o nº de crianças e jovens em idade escolar está a diminuir.

Aliás, se há área em que as despesas podem ser previstas com grande precisão é esta, porque por exº o nº de putos com 12 anos para o ano é o de 11 anos este ano. É impossível fabricar putos de 12 anos de um ano para o outro, leva mesmo 12 anos. (não contando com os que emigram, morrem e os que imigram, mas o seu impacto é irrisório)

Já na saúde não se pode prever que doenças e que quantidade de gente as vai ter... Mas neste setor é previsível que a despesa irá aumentar devido ao aumento da idade média da população e da longevidade o que acarreta maiores despesas em diagnosticos, tratamentos e cuidados.

Em que dados é que te baseias para justificar as tuas afirmações?!

Efetivamente a população estudantil terá tendência a descer, mas não é o caso atual... ou pelo menos em menor ritmo do que se pensa.
Vou pegar em dados oficiais mais recentes, onde se verifica que não há uma redução significativa de alunos, aliás comparando com o ano 2000, tínhamos mais alunos em 2010.

Portanto, é preciso algum cuidado quando se comenta que o corte na educação é devido à redução do número de alunos.
O que se passa é que a redução atual é com base no corte nos recursos disponíveis e na falta de investimento, nomeadamente, número de professores.

Atualmente Portugal é dos países que menos investe em educação em % do PIB dentro da OCDE.
Não sei se sabiam...

:evil:
Anexos
alunos.jpg
alunos.jpg (26.17 KiB) Visualizado 2826 vezes
Editado pela última vez por majomo em 10/9/2012 0:18, num total de 1 vez.
-Devo usar STOP's

por atomez » 10/9/2012 0:16

Elias Escreveu:
Atomez Escreveu:Um dado interessante é este -- 80% das despesas com a saúde de cada pessoa são feitas nos seus 2 últimos anos de vida.

cá ou no mundo?

No mundo em geral e cá também. Vi esse dado algures mas já não me lembro onde.

Googlando "80% of healthcare costs last 2 years of life" encontram-se muitas referências, como esta

Costs are much higher at the end of life

As early as the 1960s, Sutton (1965) examined the relationship between hospitalization in the last year of life in the US (Moodley and McLeod 2001). Since then there have been a multitude of studies investigating death related costs. As summarised in table 13.1, they have consistently found that costs incurred in the period prior to death are considerably higher than ongoing health costs (or survivor costs as they are often called). For example, a 1999 study by the Centres for Medicare and Medicaid services estimated that annual American Medicare cost incurred in the last year of life were on average US$24 856 compared to US$3 699 for survivors. American Medicare expenditures incurred by decedents appear to b around 6 to 7 times greater than those of survivors. In Denmark, for hospital expenditures, decedent’s costs were found to be considerably higher, at 9.4 time greater than survivors for women and 13.3 greater than survivors for men (Serup-Hansen et al. 2002). These results are not surprising as people often face substantial deterioration in health prior to their death.
Editado pela última vez por atomez em 10/9/2012 0:23, num total de 1 vez.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Elias » 10/9/2012 0:12

Atomez Escreveu:Um dado interessante é este -- 80% das despesas com a saúde de cada pessoa são feitas nos seus 2 últimos anos de vida.

cá ou no mundo?

por atomez » 10/9/2012 0:09

Elias Escreveu:A área da saúde é mais complicada em termos orçamentais.

Com o aparecimento do "Estado Social", criou-se e alimentou-se a ilusão de que tinha passado a ser possível assegurar cuidados de saúde a toda a população.

A ideia é gira, é bem intencionada, mas tem um problema: não é sustentável, nomeadamente quando não há crescimento económico que continue a alimentar esta fantasia.

Um dado interessante é este -- 80% das despesas com a saúde de cada pessoa são feitas nos seus 2 últimos anos de vida.

De um ponto de vista meramente contabilistico, uma ideia era reduzir em 2 anos a esperança média de vida e com isso reduzir os custos em 80%.

É claro que isso tem um "pequeno" problema -- como determinar para cada pessoa quais são os seus 2 últimos anos de vida...

(não é a sério, claro) :twisted:
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por atomez » 10/9/2012 0:04

Pata-Hari Escreveu:Atomez, não sei como é que variam os cálculos em função das passagens das escolas privadas para as públicas mas o custo não será certamente o mesmo.

Sim, esse é um fator em ter em conta.

Do meu ponto de vista todo o sistema de ensino deveria ser privatizado e o custo para o estado devia ser igual pois o estado deveria subsidiar, ou dar benefícios ficais, iguais para todas as pessoas em idade escolar terem acesso ao ensino.
Niccolò Machiavelli

por Elias » 10/9/2012 0:02

Atomez Escreveu:Já na saúde não se pode prever que doenças e que quantidade de gente as vai ter... Mas neste setor é previsível que a despesa irá aumentar devido ao aumento da idade média da população e da longevidade o que acarreta maiores despesas em diagnosticos, tratamentos e cuidados.

A área da saúde é mais complicada em termos orçamentais.

Com o aparecimento do "Estado Social", criou-se e alimentou-se a ilusão de que tinha passado a ser possível assegurar cuidados de saúde a toda a população.

A ideia é gira, é bem intencionada, mas tem um problema: não é sustentável, nomeadamente quando não há crescimento económico que continue a alimentar esta fantasia.

E não é tudo. Como se esta ilusão não fosse já gigantesca, temos ainda outro problema, muito bem resumido no livro de Alan Greenspan "A Era da Turbulência", pág. 445 (o realce é da minha responsabilidade):

Há muitos anos que as despesas com saúde estão a crescer mais depressa do que a economia, um crescimento alimentado, em grande parte, por acréscimos significativos nas tecnologias. Sabemos muito pouco sobre o ritmo a que a tecnologia médica irá avançar e de que forma essas inovações se traduzirão em despesas futuras. As inovações tecnológicas podem melhorar significativamente a qualidade da assistência médica e, mesmo em alguns casos, reduzir os custos de tratamento e certamente os custos de administração hospitalar. Mas como a tecnologia aumenta o conjunto de possibilidades de tratamento, pode também contribuir para aumentar a despesa total, e de forma bem significativa.

por altrio » 10/9/2012 0:00

Aí poderá haver uma diminuição, porque o subsídio por aluno para as escolas privadas é superior ao custo por aluno no público.

por altrio » 9/9/2012 23:58

Atomez Escreveu:É perfeitamente natural que a despesa com educação vá baixar porque o nº de crianças e jovens em idade escolar está a diminuir.

Esse efeito é muito pequeno, comparado com o efeito da diminuição salarial.

por Pata-Hari » 9/9/2012 23:56

Atomez, não sei como é que variam os cálculos em função das passagens das escolas privadas para as públicas mas o custo não será certamente o mesmo.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por atomez » 9/9/2012 23:45

altrio Escreveu:Aqui pode-se ver que já se gasta mais com a dívida pública do que com a educação. E como se prevêem mais cortes na educação e a dívida não pára de aumentar, parece que este fenómeno bizarro é para ficar...

É perfeitamente natural que a despesa com educação vá baixar porque o nº de crianças e jovens em idade escolar está a diminuir.

Aliás, se há área em que as despesas podem ser previstas com grande precisão é esta, porque por exº o nº de putos com 12 anos para o ano é o de 11 anos este ano. É impossível fabricar putos de 12 anos de um ano para o outro, leva mesmo 12 anos. (não contando com os que emigram, morrem e os que imigram, mas o seu impacto é irrisório)

Já na saúde não se pode prever que doenças e que quantidade de gente as vai ter... Mas neste setor é previsível que a despesa irá aumentar devido ao aumento da idade média da população e da longevidade o que acarreta maiores despesas em diagnosticos, tratamentos e cuidados.
Niccolò Machiavelli

por Elias » 9/9/2012 23:45

Kopien Escreveu:Então não temos dados sobre o valor exacto da taxa liberatória em englobamentos no IRS e com englobamentos para se ter uma ideia dos impostos sobre o capital?

Provavelmente não...

por Elias » 9/9/2012 23:43

majomo Escreveu:Coloca s.f.f. os dados da educação.

Vê lá se é isto que pretendes.

Despesas do ministério da educação, por rubricas, e comparação com a despesa total.
Anexos
exec_educacao.PNG
exec_educacao.PNG (39.48 KiB) Visualizado 2907 vezes

por majomo » 9/9/2012 23:36

Coloca s.f.f. os dados da educação.
-Devo usar STOP's

por Elias » 9/9/2012 23:34

pdcarrico Escreveu:
Kopien Escreveu:Elias, sabes onde entra a taxa liberatória sobre mais valias bolsitas, juros, etc?

Impostos directos Outros?

IRS

Exacto. A taxa é liberatória mas o imposto é o mesmo (IRS).

Outro pormenor nesse quadro que pode passar despercebido, mas... o que serão os serviços culturais, recreativos e religiosos que quase triplicaram???

por Manu » 9/9/2012 23:32

Os orçamentos dos ministérios não são estanques.
O que sobrar nuns serve para compensar o que se perde noutros.

Na defesa não estou a ver onde poderão ir buscar receitas.

A soma dos ministérios dá o OE, acrescido do resto.
Serviços e Fundos Autónomos, Sector empresarial do Estado, etc

Registado: 17/1/2006 20:25

por altrio » 9/9/2012 23:31

Aqui pode-se ver que já se gasta mais com a dívida pública do que com a educação. E como se prevêem mais cortes na educação e a dívida não pára de aumentar, parece que este fenómeno bizarro é para ficar...
Anexos
Despesa.png
Despesa.png (53.6 KiB) Visualizado 2939 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Carlos73, Carrancho_, Google Adsense [Bot], icemetal, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 380 visitantes