Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Falta de pagamento de IUC - Imposto Único de Circulação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LuisFTAntunes » 7/7/2012 18:36

AS_terix Escreveu:num caso meu, identico, ANULEI, a matricula...

:idea:

Como fizes-te para anular matricula?

Que documentos pediram?

Este problema toca a muitos:
No meu caso o carro foi roubado e encontrado todo partido, por desgosto vendi para peças. Claro que quem o comprou não o registou...

E pronto mais um desgosto :cry:
Avança na razão e pondera na emoção.

Registado: 20/12/2004 17:11

por MarcoAntonio » 7/7/2012 18:14

Este é sem dúvida um saque: o sistema está obviamente cheio de buracos e quem lançou este processo sabia-o.

Num processo que sofreu alterações ao longo dos anos e nunca foi particularmente sólido ou transparente surge agora uma soma para pagar, acrescida de multas, onde grande parte dos visados não possuem, não usufruiram ou simplesmente o bem nem existe.

Quem lançou o processo sabia-o, como sabia que não é particularmente fácil prova-lo numa série de circunstâncias o que significa apenas que o injusto saque torna-se mais fácil de executar. Num país em condições, no mínimo, alertava-se primeiro para a alteração do sistema dando tempo a que as pessoas primeiro verificassem se tinham tudo devidamente regularizado em relação a veículos que já não possuiam ou já nem existiam, estabelecendo-se para isso um prazo!

E então depois findo esse prazo, sim...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MKlop » 7/7/2012 18:06

AutoMech Escreveu:Eu a uma dada altura perdi-me no tópico.

É possível que tenhamos vendido um carro por exemplo há 10 anos, ele não aparecia na nossa lista das finanças há 6 meses atrás, e agora de repente já consta ?

Ou a partir do momento em que se consultou há uns meses atrás e ele lá não estava, podemos ficar minimamente descansados ?

Viva,
qaunto a essa dúvida explano o meu exemplo.

(1) Carro vendido antes de 2008.
(2) Comprador não mudou registo.
(3) Todos os anos verifiquei o que tinha a pagar nas finanças, e este carro não aparecia (guardei print screens);
(4) agora após o e-mail em 2012 aparece este carro para pagar o IUC com multa.
(5) nas finanças explicaram-me que o IUC em falta não aparecerá para pagamento no site, tem que se esperar que as Finanças determine a nossa omissão e depois possibilite a emissão de nota de cobrança - com multa claro.
.

Registado: 25/2/2010 9:49

por mais_um » 7/7/2012 16:38

Koreano Escreveu:
mais_um Escreveu:"]

...
Até hoje comprei dois automóveis em 2ª mão a particulares, no primeiro o vendedor esteve a borrifar-se, vendeu-me, paguei e ficou feito.
...

O primeiro carro que compraste foi um HF Turbo?
Ainda estamos a tempo de tratar dos papeis... :mrgreen:

:lol: :lol: :lol: :lol:

Nop, cá em casa há algumas regras..... uma delas é não comprar carros italianos!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por alexandre7ias » 7/7/2012 16:27

AutoMech Escreveu:Eu a uma dada altura perdi-me no tópico.

É possível que tenhamos vendido um carro por exemplo há 10 anos, ele não aparecia na nossa lista das finanças há 6 meses atrás, e agora de repente já consta ?

Ou a partir do momento em que se consultou há uns meses atrás e ele lá não estava, podemos ficar minimamente descansados ?
.

Eu creio que o que esta a acontecer é que a alguns anos não era necessário pagar o imposto se o carro estivesse parado e como agora é, eles fazem um apanhado e se o carro constar nos registos cobram o valor independentemente de andar, ter rodas, etc etc. Creio que é isto que está a acontecer!
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Automech » 7/7/2012 15:47

Eu a uma dada altura perdi-me no tópico.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Koreano » 7/7/2012 14:56

mais_um Escreveu:"]

...
Até hoje comprei dois automóveis em 2ª mão a particulares, no primeiro o vendedor esteve a borrifar-se, vendeu-me, paguei e ficou feito.
...

O primeiro carro que compraste foi um HF Turbo?
Ainda estamos a tempo de tratar dos papeis... :mrgreen:

Registado: 25/5/2012 9:54

por mais_um » 7/7/2012 14:34

Muitas das situações relatadas derivam da falta de rigor como tratamos os assuntos.

O 2º "obrigou-me" a entregar a alteração do registo automóvel no momento da venda. Tive que ir com ele a uma loja do cidadão, entreguei-lhe o cheque visado, ele assinou a declaração de venda e entreguei de imediato à funcionária do registo automóvel da loja do cidadão.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

Re: Falta de pagamento de IUC - Imposto Único de Circulação

por Koreano » 7/7/2012 13:55

regresso do profeta Escreveu:No meu caso em concreto, porque tenho de pagar este imposto se não tenho o automóvel em minha posse a mais de 25 anos ?
Tenho a certeza absoluta que o mesmo não circula nas estradas desde o dia que o entreguei ao sucateiro.Pois não andava e estava todo pôdre.
Acha justo eu pagar um imposto nestas condições só porque o veiculo ainda estava em meu nome (já cancelei a matricula ).
Perante tudo isto pergunto se não tenho o carro a mais de 25 anos porque tenho de pagar o IUC de 2008 até 2012 ?
Nestes casos perante a lei os 25 anos não prescrevem na justiça ?
Acho tudo isto ridiculo e acima de tudo um ROUBO.

Atenção que no meu post anterior não estou nem a argumentar sobre casos específicos nem a considerar justo ou injusto o facto de o fisco cobrar primeiro e apenas depois analisar a reclamação. Apenas argumento sobre a mais que provável impracticabilidade funcional de um sistema de cobrança que permita o não pagamento até que a reclamação seja analisada e o seu processo concluído.

Pegando na ultima parte da minha argumentação, relacionada com a velocidade e forma de restituição das cobranças consideradas indevidas, vou alargar-me para que melhor compreenda o meu ponto de vista. Vou até aplicar o seu exemplo concreto, mas à primeira vista penso que será valido para qualquer caso:

Deu o carro para abate há 25 anos atrás.
Quando o património automóvel dos contribuintes foi adicionado ao portal das finanças (em 2008, julgo), essa viatura não constava como sua.
"Do nada", em 2012 aparece-lhe o carro no seu património e nesse mesmo dia é notificado pelo fisco de que tem em divida o IUC de 2008 e que terá que liquidar a divida. Se quiser reclamar posteriormente, tem esse direito.

O (seu) cenário está montado e agora eu meto o meu "dedinho":
2 exemplos extremados de solução "justa", ficando ao critério de cada um encontrar o ponto intermedio onde se encontra a realidade do nosso país;
1. Alta eficiência na análise da reclamação - no dia seguinte ao seu pagamento a sua reclamação é analisada, é reconhecida a sua razão e o fisco credita-lhe na sua conta o valor liquidado, acrescido de juros calculados com base na TANB mais elevada que uma instituição financeira autorizada pratique no mercado (desconheço valor mas vou "atirar" um numero: 30% ao ano)
2. Baixa eficiência na análise da reclamação - igual à anterior mas em vez de ser reconhecida a sua razão em 24 hhoras, meta 5 aninhos.

Agora pergunto. Ainda está indignado com a situação?
Se calhar estaria era desejoso que todos os anos o fisco metesse uma argolada destas, tendo em conta a velocidade a que se processam as reclamações em Portugal...

Se por acaso o irritei neste, ou no post anterior, as minhas desculpas. Quis apenas demonstrar o meu ponto de vista.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :lol:

por trader de elite » 7/7/2012 12:14

No meu caso em concreto, porque tenho de pagar este imposto se não tenho o automóvel em minha posse a mais de 25 anos ?
Tenho a certeza absoluta que o mesmo não circula nas estradas desde o dia que o entreguei ao sucateiro.Pois não andava e estava todo pôdre.
Acha justo eu pagar um imposto nestas condições só porque o veiculo ainda estava em meu nome (já cancelei a matricula ).
Perante tudo isto pergunto se não tenho o carro a mais de 25 anos porque tenho de pagar o IUC de 2008 até 2012 ?
Nestes casos perante a lei os 25 anos não prescrevem na justiça ?
Acho tudo isto ridiculo e acima de tudo um ROUBO.

Registado: 29/11/2007 12:28

por Koreano » 7/7/2012 12:00

regresso do profeta Escreveu:Não adianta reclamar, segundo os funcionários das finanças primeiro paga e depois reclama. Mas onde se viu isso ?
Como li a pouco tempo em outro sitio tenho vergonha em ser Português.
Apetece-me dizer; Ponham agora as bandeiras de Portugal nas janelas e varandas para mostrar o vosso patriotismo.

Se não fosse a pagar primeiro e a reclamar depois, o fisco não conseguiria cobrar eficazmente.
Imagina a mentalidade Tuga: "Agora não me dá jeito pagar estes impostos, meto uma reclamação e chuto isto para a frente..."
Na melhor das hipóteses seria impossível fazer tesouraria previsional, na pior seriam tantas as reclamações que o sistema colapsaria.

Incomoda-me muito mais a demora e as formas em como o fisco efectua a restituição de cobranças indevidas do que a cobrança em "linha dura".

por alexandre7ias » 6/7/2012 21:28

regresso do profeta Escreveu:Não adianta reclamar, segundo os funcionários das finanças primeiro paga e depois reclama. Mas onde se viu isso ?
Apetece-me dizer; Ponham agora as bandeiras de Portugal nas janelas e varandas para mostrar o vosso patriotismo.

A isso se chama roubar, e quem rouba tem o nome de ladrão...mas devo ser eu que estou a ver mal as coisas
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por trader de elite » 6/7/2012 21:22

Não adianta reclamar, segundo os funcionários das finanças primeiro paga e depois reclama. Mas onde se viu isso ?

por AS_terix » 6/7/2012 17:31

num caso meu, identico, ANULEI, a matricula...

PMACS Escreveu:Eu fui um deles, recebi um mail a pedir para pagar o iuc dum carro que não é meu há mais de 6 anos!
Vou ter de pedir a apreensão do carro e espero assim não ter de pagar o iuc!
:idea:
olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

por Koreano » 6/7/2012 16:53

Então passo a contar o episódio de novela:

Loja do cidadão dos Restauradores, Lisboa;
Acabado de almoçar;
Brisa agradável no exterior, povoado pela "fauna" do costume;
Interior da Loja fresco e com densidade de clientela aceitável;

Subo ao 1ª andar e dirijo-me ao balcão das Finanças, a origem do problema: tempo de espera - <1 minuto
Blaá blá bla... email.. pagar o IUC de 2008... vendi o carro em 2001 e nunca se alterou o registo... blábláblá.
(a Srª pareceu surpreendida por este assunto)
Resposta (oficial): "Enquanto constar, para as finanças, como proprietário do veículo, é o responsavél pela fiscalidade do mesmo... Vai ter resolver junto do Registo Automóvel e/ou IMTT."

E lá fui eu escadas abaixo para a cave.
Registo Automóvel: Tempo de espera - <1 minuto
Blábla - disse 2 palavras e a Srª sorriu logo.. - andam muitos entalados com o mesmo problema.
Resposta (Oficial): "Aqui só tratamos de transferencia de propriedade dos veículos. Para resolver o assunto tem de me trazer uma declaração de venda assinada por si e pelo comprador... Sem isso, nada feito."
Dica (não-oficial, devidamente salientado):"Ouvi dizer de colegas que se pediu a apreensão do veículo e tem documentos que o comprovem, ao fim de alguns anos pode pedir o cancelamento de matrícula no IMTT. Vá lá ao rés do chão ao IMTT e veja o que podem fazer por si."
Paleio (totalmente off-the-record e em jeito de preparar-me - ou aterrorizar-me - psicológicamente para embates futuros): Há gente muito preocupada... trezentos e tal euros para pagar.

Escada acima para o rés-do-chão.
Loja continua às moscas, agora reparo que toda a gente que está por lá está à volta do balcão do IMTT... chego à máquina, papelinho a informar:
"Devido à elevada afluencia a estes serviços, encontra-se suspensa a emissão de novas senhas".

Pronto. fim do episódio.
Conclusões Teóricas: Deve-se começar pelo IMTT
Conclusões Practicas: Volto na segunda-feira de manhã.

por Automech » 6/7/2012 14:09

Koreano Escreveu:Vou dar um salto ao balcão das finanças na loja do cidadão para perceber se há maneira ou não de me safar desta.

Boa sorte. Ontem mostraram na televisão uma repartição que não conseguiu atender toda a gente e outra que a meio do dia já não distribuía senhas.

Leva qualquer coisa para te entreteres que a coisa promete. :wink:

por Koreano » 6/7/2012 13:46

MKlop Escreveu:
...

Um amigo que tem um lugar de chefia aonselhou-me a pagar tudo 1º antes das multas, citações e execuções fiscais.

O teu amigo é o Gaspar? :lol:

Vou dar um salto ao balcão das finanças na loja do cidadão para perceber se há maneira ou não de me safar desta.

Mais logo dou notícias

por MKlop » 6/7/2012 12:35

regresso do profeta Escreveu:No E-mail que se recebe só fala que está em falta o pagamento do ano de 2008, pelo menos o meu é assim.
Depois quando se vai pagar nas finanças é que o funcionário informa que faltam mais anos para pagar.
Segundo o meu advogado, o mesmo afirma que só se deve pagar o que eles mencionam no E-mail.

Parece-me que o que eles querem é que se pague só o de 2008, porque assim poderão cobrar mais juros de mora dos outros anos.

Daí a razão de eles não colocarem na internet a possibilidade de pagarmos quaisquer IUC's em atraso de anos anteriores.

Em todos estes anos nunca me apareceu no site das finanças a dizer que eu devia o IUC do carro que vendi. Agora, a um ano de prescrever é que apareceu...com juros e multa.

Um amigo que tem um lugar de chefia aonselhou-me a pagar tudo 1º antes das multas, citações e execuções fiscais.

por trader de elite » 6/7/2012 12:27

No E-mail que se recebe só fala que está em falta o pagamento do ano de 2008, pelo menos o meu é assim.
Depois quando se vai pagar nas finanças é que o funcionário informa que faltam mais anos para pagar.
Segundo o meu advogado, o mesmo afirma que só se deve pagar o que eles mencionam no E-mail.

por MKlop » 6/7/2012 12:20

regresso do profeta Escreveu:So queria saber se as pessoas que receberam o tal E-mail estão a pagar só o ano de 2008 ou todos até 2012 ?

Os anos são os do registo de propriedade. A mim era só ano de 2008 a 2010.

Quando eu lá estava nas finanças haviam casos de pessoas que já tinham vendido os carros há 10 anos (!)

por trader de elite » 6/7/2012 11:00

So queria saber se as pessoas que receberam o tal E-mail estão a pagar só o ano de 2008 ou todos até 2012 ?

por pocoyo » 6/7/2012 10:24

AutoMech Escreveu:Eu devo ser mesmo um xoninhas.

O Mech é xoninhas, nhé... nhé, nhé... nheeeeé!!! :mrgreen:

Registado: 15/1/2010 15:30

por MKlop » 6/7/2012 10:09

AutoMech Escreveu:Eu devo ser mesmo um xoninhas. Quando compro um carro a primeira coisa que quero ver é o registo de propriedade em meu nome.

Há gajos que, não só não se preocupam em transferir a propriedade, como ainda o fazem deliberadamente.

Pois, neste caso ele sabia bem o que estava a fazer. Eu é que fui o burro.

Já tratei: no inicio da conversa a besta dizia que não se lembrava; depois que não fazia mal nenhum (!); agora já me vai pagar o que me deve com juros (ao menos a inflação) e assinar um documento autenticado por um notário a descrever o que fez e quando o fez.

Sabe-se lá o que terá feito entretanto com o carro estes anos todos. Não quero correr mais riscos.

por Automech » 5/7/2012 21:41

Eu devo ser mesmo um xoninhas. Quando compro um carro a primeira coisa que quero ver é o registo de propriedade em meu nome.

Há gajos que, não só não se preocupam em transferir a propriedade, como ainda o fazem deliberadamente.

por MKlop » 5/7/2012 21:20

Já fui às finanças: o animal do stand a quem vendi o carro deixou o meu nome como proprietário.

E eu burro, nunca me lembrei de ver se o registo tinha mudado. Contudo, o meu carro nunca aparecia no site das finanças como meu porque a base de dados não tinha sido migrada. Quando foi migrada continuou a não aparecer....

Aconselharam-me a pagar 1º e resolver depois, pois eu estava a dias ou horas de me ser movida uma citação e depois a execução fiscal...que iria triplicar o valor (cerca de 150€).

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], LMMV, navaldoc, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69 e 150 visitantes