Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação na Espanha - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por amsfsma » 26/9/2012 14:35

É como afirma o Lion

Há uma diferença significativa entre a Catalunha e a Madeira; é que a Catalunha contribui para o orçamento espanhol enquanto que a Madeira fica com a totalidade dos seus impostos e ainda recebe mais de 250 milhões anuais dos impostos dos continentais e o mesmo se passa com os Açores. O desejo de independência da Catalunha seria o mesmo que os continentais se quizessem tornar independentes dos madeirenses e açoreanos para não terem que pagar tantos impostos, parte dos quais financiam, as regiões autónomas. É isso que os Catalães sentem, apesar de individados - c/ de 45 MIL milhões - e porque são uma região "rica" não querem continuar a contribuir para as regiões pobres de Espanha.

Registado: 4/2/2010 19:57

por alexandre7ias » 26/9/2012 13:49

Marco Martins Escreveu:A minha opinião sobre o futuro de Espanha:
- Espanha é um barril de pólvora na medida em que já há longo tempo que tem um número enorme de desemprego
- o povo neste momento protesta não apenas com uma necessidade momentânea de mudança, mas com uma consciência da esperança perdida no que toca às perspectivas de emprego (pelo que estes movimentos serão mais difíceis de parar)
- as perspectivas futuras são péssimas, dado que Espanha ainda não pediu o resgate e no entanto já se sabe que haverá ainda mais desemprego com mais austeridade (à semelhança dos outros países resgatados)
- existe uma fragmentação grande na sociedade espanhola e não existe uma coesão forte entre as regiões
- a região mais rica e responsável de Espanha quer a independência e corresponde a 25% do PIB Espanhol

Neste momento o que acontecer em Espanha, poderá ser um espelho do que poderá acontecer na Europa se a Alemanha decidir sair do Euro.
.

A continuar assim ainda vou ver a Alemanha muito pior que estes países!
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Lion_Heart » 26/9/2012 12:23

rasteiro Escreveu:eu sei, eu sei....
posso responder!!!!!!!!!!!!!!!!
MADEIRA..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

abraços

Lion_Heart Escreveu:A Catalunha quer pedir a Independencia pois não quer continuar a pagar ao Estado Central (onde é que eu ja ouvi isto :mrgreen: )

:shame: :shame: :shame: :shame:

Nop, exactamente o contrario, a Madeira recebe e não é pouco.

E mais algo do género: ninguém (o Norte Europa) quer emprestar aos Gregos aos Portugueses e nós já não queremos emprestar a Madeira
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por rasteiro » 26/9/2012 12:16

eu sei, eu sei....
posso responder!!!!!!!!!!!!!!!!
MADEIRA..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

abraços

Lion_Heart Escreveu:A Catalunha quer pedir a Independencia pois não quer continuar a pagar ao Estado Central (onde é que eu ja ouvi isto :mrgreen: )
Rasteiro

Registado: 29/11/2007 12:24

por Lion_Heart » 26/9/2012 12:11

A Catalunha quer pedir a Independencia pois não quer continuar a pagar ao Estado Central (onde é que eu ja ouvi isto :mrgreen: )
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Marco Martins » 26/9/2012 12:06

PMACS Escreveu:
- Espanha é um barril de pólvora na medida em que já há longo tempo que tem um número enorme de desemprego
- o povo neste momento protesta não apenas com uma necessidade momentânea de mudança, mas com uma consciência da esperança perdida no que toca às perspectivas de emprego (pelo que estes movimentos serão mais difíceis de parar)
- as perspectivas futuras são péssimas, dado que Espanha ainda não pediu o resgate e no entanto já se sabe que haverá ainda mais desemprego com mais austeridade (à semelhança dos outros países resgatados)
- existe uma fragmentação grande na sociedade espanhola e não existe uma coesão forte entre as regiões
- a região mais rica e responsável de Espanha quer a independência e corresponde a 25% do PIB Espanhol

Neste momento o que acontecer em Espanha, poderá ser um espelho do que poderá acontecer na Europa se a Alemanha decidir sair do Euro.

Eu penso que a situação em Espanha é gravíssima!
Ontem não se viu uma bandeira espanhola nas manifestações, e não são só os Catalães, Bascos e Galegos também querem a independência!
Se a Troika lhes manda uma receita de austeridade como a nossa e a Grega, aquilo rebenta e de que maneira, não sendo de excluir uma guerra civil aqui ao lado!
Eu tenho familiares espanhois e quando foram as últimas legislativas perguntei-lhes em quem iam votar, responderam-me no Rajoy, porque a direita rouba menos que o PSOE!:?
É preciso muito cuidado com o que vai ser feito em Espanha!

Sim, e Espanha não é propriamente a Grécia, Portugal ou a Irlanda. Espanha afectará a UE e contagiará Itália.
Se Espanha tiver problemas, poderá afectar Portugal no que diz respeito a mercadorias que deixam de ser descarregadas em Portugal e que tenham rumo à Europa, pois a instabilidade não compensará o risco.

Registado: 7/4/2007 17:13

por PMACS » 26/9/2012 11:45

Eu penso que a situação em Espanha é gravíssima!
Ontem não se viu uma bandeira espanhola nas manifestações, e não são só os Catalães, Bascos e Galegos também querem a independência!
Se a Troika lhes manda uma receita de austeridade como a nossa e a Grega, aquilo rebenta e de que maneira, não sendo de excluir uma guerra civil aqui ao lado!
Eu tenho familiares espanhois e quando foram as últimas legislativas perguntei-lhes em quem iam votar, responderam-me no Rajoy, porque a direita rouba menos que o PSOE!:?
É preciso muito cuidado com o que vai ser feito em Espanha!
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

por Marco Martins » 26/9/2012 11:31

A minha opinião sobre o futuro de Espanha:

por PMACS » 26/9/2012 10:58

“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

por nook » 26/9/2012 9:31

Juros de Espanha disparam com revolta popular e eleições na Catalunha
26 Setembro 2012 | 09:23
Edgar Caetano - edgarcaetano@negocios.pt
Google+
PImprimir|
EEnviar|
RReportar Erros|
PPartilhar|
Votar|
Total: 1 Voto
T--T++Tamanho

Taxa a 10 anos volta a aproximar-se dos 6%, com todas as atenções viradas para Espanha depois dos protestos violentos de terça-feira e da convocação de eleições na Catalunha. Manhã que está também a ser negativa para as obrigações de Itália e Portugal.

A maior aversão ao risco entre os investidores esta manhã, que está a reflectir-se também na quedas dos índices accionistas, está a penalizar as Obrigações do Tesouro dos países mais fragilizados pela crise da dívida.

Os juros de Portugal voltam a subir, 15 pontos base no prazo a 10 anos para 8,89% e 14 pontos base nos prazo a dois anos, para 5,14%, tal como os de Itália, que na véspera de um importante leilão de dívida de longo prazo vê a taxa a 10 anos subir 12 pontos base para os 5,23%.

As atenções nos mercados estão, no entanto, concentradas em Espanha, depois dos protestos violentos registados ontem em Madrid, numa altura em que o Governo tenta chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2013 e, em simultâneo, tenta escapar a um pedido de ajuda financeira externa.

“O catalisador para esse pedido de ajuda pode muito bem ser um corte de ‘rating’ pela Moody’s, que deverá estar a terminar a revisão da sua notação para o país, que teve início em Junho”, afirma Michael Hewson, analista do CMC Markets, em nota enviada ao Negócios.

“O corte [que seria para “lixo”] poderá acontecer num dos próximos dias”, acredita o analista.

As taxas a 10 anos de Espanha estão a subir 18 pontos base no prazo a 10 anos, para 5,92%, com as taxas nos prazos mais curtos a sofrerem um agravamento ainda maior. Os juros a dois anos estão a disparar mais de 20 pontos base para 3,38%.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=580655
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por alexandre7ias » 26/9/2012 4:11

Pelo menos 26 detidos e 60 feridos nos protestos em Madrid

25.09.2012 - 18:07 PÚBLICO

Paul Hanna/REUTERS

Foram mobilizados 1400 polícias antimotim para a manifestação de Madrid

Pelo menos 26 pessoas foram detidas e 60 ficaram feridas (entre as quais oito agentes) nos confrontos entre manifestantes e polícia, nos protestos desta tarde, junto ao Congresso dos Deputados de Madrid.

A informação é avançada pelo jornal espanhol El País, que noticia terem sido levadas 16 pessoas para o hospital.

De acordo com o Governo, citado pelo El País, estivaram nos protestos cerca de seis mil manifestantes.Os ânimos acalmaram durante a noite, embora tanto a polícia como alguns manifestantes permaneçam no local.

A polícia espanhola chegou a disparar balas de borracha contra os manifestantes, de acordo com a BBC. A polícia, contudo, mantinha estar apenas a disparar salvas de pólvora seca para o ar.

Segundo a polícia, as cargas aconteceram quando alguns manifestantes tentaram furar o cordão de segurança em redor do edifício. Os sites dos jornais espanhóis referiam também outros momentos de tensão, quando as duas grandes marchas que avançaram para o Congresso percorriam ainda as ruas do centro da capital espanhola.

O objectivo era “cercar o Congresso” para assim denunciar o “sequestro” de foi alvo a democracia e pedir a demissão do Governo. “Congresso e Parlamento não nos representam. Demissão dos deputados”, lê-se num grande cartaz, entre gritos de “Chamam-lhe democracia e não é” ou “Que o próximo desempregado seja um deputado”.

Os organizadores, a Coordenação 25-S, que inclui dezenas de assembleias de bairro do movimento dos Indignados, tinham pedido um protesto pacífico, mas temiam-se os distúrbios.

Vários membros do PP, no poder, tinham tentado relacionar o protesto com movimentos extremistas - a secretária-geral do partido, María Dolores de Cospedal, comparou-o com a tentativa de golpe de Estado de 1981, enquanto a delegada do Governo em Madrid, Cristina Cifuentes, assegurou que por trás da convocatória havia "algum grupo próximo da ideologia nazi". Oito activistas foram acusados de "alegado delito contra os altos organismos da nação" por terem participado em acções de preparação.

Notícia actualizada às 23h08
© Público Comunicação Social SA
.

Estes políticos de M.E.R.D.A tentam sempre desviar os motivos que o povo tem quando vai para a rua!

Ideologia Nazi...

Já agora alguém sabe qual a exposição da Alemanha a divida Espanhola?
Android Mobile
Imagem

por Supermann » 26/9/2012 2:18

Lion_Heart Escreveu:Pedir a Independência deve ser a coisa mais estúpida que existe, de toda a demagogia essa e a pior, então se uma País grande não se safa vai-se safar um ilha ou uma província? se se se tornar um off shore, paraíso fiscal e local de lavagem de dinheiro.

Uma coisa é ser "pobre" e depois ir evoluindo na sua condição social, outra coisa é ser "rico" estar habituado a certas coisas e elas desaparecerem de um momento para o outro, e muitas vezes sem ser por culpa própria como é o caso.

Acredita que se safam... a partir do momento que aquela pequena "provincia" gera só e somente só 25% do PIB espanhol, e no entanto as receitas fiscais dessa região são para outras regiões em vez de serem para a mesma com o objectivo de colmatar os seus défices.

Obviamente abrem a pestana e veem que ficam melhor sozinhos.

Registado: 18/12/2009 18:54

por atomez » 26/9/2012 1:11

poizé
Anexos
4935_n.jpg
4935_n.jpg (41.33 KiB) Visualizado 5399 vezes

Registado: 4/11/2002 22:48

por alexandre7ias » 25/9/2012 21:07

Um dia a policia vai estar ao lado do povo e depois quero ver!
Android Mobile
Imagem

por Elias » 25/9/2012 20:01

Pancadaria em Madrid, estão a dar nos canais todos em directo.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Lion_Heart » 25/9/2012 19:57

Pedir a Independência deve ser a coisa mais estúpida que existe, de toda a demagogia essa e a pior, então se uma País grande não se safa vai-se safar um ilha ou uma província? se se se tornar um off shore, paraíso fiscal e local de lavagem de dinheiro.

Uma coisa é ser "pobre" e depois ir evoluindo na sua condição social, outra coisa é ser "rico" estar habituado a certas coisas e elas desaparecerem de um momento para o outro, e muitas vezes sem ser por culpa própria como é o caso.

Lion_Heart

por Marco Martins » 25/9/2012 18:53

PMACS Escreveu:Parece que na Catalunha também há uma grande manifestação, mas para pedirem a independência!
Isto está a pôr-se feio e é aqui á esquina! :(

E de certeza que aparecerão mais alguns a pedir independência...

Mesmo cá em Portugal este movimento poderá acentuar-se.

É certo que existem muitos países do terceiro mundo onde a taxa de desemprego é muito alta, mas o problema é que estamos a assistir países ditos industrializados a caminhar a passos largos para a mesma situação...

por PMACS » 25/9/2012 18:22

Parece que na Catalunha também há uma grande manifestação, mas para pedirem a independência!
Isto está a pôr-se feio e é aqui á esquina! :(
― Confucius

por artista1939 » 25/9/2012 18:15

Lion_Heart Escreveu:Assim sim! Vamos coños!

Pancada de meia noite...
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com

Registado: 15/12/2009 12:54

por Lion_Heart » 25/9/2012 18:08

Assim sim! Vamos coños!

Lion_Heart

por alexandre7ias » 25/9/2012 18:03

Liguem as TV..começou!
Android Mobile
Imagem

por PMACS » 25/9/2012 16:24

Catalunha convoca eleições para perseguir independência

O presidente do governo catalão convocou eleições para Novembro para legitimar a realização de um referendo sobre a separação.

O presidente do governo catalão, Artur Mas, convocou eleições para Novembro, de modo a legitimar a realização de um referendo sobre a separação do território de Espanha.

A Catalunha está hoje mais próxima de se tornar num Estado independente. Em discurso realizado ao início da tarde perante o parlamento regional, o presidente do governo catalão, Artur Mas, anunciou a demissão do seu executivo e a convocação de eleições antecipadas para o dia 25 de Novembro.

Esta decisão foi justificada por Mas com o facto do programa eleitoral do seu partido de centro-direita, a CiU, só "especificar a criação de um pacto fiscal [com o governo de Madrid] e mais nada", sendo necessária "uma nova legitimidade" para realizar um referendo sobre a separação do território de Espanha.

"São precisas decisões excepcionais para momentos excepcionais. Se o país deve iniciar um processo de grande complexidade, é necessário o aval das urnas", afirmou o governante.

Crise económica

A decisão de Artur Mas é motivada pelo facto da Catalunha, uma das regiões mais ricas de Espanha, considerar que os seus impostos irão ser usados pelo governo central de Madrid para financiar os problemas das regiões menos favorecidas, em vez de serem usados para reduzir a dívida regional e combater o desemprego, que atinge os 20% da população local, tendo ainda obrigado a Catalunha a pedir um resgate de cinco mil milhões de euros ao governo central.

Para evitar a transferência de dinheiro para outras áreas de Espanha, a Catalunha havia proposto a Madrid um pacto fiscal que acabaria por permitir à região controlar as suas receitas fiscais, mas a ideia acabou por ser rechaçada pelo governo de Mariano Rajoy, que a considerou como passível de fracturar o país, sendo por isso contrária à Constituição.

Durante o seu discurso de hoje, Mas afirmou que pediu aos empresários catalães que apostem menos no mercado espanhol e procurem internacionalizar-se.

"Os números mostram que o nosso destino é o mundo, e o mundo escolhe a Catalunha como destino relevante", afirmou, sublinhando que, se fosse independente, a sua região seria o 50º maior exportador global.

Relativamente à atitude do governo central, que não promete para breve uma recuperação económica, o chefe do executivo catalão notou que os cortes da despesa não estão a ser proporcionais, sendo os cortes bastante mais profundos nos governos autónomos do que no governo central. "O que é que se tem feito? O governo central fica com tudo, e não deixa nada às regiões. A consequência desta concorrência desleal é que temos que estar a cortar na Saúde, Educação e bem-estar social", afirmou Mas.

Madrid promete reagir

As declarações de Mas são vistas pelo governo de Madrid como uma ameaça à integridade do Estado espanhol, tendo a ministra do Desenvolvimento, Ana Pastor, afirmado que o presidente regional está apenas a "colocar o interesse partidário em frente ao interesse geral", ao mesmo tempo que a vice-primeira-ministra, Soraya de Santamaría, prometeu uma resposta "firme e serena" ao desafio independentista da Catalunha.

O movimento separatista catalão ganhou força perante os partidos políticos no passado dia 11 de Setembro, quando entre um milhão e meio de manifestantes vieram exigir a independência de Espanha para as ruas da Catalunha, região com sete milhões de pessoas.

http://economico.sapo.pt/noticias/catal ... 52530.html

Estes ainda se pegam!
― Confucius

por alexandre7ias » 24/9/2012 11:11

Empresas Economia Buzz Faz

24.SET.2012 10:37
Espanha:"tolerância zero" para protesto que pretende "cercar o Congresso"

Greve em Espanha (Foto: D.R.)
Governo quer travar manifestação marcada para amanhã junto do Congresso de Deputados

As autoridades madrilenas anunciaram "tolerância zero" para com manifestantes que pretendem, na terça-feira, "cercar o Congresso" espanhol, no âmbito de um protesto convocado pelas redes sociais e que já levou à detenção e identificação de várias pessoas.

Cristina Cifuentes, delegada do Governo em Madrid, advertiu já que não tolerará manifestações nesse dia em torno do Congresso de Deputados e enquanto decorre um plenário da câmara baixa das Cortes espanholas.

"A nossa legislação determina que não se podem realizar manifestações, ainda que pacíficas, para não violentar a liberdade dos legisladores", explicou ao El Pais.

Apesar de autorizar cinco manifestações na terça-feira, incluindo uma que tem previsto concluir próximo ao Congresso de Deputados (na Praça Neptuno), o Governo recorda que violentar o Congresso em dia de plenário pode levar a penas de entre seis e 12 meses de cadeia.

O artigo 494 do Código Penal espanhol define as penas para quem "promova, dirija ou presida a manifestações ou outro tipo de reuniões perante as sedes do Congresso de Deputados, do Senado ou de um Assembleia Legislativa de Comunidade Autónoma, quanto esteja reunida, alterando o seu normal funcionamento".

Há vários dias que o Congresso está rodeado por barreiras de segurança e por uma forte presença policial que deverá ser reforçada a partir da noite de hoje com indicações de que até mil agentes estarão de prevenção.

Em causa está um polémico protesto organizado por cidadãos e grupos, em parte associados ao movimento 15M, que pretendem "cercar o Congresso" em contestação às políticas de austeridade.

O protesto está a ser convocado pela "Coordinadora 25S" e pela "Plataforma en Pie" que defende uma agenda de desobediência civil, protestos e uma "assembleia permanente" de cinco dias de duração nas imediações do Congresso de Deputados.

Nos últimos dias agentes policiais atuaram em várias ocasiões detendo participantes em manifestações em Madrid que estavam associados ao movimento para "cercar o Congresso", entre eles Chema Ruiz, um dos rostos saídos do 15M.

O militante do Partido Comunista espanhol é um dos impulsionadores da Plataforma de Afetados pela Hipoteca e desde o verão um dos impulsionadores do protesto marcado para terça-feira.

Várias outras pessoas foram identificadas num encontro convocado para o centro de Madrid para organizar o protesto.

Representantes das plataformas que convocaram o protesto explicaram na semana passada -- numa conferência de imprensa em frente ao monumento à Constituição on Paseo de la Castellana, em Madrid -- o objetivo do protesto.

"Não se impedirá o trânsito dos deputados nem se interromperá o normal funcionamento interno do Congresso", refere um comunicado distribuído aos jornalistas no qual insistem que o Governo espanhol "não tem apoio e carece de legitimidade".

"Foi votado por 11 milhões de pessoas, um quarto da população, mas não está a cumprir o seu programa", refere o texto que defende maior "abertura do processo democrático" dando "voz ativa à sociedade".

Dinheiro Vivo | Lusa
.

Incrível! Quando toca aos políticos não lhes falta nada. A continuar assim num futuro vão acabar como os últimos ditadores, escondidos num qualquer buraco!
Android Mobile
Imagem

por Marco Martins » 21/9/2012 9:49

alexandre7ias Escreveu:
20.SET.2012 21:22
Espanha está a negoceiar resgate com Bruxelas

rajoy (Foto: D.R.)
União Europeia está a trabalhar nos bastidores para acertar um resgate e a planear pacote ilimitado de compra de dívida espanhola pelo BCE

O governo espanhol estará a negociar, nos bastidores, um resgate com Bruxelas. A notícia foi avançada pelo Financial Times e revela que a União Europeia está a preparar uma linha ilimitada de compra de obrigações espanholas pelo BCE e a construir com Rajoy um programa de reformas que será revelado na próxima quinta-feira, dia 27 de setembro, e abrirá caminho ao resgate do país. Segundo o Financial Times, as negociações estarão a ser conduzidas pelo ministro das Finanças espanhol, Luis de Guindos.

As medidas de austeridade a anunciar serão reveladas ainda antes do pedido de ajuda, avança o jornal, de forma a evitar um maior desgaste do governo de Mariano Rajoy. Nada garante, porém, que não sejam exigidas medidas de austeridade adicionais a Madrid - além das que o governo estará a gizar com Bruxelas -, no memorando de entendimento que será subscrito, para cumprir a meta do défice.
Recorde-se que Jean-Claude Junckers ainda há dias afirmou que só com reformas muito duras se admitiria que o BCE comprasse dívida espanhola (leia aqui). Exceto se o governo de Rajoy optasse por pedir o resgate, caso em que não haveria condições (leia aqui).
Oficializar o resgate é a única forma que Rajoy tem de aceder à linha do BCE - que definiu que apenas compraria dívida dos países intervencionados, como Portugal, Irlanda ou Grécia.Joana Petiz
.

http://m.dinheirovivo.pt/m/article?cont ... IECO059753

Agora é que vai ser!

Como já disse antes, as medidas de austeridade em Espanha levarão a um aumento brutal do desemprego... até quanto é quem uma economia aguenta o desemprego sem entrar em colapso?

Voltarão ao "Franquismo"?

por alexandre7ias » 20/9/2012 22:08

20.SET.2012 21:22
Espanha está a negoceiar resgate com Bruxelas

rajoy (Foto: D.R.)
União Europeia está a trabalhar nos bastidores para acertar um resgate e a planear pacote ilimitado de compra de dívida espanhola pelo BCE

O governo espanhol estará a negociar, nos bastidores, um resgate com Bruxelas. A notícia foi avançada pelo Financial Times e revela que a União Europeia está a preparar uma linha ilimitada de compra de obrigações espanholas pelo BCE e a construir com Rajoy um programa de reformas que será revelado na próxima quinta-feira, dia 27 de setembro, e abrirá caminho ao resgate do país. Segundo o Financial Times, as negociações estarão a ser conduzidas pelo ministro das Finanças espanhol, Luis de Guindos.

As medidas de austeridade a anunciar serão reveladas ainda antes do pedido de ajuda, avança o jornal, de forma a evitar um maior desgaste do governo de Mariano Rajoy. Nada garante, porém, que não sejam exigidas medidas de austeridade adicionais a Madrid - além das que o governo estará a gizar com Bruxelas -, no memorando de entendimento que será subscrito, para cumprir a meta do défice.
Recorde-se que Jean-Claude Junckers ainda há dias afirmou que só com reformas muito duras se admitiria que o BCE comprasse dívida espanhola (leia aqui). Exceto se o governo de Rajoy optasse por pedir o resgate, caso em que não haveria condições (leia aqui).
Oficializar o resgate é a única forma que Rajoy tem de aceder à linha do BCE - que definiu que apenas compraria dívida dos países intervencionados, como Portugal, Irlanda ou Grécia.Joana Petiz
.

http://m.dinheirovivo.pt/m/article?cont ... IECO059753

Agora é que vai ser!
Android Mobile
Imagem

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], itisi1000, OCTAMA, Pmart 1, VALHALLA e 184 visitantes