Off-topic - Continente: quando 50% são 33%
Pemides Escreveu:Não li muito deste tópico, (...)
Mas acho que devias ler. A questão que levantas está já debatida no tópico (e é irrelevante).
O que é realmente relevante é em que medida compras posteriores vão incluir também compras adicionais com desconto...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Não li muito deste tópico, mas a questão principal é a seguinte: o consumidor vai voltar por causa da promoção, ou é cliente habitual?
Esta questão é fundamental para saber se o custo da compra seguinte deve ser contabilizado para o cálculo do desconto ou não.
Se o consumidor volta apenas para redimir o desconto, concordo que esse custo deva ser contabilizado, e estamos perante um desconto de 33%.
Se o consumir é cliente habitual e volta ao continente todas as semanas para fazer as suas compras, é muito má vontade contabilizar o custo que o cliente tem para redimir o desconto nas contas para a taxa de desconto, uma vez que esse custo seria incorrido de qualquer das formas, independentemente do desconto.
O que interessa para a análise são os valores incrementais. Se a compra seguinte é relacionada com a promoção (existiu por causa da promoção, para usar o desconto), esse custo adicional é incremental e deve ser contabilizado, chegando assim à taxa de desconto de 33%. Se a compra seguinte é independente da promoção (existiria de qualquer das formas, com promoção ou não), esse custo não é incremental nesta análise, e como tal não deve ser contabilizado para cálculo da taxa de desconto, que será assim efectivamente de 50%.
Imaginem que estão a estudar a remodelação da linha do alfa para suportar velocidades mais elevadas. A construção original da linha custou 200M, as obras de remodelação vão custar 100M, e esta remodelação tem benefícios avaliados em 150M. Penso que aqui ninguém terá dúvidas em afirmar que a rentabilidade desta remodelação é positiva. Porque apenas os custos e benefícios incrementais contam. Apesar do custo total da linha passar a ser 350M, 200M já foram gastos, são totalmente independentes desta decisão, e por isso não devem ser considerados.
A situação é exactamente igual, só que agora, a despesa não foi já feita, mas irá ser feita, de qualquer maneira, independentemente do desconto que vos estão a oferecer agora. Vocês vão lá todas as semanas fazer as compras. Não irão lá por causa do desconto... irão lá porque vão sempre. Por isso o custo que terão para redimir o desconto não é incremental. É como se fosse um custo afundado. Irrelevante portanto, para o cálculo da taxa de desconto.
Esta questão é fundamental para saber se o custo da compra seguinte deve ser contabilizado para o cálculo do desconto ou não.
Se o consumidor volta apenas para redimir o desconto, concordo que esse custo deva ser contabilizado, e estamos perante um desconto de 33%.
Se o consumir é cliente habitual e volta ao continente todas as semanas para fazer as suas compras, é muito má vontade contabilizar o custo que o cliente tem para redimir o desconto nas contas para a taxa de desconto, uma vez que esse custo seria incorrido de qualquer das formas, independentemente do desconto.
O que interessa para a análise são os valores incrementais. Se a compra seguinte é relacionada com a promoção (existiu por causa da promoção, para usar o desconto), esse custo adicional é incremental e deve ser contabilizado, chegando assim à taxa de desconto de 33%. Se a compra seguinte é independente da promoção (existiria de qualquer das formas, com promoção ou não), esse custo não é incremental nesta análise, e como tal não deve ser contabilizado para cálculo da taxa de desconto, que será assim efectivamente de 50%.
Imaginem que estão a estudar a remodelação da linha do alfa para suportar velocidades mais elevadas. A construção original da linha custou 200M, as obras de remodelação vão custar 100M, e esta remodelação tem benefícios avaliados em 150M. Penso que aqui ninguém terá dúvidas em afirmar que a rentabilidade desta remodelação é positiva. Porque apenas os custos e benefícios incrementais contam. Apesar do custo total da linha passar a ser 350M, 200M já foram gastos, são totalmente independentes desta decisão, e por isso não devem ser considerados.
A situação é exactamente igual, só que agora, a despesa não foi já feita, mas irá ser feita, de qualquer maneira, independentemente do desconto que vos estão a oferecer agora. Vocês vão lá todas as semanas fazer as compras. Não irão lá por causa do desconto... irão lá porque vão sempre. Por isso o custo que terão para redimir o desconto não é incremental. É como se fosse um custo afundado. Irrelevante portanto, para o cálculo da taxa de desconto.
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
- Registado: 27/3/2005 22:16
Banha da cobra é um termo depreciativo logo indicador de uma intenção de denegrir.
Acho que ficou por explicar a razão de ser da utilização de um termo pejorativo de forma tão profusa...
Acho que ficou por explicar a razão de ser da utilização de um termo pejorativo de forma tão profusa...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Teria que escrever qualquer coisa: Carro, Leite, Pilhas, Iogurtes. Já houve de tudo neste tópico.
Houve alguem que mencionou "banha de cobra" ( julgo que o canguru ) e achei piada. Como comecei assim, assim irei terminar. Mas fora isso, julgo que a possibilidade do post acima ainda não tinha sido falada.
Ainda gostaria de fazer 1 reparo num post d'um outro participante, mas julgo ser tempo perdido. A imaginação para tentar provar que 50% em cartão é melhor que 40% directos numa base de duas compras ( para poder usufruir dos 50% do cartão ) é muito fértil.
Cumprimentos,
AxeRiver
Houve alguem que mencionou "banha de cobra" ( julgo que o canguru ) e achei piada. Como comecei assim, assim irei terminar. Mas fora isso, julgo que a possibilidade do post acima ainda não tinha sido falada.
Ainda gostaria de fazer 1 reparo num post d'um outro participante, mas julgo ser tempo perdido. A imaginação para tentar provar que 50% em cartão é melhor que 40% directos numa base de duas compras ( para poder usufruir dos 50% do cartão ) é muito fértil.
Cumprimentos,
AxeRiver
"You want to know a little about a lot"
AxeRiver, eu não acho que estar sempre a dizer "banha da cobra" ajude muito à proposição e credibilização de um argumento (na verdade acho mais o oposto).

Já estou um bocado farto da conversa mas...
Está mais do que visto que o desconto é de 33% e que com alguma teimosia poderá tender para 50%.
Lembrei-me só de um outro aspecto que julgo não ter sido abordado atrás.
Exemplo.
dia 1:compro 32 unidades de "banha de cobra" ao preço de 1€. (paguei 32€, desconto em cartão 16€)
dia 2:compro 16 unidades de "banha de cobra" ao preço de 1€. ( não paguei, e usei 16€ do cartão. desconto de 8€)
dia 3:compro 8 unidades de "banha de cobra" ao preço de 1€. ( não paguei, e usei 8€ do cartão. desconto de 4€)
dia 4:compro 4 unidades de "banha de cobra" ao preço de 1€. ( não paguei, e usei 4€ do cartão. desconto de 2€)
dia 5:compro 2 unidades de "banha de cobra" ao preço de 1€. ( não paguei, e usei 2€ do cartão. desconto de 1€)
dia 6:compro 1 unidades de "banha de cobra" ao preço de 1€.( não paguei, e usei 1€ do cartão. desconto de 0,5€).
Contas finais: 32€ gastos para comprar 63 unidades de banha de cobra.
Não sei ao certo todas as regras do cartão continente. É possível numa mesma compra utilizar o desconto e acumular para a próxima? Isto é bastante importante. Se não der, o desconto nunca poderá ser superior a 33%.
AxeRiver
Lembrei-me só de um outro aspecto que julgo não ter sido abordado atrás.
Exemplo.
dia 1:compro 32 unidades de "banha de cobra" ao preço de 1€. (paguei 32€, desconto em cartão 16€)
dia 2:compro 16 unidades de "banha de cobra" ao preço de 1€. ( não paguei, e usei 16€ do cartão. desconto de 8€)
dia 3:compro 8 unidades de "banha de cobra" ao preço de 1€. ( não paguei, e usei 8€ do cartão. desconto de 4€)
dia 4:compro 4 unidades de "banha de cobra" ao preço de 1€. ( não paguei, e usei 4€ do cartão. desconto de 2€)
dia 5:compro 2 unidades de "banha de cobra" ao preço de 1€. ( não paguei, e usei 2€ do cartão. desconto de 1€)
dia 6:compro 1 unidades de "banha de cobra" ao preço de 1€.( não paguei, e usei 1€ do cartão. desconto de 0,5€).
Contas finais: 32€ gastos para comprar 63 unidades de banha de cobra.
Não sei ao certo todas as regras do cartão continente. É possível numa mesma compra utilizar o desconto e acumular para a próxima? Isto é bastante importante. Se não der, o desconto nunca poderá ser superior a 33%.
AxeRiver
"You want to know a little about a lot"
trader.de.fim.de.semana Escreveu:quer se queira ou não o desconto é sempre de 50%
errado...
ora é preciso ter muita atenção a ver se o preço está inflácionado ou não.
vou dar um ex: o continente vende umas acendalhas a 1.29 que cá fora numa loja normal custa em média .80 euros (isto é real) ora se eles puserem um desconto de 50% vai custar .65 , isto está longe de ser uma grande promoçãomas lá são sempre 50%.
Muito verdade (e o único motivo pelo qual respondo).
Mas não é só nisso que podes ver esses aumentos.
Uma coisa que cada vez acontece mais é existir promoções em que se coloca como destaque "pack económico" e o preço do pack económico é superior ao preço do pack individual.
Outra, é a dos +50% grátis, em que o pacote sem a promoção sai mais barato do que o pacote com promoção, pois o preço é muito superior no que tem +50% grátis.
Aliás, é algo que não entendo como se permite que exista no mesmo hipermecado ambos os produtos lado a lado, um que diz +50% grátis e apresentarem preços diferentes.
Isto não deveria ser considerado publicidade enganosa?
trader.de.fim.de.semana Escreveu: agora outro ex: se eu comprar um produto de 10€ (que seja o valor médio dele em qualquer loja )e tiver 50% desconto em cartão eu pago 10€ e fico com 5€ em cartão , se no dia seguinte eu for comprar um produto qualquer que precise e que custe 5€ em média em qualquer loja eu não vou pagar nada , automaticamente o produto anterior ficou-me mais barato 50%.
errado novamente... Gastas 10€ para comprares 15€... o desconto é de 5€ em 15€ e não 5€ em 10€.
Basta ler todos os posts colocados anteriormente.
trader.de.fim.de.semana Escreveu:agora muito cuidadinho com os preços que ninguém dá nada a nimguém
E se dão, cobram com juros ou fazem promoções em cartão

- Registado: 15/4/2008 14:12
quer se queira ou não o desconto é sempre de 50% agora é preciso ter muita atenção a ver se o preço está inflácionado ou não.
vou dar um ex: o continente vende umas acendalhas a 1.29 que cá fora numa loja normal custa em média .80 euros (isto é real) ora se eles puserem um desconto de 50% vai custar .65 , isto está longe de ser uma grande promoção
mas lá são sempre 50%.
agora outro ex: se eu comprar um produto de 10€ (que seja o valor médio dele em qualquer loja )e tiver 50% desconto em cartão eu pago 10€ e fico com 5€ em cartão , se no dia seguinte eu for comprar um produto qualquer que precise e que custe 5€ em média em qualquer loja eu não vou pagar nada , automaticamente o produto anterior ficou-me mais barato 50%.
agora muito cuidadinho com os preços que ninguém dá nada a nimguém
vou dar um ex: o continente vende umas acendalhas a 1.29 que cá fora numa loja normal custa em média .80 euros (isto é real) ora se eles puserem um desconto de 50% vai custar .65 , isto está longe de ser uma grande promoção

agora outro ex: se eu comprar um produto de 10€ (que seja o valor médio dele em qualquer loja )e tiver 50% desconto em cartão eu pago 10€ e fico com 5€ em cartão , se no dia seguinte eu for comprar um produto qualquer que precise e que custe 5€ em média em qualquer loja eu não vou pagar nada , automaticamente o produto anterior ficou-me mais barato 50%.
agora muito cuidadinho com os preços que ninguém dá nada a nimguém

Eu achei curioso o facto das pessoas não conseguirem ver o outro lado da questão. É algo que se vê quando nos agarramos a uma acção na bolsa. Por outro lado mostra que as pessoas se focam no aspecto mais positivo das coisas.
Quem defende a posição dos 33% vê de acordo com o vendedor - dou 5€ de desconto quando e se comprarem pelo menos 15€ de mercadoria.
Quem defende os 50% vê como se fosse consumidor, e considera que ao gastar os 10€ já recebeu os 5€ e ponto final.
Os primeiros só recebem o desconto na segunda compra e os segundos recebem o desconto logo na primeira compra.
Dois pontos adiconais,
1. já vi o vinho "Quinta do Putto" da bairrada a 5.5€ com 50% de desconto no Continente a 2.5€ no Jumbo, por isso cuidado com as "promoções"
2. Na mho, a promoção de +50% grátis quando uma tablete de chocolate trás 600g em vez dos normais 400 é perfeitamente lógica e diferente das promoções do continente, pois estão a "dar" 200g gratuitamente. Como a promoção diz, tu pagas 100% por 150%
. O 50% de desconto implica pagares 50% por 100%.
Um abr
Nuno
Quem defende a posição dos 33% vê de acordo com o vendedor - dou 5€ de desconto quando e se comprarem pelo menos 15€ de mercadoria.
Quem defende os 50% vê como se fosse consumidor, e considera que ao gastar os 10€ já recebeu os 5€ e ponto final.
Os primeiros só recebem o desconto na segunda compra e os segundos recebem o desconto logo na primeira compra.
Dois pontos adiconais,
1. já vi o vinho "Quinta do Putto" da bairrada a 5.5€ com 50% de desconto no Continente a 2.5€ no Jumbo, por isso cuidado com as "promoções"
2. Na mho, a promoção de +50% grátis quando uma tablete de chocolate trás 600g em vez dos normais 400 é perfeitamente lógica e diferente das promoções do continente, pois estão a "dar" 200g gratuitamente. Como a promoção diz, tu pagas 100% por 150%

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Bom, para concluir queria dizer que normalmente vou ao continente 2 x por semana e compro cerca de 200€ de produtos de cada vez e trago 2 ou 3 com desconto de "50%" (cerca de 5€ em cartão), por isso na prática o desconto global quer para mim quer para o Continente fica à volta dos 2,5%.
E penso que no global das vendas do Continente não deve andar longe dos 3%, e isso é que verdadeiramente interessa.
E penso que no global das vendas do Continente não deve andar longe dos 3%, e isso é que verdadeiramente interessa.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
A tua atitude é completamente idiota.
Eu não vou explicar as frases que estão todas retiradas de qualquer contexto (e uma delas nem se refere à questão do tópico).
As frases fazem sentido e têm relevância na sequência do texto em que se inserem (algo que eu já perdi de todo a esperança que tu tenhas capacidade para entender).
Eu não vou explicar as frases que estão todas retiradas de qualquer contexto (e uma delas nem se refere à questão do tópico).
As frases fazem sentido e têm relevância na sequência do texto em que se inserem (algo que eu já perdi de todo a esperança que tu tenhas capacidade para entender).
MarcoAntonio Escreveu:Não há nada a fazer quando tu não lês o tópico...
Depois de ter relido o thread todo, outra vez, confirmo que quase nada foi dito sobre a frase que colocaste aqui há um bocado atrás:
MarcoAntonio Escreveu:A ideia era as pessoas perceberem melhor qual o valor real do desconto e poderem quantificar melhor o preço das coisas quando as fossem comparar com o preço normal (ou o preço de outros supermercados, se se aplicar).
Aliás, pouco foi dito como expressamente lhes (ao Continente e outros) sugar o tutano... Por isso, também não vou contribuir com os meus truques. Deixo-te aqui resumidas algumas das tuas afirmações, para que todos possam avaliar:
MarcoAntonio Escreveu:É indiferente porque é que voltas lá, se és cliente habitual ou não, qual o teu tom de pele ou se tens mais de 40 anos...
MarcoAntonio Escreveu:Bom, a explicação está dada e a resistência é a mesma de sempre. A partir daqui, façam como muito bem entenderem...
MarcoAntonio Escreveu:o montante do desconto numa compra normal é da ordem dos 10% da compra ou algo dessa ordem de grandeza
MarcoAntonio Escreveu:Se eu aproveitar para fazer tudo aquilo que as pessoas achariam que eu deveria fazer, eu não comia, não dormia e provavelmente por esta altura, já não respirava também!
MarcoAntonio Escreveu:Eu não li sequer o teu post todo.
MarcoAntonio Escreveu:Eu vou deixar a minha última exposição (desta é que é mesmo... lol)
MarcoAntonio Escreveu:O desconto é no mínimo de 33% e até pode tender para 50% se for optimizado...
- Registado: 22/10/2008 22:08
Eco Tretas Escreveu:Eu não vim resumir nada.
Eco Tretas Escreveu:Segundo a lógica do que aqui tem sido discutido, tudo se resume a isto: O desconto tende para zero, à medida que fazes mais compras!
Eco Tretas Escreveu: Aliás, se o objectivo agora é o que referes na primeira frase, pouco ainda foi dito nestas páginas todas sobre como efectivamente o conseguir...
Não há nada a fazer quando tu não lês o tópico...

MarcoAntonio Escreveu:Eco Tretas Escreveu:Exacto! Concentrem-se é em comparar e depois tirar partido das promoções...
Ecotretas
A ideia era as pessoas perceberem melhor qual o valor real do desconto e poderem quantificar melhor o preço das coisas quando as fossem comparar com o preço normal (ou o preço de outros supermercados, se se aplicar). Mas obrigado por teres vindo baralhar mais um bocado, em tom de quem vem resumir alguma, sem ter dito nada de relevante...
Eu não vim resumir nada. Aliás, se o objectivo agora é o que referes na primeira frase, pouco ainda foi dito nestas páginas todas sobre como efectivamente o conseguir...
Ecotretas
Elias Escreveu:Muffin Escreveu:Desculpa Elias, mas qual é a diferença se te dessem o dinheiro e o fôres gastar noutra bem que não no hiper?!
Muffin, a diferença é que se me derem o dinheiro eu pura e simplesmente não sou obrigado a gastá-lo.
Só gastei 5 euros, poupei 50% na compra, assunto encerrado.
No caso das promoções do "desconto em cartão", eu não gastei 5 euros, mas sim 10 euros.
Desculpem voltar à vaca fria, mas só agora pude voltar e tinha pedido um esclarecimento ao Elias...
Pela resposta no fundo estamos de acordo, a diferença penso ser no entendimento de "ser obrigado a gastá-lo" o que obriga no teu entendimento a incluir o valor gasto (para redimir o valor do dosconto) no cálculo do mesmo, e que o torna diferente de uma redenção em metálico.
No meu entendimento, no entanto, é que um comprador frequente nunca será "obrigado" a gastá-lo porque o faz simplesmente (todos os dias/semanas). Desse modo a devolução em dinheiro numa perspectiva de fluxo continuo de compras entendo ser de 50%.
Se preferirmos analisar o desconto num conceito de fluxo fechado (até à compra do bem com desconto para usufruior da promoção), o desconto será de 33%.
No entanto não o considero correcto pois um cartão de compras terá de ser sempre visto numa óptica de um comprador regular e frequente como um fluxo contínuo de compras.
Ao imaginarmos um fluxo de compras de 100€ durante 7 dias. Se no 3º dia ganho 50€ de compras a redimir a partir do 4º, é indiferente que mo dêem em dinheiro ou que simplesmente o redima em alguma das compras dos dias restantes.
Quanto ao Marketing, já aqui foi referido que dewveria ser algo de "Usufruto de um esconto no valor de 50% do bem a ser redimido em saldo do cartão numa compra, nao podrndo esta ser efectuada no próprio dia da compra original"... E vivam os asterísticios...

Boa semana de negócios que isso é que interessa...

- Registado: 4/1/2004 22:32
Eco Tretas Escreveu:Exacto! Concentrem-se é em comparar e depois tirar partido das promoções...
Ecotretas
A ideia era as pessoas perceberem melhor qual o valor real do desconto e poderem quantificar melhor o preço das coisas quando as fossem comparar com o preço normal (ou o preço de outros supermercados, se se aplicar). Mas obrigado por teres vindo baralhar mais um bocado, em tom de quem vem resumir alguma, sem ter dito nada de relevante...
MarcoAntonio Escreveu:Eu já disse que em percentagem, dá o que quiseres. Tudo depende de em relação a quê tu estás a calcular as percentagens e já disse para as pessoas se centrarem no importante...
Exacto! Concentrem-se é em comparar e depois tirar partido das promoções...
Ecotretas
Eco Tretas Escreveu:É por estas que estas expressões te ficam CARAS!
Eco Tretas, aqui a única coisa cara é o tempo que me estás a fazer gastar. Que tal leres o que eu e outros escreveram?
Eco Tretas Escreveu:Podem discutir o que vos apetecer. O desconto varia entre 50% e 0%.
Eu já disse que em percentagem, dá o que quiseres. Tudo depende de em relação a quê tu estás a calcular as percentagens e já disse para as pessoas se centrarem no importante...
MarcoAntonio Escreveu:(...)
Portanto, para resumir, em "percentagem" todos têm razão se optarem por fazer os cálculos relativos a coisas diferentes. Mas o que é realmente relevante não é isso, mas isto: um gastou 1.5 euros onde o outro 2 euros para o mesmo valor em produtos (3 euros de produtos).
Era boa ideia leres o resto da explicação.
MarcoAntonio Escreveu:Mas dou de barato que tu não leste...
É por estas que estas expressões te ficam CARAS!
Podem discutir o que vos apetecer. O desconto varia entre 50% e 0%.
Tende para 50% se repetires a compra sequencialmente:
1ª Compra: 10€ - Desconto 5€ - Pagamento 10€
2ª Compra: 10€ - Desconto 5€ - Pagamento c/ cartão 5€
3ª Compra: 10€ - Desconto 5€ - Pagamento c/ cartão 5€
4ª Compra: 10€ - Desconto 5€ - Pagamento c/ cartão 5€
5ª Compra: 10€ - Desconto 5€ - Pagamento c/ cartão 5€
...
nª Compra: 10€ - Desconto 5€ - Pagamento c/ cartão 5€
Total: Compra: n*10€ - Pagamento (n*5 + 5)€
Logo, aproxima-se para 50% no melhor dos casos. Mas este cenário é pouco habitual. O mais normal é o desconto total tender para 0%, e é isso que eles efectivamente pretendem, e conseguem.
Ecotretas
Eco Tretas Escreveu:Também tu? Obviamente que tende para zero. Nesse exemplo de 10/5, tu só optimamente vais comprar apenas isso! Quanto mais comprares, mais obviamente o desconto total tende para zero. E é isso que acontece à maior parte das pessoas (entre as quais me incluo)! Mas eu fico muito contente com 20% e mesmo 10% numa compra grande...
Ecotretas
Ecotretas
Mas não é isso que está em causa, nem é assim que interessa analisar a questão...
Para efeitos de cálculos do desconto, tem de se contar com o consumo mínimo necessário para ter direito ao mesmo... não interessa para nada se compras o supermercado todo, isso são divagações que não interessam.
E o que se estava a dizer quanto a poder maximizar o desconto, fazendo-o tender para 50%, tem a ver com compras sequenciais de vários artigos com desconto.
Eco Tretas Escreveu:Segundo a lógica do que aqui tem sido discutido, tudo se resume a isto: O desconto tende para zero, à medida que fazes mais compras!
Eco Tretas Escreveu:Também tu? Obviamente que tende para zero.
Tu não estás a seguir a lógica do que aqui tem sido discutido. Tu estás a dizer algo diferente. É um bocado chato quando um tópico tem 6 páginas e alguém vem baralhar completamente o que foi dito em tom de quem vem resumir alguma coisa!
Tudo não se resume ao que disseste e se tu achas que resume então é muito simples: não percebeste nada do que foi dito e estás a gastar posts com algo que não interessa para nada. Aliás, nos meus posts há chamadas de atenção mais do que suficientes para não se perderem neste tipo de discurso que estás aqui a apresentar e centrarem-se no que é realmente relevante!
Mas dou de barato que tu não leste...
MarcoAntonio Escreveu:Eco Tretas Escreveu:Outro que está a imaginar o que eu fiz ou não fiz. Deixa-te disso! Segundo a lógica do que aqui tem sido discutido, tudo se resume a isto: O desconto tende para zero, à medida que fazes mais compras! Eu não me interessa que seja 50%, 33% ou 10%! Limito-me a aproveitar, e a não ser enganado...
Ecotretas
Eu aconselhava-te a ler de novo porque obviamente não percebeste nada. O desconto é no mínimo de 33% e até pode tender para 50% se for optimizado...
Completamente ao contrário do que tu concluíste.
Onde foste tu buscar essa fantástica ideia de que alguém disse que não havia desconto nenhum ou que tendia para zero?
Aliás, há uma série de posts de vários participantes a dizer algo como "mesmo assim vale a pena", "o que não há dúvida é que há um desconto", "já poupei muito com os descontos" e coisas do género. Ninguém colocou isso em causa, pelo menos entre os participantes activos que estiveram a mostrar de quanto é realmente o desconto na prática. Essas respostas não contrariam nem vão contra nada do que foi dito...
Também tu? Obviamente que tende para zero. Nesse exemplo de 10/5, tu só optimamente vais comprar apenas isso! Quanto mais comprares, mais obviamente o desconto total tende para zero. E é isso que acontece à maior parte das pessoas (entre as quais me incluo)! Mas eu fico muito contente com 20% e mesmo 10% numa compra grande...
Ecotretas
Ecotretas
souEu Escreveu:Eu tb prometo que esta é o meu último post sobre isto.
Já que ninguém respondeu ao meu repto do leite e chiclete (o Marco até substituiu esta por iogurte liquido !), vamos a outro, mais suculento:
O sujeito A precisa de comprar um carro e um atrelado, e já se decidiu sobre os respectivos modelos. Encontrou o carro à venda num stand que lhe oferece um desconto de 40%, no carro; e outro que lhe oferece "50% em cartão", no carro; e em ambos o preço do carro são 30.000 e do atrelado 15.000 (é um atrelado de luxo...). O sujeito A comprou o conjunto no primeiro stand e diz que poupou 3.000, embora não tivesse feito as contas ao custo do gasóleo, dos travões, pneus, gasto dos bancos e outros, até porque foi com muito gosto que se deslocou novamente (agora no carro acabadinho de compar)ao stand para ir buscar o tal atrelado super.
E vocês, acham que ele fez mal em trocar um desconto de 40% por outro de... 33 ?
Aqui está a prova de que apesar de perceber que o desconto não é de 50% mas sim de 33% consegue arranjar uma história para provar que mais desconto é pior que menos!
A mente humana é fantástica Mike!

There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
O desconto directo não tem as limitações que estás a "impor", estás a confundir as limitações de uma promoção com as limitações que a outra não tem!
Eu já disse que um idiota pode acabar por poupar o mesmo numa promoção de desconto directo. Mas a culpa não é da promoção, é de ele ser idiota...
É como o fulano que tem desconto directo num supermercado e com o dinheiro do desconto, vai comprar ao preço normal no supermercado ao lado. Obviamente o resultado é o mesmo. Mas a culpa não é da promoção, é da idiotice do cliente!
Com tudo mais do que explicado, não percebo porque me fazem voltar ao tópico...
Eu já disse que um idiota pode acabar por poupar o mesmo numa promoção de desconto directo. Mas a culpa não é da promoção, é de ele ser idiota...
É como o fulano que tem desconto directo num supermercado e com o dinheiro do desconto, vai comprar ao preço normal no supermercado ao lado. Obviamente o resultado é o mesmo. Mas a culpa não é da promoção, é da idiotice do cliente!
Com tudo mais do que explicado, não percebo porque me fazem voltar ao tópico...
MarcoAntonio Escreveu:carf2007 Escreveu:Eu acho que todos têm razão.![]()
Têm (quase) todos razão porque não estão todos a falar da mesma coisa.
Eu vou deixar a minha última exposição (desta é que é mesmo... lol) e a partir daqui, quem quiser pode continuar a iludir-se a seu belo-prazer ou ficar a discutir as percentagens ao estilo de pescadinha de rabo na boca fugindo ao que é realmente importante:
Para simplificação do problema e para ver se as pessoas entendem de uma vez por todas, consideremos que tudo o que há no supermercado é pacotes de leite e iogurtes líquidos e todos custam (fora a promoção) 1 euro a unidade.
O Francisco foi a um supermercado que faz descontos de 50% em cartão como o praticado pelo continente. O António foi a um supermercado que faz um verdadeiro desconto de 50%:
Francisco: 2xPL + 1xIL (2 euros)
António: 3xPL (1.5 euros)
Como os artigos custam fora as promoções todos o mesmo, o Francisco foi ter com António e trocou o Iogurte Líquido por um Pacote de Leite, então ficaram assim:
Francisco : 3xPL (2 euros)
António: 2xPL + 1xIL (1.5 euros)
Com este exemplo mostra-se claramente que o verdadeiro desconto de 50% é superior e que os produtos em questão são irrelevantes/acessórios (daí a troca de produtos entre os dois). A diferença essencial é que a promoção "obriga" a se gastar a maior parte do desconto em produtos sem desconto (na prática, em média e no longo-prazo - isto para dizer que se pode tentar optimizar como eu já referi atrás e fazer subir o desconto para algures entre 33 e 50%), coisa a que uma verdadeira promoção de 50% não obriga. Para o montante 2A(+B) pelo preço de 2A é sempre possível na verdadeira promoção de 50% adquirir 3A pelo preço de 1.5A...
Se alguém argumentar que o individuo do cartão podia ter adquirido 3A(+1.5B) por 3A então o individuo do verdadeiro desconto de 50% pode sempre adquirir 4.5A por 2.25A!
Para qualquer quantidade total adquirida, o individuo do verdadeiro desconto de 50% pode sempre adquirir o mesmo valor total de produtos por menos dinheiro.
A e B são produtos de valor semelhante fora a promoção (B também pode ser A no dia a seguir a terminar a promoção de 50% em cartão, porque a promoção não é continua, por isso para quem fizer muita confusão com tudo isto pode sempre imaginar que onde eu digo 2A(+B) pode estar 2A(+A). O B tanto pode ser o iogurte líquido como o leite uma vez terminado o desconto de 50% em cartão, desconto que não dura eternamente naquele artigo...
Portanto, para resumir, em "percentagem" todos têm razão se optarem por fazer os cálculos relativos a coisas diferentes. Mas o que é realmente relevante não é isso, mas isto: um gastou 1.5 euros onde o outro 2 euros para o mesmo valor em produtos (3 euros de produtos).
Lá vamos nós outra vez, eu percebo a vossa base teórica, mas qual a diferença na prática...? lol
Pensa no seguinte, imagina que no teu dia a dia fazes compras no continente e tens a situação que falas, com os iogurtes com desconto e pacotes leite sem desconto
e vais comprar 2 IL + 1 PL em dias consecutivos
-Promoção 50% desconto imediato
dia 1: 2 IL=1€
dia 2: 1 PL=1€
Total: 2€
-Promoção 50% desconto em cartão
dia 1: 2 IL=2€
dia 2: 1 PL=0€
Total: 2€
Lá está, o cartão serve para fidelizar o cliente... do ponto de vista prático, os descontos são iguais.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido