Obrigações
AutoMech Escreveu: Estes podem-se subscrever nos Correios ?
Pois o problema é esse mesmo: há quem "açambarque" esses activos e nós, o "zé povinho", resta-nos a bosta dos Certificados...
Espertos! Quase todos Bancos e Seguradoras... pois claro está

Auto-Mech:
Há Bt's de 3, 6 e 12 meses. Na próxima quarta-feira vão ser leiloados mas uns milhões de Euros em Bt's de 3 e 6 meses (de 12 não tenho a certeza).
Se pusesse comprar comprava uns 10.000€ de BT's a 3M que devem ser colocadas em leilão com 5% de desconto sobre o Valor Facial (este deve ser 100€ ou 1.000€ não tenho a certeza).
5% garantidos em 3 meses, nada mal... isso dava-me um retorno de 125€ em 3 meses (praticamente sem risco).
- Registado: 4/4/2009 0:57
Seaman Escreveu:AutoMech Escreveu:Seaman, não devo ter percebido o teu argumento porque os BTs não são a 3 meses, logo não podem ser utilizados para comparar com outro instrumento a 3 meses, como seja um depósito a prazo. Não faz sentido 'trimestralizar' um instrumento que tem uma maturidade muito mais alargada.
Olá AutoMech,
junto informação sobre os 2 últimos BT's emitidos pelo Estado Português que foi no passado dia 15Jun2011.
Como podes confirmar foram vendidos Bilhetes do Tesouros a 3 meses (série BT 23Set2011) e outra de 6 meses.
Espero ter esclarecido. Essa informação é pública e está aqui: www.igcp.pt
Fonix. Se alguém me perguntasse eu ia jurar e até apostar que não havia BTs a 3 meses.

Obrigado pelo esclarecimento Seaman. Estes podem-se subscrever nos Correios ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Seaman,
Concordo com as tuas considerações sobre a falta de abertura do mercado da dívida portuguesa.
Mas ninguém considera o retorno dos BT a 3 meses como sendo a taxa de juro s/ risco do mercado.
A Pata mencionou o instrumento que de momento pode ser considerado sem risco na zona euro.
Concordo com as tuas considerações sobre a falta de abertura do mercado da dívida portuguesa.
Mas ninguém considera o retorno dos BT a 3 meses como sendo a taxa de juro s/ risco do mercado.
A Pata mencionou o instrumento que de momento pode ser considerado sem risco na zona euro.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
OT
Há dois dias atrás fui contatado pelo BIG se estaria interessado em OT portuguesas com maturidade em 2012/2013
Portugal (Dívida Soberana) 5.45 09/13 YTM indicativa-13,04215% preço-86% taxa cupão 5,45%, maturidade 23-09-2013
Portugal (Dívida Soberana) 5 06/15/12 YTM 10,4485%, preço-95,25%, taxa cupão-5%, maturidade-15-06-2012.
Gostaria, se alguém me pudesse esclarecer, em quanto será afetada a taxa pois, e passo a citar:"- risco de taxa de juro -> dado que subidas de taxas de referência do mercado tornam o cupão da obrigação que detém menos atractivo, reflectindo-se no valor da obrigação mas não no cupão que recebe (esse mantêm-se até à maturidade);"
Portugal (Dívida Soberana) 5.45 09/13 YTM indicativa-13,04215% preço-86% taxa cupão 5,45%, maturidade 23-09-2013
Portugal (Dívida Soberana) 5 06/15/12 YTM 10,4485%, preço-95,25%, taxa cupão-5%, maturidade-15-06-2012.
Gostaria, se alguém me pudesse esclarecer, em quanto será afetada a taxa pois, e passo a citar:"- risco de taxa de juro -> dado que subidas de taxas de referência do mercado tornam o cupão da obrigação que detém menos atractivo, reflectindo-se no valor da obrigação mas não no cupão que recebe (esse mantêm-se até à maturidade);"
- Anexos
-
simulador obrigações.xls
- (9.73 KiB) Transferido 338 Vezes
- Registado: 29/11/2007 9:40
AutoMech Escreveu:Seaman, não devo ter percebido o teu argumento porque os BTs não são a 3 meses, logo não podem ser utilizados para comparar com outro instrumento a 3 meses, como seja um depósito a prazo. Não faz sentido 'trimestralizar' um instrumento que tem uma maturidade muito mais alargada.
Olá AutoMech,
junto informação sobre os 2 últimos BT's emitidos pelo Estado Português que foi no passado dia 15Jun2011.
Como podes confirmar foram vendidos Bilhetes do Tesouros a 3 meses (série BT 23Set2011) e outra de 6 meses.
Espero ter esclarecido. Essa informação é pública e está aqui: www.igcp.pt
- Anexos
-
- BT.JPG (76.42 KiB) Visualizado 8160 vezes
Seaman Escreveu:não estás a responder ás questões colocadas.
Importa, antes de mais, esclarecer aqui alguns conceitos para não criar confusões a quem possa estar a seguir a troca de ideias:
1º A taxa das Bilhetes do Tesouro (BT's) de 3 meses é efectivamente considerada a taxa de juro sem risco. Essa taxa é considerada em Finanças como a taxa de juro sem risco que deve ser considerada para análise de investimentos.
Para quem não está familiarizado com estes temas de Finanças, o significado dessa taxa é o seguinte: qualquer investidor que aplique o seu capital no mercado português não deve aceitar investimentos cujo retorno seja inferior a essa taxa (agora na casa dos 5%). Porquê? Porque se considera, em Finanças, que os BT's constituem uma alternativa de investimento sem risco. Então se um investidor pode remunerar o seu capital,sem risco, a essa taxa porque iria aceitar menos que essa taxa noutra aplicação? Qualquer outro investimento (Ações, Obrigações do Tesouro, etc) tem riscos associados logo tem que se exigir mais retorno (do que a taxa dos BT's) para compensar o risco do investimento.
Seaman, não devo ter percebido o teu argumento porque os BTs não são a 3 meses, logo não podem ser utilizados para comparar com outro instrumento a 3 meses, como seja um depósito a prazo. Não faz sentido 'trimestralizar' um instrumento que tem uma maturidade muito mais alargada.
Mas, voltando às questões:
1ª Porque razão os investidores particulares portugueses estão confrontados com barreiras à entrada no mercado financeiro obrigacionista? Já vimos que na Alemanha, etc, não é nada complicado comprar OT's ou BT's. Porque o é em Portugal?
2ª Será que o Estado português conseguiria melhores preços quando emite dívida se todos nós tivessemos acesso à compra dessa dívida (OT's e BT's)?
3ª Um pequeno investidor, supondo 50.000€, querendo formar um portfolio diversificado (ações e obrigações) como mandam as modernas teorias da carteira de investimento, como o pode fazer no mercado português se lhe exigem mínimos de 50.000€ só para os BT's conforme fomos aqui informados?
4ª Sendo um investidor interessado em comprar 10.000€ de Bilhetes do Tesouro a 3 meses que vão ser colocados no mercado na próxima quarta-feira, 6Jul2011, como devo proceder? Quando estas chegarem ao mercado secundário como posso investir nelas? Que Instituição financeira tem disponíveis para comprar?
.
1ª Porque razão os investidores particulares portugueses estão confrontados com barreiras à entrada no mercado financeiro obrigacionista? Já vimos que na Alemanha, etc, não é nada complicado comprar OT's ou BT's. Porque o é em Portugal?
2ª Será que o Estado português conseguiria melhores preços quando emite dívida se todos nós tivessemos acesso à compra dessa dívida (OT's e BT's)?
3ª Um pequeno investidor, supondo 50.000€, querendo formar um portfolio diversificado (ações e obrigações) como mandam as modernas teorias da carteira de investimento, como o pode fazer no mercado português se lhe exigem mínimos de 50.000€ só para os BT's conforme fomos aqui informados?
4ª Sendo um investidor interessado em comprar 10.000€ de Bilhetes do Tesouro a 3 meses que vão ser colocados no mercado na próxima quarta-feira, 6Jul2011, como devo proceder? Quando estas chegarem ao mercado secundário como posso investir nelas? Que Instituição financeira tem disponíveis para comprar?
.
- Anexos
-
- rf.JPG (73.76 KiB) Visualizado 8202 vezes
Editado pela última vez por Seaman em 4/7/2011 0:36, num total de 1 vez.
Seamen, tu podes não achar, o mercado não concorda contigo. Não significa que o risco não esteja lá.
EU acreditar ou não, é o determina EU comprar ou não. Mas nunca dizer que não tem risco. É uma ligeirissima diferença que em rocket science significaria que nem conseguirias estoirar no chão.
Automech, era apenas uma resposta à frase peremptória do seamen. Poderias dar-lhe esse exemplo de algo também sem "nenhum" risco. Afinal, sempre pagou e sempre haverá futebol.
EU acreditar ou não, é o determina EU comprar ou não. Mas nunca dizer que não tem risco. É uma ligeirissima diferença que em rocket science significaria que nem conseguirias estoirar no chão.
Automech, era apenas uma resposta à frase peremptória do seamen. Poderias dar-lhe esse exemplo de algo também sem "nenhum" risco. Afinal, sempre pagou e sempre haverá futebol.
Pata-Hari Escreveu:seamen, olha, se calhar para proteger investidores que não têm a noção de risco.
Essa não me convence Pata, porque qualquer pequeno investidor pode subscrever meia dúzia de obrigações de 'coisas' como obrigações do Porto, do Benfica ou do Sporting. É certo que são a 3 anos e não a 10, mas caramba, são clubes de futebol...
Eu concordo com o Seaman. Não tem lógica negar a possibilidade de subscrição de OT, no mercado primário, a pequenos investidores, o que seria inclusivamente uma forma de aumentar a poupança.
Já o desenvolver um mercado secundário que conseguisse consolidar todas as ordens de compra e venda, como qualquer bolsa, era outra coisa interessante.
Lion_Heart Escreveu:Pata-Hari Escreveu: Até porque as transacções são feitas de contra-parte a contra-parte e ninguém perde tempo a transaccionar a feijões. A comissão não justifica nem um minuto de tempo de um trader.
Nos EUA a coisa parece ser mais facil
http://www.treasurydirect.gov/indiv/pro ... llinfo.htm
Na Alemanha
http://www.deutsche-finanzagentur.de/en ... investors/
Pois Lion_Heart,
a abertura do mercado nesses Países permite aumentar o n.º de traders com óbvios benefícios para o emitente da dívida pois há mais concorrência.
Talvez por isso consigam colocar a sua dívida no mercado obrigacionista com melhores taxas.
Alguém está a ganhar com esta situação e certamente não é o Estado Português.

.
Pata-Hari Escreveu:seamen, olha, se calhar para proteger investidores que não têm a noção de risco.
Muito bem. Então vamos lá a falar de risco em BT's com maturidade de 3 meses...
Segundo estudei, por favor corrige-me se estiver enganado, há apenas 3 tipos de risco no mercado obrigacionista de dívida pública:
Risco Tipo 1: Risco de Default. Risco do Estado não devolver o capital investido.
Risco Tipo 2: Risco de Liquidez. Risco de querer vender a BT e não encontrar comprador.
Risco Tipo 3: Risco da variação da taxa de juro. Uma subida da taxa de juro provoca uma desvalorização da BT e uma descida da taxa de juro provoca uma valorização da BT.
Não é própriamente "Rocket Science"...
Posto isto ajuda-me lá a perceber, para uma BT de 3 meses:
1. Risco Tipo 1: achas mesmo que Portugal não honrará uma dívida de 3 meses? Não acho: risco 0.
2. Risco Tipo 2: Achas mesmo que eu irei precisar de vender as BT em 3 meses. Não acho: risco 0.
3. Risco Tipo 3: mesmo que se desse o caso absurdo da taxa de juro subir 5% isso não teria um impacto superior a 1,5% no valor de uma BT de 3 meses (imediato pela regra da Duração que é um cálculo conservativo mesmo sem usar a convexidade). Achas isso digno de risco?
É um mercado tradicionalmente de institucionais que pode ser aberto a privados se os montantes forem significativos. Até porque as transacções são feitas de contra-parte a contra-parte e ninguém perde tempo a transaccionar a feijões. A comissão não justifica nem um minuto de tempo de um trader.
Nos EUA a coisa parece ser mais facil
http://www.treasurydirect.gov/indiv/pro ... llinfo.htm
Na Alemanha
http://www.deutsche-finanzagentur.de/en ... investors/
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
seamen, olha, se calhar para proteger investidores que não têm a noção de risco.
É um mercado tradicionalmente de institucionais que pode ser aberto a privados se os montantes forem significativos. Até porque as transacções são feitas de contra-parte a contra-parte e ninguém perde tempo a transaccionar a feijões. A comissão não justifica nem um minuto de tempo de um trader.
Pata-Hari Escreveu:E o risco NÂO é zero. Se fosse zero, pagaria menos que a alemanha. O facto é que só paga o que paga porque o risco NÂO é zero.
Desculpa lá mas para mim um Bilhete de Tesouro em que o Estado português se compromete a devolver o capital que eu lhe emprestar, ao fim de 3 meses mais um juro de 5% é RISCO ZERO.
Claro que existe alguma probabilidade de o Estado falir nos próximos 3 meses e não honrar o compromisso para com as minhas BT's mas acho que essa probabilidade é tão reduzida que se pode considerar de risco Zero.
Pata-Hari Escreveu:Com esses montantes, não compras esse tipo de instrumentos. Tens que ter no mínimo 50 000.
Ah pois é

Porque razão os pequenos investidores não conseguem acesso a esse mercado? Com uma barreira dessas (50.000€) o mercado obrigacionista não é um mercado livre!!
Sinceramente gostaria de perceber porque esse instrumento financeiro não é disponibilizado aos investidores particulares como a mesma facilidades com que os Bancos disponibilizam outros instrumentos, como as acções por exemplo?
psylva79 Escreveu:altrio Escreveu:Isso também é verdade, mas o que quero dizer aqui é que para o mesmo prazo, as obrigações têm uma yield muito superior aos certificados. Daí a minha pergunta sobre se o risco era menor nos certificados.
Se o risco é o mesmo porque é que alguém compra certificados se pode obter yields maiores nas obrigações?
O Risco é menor nos certificados. Se comprares o BT ou a OT estás sujeito a risco preço. Se quiseres vender e entretanto a taxa de juro (yield) subir o preço da OT ou do BT vai cair. No caso dos certificados podes resgatar o dinheiro sem perdas.
Repara também que nos certificados só ganhas as taxas chorudas se mantiveres o investimento mais de 5 anos...
Pois mas achas mesmo que as taxas de juro YTM das BT's e das OT's do Estado português vão subir?
Se concordas que a tendência será descer então também concordas que isso vai valorizar as BT's e OT's que já estão emitidas e nas mãos dos investidores.
altrio Escreveu:Isso também é verdade, mas o que quero dizer aqui é que para o mesmo prazo, as obrigações têm uma yield muito superior aos certificados. Daí a minha pergunta sobre se o risco era menor nos certificados.
Se o risco é o mesmo porque é que alguém compra certificados se pode obter yields maiores nas obrigações?
O Risco é menor nos certificados. Se comprares o BT ou a OT estás sujeito a risco preço. Se quiseres vender e entretanto a taxa de juro (yield) subir o preço da OT ou do BT vai cair. No caso dos certificados podes resgatar o dinheiro sem perdas.
Repara também que nos certificados só ganhas as taxas chorudas se mantiveres o investimento mais de 5 anos...
- Registado: 7/6/2011 10:02
Aí está mais BT's:
gostaria de saber se alguém aqui do Fórum consegue comprar estas BT's ?
gostaria de saber se alguém aqui do Fórum consegue comprar estas BT's ?
- Anexos
-
- BT's 30062011.JPG (27.83 KiB) Visualizado 8317 vezes
Editado pela última vez por Seaman em 30/6/2011 19:57, num total de 2 vezes.
Pois essa é uma dos aspectos que gostaria de por à discussão quando iniciei estes posts: penso que os pequenos investidores têm acesso dificultado a estes investimentos e o que lhes é permitido comprar são "os rabos do peixe": Certificados.
Por outras palavras: as Instituições Financeiras que têm comprado estes títulos de dívida estão a ter rendibilidades na ordem dos 10% (anuais) e o pequeno investidor está a receber nos Certificados o quê? 1% ao ano? (não sei as taxas líquidas dos Certificados do Tesouro).
Esta situação não me parece bem.
Por outras palavras: as Instituições Financeiras que têm comprado estes títulos de dívida estão a ter rendibilidades na ordem dos 10% (anuais) e o pequeno investidor está a receber nos Certificados o quê? 1% ao ano? (não sei as taxas líquidas dos Certificados do Tesouro).
Esta situação não me parece bem.
Isso também é verdade, mas o que quero dizer aqui é que para o mesmo prazo, as obrigações têm uma yield muito superior aos certificados. Daí a minha pergunta sobre se o risco era menor nos certificados.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
altrio Escreveu:De facto, nos prazos mais baixos as taxas dos certificados são substancialmente menores para incentivar a permanência. Mas os certificados a 10 anos estão nos 7% enquanto as obrigações para 2015, por exemplo, estão a 12% (e o prazo é bastante menor)
Certo, há uma inversão da Yield curve que normalmente é crescente com o tempo (maturidade) mas isso é apenas um reflexo da situação de crise actual que Portugal vive: o Estado conseguiu-se financiar pagando menos no passado
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], Gold Stock, Google Adsense [Bot], Heldroo, IX Hispana, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2 e 118 visitantes