Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bancos e Juros - Euribor

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por charles » 9/6/2009 10:23

ECONOMIA: A PIMCO (Pacific Investment Management Co. ) que gere o maior fundo de obrigações e é detido pela Allianz, afirmou que a perspectiva para a economia mundial ainda "observa-se má" pelo que os Bancos Centrais deverão refrear a tendência para subir as taxas de juro. A recuperação ainda possui um ritmo baixo e deverá ser consistente antes da politica monetária deixar de ser expansionista.

Via carregosa
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por charles » 9/6/2009 10:17

Taxas Euribor sobem em todos os prazos pela quarta sessão consecutiva
(09-06-2009 10:14:00)

As taxas Euribor subiram em todos os prazos, pela quarta sessão consecutiva, a reflectir ainda a expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) não volte a descer a taxa de juro de referência para a Zona Euro.

A Euribor a três meses subiu hoje para os 1,286%, a taxa a seis meses aumentou para os 1,490% e a Euribor a 12 meses cresceu para os 1,675%.

As taxas Euribor estão assim a reflectir a expectativa de manutenção do preço do dinheiro em 1% por parte do BCE. Apesar da autoridade monetária não ter posto de lado novas descidas de juros, o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, disse que o actual nível é o adequado para o actual conjuntura, sugerindo que não tenciona voltar a descer os juros. Pelo menos, por enquanto.

E é esta expectativa que está a fazer com que as taxas Euribor subam.

Considerando que os juros na Zona Euro já não vão descer mais, as taxas Euribor deverão oscilar entre subidas e descidas pouco acentuadas, mantendo-se em torno dos níveis actuais.

via BIG
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Re: Bancos e Juros - Euribor

por MarcoAntonio » 8/6/2009 21:56

Actualizado:

MarcoAntonio Escreveu:
Euribor (08/06/2009)

..1w - 0.886%
..1m - 0.953%
..2m - 1.094%
..3m - 1.281% <<<
..6m - 1.487% <<<
12m - 1.672%

Médias Mensais de 3m/6m

Média de Maio .......... 4.86/4.90
Média de Junho ........ 4.94/5.09
Média de Julho ......... 4.96/5.15
Média de Agosto....... 4.97/5.16
Média de Setembro .. 5.02/5.22
Média de Outubro .... 5.11/5.18
Média de Novembro . 4.238/4.295
Média de Dezembro . 3.293/3.365
Média de Janeiro ...... 2.457/2.539
Média de Fevereiro .. 1.943/2.034
Média de Março ....... 1.635/1.775
Média de Abril .......... 1.422/1.608
Média de Maio ......... 1.282/1.480

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por charles » 8/6/2009 11:30

Taxas Euribor sobem em todos os prazos
(08-06-2009 10:39:00)

As taxas Euribor voltaram a subir hoje, em todos os prazos, a reflectir ainda a expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) não volte a descer a taxa de juro de referência para a Zona Euro.

A Euribor a três meses subiu hoje para os 1,281%, a taxa a seis meses aumentou para os 1,487% e a Euribor a 12 meses cresceu para os 1,672%.

As taxas Euribor estão assim a reflectir a expectativa de manutenção do preço do dinheiro em 1% por parte do BCE. Apesar da autoridade monetária não ter posto de lado novas descidas de juros, o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, disse que o actual nível é o adequado para o actual conjuntura, sugerindo que não tenciona voltar a descer os juros. Pelo menos, por enquanto.

E é esta expectativa que está a fazer com que as taxas Euribor voltem a subir.

Considerando que os juros na Zona Euro já não vão descer mais, as taxas Euribor deverão oscilar entre subidas e descidas pouco acentuadas, mantendo-se em torno dos níveis actuais.

Via BIG
Cumpt

por MarcoAntonio » 3/6/2009 20:54

Actualizado.

As taxas praticamente não têm mexido nas duas últimas semanas...

MarcoAntonio Escreveu:
Taxas Directoras BCE (07/05/2008)

Empréstimo -- 1.00%

Euribor (03/06/2009)

..1w - 0.814%
..1m - 0.920%
..2m - 1.073%
..3m - 1.260% <<<
..6m - 1.455% <<<
12m - 1.615%

Médias Mensais de 3m/6m

Média de Maio ......... 1.282/1.480

Imagem
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por charles » 29/5/2009 19:49

VALOR Escreveu:Mais uma vez obrigado pelos vossos comentários
Só uma correcção ao meu texto. O banco propos aquela taxa fixa, depois de eu pedir uma simulação para esse efeito.
Contudo ando a recolher informação antes de dar o passo, o que fazendo a análise aos vossos comentários é uma situação que à partida vou sai prejudicado.
Quanto ao aumento dos spreads, sei que à bancos que na troca de variavel para fixa, aproveitam para os aumentar, neste caso em concreto a proposta diz que o spread se mantém nas mesmas condições do contrato em vigor.
Um abraço

Ao dizeres que te tinha sido proposto, a minha apreciação partiu desse pressuposto e o raciocinio foi feito um pouco em torno disso.

De qualquer modo continuo a achar que nesta fase é de aguentar para ver :wink:

Quanto ao banco em causa, é necessário estar atento e fiscalizar o cumprimento do que acordam verbalmente (repetidamente) com o cliente, para que seja cumprido na prática.

Cumprimentos
Cumpt

por Pata-Hari » 29/5/2009 14:39

Valor, o banco nessa operação vai ao mercado e compra uma opção que converte a taxa variavel numa fixa. Ganha uma margem nessa operação. Para o banco, tudo o resto fica igual. O facto de as taxas fixas serem mais caras que as variaveis, tem a ver com o preço no mercado de opções em cada momento e com a margem que o banco quer ganhar na operação (daí valer a pena fazer shopping around e comparar). Para o banco, é-lhe igual se tu escolhes uma taxa ou outra, só lhes interessa a margem e não correm nenhum risco nem ganham mais por optares por coisas diferentes (quanto muito vendem um novo produto - e que neste caso foste tu quem pediu).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por VALOR » 29/5/2009 9:18

Mais uma vez obrigado pelos vossos comentários
Só uma correcção ao meu texto. O banco propos aquela taxa fixa, depois de eu pedir uma simulação para esse efeito.
Contudo ando a recolher informação antes de dar o passo, o que fazendo a análise aos vossos comentários é uma situação que à partida vou sai prejudicado.
Quanto ao aumento dos spreads, sei que à bancos que na troca de variavel para fixa, aproveitam para os aumentar, neste caso em concreto a proposta diz que o spread se mantém nas mesmas condições do contrato em vigor.
Um abraço

Registado: 24/8/2005 9:47

por kingkong » 28/5/2009 23:23

É fácil de concordar com o Charles.

Se por acaso as taxas de juro subissem como alguns banqueiros inconscientes gostariam, eles nunca pensaram nisto, mas até se arriscavam a perder o emprego.

Pensemos, uma das causas da subida da taxa de juro, era o nível de inflação, o certo é que mesmo subindo a TJ ela não descia, ninguem questionava isto, mas a teoria para a sua descida estava completamente errada como se provou.

Hoje vive-se numa deflação perigosa que esta a levar ao afundanço a maior parte das familias, e os bancos atrás, e se pensarem em subir as taxas de juro será o maior erro bancário, o mais provavel é ele vir a ser cometido, pois a mim ninguem me convence que qualquer ser humano tem um preço, e por aqui me fico.

Registado: 4/5/2009 18:49

Re: Taxa fixa vs taxa variavel

por charles » 28/5/2009 22:34

VALOR Escreveu:Bons dias

Solicito as vossas opiniões sobre o que me foi proposto no Totta, para o meu CH:

Passar de taxa variável, (taxa euribor a 3 meses, e spread de 0,29), para taxa fixa final a 5 anos de 3.026 (já com a inclusão do spread, que se mantém nos 0.29%)

Feitas as contas e ao valor da prestação actual, terei um acréscimo de 47 euros mensais, pelo que estou seriamente a pensar em aderir, visto a estabilidade que se viveu no último ano.

Tendo em conta as vossas experiências o que aconselham sobre a proposta apresentada e as vossas opiniões se será bom ou mau negócio.

Um Obrigado antecipado pelos vossos comentários

Se me permites, no fundo o que o banco te está a propôr é um contrato "novo" ou seja, imagina que te apresentavas no banco para pedir um empréstimo,o que se tem ouvido, é que os bancos para contratos novos estão a impôr spreads mais altos de cerca de 2/3%

na prática uma proposta dessas numa fase em que a euribor desce, com tendência para estabilizar em torno de 1,5%, ou quem sabe, descer ainda um pouco mais, bastando para isso que o BCE baixe pelo menos mais uma vez em 0,25%, parece-me desvantajosa

parece-me que nesta fase há que aproveitar a descida e não estar já a pensar que em cinco anos vamos sair desta crise, não me parece que daqui a 5 anos as taxas estejam acima dos 2%, mas claro que isto é uma convicção pessoal

só para terminar deixo-te uma reflexão, quando as taxas estiveram a 5% achas que o banco te propunha baixar essa taxa para 3.026 a 5 anos :?: :!:

Invertendo os papeis, se fosses tu a dirigir-te ao banco e pedir para te baixar a taxa, quando ela esteve em máximos, de 5% para 3,026% a 5 anos, achas que o banco aceitava :!: :?:

Obviamente que não :wink:

No fundo ao aceitares essa mudança, não só não estás a tirar partido de uma descida favorável para ti como cliente,assim como não aproveitas um direito contratualizado adquirido que nesta fase te permite por via da baixa das taxas simplesmente pagar menos, e se houver nova descida pagares ainda menos!

Mas esta é a verdade de hoje, que obviamente espero seja a dos proximos anos, talvez a partir desses 5 anos isto mexa, até lá não estou a ver a euribor acima dos 2% , no fundo defendo uma estabilização das taxas e da economia:!:

Cumprimentos
Editado pela última vez por charles em 28/5/2009 23:26, num total de 1 vez.
Cumpt

por Pata-Hari » 28/5/2009 20:44

pasil, o banco propõe e és livre de aceitar ou não. No dia em que o banco aceitar algo que seja mau para ele, fecha as portas - e isso é tão mau para ele quanto para ti. Como em todos os negócios, têm que haver uma margem para ambos os lados. Se se espreme demasiado a galinha, ela sufoca.

No caso particular, o banco ganha uma margem na troca. De resto, é-lhe indiferente, para o banco, a operação terminou. Nota também que o banco quer que os clientes ganhem dinheiro, de preferência muito, para poderem cumprir as suas obrigações face ao banco e para poderem estar contentes com o banco e não mudarem.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por pasil74 » 28/5/2009 16:24

A minha opinião neste assunto é a seguinte:

Se o banco propoe é porque é bom para ele, logo mau para si!!!

Nos é que temos de negociar com os bancos, não eles connosco.

Leve uma proposta que veja que é boa para si, achas que eles aceitam?

Registado: 7/12/2007 0:29

Taxa fixa vs taxa variavel

por MoneyGPS » 28/5/2009 16:16

Tudo depende do grau de aversão ao risco de cada um, mas os argumentos a favor são:
1) Prestações constantes durante 5 anos.

Os argumentos contra são:
1) Devido à estrutura temporal das taxas de juro, existe quase sempre um inclinação positiva da curva que faz com que seja mais caro financiar-se com taxas de longo prazo do que de curto prazo.
2) Está a fazer uma aposta. Não parece, mas está a apostar que as taxas vão subir mais do que o mercado já está a antecipar neste momento, pois a taxa Swap incorpora todas as expectativas dos agentes neste mercado.
3) A comissão por amortização antecipada será de 2% e não de 0,5% durante o período em que fixar a taxa.
4)Assumindo que o BCE demorará ainda 1 a 2 anos a iniciar o ciclo de subida de taxas de juro, estará a pagar um diferencial de cerca de 2% a mais durante esse período. Será que no último ano ou dois as taxas estarão a 5% para compensar?
5) No ciclo anterior de cortes de taxas o mínimo na taxa Swap a 5 anos (bem como na de 10 e 30 anos) foi atingido cerca de 3 meses antes do início do ciclo de subidas do BCE. Ou seja, não só poderá ganhar o diferencial entre a Euribor a 3 meses e a taxa Swap a 5 anos, até ao BCE começar a subir, como eventualmente poderá conseguir fixar a um valor próximo ou até inferior ao actual (Obviamente ninguém sabe se já vimos os mínimos ou não na taxa Swap a 5 anos).

Em conclusão, recomenda-se usufruir da taxa variável até a economia começar a recuperar (e a inflação também) e o BCE começar a dar indícios de que irá começar a subir as taxas de juro. E nessa altura fixar por 30 anos.

Com os melhores cumprimentos,
MoneyGPS

Registado: 4/12/2008 20:45

Taxa fixa vs taxa variavel

por VALOR » 28/5/2009 9:17

Bons dias

Solicito as vossas opiniões sobre o que me foi proposto no Totta, para o meu CH:

Passar de taxa variável, (taxa euribor a 3 meses, e spread de 0,29), para taxa fixa final a 5 anos de 3.026 (já com a inclusão do spread, que se mantém nos 0.29%)

Feitas as contas e ao valor da prestação actual, terei um acréscimo de 47 euros mensais, pelo que estou seriamente a pensar em aderir, visto a estabilidade que se viveu no último ano.

Tendo em conta as vossas experiências o que aconselham sobre a proposta apresentada e as vossas opiniões se será bom ou mau negócio.

Um Obrigado antecipado pelos vossos comentários

Registado: 24/8/2005 9:47

por MarcoAntonio » 26/5/2009 22:55

Actualização...

Incluí já uma média provisória para este mês. Dado o comportamento das taxas nos últimos dias já não fugirá mt disso e quem quiser poderá já fazer simulações para Julho (quem tiver revisões em Junho naturalmente) com base neste valor que o erro será mínimo.

MarcoAntonio Escreveu:
Taxas Directoras BCE (07/05/2008)

Empréstimo -- 1.00%

Euribor (26/05/2009)

..1w - 0.944%
..1m - 0.939%
..2m - 1.087%
..3m - 1.266% <<<
..6m - 1.467% <<<
12m - 1.632%

Médias Mensais de 3m/6m

Média de Maio .......... 1.284/1.467 (provisório)

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

Aumento de spread

por MoneyGPS » 26/5/2009 16:05

Boa tarde,

Os bancos não podem fazer nenhuma alteração unilateralmente que não esteja prevista no contrato de crédito à habitação.

No entanto, alguns bancos com o objectivo de aumentarem os spreads estão a verificar cada contrato para identificarem se os clientes estão a cumprir com todas as condições para beneficiarem do spread inicialmente contratado, nomeadamente se mantém a domiciliação do ordenado, seguros, cartão de crédito, etc.

Existe um banco que estipulou nos contratos que o registo de incidentes no Banco de Portugal, mesmo que o atraso não seja com esse mesmo banco, dá origem a um aumento do spread.

Se a causa para o aumento do spread for uma das acimas referidas e isso estiver previsto no contrato, infelizmente não há muito a fazer, a não ser repor a situação inicial e informar o banco desse facto.

Assim, a recomendação é a de ler o seu contrato e verificar se as situações acima referidas estavam previstas no mesmo.

Registado: 4/12/2008 20:45

por LA » 26/5/2009 14:13

boas a todos

Recentemente fui brindado com um aumento de spread no crédito a habitação sem aviso prévio nem qualquer tipo de justificação por parte do banco(balcão) depois de alguma insistência remetendo-se ao silencio , gostava de saber se esta situação é legal ou devo reclamar junto do banco de Portugal.
Gostava de saber se já aconteceu isto a mais alguém , dos que por aqui andam, e em que circunstancias isso aconteceu.

Não entrei em incumprimento em momento algum nem tenho qualquer litigio com o banco , muito pelo contrareo , a instituição não é o bpn nem o bpp mas sim o bcp onde não me parece que esteja em situação de que vale tudo...

muito grato se alguém tiver alguma sugestão sobre o assunto

Voltar acima

finalmente responderam, ou melhor!, deparei que a situação tinha sido restablecida a normalidade com o spread inicial e o valor da diferença creditado na conta. A instituição não prestou qualquer esclarecimento até a data....

Um abraço ao Forum

Registado: 14/10/2006 18:42

por MarcoAntonio » 22/5/2009 0:04

Cá vai:

MarcoAntonio Escreveu:
Euribor (21/05/2009)

..1w - 0.872%
..1m - 0.880%
..2m - 1.072%
..3m - 1.252% <<<
..6m - 1.451% <<<
12m - 1.613%

Médias Mensais de 3m/6m

Imagem

Já actualizo o gráfico tambem (feito)...
Imagem

Administrador Fórum

por knightbrg » 21/5/2009 23:54

Caso seja possível actualizar, agradecia.
Cumps.

Registado: 31/8/2007 23:09

por JPtuga » 11/5/2009 16:35

Ora muito obrigado pela actualização, Marco.

No meu caso é muito pertinente, pois o meu CH baseado na Euribor 6m, é revista a taxa este mês, com base na taxa de Abril, para entrar em vigor em Junho.

Sendo assim, posso dizer que:

- Ultima revisão: Dezembro de 2008, média de Novembro de 2008, entrada em vigor em Janeiro de 2009
Euribor 6M média Novembro 2008: 4,295%, spread 0,5%
Taxa efectiva: 4,795%

- Proxima revisão: Maio 2009, média de Abril de 2009, entrada em vigor em Junho de 2009.
Euribor 6M média Abril 2009: 1,608%, spread 0,5%
Taxa efectiva: 2,108%

Se estes calculos estiverem certos, terei uma diferença de - 2,687% nos juros, ou seja uma redução de quase 56% na taxa de juro. É obra, em 6 meses.
Fora as alcavalas dos bancos, espero para ver qual será a taxa efectiva, e qual o real impacto na prestação que pago actualmente.

Registado: 29/3/2007 12:40

por MarcoAntonio » 11/5/2009 16:23

Ora cá vai:

MarcoAntonio Escreveu:

Taxas Directoras BCE (07/05/2009)

Empréstimo -- 1.00%

Euribor (11/05/2009)

..1w - 0.706%
..1m - 0.876%
..2m - 1.116%
..3m - 1.313% <<<
..6m - 1.507% <<<
12m - 1.676%

Médias Mensais de 3m/6m

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 11/5/2009 15:43

Sim, concerteza. Eu estive de férias daí o tópico ter estado parado. Daqui a pouco já o actualizo...
Imagem

Administrador Fórum

por Xana » 11/5/2009 15:20

Ola

Marco será que podias actualizar as médias.

Cumprimentos
Xana
No dia em que não se lembrarem de nós, é porque nos ultrapassaram!

Registado: 2/1/2007 16:53

por MarcoAntonio » 27/4/2009 23:29

A Euribor já praticamente não mexe. Vamos ver como reage agora a esta expectativa de nova baixa em Maio...

As médias de Abril estão em 1.431 e 1.615 e estes já serão valores mt próximos do que vai ser o valor final do mês.

MarcoAntonio Escreveu:
Taxas Directoras BCE (02/04/2008)

Empréstimo -- 1.25%

Euribor (27/04/2009)

..1w - 0.903%
..1m - 0.988%
..2m - 1.198%
..3m - 1.392% <<<
..6m - 1.588% <<<
12m - 1.754%

Médias Mensais de 3m/6m

Média de Abril ........ 1.431/1.615 (provisório)

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

Imagens dos próximos capítulos

por Razao_Pura » 27/4/2009 10:05

BCE vai cortar juros em Maio e tomar novas medidas para combater recessão

Guy Quaden e Nout Wellink, dois membros do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu, assinalaram que a autoridade monetária vai voltar a reduzir os juros na reunião de Maio, altura em que deverão também ser anunciadas novas medidas para combater a recessão na Zona Euro. A redução de juros na reunião agendada para 7 de Maio deverá ser “moderada”, estando previsto o anúncio de medidas “não convencionais” para minorar os efeitos da recessão na Zona Euro, disse Quaden no Sábado.
Nout Wellink Numa entrevista concedida no mesmo dia, o seu colega Nout Wellink adiantou que o BCE está a considerar uma série de opções, sendo que uma delas passa por manter os juros inalterados após o corte previsto em Maio. Se é quase certo que o BCE vai descer os juros para 1% na próxima reunião, continua a dúvida no mercado sobre os próximos movimentos da autoridade liderada por Jean-Claude Trichet. Dúvida que os próprios membros do BCE não têm ajudado a esclarecer, uma vez que tem avançado com declarações contraditórias. São vários os governadores que têm defendido que o BCE deve parar de descer os juros quando estes chegarem a 1%, enquanto outros reclamam a necessidade de colocar o preço do dinheiro perto de 0%, tal como têm feito outros bancos centrais. Os juros da Zona Euro encontram-se já no valor mais baixo de sempre, nos 1,25%. Na última reunião o BCE não foi tão agressivo como o mercado esperava (as estimativas apontavam para uma descida dos juros para 1%) e adiou o anúncio de outras medidas não convencionais.

2009/04/27 - 09:19
Fonte: Jornal de Negócios
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, niceboy, PAULOJOAO, PiFer, smog63 e 185 visitantes