Day trading
Corrijam-me se estiver errado, mas em Portugal estamos mal servidos para fazer daytrade, na minha opinião:
a) Esmagadora maioria das plataformas são web, com actualizações manuais (é preciso estar sempre a clicar no refresh);
b) As plataformas nacionais são muito caras para o NASDAQ - bolsa expoente da volatilidade;
c) As plataformas saxo trader, são excelentes, mas caríssimas para acções, e os CFD's não são fáceis de gerir, por alargarem muito os spreads bid/ask.
d) Uma das boas plataformas estrageiras que conheço - Interactivebrokers - permite execuções muito ao gosto dos profissionais, mas parece-me muito fraquinha a nível de gráficos. Possivelmente na actualidade já melhorou este aspecto. A verificar.
Já agora leiam o livro do Tony OZ (The Stock Trader), que é um livro de 2000, mas curioso de ler, pois permite acompanhar de muito perto um mês de trabalho deste day trader - e as crises emocionais por que estes tipos também passam com as perdas. O tipo acaba o mês a ganhar à volta de 45%, com uma conta inicial de $50,000.00.
a) Esmagadora maioria das plataformas são web, com actualizações manuais (é preciso estar sempre a clicar no refresh);
b) As plataformas nacionais são muito caras para o NASDAQ - bolsa expoente da volatilidade;
c) As plataformas saxo trader, são excelentes, mas caríssimas para acções, e os CFD's não são fáceis de gerir, por alargarem muito os spreads bid/ask.
d) Uma das boas plataformas estrageiras que conheço - Interactivebrokers - permite execuções muito ao gosto dos profissionais, mas parece-me muito fraquinha a nível de gráficos. Possivelmente na actualidade já melhorou este aspecto. A verificar.
Já agora leiam o livro do Tony OZ (The Stock Trader), que é um livro de 2000, mas curioso de ler, pois permite acompanhar de muito perto um mês de trabalho deste day trader - e as crises emocionais por que estes tipos também passam com as perdas. O tipo acaba o mês a ganhar à volta de 45%, com uma conta inicial de $50,000.00.
tmms Escreveu:Penso que o Bullista um dia irá descobrir isso, muito provavelmente, da forma mais dura. Ou muito me engano ou a esperança matemática é negativa. O long run encarregar-se-á de o provar. Analisando as respostas diria até que consegue reunir mais do que uma das distorções identificadas pelo Curtis Faith na sua lista de congnitive biases.
People have developed certain ways of looking at the world that served them well in more primitive circumstances; however, when it comes to trading, those perceptions get in the way. Scientists call distortions in the way people perceive reality cognitive biases. Here are some of the cognitive biases that affect trading:
• Loss aversion: The tendency for people to have a strong preference for avoiding losses over acquiring gains
• Sunk costs effect: The tendency to treat money that already has been committed or spent as more valuable than money that may be spent in the future
• Disposition effect: The tendency for people to lock in gains and ride losses
• Outcome bias: The tendency to judge a decision by its outcome rather than by the quality of the decision at the time it was made
• Recency bias: The tendency to weigh recent data or experience more than earlier data or experience
• Anchoring: The tendency to rely too heavily, or anchor, on readily available information
• Bandwagon effect: The tendency to believe things because many other people believe them
• Belief in the law of small numbers: The tendency to draw unjustified conclusions from too little information.
Queres desenvolver?
Abraços e bons negócios
Paul deAlex Escreveu:Gostava de perguntar aos intervinientes se a dedicação ao day trade é a tempo inteiro, ou se desenvolvem algumas outra actividade por conta de outrém.
Tenho a sorte (ou o azar) de a minha actividade profissional deixar-me acompanhar os mercados quase a tempo inteiro. Aliás, o meu trading depende disso mesmo. Passo horas a olhar para os gráficos a tentar achar uma janela de oportunidade que me permita um trade com uma boa relação rendibilidade/risco.
squad80 Escreveu:Para se fazer daytrading convem ter uma plataforma de acesso directo aos ECN's e comissões baratas(menos de $1 por cada lote de 100).
Penso que esse tipo de plataformas, corrige-me se estiver errado, actua directamente sobre o mercado e consegue melhores preços porque "compra por atacado". Qual a plataforma que usas?
Abraços e bons negócios
Paul deAlex Escreveu:Gostava de perguntar aos intervinientes se a dedicação ao day trade é a tempo inteiro, ou se desenvolvem algumas outra actividade por conta de outrém.
Olá Paul deAlex,
Eu estou a fazer uma experiência de um ano. Comecei em Janeiro de 2008 e irei dedicar-me ao trading em exclusivo durante este ano.
Contudo, não é por ter disponibilidade total que optei por operar maioritariamente intraday. As duas razões principais para 94% das minhas operações serem intraday são (por ordem de importância):
1) Como ainda estou a aprender e a conhecer o mercado durmo muito mais descansado sem posições abertas (devido a eventuais GAP de abertura);
2) O day-trade obriga-te a uma disciplina férrea, ou seja, se na fase de aprendizagem conseguires sobreviver ao day-trade e tiveres sucesso penso que a evolução natural será o position trade (pelo menos é o que julgo para pessoas com o meu perfil, não é para generalizar);
Espero ter ajudado com a minha resposta.
Um abraço,
Tiago
LTCM Escreveu:E isso até se prova com facilidade.
Calcule a sua rentabilidade diária sem comissões;
Calcule a sua rentabilidade diária com comissões;
Capitalize essas rentabilidades durante 10-20-30 anos.
Veja as diferenças.
Plenamente de acordo, LTCM. Não podias ser mais claro.
Penso que o Bullista um dia irá descobrir isso, muito provavelmente, da forma mais dura. Ou muito me engano ou a esperança matemática é negativa. O long run encarregar-se-á de o provar. Analisando as respostas diria até que consegue reunir mais do que uma das distorções identificadas pelo Curtis Faith na sua lista de congnitive biases.
Pessoalmente discordo do caminho escolhido, não me consigo identificar sequer com este tipo de trading, mas respeito. Cada um escolhe o seu caminho. Os resultados, no longo prazo e não os imediatos, serão um fiel reflexo do caminho escolhido.
Abraço,
Tiago
Para se fazer daytrading convem ter uma plataforma de acesso directo aos ECN's e comissões baratas(menos de $1 por cada lote de 100).
Se estas condições não tiverem reunidas vão ter uma luta muito dificil pela frente. Os mercados neste momento não tem muita margem para se pagarem comissões de $20 por negócio como por exemplo se paga na compras feitas numa plataforma Saxo Bank(Best, LJC, entre outras).
Se estas condições não tiverem reunidas vão ter uma luta muito dificil pela frente. Os mercados neste momento não tem muita margem para se pagarem comissões de $20 por negócio como por exemplo se paga na compras feitas numa plataforma Saxo Bank(Best, LJC, entre outras).
- Registado: 27/12/2007 21:53
Boas,
Gostava de perguntar aos intervinientes se a dedicação ao day trade é a tempo inteiro, ou se desenvolvem algumas outra actividade por conta de outrém.
Nos finais de 2005, inícios de 2006, dediquei-me a algum day trade, dentro da minha disponibilidade, mas confesso que, pelo menos 1 a 2 horas por day trade no total, era o tempo que roubava à minha actividade, na altura, como trabalhador independente.
A expectativa de ganhar €300-€500 por day trade era de facto um grande aliciante, mas a falta de tempo era também um grande constrangimento.
Gostava de perguntar aos intervinientes se a dedicação ao day trade é a tempo inteiro, ou se desenvolvem algumas outra actividade por conta de outrém.
Nos finais de 2005, inícios de 2006, dediquei-me a algum day trade, dentro da minha disponibilidade, mas confesso que, pelo menos 1 a 2 horas por day trade no total, era o tempo que roubava à minha actividade, na altura, como trabalhador independente.
A expectativa de ganhar €300-€500 por day trade era de facto um grande aliciante, mas a falta de tempo era também um grande constrangimento.
LTCM Escreveu:bullsista Escreveu:Comissões... na minha opinião depende do tamanho da carteira do trader. Eu vejo aqui no Caldeirão muitos posts sobre a importância do peso das comissões. Essa questão é importante se tiveres uma carteira pouco abonada. Como te disse, no meu caso, sei que pago muito de comissões mas são irrelevantes perante os ganhos.
Não me recordo, mas a minha memória é fraquinha, de alguma vez ouvir/ler um day trader de sucesso dizer que as comissões são irrelevantes.
E isso até se prova com facilidade.
Veja as diferenças.
1º não me considero um day trader nem sei se tenho sucesso. não estou preocupado com rótulos. faço é day trading cujo objectivo é tirar uma certa quantia diária dos mercados. claro que essa quantia conta com as comissões.
2º eu não disse que as comissões são irrelevantes. disse que são irrelevantes perante os ganhos. se calhar pago mais de comissões por ano que a carteira de muita boa gente. mas isso não interessa no meu caso. reforço que o importante é cada um conhecer-se como trader e achar o seu método.
Abraços e bons negócios
bullsista Escreveu:Comissões... na minha opinião depende do tamanho da carteira do trader. Eu vejo aqui no Caldeirão muitos posts sobre a importância do peso das comissões. Essa questão é importante se tiveres uma carteira pouco abonada. Como te disse, no meu caso, sei que pago muito de comissões mas são irrelevantes perante os ganhos.
Não me recordo, mas a minha memória é fraquinha, de alguma vez ouvir/ler um day trader de sucesso dizer que as comissões são irrelevantes.
E isso até se prova com facilidade.
Veja as diferenças.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
tmms Escreveu:
O interesse é que estamos a tentar estudar o daytrade e fazê-lo com os dados de mais pessoas ajudava muito a entender. No teu caso concreto gostaria, especificamente, de saber o peso das comissões nas tuas operações.
Já percebi que não tens dados mas a tua descrição já ajuda um bocado a entender o cenário do daytrade.
Eu penso que tudo isso é muito subjectivo. Eu acho que cada um tem de achar o seu próprio método/estratégia de trading, conhecer as suas virtudes e os seus defeitos como trader de maneira a conseguir alcançar o seu objectivo... fazer dinheiro com os mercados.
Por ex, o meu comentário em relação à tua "distracção" foi o só te teres apercebido agora da tua menor eficácia. Mas isso faz parte do teu processo de evolução. Tens de tentar perceber o porquê desse insucesso nos teus trades curtos. Preferes activos com muita volatilidade ou que lateralizem? Tens tempo para acompanhar os mercados minuto a minuto? Será que as tuas análises têm maior fiabilidade quanto maior fôr o tempo de trading? E como lidas com a ansiedade de estares a perder e a ganância de estar a ganhar?
Comissões... na minha opinião depende do tamanho da carteira do trader. Eu vejo aqui no Caldeirão muitos posts sobre a importância do peso das comissões. Essa questão é importante se tiveres uma carteira pouco abonada. Como te disse, no meu caso, sei que pago muito de comissões mas são irrelevantes perante os ganhos.
Eu não quero passar a imagem de que eu sou muito bom e que percebo muito disto. Nada disso. Antes pelo contrario

Abraços e bons negócios
bullsista Escreveu:Sim, tens razão. É rendibilidade média e não rendibilidade total como interpretei.
Exactamente. Quando queremos fazer comparações devemos comparar coisas comparáveis.

bullsista Escreveu:Qual seria o interesse? Apenas te digo que negoceio como day trader, quase exclusivamente futuros sobre petróleo. A ideía base é fazer trades de minutos/horas. Se a coisa corre bem faço cerca de 3-5 trades por dia. Se a coisa corre mal, posso fazer entre 10-15 trades diários. Não faço a mínima ideía de rendibilidades, tenho como objectivo tirar um certo valor diário dos mercados e para mim chega. Pago muito em comissões mas os lucros dos trades compensam largamente. Claro que também tenho azares. Esta segunda feira, cometi 3 enganos no mesmo dia. O resto da semana foi a recuperar as perdas.
O interesse é que estamos a tentar estudar o daytrade e fazê-lo com os dados de mais pessoas ajudava muito a entender. No teu caso concreto gostaria, especificamente, de saber o peso das comissões nas tuas operações.
Já percebi que não tens dados mas a tua descrição já ajuda um bocado a entender o cenário do daytrade.
Um abraço,
Tiago
tmms Escreveu:bullsista Escreveu:Bolas... deves ser muito distraído.
Em comissões de trades intraday quase pagaste tanto como lucro nos trades mais longos.
Caro Bullista, penso que é melhor olhares para os dados com atenção e para lá do óbvio antes de fazeres afirmações desta natureza.
Sim, tens razão. É rendibilidade média e não rendibilidade total como interpretei.
tmms Escreveu:A propósito, peço-te para, por favor, publicares os mesmos dados relativamente aos teus trades.
Qual seria o interesse? Apenas te digo que negoceio como day trader, quase exclusivamente futuros sobre petróleo. A ideía base é fazer trades de minutos/horas. Se a coisa corre bem faço cerca de 3-5 trades por dia. Se a coisa corre mal, posso fazer entre 10-15 trades diários. Não faço a mínima ideía de rendibilidades, tenho como objectivo tirar um certo valor diário dos mercados e para mim chega. Pago muito em comissões mas os lucros dos trades compensam largamente. Claro que também tenho azares. Esta segunda feira, cometi 3 enganos no mesmo dia. O resto da semana foi a recuperar as perdas.

Abraços e bons negócios
bullsista Escreveu:Bolas... deves ser muito distraído.
Em comissões de trades intraday quase pagaste tanto como lucro nos trades mais longos.
Caro Bullista, penso que é melhor olhares para os dados com atenção e para lá do óbvio antes de fazeres afirmações desta natureza.
A propósito, peço-te para, por favor, publicares os mesmos dados relativamente aos teus trades.
bullsista Escreveu:Já agora esta tabela refere-se a um período de quantos dias?
São 130 trades sendo que o primeiro foi realizado em 28 de Janeiro de 2008 e o último no passado dia 6 de Agosto.
O que, supondo 21 dias úteis por mês, dá uma média de 0,717 trades por dia.
Uma taxa de sucesso de 48%. Um ganho médio de 4.758% e uma perda média de 2.968%, ou seja, um rácio ganhos/perdas de 1.6.
Abraço,
Tiago
tiagopt Escreveu:Realmente é muito curioso. Aprofunda e depois deixa aqui as tuas conclusões, serão úteis a todos nós
Para já posso deixar um novo quadro mais completo onde já tenho em consideração as comissões.
Apesar destas terem um peso cerca de 5 vezes superior nas operações intraday penso que este está longe de ser o principal factor de insucesso nas operações desta natureza.
Vou continuar a explorar os dados que tenho de todas as minhas operações e ver o que mais é possível extrair deles.
Vou começar também a reflectir sobre este assunto que agora passou a estar também (tal como a diminuição do risco) no foco das minhas atenções.
Se houver da vossa parte algumas ideia ou também experiências por favor partilhem.
Abraço,
Tiago
- Anexos
-
- trading_statistics_day_trading.png (27.64 KiB) Visualizado 5208 vezes
Realmente é muito curioso. Aprofunda e depois deixa aqui as tuas conclusões, serão úteis a todos nós 

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Olá Tiago,
Só me apercebi agora ao fazer estas contas.
Vou tentar aprofundar o assunto e perceber melhor esta questão.
Mas, para já, posso adiantar que estes resultados me surpreenderam pois tinha a firme convicção que a rentabilidade no intraday seria também positiva. Muito inferior às outras operações de maior duração mas, mesmo assim, positiva.
Um abraço,
Tiago
tiagopt Escreveu:Já tinhas noção disso ou só agora te apercebeste?
Só me apercebi agora ao fazer estas contas.
Vou tentar aprofundar o assunto e perceber melhor esta questão.
Mas, para já, posso adiantar que estes resultados me surpreenderam pois tinha a firme convicção que a rentabilidade no intraday seria também positiva. Muito inferior às outras operações de maior duração mas, mesmo assim, positiva.
Um abraço,
Tiago
tmms Escreveu:vidigais Escreveu:Tiago,
Obrigado, está muito bom o post, não o tinha lido ainda.
Já agora, fazes day trade exclusivamente intraday ou permites deixar posições abertas por mais um ou dois dias?
Olá vidigais,
Deixo-te tabela em anexo actualizada hoje mesmo. Até agora fiz 130 trades, 122 (94%) dos quais intraday. Os restantes 6% (8 trades) tiveram uma duração de 2 e 8 dias sendo a sua distribuição a seguinte:
5 trades duraram 2 dias;
1 trade durou 4 dias;
1 trade durou 7 dias;
1 trade durou 8 dias.
E ainda bem que tu puxaste este assunto porque este era um estudo que eu tinha por fazer. E o estudo resulta no seguinte: ganhei 99% nos 8 trades que duraram mais do que o intraday e nos restantes 122 (94%) perdi, em média, 5.84%.
Conclusão, estou a perder dinheiro no intraday!!!![]()
Um abraço,
Tiago
Lol

Já tinhas noção disso ou só agora te apercebeste?
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
vidigais Escreveu:Tiago,
Já agora, fazes day trade exclusivamente intraday ou permites deixar posições abertas por mais um ou dois dias?
Olá vidigais,
Deixo-te tabela em anexo actualizada hoje mesmo. Até agora fiz 130 trades, 122 (94%) dos quais intraday. Os restantes 6% (8 trades) tiveram uma duração de 2 e 8 dias sendo a sua distribuição a seguinte:
5 trades duraram 2 dias;
1 trade durou 4 dias;
1 trade durou 7 dias;
1 trade durou 8 dias.
E ainda bem que tu puxaste este assunto porque este era um estudo que eu tinha por fazer. E o estudo resulta no seguinte: ganhei 99% nos 8 trades que duraram mais do que o intraday e nos restantes 122 (94%) perdi, em média, 5.84%.
Conclusão, estou a perder dinheiro no intraday!!!

Um abraço,
Tiago
- Anexos
-
- trading_statistics_day_trading.png (4.95 KiB) Visualizado 5362 vezes
Re: Day trading
vidigais Escreveu:Ainda sou novato nestas coisas, mas ando por aqui atentamente a aprender.
Nesta fase de bear market e após ter perdido algum dinheiro com as desvalorizações de 2008, optei ainda um pouco antes do fundo (esperemos que tenha sido o fundo) vender tudo e começar a fazer day trading.
Novato e a fazer day trading??
Depende do que negoceias mas sem passares por um processo de aprendizagem sempre necessário não me parece boa opção. Saber reconhecer suportes e resistências é importante mas não é tudo. Já te falaram em médias móveis, estocástico, eu por ex: uso também o rsi. Até compreenderes como usares estes indicadores são muitas horas a olhar para gráficos e a aprender. Uma coisa que te aconselho é a especializares num lote restricto de activos. Eu principalmente negoceio futuros sobre o petróleo. Mas para escolheres os activos com que te dás melhor terás de te conhecer primeiro como trader.
Abraços e bons negócios
Re: Day Trader - Opinião
jaimevivamais Escreveu:Olá,
... Pessoalmente prefiro negociar índices, eur-usd e ás vezes um outro derivado, mas essencialmente mini sp e mini dow jones, para mim dois excelentes indices para negociares em futuros ou cfd's, não esquecendo o Dax, também muito bom para negociar.
.
Carojaimevivamais
desculpa a curiosidade: para o mini sp usas o Futuro da Comex ES, ou outro?
E para o mini dow jones, qual o Futuro?
O dax (só) em cfd?
Abraço
- Registado: 9/8/2005 11:17
Venho apenas deixar um artigo muito bom do Marco António (que não sabe ler - ESTOU A BRINCAR CONTIGO MARCO - mas sabe bem escrever - E SABE MESMO O QUE ESCREVE).
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59804
P.S.: Sou um trader indefenido
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59804
P.S.: Sou um trader indefenido

- Registado: 17/7/2008 13:21
tmms Escreveu:Olá vidigais,
Para já deixo-te aqui um excerto do que escrevi ontem no tópico "Argumentos pro AT. E argumentos contra?" ( http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=63849 ) acerca precisamente de day-trading.
Se tiveres alguma questão diz.
Um abraço,
Tiagounspecified Escreveu:Pensam que a AT resulta da mesma forma para um day-trader e para um trader de médio prazo?tmms Escreveu:Não tenho dados objectivos para te apresentar sobre esta matéria portanto vou responder-te apenas com a minha experiência pessoal.
Sinceramente eu penso que não resulta da mesma forma. Acho que o day-trade é muito mais difícil do que a especulação a médio/longo prazo. Existem vários factores contra o day-trade:
- As comissões são muito superiores devido ao número elevado de trades e têm um peso muito superior em relação à rentabilidade obtida;
- A probabilidade de errar é muito superior devido ao "ruído" do mercado;
- As decisões têm de ser tomadas de forma mais rápida o que pode originar também maiores erros;
Mas claro que também há vantagens. Para mim as duas maiores são:
- O day-trade obriga-te a uma disciplina férrea, ou seja, se na fase de aprendizagem conseguires sobreviver ao day-trade e tiveres sucesso penso que a evolução natural será o position trade (pelo menos é o que julgo para pessoas com o meu perfil, não é para generalizar);
- Como ainda estou a aprender e a conhecer o mercado durmo muito mais descansado sem posições abertas (devido a eventuais GAP de abertura);unspecified Escreveu:Para mim, o day-trade parece-me um pouco uma espécie de casino. Será assim?tmms Escreveu:Não o entendo dessa forma, de todo.
Admito que possam haver pessoas com propensão para o jogo que utilizem a bolsa (especialmente o day-trade, admito) para obter sensações semelhantes às proporcionadas pelos jogos de azar.
Contudo, não é pelo facto de algumas pessoas utilizarem desta forma o day-trade que faz dele uma espécie de casino.
Penso que a resposta a esta questão não reside no day-trade mas sim na personalidade das pessoas que o utilizam, ou seja, se a pessoa recorre ao day-trade para sentir a adrenalina dos jogos de azar e porque sonha com riqueza fácil e rápida então podemos dizer que para essa pessoa o day-trade é uma espécie de casino.
Contudo, e reflectindo sobre o meu caso pessoal (e o único que conheço) eu não consigo "vibrar" com o facto de estar a ganhar ou a perder. A minha mulher, a pessoa que melhor me conhece, não consegue saber se eu hoje ganhei ou perdi. Não consigo ficar eufórico quando ganho nem deprimido quando perco.
No máximo, no passado, existia um pouco de ansiedade e de medo perante a perda. Mas esse problema foi resolvido a partir de momento em que decidi passar a utilizar sempre STOP LOSS. Agora a tranquilidade é absoluta. Sou eu e o mercado em sintonia, mesmo quando o meu STOP LOSS é activado. Aceito o facto com total naturalidade porque faz parte da minha estratégia.
Tiago,
- Registado: 16/4/2008 10:25
Olá vidigais,
Para já deixo-te aqui um excerto do que escrevi ontem no tópico "Argumentos pro AT. E argumentos contra?" ( http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=63849 ) acerca precisamente de day-trading.
Um abraço,
Tiago
Um abraço,
Tiago
unspecified Escreveu:Pensam que a AT resulta da mesma forma para um day-trader e para um trader de médio prazo?tmms Escreveu:Não tenho dados objectivos para te apresentar sobre esta matéria portanto vou responder-te apenas com a minha experiência pessoal.
Sinceramente eu penso que não resulta da mesma forma. Acho que o day-trade é muito mais difícil do que a especulação a médio/longo prazo. Existem vários factores contra o day-trade:
- As comissões são muito superiores devido ao número elevado de trades e têm um peso muito superior em relação à rentabilidade obtida;
- A probabilidade de errar é muito superior devido ao "ruído" do mercado;
- As decisões têm de ser tomadas de forma mais rápida o que pode originar também maiores erros;
Mas claro que também há vantagens. Para mim as duas maiores são:
- O day-trade obriga-te a uma disciplina férrea, ou seja, se na fase de aprendizagem conseguires sobreviver ao day-trade e tiveres sucesso penso que a evolução natural será o position trade (pelo menos é o que julgo para pessoas com o meu perfil, não é para generalizar);
- Como ainda estou a aprender e a conhecer o mercado durmo muito mais descansado sem posições abertas (devido a eventuais GAP de abertura);unspecified Escreveu:Para mim, o day-trade parece-me um pouco uma espécie de casino. Será assim?tmms Escreveu:Não o entendo dessa forma, de todo.
Admito que possam haver pessoas com propensão para o jogo que utilizem a bolsa (especialmente o day-trade, admito) para obter sensações semelhantes às proporcionadas pelos jogos de azar.
Contudo, não é pelo facto de algumas pessoas utilizarem desta forma o day-trade que faz dele uma espécie de casino.
Penso que a resposta a esta questão não reside no day-trade mas sim na personalidade das pessoas que o utilizam, ou seja, se a pessoa recorre ao day-trade para sentir a adrenalina dos jogos de azar e porque sonha com riqueza fácil e rápida então podemos dizer que para essa pessoa o day-trade é uma espécie de casino.
Contudo, e reflectindo sobre o meu caso pessoal (e o único que conheço) eu não consigo "vibrar" com o facto de estar a ganhar ou a perder. A minha mulher, a pessoa que melhor me conhece, não consegue saber se eu hoje ganhei ou perdi. Não consigo ficar eufórico quando ganho nem deprimido quando perco.
No máximo, no passado, existia um pouco de ansiedade e de medo perante a perda. Mas esse problema foi resolvido a partir de momento em que decidi passar a utilizar sempre STOP LOSS. Agora a tranquilidade é absoluta. Sou eu e o mercado em sintonia, mesmo quando o meu STOP LOSS é activado. Aceito o facto com total naturalidade porque faz parte da minha estratégia.
Re: Day Trader - Opinião
jaimevivamais Escreveu:Olá,
Sou daytrader e tudo passa pelo tempo que tens, rentabilidade que pretendes e risco que estás disposto a correr.
Diria que de forma secundária a o tamanho da tua carteira tem também uma palavra a dizer.
Qual é a corretora com que trabalhas? Que comissões pagas? Que produtos trabalhas? Futuros? Cfd's? acções? Forex? Warrants?
Acho que deves seguir tendências e ter uma estratégia construída com base no que referi, rentabilidade pretendida, risco, a tua personalidade ao nível emocional,o tempo que tens disponível.
Segue gráficos diários e de 30 e 60 minutos, traça tendências e entra quando parte alguma tendência e sai quando achas que a tendência terminou ou tens um profit que achas suficiente.
Junta-lhe médias móveis, por exemplo 20-40-150, 20-50-150 ou 20-50-200, cruzamente das médias móveis e cruzamento das médias móveis da macd.
Trabalha sempre com stops, especialmente quando tens profit passa-os para brekeven.
Escolhe algumas acções, ou outro tipo de activos.
Pessoalmente prefiro negociar índices, eur-usd e ás vezes um outro derivado, mas essencialmente mini sp e mini dow jones, para mim dois excelentes indices para negociares em futuros ou cfd's, não esquecendo o Dax, também muito bom para negociar.
O que vais negociar depende muito se pretendes uma estratégia de curto, médio ou longo prazo, no entanto se queres fazer daytrading, penso que activos com grande nível de liquidez, extremamente negociados a nível mundial, que sejam benchmark, acho que são a melhor opção, mas tudo depende do trader.
Espero ter dado alguns conselhos, se quiseres continuar podes-me adicionar no msn jaime_henriques@hotmail.com, ou falarmos por aqui.
Jaime
Obrigado pelas dicas.
Até aqui tenho investido somente em acções e uma vez por outra em warrants.
Como ainda não estou muito familiarizado com todo o tipo de produto e ainda não sou especialista em AT vou-me contendo nos investimentos.
Tenho utilizado muito títulos do CAC com alguma liquidez.
Vou analisar melhor as tuas dicas e depois digo-te alguma coisa por email.
Abraço
- Registado: 16/4/2008 10:25
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Goya777, iniciado1, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PMP69, smog63, trilhos2006, TTM62, zulu404 e 54 visitantes