Caldeirão da Bolsa

Investidor de longo prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por empirico1 » 7/8/2008 23:36

EuroVerde Escreveu:Boas noites

Empirico, até agora temos assistido a pressões inflaccionistas e aí sabemos que a bolsa vem num sentido descendente. A minha questão é: No processo de conteção da infleção na caminhada até aos 2%ano na zona euro, isso não pode provocar mais e mais descidas nos mercados? :oops:

Explica lá que eu não percebi. Achas que a contenção da inflação provoca quedas nos mercados?

Registado: 5/6/2008 22:23

por empirico1 » 7/8/2008 23:33

Martins_Braz Escreveu:Como é que fazes essas tabelas e esses gráficos?
Em Excel?

Tens algum programa que te consiga actualizar automaticamente as cotações?

Cumprimentos e bons negócios.

Faço tudo em Excel. Quanto às cotações são actualizadas manualmente.

Cumprimentos

por empirico1 » 7/8/2008 23:31

Quando no passado dia 5 decidi rever em forte baixa as estimativas do BANIF, devia-se por um lado a forte exposição do Banco a participações financeiras no sector financeiro e a média de resultados da Banca nacional que está com uma baixa performence neste Semestre.

Agora que são conhecidos os resultados, humildemente verifico que errei e que a minha anterior perspectiva estava certa. :oops:

Anexo as novas estimativas, com a respectiva revisão em alta para 2009, com fortes possibilidades de vir a rever em alta o VC/09 no próximo trimestre.
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (453.05 KiB) Visualizado 5408 vezes

por EuroVerde » 7/8/2008 21:50

Boas noites

Empirico, até agora temos assistido a pressões inflaccionistas e aí sabemos que a bolsa vem num sentido descendente. A minha questão é: No processo de conteção da infleção na caminhada até aos 2%ano na zona euro, isso não pode provocar mais e mais descidas nos mercados? :oops:

Registado: 29/11/2007 11:19

por Martins_Braz » 7/8/2008 19:24

Como é que fazes essas tabelas e esses gráficos?
Em Excel?

Tens algum programa que te consiga actualizar automaticamente as cotações?

Cumprimentos e bons negócios.

Registado: 17/7/2008 13:21

por empirico1 » 7/8/2008 19:09

Num dia em que a GALP brilhou, (como é engraçado verificar a emotividade do mercado)o nosso mercado hoje destacou-se pela positiva.

EDP-R:

Porquê energia renovável numa carteira de longo prazo?

Hoje a EDP sem a parte das renováveis, encontra-se num vazio muito grande, já que o impulsionador dos maiores lucros no futuro desagregou-se e ganhou vida própria. Estou a falar, como é obvio, da EDP Renováveis.

O investidor EDP irá no futuro alterar o portefólio para a EDP-R porque vai acabar por perceber que a EDP ficou esvaziada de potencial de crescimento!

Mas, se é verdade que o potencial de crescimento está na EDP-R, também é verdade que o risco é maior.
Caso se opte por uma maior aposta da energia nuclear haverá certamente um menor crescimento da energia eólica, contudo, segundo a Agência Internacional de Energia no ano de 2050 a energia renovável terá uma quota de 31% do total de energia produzida no mundo, contra os actuais 9%.

O mercado das turbinas eólicas também deve ser vigiado já que há poucas empresas para a crescente procura, podendo haver uma especulação de preços e comprometer a eficácia do negócio.

Efeito oferta/procura:

Todo o mercado funciona sobre este efeito, se a procura aumenta e a oferta diminui o preço sobe e o inverso faz descer os preços.

Hoje estou a lembrar, o que todos nós sabemos mas que raramente serve de justificação para perceber os movimentos dos mercados.

Se as pessoas não têm tanto dinheiro para gasolina anda menos de carro e o petróleo acaba e descer, se as pessoas em vez de irem aos restaurantes caros vão ao McDonalds, as humburgers têm tendência a aumentar e os preços dos restaurantes a baixar ou a ter que fechar. Isto implica menos procura de alimentos e a consequente queda dos bens básicos, milho, cereais, arroz, farinha, etc.

Não havendo dinheiro para as coisas básicas, também não há para as jóias, logo as pedras preciosas, o Ouro, a Prata, baixa de preço.

Entramos numa fase de encontro de preço, em que a oferta e a procura volta a impulsionar a actividade económico.

É nesta fase que muitas empresas vão a falência!

Não querem ajustar os preços a procura e não vendem. Muitas vezes não o podem fazer devido aos custos fixos serem elevados. Acabam num primeira fase por despedir pessoas, numa tentativa de diminuir custos para sobreviver algumas empresas acabam por fechar.

O consumidor em geral está sempre salvaguardado já que após a austeridade e o sacrifício, enquanto o mercado ajusta os preços, depois reinicia um ciclo de prosperidade.

Agora estamos numa fase de austeridade, mas em breve recomeçaremos o novo ciclo de crescimento!
Anexos
carteira valor.bmp
carteira valor.bmp (1.74 MiB) Visualizado 5614 vezes

por empirico1 » 6/8/2008 19:20

Hoje a GALP apresentou resultados abaixo das minhas expectativas. Contava que a empresa apresenta-se um lucro de 0,17€ no 2º QTR mas ficou-se pelo mesmo valor do 1º QTR de 2008, ou seja 0,13€ por acção. Assim sendo, reduzi as estimativas de lucro para este ano em 17%, dos anteriores 0,65€ para os 0,54€ e para 2009 reduzi em cerca de 5% ao passar da estimativa de 0,62€ para os 0,58€.

Quanto ao mercado em geral, o PSI20 continua em caminho oposto a Europa e mantêm a tendência de queda.

BCP:

Faz parte de uma boa Carteira de longo prazo incluir um Banco no portfólio. Eu tenho BCP e hoje interroguei-me se esta era a melhor opção!

Esta dúvida surgiu-me enquanto aguardava pelos resultados da Galp e lia alguns artigos. Foi ao ler um artigo do Sr. Pedro Santos Guerreiro, que muito respeito, que questionei a minha posição.

Sem dúvida que os resultados do BCP foram desastrosos. Uma quebra do ROE comparativamente com o 1º Semestre de 2007 de 11,7pp e um resultado liquido de -67,07% é uma boa prova disso.

Mas, e o BPI que teve uma quebra do ROE de 23,9pp e um resultado liquido de -95,3% no mesmo periodo, será uma melhor opção? Além do mais o BPI tem um grave problema é que a sua riqueza vem esmagadoramente de Angola e vai ter que vender 50% dela a Sonangol. Assim sendo o BPI não é uma boa solução, aliás é na área especulativa que eu encontro uma justificação para estar investido em BPI porqu a vida deste Banco deverá passar pela sua incorporação no BCP ou noutro grupo económico internacional que queira expandir ou iniciar o negócio em Portugal.

E o BES? Será mais rentável investir no BES que no BCP?

Aparentemente o BES teve um melhor comportamento. O ROE caiu 5,7% e o resultado liquido foi de -28% comparativamente com o 1º Semestre de 2007.

Digo aparentemente porque há coisas que não me agradam!

Enquanto o BCP teve um incremento de comissões de 24,9% o BES teve -1,6% e enquant o BCP teve de Recursos Captados +10,4% o BES teve de +9,8%.

Apesar da turbulência administrativa e da menor focalização para o que é verdadeiramente importante, que é o negócio e não as guerras de poder com as devidas consequências de debilidade da imagem do Banco, mesmo assim o BCP demonstra maior Capacidade para ganhar massa critica e dá um sinal claro que tem capacidades para continuar a ser o maior Banco Privado Português.

Por tudo isto, continuo a acreditar que estar investido em BCP é a melhor opção a longo prazo.
Anexos
carteira valor.bmp
carteira valor.bmp (1.74 MiB) Visualizado 5953 vezes

por marath » 5/8/2008 23:20

Que bem que o homem fala. Não poderia estar mais de acordo e como acredito na economia do bem estar e por principio não aposto nas descidas nem nas derrotas, fico contente por haver quem esteja já a ver o lado ascendente do ciclo a aparecer, a ver se deixo os depositos a prazo de lado por mais 2 ou 3 anos... :mrgreen:

Continuo apenas com a minha PTI desde a privatização a REN idem,e Sonae a 1 com reforço a .7 esperando (que não aconteça) a ida aos .25 para duplicar o investimento, mas estou nervoso para começar a premir o gatilho...

Registado: 22/9/2007 13:24

por empirico1 » 5/8/2008 22:45

O meu ponto de vista do desempenho dos mercados até finais de 2008:

Já todos sabemos que o curto prazo não nos vai trazer nada de bom e que o sentimento está demasiadamente pessimista.

Tudo começou há 1 ano com o inicio da crise financeira e imobiliária dos Estados Unidos, Subprime e agora sabemos que se alastrou a europa com o mercado imobiliário espanhol em forte queda, menos 57% de licenças para construção em Espanha desde Janeiro até Maio, acontecendo o mesmo às principais economias europeias, como é o caso da Alemanha, França e Inglaterra.

Associada a esta crise temos o regresso da inflação às economias em muito motivada pela forte alta das matérias-primas.

Olhando para o nosso país, que está menos preparado, no meio desta conjuntura é muito provável que entre em recessão.

Os mercados já incorporaram o cenário de recessão do 2º Semestre de 2008/ 1º trimestre de 2009.

O que esperar apartir do 1º QTR. de 2009?

Vou começar pelo epicentro da crise!

O ramo imobiliário:

Os preços das casas já caíram cerca de 50% o que equivale a que o património das familias americanas caíu para metade. Isto significa, menor concessão de crédito, logo menor consumo.
Com pouca liquidez nos mercados, os bancos tornam-se mais selectivos e reduzem os empréstimos provocando também um menor consumo.
Um terceiro factor para reduzir o consumo e se comprar menos casas é a quebra dos mercados accionistas, para onde os americanos focalizam a esmagadora maioria das suas poupanças.
Havendo menos consumo há menos vendas de casas e as perspectivas apresentam-se negras!

- Como tudo na vida, há uma base e um topo. Os preços das casas já começam a permitir bons investimentos e em breve abrirá o apetite aos investidores. Para isso acontecer é necessário o retorno da liquidez e da confiança e EU ACREDITO que isso acontecerá, porque:

- O petróleo deverá dirigir-se para valores entre os 80/100 dólares. Ajudará a reduzir a inflação sem recurso a aumento de taxas de juro e conduzirá a uma quebra generalizada das restantes matérias-primas pondo fim a uma bolha.

Embora a tendência do Petróleo seja de alta ninguém se esqueça que em 2007 chegou a custar cerca de 40 dólares.

Assim ficaremos com um dos principais problemas resolvidos.

- Com a inflacção controlada e o aumento da liquidez nos mercados provocada pelos bancos centrais e as taxas de juro estáveis e acessíveis, teremos o regresso da confiança e com os preços das habitações a valores atractivos estará a economia a fazer a inversão do ciclo descendente.

Associado a estes factores temos a valorização do dólar que deverá incrementar a procura da nota verde após a presumivel vitória de Obama. A continuidade do forte crescimento da Indía, China, Brasil e Rússia e que deverão fazer o trampolim para a Austrália e África do Sul, dará a dinâmica necessária a continuidade do crescimento mundial. A seguir teremos África...

Concluindo:

Aposto na queda do petróleo para a zona dos 80/100 dólares até 1º QTR 2009, valorização do dólar e queda da inflação. Os juros na Europa devem descer e nos EUA subir ligeiramente. Os mercados accionistas devem começar a subir no 2º Semestre 2008 quer na Europa como nos EUA, embora considere que os índices americanos devem trazer maior retorno.

Por cá as minhas apostas são os títulos da minha Carteira :mrgreen:

por empirico1 » 5/8/2008 19:14

Silvilino Escreveu:Estás portanto a prever que o Banif vá aos 0,96 ?

:lol:

De forma alguma! 0,96 é o Valor Contabilistico, ou seja, estou a prever que o Banif vai perder riqueza no curto/médio prazo.

Quanto ao Valor Justo está mencionado e é de 2,40€.

por MatildeSerrano » 5/8/2008 19:11

Estás portanto a prever que o Banif vá aos 0,96 ?

:lol:

Registado: 30/6/2008 20:42

por empirico1 » 5/8/2008 19:09

A forte exposição do BANIF a banca de retalho em Espanha, a saber, Banca Pueyo e Bankpime e a elevada participação no Finibanco deve pressionar os resultados deste e dos próximos trimestres.

Ao analizar os resultados reduzi as estimativas para este ano, em que acredito que deverá rondar os 0,13€ por acção e relativamente a 2009 passei de uma estimativa de 0,24€ para os actuais 0,20€.

Em resultado, reduzi o VC para 0,96€ com o respectivo valor justo a ficar nos 2,40€ para 2009.

A cotação com esta revisão, na minha opinião está correcta e a cor passa para amarela (manter).
Anexos
VALOR PSI20.bmp
VALOR PSI20.bmp (441.65 KiB) Visualizado 6401 vezes

por empirico1 » 5/8/2008 17:17

Num dia de fortes subidas nos mercados internacionais, por cá ficamos por uma subida marginal a condizer com o habitat actual dos investidores portugueses :mrgreen:

BCP:

Acompanhou a recuperação do sector bancário europeu.

EDP-R:

Uma recomendação da Morgan Stanley fez furor durante a sessão mas acabou perdendo muita da força que teve.

F.RAMADA:

Talvez em breve tenha uma recomendação para arrebitar já que anda muito esquecida pelos investidores.

SONAE INDUSTRIA:

A pressão dos resultados parece que já foi descontada.
Anexos
carteira valor.bmp
carteira valor.bmp (1.66 MiB) Visualizado 6529 vezes

por jlncc » 5/8/2008 13:52

empirico1, obrigado pela resposta!

E peço desculpa se faço algumas perguntas mais descabidas de vez em quando. (de facto a atractividade da EDPR era lógica).

Abraço,
João

Registado: 29/11/2007 4:27

por Virgilio67 » 4/8/2008 23:20

empirico1 Escreveu:Virgilio,

Vou-me manter fiel a não falar das empresas que não acompanho.

Aparentemente dar umas dicas e apresentar uns quadros é simples, basta um clique e já está um tópico no Caldeirão, mas as coisas como sabes não são assim, para dar uma opinião de uma empresa temos que ver as contas da empresa, as quotas de mercado, os principais concorrentes, as legislações da área do negócio nos países que estão presentes,etc. etc. etc.

Demoro na primeira analise umas boas horas e não tenho essa disponibilidade.

Ok, empirico, é perfeitamente compreensivel.
Apenas me pareceram 2 boas oportunidades que quis compartir e ouvir opiniões mais avalizadas.
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

por empirico1 » 4/8/2008 23:12

vitorigus Escreveu:
empirico1 Escreveu:
Para quem questiona se vale apena investir em acções ou num fundo de investimento? Eu diria que vale mais apena investir num Índice ou num fundo anexado a um índice, exceptando nos momentos em que se passaram 1 ano após o inicío de uma crise financeira.[/b]

empirico1

Podes reformular este teu parágrafo. Fiquei com duvidas se percebi e pareceu-me interessante.

Obrigado

Abraço
Vitorigus

Com as pressas, por vezes, não somos perceptíveis. O que eu quis dizer foi que é mais vantajoso investir num índice, ou num produto indexado a um índice, já que os estudos que foram feitos até a data indicam que a esmagadora maioria dos gestores de fundos (fundamentalistas) de acções e dos investidores por AT não conseguem bater o mercado.

Existe contudo uma excepção:

Quem compra (pelos fundamentais) após um ano da ocorrência de uma crise financeira garante ganhos significativos se vender no momento exacto entre 2/5 anos.

por empirico1 » 4/8/2008 23:03

matabears Escreveu:Eu tb tenho SONI e vou mantê-la a longo prazo, apesar de a ter comprado mais cara.Comprei-a a meio da última escalada que realizou. Mas vamos ter que esperar melhores resultados, o que tudo indica para 2010.
Gostava tb saber a opinião do empirico1 para um titulo que me está a deixar curioso, ao qual eu já entrei hoje: a NOVABASE...Já reparou na AT? o que lhe parece a longo prazo? :shock:
Abraço.

Matabears,

tenho recebido quer por MP quer pelo tópico, vários pedidos de analise a empresas fora da minha Watch List. Conforme já referi anteriormente, essas analises requerem muito tempo e eu não tenho disponibilidade. Uma coisa é acompanhar empresas que já analisei e mesmo assim tenho que estar todos os dias atento a notícias das empresas, outra é fazer uma analise de novo :wink:

Abraço e espero que todos compreendam.

por vitorigus » 4/8/2008 21:36

empirico1 Escreveu:
Para quem questiona se vale apena investir em acções ou num fundo de investimento? Eu diria que vale mais apena investir num Índice ou num fundo anexado a um índice, exceptando nos momentos em que se passaram 1 ano após o inicío de uma crise financeira.[/b]

empirico1

Podes reformular este teu parágrafo. Fiquei com duvidas se percebi e pareceu-me interessante.

Obrigado

Abraço
Vitorigus

Registado: 9/8/2005 11:17

por matabears » 4/8/2008 21:32

Eu tb tenho SONI e vou mantê-la a longo prazo, apesar de a ter comprado mais cara.Comprei-a a meio da última escalada que realizou. Mas vamos ter que esperar melhores resultados, o que tudo indica para 2010.
Gostava tb saber a opinião do empirico1 para um titulo que me está a deixar curioso, ao qual eu já entrei hoje: a NOVABASE...Já reparou na AT? o que lhe parece a longo prazo? :shock:
Abraço.
ááááá´toiro lindoooooo!!!!!!

Registado: 1/8/2008 20:58

por empirico1 » 4/8/2008 19:22

Virgilio,

Vou-me manter fiel a não falar das empresas que não acompanho.

Aparentemente dar umas dicas e apresentar uns quadros é simples, basta um clique e já está um tópico no Caldeirão, mas as coisas como sabes não são assim, para dar uma opinião de uma empresa temos que ver as contas da empresa, as quotas de mercado, os principais concorrentes, as legislações da área do negócio nos países que estão presentes,etc. etc. etc.

Demoro na primeira analise umas boas horas e não tenho essa disponibilidade.

por empirico1 » 4/8/2008 18:59

João,

os comentários que escrevo diariamente são irrelevantes para a minha estratégia de longo prazo, contudo é no curto/médio prazo que se encontram as oportunidades de negócio.

Quando avalio o BCP e observo a sua cotação actual vejo que o mercado está a dar uma fantástica oportunidade de compra, pode até demorar um pouco o retorno mas para o meu objectivo de dobrar o investimento em 5 anos, este preço interessa-me e daí ter BCP em carteira.

Quanto a EDP-R se olhares para o quadro resumo facilmente vês que o potencial é elevado, está por isso fundamentalmente barata.

Aproveito para dizer o seguinte, relativamente ao melhor ponto de entrada de um investidor e a sua estratégia de investimento.

Todos os estudos conhecidos [/b]concluiem que a esmagadora maioria dos investidores de analise técica não conseguem bater o mercado!

Mas os fundamentalistas também não podem sorrir porque os estudos também referem que
os gestores dos fundos de investimento em acções na sua maioria não conseguem bater o mercado

Um dado interessante em relação ao timing de investimento é que
os investidores que compraram após um ano do inicío das últimas crises financeiras se aguardaram 5 anos tiveram rentabilidades positivas.

Para quem questiona se vale apena investir em acções ou num fundo de investimento? Eu diria que vale mais apena investir num Índice ou num fundo anexado a um índice, exceptando nos momentos em que se passaram 1 ano após o inicío de uma crise financeira.

por jlncc » 4/8/2008 17:55

Caro Empirico1, gostaria de fazer alguns comentários ao teus raciocínios, espero que sejam construtivas.

BCP:

São muito poucos os investidores que têm acções a estes preços, e quem as comprar agora deverá ter no futuro muitos motivos para sorrir.

Capitalização Bolsista abaixo 18,7% dos Capitais Próprios.

Uma vez que os preços das casas estão a descer, a capitalização bolsista não estará a adivinhar este facto? Quando pedimos empréstimo a um banco para habitação a casa fica hipotecada ao banco, logo essa casa vai entrar nos capitais próprios, certo?
Partindo do principio que o que disse atrás está correcto, os capitais próprios da maioria dos bancos poderão diminuir consideravelmente caso haja uma descida generalizada dos preços das casas.

Além disso adivinha-se um mau ano para a banca, esse pessimismo não poderá fazer com que a capitalização bolsista continue abaixo abaixo dos capitais proprios no próximo ano? (não duvido que seja um bom investimento a 5 anos, mas a 1 ano ponho duvidas) Eu sei que tu estás a investir a longo prazo, se bem me lembro do que li noutro dia, cerca de 3 anos. Mas se as expectativas de a acçao recuperar no proximo ano são pequenas, não se estará a cair no erro de pensar apenas na analise fundamental e esquecermo-nos que há mais factores a ter em conta?

EDP-R:

As pessoas continuam a vender a perder uma percentagem significativa do investimento. Novo mínimo histórico.

Mas em termos de análise fundamental é uma acção atractiva? Fiquei sem perceber, desculpa.

[/quote]

Registado: 29/11/2007 4:27

por empirico1 » 4/8/2008 17:16

Numa altura em que muito se fala na privatização dos aeroportos e sendo uma das interessadas a Sonae Capital, não sendo este o seu negócio principal fez-me ficar negativo a esta possibilidade. Além disso, o ajustamento do VC para 2009 retirou-lhe significativo potencial de retorno, assim sendo, optei por transferir a parcela da carteira para a Sonae Indústria e desinvestir na Sonae Capital.

BCP:

São muito poucos os investidores que têm acções a estes preços, e quem as comprar agora deverá ter no futuro muitos motivos para sorrir.

Capitalização Bolsista abaixo 18,7% dos Capitais Próprios.

EDP-R:

As pessoas continuam a vender a perder uma percentagem significativa do investimento. Novo mínimo histórico.

F.Ramada:

Continua sem interesse e bastante abaixo do seu real valor.

SONAE INDÚSTRIA:

Apesar dos resultados negativos a dinâmica empresarial é de aplaudir e dá-me garantias que a empresa está preparada para enfrentar os diversos ciclos da economia. Por isso, volteia a investir na empresa já que apesar dos resultados fracos a cotação está muito abaixo do real valor da empresa.
Anexos
carteira valor.bmp
carteira valor.bmp (1.66 MiB) Visualizado 4267 vezes

por empirico1 » 4/8/2008 16:50

Após a apresentação de resultados da Sonae Indústria era obrigado a rever os objectivos e o target da Sonae Capital. Aproveitei para incorporar o mais que provável investimento na Compra do Aeroporto do Porto (negativo para a empresa).

Com esta nova avaliação o target da Sonae Capital ficou abaixo do potencial da Sonae Indústria, assim vendi na sessão de hoje Sonae Capital a 0,92€ e vui comprar no leilão do fecho SONI a 2,47€.

Actualizações daqui a pouco :wink:

por Virgilio67 » 3/8/2008 17:29

empirico, no seguimento da avaliação que fez à Agfa e à Thomson, gostaria de ouvir a sua opinião em relação a 2 empresas da bolsa espanhola, principalmente em relação à Solaria Energia. Se puder incluir uma análise também à Zeltia, muito melhor.

Em relação à Solaria vem a cair, só este ano, desde os 24.10€, estando a cotação actual nos 4.89€. Apresentou lucros e esperam-se lucros também para o ano 2009. Pelo que percebi tem a cotação bolsista bastante abaixo dos capitais próprios.
Tenho alguma dificuldade com os termos utilizados pelos espanhois, pelo que posso estar enganado, daí pedir a sua opinião.

A Zeltia parece outra excelente aposta.
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, BullDuck, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, junas, latbal, m-m, malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, TTM62 e 432 visitantes