Caldeirão da Bolsa

A.T. e o resto...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sulla » 23/5/2008 21:25

Vou começar parafraseando o Tiagopt: AT basicamente mede emoções mas é para ser usada a frio.
Parece-me que basear os investimentos puramente em fundamentais é despediçar os melhores pontos de entrada, mas depende do nosso perfil. Se preferirmos estar no mercado mantendo-nos o mais fora possível então "buy and hold".
Já o contrário funciona, entrar e sair de títulos puramente por razões técnicas funciona.
É quase sempre assim que eu invisto e a coisa até tem corrido benzinho. Mais importante para mim é money management e a disciplina adaptada à forma de estar nos mercado que melhor se adapta a nós. Quando percebi isto as coisas começaram a correr bem.
Nós temos do mercado aquilo que queremos quer tenhamos consciência disso ou não (penso que já ouvi o Ulisses a dizer isto).
Se tivermos um bom critério de AT,de moneymanagement e mativermos todo o sistema com disciplina, não há stress e facilmente batemos depósitos a prazo e certificados de aforro no final do ano. Para já, como estou nisto há pouco, acho positivo este objectivo. Peço desculpa ao nosso caríssimo triunviro por ter fugido um pouco do assunto do tópico.

Cumprimentos a todos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por tiagopt2 » 23/5/2008 20:46

tigstav Escreveu:Tenho assistido com desagrado às discussões pouco saudáveis que têm surgido no caldeirão.
Quem investe na bolsa deve conhecer as ferramentas que existem para aumentar a probabilidade de sucesso. Se as segue ou não, é uma opção pessoal.

Espero que regresse a normalidade, pois isto para mim é uma autentica escola. E pena tenho eu em ainda não conhecer o lado bull do mercado :( .

Abraço

A base da AT é isso mesmo, emoções... Em última análise, a AT é suportada pelas emoções de todos os intervenientes no mercado. Se fôssemos seres estanques, se não nos deixássemos influenciar psicologicamente com os mercados, a AT não teria qualquer significado...

É normal nos momentos de maior tensão nos mercados as pessoas andarem menos tranquilas! É fácil de ver isso aqui mesmo. Quando os mercados sobem, a tranquilidade no fórum aumenta a olhos vistos, comparativamente com os "dias vermelhos".

Para ter sucesso nos mercados, é necessário controlar as emoções e negociar de cabeça fria. Mas, quem o faz? Qual de nós não ficou chateado, irritado, com um qualquer trade que furou completamente os nossos planos?

Quando os mercados nos fazem perder dinheiro, estão a mexer com a parte mais sensível e traumática de um investidor, o seu bolso. Ninguém gosta de estar errado, custa muito assumir um erro. E, se alguém que está fora de um papel nos vem dizer que ele vai continuar a caír (e nós estamos entalados até à raiz dos cabelos), a nossa reacção é de defesa da nossa perspectiva.
É o discernimento nos tempos difíceis que distingue os investidores...
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por tigstav » 23/5/2008 19:08

Tenho assistido com desagrado às discussões pouco saudáveis que têm surgido no caldeirão.
Quem investe na bolsa deve conhecer as ferramentas que existem para aumentar a probabilidade de sucesso. Se as segue ou não, é uma opção pessoal.

Espero que regresse a normalidade, pois isto para mim é uma autentica escola. E pena tenho eu em ainda não conhecer o lado bull do mercado :( .

Abraço

Registado: 15/1/2008 17:50

A.T. e o resto...

por MarcoAntonio » 23/5/2008 18:54

Nas últimas semanas e muito particularmente nos últimos dias tem-se assistido a uma acesa discussão entre defensores da AT e antagonistas.

O Caldeirão tem mais de 5 anos de existência. A maior parte desse tempo o mercado tem estado em Bull Market (muito embora os administradores e uma boa parte dos participantes mais activos tenham vivido também o último Bear Market).

Ao longo desses mais de 5 anos essa discussão nunca foi tão acesa como agora. Agora que as acções caiem. Aliás, a discussão tem aparecido precisamente nos papéis que estão pior.

Por isso, não posso deixar de dizer que é uma discussão mal direccionada. É uma discussão que existe pelos motivos errados...

Para além de injusta!

Como um dos administradores deste forum devo dizer que eu gosto de ver outras abordagens ao mercado serem descritas, comentadas ou discutidas neste espaço. Acho isso positivo e interessante, muito embora seja "um AT". Não sou detractor de outras abordagens. Muito pelo contrário sou dos que defendem, como muito bem sabe quem me acompanha há já quase 10 anos nos foruns, que cada um deve utilizar a ferramenta mais adequada para si, a que melhor domina, a que melhor sabe utilizar e encontrar a sua própria forma de estar no mercado.

Eu acredito que o sucesso no mercado não se copia. Cria-se...

Contudo, o que tenho verificado (e certamente outros participantes também) é que têm aparecido argumentos típicos de Bear Market, fracos argumentos (alguns deles repetidos vezes sem conta) e que estamos fartos de saber que não funcionam.

Eu gostaria de ver aqui outras abordagens. Mas com qualidade.

Nós não "super-protegemos" a AT e eu sou o primeiro a dizer que a AT é uma ferramenta falível e bastante limitada. Sou o primeiro a retirar ilusões a qualquer um que possa pensar que a AT é uma ferramenta que torna a negociação nos mercados simples e fácil. Porque não é e porque os mercados são difíceis, com ou sem AT.

O que nós temos feito é antes denunciar erros clássicos. E não nos levem a mal por tentarmos manter a qualidade do forum e tentarmos ser pedagógicos porque com toda a sinceridade é isso que nós tentamos fazer.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 84 visitantes