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Caldeirão da Bolsa

VEIL - Veículo Eléctrico Isento de Licença (madeinPortugal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 9/7/2008 19:22

Não existem carros a água. Não é possível propulsionar um carro a água...

E o tema já foi aqui debatido n vezes.
:wink:
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por mfsr1980 » 9/7/2008 19:19

Estou a ver que não acreditam nos carros a água!
Nunca se referiram a essa solução!
 
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por MarcoAntonio » 9/7/2008 19:03

Alguma info sobre o assunto aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Hybrid_ele ... Technology

(...)
Diesels have advantages when delivering constant power for long periods of time, suffering less wear while operating at higher efficiency. The diesel engine's high torque, combined with hybrid technology, may offer substantially improved mileage.
(...)
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
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por Dwer » 9/7/2008 19:03

Outra coisa ainda: um veículo deste tipo permite acompanhar a evolução das baterias. À medida que as baterias forem evoluindo - mais leves, maior capacidade, mais baratas - o motor térmico poderia ir diminuindo o regime, logo o consumo.
Até ao ponto em que, quando e se as baterias chegarem lá, fosse pura e simplesmente retirado.

Boa?
Abraço,
Dwer

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por MarcoAntonio » 9/7/2008 18:59

Penso que os motores que estão a ser utilizados nos híbridos do tipo que sugeres são Diesel (portanto depreendo que é a melhor solução). Mas teria de consultar...
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por Dwer » 9/7/2008 18:51

Outra coisa: suponho que o motor térmico de um veículo deste tipo deveria ser a gasolina. Para binário temos o motor eléctrico. Um motor a gasolina é mais barato que um motor diesel e permite um regime superior. O que é que os mechanical experts acham?
Abraço,
Dwer

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por MarcoAntonio » 9/7/2008 18:43

Ah, híbridos é outra história (há vários tipos de híbridos diferentes mas em qq um dos casos muda muita coisa).

Ao nível das baterias, por exemplo, necessita de muito menos bateria (em vez de ter uma bateria para 200KM tem uma bateria para umas dezenas de kilometros, por exemplo). Logo, redução de peso, custos, etc...

Há em compensação o incremento de peso de um segundo motor, mas estou certo que o peso total é semelhante ou inferior e dos custos é inferior certamente uma vez que o (enorme) custo das baterias sai reduzido umas 4 ou 5 vezes.
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por Dwer » 9/7/2008 18:41

Já agora, uma pergunta para os engenheiros mecânicos:
Fazem ideia de qual o rendimento que um motor térmico pode atingir se desenhado e utilizado para funcionar num regime constante e optimizado?
Abraço,
Dwer

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por Dwer » 9/7/2008 18:38

MarcoAntonio Escreveu:Mas Dwear,


Dwer, please. :)

MarcoAntonio Escreveu:actualmente as baterias custam mais do que o resto do automóvel todo (mesmo considerando a mecanica actual). Os valores não são sequer comparáveis...

Entretanto isso poderá mudar, mas serão precisos anos.

Ao contrário do que por vezes as pessoas julgam, a (suposta) massificação não faria baixar os preços porque isto é tecnologia já bem massificada, andamos todos com o mesmíssimo tipo de bateria nos nossos telemóveis e nos nossos portáteis. São o mesmo tipo de bateria e já são produzidos em massa...

Portanto, a curva continuará a ser lenta.


Quanto aos veículos ultra-leves, isso não é verdade. As baterias são "extremamente" pesadas, o veículo mesmo sendo mais simples acaba por ser mais pesado que um equivalente a gasolina.


Estou a falar de automóveis a sério (aqueles que precisamos para o nosso dia a dia) e não de brinquedos como o roadster Tesla.


Pessoalmente, continuo a defender as soluções híbridas que vejo como uma solução de transição e uma solução de compromisso (incluindo do ponto de vista económico).


Não me expliquei bem. Estava a falar de híbridos, ainda. Se assumirmos que o grupo propulsor é o eléctrico e que o térmico, funcionando num regime optimizado, tem como função simplesmente reabastecer a bateria, obtemos desde logo grandes poupanças.

Uma mecânica muito simplificada. Muito mais barata e durável.

Uma poupança assinalável no motor térmico. Menor consumo, maior rendimento e maior durabilidade.

Uma autonomia muito superior da bateria, uma vez que está a ser reabastecida continuamente pelo motor térmico, ou sempre que necessário.

Se a isto juntarmos carros de dimensões mais pequenas e construídos com materiais mais leves (não descurando a segurança).

O sistema de aluguer das baterias.

Uma fiscalidade favorável.

Não será que atingiremos e eventualmente ultrapassemos (para baixo) o preço de um veículo convencional?
Abraço,
Dwer

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por MarcoAntonio » 9/7/2008 18:23

Mas Dwear, actualmente as baterias custam mais do que o resto do automóvel todo (mesmo considerando a mecanica actual). Os valores não são sequer comparáveis...

Entretanto isso poderá mudar, mas serão precisos anos.

Ao contrário do que por vezes as pessoas julgam, a (suposta) massificação não faria baixar os preços porque isto é tecnologia já bem massificada, andamos todos com o mesmíssimo tipo de bateria nos nossos telemóveis e nos nossos portáteis. São o mesmo tipo de bateria e já são produzidos em massa...

Portanto, a curva continuará a ser lenta.


Quanto aos veículos ultra-leves, isso não é verdade. As baterias são "extremamente" pesadas, o veículo mesmo sendo mais simples acaba por ser mais pesado que um equivalente a gasolina.


Estou a falar de automóveis a sério (aqueles que precisamos para o nosso dia a dia) e não de brinquedos como o roadster Tesla.


Pessoalmente, continuo a defender as soluções híbridas que vejo como uma solução de transição e uma solução de compromisso (incluindo do ponto de vista económico).
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por Dwer » 9/7/2008 18:12

Marco, já levaste em linha de conta a simplificação dos veículos em que o grupo propulsor é o motor eléctrico?

A potência vai directa às rodas. Acaba-se com a parafernália mecânica toda. O que, além do mais, torna o veículo muito mais durável (isso já não é lá muito fixe para os construtores).

Mais, visto que a maior parte dos carros circulam com uma pessoa só, os veículos tipo smart terão tendência a multiplicar-se.

mecânica ultra-simplificada + veículos ultra leves <=>

menor potência necessária <=> maior autonomia
Abraço,
Dwer

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por MarcoAntonio » 9/7/2008 17:57

James Wheat Escreveu:VAMOS SER FORÇADOS, MARCO, VAMOS SER FORÇADOS -


Forçados?

Desculpa mas não percebo o teu argumento. As característica, capacidades e preços não mudam à força, só porque se quer ou se precisa...


James Wheat Escreveu:Eu não sei como poderá a Europa sobreviver ao petróleo a USD 200 !! E ele vai lá, pode não ser em 2008, mas a tendência de médio-longo prazo está ditada !



Se não pode viver com o petróleo a 200 USD como é que vai viver com soluções eléctricas que ainda são mais caras?

E possivelmente (para não dizer provavelmente) vão continuar a ser nos próximos 3 a 5 anos...
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por James Wheat » 9/7/2008 17:53

MarcoAntonio Escreveu:
James Wheat Escreveu:O custo actual do automóvel eléctrico é uma coisa, o custo futuro - A MÉDIO PRAZO (3-5 anos) - será outra coisa completamente diferente:


Porque dizes que erá completamente diferente?
A evolução das baterias (quer a nivel de custos quer ao nível da longevidade, face à distancia para os combustíveis líquidos) tem sido relativamente lenta.
Porque dizes que isso vai ser diferente nos próximos 3-5 anos?


VAMOS SER FORÇADOS, MARCO, VAMOS SER FORÇADOS - grande parte do Mundo depende do petróleo que é fornecido por uma minoria de Países, alguns dos quais fazem autêntica extorsão política através do mesmo ! Esta mer.... tem de acabar !! Além de que polui tudo !!
Dantes ainda era barato (relativamente), logo deixavasse andar ! Agora não só polui cada vez mais (com os BRICs a gastar desmesuradamente e cada vez mais!), como o preço atingiu niveis tais que coloca em causa o modus vivendus do Mundo Ocidental !

Eu não sei como poderá a Europa sobreviver ao petróleo a USD 200 !! E ele vai lá, pode não ser em 2008, mas a tendência de médio-longo prazo está ditada !
Para Portugal então será fatal, é um consumo de recursos do País - via Estado (se baixar os impostos) ou nós (via impostos), o que vai dar ao mesmo ! - que nos vai empobrecer de forma inevitável !
O 1º Mundo vai ser forçado a encontrar uma alternativa, como nunca aconteceu no passado, já que o crescimento no consumo na China e na India não tem retorno - vai aumentar, a tendência de médio-longo prazo assim o diz.
Ab+Bn.
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por MarcoAntonio » 9/7/2008 17:43

James Wheat Escreveu:O custo actual do automóvel eléctrico é uma coisa, o custo futuro - A MÉDIO PRAZO (3-5 anos) - será outra coisa completamente diferente:


Porque dizes que erá completamente diferente?

A evolução das baterias (ao nível do custo por kilometro, face à distancia para os combustíveis líquidos) tem sido relativamente lenta.

Porque dizes que isso vai ser diferente nos próximos 3-5 anos?
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por James Wheat » 9/7/2008 17:37

O custo actual do automóvel eléctrico é uma coisa, o custo futuro - A MÉDIO PRAZO (3-5 anos) - será outra coisa completamente diferente: a obrigação de melhorar custos, a incapacidade de viver com o petróleo aos níveis actuais, a questão ambiental (emissões de CO2), etc. são motivações que se conjugam e que vão acelarar a 'learning curve' de forma exponencial !
Eu também não questiono a utilização porventura mais benéfica de modelos hibridos, com mais de um sistema de propulsão, agora o automóvel do futuro está a 10-15 anos de distãncia e quem se lançar primeiro na cruzada vai ganhar a dobrar: first move advantage big time !
Fónix, eu não saio desta, por mais que voçês me tramem: temos que mandar os árabes e o lobby yankee do petróleo 'aquele-ganda-sitio-que-os-procriou', não se pode viver mais sob a ditadura dessa cáfila de perfeitos malfeitores - regimes e companhias corruptos, anti-ocidentais, de promoção do capitalismo selvagem, anti-ambientalistas, etc.

HÁ QUE DIZER BASTA A ESSES GAJOS: BASTA, BASTA, BBAAAAASSSTTTAAAAA :mrgreen: :mrgreen: !!!!
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por MarcoAntonio » 9/7/2008 17:27

Exacto, isto é tendo os preços actuais do crude e das baterias bem como a longevidade actual das baterias.

Com o tempo, os números irão mudando (já foram piores).
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por silvaxico » 9/7/2008 17:23

Marco,

isso é aos preços actuais do crude e aos preços actuais das baterias. Este projecto baseia-se na premissa de que ou o crude sobe ou o preço das baterias desce...

tanto uma coisa como outra não parece descabida (tendo em conta que estamos a falar de 2011)
 
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por MarcoAntonio » 9/7/2008 17:18

O custo do aluguer da bateria mais a carga, ficaria mais caro que actualmente "carregar o depósito com gasolina", convém notar.

Mesmo aos preços actuais do crude, o custo da bateria distribuido pelo seu tempo de vida mais o consumo eléctrico fica bastante acima do custo em gasolina para igual kilometragem.
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por atomez » 9/7/2008 17:17

superbem Escreveu:Tão e que tal as baterias serem alugadas, para quem não as puder pagar?

A ideia do Project Better Place é essa. Mas ainda assim...

PBP business model validated by Deutsche Bank experts

We finally found out the bottom line of the PBP business model.

According to three DB experts, a $550 a month fee for 18000 miles traveled makes the PBP's business model a viable one. This means $0.35/mile. Converting to metric, it makes a $550 a month for 30000Km traveled. In one year the customer pays $6600 which is $0.22/Km

For an average fuel consumption of 20miles/gallon, the customer should pay the equivalent of roughly $7/gallon, or in metric, $1.83/l.

Included in this fee is the cost of the car (a free car will be delivered by PBP), battery leasing and the cost of electricity.

By 2010, when the mass production is scheduled to begin, the price of gas might well reach $5/gallon in the US and $10/gallon in Europe.

That's a good deal for PBP. As for the customer... to put it mildly, not the best deal in the world. For Israel, it just might be a viable model since the price of gas would be 6.59 NIS/l which is roughly the price of gas today (6.45 NIS/l). The same is true for Denmark.

There is a question mark however even in these geographical areas about the minimum number of Km/year the PBP is ready to agree upon, because the average number of Km/ year in these areas is half the number of Km calculated by DB experts.

For short, be prepared to pay more for your mobility, not less.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
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por superbem » 9/7/2008 16:56

Atomez Escreveu:E com esse esquema de trocar de baterias são precisas pelo menos 2 baterias por carro. Vai ficar caríssimo.


Tão e que tal as baterias serem alugadas, para quem não as puder pagar?
Quando se carregava (trocar nos postos) pagavam também taxa de aluguer da bateria caso não fossem os proprietários.

É preciso é haver imaginação e procura de soluções!

E muito melhor investimento que o TGV ou 2º Aeroporto..
Compra e venda online grátis
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por Dwer » 9/7/2008 16:45

Atomez Escreveu:A melhor alternativa a curto e médio prazo são os híbridos plug-in com motor térmico e eléctrico. À medida que a tecnologia de baterias for melhorando podem ir gradualmente aumentando a autonomia eléctrica até que chegue aos 100%, ao mesmo tempo que se vai construindo a rede de abastecimento eléctrica. Mas isso vai levar muitos anos.


Outra coisa que os construtores podem ir fazendo é, gradualmente, passar o motor térmico para segundo plano. Isto é, o motor térmico para carregar a bateria, o eléctrico para movimentar o veículo. Quando é o motor eléctrico o propulsor, a mecânica é incomparavelmente mais simples. Nada de cambota, alavancas, transmissões etc.
E o motor térmico pode ser muito optimizado, nessas circunstâncias. Pode funcionar num regime constante e óptimo.
Abraço,
Dwer

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por atomez » 9/7/2008 15:56

James Wheat Escreveu: - it's a no brainer !

Is it?

O problema desses carros eléctricos é a bateria. Para ter uma capacidade para os 200 km custa quase tanto como o resto do carro, uns 10 a 15.000 €.

E com esse esquema de trocar de baterias são precisas pelo menos 2 baterias por carro. Vai ficar caríssimo.


<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/OmOW0z__AMI"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/OmOW0z__AMI" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="344"></embed></object>


A melhor alternativa a curto e médio prazo são os híbridos plug-in com motor térmico e eléctrico. À medida que a tecnologia de baterias for melhorando podem ir gradualmente aumentando a autonomia eléctrica até que chegue aos 100%, ao mesmo tempo que se vai construindo a rede de abastecimento eléctrica. Mas isso vai levar muitos anos.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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por James Wheat » 9/7/2008 14:33

Os carros eléctricos são o futuro. Não só porque o petróleo barato 'já era' (tornou-se coisa do passado), mas porque a questão ambiental vai igualmente dominar a agenda europeia e mundial na próxima década.
Ora em Países do 1º Mundo há muito bom político a fazer-se de cego... É que há um lobby fortissimo contra o conceito, porque os árabes e as grandes petrolíferas americanas e europeias compram o silêncio dos Governos.
Dito isto, num País tão dependente do petróleo como o nosso não pode haver hesitações - it's a no brainer !
Haja visão e coragem para bem utilizar o dinheiro dos nossos impostos. Portugal deve-se bater para atrair um centro de decisão do Grupo Renault-Nissan - tendo como objectivo final uma segunda Auto-Europa exclusiva para modelos eléctricos.
Tal projecto vai ser desprezado por todos os Velhos do Restelo cá do burgo - "2011 vem longe; impossível de criar rede de abastecimento; é mais uma ilusão; falta de eficiência; caro de pagar; etc.etc." -, mas isso já é de esperar (business as usual) ! É deixá-los andar, é deixá-los ladrar ! Daqui a 10-15 anos falamos. Over.
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por limpaesgotos » 9/7/2008 7:20

http://sic.aeiou.pt/online/noticias/din ... cticos.htm

Carros eléctricos

Portugal testa modelo Renault-Nissan

Portugal foi um dos três países escolhidos para testar os primeiros carros eléctricos de produção em série. A comercialização arranca o mais tardar em 2011. O projecto é anunciado, amanhã, quando o Governo assinar um memorando com a Renault-Nissan.

SIC

Portugal foi um dos três países escolhidos pela aliança Renault/Nissan para lançar estes carros que prometem revolucionar o sector automóvel.

Respeitam o ambiente e reduzir a dependência do petróleo.

O projecto seduz Sócrates que em Bruxelas já se revelou um defensor dos automóveis movidos a electricidade.

As baterias mais recentes permitem autonomias próximas dos 200 quilómetros. Por isso, o principal desafio nos próximos anos é criar uma rede de abastecimento eficaz.

Nos parques de estacionamento, podem nascer estas zonas para abastecer.

O carregamento dura cerca de meia hora, enquanto se fazem compras, por exemplo, o carro é atestado. Outra solução mais rápida é a troca de bateria nos postos de abastecimento. O sistema será automático e deverá demorar cerca de 5 minutos.

O carro eléctrico, não vai andar à velocidade da luz, mas promete acompanhar um automóvel familiar, a gasolina com 1.6 de cilindrada.

http://sic.aeiou.pt/online/noticias/din ... cticos.htm

Cumprimentos
Cumprimentos.


" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
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por mfsr1980 » 8/7/2008 13:26

Isso é para nós pagarmos ISP na troca de baterias?
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