Alguns gráficos "giros" do PSI...
HappyGuy Escreveu:É impressão minha ou o gráfico do BCP apresenta uma Cup & Handle com projecção para os 2,70€? Ainda que tenha a LTD como resistência a quebrar para atingir esse target...
É uma mera curiosidade... Mas parece-me mesmo uma chávena...
Boas Happy
Ate podia ser uma C&H, mas vem de uma tendência descendente, logo não pode ser

Re: gráficos sexys e tambolhos
Razão Pura Escreveu:(...)já agora o da PTI é muito mais interesante do que o da própria Semapa que está muito desinteressante, mesmo com W's e outras figuras técnicas rebuscadas. Qubrou a LTA e encontra-se a latealizar lângudamente, boring!
(..)
R.P.
curiosamente, o Quico (atencao, ele é mais velas semanais), considera que SEM pode efectivamente ter dado sinal de inversao...
Quanto à "almoçadeira", aquilo até parece ter bom aspecto; nao é perfeita, mas às vezes, é melhor assim... certo?

Beijos e abraços
gráficos sexys e tambolhos
Olá, só agora pude voltar ao tópicos.
Marco dos gráficos que acrescentaste, parece-me que o da Mota Engil e da PTI são muito semelhantes - com um break da LTD e a precisar de confirmar a inversão de tendência passando para cima da LTA de l.p., e já agora o da PTI é muito mais interesante do que o da própria Semapa que está muito desinteressante, mesmo com W's e outras figuras técnicas rebuscadas. Qubrou a LTA e encontra-se a latealizar lângudamente, boring!
Já a almoçadeira do BCP parece-me que não é da Vista Alegre!
Já agora o gráfico do PSI do sacramento revela um grande galo - a LTA, que era um suporte, é agora uma espécie de resistência, impedindo o regresso do indice à tendência ascendente. Até lá, cautelas e caldos de galinha... you kow the rest.
Bons trades, ou não...
R.P.
Marco dos gráficos que acrescentaste, parece-me que o da Mota Engil e da PTI são muito semelhantes - com um break da LTD e a precisar de confirmar a inversão de tendência passando para cima da LTA de l.p., e já agora o da PTI é muito mais interesante do que o da própria Semapa que está muito desinteressante, mesmo com W's e outras figuras técnicas rebuscadas. Qubrou a LTA e encontra-se a latealizar lângudamente, boring!
Já a almoçadeira do BCP parece-me que não é da Vista Alegre!
Já agora o gráfico do PSI do sacramento revela um grande galo - a LTA, que era um suporte, é agora uma espécie de resistência, impedindo o regresso do indice à tendência ascendente. Até lá, cautelas e caldos de galinha... you kow the rest.
Bons trades, ou não...
R.P.
Trade the trend.
É impressão minha ou o gráfico do BCP apresenta uma Cup & Handle com projecção para os 2,70€? Ainda que tenha a LTD como resistência a quebrar para atingir esse target...
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
PIKAS Escreveu:Marco:
Não há por aí também uma " opiniãozinha " sobre a SON mãe...( e respectivo gráfico ).
Obrigado,
A ideia era colocar gráficos "giros" e o da Sonae não é "giro" (dito meio a brincar e meio a sério).

O rsacramento já colocou um e não vale a pena eu colocar outro pois não há mais nada de significativo a apontar no gráfico. A Sonae quebrou a tendência ascendente de longo-prazo e ainda está a corrigir, ainda não definiu um suporte, ainda não apresentou um padrão de inversão, um sinal qualquer, nada...
E não só não tem um suporte bem definido como também não há uma resistência bem definida. Praticamente não temos nada a que nos "agarrar" e a tendência, essa para já é descendente.
É por isso que dizia que eu dizer que não era "giro" era meio a brincar meio a sério. De facto, não fazia parte da minha lista inicial porque não há nada de interessante no gráfico nem se prevê nada para já (isto para um investidor conservador que só investe em acções e não utiliza warrants, cfd's, etc).
O gráfico do rsacramento tá bom e como eu sinto que não vou acrescentar nada, fica o dele.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
PIKAS Escreveu:Marco:
Não há por aí também uma " opiniãozinha " sobre a SON mãe...( e respectivo gráfico ).
Obrigado,
creio que não é deslocado citar (de memória) o Ulisses:
os ursos dominam em todos os horizontes temporais
- Anexos
-
- sd.jpg (106.2 KiB) Visualizado 5188 vezes
-
- ss.jpg (78.53 KiB) Visualizado 5199 vezes
[i][quote][b]Brisa - Lateralizada como vimos, e num grafico que deixaste no tópico da BRISA ainda mais evidente é, penso que não sera ma' ideia entrar na BRISA com um stop loss ali perto do suporte (comentem
Salvadorveiga : Concordo contigo...entrei na Brisa a 8.98,
Tinha um STOP nos 8.95,mas ja alterei para os 9.19!
Acredido muito neste titulo,especialmente em periodos de turbulência
Cumprimentos
Salvadorveiga : Concordo contigo...entrei na Brisa a 8.98,
Tinha um STOP nos 8.95,mas ja alterei para os 9.19!
Acredido muito neste titulo,especialmente em periodos de turbulência
Cumprimentos
- Registado: 30/11/2007 21:12
Salvador:
Não dês muita importância a essas linhas, são só para marcar a consolidação que a Brisa esteve a fazer junto do suporte (coloquei lá as linhas a meio da consolidação e nem me preocupei muito na exactidão). De qq das formas não era dali que se tirava sinal nenhum...
Quanto aos livros, em português fora o Ganhar em Bolsa que na minha opinião é excelente para quem está a começar, não sei de mais nada que valha a pena mesmo ler. Em inglês, vê o tópico do Ulisses que está nos Artigos Didáticos sobre isso.
Ah, sim, o tempo de entrada já passou.

Não dês muita importância a essas linhas, são só para marcar a consolidação que a Brisa esteve a fazer junto do suporte (coloquei lá as linhas a meio da consolidação e nem me preocupei muito na exactidão). De qq das formas não era dali que se tirava sinal nenhum...
Quanto aos livros, em português fora o Ganhar em Bolsa que na minha opinião é excelente para quem está a começar, não sei de mais nada que valha a pena mesmo ler. Em inglês, vê o tópico do Ulisses que está nos Artigos Didáticos sobre isso.
Ah, sim, o tempo de entrada já passou.

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
salvadorveiga Escreveu:Já agora podes aconselhar uns livrinhos ?
Existe um tópico do Ulisses acerca de livros:
Tópico do Ulisses acerca de livros
SCPNuno Escreveu:Agora não te esqueças, abre um topico sobre "alguns graficos giros do Nikkei 225..."
LOL
Desgraçado do rapaz... era só clicar pela noite fora, acabava os gráficos... já estavam desactualizados...
LOL
SCPNuno Escreveu:Os graficos do Cromio ainda são piores do que os do Marco, parecem electrocardiogramas...Quico, volta, estás perdoado
Bem, não encontro assim de repente nada à altura para te responder, mas subscrevo plenamente o teu apelo ao regresso do Quico.
É que com os gráficos dele sempre se aprende alguma coisa...
Olha, em relação aos gráficos afinal tenho um pedido para te fazer... para a próxima em vez do Clooney vê lá se arranjas um Head&Shoulders mas da Angelina...
Ai o nespresso...
Um Abraço (pronto, e um beijinho também... que afinal ainda não estragaste gráfico nenhum...)
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Compreendi...fiz os calculos assim q disseste q tava longe e percebi logo o que querias dizer...ate ir ao suporte sao 17% mais taxas e comissoes deve rondar os 20 % que enunciaste...
Relativamente a' brisa o tempo de entrada parece ja ter passado ou poderá ser tarde ?
Por exemplo, vejo que puseste ali uma zona entre os 9 e os 9,30...isso constitui os suportes e resistencias secundárias anteriores ?
Ontem acabei o Ganhar em Bolsa, está na hora de ir para o segundo round...
Já agora podes aconselhar uns livrinhos ? Pode ser em português ou inglês, que encontram-se muita coisa barata no amazon.co.uk ...
Ja tenho em lista Ben Graham, Peter Lynch e agora um novo duma jornalista da MSNBC se não me engano sobre os variados investidores da era moderna que em disseram que era interessante... se achares propicio abrir um novo tópico para esta questão avisa...
Abraço e BN
Relativamente a' brisa o tempo de entrada parece ja ter passado ou poderá ser tarde ?
Por exemplo, vejo que puseste ali uma zona entre os 9 e os 9,30...isso constitui os suportes e resistencias secundárias anteriores ?
Ontem acabei o Ganhar em Bolsa, está na hora de ir para o segundo round...
Já agora podes aconselhar uns livrinhos ? Pode ser em português ou inglês, que encontram-se muita coisa barata no amazon.co.uk ...
Ja tenho em lista Ben Graham, Peter Lynch e agora um novo duma jornalista da MSNBC se não me engano sobre os variados investidores da era moderna que em disseram que era interessante... se achares propicio abrir um novo tópico para esta questão avisa...
Abraço e BN
salvadorveiga Escreveu:Marco neste gráfico que postaste da Semapa eh evidentissimo ali um grande W estampado...
Creio que te referes ao duplo-fundo realizado durante este ano e que é praticamente coincidente com o suporte/resistência que vem de 2006. É isso?
Se sim, eu estou de acordo com a tua identificação do padrão.
salvadorveiga Escreveu:Relativamente a JMT numa perspectiva de longo prazo, para quem quer por $$ no papel no LP achas que é de mau tom entrar já ou devemos esperar pode ser que desca mais ?
Acho de mau tom entrar já porque parece-me francamente difícil planear o trade.
Se correr mal, só vais descobri-lo quando tiveres uma perda muito significativa (e se calhar tão grande ou maior do que o ganho que vais obter no caso de correr bem).
É que não faz sentido nenhum colocar stops apertados quando nenhum stop desses vai ser relevante para aquilo que à partida te faz entrar: a tendência de longo-prazo.
O "único" que faz sentido está longe, ou seja, pressupõe uma perda bem significativa...
salvadorveiga Escreveu:É que se há coisa que tenho lido é "Don't chase the price" ou seja, não andar atrás do preço pa apanhá-lo ao minimo possivel pa ganhar uns pontinhos percentuais...
Não é essa a questão.
A JMT apresenta uma boa tendência e tu podes nunca encontrar um momento oportuno para entrar. Paciência, é mesmo assim, não tens de ir a todas.
A questão é antes esta: quanto esperas ganhar caso corra bem? Quanto esperas perder e quando vais identificar que estavas errado?
Se o custo de não entrar num trade "mal planeado" é perderes uma oportunidade de lucro...
so be it!
Eu não estou a defender que se entre "no mínimo", estou a defender que se entre em pontos onde se possa identificar rapidamente que se entrou mal e fechar o trade com perdas pequenas e onde o potencial de ganho (upside) seja elevado. São coisas diferentes e assentam em princípios diferentes.
Por exemplo, no caso da Brisa que passou por isso há relativamente pouco tempo (e eu assinalei isso lá no tópico) tanto valia comprar a um 1% acima ou abaixo, estavamos próximos de dois suportes. Aí sim, não fazia sentido estar ali à espera que fizesse o minímozinho, isso sim é "goludice" e é pouco relevante (o mesmo para o momento da venda quando se tenta vender "no máximo").
Ora, aqui no caso da JMT com comissões e etc, até a JMT quebrar o suporte são 20%!
Vejamos:
Os graficos não estão "giros" porque eu ainda não lhes dei uns retoques - mas o Marco é tão sovina com os graficos que não me dá margem de manobra. Ao menos o TRSM poe umas bolinhas a jeito...
Tirando aquele grafico do BES que parece que teve uma crise existencial e tentou o suicidio, não vejo nadinha (além de que ainda estou abalada pelo caso JMT/Luka)
Quanto ao pedirem muitos papeis, Marco, não te preocupes. O PSI 20 tem esse nome porque (espante-se) tem 20 titulos... já estão quase todos corridos. Agora não te esqueças, abre um topico sobre "alguns graficos giros do Nikkei 225..."
Não vou dar cabo de nada, fiquem descansados, Os graficos do Cromio ainda são piores do que os do Marco, parecem electrocardiogramas...Quico, volta, estás perdoado
Abraços
Os graficos não estão "giros" porque eu ainda não lhes dei uns retoques - mas o Marco é tão sovina com os graficos que não me dá margem de manobra. Ao menos o TRSM poe umas bolinhas a jeito...
Tirando aquele grafico do BES que parece que teve uma crise existencial e tentou o suicidio, não vejo nadinha (além de que ainda estou abalada pelo caso JMT/Luka)
Quanto ao pedirem muitos papeis, Marco, não te preocupes. O PSI 20 tem esse nome porque (espante-se) tem 20 titulos... já estão quase todos corridos. Agora não te esqueças, abre um topico sobre "alguns graficos giros do Nikkei 225..."
Não vou dar cabo de nada, fiquem descansados, Os graficos do Cromio ainda são piores do que os do Marco, parecem electrocardiogramas...Quico, volta, estás perdoado
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
MarcoAntonio Escreveu:Também já tinha colocado uns gráficos da Semapa algures, precisamente a discutir alguns padrões técnicos que tem vindo a realizar. Aqui fica o gráfico "não muito produzido"...
lol
Vocês se começam a pedir muitos papéis eu não saio daqui antes do Natal.
Marco neste gráfico que postaste da Semapa eh evidentissimo ali um grande W estampado...
Eu por acaso estou dentro, acho que tão cedo não saio...
Relativamente a JMT numa perspectiva de longo prazo, para quem quer por $$ no papel no LP achas que é de mau tom entrar já ou devemos esperar pode ser que desca mais ? É que se há coisa que tenho lido é "Don't chase the price" ou seja, não andar atrás do preço pa apanhá-lo ao minimo possivel pa ganhar uns pontinhos percentuais...
É que ao ir atrás do preço podemos perder o comboio se é queme faço entender...
Um abraço. E realmente o gráfico eh mesmo

rsacramento Escreveu:espero que ninguém leve a mal eu deixar aqui a minha visão de curto prazo do bes
Eu não levo. Mas não posso falar pelos outros...

Boas,
Tenho nestas últimas semanas andado a fazer um scan a variadíssimas acções de variadíssimos mercados e realmente há algo que se está a passar, ou que se repete, em todos os índices.
Existem dois fundos bastante bem definidos:
Finais de Janeiro - Fundo J
Meio de Março - Fundo M
Existem acções que a partir de J tomaram uma tendência se subida, algumas ignorando mesmo completamente M.
Existem acções que apesar de terem reagido a J e a M, reagiram contra-índice, ou seja, foram fundos de suporte a uma LtA.
Agora... isto é sinal de inversão?
Sinal de recuperação de uma correcção?
Bem, pelo menos para as acções que apresentam este comportamento é... e que é um facto é que algumas nem sequer quebraram o LtA de longo prazo.
Não obstante, a maioria continua a acompanhar o seu índice ou ainda pior, com quedas mais elevadas.
Teremos que aguardar com atenção como se vai desenrolar este sarilho, não querer ver um fim da crise à força mas sim com confirmações.
Como nota final, acho que o mercado está muito interessante e oferece neste momento oportunidade para se evoluir no sentido técnico e de psicologia de mercado.
Existem oportunidades, boas oportunidades.
Ficam uns bonecos.
Um Abraço
Tenho nestas últimas semanas andado a fazer um scan a variadíssimas acções de variadíssimos mercados e realmente há algo que se está a passar, ou que se repete, em todos os índices.
Existem dois fundos bastante bem definidos:
Finais de Janeiro - Fundo J
Meio de Março - Fundo M
Existem acções que a partir de J tomaram uma tendência se subida, algumas ignorando mesmo completamente M.
Existem acções que apesar de terem reagido a J e a M, reagiram contra-índice, ou seja, foram fundos de suporte a uma LtA.
Agora... isto é sinal de inversão?
Sinal de recuperação de uma correcção?
Bem, pelo menos para as acções que apresentam este comportamento é... e que é um facto é que algumas nem sequer quebraram o LtA de longo prazo.
Não obstante, a maioria continua a acompanhar o seu índice ou ainda pior, com quedas mais elevadas.
Teremos que aguardar com atenção como se vai desenrolar este sarilho, não querer ver um fim da crise à força mas sim com confirmações.
Como nota final, acho que o mercado está muito interessante e oferece neste momento oportunidade para se evoluir no sentido técnico e de psicologia de mercado.
Existem oportunidades, boas oportunidades.
Ficam uns bonecos.
Um Abraço
- Anexos
-
- DEUTSCHE POSTBANK - DAX30.JPG (90.9 KiB) Visualizado 5549 vezes
-
- MAPFRE - CAC.JPG (86.07 KiB) Visualizado 5526 vezes
-
- MICHELIN - CAC.JPG (78.92 KiB) Visualizado 5524 vezes
-
- VALLOUREC - CAC.JPG (93.84 KiB) Visualizado 5525 vezes
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
salvadorveiga Escreveu:JMT - impressionante o gráfico e a valorização a longo prazo que tem vindo a ter. no entanto não me sinto a' vontade a comentar o gráfico...pode ser que o Marco possa dar uma ajuda...
A JMT é assim, tem uma tendência ascendente de longo-prazo invejável e uma resistência (não assinalei e também não está muito bem definida) pelos 5.6~5.7 euros.
Mas de momento está um bocado afastada do suporte e no curto/médio-prazo está lateral.
Quem está investido no título no longo-prazo não vejo razões para sair. Para quem está de fora o melhor na minha opinião é continuar de fora (a menos que esteja interessado nos movimentos de curto-prazo, mas a meu ver o "forte" da Jerónimo Martins é a sua tendência de looongo-prazo).
Um pouco como no caso da Brisa que passa por uma situação idêntica uma altura para entrar com um risco versus benefício interessante sería num teste ao suporte. Com a diferença que na Brisa esse momento já ocorreu e na JMT não.
Também já tinha colocado uns gráficos da Semapa algures, precisamente a discutir alguns padrões técnicos que tem vindo a realizar. Aqui fica o gráfico "não muito produzido"...
lol

lol

- Anexos
-
- SEM.PNG (63.57 KiB) Visualizado 5626 vezes
Só falta a menina Semapa que acho que ainda não chegaste a fazer pois não MarcoAntónio ? Tenho noção de ja ter sido requisitada mas acho que ainda não tinha sido elaborada...
Relativamente ao exercicio que nos impuseste vou deixar o meu comentário de novato:
Altri parece tar numa fase descendente da sua lateralização, o que não impede que se vier vir a testar a resistencia e a quebrar tem um bom potencial de valorização.
Brisa - Lateralizada como vimos, e num grafico que deixaste no tópico da BRISA ainda mais evidente é, penso que não sera ma' ideia entrar na BRISA com um stop loss ali perto do suporte (comentem )
Relativamente a GALP, e apesar de ter uma LT ascendente de por qualquer pessoa em sentido, eu não acredito que possa vir a valorizar muito mais, acho que realmente quando foi a OPV os titulos estavam baratos a partir de agora acho dificil haver valorizações a que a GALP habitou. No entanto tem sempre espaço de manobra.
Mota Engil - quebrou a resistencia dos 4,99 com vigor e tem-se mantido acima desta já ha coisa de 7/8 sessoes se nao me engano, o que a meu ver confirma a quebra...neste momento pareceme que a proxima resistencia encontrasse á volta dos 5.5 talvez com uma resistencia secundária nos 5.40 aquando da primeira quebra da resistencia delineada no grafico.
JMT - impressionante o gráfico e a valorização a longo prazo que tem vindo a ter. no entanto não me sinto a' vontade a comentar o gráfico...pode ser que o Marco possa dar uma ajuda...
Pronto fica o meu comentario.
Que tal a minha prova de debutante ? lol
Abraço e bons negocios e sao bem vindos a comentar as minhas asneiras e a corrigi-las tou ca para isso
Relativamente ao exercicio que nos impuseste vou deixar o meu comentário de novato:
Altri parece tar numa fase descendente da sua lateralização, o que não impede que se vier vir a testar a resistencia e a quebrar tem um bom potencial de valorização.
Brisa - Lateralizada como vimos, e num grafico que deixaste no tópico da BRISA ainda mais evidente é, penso que não sera ma' ideia entrar na BRISA com um stop loss ali perto do suporte (comentem )
Relativamente a GALP, e apesar de ter uma LT ascendente de por qualquer pessoa em sentido, eu não acredito que possa vir a valorizar muito mais, acho que realmente quando foi a OPV os titulos estavam baratos a partir de agora acho dificil haver valorizações a que a GALP habitou. No entanto tem sempre espaço de manobra.
Mota Engil - quebrou a resistencia dos 4,99 com vigor e tem-se mantido acima desta já ha coisa de 7/8 sessoes se nao me engano, o que a meu ver confirma a quebra...neste momento pareceme que a proxima resistencia encontrasse á volta dos 5.5 talvez com uma resistencia secundária nos 5.40 aquando da primeira quebra da resistencia delineada no grafico.
JMT - impressionante o gráfico e a valorização a longo prazo que tem vindo a ter. no entanto não me sinto a' vontade a comentar o gráfico...pode ser que o Marco possa dar uma ajuda...
Pronto fica o meu comentario.
Que tal a minha prova de debutante ? lol
Abraço e bons negocios e sao bem vindos a comentar as minhas asneiras e a corrigi-las tou ca para isso
Razão Pura Escreveu:não vejo as partes giras e originais
Ah, entretanto percebi parte da confusão, não era originais de "originalidade" mas porque os gráficos do BCP e da Brisa já estavam noutro lado e alguém podia perguntar-se porque é que eu os estava a repetir aqui em separado. Mas são tudo gráficos que considero que estão a seguir comportamentos técnicos de relevo e eu sei que muita gente passa completamente ao lado dos megatópicos (eles passam ao lado de mim próprio a maior parte do tempo e sou administrador do forum... lol).
Tenho uma relação de amor-ódio com esses megatópicos.

Era originais no sentido de que alguns era a primeira vez que coloco e outros não.

rsacramento Escreveu:nos meus gráficos do bcp, tracei uma resistência/suporte sim, mas por volta dos 2,32
aqueles riscos verticais são previsões?
Está explicado no tópico do BCP mas faz sentido explica-lo também aqui obviamente porque aqueles megatópicos escapam a muitos utilizadores (aliás é a razão porque coloquei aqui os gráficos da Brisa e do BCP que já não eram novos).
A projecção a azul é a projecção do duplo/triplo-fundo.
A projecção a vermelho é a correcção dos direitos (isto é, como o gráfico ainda não está corrigido, indica a que valor comparado com os passados corresponde a actual cotação do BCP). A cotação sofreu uma correcção artificial devido aos direitos de 21 centimos e como o gráfico ainda não está corrigido estou a "recolocar" os 21 centimos.
Ou seja, não fosse a "saída" dos direitos e o BCP estava praticamente na projecção do duplo/triplo-fundo.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 14/4/2008 19:54, num total de 1 vez.