Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira Empirico - 2008

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por paulodias796 » 3/1/2008 2:41

empirico como ja sabes sou seguidor assìduo da publicação da tua carteira em que já participei algumas vezes e como tal iria ficar extremamente desiludido se deixasses de publicar as mesmas e continuasses a espalhar os teus conhecimentos e sabedoria que bastante falta fazem ao caldeirão como tal espero que continues e momentos maus..todos temos! os melhores cumprimentos e continua o bom trabalho e um excelente 2008 para ti. já agora nao podes passar no topico do bcp e comentar aquele toque na LTA de longo prazo? cumprimentos

Registado: 6/1/2007 15:05

por empirico » 3/1/2008 2:31

Rural Escreveu:Caro empírico. A tua atitude de pedir desculpa enobrece-te. Era bom que quem reagiu de forma, em meu entender, exagerada a uma tua frase menos pensada também tivesse a humildade de reconhecer algumas culpas...
Quero aqui deixar explícito, que, para mim, a publicação da tua carteira é muito importante e concerteza que também o será para muitos mais forenses.
Há só dois tópicos que consulto diariamente (a tua carteira e a do JAS). Que mais posso dizer para te mostrar a minha solidariedade e reconhecimento?

Abraço e BN

O teu tópico deixa-me sem palavras. Agradeço o reconhecimento e dou-te a garantia que a carteira será publicada.

Um abraço sentido :)

Registado: 5/11/2002 0:16

por Rural » 3/1/2008 2:05

Caro empírico. A tua atitude de pedir desculpa enobrece-te. Era bom que quem reagiu de forma, em meu entender, exagerada a uma tua frase menos pensada também tivesse a humildade de reconhecer algumas culpas...
Quero aqui deixar explícito, que, para mim, a publicação da tua carteira é muito importante e concerteza que também o será para muitos mais forenses.
Há só dois tópicos que consulto diariamente (a tua carteira e a do JAS). Que mais posso dizer para te mostrar a minha solidariedade e reconhecimento?

Abraço e BN

Registado: 15/3/2005 16:34

por empirico » 3/1/2008 1:21

Destaque para amanhã:

MOTA-ENGIL:

A Engil é o meu destaque porque com o anunciado reforço do Banco Privado Portugês é capaz de reagir à notícia o que me poderá dar uma óptima oportunidade de uma entrada curta já que hoje estive distraído :wink:

Digo isto porque a Engil ao fechar na sessão de hoje abaixo da LtaLp, conforme gráfico deu um importante sinal de possível alteração de tendência com um objectivo de médio prazo nos 4€.
Anexos
EGL.PNG
EGL.PNG (64.87 KiB) Visualizado 3186 vezes

por empirico » 3/1/2008 1:01

BANIF:

O BANIF ao romper os 4,10€ deu um sinal de força, contudo o fecho abaixo dos 4,10 deixa-me preocupado.

Acredito que este tenha sido um sinal de força não só pela súbida num dia generalizado de quedas mas pela quebra significativa no decorrer da sessão de uma resistência de grande significado que são os 4,10€.

Caso se confirme o sinal o objectivo imediato está nos 4,32€.

BCP:

Confirmou-se a fraqueza na quebra dos 2,92€. O objectivo imediato está nos 2,64€. Tenho o meu stop-loss na zona de entrada.
Anexos
BNF.PNG
BNF.PNG (59.35 KiB) Visualizado 3227 vezes
BCP.PNG
BCP.PNG (58.69 KiB) Visualizado 3209 vezes

por empirico » 3/1/2008 0:21

DAX:

Hoje após o ìndice ter testado os 8.100 pontos e ter quebrado os 8.000 pontos foi um sinal claro de pressão vendedora e respectivo sinal de venda confirmado em fecho.

Agora enquanto o DAX não voltar a quebrar em alta os 8.100 pontos, valor do meu stop-reverse os objectivos são os 7.800 seguidos dos 7.700 pontos.

No gráfico identifica-se uma possível cunha ascendente que na eventualidade de quebrar os 7.700 pontos activa a figura e coloca o objectivo nos 7.200 pontos.
Anexos
DAX1.png
DAX1.png (19.27 KiB) Visualizado 3280 vezes

por empirico » 3/1/2008 0:13

Hoje antes de deixar as analises quero fazer um considerando à minha Carteira para que todos percebam melhor a minha estratégia.

Esta Carteira é Dinâmica e procura aproveitar todos os movimentos possíveis de 14 activos que acompanho.

São 12 acções nacionais mais o DAX e o NDX.

Posso ter a posição 1 dia como posso ter cerca de 1 mês aproximadamente, admito que raramente será superior a um mês com uma estratégia de position de curto-prazo.

Por vezes, foi o que me ocorreu neste inicío de ano, posso entrar em falsos sinais e vir a sair antes dos stops inicialmente propostos e isto acontece quando analiso o binómio rentabilidade/risco. Quando ele entra na minha escala de 4 (risco não compensatório) vendo.

Posteriormente no decorrer do ano falarei das minhas escalas de risco.

Espero com esta explicação ajudar a que quem me acompanha se vá apercebendo das razões dos movimentos. Estou certo que com o decorrer do ano vão todos perceber.

Já a seguir vou fazer as analises a DAX, BANIF e BCP e posteriormente fazer o update a mais alguns títulos que acompanho e sigo.

Já agora deixo ficar a lista dos títulos, se às vezes quiserem algum up-date a um dos títulos que eu demore a realizar peçam :wink:

BANIF; BCP; BPI; CIMPOR; DAX; EDP; J.MARTINS; MOTA-ENGIL; NDX; NOVABASE; PORTUCEL; SONAE INDÚSTRIA; SONAE SGPS; TEIXEIRA DUARTE.

por Sulla » 2/1/2008 22:43

Parabéns Empírico pela atitude de coragem.
Seria uma pena e iria desvalorizar o Caldeirão a perda da tua incansável contribuição.
E eu perderia uma das minhas rotinas diárias no caldeirão: as carteiras do Empírico :wink:
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por empirico » 2/1/2008 22:35

Agradeço a todos as vossas palavras...

Sect, eu depois envio-te uma MP.

Actualização da Carteira:

Com a rebound intraday que ocorreu decidi fechar a posição NDX e abrir uma posição também curta do DAX já que considero que o potêencial de ganho está agora maior no índice alemão.

Mais logo quando fizer as analises habituais deixarei uma do DAX com os targets.
Anexos
empirico.PNG
empirico.PNG (45.74 KiB) Visualizado 3432 vezes

por The Mechanic » 2/1/2008 21:40

Bem feito , empirico ...

Fazes falta ao Caldeirão e era pena chateares-te por algo que afinal, foi apenas um mal entendido . Gostei da atitude . E gosto mais deste empirico normal/habitual , do que daquele da hora de almoço. :P

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por DC89 » 2/1/2008 21:27

Empirico mandei-te uma PM, como nao respondeste venho deste modo pedir-te se é possivel me forneceres a tua folha de calculo?
E se quiseres manda-me uma MP com o teu mail de msn pra trocar umas opinioes contigo.

Registado: 26/12/2007 15:50

por Crómio » 2/1/2008 21:08

:clap: :clap: :clap: :clap:
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

Aplauso

por Alien » 2/1/2008 21:02

Empírico,

Gostei imenso da tua atitude. Pena que nem todos procedam da mesma forma.
Penso que o Caldeirão perderia imenso com a tua ausência. Portanto, obrigado por teres voltado.

Abraços e BN,

Alien

Registado: 8/9/2006 1:02

por empirico » 2/1/2008 20:07

Fiz uma troca Vendi NDX a 2.055 e assumi curto no DAX nos 7.942 pontos (ansiava esta troca :wink: )

Depois actualizo que agora vou sair.

por Enslaved » 2/1/2008 20:01

Fico contente que as coisas se tenham resolvido bem :mrgreen: :mrgreen: . Considero a tua presença como uma importante mais valia para este fórum. Não só comentas a tua carteira como ontem, dia de feriado, analisaste várias cotadas que não tens em carteira. Abraços e continuação de bons negócios :wink: .

Registado: 28/2/2007 18:24

por Paionense » 2/1/2008 19:55

Empirico, isso já não interessa nada!

O aceitar quando erramos é tão importante nos mercados como na vida. E isso é uma atitude muito nobre da tua parte! Parabéns!

Cá estamos para te "azucrinar" a cabeça por causa das tuas escolhas, mas com a consciência de que és uma mais-valia muito grande para todos nós.

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

Carteira Empirico - 2008

por empirico » 2/1/2008 19:50

Quero humildemente pedir em primeiro lugar desculpas ao Lutav porque não fui correcto com ele, de seguida a todos os Caldeireiros pela minha atitude menos feliz e finalmente ao Ulisses pela minha agressividade quer na atitude quer no comportamento.

Foi sem dúvida um momento infeliz que quero desta forma me desculpar. Espero que sejam aceites por todos.

Quanto ao mercado:

Continuo a observar muita fraqueza para começar o ano.

Quanto à Carteira:

Fechei a EDP porque ao reanalizar o risco de exposição verifiquei que a posição corria riscos elevados para a performance geral da Carteira e só ficavam com um atractivo aceitável na quebra dos 4,52€. Porquê correr riscos? - Vendi!

NDX:

Coloco o objectivo nos 2.000 pontos e desço o stop-loss para os 2.075 pontos.

BPI:

Mantenho o stop-loss nos 5,64€ e o objectivo altero para os 5€

BCP:

Abri a posição na quebra dos 2,92€ com objectivos nos 2,65€. Tenho o stop-loss na zona a que abri a posição.

BANIF:

O rompimento dos 4,10 foi um sinal de compra agora vou ver come reage a um mercado fraco. Deixo o stop-loss nos 3,94€.
Anexos
empirico.PNG
empirico.PNG (45.13 KiB) Visualizado 3783 vezes

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Carlos73, Google [Bot], Jonas74, macau5m, nbms2012, niceboy, PAULOJOAO, Phil2014 e 178 visitantes