Caldeirão da Bolsa

O retorno do Touro? Eu digo que sim

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por gato_vadio » 25/11/2007 22:05

Eu acho que nesta altura temos que ser prudentes e pacientes.

Existem muitas variaveis que não nos permitem fazer uma analise correcta do mercado.

Em minha opinião devemos esperar pelos proximos indicadores para sabermos qual a dimensão que esta crise tem.

Admito que os analistas são o 8 ou 80, como tal pode acontecer que não venha o fim do mundo, mas de facto temos que saber qual a dimensão desta crise.

Os bancos centrais tiveram qua injectar liquidez e as taxas estão a baixar, vamos ver se é apenas uma rectificação que tem que ser feita momentaneamente, ou se de facto os mercados não vão aguentar a actual situação.

Paciencia e prudencia.

Registado: 15/10/2007 23:22

por Branc0 » 25/11/2007 18:48

Acho que fui mal interpretado até porque não fiz nenhuma análise do mercado. Apenas me referi que o bullish wedge que marcaste no grafico do SPX não foi feito da maneira que eu aprendi que não foi em nenhum curso ou seminario mas no livro "Technical Analysis" do Gerald Appel.

Desenhar aquele angulo inferior da maneira que o fizeste parece-me ser forçar um padrão.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

Não sei não

por JUKIMSUNG » 25/11/2007 17:55

vitor79 Escreveu:Penso que com a entrada em acção da FED a 11 de dezembro, poderemos viver mais uma subida, até ao inicio do proximo ano, eu estou a apostar nisso, mas continuo com um sentimento muito negativo.
A taxa de juro para mim é o melhor e mais facil indicador de mecado, quando sobe está tudo bem para investirmos, quando começa a descer devem estar para vir ai problemas, e actualmente vamos para a 3.ª descida seguida, é obra.

A cada descida da taxa o Petróleo tem respondido com mais 5 dls o barril. Só se o Bernanke estiver mesmo numa de fuga prá frente é que vai baixar a taxa outra vez e aí o crash existirá de certeza mais cedo ou mais tarde (ou já estaremos a prepará-lo).

A coisa está complicada e o melhor será estar quieto em termos de taxas de juro. Quem se lixou com o subprime lixou-se e que pague por isso, andar a dar balões de oxigénio que fazem desvalorizar o dólar e subir o petróleo é um risco que começa a ser enorme e é estar a condicionar o futuro próximo dos mercados.

Enquanto não se souber quanto é que foi à vida com o subprime ou em função desta crise ninguém está seguro e não é por os bancos centrais andarem a insuflar um mercado que já está marcado por perdas colossais e por desconfiança até do vizinho que isto agora retorna o bull.

O bull se estava ferido em agosto agora está quase a definhar, cautelas acrescidas presisam-se. A distribuição continua.

Imagine-se o seguinte exemplo.

UBS com 10% da ALTRI, a Altri continua com resultados pujantes, a subida da pasta do papel mantém-se, as perspectivas futuras idem aspas. Então como se explica uma queda de 30% desde os máximos e que vai a pouco e pouco aumentando???

A UBS ao levaqr pancada pelas saídas dos seus fundos vai ter que ir vendendo (com grande lucro ainda mas cada vez mais pequeno o que já podia ter ido muito acima,

Veja-se o Bestinver que se encheu de semapas lá em cima, o Berado com BCP a 3,60 e acima disso, etc... está tudo a perder/diminuir lucros e agora quem é que os vai salvar??? São os pequenos investidores??? Não me parece, o pessoal agora ganha 5% e vende se for esperto, ou então espera pela próxima má notícia e já vende é com perda.

O risco em relação ao próximo anúncio do FED é enorme e uma notícia que seja mal recebida pelo mercado pode lançar o Caos de fim de ano. Cuidado com as posições abertas daqui a 15 dias, tanto podem ser espectaculares como ruinosas, qualquer que seja a notícia...

Registado: 7/3/2007 19:42

por Thunder » 25/11/2007 17:36

Obrigado Midas tá 5 estrelas :P

Um abraço 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

Recession Probabilities

por TraderBoy » 25/11/2007 17:32

Recession Probabilities
Anexos
Instantânea 2007-11-25 16-40-11.jpg
Instantânea 2007-11-25 16-40-11.jpg (0 Bytes) Visualizado 3248 vezes

Registado: 1/5/2007 21:23

por vitor79 » 25/11/2007 17:18

Penso que com a entrada em acção da FED a 11 de dezembro, poderemos viver mais uma subida, até ao inicio do proximo ano, eu estou a apostar nisso, mas continuo com um sentimento muito negativo.
A taxa de juro para mim é o melhor e mais facil indicador de mecado, quando sobe está tudo bem para investirmos, quando começa a descer devem estar para vir ai problemas, e actualmente vamos para a 3.ª descida seguida, é obra.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por Thunder » 25/11/2007 17:03

Obrigado está excelente.... podes editar o primeiro post e colocar lá este gráfico..... Assim o teu primeiro post vai ficar visível nas melhores condições :P

Já agora obrigado pelo elogio :wink:

Um abraço 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

por Midas » 25/11/2007 16:57

Boa tarde. Vê se assim está melhor. Gostei dos teus argumentos e análise. Assim é que deve ser e não mandar para o ar a criticar quando não se apresenta alternativa.
Anexos
ndx d.png
ndx d.png (0 Bytes) Visualizado 3288 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Thunder » 25/11/2007 16:09

Olá mais uma vez Midas 8-)

Obrigado pela análise "alternativa" do mercado,pois nos últimos tempos os bears/cépticos tem "reinado" nestes espaços de opinião. Não se trata de nenhuma critica pois eu até sou um deles :mrgreen: .... não totalmente bear, mas desconfiado da situação em geral.

Tenho que concordar quando dizes que muitos analistas (principalmente no CNBC) "passam-se" um bocado... um dia é o fim do mundo, no dia a seguir vair ser um bull do caraças....
E concordo que em maio do ano passado a situação não parecia nada bela e só se falava no estourar da bolha das commodities e dos mercados emergentes... e foi o que se viu... o bull continuou com bela saúde, principalmente nos mercados em que mais se temia o estourar da bolha :wink:
Também tens razão em relação a divergência do histograma MACD que como podemos constatar é um bom indicador de possíveis inversões. É como referes de forma muito pertinente o VIX parece estar a perder o gás.

Só queria dar estes "bitaites" :

As MA de curto prazo continuam com uma tendência de baixa marcada. A MA 10 dias tem "parado" praticamente todos os rebounds que temos feito neste movimento descendente.
A sessão de sexta pode ser muito enganadora pois o volume foi super reduzido... E na quarta o cenário estava bastante "negro"... andamos a "passear" muito perto dos 1410 que será uma zona de suporte super importante... a seguir só temos a "última zona de defesa"... a zona 1380-1360.

Mas os teus argumentos são relevantes e fazem todo o sentido... Se olharmos para o par EURUSD e o pico feito na quinta à noite realmente posso começar a ficar convencido que o FED vai entrar em ação... Quando temos bocas de pessoas em instituições importantes a falarem em corte de 100pts :shock: ... Os 100pts podem não acontecer, mas quem sabe 50pts?
Por isso os teus argumentos tem muito fundamento... :wink:

Pessoal, juntem-se ao debate :twisted:

Um abraço 8-)

PS: Midas "encolhe" aquele gráfico do Nasdaq um bocadinho para o pessoal que ainda tem uns monitores "chaço" como eu :mrgreen: poderem ver as análises de uma forma mais prática :P .. obrigado
Anexos
Spx weekend 24nov07.PNG
Spx weekend 24nov07.PNG (0 Bytes) Visualizado 3322 vezes

por Midas » 25/11/2007 15:22

Branc0 Escreveu:Esse falling Wedge está muito mal amanhado... parece que andaste à procura de um minimo apenas para que ele ficasse em posiçao de fechar o Wedge da LTD que desenhaste.

Onde eu aprendi o minimo desenhava-se a partir da mesma candle do maximo e não a partir de onde desse mais jeito mas posso ser eu que esteja enganado.

De qualquer das formas isto é um daqueles espectaculos que a malta vê de fora. Quando acabar e decidir o rumo logo compramos o bilhete.

Tens de me dizer onde aprendeste para eu ir lá tirar o curso... Realmente a tua análise do que se está a passar nos mercados ou poderá passar é melhor que a minha.

Peço desculpa por te estar a atrofiar os olhos com análise tão mal amanhada...
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por LS » 25/11/2007 15:11

Não corremos o risco de a ânsia de reentrar afectar as nossas visões?

Registado: 8/10/2006 16:14

por Branc0 » 25/11/2007 13:30

Esse falling Wedge está muito mal amanhado... parece que andaste à procura de um minimo apenas para que ele ficasse em posiçao de fechar o Wedge da LTD que desenhaste.

Onde eu aprendi o minimo desenhava-se a partir da mesma candle do maximo e não a partir de onde desse mais jeito mas posso ser eu que esteja enganado.

De qualquer das formas isto é um daqueles espectaculos que a malta vê de fora. Quando acabar e decidir o rumo logo compramos o bilhete.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Thunder » 25/11/2007 12:51

Olá Midas 8-)

Seria possível que o gráfico maior fosse redimensionado para que fosse possível visualizar com maior facilidade a tua análise? Desde já obrigardo pela análise feita :)

Um abraço 8-)

por Jonhy Bigodes » 24/11/2007 18:07

Avaliando a quantidade de resposta negativas que vejo neste topico, fica a pensar, mas será que iremos continuar com as quedas, quanto toda a gente olha para baixo? :roll:
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com

Registado: 6/8/2006 15:54

por jony_cash » 24/11/2007 17:40

Midas,

Tenho muito respeito pela tua análise mas acho que tás enganado em relação a isto voltar a ser bull como antes acredito que tenhas razão em dizer que esta semana é decisiva visto que vai sair muitos resultados de indicadores economicos dos US o que vai ser decisivo para saber se vai para baixo ou para cima. Acredito que o pior ainda está para vir talvez esteja muito BEAR mas já há algum tempo que ando atento e tenho notado que as coisas vão piorando e a volatilidade veio para ficar pelomenos durante bastante tempo. Este "filme" não me é estranho acredito que antes de voltarmos a bull como dantes os US ainda iram baixar varias vezes a taxa de juro .

Abraço

Registado: 31/8/2007 20:30

por jeso » 24/11/2007 16:28

Oxalá seja um miura de 600 Kg :mrgreen:
E já agora, que traga o resto da manada. :)
Editado pela última vez por jeso em 24/11/2007 17:41, num total de 1 vez.

Registado: 24/6/2006 12:52

por cax » 24/11/2007 15:59

Midas eu concordo com a tua leitura e não há duvidas que existem divergencias nos indicadores. Mas sinceramente não acredito numa retoma de medio/longo prazo dos mercados.

Para mim trata-se de um ressalto em relação ás quedas últimas. Existe ainda muita indefinição no ar relativa á crise, ainda ontem o BCE teve de dar liquidez. O petroleo em maximos, inflacção a subir, os bancos centrais a braços com a economia a abrandar.

Para mim vamos ter uma subida de uma semanita e vamos voltar ás quedas....

Penso eu de que..........

Registado: 27/11/2006 20:22

por TraderBoy » 24/11/2007 15:28

Midas,

Em alturas como esta que vivemos, os nervos surgem sempre à for da pele.

Bom senso e frieza é o que se exige.

Obrigado pela tua visão!

Registado: 1/5/2007 21:23

por Valete » 24/11/2007 14:41

Nao digo que seja a última chance, mas pelo menos é uma boa oportunidade para os bulls fazerem algo. Os dados estão lançados :arrow:
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

O retorno do Touro? Eu digo que sim

por Midas » 24/11/2007 13:30

Começo por dizer que isto é apenas uma visão, que poderá confirmar-se nesta semana, mas todo o cuidado é pouco claro.

O desânimo está no alto, só se fala em recessão, hipotecas, possíveis quedas dos lucros, etc, etc. Isto tem-se repetido de vez em quando, cada vez que o índice tem quedas acentuadas, recua de máximos, respira. Se pegarem em notícias do passado, por exemplo a lateralização de 2005, as quedas intensas de 2006 os comentários eram parecidos e os argumentos iguais. Lembro-me que quando coloquei o ano passado o post - Retoma do bull,

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=

só se ouvia na CNBC falar em Crashs e até descobriram um modelo que tinha previsto os 2 anteriores e agora estava a prever o terceiro a qualquer momento. Temos de ver que as bolsas ás vezes é como se tivessem vida própria e por vezes têm de magoar o máximo possível de participantes para ir buscar energia suficiente para quebrar um dos lados. E a energia do bear está em máximos e talvez essa força seja usada contra o adversário e quem pratica artes marciais sabe do que estou a falar. A energia do bear poderá desta forma ser usada contra ele próprio e levar o índice de novo testar máximos, não digo na próxima semana, mas iniciar um processo de contrução de um fundo, até quem sabe um H&S invertido como em Agosto.

Tecnicamente podemos ver várias divergências, em vários sectores, especialmente os mais prejudicados, financeiros, corretoras, imobiliário e se calhar agora será a recuperação desses sectores que irá suportar o índice, já que os problemas apareceram há umas semanas, mas estas acções já os descontam há vários meses. Por exemplo a LEN já caiu dos 50 até aos 15 desde o início do ano. Vou colocar aqui o S&P, Ndx, DJ e VIX para se verificar o que estou a falar.

O SPX, DJ estão a fazer uma bullish falling wedge, com múltiplas divergências positivas no RSI, MACD histograma e o Sto oversold.

No caso do SPX e DJ a ltd do RSI foi quebrada em alta o que poderá dar uma força extra ao índice para quebrar a falling wedge.

No caso do Nasdaq100 como se pode ver no gráfico está a negociar num canal ascendente e como tem sido o líder do movimento, poderá agora também indicar o caminho aos restantes, dando confiança.

Por último, o VIX que será o índice de volatilidade associado ao SPX ele está a fazer divergências negativas no MACD Histrograma, RSI, quebrou a lta do RSI e portanto poderemos estar a assistir a uma quebra mais acentuada do VIX o que quererá dizer subida no SPX e menos volatilidade no mercado.

Será que isto se vai desenrolar? A próxima semana é decisiva e estou a apostar numa ida aos 1490 para formar a cabeça do possível H&S invertido, retorno a zona dos 1450 para força o segundo ombro e partida para máximos de novo.

Visão arriscada a minha sem dúvida, mas é uma visão. Mas no meio de tanto negativismo e bear penso que teria de surgir uma opinião diferente para abrir a discussão. Ficam os gráficos.
Anexos
spx d.PNG
spx d.PNG (0 Bytes) Visualizado 4149 vezes
DJones d.PNG
DJones d.PNG (0 Bytes) Visualizado 4144 vezes
vix d.PNG
vix d.PNG (0 Bytes) Visualizado 4104 vezes
ndx d.png
ndx d.png (0 Bytes) Visualizado 3261 vezes
Editado pela última vez por Midas em 25/11/2007 17:20, num total de 1 vez.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dragon56, Ferreiratrade, Hawk66, iniciado1, mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, SA Traffic e 68 visitantes