Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 21/4/2026 15:02

Estava a preparar isto! mas já vou um pouco tarde.

Na minha leitura, a Mota-Engil está numa fase clara de consolidação acima dos 4,90€, com sinais de absorção nessa zona. Depois da recuperação desde os 4,05€, o título está agora a ganhar força para testar novamente resistência dos 5,10€. Vejo algum suporte intermédio na zona dos 4,78€/4,67€, mas o nível que realmente importa está mais abaixo, nos 4,57€, que já provou ser suporte sólido. Enquanto se mantiver acima dessa zona, continuo a favorecer um movimento em direção aos 5,10€ no curto prazo. Para já não vejo sinais de distribuição, parece-me mais preparação para novo teste à resistência. Não me surpreendia uma aproximação aos 5,10€ ainda hoje ou nos próximos dias e, caso haja aumento de volume nessa zona, vejo boas probabilidades de quebra em alta e continuação do movimento.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Rolling_Trader » 20/4/2026 22:37

Aqui_Vale Escreveu:Independentemente da conjuntura temporal, pode subir claro que sim. Mas enquanto não invalidar o Canal de Queda, não vejo outro Caminho.

A Tendência de Longo Prazo já deixou de o ser.

Os Suportes que coloquei no meu Boneco, já o foram e servem de referência,nada mais do que isso. Mas por enquanto continuo a acreditar que o próximo será por volta dos: 3,56.

O Mercado faz-se todos os dias a cada negócio, e eu faço por o acompanhar. Mudo de idéias sempre que veja motivos para isso.
Não sou de ideias fixas, adapto-me às situações sempre que verifique que elas estão reunidas.

CumPrim/
ValeAquilino

Vale,

A quebra da Tendência de Longo Prazo (TLP) com 7 fechos ocorreu em escala logarítmica, não em escala linear.

Mota_Linear.jpg

Aceito (e até é mais correto) analisar as TLP em log, no entanto a quebra que referes tem duas particularidades que me inclinam a dizer que foi apenas um spike, ou falso breakout, ou bear trap:

:arrow: A quebra ocorreu com pouco volume (limpeza de stops)
    :arrow: A recuperação que se seguiu teve um volume muito mais elevado que a quebra
    :arrow: O preço foi mais acima da TLP e está lá sustentada há bem mais de 7 dias, com pressão compradora

Acredito que o canal descendente será quebrado, pelo upside, quando se fizer um acordo entre o Irão e os EUA.

Os 3,5€ só serão atingidos em caso de escalada grave do conflito e destruição de infraestruturas energéticas críticas (Kharg por exemplo) que deixem o barril de petróleo bem acima dos 100 dólares por alguns anos.

Os shorters estão a fazer buy to cover, por isso, a menos de escalada do conflito, a probabilidade aponta para uma subida e não descida. eu nunca jogo contra as probabilidades ... mas cada um tem a sua estratégia.

Não te desejo boa sorte porque estou do lado da torcida que quer que suba (e não do lado dos feios porcos e maus :lol: )

Abraço

Registado: 1/1/2024 14:39

por Kiko_463 » 20/4/2026 17:36

Só para lembrar que a operação no Brasil é consolidada a 100% e as resistências e canais existem, mas apenas até serem violados.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 21/4/2026 1:53, num total de 1 vez.

Registado: 2/1/2024 11:03

por J.f.vieira » 20/4/2026 17:23

Há coisas no mercado que não aparecem nos comunicados… mas começam a notar-se no comportamento.

A Mota-Engil tem vindo a apresentar números cada vez mais sólidos, margens a melhorar e um discurso estratégico mais afinado. Nada de extraordinário à primeira vista — até se olhar para a estrutura acionista e para o timing. É aqui que a história fica interessante.

Quando uma empresa entra numa fase de maior previsibilidade, geração de caixa consistente e ambição internacional clara, normalmente deixa de ser apenas “mais uma cotada” e passa a ser um ativo apetecível. A questão é: apetecível para quem?

E é aqui que entram os tais “zuns-zuns”… nada de concreto, nada confirmado — mas começam a ouvir-se aqui e ali, sobretudo entre quem
acompanha o papel mais de perto. Pode não ser nada, claro. Mas também raramente este tipo de ruído surge completamente do nada.

Quem anda nisto há alguns anos talvez se lembre do que aconteceu com o BCP: durante muito tempo, antes de movimentos mais visíveis no capital, também houve fases de burburinho, reposicionamento e entrada progressiva de investidores relevantes. Na altura, muitos ignoraram… até deixar de ser ignorável.

E há um detalhe curioso: nessa fase, o BCP tinha também uma presença significativa de posições short. Ou seja, enquanto alguns começavam a posicionar-se para um cenário mais positivo, outros apostavam no sentido contrário — o que acabou por amplificar os movimentos quando o sentimento mudou.

Não quer dizer que vá acontecer o mesmo — os contextos são diferentes. Mas há padrões de mercado que tendem a repetir-se, sobretudo em bolsas pequenas como a portuguesa.

Num mercado como o nosso, estas mudanças não são anunciadas — são antecipadas.

Vale a pena pensar nisso.

J.f.vieira

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 20/4/2026 17:17

Independentemente da conjuntura temporal, pode subir claro que sim. Mas enquanto não invalidar o Canal de Queda, não vejo outro Caminho.

A Tendência de Longo Prazo já deixou de o ser.

Os Suportes que coloquei no meu Boneco, já o foram e servem de referência,nada mais do que isso. Mas por enquanto continuo a acreditar que o próximo será por volta dos: 3,56.

O Mercado faz-se todos os dias a cada negócio, e eu faço por o acompanhar. Mudo de idéias sempre que veja motivos para isso.
Não sou de ideias fixas, adapto-me às situações sempre que verifique que elas estão reunidas.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 20Abril.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Rolling_Trader » 20/4/2026 15:42

Aqui_Vale Escreveu:Curiosidades, para refrescar a memória...Sem guerra no Médio Oriente.

MOTA ciclos.png

CumPrim/
ValeAquilino

Há que contextualizar Vale, que a queda de 2024-03-04 a 2024-09-30 se deveu à conjugação de 4 fatores:

:arrow: Início de uma abertura concertada de shorts
    :arrow: Perspetivas dos resultados consolidados de 2024 serem de abrandamento do crescimento e consolidação dos resultados
    :arrow: Redução significativa das posições longas da maior parte dos fundos e institucionais, que acompanharam a subida verteginosa desde 2021, e que inevitavelmente iriam tomar mais valias na primeira consolidação
    :arrow: O short da Muddy Watters, que provoca sempre quedas violentas em todas as ações que shortam pois criam dúvida razoável sobre a solvabilidade da empresa (este foi o pior dos eventos)

Qual é a diferença para a "queda atual" que ocorre desde 2025-10-27?

:arrow: Apesar de termos mais shorts qualificados que em 2024... não conseguiram produzir mossa razoável na cotação (sinal de força)
    :arrow: Apesar do evento geopolítico relevante da guerra do Irão, a queda tem sido de uma amplitude muito menor que a de 2024 (há dúvida razoável sobre o impacto deste evento na economia global e nas contas da Mota Engil que, no limite, até pode sair beneficiada com a subida do preço do petróleo)
    :arrow: Se o CEO já veio dizer que a guerra não terá impacto nos resultados de 2026 (a ver vamos), e forem atingidos os 180M€ de lucro líquido, então a Mota está com um PER baixo

A Mota-Engil voltar a cotar nos 3,5€ deixaria-a com um PER ridiculamente baixo. Não é à toa que esta ação foi a que disparou mais aquando do anúncio da reabertura do estreito de Ormuz na sexta feira.

Está tudo com o "dedo no gatilho", tanto os shorters (para fazerem "buy to cover") como os potenciais longos.

Não esquecer que já vários foristas aqui referiram que não conseguiam abrir posições curtas na corretoras que usam, tal significa que as mesmas já não conseguem garantir a devida cobertura a mais posições dessa natureza.
Portanto, já não haverá tantos shorteres oportunistas (particulares especialmente) a pressionarem a cotação para baixo quando surgem oportunidades como a de hoje. Isto deixa mais caminho aberto para os longos e para um eventual short squeeze violento (acredito que, se Ormuz tivesse continuado aberto, provavelmente a Mota valorizaria outros 6% hoje).

A volatilidade deve continuar até existir um acordo firmado entre as partes (EUA e Irão entenda-se).

por iniciado1 » 20/4/2026 15:22

Ou seja .....tanto pode subir como descer......

Registado: 12/4/2021 11:59

por Rolling_Trader » 20/4/2026 15:19

MADPIX Escreveu:Aqui_Vale, também ando com essa perspetiva, uma questão para ti e para o Rolling, acham que o padrão "cup and handle" ainda é viável nesta altura?
Bons negócios.

Aqui_Vale Escreveu:Curiosidades, para refrescar a memória...Sem guerra no Médio Oriente.

CumPrim/
ValeAquilino

MadPix,

O padrão C&H que identifiquei neste post, para mim, está completamente invalidado desde que a asa começou a ficar cheia de "pregas" :lol:

Não quer dizer que o preço não vá ao valor que projetei, mas não terá qualquer relação com o padrão técnico canónico co C&H, visto que este já perdeu qualquer significado estatístico relevante.

por tami » 20/4/2026 15:18

tami Escreveu:
J Alves Escreveu:Foi pena não deixarem abrir posições curtas

Os gajos da Perbak devem dizer o contrário nesta altura, depois de terem aumentado as posições curtas até chegarem a 1,1% a 20/3 (a ironia de ter sido o dia em que houve minimos do ano, fecho a 4,05), têm vindo a fechar rapidamente até chegar aos 0,69% no dia 10/4.

Só falta o Diogo Mendo Fernandes do Negócios fazer notícia com o tema, como tem feito (repetidamente) quando as posições curtas aumentam.

Mais uma redução da Perbak a 17/4, para 0,54% - no espaço de um mês reduzem a posição curta para metade, e passam da posição declarada mais alta, para a mais baixa.

Registado: 28/12/2015 16:15

por @nmv! » 20/4/2026 14:52

:arrow: com SP500 acima dos 7000
:arrow: com o potencial dos ascending scallops do J Alves
:arrow: com os fundamentais, que nada alteraram na mota, sendo que, está até previsto para 2026 crescimentos em VN entre 10% a 15%, com margem de 3% :mrgreen:
e há por aqui “feios; maus e parvos”, que vislumbram a ida da mota abaixo dos €3?
Já entramos na 3a guerra mundial?

Registado: 2/4/2025 19:55

por MADPIX » 20/4/2026 12:25

Aqui_Vale, também ando com essa perspetiva, uma questão para ti e para o Rolling, acham que o padrão "cup and handle" ainda é viável nesta altura?
Bons negócios.

CumPrim/
ValeAquilino

Registado: 29/11/2007 3:13

por J.f.vieira » 20/4/2026 12:04

Muitos stops foram à vida, e isto é exactamente o que os shorts procuram: limpar posições e aproveitar a hesitação.

Eu, pelo contrário, comprei mais umas poucas a 4,87. Não porque ache que acerto sempre no timing, mas porque continuo a ver valor na posição e prefiro reforçar nestes momentos de pressão do que correr atrás depois.

Sexta fechou nos 5,045€, hoje veio aos 4,87€ — perfeitamente normal neste tipo de papel. Para mim, isto não muda nada: ou o mercado sacode e continua, ou então dá melhor preço e logo se avalia.

Agora é simples: ou sobe e já estou dentro, ou desce e logo vejo se reforço outra vez. Não ando a tentar adivinhar o próximo cêntimo.

J.f.vieira

por Aqui_Vale » 20/4/2026 10:44

Curiosidades, para refrescar a memória...Sem guerra no Médio Oriente.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA ciclos.png

José Ortega Y Gasset

por Aqui_Vale » 19/4/2026 22:42

Dragon56 Escreveu:Vim aqui ao forum da Mota na expectatifa de ver os comentarios e os graficos dos detratores e negacionistas, masxpara meu espanto nem comentarios nem graficos dos que apontavam para uma queda entre os 3,50/ 3,25 , eu continuo a acreditar na subida 5 feira reforçei com mais algumas a 4,766
Bons negocios

Para quê perder tempo com Chicos Espertos / Patos Bravos, que não se enxergam !?

J Alves » 18/4/2026 12:24
Eh lá

Detratores e negacionistas?

Esta gente que acha que a mota vai cair são todos gordos, feios e maus :-k

E eu ainda acrescento, "parvos"

CumPrim/
ValeAquilino

José Ortega Y Gasset

por Pageup » 18/4/2026 15:23

A manter o estreito fechado até segunda feira deve abrir a 4,90 e vai por ai abaixo....

Registado: 1/4/2019 10:52

por J Alves » 18/4/2026 13:24

Dragon56 Escreveu:Vim aqui ao forum da Mota na expectatifa de ver os comentarios e os graficos dos detratores e negacionistas, masxpara meu espanto nem comentarios nem graficos dos que apontavam para uma queda entre os 3,50/ 3,25 , eu continuo a acreditar na subida 5 feira reforçei com mais algumas a 4,766
Bons negocios

Eh lá

Detratores e negacionistas?

Esta gente que acha que a mota vai cair são todos gordos, feios e maus :-k
Trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!

O mercado não quebra quem erra. Quebra quem não controla o erro.

Registado: 3/3/2006 11:17

por @nmv! » 18/4/2026 10:39

2a feira voltaremos ao mesmo :mrgreen:
Anexos
IMG_0012.jpeg
IMG_0011.jpeg

Registado: 2/4/2025 19:55

por Dragon56 » 18/4/2026 0:50

Vim aqui ao forum da Mota na expectatifa de ver os comentarios e os graficos dos detratores e negacionistas, masxpara meu espanto nem comentarios nem graficos dos que apontavam para uma queda entre os 3,50/ 3,25 , eu continuo a acreditar na subida 5 feira reforçei com mais algumas a 4,766
Bons negocios

Registado: 28/5/2025 23:55

por Pageup » 17/4/2026 22:33

O meu comentário de ontem assentou que nem uma luva hoje... :D :D

Registado: 1/4/2019 10:52

por Kiko_463 » 17/4/2026 22:20

Mais tarde ou mais cedo o mercado dá-nos sempre o valor da narrativa em que acreditamos, basta resiliência, disciplina e deixar o mercado fazer o seu trabalho.

Nesta altura do campeonato é natural que muitos investidores vão querer receber os dividendos que crescem à cinco anos consecutivos.

Além disso o contrato no Brasil, um dos maiores da história da empresa, deve estar pronto para assinar na visita do Lula a Portugal.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 18/4/2026 10:56, num total de 4 vezes.

por J.f.vieira » 17/4/2026 15:58

MADPIX Escreveu:Errei quando no inicio da semana referi que na quarta feira iria aos 5€, ontem andou perto, por 3 cêntimos, ontem entrei com tudo na queda e alavanquei, 95% por fesada, confesso, os 5% foram para o único indicador que me fez alavancar desta forma foi no MACD 26, assinalado no gráfico, também pelos sinais de acumulação das ultimas semanas. O meu target seria apontar ali para a linha superior do megafone, mas isto já é fesada a mais, vou mas é apertar os stops!
Bons Negócios

................. ............... ...............

Os stops curtos fazem sentido na gestão de risco, mas num título como este também têm um efeito perverso: muitas vezes são exactamente aquilo que o mercado “varre” antes de decidir a direcção seguinte. Num nome com volatilidade, pressão curta e bastante ruído técnico, um stop demasiado apertado pode tirar-te da posição no pior ponto possível.

Por isso, mais do que apertar stops por nervosismo, o importante é perceber onde a tese deixa realmente de fazer sentido. Se o nível de invalidação é esse, então o stop é lógico. Se for apenas por receio de uma oscilação normal, aí já estás a dar ao mercado o que ele quer: liquidez.

No fundo, o mercado caça fraqueza e gosta pouco de mãos tremidas. Quem está longo com convicção não precisa de adivinhar o cêntimo seguinte; precisa de saber até onde aguenta a tese.

J.f.vieira

por MADPIX » 17/4/2026 15:19

Errei quando no inicio da semana referi que na quarta feira iria aos 5€, ontem andou perto, por 3 cêntimos, ontem entrei com tudo na queda e alavanquei, 95% por fesada, confesso, os 5% foram para o único indicador que me fez alavancar desta forma foi no MACD 26, assinalado no gráfico, também pelos sinais de acumulação das ultimas semanas. O meu target seria apontar ali para a linha superior do megafone, mas isto já é fesada a mais, vou mas é apertar os stops!
Bons Negócios
Anexos
1.png

Registado: 29/11/2007 3:13

por J.f.vieira » 17/4/2026 15:04

Já estamos nos 5,04€, portanto a zona dos 5,10€ que referi não era propriamente um tiro no escuro — está ali à porta.

Agora, a questão passa a ser outra: se lá chegar, o mercado vai reagir como?
realização de mais-valias de curto prazo
ou
continuação do movimento com absorção da oferta

Num título como este, com pressão curta ainda presente, não me surpreendia ver um toque rápido e depois alguma volatilidade. Mas se houver força compradora suficiente, pode não ficar por aí.

J.f.vieira

por Kiko_463 » 17/4/2026 14:19

Ponto da situação atualizada, num momento que se anuncia abertura do estreito de Ormuz.
Anexos
Screenshot_20260417_141642_com_android_chrome_ChromeTabbedActivity.jpg

por J.f.vieira » 17/4/2026 14:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Google [Bot], m-m, Phil2014, psandrade, yggy e 66 visitantes