Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 28/5/2026 11:29

Ou vai ou arrebenta! :oh:
Mais umas pouquitas a 4.702...

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 28/5/2026 8:37

J Alves Escreveu:Atualização da bujarda....

Imagem

"Tudo na mesma, como a lesma", por enquanto.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por J.f.vieira » 28/5/2026 8:23

Vale o que vale!

Meta até final do ano.... 6.52€ ou não :D

J.f.vieira

por J Alves » 28/5/2026 7:24

Atualização da bujarda....

Imagem
Trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!

O mercado não quebra quem erra. Quebra quem não controla o erro.

Registado: 3/3/2006 11:17

por tami » 27/5/2026 18:31

.

Registado: 28/12/2015 16:15

por Ano nimus » 27/5/2026 16:35

Esta analise do Cesar Borja, faz-me lembrar um partido , nunca perdem ...
Se a Mota Engil, voltar aos 4...€
Se a Galp voltar aos 15...€
Se a Sonae voltar aos 1,5...€
entre outras

É natural que qualquer uma destas a essas cotações valorizem.

Registado: 5/12/2019 10:55

por MADPIX » 27/5/2026 16:30

:shock: Voltar aos 4€?? :wall:

Kiko_463 Escreveu:Na análise de Cesar Borja enaltece o potencial a longo prazo e recomenda comprar, se ela voltar ai aos 4 euros!

Registado: 29/11/2007 3:13

por Kiko_463 » 27/5/2026 16:07

A análise de Cesar Borja enaltece o potencial a longo prazo e recomenda comprar, se ela voltar a cair aos 4 euros!
Editado pela última vez por Kiko_463 em 27/5/2026 17:31, num total de 1 vez.

Registado: 2/1/2024 11:03

por J.f.vieira » 27/5/2026 15:54

por Pageup » 27/5/2026 15:22

Vendi algumas a 4,8880 de manhã, foi repetir o máximo de ontem de 4,89, tipo relógio suiço....voltaram a entrar a 4,80, agora o Irão diz que há acordo com os EUA acerca do estreito.

Registado: 1/4/2019 10:52

por MADPIX » 27/5/2026 15:14

A Mota continua a preferir caminhos apertados... squeeze nas BB.
Bons Negócios
Anexos
1.jpg

Registado: 29/11/2007 3:13

por J.f.vieira » 27/5/2026 10:25

Quando passar, ninguém a para...
Os gráficos não têm a melhor qualidade porque foram tirados através do telemóvel, mas penso que dá para perceber a ideia.

J.f.vieira
Anexos
Screenshot_20260527_101648_Samsung Browser.jpg
Screenshot_20260527_101541_Samsung Browser.jpg

por Kiko_463 » 27/5/2026 9:39

Também passei por essa fase, com 500 000 ações do BCP em carteira a um preço médio de 11 cêntimos e hoje teria o meu maior ganho se as tivesse mantido. Porém fui vendendo, e fui comprando, sempre com ganhos, até que chegou aos 50 cêntimos e a partir daí nunca mais voltei a entrar pois achei que era demais e não queria perder. Há estudos que recomendam essa estratégia de comprar e esquecer os movimentos do curto prazo, manter alongo prazo pode ser lucrativa. Porém acho que só funciona se estivermos num Bull Market.

por traderh » 27/5/2026 8:53

Engraçado na altura dos 7 centimos pensei vou comprar um milhao nunca tive um milhão de acções. Ja tinha 129.000 depois bateu o covid e vendi tudo o que tinha estas do bcp foram a 19 centimos.

Ao menos tivesse mantido estas 129k e ainda perdi dinheiro.

Registado: 10/6/2014 9:24

por Dragon56 » 26/5/2026 22:20

J.f.vieira Escreveu:Ao acompanhar a Mota-Engil, recordo muitas vezes uma experiência passada que me ensinou uma lição valiosa: por vezes, vender cedo demais custa mais do que aguentar a volatilidade.

Lembro-me bem de, antes da pandemia, um amigo meu, gerente de um balcão do Millennium BCP, ter falado comigo. Estava decidido a vender as ações do Millennium BCP porque já estava cansado de as ver sempre a desvalorizar e pediu-me a minha opinião. Na altura, respondi-lhe que tinha acabado de comprar 3 milhões de ações a uma média de 7 cêntimos e que a minha intenção era guardá-las durante muitos anos.

Mas, por ironia do destino, apareceu um vírus novo — o famoso COVID-19 — que trouxe consigo medo, incerteza e dúvidas. E eu, que tinha um plano bem definido, deixei-me dominar pelas emoções e vendi demasiado cedo.

Hoje, olhando para trás, percebo que a maior lição foi esta: no investimento, muitas vezes o maior inimigo não é o mercado, somos nós próprios. Se tivesse mantido a disciplina e respeitado a minha estratégia, hoje estaria numa posição muito melhor.

É por isso que olho para a Mota-Engil com outros olhos: vejo uma empresa com valor, potencial e um horizonte de longo prazo que merece disciplina e paciência. Espero não voltar a cometer o erro de vender cedo demais e, desta vez, manter a convicção até ao fim.

Partilho esta reflexão apenas com uma ideia em mente: ajudar outros investidores, sobretudo os menos experientes, a perceber que, muitas vezes, o mais difícil é mesmo não fazer nada. Estar quieto, ter paciência e não vender cedo demais pode fazer toda a diferença, especialmente quando o potencial ainda está claramente lá, vejo valor, vejo potencial e vejo um caminho que, para quem acredita no longo prazo, merece disciplina e paciência.

J.f.vieira

Comigo passou se exatamente a mesma situaçao, nao com a acao BCP mas precisamente com a acao ME em 2024, aprendi a liçao à minha custa perdi milhares de euros.

Registado: 28/5/2025 23:55

por J.f.vieira » 26/5/2026 21:15

por J.f.vieira » 26/5/2026 21:12

por J.f.vieira » 26/5/2026 20:48

Ao acompanhar a Mota-Engil, recordo muitas vezes uma experiência passada que me ensinou uma lição valiosa: por vezes, vender cedo demais custa mais do que aguentar a volatilidade.

Lembro-me bem de, antes da pandemia, um amigo meu, gerente de um balcão do Millennium BCP, ter falado comigo. Estava decidido a vender as ações do Millennium BCP porque já estava cansado de as ver sempre a desvalorizar e pediu-me a minha opinião. Na altura, respondi-lhe que tinha acabado de comprar 3 milhões de ações a uma média de 7 cêntimos e que a minha intenção era guardá-las durante muitos anos.

Mas, por ironia do destino, apareceu um vírus novo — o famoso COVID-19 — que trouxe consigo medo, incerteza e dúvidas. E eu, que tinha um plano bem definido, deixei-me dominar pelas emoções e vendi demasiado cedo.

Hoje, olhando para trás, percebo que a maior lição foi esta: no investimento, muitas vezes o maior inimigo não é o mercado, somos nós próprios. Se tivesse mantido a disciplina e respeitado a minha estratégia, hoje estaria numa posição muito melhor.

É por isso que olho para a Mota-Engil com outros olhos: vejo uma empresa com valor, potencial e um horizonte de longo prazo que merece disciplina e paciência. Espero não voltar a cometer o erro de vender cedo demais e, desta vez, manter a convicção até ao fim.

Partilho esta reflexão apenas com uma ideia em mente: ajudar outros investidores, sobretudo os menos experientes, a perceber que, muitas vezes, o mais difícil é mesmo não fazer nada. Estar quieto, ter paciência e não vender cedo demais pode fazer toda a diferença, especialmente quando o potencial ainda está claramente lá, vejo valor, vejo potencial e vejo um caminho que, para quem acredita no longo prazo, merece disciplina e paciência.

J.f.vieira

por J.f.vieira » 26/5/2026 16:45

Kiko_463 Escreveu:Nunca se viu uma pasmaceira assim entre 4,68 e 4,83€ sem bolor.

............. .............. ............

Kiko, por acaso essa “pasmaceira” faz-me lembrar muito outra fase da Mota-Engil que ainda tenho bem presente.

Na altura andava ali numa lateralização interminável perto dos 1,26€, parecia que nada acontecia e que o papel tinha adormecido. Também muitos se queixavam da falta de movimento… até ao dia em que ultrapassou essa zona — e depois já sabemos o que aconteceu.

Lembro-me bem porque, curiosamente, a minha média andava precisamente nesses 1,26€.

Não estou a dizer que a história se repete exatamente da mesma forma, mas muitas vezes rima. E estas fases de aparente “pasmaceira” são, não poucas vezes, períodos de consolidação e acumulação antes de movimentos mais relevantes.

Por isso, às vezes o que parece aborrecido no presente… acaba por ser visto mais tarde como uma excelente oportunidade.

J.f.vieira

por Kiko_463 » 26/5/2026 16:20

Nunca se viu uma pasmaceira assim entre 4,68 e 4,83€ sem bolir. Já cheira a naftalina.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 26/5/2026 18:03, num total de 1 vez.

por AlfaTrader » 26/5/2026 12:05

Ano nimus Escreveu:Bom dia, alguém tem conta no Big e ainda não recebeu os dividendos da ME, obgd

Eu tenho as ações no BIG e entraram hoje na conta os dividendos.

Registado: 29/4/2016 17:00

por J.f.vieira » 26/5/2026 11:14

Do ponto de vista técnico, a Mota-Engil continua a apresentar um comportamento bastante construtivo.

A cotação tem vindo a consolidar numa faixa relativamente estreita, respeitando a zona de suporte dos 4,66€–4,68€, enquanto se mantém próxima das médias móveis de curto prazo, sinal de equilíbrio entre oferta e procura.

Ao mesmo tempo, observa-se uma compressão cada vez maior contra a linha de tendência descendente de curto prazo. Este tipo de configuração técnica é normalmente precursor de um movimento mais expressivo, uma vez que o mercado vai acumulando energia dentro de um intervalo cada vez mais apertado.

O facto de não haver rejeição forte em baixa, apesar das várias tentativas de pressão vendedora, reforça a ideia de que o papel está em fase de consolidação/absorção, mais do que em fase distributiva.

Na minha leitura, se não ocorrer hoje, parece-me que estaremos muito próximos dessa resolução técnica. E, pelo comportamento atual da cotação, a probabilidade de esse movimento acontecer em alta parece-me, neste momento, superior à de uma quebra em baixa.

Por vezes, o mercado demora a confirmar… mas o gráfico começa a deixar sinais cada vez mais claros.

J.f.vieira

por Ano nimus » 26/5/2026 9:01

Bom dia, alguém tem conta no Big e ainda não recebeu os dividendos da ME, obgd

Registado: 5/12/2019 10:55

por J.f.vieira » 26/5/2026 8:21

https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/jeni ... s-sertoes/

A entrada da Mota-Engil no consórcio para a concessão da Rota dos Sertões mostra claramente a ambição do grupo em reforçar a sua posição no mercado brasileiro de infraestruturas.

Estamos a falar de um projeto de R$ 4,3 mil milhões (cerca de €670 milhões), num contrato de 30 anos, o que representa receita recorrente, visibilidade de longo prazo e potencial de criação de valor.

Mais importante ainda: demonstra capacidade da Mota-Engil para competir em grandes concessões, ao lado de parceiros fortes como a antiga Odebrecht (hoje reestruturada sob a Novonor).

Se vencer este leilão, pode ser um catalisador importante para a perceção do mercado sobre a empresa, reforçando o pipeline internacional e sustentando crescimento futuro.

Na minha opinião, mais um sinal de que a Mota-Engil continua bem posicionada para captar grandes oportunidades em mercados estratégicos.

J.f.vieira

por Kiko_463 » 25/5/2026 19:21

Mota-Engil vai construir primeira fase da “gigafactory” de Sines. São mais 200 milhões. Acionistas chineses falam a mesma língua que o cliente da obra.

Como a China controla aproximadamente 80% da mineração global de terras raras e processa até 90% da oferta mundial, o que lhe confere uma influência desproporcional sobre os minerais que alimentam centros de dados de IA, veículos elétricos e sistemas de defesa dos EUA os negócios prometem crescer no futuro.

Prefiro ter os chineses como sócios que abutres americanos!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], lito, lsmsimoes9, OCTAMA e 59 visitantes