BCP - Tendência marcadamente descendente...
Se é canal ou não, os próximos dias o dirão...
Reparem que não é de excluir uma linha de suporte ascendente (com inclinação muito pequena) iniciada em finais de Outubro de 2003.
A meu ver a única certeza que há neste momento é que o BCP não está interessante, nem para touros nem para ursos. E o melhor é mesmo estar de fora, como já aqui foi dito.

Reparem que não é de excluir uma linha de suporte ascendente (com inclinação muito pequena) iniciada em finais de Outubro de 2003.
A meu ver a única certeza que há neste momento é que o BCP não está interessante, nem para touros nem para ursos. E o melhor é mesmo estar de fora, como já aqui foi dito.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Patdav Escreveu:Eu pela minha parte e para o intervalo apresentado acho uma diferença muito grande! (para se chamar canal)
Mas......são opiniões!
Nem sequer se pode chamar preciosismo, sou de opinião que as figuras, formações devem estar o mais correctas possível, pois elas servem-nos precisamente para tentar “adivinhar” o comportamento futuro de um índice, e este pode ser completamente diferente caso estejamos a falar de um ........Canal.......Triângulo.......Cunha ......Estrela..... Hs......etc......etc....
Eu....... eventualmente, até acho que a fig está bem desenhada...... o nome é que.....
Pat, eu por muito que olhe para o gráfico vejo um canal.
Mas que figura é que tu sugeres então que é, ou seja, que nome lhe dás?
- Anexos
-
- canal.gif (7.19 KiB) Visualizado 1026 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
BOM-SENSO
MarcoAntonio Escreveu:O que interessa se saiem notícias positivas se o activo não sobe?
O que interessa se «fulano» está a comprar se o activo não sobe?
O que interessa se os resultados são positivos ou (aparentemente) muito bons se o activo não sobe?
O que interessa se a economía está má se o activo sobe?
O que interessa se impera o descrédito entre os investidores mas o activo sobe?
E por aí adiante...
A AT segue o princípio de que o mercado é que manda e que o que se passa no mercado (ou a súmula de tudo o que se passa no mercado) se reflecte no gráfico.
Exactamente.
Esta citação devia estar num artigo permanente na homepage sob o título: "para ganhar na bolsa não precisa ser economista, mas precisa de bom-senso".
Cumprimentos, um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com
Boas
Bem sinceramente não roubei nem acrescentei
......... aliás eu comentei que era ...”a olhometro”
Nem fui eu que as coloquei “lado a lado” ......foi uma projecção do programa.
Se, o caso é esse........ vamos levantar as tuas!
upsssss (parece que a azul ficou um bocadinho acima)
O que estava aqui mesmo em causa não era meio milímetro que eu supostamente tivesse “perdido”. Era mesmo a definição de canal.
Obrigado por me teres dado a tua!
Eu pela minha parte e para o intervalo apresentado acho uma diferença muito grande! (para se chamar canal)
Mas......são opiniões!
Nem sequer se pode chamar preciosismo, sou de opinião que as figuras, formações devem estar o mais correctas possível, pois elas servem-nos precisamente para tentar “adivinhar” o comportamento futuro de um índice, e este pode ser completamente diferente caso estejamos a falar de um ........Canal.......Triângulo.......Cunha ......Estrela..... Hs......etc......etc....
Eu....... eventualmente, até acho que a fig está bem desenhada...... o nome é que.....
Obrigado e desculpa o tempo tomado.
Abraço
Patdav

Bem sinceramente não roubei nem acrescentei

Nem fui eu que as coloquei “lado a lado” ......foi uma projecção do programa.
Se, o caso é esse........ vamos levantar as tuas!

O que estava aqui mesmo em causa não era meio milímetro que eu supostamente tivesse “perdido”. Era mesmo a definição de canal.
Obrigado por me teres dado a tua!

Eu pela minha parte e para o intervalo apresentado acho uma diferença muito grande! (para se chamar canal)
Mas......são opiniões!
Obrigado e desculpa o tempo tomado.
Abraço

Patdav
..........................
josema Escreveu: No que ao BCP respeita, não sei como é que a análise técnica equaciona estes três factos simultâneos: apresentação de resultados semestrais acima do previsto pelos analistas; 2º venda da S&P por preços acima do anunciado; 3º venda inopinada, por parte da CGD, de 110 milhões de acções do BCP.
O Marco já disse praticamente tudo! Os investidores que utilizam a AT acreditam que esta incorpora todos os factores importantes para um título, aqueles que são do conhecimento de toda a gente e aqueles que, numa primeira fase, só alguns conhecem!!!

Acontece com frequência um título ter um comportamento bear/bulish muito antes da notícia importante que suporta esse movimento ser do conhecimento geral... lá voltamos nós ao "inside trading" (eu não acredito nele mas que há há!!!

josema Escreveu:Nota: espero, srs Administradores, que desta vez alguém se dê ao incómodo de, pelo menos, criticar o meu post, tanto mais que nada afirmei que não fosse devidamente argumentado. Mesmo as dúvidas que levanto, são mais que dúvidas: são problemas que a todos nós afectsam.
Não sou administrador e tb não foi grande incómodo responder-lhe... esqueci-me foi de criticar! fica para a próxima!

valves Escreveu:Agora que do ponto de vista fundamental ( para quem investe num titulo a pensar em ir para o conselho de Administração![]()
tipo JCS ) é obvio que salvo algo que não se saiba é mais seguro hoje estar em BCP do que há uns meses atrás.
Cumpts
Vasco
eheheh Vasco

---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
O que eu quero é apanhar os movimentos significativos relativamente cedo mas com segurança e evitar as quedas (ou ser afectado por elas o menos possível) tanto quanto possível, principalmente quando elas se prolongam no tempo. Como é o caso actual dos mercados...
Não tenho intenções de apanhar toda a subida nem todas as subidas.
Marco, só para acrescentar, reforçando o sentido
"MAIS VALE PERDER UM GANHO que GANHAR UMA PERDA"
abraço
Trend is your friend
tem PC? Eis uma espetacular ferramenta, click aqui
josema Escreveu:1º MA: é sempre com muito interesse que leio as tuas análises,(a minha idade permite-me tratar toda a gente por tu sem que isso signifique falta de consideração, antes, o contrário). No que ao BCP respeita, não sei como é que a análise técnica equaciona estes três factos simultâneos: apresentação de resultados semestrais acima do previsto pelos analistas; 2º venda da S&P por preços acima do anunciado; 3º venda inopinada, por parte da CGD, de 110 milhões de acções do BCP. Quem comprou e em que condições? Alguém sabe? A única coisa que sei é que o BPI aproveitou para reforçar a sua posição estratégica em 0,3%, portanto não vai vender.
Agora pergunto: será admissível que a CGD tenha escolhido alguns amigos da sua administração para colocar as acções do BCP a 1,75? Na afirmativa, estamos feitos: a nossa bolsa perdeu definitivamente todo o crédito, porque os tais amigos vão ficar a despejar BCP durante 2/3 meses.
Na negativa, os institucionais foram "escolhidos" pela CGD e, por isso, não vão "despejar" o que compraram em saldo e as acções BCP voltarão em breve ao patamar para que apontam os resultados apresentados.
Gostaria muito que a Administração do fórum tentasse obter informações objectivas quanto possível sobre este assunto. Se seguiram o meu raciocínio, hão-de concordar que não se trata apenas do BCP, nem só da CGD, mas de todo um sistema. A resposta que o tempo - pelo menos este nunca mente - nos der dirá se eu e muita gente que investe na nossa bolsa voltaremos a investir nela ou não.
Bem, a AT não equaciona esses factores, pura e simplesmente.
Eu sei que isto faz muita confusão à maior parte daqueles que não estão suficientemente familiarizados com a AT.
Por vezes isto é mal entendido. Um analista técnico não entende necessariamente que o que faz mover os títulos é a AT em si.
Eu, pelo contrário, defendo que é tudo isso - notícias, rumores, resultados, sentimento dos investidores, economia em geral, etc - que faz mover os papéis.
No entanto, tudo isso se reflecte de uma forma ou de outra no gráfico.
O que interessa se saiem notícias positivas se o activo não sobe?
O que interessa se «fulano» está a comprar se o activo não sobe?
O que interessa se os resultados são positivos ou (aparentemente) muito bons se o activo não sobe?
O que interessa se a economía está má se o activo sobe?
O que interessa se impera o descrédito entre os investidores mas o activo sobe?
E por aí adiante...
A AT segue o princípio de que o mercado é que manda e que o que se passa no mercado (ou a súmula de tudo o que se passa no mercado) se reflecte no gráfico.
Acerta-se sempre investindo com base na AT?
Não.
Há algum método através do qual se acerte sempre?
Também não.
É um método como os outros, intrinsecamente não é melhor nem pior. A forma como implementamos esse método é que dirá se connosco dá resultados positivos ou não.
Uns dão-se bem a investir com base na AT. Outros nem por isso. Uns tentam avaliar notícias, rumores, etc e dão-se bem. Outros nem por isso. Uns tentam avaliar os fundamentais e dão-se bem, outros nem por isso.
Outro aspecto que quería salientar é o seguinte: esta opinião não é propriamente nova e tenho vindo ao longo dos últimos meses a defender na generalidade dos casos que os papéis não estão apetecíveis e posições moderadas.
Ora, se o BCP começar a subir agora, paciência.
O que eu quero é apanhar os movimentos significativos relativamente cedo mas com segurança e evitar as quedas (ou ser afectado por elas o menos possível) tanto quanto possível, principalmente quando elas se prolongam no tempo. Como é o caso actual dos mercados...
Não tenho intenções de apanhar toda a subida nem todas as subidas.
Para o que eu pretendo extrair dos mercados a AT tem-me sido suficiente.
Por estas (e outras) razões eu não entro nesse tipo de discussão. Não que a considero de todo irrelevante mas porque para mim, para o meu tipo de análise e para o meu tipo de investimento não é relevante.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pat,
a tua primeira linha, a azul, está inflacciondazita.
a tua segunda linha, a verde, está roubadita.
quando as colocaste lado a lado, colocaste a da direita mais abaixo, inadvertidamente certamente.
Mas estes três factores em conjunto fazem parecer as duas larguras muito diferentes. Não são assim tanto.
De qualquer das formas isto é secundário porque mesmo que a diferença fosse aquela que parece no teu post eu continuaría a falar de um canal.
Um canal é constituído por duas linhas aproximadamente paralelas. Muito, mas muito, raramente elas são exactamente paralelas. Além disso, ao longo da sua formação, vão muitas vezes tendo pequenos acertos à medida que se vão realizando novos máximos e novos mínimos relativos.
Ou seja, aquilo para mim é e será sempre, como formação gráfica, um canal. Não obstante estar a estreitar ligeiramente, se quisermos ser muito precisos...

Mas estes três factores em conjunto fazem parecer as duas larguras muito diferentes. Não são assim tanto.
De qualquer das formas isto é secundário porque mesmo que a diferença fosse aquela que parece no teu post eu continuaría a falar de um canal.
Um canal é constituído por duas linhas aproximadamente paralelas. Muito, mas muito, raramente elas são exactamente paralelas. Além disso, ao longo da sua formação, vão muitas vezes tendo pequenos acertos à medida que se vão realizando novos máximos e novos mínimos relativos.
Ou seja, aquilo para mim é e será sempre, como formação gráfica, um canal. Não obstante estar a estreitar ligeiramente, se quisermos ser muito precisos...
- Anexos
-
- canal.gif (7.19 KiB) Visualizado 1047 vezes
Re: BCP - Tendência marcadamente descendente...
MarcoAntonio Escreveu:Assim, temos o BCP com uma clara tendência descendente no curto e médio-prazo.
Olá a todos. Depois de incidentalmente, descobrir este tópico iniciado pelo Marco, não resisti a interromper as minhas férias para vir dizer algumas coisinhas que merecem ser ditas neste preciso momento.
Primeiro, parabéns pela tua análise Marco. Em geral, está quase tudo lá o que é importante dizer sobre o que se está a passar no título a nível técnico.
Mas permitam-me acrescentar, que não é só no curto e no médio-prazo que o BCP está com tendência descendente... é no longo-prazo também! Ora vejam esta tendência desgraçada de longo-prazo, no gráfico em baixo.
Muito tempo vai ter de passar, e muitas provas nos curtos e médio-prazos esse título terá de dar, até que se possa dizer que este título desgraçado retomou uma tendência de subida de longo-prazo.
Até lá, e como a tendência principal de longo-prazo ainda é de queda, qualquer ressalto positivo de médio-prazo como aconteceu no ano passado, com posterior quebra de suporte de curto-prazo no início deste mês, deve ser encarado como forte sinal de alarme para sair do título e se possível apostar para a sua queda (não sei se isso ainda é possível neste país)... Este não é o momento para ficar expectante e impávido, em auto-negação, enquanto se assiste em descrença a ver o seu título a cair e cair e cair... E isto é bem possível pois o título estará meramente a acompanhar a sua tendência de queda de longo-prazo ainda incompleta, e que nesta fase, ainda tem mais inércia do que um camião carregado de granito.
Ainda para os touros (optimistas da bolsa)... abram os olhos e olhem para os gráficos desde o início deste Bearmarket em 2000, antes de dizerem que isto "tá bom para comprar"... e olhem também para os volumes desgraçados da nossa bolsa nos últimos anos e no presente (o volume é o combustível dos bullmarkets - sem ele, serão fracos), com olhos imparciais e de profunda reflexão e analisem se isto está realmente "tão bom para comprar" como alguns julgam que está.
Mais uma vez, parabéns Marco, pela tua coragem de mostrares o quadro negro como ele realmente está, sem receio dos injustos ataques e insultos que sempre surgem contra quem só quer partilhar a sua análise não-coincidente com a maioria (geralmente errada)... Mas cá para mim, ainda devias ter sido mais abrangente na tua análise e mostrar o longo-prazo desgraçado deste título, porque tudo o que acontece nos time-frames inferiores, é herdado dos time-frames superiores. Assim dita a Lei Universal dos gráficos técnicos de bolsa.
Bons lucros com as quedas, para quem está short.
Um abraço.
- Anexos
-
- 20040722-bcp.GIF (22.97 KiB) Visualizado 1071 vezes
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
Boas tardes compreendo a analise do Marco Antonio compreendo a reação do ovos moles mas deixem -me só dizer -lhes a minha opinião pessoal :
Quando se diz que o BCP está numa tendencia marcadamente descendente é realmente verdade e basta dar mos uma olhadela ( não é preciso muito profunda ) para os graficos do titulo. O ovos moles realmente optimista ( e aliás legitimamente ) quanto á futura performance do titulo reage mal. O que acontece é que os titulos podem descer por 2 razões muito especificas :
- Má gestão ou seja factores ligados com o proprio risco de negocio
- Factores comuns ao mercado ou seja naqueles momentos em que como diz o Dr. Braga de Matos seja " Donzela " ou "menina mal comportada " tudo apanha por tabela e cai são aquelas descidas generalizadas do mercado.
A não ser que exista algo que ainda não saibamos e que outros saibam a razão de descida do BCP prende -se com o mau momento dos mercados e ontem ( ainda bem que estou fora ) os mercados americanos foram um balde de agua fria para quem estava á espera de uma ultima reação que levasse o Nasdak pelo menos uma ultima vez este verão para a casa dos dois mil e picos o que eu agora já não estou tão confiante como estava há uns dias atrás. Agora que do ponto de vista fundamental ( para quem investe num titulo a pensar em ir para o conselho de Administração
tipo JCS ) é obvio que salvo algo que não se saiba é mais seguro hoje estar em BCP do que há uns meses atrás.
Cumpts
Vasco
Quando se diz que o BCP está numa tendencia marcadamente descendente é realmente verdade e basta dar mos uma olhadela ( não é preciso muito profunda ) para os graficos do titulo. O ovos moles realmente optimista ( e aliás legitimamente ) quanto á futura performance do titulo reage mal. O que acontece é que os titulos podem descer por 2 razões muito especificas :
- Má gestão ou seja factores ligados com o proprio risco de negocio
- Factores comuns ao mercado ou seja naqueles momentos em que como diz o Dr. Braga de Matos seja " Donzela " ou "menina mal comportada " tudo apanha por tabela e cai são aquelas descidas generalizadas do mercado.
A não ser que exista algo que ainda não saibamos e que outros saibam a razão de descida do BCP prende -se com o mau momento dos mercados e ontem ( ainda bem que estou fora ) os mercados americanos foram um balde de agua fria para quem estava á espera de uma ultima reação que levasse o Nasdak pelo menos uma ultima vez este verão para a casa dos dois mil e picos o que eu agora já não estou tão confiante como estava há uns dias atrás. Agora que do ponto de vista fundamental ( para quem investe num titulo a pensar em ir para o conselho de Administração

Cumpts
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
A Morgan desde que pode transaccionar directamente no nosso mercado sem intervençaõ de uma corretora nacional, tem feito umas brincadeiras interessantes. O BCP tem sido uma das vitimas, mas se repararem na EDP os volumes anormais no Bid e no Ask, mostram claramente a existente de investidores não tão usuais no nosso mercado.
Marco, recebi o teu post privado e mais uma vez peço desculpa pela agressividade do meu post inicial, no entanto, acredito que se a minha resposta fosse a um visitante do forum não teria gerado tanta polémica.
Marco, recebi o teu post privado e mais uma vez peço desculpa pela agressividade do meu post inicial, no entanto, acredito que se a minha resposta fosse a um visitante do forum não teria gerado tanta polémica.
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."
Trend Escreveu:Boas MARCO
O que lhe parece uma quebra desse canal?
Para já não me parece que valha a pena falar nisso.
Como é que vai quebrar? Com ou sem momentum? Com ou sem volume? No decurso de (mais) uma lateralização?
Creio que é muito cedo para falar nisso mas à partida, na quebra em alta do canal, começaría a ficar interessante (bem como com as quebras das resistências na zona dos 1.90 e 2.00€). Mas, para dizer algo mais do que isto, parece-me muito cedo...
Trend Escreveu:o BCP estar a cotar valores similares aos de FEV2004, praticamente anulando a ultima subida vereficada em FEV04?
Não dou particular relevância. É uma zona que poderá funcionar como suporte, como outras por onde o BCP já passou e como outros por onde o BCP passará caso venha a realizar novos mínimos relativos. No imediato tem potencial para servir de suporte, claro.
Patdav Escreveu:por falar em ter cão ou não.......
![]()
Assim a olhometro......
não vejo nenhum canal descendente no BCP....
![]()
Vê o post das 14:59...

josema Escreveu:...Na negativa, os institucionais foram "escolhidos" pela CGD...
Pelo que tem saído, os compradores foram "arranjados" pela Morgan Stanley e pelo Deutsche Bank, pelo que não me admiraria nada que neste momento tivessemos muitos estrangeiros no capital do Millennium BCP.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Anonymous Escreveu:....Eu proponho que se faça uma varanda aqui no caldeirão, do tipo que existia nos marretas, onde estavam 2 velhotes sempre a dizer mal de tudo...
eheheh

Digo isto porque se tem assistido ultimamente a um "Se não fizessem era péssimo, como fizeram é horrivel..." Infelizmente tem sido assim...

Faço força para que cada um exprima as suas convicções sejam elas quais forem mesmo que não reunam consensos ou que possam não se vir a verificar (desde que justificadas), porque são elas mesmas que fazem (na minha opinião e com raras excepções) do caldeirão dos poucos "sites" que faço questão de dar um olhinho quando posso (nem sempre)...
(Aproveito por isso - e creio ser a primeira vez - para felicitar os responsáveis do nosso Caldeirão

Venham de lá essas opiniões e diferentes pontos de vista!

Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
1º MA: é sempre com muito interesse que leio as tuas análises,(a minha idade permite-me tratar toda a gente por tu sem que isso signifique falta de consideração, antes, o contrário). No que ao BCP respeita, não sei como é que a análise técnica equaciona estes três factos simultâneos: apresentação de resultados semestrais acima do previsto pelos analistas; 2º venda da S&P por preços acima do anunciado; 3º venda inopinada, por parte da CGD, de 110 milhões de acções do BCP.
Quem comprou e em que condições? Alguém sabe? A única coisa que sei é que o BPI aproveitou para reforçar a sua posição estratégica em 0,3%, portanto não vai vender.
Agora pergunto: será admissível que a CGD tenha escolhido alguns amigos da sua administração para colocar as acções do BCP a 1,75? Na afirmativa, estamos feitos: a nossa bolsa perdeu definitivamente todo o crédito, porque os tais amigos vão ficar a despejar BCP durante 2/3 meses.
Na negativa, os institucionais foram "escolhidos" pela CGD e, por isso, não vão "despejar" o que compraram em saldo e as acções BCP voltarão em breve ao patamar para que apontam os resultados apresentados.
Gostaria muito que a Administração do fórum tentasse obter informações objectivas quanto possível sobre este assunto. Se seguiram o meu raciocínio, hão-de concordar que não se trata apenas do BCP, nem só da CGD, mas de todo um sistema. A resposta que o tempo - pelo menos este nunca mente - nos der dirá se eu e muita gente que investe na nossa bolsa voltaremos a investir nela ou não.
Ovos: porque adora Aveiro (meu local de pesca há muitos anos e há mais de 10 que passo férias em Mira) gosto do pessoal daí e, obviamente dos teus "pareceres". Não leves a mal que te diga que há muitos modos de "matar pulgas", ou seja, de concordar ou discordar. Num fórum como este, a reacção impulsiva não tem espaço. Deste modo penso - e tu mesmo já o reconheceste - que foste excessivo com o MA, assim como me parece, que o teu stop no BCP a 1.74 é demasiado defensivo pelo que já expus anteriormente. Não sou crente (em termos religiosos) mas rezo a todos os santos que estejas enganado.
A tomada de posse deste governo já nos deu uma (pálida!!!!) ideia de como está este país. Se tiveres razão, então é o fim da picada.
Nota: espero, srs Administradores, que desta vez alguém se dê ao incómodo de, pelo menos, criticar o meu post, tanto mais que nada afirmei que não fosse devidamente argumentado. Mesmo as dúvidas que levanto, são mais que dúvidas: são problemas que a todos nós afectsam.
Bons negócios e saudações amigas.
Quem comprou e em que condições? Alguém sabe? A única coisa que sei é que o BPI aproveitou para reforçar a sua posição estratégica em 0,3%, portanto não vai vender.
Ovos: porque adora Aveiro (meu local de pesca há muitos anos e há mais de 10 que passo férias em Mira) gosto do pessoal daí e, obviamente dos teus "pareceres". Não leves a mal que te diga que há muitos modos de "matar pulgas", ou seja, de concordar ou discordar. Num fórum como este, a reacção impulsiva não tem espaço. Deste modo penso - e tu mesmo já o reconheceste - que foste excessivo com o MA, assim como me parece, que o teu stop no BCP a 1.74 é demasiado defensivo pelo que já expus anteriormente. Não sou crente (em termos religiosos) mas rezo a todos os santos que estejas enganado.
A tomada de posse deste governo já nos deu uma (pálida!!!!) ideia de como está este país. Se tiveres razão, então é o fim da picada.
Nota: espero, srs Administradores, que desta vez alguém se dê ao incómodo de, pelo menos, criticar o meu post, tanto mais que nada afirmei que não fosse devidamente argumentado. Mesmo as dúvidas que levanto, são mais que dúvidas: são problemas que a todos nós afectsam.
Bons negócios e saudações amigas.
Boas MARCO
O que lhe parece uma quebra desse canal?
o BCP estar a cotar valores similares aos de FEV2004, praticamente anulando a ultima subida vereficada em FEV04?
Abraço

Abraço
Trend is your friend

tudo bem. E registo a coragem do teu segundo post.

a minha análise não é fatalista. Creio que terá ficado essa ideia pela reacção do Ovos mas a análise é uma análise perfeitamente normal.
Deixo alguns exemplos da sua moderação.
Eis como eu considero a queda: «São já mais de 4 meses de queda, ainda que relativamente lenta».
Eis como eu considero o BCP: «Continua pouco apetecível o BCP...»
Ou seja, na análise eu limitei-me a dizer que não vía motivos para comprar. Não descrevi nenhum cenário fatalista até porque para mim as quedas, tal como as subidas, são movimentos perfeitamente normais.
Depois de ter quebrado vários suportes importantes eu não encontro motivos para achar que é agora que o BCP vai interromper a queda que dura há 4 meses. Porquê agora?
Quero dizer que o BCP vai cair com toda a certeza? Obviamente que não.
Sublinho ainda que esta é uma análise de médio-prazo.
Relativamente à questão do GAP, eu não dou muita importância ao GAP. Aliás, estes têm sido algo frequentes no BCP em alturas de notícias e novidades. E tanto poderá vir a ser fechado como não...
Pessoalmente e apesar da opinião que emiti em cima - sublinho que é uma opinião de médio-prazo pelo que não colide com isto - até creio como relativamente provável vir a ser fechado.
Isto porque, se notarmos, a queda do BCP enquadra-se num canal descendente e neste momento o BCP encontra-se na base do canal. Assim, se mantiver o ritmo de queda dos últimos 4 meses, o BCP poderá perfeitamente visitar a zona dos 1.85-1.90€ ou por aí e portanto fecharía o GAP.
Deixo em anexo um gráfico onde se pode visualizar esse canal e onde se pode constatar que mesmo uma subida de curto ou muito curto-prazo não colidíria necessariamente com a opinião que deixei no primeiro post.
Quanto à reacção ao suporte dos 1.75€ pode-se constatar que também ela está perfeitamente enquadrada com o canal e com a tal tendência descendente de médio-prazo.
- Anexos
-
- bcp-20040722c.png (22.02 KiB) Visualizado 1210 vezes
Re: Male, male,....
2º o movimento gerado no BCP, caso não te tenhas apercebido quando tiveste de férias, deveu-se à troca de participações e à venda de 110M de acções a 1.75;
Vamos pensar que hoje é um dia menos bom do nosso amigo ovos moles

Ele sabe lêr tb ou melhor um gráfico como qq um de nós e tb sabe que não foi esta, a semana decisiva, mas sim quando os 1,90 foram quebrados.
Penso que a partir dessa altura muito(para mim) ficou esclarecido.
A tendência que o Marco refere está no gráfico bem demonstrada,e a quebra dos 1,90 tb.
abraço para Aveiro
- Anexos
-
- bcp.png (16.23 KiB) Visualizado 1265 vezes
- Registado: 5/11/2002 11:30
Penso que todos os participantes deste excelente Forum ( incluindo os visitantes ) sabem dar o devido mérito ás análises técnicas do Marco, do Ulisses,TRSM, etc. Mas tambem me parece verdade que existem acontecimentos relevantes na evolução de determinada cotação, que distorcem simples análises técnicas e que deveriam ser evidenciados, para tornar essas análises mais próximas da realidade.
-
Visitante
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Mar58 e 126 visitantes