Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O Impressionante Barroso

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Política

por Emanuel Santos » 26/6/2004 12:16

Este tópico acabou por chegar (inevitavelmente, talvez ?) áquele tipo de discussão futebolística, tipicamente praticado nas tascas, género "O meu clube é que é bom, o teu não vale nada".

Era bom que á semelhança das opiniões sobre bolsa, houvesse argumentos apresentados e debatidos, caso contrário toda a conversa perde sentido e interesse, tornando-se oca, vazia e maçadora, limitando-se a existir pelo simples facto de ocupar espaço no fórum...
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

por Visitante » 26/6/2004 4:07

Stratega Escreveu:Será q fugir com o rabinho entre as pernas depois de ter feito asneira a dar cum pau é igual a sair pró cargo de Presidente da Comissão Europeia pró qual foi convidado e escolhido pela maioria dos governos europeus????????? Devo estar a precisar de umas gotas nos olhos!!!

Claro que não! Mas veja lá, quando meter as gotas, não inunde os olhos...é que embora a forma seja diferente, o facto é que ambos saem a meio!
Visitante

Conversa puxa conversa e.......

por Lamp » 26/6/2004 3:28

Não era minha intenção trazer ao fórum a discussão politica sobre a personagem Barroso mas era inevitável que isso acontecesse.

O meu propósito era realçar o sucesso,aparentemente fácil,com que muitos são bafejados na vida. Não só na politica ,também nas bolsas há sucessos de realçar, provenientes de pessoas que ,aparentemente, nada percebem de bolsa.

Que me desculpe o Cinzento, mas retive algumas afirmações que ele aqui fez há meses quando as bolsas subiram desmesuradamente mais ou menos do tipo:« agora que eu me tinha preparado no estudo dos mercados e perdido o meu tempo quem ganha na bolsa são os que menos preparados estão»

Este tipo de sucesso é frequente na politica. Recordo aqui a primeira eleição de Mário Soares para presidente da República . Mário Soares tinha deixado o PS com pouco mais de 20% de votos nas legislativas.Passados poucos meses houve as eleições presidênciais e ele foi eleito presidente.

Onde esteve a origem(ou parte) deste sucesso? Se se recordam, foi nessa altura que o seu "inimigo figadal",Álvaro Cunhal, aconselhou os militantes a "engolirem o sapo" , fazerem a cruz e virarem a cara para o lado,porque apesar de tudo, Mário Soares era o mal menor.

Mas não existiria mérito de Mário Soares no seu sucesso? Certamente existia : para ser o mal menor, implicitamente era-lhe reconhecido algum mérito.

É aqui que eu quero chegar ao Barroso. Li aqui muitas criticas negativas em relação ao personagem, mas não terá Barroso algum mérito?

Certamente terá.Não é fácil vir do MRPP;apesar de nesse tempo os comunistas dizerem que o MRPP eram os filhos dos PPDs, e terem sido eles a encabeçar a luta contra o "social fascismo".Dizia eu que não era fácil entrar num partido com uma grande franja conservadora mesmo proveniente do MRPP, ser presidente do partido,ganhar as legislativas e ser 1º ministro.Confesso que fiquei surpreendido.

Também li que o Barroso com o discurso da "tanga" arrastou as bolsas para o abismo.Nada mais falso, até meio de 2002 já as bolsas tinham batido quase no fundo.

É claro que o país não está bem, mas a rapidez desejada por muitos aqui do forúm só faz sentido com uma politica radical do tipo: à pessoal a mais no estado; então despedem-se.... mas parece que isso não agrada a ninguém e provocaria uma "trombose" politica.

Para termos ideia da dificuldade que existe em modificar algo positivamente vejam o seguinte. Há dias ouvi o F.Rodrigues a criticar o sistema de saúde. Dizia ele que o PS nos 6 anos de governo tinha introduzido muitas melhorias mas é preciso acelerar mais as modificações nessa área. Ora bem, se em 6 anos não conseguiram tornar razoável o sistema de saúde, como querem que o governo em 2 anos mude todos os sistemas do país de forma satisfatória?

Curiosamente, parece que ninguém se apercebeu disso, o Barroso fez numa área essa politica radical. Estou-me a referir às contribuições no imobiliário. Foi a sua base politica a mais sacrificada e as eleições reflectiram isso também. Nenhum governo se tinha atrevido a modificar as contribuições e todos falavam nisso!

Falou-se aqui que a sua eleição se deve a ter apoiado os americanos na guerra do Iraque.Também acredito que esteja aí um pouco desta eleição. Mas se é isso, só demonstra que o Barrosso estava certo e que os restantes europeus já viram a necessidade de resguardar um "dedal" de petróleo no Médio Oriente.

Não se trata de roubar, antes assegurar,um recurso vital para a humanidade fora das ambições radicais extremistas. Tal como num medicamento, quem o tiver, tem o privilégio do seu esforço na recompensa do lucro, mas nunca o direito de lhe chamar só seu.

Penso portanto que não há "almoços grátis" e se o Barroso for eleito é justiça que lhe é feita. Porutgal pode tirar alguns dividendos disso. Não se pense que o Barroso vai ser o dono da europa, mas vai ter leis feitas por todos e terá o direito de zelar pelo seu cumprimento.
Lamp

por Investaucalhas » 26/6/2004 0:51

josema Escreveu:Será assim tão difícil de perceber que não somos menos que os outros?

Aí é que está o cerne da questão. Enquanto nos contentarmos tanto com pequenas migalhinhas, e pensarmos "agora sim somos importantes" quando surgem estas situações, nunca iremos perceber tal coisa.

Foi preciso o nosso primeiro-ministro andar quase a servir sandes ao Bush e Blair para sermos notados? Bendita discrição. É a esta falta de auto-estima que me refiro. Nós choramos quando recebemos um prémio Nobel ou fazemos notícia quando se sabe que o indivíduo que fez as selas para as filmagens do Sr. dos Anéis é português.

Enfim,andamos sempre em bicos de pés para nos verem...ao invés de aceitarmos com orgulho que somos um país pequeno. Poderíamos ser pequenos em dimensão mas grandes em orgulho e dignidade - olhem para a suíça, p.e.. Mas somos mesmo pequenos em tudo...e sempre a querer um fotografia ao lado dos grandes.

Desculpem o desabafo, mas eu acho isto tudo um pouco triste...ou pensam que o Durão Barroso doi escolhido pelo seu perfil de competência???? :roll:

Registado: 7/4/2004 13:17

por josema » 26/6/2004 0:38

Concordo com o Sensato. Quanto ao Estratega, sei tudo aquilo que ele diz saber (hino, cores da bandeira, etc.,) desde a escola primária. Sou de esquerda e nunca votei num partido ou candidato de direita, embora sempre, como há dias aqui disse, tenho votado. Tam,bém defendo a livre iniciativa económica (que não é a mesma coisa que o capitalismo) e adora jogar na bolsa, e ganhar, é claro.
Agora vamos ao Dr. Barroso. Não tenho qualquer simpatia pelo homem e, muito menos pelo seu modo de fazer política. Não tem perdão aquela sua atitude de gritar aos quatro ventos:"estamos de tanga, estamos de tanga". Mesmo que fosse verdade, ele tinha o DEVER de entender o que tais palavras iriam desencadear. Para quem joga na bolsa sabe que o que aqui afirmo é incontornável:ainda estamos a pagar os efeitos desastrosos que tal atitude provocou, gerando desânimo, falta de fé em nós próprios como povo, e consequente acentuar das dificuldades económicas que já se desenhavam. O homem errou, ponto final.
Mas agora ele merece a confiança da maioria europeia - em termos de nações e de número de habitantes - para presidir à Comissão Europeia. Ó meus amigos, como português, é-me indiferente o partido a que pertence, a governação que fez, os erros e os acertos (que também deve ter tido) da sua governação. Um português a presidir à nova Europa, é um acontecimento que a todos nos honra. Nunca fui comunista, mas chorei no dia em que ouvi na rádio que Saramago tinha recebido o Nobel da Literatura. Será assim tão difícil de perceber que não somos menos que os outros? Ainda hoje li no Público um artigo de um espanhol sobre Eusébio (sou lagarto) que me fez correr as lágrimas pela cara abaixo. Já sei que sou mijão:choro por tudo e por nada. Mas sou homem e não me envervonho das minhas emoções. Por tudo isto, se se confirmar a escolha do Dr. Barroso, desde já lhe endereço os parabéns, lhe desejo um bom desempenho, que o engrandeça e nos honre, e fico feliz por mais um português fazer História fora de portas. Como se pode ler em muitos dos posts aqui colocados, cá dentro é tudo tão mesquinho. É tempo de acreditarmos como acreditaram "os nossos egrégios avós".

Registado: 11/2/2004 18:30

por Investaucalhas » 26/6/2004 0:09

Se ele aceitar o cargo, segundo o "Público" um dos possíveis substitutos será o Santana Lopes...gasp! :shock:

É desta que emigro de vez para o Burkina Faso.

Registado: 7/4/2004 13:17

por Stratega » 26/6/2004 0:05

Eh pá q com tanta coisa esqueci-me.

Esqueci-me de dizer q eu acho q ele ñ devia aceitar o cargo.

Se bem q se isso acontecer é chacinado pq era uma oportunidade única pra Portugal e ñ aproveitou e etc e coisa e tal...

Enfim.

Não me levem a mal! Acho que também tenho direito à minha opinião...

Sim, sou de direita, sei o hino, o nome do hino, a ordem das cores da bandeira, o seu significado, e defendo a iniciativa privada (até prova em contrário a bolsa é capitalismo).
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

por Açor3 » 26/6/2004 0:00

Visitante,não sejas invejoso.Reduz-te à tua insigni.... :mrgreen:

Abraços

Registado: 13/6/2004 20:52

por Visitante » 25/6/2004 23:57

Isso seria largar o tacho, e pegar apenas na panela.

Como bom lambão (político) há que apanhar os dois.

Mas há sempre quem ainda acredite no pai Natal...
Visitante

por Stratega » 25/6/2004 23:55

Ñ compreendo é como é q conseguem comparar a possivel saida precoce do Barroso à saída do Guterres.

Será q fugir com o rabinho entre as pernas depois de ter feito asneira a dar cum pau é igual a sair pró cargo de Presidente da Comissão Europeia pró qual foi convidado e escolhido pela maioria dos governos europeus?????????
Devo estar a precisar de umas gotas nos olhos!!!

Se ñ escolhessem o Vitorino era pq o Barroso ñ o tinha conseguido apoiar.
Escolheram um português e agora viram-se contra o homem!!!

Goste-se ou ñ do homem, é motivo de orgulho nacional!
Ou será que apenas se põem bandeiras nas janelas e, se vai inundar o Marquês de gente e passar a noite a gritar "Portugal" pq o Ricardo defendeu um penalti sem luvas e marcou outro e Portugal passou às meias-finais dum torneio de futebol????

Senhores:
"Menos ais, menos ais, menos ais"
Acho q a frase a seguir é "Quero mais, quero mais":!: :!: :!: :!:
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

Há equivocos...

por O Rei das Ondas » 25/6/2004 23:53

...de análise!
1º- O País é favorecido, política e económicamente.
2º-O empossamento seria "legítimo", se o candidato não tivesse assumido uma responsabilide e um compromisso perante a Nação.
...
´Perante este incumprimento, a ordem ética-júrídica, aconselha a marcação de eleições antecipadas.
...
R.d.O

Registado: 5/11/2002 12:03

por Visitante » 25/6/2004 23:52

O Sensato é que é sensato.

O que vale è que vozes de .... não chegam ao céu.
Visitante

por Visitante » 25/6/2004 23:51

Todos uns tachistas.

Este é mais um...que como se portou tão bem no "cathering" dos Açores aos tios Bush e Blair, foi promovido...é-lhe conveniente, politicamente, ter uma personalidade assim "esponjosa", principalmente se vier dum país tão pouco influente como o nosso...daí a promoção.

É como o "empregado do mês" no McDonalds...

É difícil aceitar a realidade, de facto...

É apenas a minha opinião sobre a classe política,e a política em geral. :mrgreen:
Visitante

Comissão Europeia

por Açor3 » 25/6/2004 23:44

Apoiado sensato.Há pessoas que opinam,sem conhecimento do que estão a dizer. :shock: :shock:

Abraço.

Registado: 13/6/2004 20:52

por sensato » 25/6/2004 23:30

Todos temos direito a manifestar a n/opinião.
Lamento profundamento que neste Fórum (para meu espanto) haja lugar ao insulto.

É uma honra para um pequeno País como o nosso ter um seu cidadão a desempenhar o cargo mais importante da União Europeia.

Compreendo que seja difícil, para alguns, aceitar esta realidade.

Registado: 6/4/2004 1:11

Palavras para quê

por Emanuel Santos » 25/6/2004 22:06

Com uma cajadada o "palhacinho" revela-se finalmente um excelente estratega, matando dois coelhos: Face ao evidente descontentamento manifestado nas últimas eleições, e ao fracasso da campanha "Vitorino" para a Europa, aceita finalmente o convite para Bruxelas, lava a cara do actual governo, permitindo num já anunciado cenário de retoma económica, uma frente nova do partido, que dificilmente conseguirá ser menos popular e segundo começa a ser ventilado, aparece a cara de Santana Lopes que a concretizar-se acaba com o dilema presidencial Cavaco-Santana Lopes que poderia complicar ainda mais a vida política nacional... Gostava de jogar uma partida de xadrez com o homem !
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

por Visitante » 25/6/2004 21:01

Caro Valves para se chegar longe não é preciso inteligencia basta ser politico, nem que seja presidente de junta de freguesia.Poderá não chegar tão longe como o Barroso ou o Portas,para se conseguir isso é necessário ganancia pelo poder, apelar ao patriotismo ,ser cinico ,e feitio para ser politico.
Neste momento o melhor emprego é ser politico mais rentavel ,com pouco trabalho e responsabilidade.
Visitante

por valves » 25/6/2004 20:16

Sim realmente é impressionante como aquele tipo consegue chegar tão longe. Como por causa da inteligencia não é com certeza temos que procurar outras causas. Em todo o caso 2 aspectos a considerar :

Como presumo que não vá defender os interesses de Portugal mas de todos os países membros - Romano Prodi ao que saiba não tem concedido especiais benesses á Italia não vejo com bons olhos esta chamada fuga para a frente quando a crise em Portugal ainda vai no adro. Por outro lado espero que o proximo P.M seja alguem maturo tipo Dias Loureiro e jamais o imberbe e inconstante Santana Lopes que ainda não conseguiu cumprir nenhum projecto até ao fim e em Lisboa não tem feito nada que se veja. Só uma questão tal como Guterres não terá hipotesse jamais de ocupar qualquer lugar como governante em Portugal também Durão se sair a meio sem o trabalho estar feito também não terá. Espera -lhe eventualmente uma reforma Dourada em Portugal

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Do anonimato?

por homemdoswarrants » 25/6/2004 20:12

E o caso da Embaixada de Espanha?
E as pilagens feitas por membros do M.R.P.p , das quais ele era um dos lideres?
Ele veio foi tomar de assalto o P.S.d para chegar ao governo, de outra forma nem a porteiro chegaria.
Agora pergunto, quem vai suceder a Santana Lopes na Camara de lisboa?
O dr Joao Soares nesta altura esta mais interessado na corrida a liderança do P.S e sucessivo ataque a sao bento , do que a Praça do Municipio.
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

O Impressionante Barroso

por Lamp » 25/6/2004 19:39

Se se vierem a confirmar as noticias que dão Barroso como presidente da comissão europeia, não deixa de ser uma impressionante cavalgada de alguém que saíu do anoniomato há poucos anos, para tomar posse de um poder que muitos atrai.

Dá que pensar o sucesso dete homem, quer se goste ou não dele, do seu partido ou da sua politica. O que me chama a atenção é a maneira fácil como alguns conseguem atingir os patamares mais altos. Odiados por muitos , adorados por outros, mas o seu caminho é o sucesso. Enquadro neste tipo de sucessos todos os presidentes da República que tivemos desde Abril 74. Nunca tantos atingiram o sucesso, quase todos por acaso,mas mesmo assim não deixaram de o ser.
Lamp

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 172 visitantes