Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - desemprego e produção

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por semprefrio » 6/4/2004 12:10

Bom dia.

Cenário 1

Este cenário decorre da análise de algumas aparentes coincidências entre o momento actual, que se segue a um duplo topo com máximos absolutos no que se refere ao presente bull e o momento que se seguiu ao duplo topo que aconteceu entre Maio e Junho de 2003.

O que aconteceu nessa altura foi: após fazer o primeiro topo, o cross necessitou de 36 sessões para testar a EMA130; após testar pela primeira vez a EMA130, necessitou de 24 sessões para se colocar definitivamente abaixo da EMA130, a que se seguiu uma ida à EMA260.

No duplo topo actual: após fazer o primeiro topo, o cross necessitou de 37 sessões para testar a EMA130; após testar pela primeira vez a EMA130, necessitou de 22 sessões para se colocar definitivamente (???) abaixo da EMA130. Este cenário ainda não é definitivo pelo que é necessário que nas próximas sessões não voltemos acima dos 1.217x).

Se as coincidências se mantiverem estaremos a poucas sessões de, pelo menos, uma grande aproximação à EMA260.

Cenário 2

Os movimentos de ontem e hoje (até agora), colocam outro cenário em cima da mesa: o desenvolvimento de um canal descendente com um amplitude de cerca de 400 pips. Este canal a ser agora rompido para baixo, projectaria um target na ordem dos 1.1600, a ser rompido para cima em breve, projectaria um target na ordem dos 1.2800.

Eu continuo a acreditar numa correcção mais acentuada para baixo pelo que estou novamente curto desde ontem, abaixo dos 1.2050. Possíveis reforços, na quebra dos 1.1950 ou na correcção de uma eventual ida ao limite superior do canal descendente atrás identificado. Instrumento: warrants com maturidade a Setembro.

Sei que para muitos de vocês é heresia, mas eu por mim decidi não fazer daytrade, pelo menos por uns meses. :wink:

Um abraço,
semprefrio
Anexos
eurusd 060404 descend.GIF
eurusd 060404 descend.GIF (30.25 KiB) Visualizado 1219 vezes
eurusd 060404 coincidencias.GIF
eurusd 060404 coincidencias.GIF (30.82 KiB) Visualizado 1206 vezes

Registado: 31/12/2003 21:12

por D1as » 6/4/2004 11:34

esqueci-me do boneco, pra se ter uma ideia da "festa" da noite q passou :)
Anexos
yen.JPG
yen.JPG (44.3 KiB) Visualizado 1249 vezes

Registado: 7/11/2002 19:47

por D1as » 6/4/2004 11:29

para quem quer apostar na valorização do dollar, parece-me mais rentavel o Dollar/Yen. :)

Bom dia

por JAOR » 6/4/2004 10:58

Amigalhaço,eu acabei de reforçar a 1.2103 :shock: .

Acredito que vai marinar pelos 1.21,mas a meu ver é para cima ,mas pelo sim pelo não ,vou ficar com o dedo no gatilho :P é que colocar stop's é um pouco complicado,assim prefiro seguir o mercado .

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

Podia ter esperado mais um bocadinho o raio do cross vai ...

por pergas » 6/4/2004 10:39

...kerer testar 1,213x! Vamos indo e vamos vendo...JAOR mais vale um pássaro na mão...!

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

JAOR...

por pergas » 6/4/2004 10:34

...reforço de curtos 1,2070! Ehehehe...é disto que eu gosto: um dos dois acerta! Bem tu já acertas-te...

Abraço
pergas

por JAOR » 6/4/2004 10:08

yesssssssssss,longuinhoda silva :P depois de umas inversões ,fiquei longo com duas posições abertas a 1.2006 e 1.2003 .Agora é só esperar :roll:

Cmpts

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Teste duro aos 1,205x

por pergas » 6/4/2004 9:50

...a vida é mesmo assim, de decisões: entrei curto, com stop bem definido...

Abraço

PS : JAOR ainda estás longo?
pergas

por djovarius » 5/4/2004 21:29

E o dia a chegar ao fim, sem maiores novidades em relação às últimas horas.

Muita atenção ao Cable, uma autêntica "besta" do Forex: Após cerca de 200 pips de queda, até 1.81, recuperou cerca de 100 pips.
Veja-se que o Euro não imitou este movimento: veio de 1.2140 até 1.198x e só recuperou alguns pips, para andar acima da linha de 1.20, mas muito trémulo.
Pois bem, isto está a causar mínimos no cross EUR/GBP. E com o Euro a fraquejar face à Libra, dir-se-ia que a moeda única está pronta para cair um pouco mais. Realmente, a procura de um fundo deverá acontecer a partir de agora até 1.1850 ou 1.18 (MME 250 dias), embora se anteveja alguma reacção antes de tais valores.
E tudo isto está perfeitamente justificado pelo alento de curto prazo do dólar. E desta vez, só Wally celebra. A renda fixa, subindo os juros, bem como o Ouro e o petróleo. Com estes dois últimos em queda, vê-se logo que há força nas subidas do dólar, restando saber até quando será !!

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por semprefrio » 5/4/2004 15:57

Bom. Finalmente os 1.2050 parece que já foram. :mrgreen:

Eu continuo a ver como primeiro target os 1.176x, para além de serem a projecção do duplo topo, coincidem agora com a EMA260.

Estou cada vez mais convicto que (pelo menos) lá chegaremos.

A dúvida é se vamos seguir o padrão até agora desenvolvido em que após cada quebra importante de suporte ficamos a lateralizar até à quebra de novo suporte, ou se desta vez é para andar mais rápido e fazer o que tem a fazer com menos hesitações.

A relação de forças parece agora cada vez mais desigual a pender para o lado do USD, com a economia americana a, pela primeira vez, dar provas que a recuperação talvez esteja mesmo aí, com os receios da inflação a ressurgirem (quando há uns meses atrás se falava de deflação) e os consequentes receios de subida de taxas de juro. Por outro lado, uma economia europeia com um crescimento anémico ao nível dos seus motores principais, com os preços bem controlados e pressões cada vez maiores para estimulos à economia que, no caso do BCE, apenas poderão passar mesmo pelo corte de taxas de juro.

Os 1.2000, não me parecem suporte para deter o par. Desconfio mais dos 1.1950 (EMA200). Mesmo assim, parece-me que esta vai ser uma semana de quedas.

Logo se verá.

Um abraço,
semprefrio

De qq forma a diferença...

por Antunes » 5/4/2004 15:34

...é mínima nos rácios de Fibonnacci com um ou outro máximo...

Registado: 4/12/2002 11:16

Interessante...

por Antunes » 5/4/2004 15:32

djovarius Escreveu:Ora então muito boa tarde,

Às vezes, o que está previsto... existe !!

Hoje, não tem sido um trading técnico, de maneira alguma. Há continuidade do fortalecimento de curto-prazo do USD, face à generalidade das divisas. Como é hábito, mais força perante as europeias. Mas até o JPY perdeu terreno, o que me convence que há uma expectativa geral de mercado em relação à força económica dos EUA. Os juros subirão. Os prazos mais curtos acompanharão os mais longos, o que é diferente da situação da zona Euro, cujos indicadores mostram uma incipiente recuperação. Espera-se agora os números do ISM - sector de serviços nos EUA. O mercado já antecipa números bons ao contrário do que se vê na Eurolândia.

O mercado não esteve preocupado com o estado de "sobrevenda" no gráfico horário do EUR/USD. Nem com o triplo fundo. Hoje esteve em 1.2140, encostou muito tempo a 1.21, mas logo mostrou a vontade testar 1.20 - agora a nova barreira e sempre um número redondo, psicológico.

Uma realidade é incontestável: uma vez que o triplo fundo levou várias semanas a ser "desenhado", só o considero como definitivamente quebrado, se não voltarmos agora para valores mais elevados e que seja possível visitar valores abaixo de 1.20 !! Seria 1.1960 um possível alvo das quedas, mais tarde o alvo poderá ser, pelo menos, 1.1850/60 !! Isto, claro, para os próximos dias. Por outro lado, o actual movimento de queda, pode conhecer retracções, no caso, voltar a 1.21xx !!

Caro Antunes,
o nosso semprefrio já deu a resposta por mim. De facto, o segundo topo está um pouco mais elevado. E resulta naqueles valores de Fibo. Bom, 1.21 já lá vão, havendo agora potencial para os tais 1.1850/60 nos próximos dias.

Um abraço a todos

dj

...essa perspectiva. Esse 2º máximo foi marginal daí a minha dúvida se ei de considerar um ou outro... Estamos agora mesmo em cima da MME200...

por djovarius » 5/4/2004 14:45

Ora então muito boa tarde,

Às vezes, o que está previsto... existe !!

Hoje, não tem sido um trading técnico, de maneira alguma. Há continuidade do fortalecimento de curto-prazo do USD, face à generalidade das divisas. Como é hábito, mais força perante as europeias. Mas até o JPY perdeu terreno, o que me convence que há uma expectativa geral de mercado em relação à força económica dos EUA. Os juros subirão. Os prazos mais curtos acompanharão os mais longos, o que é diferente da situação da zona Euro, cujos indicadores mostram uma incipiente recuperação. Espera-se agora os números do ISM - sector de serviços nos EUA. O mercado já antecipa números bons ao contrário do que se vê na Eurolândia.

O mercado não esteve preocupado com o estado de "sobrevenda" no gráfico horário do EUR/USD. Nem com o triplo fundo. Hoje esteve em 1.2140, encostou muito tempo a 1.21, mas logo mostrou a vontade testar 1.20 - agora a nova barreira e sempre um número redondo, psicológico.

Uma realidade é incontestável: uma vez que o triplo fundo levou várias semanas a ser "desenhado", só o considero como definitivamente quebrado, se não voltarmos agora para valores mais elevados e que seja possível visitar valores abaixo de 1.20 !! Seria 1.1960 um possível alvo das quedas, mais tarde o alvo poderá ser, pelo menos, 1.1850/60 !! Isto, claro, para os próximos dias. Por outro lado, o actual movimento de queda, pode conhecer retracções, no caso, voltar a 1.21xx !!

Caro Antunes,
o nosso semprefrio já deu a resposta por mim. De facto, o segundo topo está um pouco mais elevado. E resulta naqueles valores de Fibo. Bom, 1.21 já lá vão, havendo agora potencial para os tais 1.1850/60 nos próximos dias.

Um abraço a todos

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Concordo

por braap » 5/4/2004 14:16

No curto prazo, o cross parece Oversold, e penso que irá testar o anterior suporte agora resistência 1.2050.

Bruno

Registado: 18/7/2003 15:44

por vm » 5/4/2004 14:16

tb n acredito que os 1.20 quebrem assim à primeira, mas...tudo pode acontecer.
penso que a hora de alongar o euro pode estar próxima, mas é deixa-lo cair mais um pouco e depois sim, ir entrando e construindo aos poucos a posição. Para já acredito numa queda até 1.17-1.18, não tudo de uma vez, mas com a quebra dos 1.20 podemos ir a esse target num apice.

Registado: 5/11/2002 10:56

por JAOR » 5/4/2004 14:06

40 minutos e pronto 1.20 testados :shock: .

Não creio em mais descidas,assim inverti e abri longos .

Cmpts
Anexos
EURUSD1.jpg
EURUSD1.jpg (67.81 KiB) Visualizado 966 vezes

por D1as » 5/4/2004 13:43

pelos vistos enganei-me :)

novos minimos! :twisted:

por JAOR » 5/4/2004 13:21

1.2050 testados ,e agora ??? 1.20 ou como anteriormente ,ressalto :roll:

Cmpts
Anexos
EURUSD.jpg
EURUSD.jpg (76.1 KiB) Visualizado 1010 vezes

por D1as » 5/4/2004 13:05

oi pessoal.

tenho ideia q os mínimos só serão quebrados dps de os US abrirem.

Bom dia :)

Osso duro

por braap » 5/4/2004 12:50

Para já o 1.2080, estáva a ser muito dificil de ultrapassar, mas finalmente foi quebrado. Penso que o 1.250 agora sim pode ser atacado.

Bruno

Registado: 18/7/2003 15:44

por semprefrio » 5/4/2004 12:24

Boa tarde pessoal.

Teremos o rompimento dos 1.2050 para breve ou prevalecerá a hipótese de se estar a desenvolver um triplo fundo?

Bem, o mais sensato é mesmo aguardar. 8-)

Antunes, concerteza o DJ vai responder-te. Mas é normal que as retracções sejam medidas entre um mínimo e um máximo. E neste caso o máximo ocorreu no segundo topo.

Abraço,
sf

djovarius...

por Antunes » 5/4/2004 11:08

...os meus "Fibos" estão diferentes dos teus, ora vê no gráfico. :wink:

Porque tomas o 2º topo e não o 1º?
Anexos
EURUSD_d_07MAR.gif
EURUSD_d_07MAR.gif (29.95 KiB) Visualizado 1051 vezes

por djovarius » 4/4/2004 20:26

E agora, uma visão das charts:

O semanal continua a mostrar que pode haver uma atracção fatal pela MME 55 semanas, que seria um bom target para as descidas do EUR/USD. Se for, temos as próximas duas semanas, máximo, três semanas, para lá chegarmos.
O diário confirma essa tendência, sobretudo depois da horrivel vela de sexta-feira. Neste caso, veremos se lá vai à MME 233 dias.

E no horário, estado de oversold a necessitar de uma segunda-feira tranquila...

Um abraço a todos

djovarius
Anexos
eurodolarhist.png
eurodolarhist.png (41.4 KiB) Visualizado 1123 vezes
eurodolar.png
eurodolar.png (44.81 KiB) Visualizado 1124 vezes
eurodolarhor.png
eurodolarhor.png (48.35 KiB) Visualizado 1119 vezes

por semprefrio » 4/4/2004 20:01

sovesky Escreveu:Obrigado pelos esclarecimentos semprefrio.
As rectas do canal foram feitas com os mínimos de 30 de Janeiro e 2 de Março ( +/-) e com os máximos de 18 de Fevereiro e 1 de Abril ( +/-).
Não sei se isto se pode fazer assim :oops: mas pareceu-me interessante.

Tenho algum entusiasmo agora com a valorização do USD também porque graficamente em 18 e 20 de Fevereiro vemos 2 grandes velas brancas a consolidar :? um fundo no USDINDEX.

É esta a opinião de um grande analista bull do ouro que recomendou a maior precaução a partir do momento da formação destas 2 grandes velas brancas.

A ver vamos. Também entrei com algum cuidado. Só a partir dos 91 no USDINDEX é que entrarei com mais 50% do capital para este efeito.

Obrigado
Logo à noite tentarei registar-me.

Bem vindo sovesky. :)

No diz respeito à figura que mencionas, com extrema boa vontade poder-se-ia ver aí uma cunha descendente, figura tida por bullish.

Mas nem isso consegues porque claramente precisarias de mais um toque intermédio na linha superior, em vez do enorme vão que lá está.

Deixa-me também acrescentar que mesmo que fosse uma cunha descendente, e não é, essa é das figuras que eu acho menos fiáveis em termos de eurusd. Mas esta é uma opinião pessoal.

Quanto aos entusiamos ...

Lê muito, estuda, simula, e tem muito cuidado com dinheiro a sério. Aqui podes aprender muito com muita gente de qualidade. Não digo nomes porque me esqueceria de muitos e porque é melhor se fores tu a dsecobri-los.

Mas até conseguires pensar pela tua própria cabeça, fazer as tuas próprias análises o mercado é demasiado perigoso. Mesmo depois de conseguires pensar pela tua cabeça o mercado continuará muito perigoso. Depois disto terás que trabalhar o mais difícil: a disciplina, a capacidade de dominar os entusiasmos. E depois disto estarás sempre a um passo de cair em tentação.

Enfim, por muito que te pareça que esta é a oportunidade derradeira. Que esta é a grande oportunidade da tua vida ... Não é!!! O mercado está cá há muitos anos e vai continuar a estar. Oportunidades vão existir sempre. Mesmo que a emoção te diga o contrário.

Um abraço e mais uma vez bem vindo,
semprefrio

por djovarius » 4/4/2004 18:43

Boas tardes,

Na impossibilidade de fazer uma análise mais completa, sugiro a leitura ou releitura da que está no início deste tópico.
Sobretudo o parágrafo que fala do facto que resta saber quanto de um número alto de empregos nos EUA já estaria descontado pelo mercado.
Como o mercado ao longo da semana estava claramente a penalizar o USD, a reacção positiva para ele foi mais acentuada.
Escusado será dizer que muito desse efeito é indirecto: o título de dívida americano a 10 anos rende novamente acima de 4% com tendência a render mais do que o mesmo título Alemão. Foi quase um crash na renda fixa.
Ora, resta saber o que é que isso dá, olhando para o mês de Abril: tal como era precipitado falar em alta expressiva do EUR/USD enquanto estivesse abaixo de 1.2450/60, também é prematuro falar em baixas, enquanto o par estiver acima de 1.2050. Um triplo fundo é visível no gráfico semanal, mas...

Os valores de referência não mudam muito para a semana da Páscoa. Na sexta-feira santa, o mercado estará aberto, em termos de Forex, mas o volume diminui.

Quanto a gráficos, mais tarde, tentarei actualizar.

E o nosso ciclo semanal normal fica em:
1.1920 - 1.2350, sendo o ponto pivot 1.2230
O ciclo alargado está em:
1.1850 - 1.2450 (mais volátil)

Atenção a esta pequena actualização:
Resistências: 1.2170 / 1.22 / 1.2220 / 1.2270 / 1.23 / 1.2350 / 1.2380 / 1.2420 / 1.2450

Suportes: 1.2130 / 1.2070 / 1.2050 / 1.20 / 1.1960 / 1.1930 / 1.19

Quanto às posições abertas do Euro no IMM, contratos de futuros em Chicago, ao menos agora as posições não pendem todas para o mesmo lado do mercado, sinalizando dúvidas, algo de que tenho falado bastante nos últimos tempos.

Longos / Curtos
Large Speculators 17% 11%
Small Speculators 40% 33%
Industry Hedgers 43% 56%

Vamos ver se esta semana poderei acompanhar o mercado a par e passo.

Boa semana e grandes negócios, um grande abraço a todos

djovarius

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 109 visitantes