Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

(re)Começou hoje o MONSTRO bearmarket?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

(re)Começou hoje o MONSTRO bearmarket?

por Profitaker » 4/12/2003 0:20

O dia de hoje na bolsa americana foi interessante.

Depois de um dia de fortes ganhos até ao final da tarde, o mercado inverteu de um modo simbólico:

Apartir do momento em que o importante indice de referência Nasdaq Composite atingiu os 2000 pontos exactos, todos os indices americanos começaram um "sell-off" significativo e com forte volume, o que indica claramente a intenção de venda de importantes investidores, intenção essa, que poderá continuar nos próximos dias.

Será que o facto de o indice ter hoje, parádo de subir exactamente no valor psicológico/valor simbólico dos 2000 pontos isso significará o fim do pequeno Bullmarket que começou em Outubro de 2002, e fez deste ano de 2003, o primeiro ano POSITIVO de bolsa desde os últimos 4 anos?

Na realidade, quando em Março de 2000, data como todos sabem, em que os mercados começaram a forte tendência de descida que persistiu nos 3 anos seguintes, o índice Nasdaq atingiu nesse mês (Março de 2000), no seu último dia de máximos históricos, o valor psicológico de 5000 (e poucos) pontos pela primeira vez! Tendo sido exactamente apartir desse dia, que começou o Bearmarket de 3 anos não só nos EUA, mas também em todas as bolsas do mundo!

Isto revela que os investidores importantes são muito sensíveis a valores-psicológicos, e que os utilizam muitas vezes, como pontos de referência para iniciarem ou terminarem os seus investimentos em determinadas bolsas importantes, sendo depois "imitados" pelos investidores de outros países.

Será que a história se vai repetir novamente?

Será que o facto de atingirmos hoje os 2000 pontos, e a forte queda que tivémos até ao fim do dia está a indicar isso mesmo? O REGRESSO DO BEARMARKET iniciado em 2000 ?...

Eu não posso adivinhar com certeza absoluta, se foi hoje o dia, e já disse por diversas vezes, que ainda acreditava numa subida das bolsas até ao inicio do próximo ano, para capturar o último impulso de "dinheiro fresco" e ingénuo, que tradicionalmente entra nas bolsas nos meses de Janeiro. Mas se calhar, nem será preciso esperar por essa data para se ter (re)iniciado o bearmarket.

Se calhar ele começou HOJE mesmo!

Seja como for, o BEARMARKET (as quedas sustentadas de todas as bolsas mundiais) iniciado em 2000, vai MESMO regressar depois deste ano de subidas. Será, por assim dizer, o 2º BEARMARKET, esse "monstro" assustador para aquela maioria de investidores da bolsa (e leitores deste forum) que geralmente só apostam para a SUBIDA das acções.

É esta a minha convicção baseado numa multiplicidade de razões, algumas das quais que eu já tenho apontado neste fórum.

Ver também o gráfico que postei recentemente neste endereço:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=19662

Bem como o sublink que lá está.

Não é meu objectivo assustar ninguém, apenas acho aconselhável os pequenos investidores de acções, entre os quais, os leitores deste fórum, terem muita cautela nos próximos tempos!

Disclaimer: anuncio que iniciei hoje uma posição short nos EUA, para beneficiar das quedas que aí vêm, sejam elas de curto ou longo-prazo. Poderei estar errado, e nesse caso, fechá-la-ei caso haja uma persistência do Nasdaq em querer romper novamente e decididamente os 2000 pontos.

Bons investimentos!
Um abraço.
Anexos
20031203-Nasdaq.GIF
20031203-Nasdaq.GIF (9.87 KiB) Visualizado 2424 vezes
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: alucinado, Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], jcovas77, Shimazaki_2 e 144 visitantes