Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EURUSD - Ponto da situação...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Time-frames, stops,...

por Ph.T » 18/11/2003 17:30

Pegando no questão dos time-frames:

A negociar este EURUSD sem ser no curtíssimo prazo (daytrading) não sei como chegarei a bons resultados. Como nem sempre posso acompanhar o mercado durante o dia, deixo os meus trades em automático. Mas com esta volatilidade diária e o "talento" do EURUSD para accionar stops, não sei como se pode negociar isto! O EURUSD só rompe resistências/suportes depois de alguns 2 ou 3 testes! Assim não há maneira... Vou alargar mais os stops? Mas será que mesmo assim quando for a fazer o saldo dos trades acertados e falhados, os ganhos vão compensar os trades stopados?... E se meter a ordem de entrada ainda mais longe do suporte/resistência será que aproveito bem o movimento?... Normalmente tenho deixado uma margem de 15-20 pips para as entradas. As stop orders é que talvez andem um bocado apertadas pq uso valores semelhantes, mas às vezes uso valores com maior folga de acordo com os suportes/resistências próximos(as).

Por exemplo, com esta puxada dos 1.1860 aos 1.19 fui stopado antes de realmente haver uma ruptura convincente.

Por outro lado, pegando no que o Marco disse, não me vejo a fazer daytrading. Acho que não tenho perfil psicológico para andar colado ao monitor a seguir tick by tick com o dedo no gatilho... Pessoalmente acho menos stressante um time-frame de position. Mas neste mercado não estou a ver como...

Por isso forex para já, só em testes no GT2003... Já estive positivo com trades de position e alguma sorte. Depois fui erodindo o capital com daytrading... Agora tento recuperar para positivos.

Gostaria de ouvir as opiniões dos mestres do forex aqui presentes.

Obrigado.
Ph.T

Registado: 26/9/2003 17:05

por MarcoAntonio » 18/11/2003 16:16

Escrevia isto há uns 20 minutos atrás e o EURUSD faz isto...
:mrgreen:
Anexos
eurusd-20031118b.gif
eurusd-20031118b.gif (14.35 KiB) Visualizado 855 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 18/11/2003 15:49

À medida que o tempo vai passando esta consolidação vai-me parecendo cada vez mais <i>bullish</i>.

O EURUSD tem vindo, dentro da consolidação, a ter movimentos mais fortes no sentido ascendente (como o que estamos a ter neste momento) do que no sentido descendente, além de que vimos de uma forte <i>swing</i> de alta.

Caso os suportes tivessem cedido a situação técnica poder-se-ia ter degradado com facilidade mas seguraram bem e parece agora mais improvável que venham a ser quebrados em baixa...

(mais tarde coloco gráfico, de momento não tenho possibilidade pelo que fica apenas o comentário)
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 18/11/2003 14:05

Nada de novo mas fica o gráfico actualizado após mais um teste e reacção à zona de suporte da consolidação de curtíssimo-prazo, agora visível também no gráfico diário, no topo do range de curto-prazo, como já antes tinha referido...
Anexos
eurusd-20031118a.gif
eurusd-20031118a.gif (13.57 KiB) Visualizado 913 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 18/11/2003 12:53

Não se fala muito em múltiplos topos, Plpinto, até porque o triplo topo tende a ser raro (quant mais vezes é tocada uma resistência maior é a probabilidade de vir a ser quebrada... e mais forte também é o sinal técnico quando se dá a quebra).

Neste momento estão as duas possibilidades em aberto (embora falte muito mais para um triplo-topo se concretizar do que para uma quebra em alta, naturalmente).
Imagem

Administrador Fórum

por PLPINTO » 18/11/2003 9:28

Pela definição que o TRS deu de um triplo topo este parece que não o é ainda, pois não consegue quebrar os suportes.Deverá ser tocado outra vez, cairá então ou será que vai ser quebrado em alta o valor de 1.1860?
Também se fala de quádruplos e quíntuplos topos?

Registado: 22/5/2003 15:08

por MarcoAntonio » 18/11/2003 4:27

A consolidação vai-se prolongado no tempo e começa a ser visível nas velas diários, no topo do <i>range</i> de curto-prazo.

Deverá sair daqui outro movimento de relevo. Ficam os gráficos actualizados...
Anexos
eurusd-20031117d.gif
eurusd-20031117d.gif (12.91 KiB) Visualizado 935 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/11/2003 23:26

Sem dúvida, Djovarius...

E pela experiência que tenho do mercado e de todos os activos que já analisei/acompanhei... se há activo que valha a pena negociar e acompanhar no curtíssimo-prazo, esse activo é o Forex/EURUSD.

Curiosamente, uma das vantagens que vejo nessa forma de estar é precisamente o que o JN aponta como defeito: uma abordagem de curtíssimo-prazo, apesar do maior trabalho associado, alivia de uma grande tensão (que para quem trabalha em planos mais alargados por vezes terá de suportar dadas as grandes alavancagens que podem criar instabilidade emocional). No curtíssimo-prazo torna-se mais fácil controlar as posições porque temos mais referências e mais pontos chave onde reduzir, reforçar, sair, entrar. Mais trabalho mas menos tensão...

Por outro lado, eu logo adiantei quando me propus a acompanhar regularmente o EURUSD que o iria fazer numa perspectiva de curtíssimo-prazo (pelas razões apontadas) ainda que tendo em conta o que se passa em planos temporais mais alargados, os quais não perdería de vista (o que penso que tem vindo a ser cumprido).

Não deixa de ser caricato no entanto que depois de umas 5 sessões bullish e onde defendi que havia potencial de subida e que se deviam deixar correr os lucros, que se faça o reparo de que a análise é inconcludente. E é de facto... agora... pelo menos a minha (que tem em vista o curtíssimo-prazo).

Se estamos perante importantes resistências e se a zona é propícia a uma inversão de swing (e potencialmente a um triplo-topo) também a quebra do <i>range</i> de curto-prazo dar-se-ia a favor da tendência de médio/longo-prazo...

Pessoalmente prefiro aguardar por um sinal nestas circunstâncias. Mas é claro, quem tiver uma opinião e uma análise diferente tem toda a liberdade para o fazer...

Quem me acompanha sabe que não sou um <i>opinion-maker</i> e que a minha preocupação central não é a a de dizer <i>«vais subir, vai descer»</i> mas a de encontrar pontos chave (suportes, resistências, LT's), zonas com potencial (de subida ou de descida), zonas críticas (consolidações e importantes níveis de suporte ou resistencia), etc...

Além do meu estilo de análise, é também a minha forma de estar no mercado e não penso muda-la.

Quanto ao <i>time-frame</i>, estou totalmente de acordo contigo, cada um centra-se naquele que entende melhor e para o qual considera que o seu perfil é o mais adequado. É curioso que nos restantes activos (índices e acções) centro-me pouco no curtíssimo-prazo e mais no curto e médio-prazo (<i>position trading</i>). Mas acções e índices é uma coisa... Forex/EURUSD é outra...
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 17/11/2003 23:14

Não quero deixar passar a oportunidade de deixar aqui uma nota a esta discussão.
E não é como defensor do Marco, até porque ele não necessita disso, pois de AT ele entende bem mais do que eu !!

A análise dos gráficos depende do time frame de negócio. No Forex, então isso é tudo !! Há quem negocie com base em gráficos de 1 e 5 minutos para alguns pips, há quem tome posição para o dia com base no horário e de 4 horas...
e depois, há os casos de diários e semanais !!

Todos se conseguem negociar, depende do objectivo !!

Um abraço

djovrius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MarcoAntonio » 17/11/2003 22:57

Errata: não foram 3 mas quase 5 dias (praticamente toda a semana passada).
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/11/2003 22:40

Anonymous Escreveu:Sinceramente não sei como é possivel chegar a alguma conclusão e tomar decisões com uma forma de analisar gráficos como essa. Olhando para graficos de 1h, 2h, 4h, diarios, etc. encontra-se sempre um motivo para não decidir nada.
Eu só analiso o diario,faço poucos negócios e não me tenho dado mal.

Pois bem, depende da perspectiva... Estive <i>bullish</i> durante 3 dias e acompanhei praticamente todo o movimento de subida (da zona dos 1.14 à zona dos 1.17 e muito) com base nestas análises desde a quebra da LTd (cuja possível quebra e respectivo potencial de subida na sua sequência foi aqui também defendido por mim atempadamente).

Entretanto o EURUSD entrou claramente em consolidação não dando sinais concretos em termos de curtíssimo-prazo.

Mas caro JN, se não aprecia as análises pode sempre deixar as suas. Eu por mim continuarei a deixar as minhas pois têm-me sido bastante úteis a mim (e creio que também para diversos participantes conforme se pronunciaram).
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 17/11/2003 22:30

Sinceramente não sei como é possivel chegar a alguma conclusão e tomar decisões com uma forma de analisar gráficos como essa. Olhando para graficos de 1h, 2h, 4h, diarios, etc. encontra-se sempre um motivo para não decidir nada.
Eu só analiso o diario,faço poucos negócios e não me tenho dado mal.
Para mim o Euro está a ganhar força para fazer novos máximos até ao final do ano. Se vai ao fundo do canal ou fica nos 50% isso já me deu pestanas queimadas, noutros tempos.
Eu estou comprador e não tenho medo de perder, neste mercado tem de se pensar a grosso modo. No curto prazo ele oscila tanto que ou nunca se entra ou estamos (quase)sempre do lado errado.
Olhem pros dados macroeconomicos, o que está em causa é quem vai liderar na recuperação económica, EUA, Uniao Europeiaou Japao?
Ja li algures neste forum que não é o Euro que sobe mas sim o Dolar que cai. Certo e ele tem duas razões fortes para cair...
JN
Visitante

por MarcoAntonio » 17/11/2003 20:20

Aqui vai um gráfico para ilustrar...

Em cima a consolidação de curtíssimo-prazo (1.173x-1.185x).

Em baixo o <i>range</i> de curto-prazo (1.139x-1.186x).
Anexos
eurusd-20031117c.gif
eurusd-20031117c.gif (13.22 KiB) Visualizado 1070 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/11/2003 19:43

JAOR, sabes que as razões por detrás dos movimentos é coisa sobre a qual eu não especulo...

Quanto à leitura técnica, não se passou nada de anormal: reagiu em baixa no topo do canal de curto-prazo que eu tinha previamente desenhado (portanto, para já mantém-se dentro dele) e agora está a reagir em alta após um teste a um suporte que eu tb já vinha considerando...

Para já parece-me cedo para concluir que inverteu o <i>swing</i> (se quebrar este suporte esse cenário começa a ganhar força como anteriormente defendi) e parece-me que para já está a consolidar nos 1.173x-1.186x, valores que se situam no topo do canal de curto-prazo...
Imagem

Administrador Fórum

por JAOR » 17/11/2003 19:34

Desculpa este mano a mano(quem sou eu),mas o que se passou,para esta descida??,algo nos mercados de acções..que saiba ..nada,bem pelo contrário,em termos político...nada...bem pelo contrário...que raio :twisted: o que terá sido ...depois já começa a recuperar,é ou não ,um mercado que foge ao comum dos investidores..a AT ajuda(sem dúvida),mas movimentos destes...quem os acompanha???
Só com uma secretária(o)(o (o) é só para não levar pancada da D. Pata)é que é possível ....e 24 h/dia...agarrado ao monitor :mrgreen:

Cmpts

PS:podes responder....eu aceito a tua sábia resposta!
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

Resp

por Guzziman » 17/11/2003 19:28

Eu e a minha azia...
Vendi eur/usd a 1.1729 e na hora, o mercado inverteu e pimbas lá vai ele a 1.1755 e eu dentro!

Guzziman in "a azia continua!"
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

por MarcoAntonio » 17/11/2003 19:22

JAOR, os suportes e resistências continuam os mesmíssimos. Para já os 1.173x estão a segurar...

Abaixo destes níveis começa a ganhar força o cenário de inversão do <i>swing</i>, reforçando-se este na quebra dos 1.166x, o outro suporte de relevo nas proximidades.
Imagem

Administrador Fórum

por JAOR » 17/11/2003 19:18

Desculpa...não é 1.177/117.4,mas sim,1.177 e 1.174 ,a meu ver as verdadeiras resistências/suportes

Cmpts

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

por JAOR » 17/11/2003 19:15

E agora Marco....aonde andam as resistências/suportes....1.177/117.4...30 minutos chegaram ..... como falar em resistências/suportes em fórex.....é demasiado global,para um comum Investidor :twisted:

Agradecia o teu comentário :!: :!:

Cmpts

por MarcoAntonio » 17/11/2003 18:25

O EURUSD encontra-se a testar o suporte referido no update anterior...
Anexos
eurusd-20031117b.gif
eurusd-20031117b.gif (5.86 KiB) Visualizado 1153 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/11/2003 16:58

Em termos intradiários o EURUSD foi muito próxima da nossa resistência tendo reagido entretanto em baixa.

Embora estes níveis sejam propícios a um <i>downswing</i> dado que nos encontramos no topo do canal lateral de curto-prazo (bem visível no gráfico de velas diárias) ainda não existe um sinal claro de inversão.

Creio que só abaixo dos 1.173x (o próximo suporte) poderemos começar a ponderar uma inversão do <i>swing</i>...
Anexos
eurusd-20031117a.gif
eurusd-20031117a.gif (6.17 KiB) Visualizado 1192 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/11/2003 0:45

Só para assinalar que o EURUSD quebrou entretanto em alta a resistência dos 1.180x o que coloca de novo o cross numa situação <i>bullish</i> de curtíssimo-prazo com <i>target</i> nos 1.186x...
Imagem

Administrador Fórum

EURUSD - Ponto da situação...

por MarcoAntonio » 16/11/2003 18:01

Estou desde sexta-feira neutro no curtíssimo-prazo. O actual movimento de consolidação que se iniciou com a quebra da LTa é o mais importante movimento do género desde que o EURUSD quebrou em alta a zona dos 1.155x...

Mas convém atentarmos no que se passa num plano temporal mais alargado: se em termos de curtíssimo-prazo a tendência vem sendo claramente ascendente desde que se deu a quebra daquela resistência (entrando agora em consolidação), em termos de curto-prazo a tendência do EURUSD é, podemos considerar, lateral. Poderá tratar-se portanto de uma enorme consolidação entre os 1.139x e os 1.186x e uma quebra deste <i>range</i> deverá sinalizar um movimento importante com expressão para várias semanas ou até mese e numa amplitude considerável.

Voltando ao curtíssimo-prazo, o EURUSD tem pela frente ainda uma resistência a 1.180x que caso seja quebrada deverá permitir uma visita aos máximos do <i>range</i> de curto-prazo nos 1.186x. Aqui o EURUSD atingiria o seu ponto crítico perante duas resistências muito importantes (os 1.186x e os 1.193x, os máximos realizados nesta zona durante os últimos meses).

Vistos que estão os cenários no caso de uma quebra em alta, atentemos agora no cenário inverso: a quebra da actual consolidação de curtíssimo-prazo projectaría o EURUSD com facilidade aos 1.169x/1.170x, o próximo suporte, embora em minha opinião com pouca expressão. Mais importantes parecem-me os 1.165x/1.166x... Uma correcção tecnica até estes níveis sería aceitável mas a partir deste ponto o cenário será certamente o de uma inversão e a caminhada prolongar-se-ia com facilidade aos importantes 1.155x ou até aos 1.139x - o suporte do <i>range</i>.

:!: Resumindo:

Curtíssimo-prazo: consolidação no <i>range</i> apertado 1.173x-1.180x na sequência de um <i>swing</i> ascendente;

Curto-prazo: consolidação no <i>range</i> 1.139x-1.186x junto dos máximos de médio-prazo (1.186x e 1.193x);

Resistências de relevo acima do ponto actual: 1.180x, 1.186x e 1.193x (excelentes perspectivas de curto/médio-prazo acima destes últimos niveis);

Suportes de relevo abaixo do ponto actual: 1.173x, 1.166x, 1.155x, 1.139x (perspectivas complicadas para o médio-prazo abaixo deste último nível com a quebra em baixa da consolidação de curto-prazo).

Seguem os gráficos de curtíssimo e curto/médio-prazo...
Anexos
eurusd-20031114d.gif
eurusd-20031114d.gif (15.59 KiB) Visualizado 1314 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], itisi1000, macau5m, Shimazaki_2 e 127 visitantes