Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NOVO ARTIGO - BCP - O Sinal...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 22/9/2003 14:25

Aproveitando o clima «favorável» dos mercados, o BCP encontra-se a retrair. Neste momento considero o os 1.71/1.72 suporte de curtíssimo-prazo. A quebra destes valores deverão projectar o BCP numa retracção bem mais significativa, passando o topo da anterior consolidação (1.64/1.65) a ser o suporte seguinte provável...

Num plano temporal mais alargado, será importante o BCP manter-se acima dos 1.60€...
Anexos
bcp-20030922a.png
bcp-20030922a.png (16.67 KiB) Visualizado 900 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

de facto

por allen » 21/9/2003 16:03

Estes “ retracements “ são calculados em função dos dois pivots anteriores ( P ) e não do máximo e mínimo do ultimo swing

Em abono da verdade e se a amplitude da retracção vier a ser idêntica á anterior , o valor de 1,59 é considerado o valor máximo de retracção possível .

No entanto em movimentos deste tipo ( formação de uma onda 3 para os mais apaixonados por elliot ) não é de esperar que este movimento de reajustamento ultrapasse 50% do reajustamento anterior . Se tal viesse a acontecer estaria perdido muito do efeito desta expansão

No gráfico anexo cometo o “ sacrilégio “ de enunciar o que pode ser o target a prazo do BCP ( 2.23 )

Ate la creio que será interessante recolher ganhos em objectivos intermédios e reforçar posições em reajustamentos parciais

AS
Anexos
bcp end.jpg
bcp end.jpg (33.41 KiB) Visualizado 988 vezes

Registado: 29/12/2002 20:37

BCP

por JAS » 20/9/2003 15:58

Allen, no gráfico está que o valor do retracement é 1,69.
Não será 1,59?

A minha dúvida é se não deverá ser "50% da amplitude do último movimento de subida" enquanto que tu estás a calculá-lo como "50% da diferença entre os 2 máximos".

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Se

por allen » 20/9/2003 14:37

Espero nao ter sido muito longo

Bom fim de semana para todos

AS
Anexos
bcp5.jpg
bcp5.jpg (41.31 KiB) Visualizado 1048 vezes

Fim desta

por allen » 20/9/2003 14:35

Fim desta primeira etapa
Anexos
bcp4.jpg
bcp4.jpg (39.54 KiB) Visualizado 1051 vezes

Determinaçao

por allen » 20/9/2003 14:34

do ponto de entrada
Anexos
bcp31.jpg
bcp31.jpg (27.33 KiB) Visualizado 1068 vezes

Projectando

por allen » 20/9/2003 14:31

Projeção do objectivo
Anexos
bcp3.jpg
bcp3.jpg (48.41 KiB) Visualizado 1073 vezes

adicionalmente

por allen » 20/9/2003 14:29

A 21-07 a situação é a seguinte :
Anexos
bcp21.jpg
bcp21.jpg (31.68 KiB) Visualizado 1081 vezes

Elementos adicionais

por allen » 20/9/2003 14:27

O gráfico colocado no post anterior , não tem na sua essência nada de novo . Constata um facto e permitiu , na base de algumas premissas que não me atrevo a desenvolver neste contexto , determinar um dos “ momentos de tomada parcial de mais valias

A forma e amplitude do próximo retracement , no ambito desta tendência ascendente vai permitir determinar novos pontos de reforço de longos e de colocação de stop

Coloco uma série de gráficos que permitem entender , a luz destas coincidências a caminhada realizada pelo titulo

Talvez a coincidência não seja de HOJE

Um primeiro grafico do BCP so considera as cotaçoes ate 11-06

Definimos com base nos pivost assinalados o possivel retracement
Anexos
bcp2.jpg
bcp2.jpg (34 KiB) Visualizado 1311 vezes

interessante

por JAS » 20/9/2003 0:47

Aleen, o gráfico está muito interessante e a coincidência é espantosa.
Mas é espantosa HOJE.

Se na 2ª feira não retrair a conclusão a tirar é que foi pura coincidência.
Se retrair teremos que concluir que a evolução do BCP é uma "ciência exacta" e esperamos por ele a 1,57.

Pelo que tenho visto nas últimas sessões não acredito muito numa correcção imediata.

JAS

so uma curiosidade

por allen » 19/9/2003 23:06

So uma curiosidade de gente velha

AS
Anexos
bcp.jpg
bcp.jpg (24.23 KiB) Visualizado 1483 vezes

Os meus rascunhos

por Cochim » 19/9/2003 19:24

até xá
cochim
Anexos
BCP.png
BCP.png (22.99 KiB) Visualizado 1488 vezes
BCP I.png
BCP I.png (20.93 KiB) Visualizado 1484 vezes

Registado: 4/11/2002 22:08

Re: AT

por JCS » 19/9/2003 19:22

JAS Escreveu:Eu não ignoro nada e até olho muitas vezes para a AT.
Mas quem entrou no BCP a 1,30 não o terá feito pela Análise Tecnica.
E quem as mantém já ganhou 33%.

JAS

Moi desde os €1,29. Tenho vindo a reforçar em certas correções (conforme cash disponivel) e não vendi um unico titulo (até hoje pelos menos... :wink: ).

A ver vamos quando sairei...

Cumprimentos
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Julgo

por Visitante » 19/9/2003 19:18

que estamos perante o caso tipico de mercado,

"compra no rumor vender na noticia"

mas para já não vejo razão para sair do papel, a LTD Lprazo, pode ser um obstáculo dificil de ultrapassar devido á acção estar sobrecomprada (RSI 14- 80, mas estou convencido, enquanto a noticia pairar nos mercados, vamos ter BCP em alta.

até xá
cochim
Visitante

por MarcoAntonio » 19/9/2003 19:17

Não sei com que bases comprou quem comprou nessa altura, se com base na AT ou não.

O que posso dizer é que neste período estive <i>bullish</i> a maior parte do tempo e que para quem negoceia com base na at, é conveniente e desejável que as massas não o façam...
:wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

AT

por JAS » 19/9/2003 18:56

Eu não ignoro nada e até olho muitas vezes para a AT.
Mas quem entrou no BCP a 1,30 não o terá feito pela Análise Tecnica.
E quem as mantém já ganhou 33%.

JAS

por MarcoAntonio » 19/9/2003 18:42

Como sabes, eu ignoro notícias, rumores e aspectos ligados aos fundamentais.

E tenho-me dado bem...
:wink:

<i>PS: Admito que tb haja quem se dá bem com posturas diametralmente opostas... É como sempre digo, cada um deverá encontrar a sua forma de estar no mercado.</i>
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

BCP

por JAS » 19/9/2003 18:40

ok, ok...
Mas a notícia que corre (SIC-Notícias) é que estão a entrar investidores estrangeiros com base na possibilidade da venda da S&P.
E se for assim não serão nem os targets nem o estado de sobrecompra limitarão a subida.

JAS

Re: BCP

por MarcoAntonio » 19/9/2003 18:32

JAS Escreveu:M.A., como deves calcular continuo a discordar de análises baseadas em valores do "antigamente" ou seja com valores anteriores ao último Aumento de Capital.
Já discutimos muito esse assunto pelo que não vale a pena insistir.

LOL... Tu é que tás a insistir. Eu tb acho que não vale a pena insistires mais nisso*...

JAS Escreveu:O teu 1º target de 1,72, que consideravas resistência, foi facilmente ultrapassado e já pertence ao passado.

Eu tenho-me referido a estes valores como <i>targets</i> e não propriamente como resistências. O <i>target</i> é um valor que se espera ver atingido e se admite que possa ser ultrapassado, não é necessariamente uma resistência, mas antes uma referência...

Para já o BCP encontra-se entre o menos optmista e mais optimista, numa perspectiva de curtíssimo-prazo. Portanto, até ver os <i>targets</i> estão a funcionar...

Como é lógico, um <i>target</i> funciona <b>também</b> como resistência, muitas vezes, pelo que há uma certa tendência a misturar os dois conceitos.

Em relação à possível correcção, eu não me referi apenas à retracção, esse é apenas um aspecto entre vários, numa análise de curtíssimo-prazo...

*A verdade é que se verifica muitas vezes que BD's que são adulteradas devido a aumentos de capital e a splits, principalmente, vêm determinadas referências serem transportadas quando as BD's sofreram grandes alterações e as referências antigas tendem a perder significado. Já qnd as alterações são mínimas (como no caso dos dividendos, verifica-se que as referências tendem a manter). Aliás, ao contrário do que é muitas vezes suposto e sugerido, a maioria dos analistas técnicos não corrige as BD's com descontos de dividendos...
Imagem

Administrador Fórum

BCP

por JAS » 19/9/2003 18:19

M.A., como deves calcular continuo a discordar de análises baseadas em valores do "antigamente" ou seja com valores anteriores ao último Aumento de Capital.
Já discutimos muito esse assunto pelo que não vale a pena insistir.

O teu 1º target de 1,72, que consideravas resistência, foi facilmente ultrapassado e já pertence ao passado.

Para o futuro o teu valor do 1,82 é bastante mais plausivel pois é muito próximo do 1,85 que é um valor apenas psicológico dado que o intervalo 1,85/2,00 tem sido apontado como target de médio prazo.

Parece-me possível uma correcção mas, por outro lado, constato que ela tem sido feita diariamente. Ontem fez um máximo de 1,74 e retraiu para 1,71. Hoje fez um máximo de 1,78 e retraiu para 1,74.
Isto leva-me a pensar que poderá ainda subir mais antes da paragem.

E sendo assim continuo a manter a posição intacta.
Let's profits run.

JAS

BCP - Nova consolidação ?

por JCS » 19/9/2003 17:09

Quere-me parecer que estará agora na altura de uma consolidação. Seria a meu ver desejável essa consolidação para que se acalmassem os ânimos e se preparasse uma tirada mais consistente a breve prazo (que a julgar pela última consolidação poderia durar aproximadamente umas 2 semanas talvez).
Penso que o objectivo de curto prazo que foi atingido e ultrapassado de €1,72 (atribuido pelo M. António se não me engano) poderá servir de suporte num periodo de consolidação que a acontecer só viria dar saúde ao título.

A ver vamos para a semana...Bom fim-de-semana e descanssem bem que estes últimos diazitos têm dado cabo da vista :)

Cumprimentos 8-)
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por MarcoAntonio » 19/9/2003 16:50

Após a sessão de hoje abre-se a possibilidade de topo de curtíssimo-prazo. As razões técnicas em que me apoio para referir esta possibilidade são as seguintes:

:arrow: Nível assinalável de «sobrecompra» aliado às seguintes circunstâncias;

:arrow: Elevado volume idêntico ao que em outras circunstâncias marcou três topos de curtíssimo-prazo no último ano;

:arrow: Vela diária que terminou com uma longa sombra superior (forte retracção face ao máximo <i>intraday</i>), aproximando-a de um martelo;

Por fim, resta-me referir que tendo já ido próximo do meu <i>target</i> mais optimista de curtíssimo-prazo, parece-me que o <i>upside</i> neste <i>time-frame</i> é agora pouco atraente. Faço notar que esta pequena análise diz respeito ao curtíssimo-prazo para já, não tendo grandes implicações nas análises de médio e longo-prazo, para já... Uma correcção técnica ou consolidação, parece-me, sería inclusivamente saudável nesta altura para a manutenção de uma tendência de alta consistente num plano temporal mais alargado.
Anexos
bcp-20030919c.png
bcp-20030919c.png (18.73 KiB) Visualizado 1681 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 19/9/2003 13:19

Gráfico Actualizado...
Anexos
bcp-20030919a.png
bcp-20030919a.png (18.27 KiB) Visualizado 1806 vezes
Imagem

Administrador Fórum

eu

por luis lobo » 18/9/2003 13:10

eu nem me mexo isto ta bull deixa andar nem olho pra ela
vou arranjar um part time
tenho 25.000 e agora deixa andar..

valeu a pena a espera

Registado: 17/7/2003 15:20

por Ertai » 18/9/2003 12:33

Subir, pode subir... com tanto histórico para subir...

Agora só falta mesmo ultrapassar esta sobrecompra..
Eu saio ja a 1.72... só vou ficar a espera da reacção nos proximos 15minutos pois parece que ainda bate nos 1.73

a ver vamos :p

Registado: 11/5/2003 12:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], iniciado1, Opcard33 e 274 visitantes