off topic - A sonolenta velocidade 224 KM/H em auto-estrada
Já circulei de carro pela Holanda e pela Suécia (paises com muito baixa sinistralidade rodoviária) e das duas uma:
Ou circular a 120 km/h provoca realmente sono e monotina (as auto-estradas holandesas são rectas intermináveis) e os holandeses estavam já todos mortos de tédio.
Ou cumprir os limites (120 KM/H) estipulados pela lei resultam mesmo numa sinistralidade mais baixa.
E depois não é só o cumprirem os 120 KM/H, aqueles individuos respeitam a distância ao veículo da frente, circulam com os faróis acesos mesmo de dia, só ultrapassam em situações excepcionais, conduzem com mais civismo de um modo geral, etc.
A quem achar que:
Os veículos modernos são muito seguros e por isso 150/160 é perfeitamente aceitável
abaixo de 120km/h o mais provável é adormecer ao volante...
Impossível!! Eu vou a 150 e aquele "macaco" no Fiat Punto passou por mim...
Um "picansozinho" com aqule BM a 190 vai-me manter acordado de certeza.
etc.
Sugiro que circule pelos paises nórdicos por uma semana, para reflectir sobre métodos de condução.
William


E depois não é só o cumprirem os 120 KM/H, aqueles individuos respeitam a distância ao veículo da frente, circulam com os faróis acesos mesmo de dia, só ultrapassam em situações excepcionais, conduzem com mais civismo de um modo geral, etc.
A quem achar que:





Sugiro que circule pelos paises nórdicos por uma semana, para reflectir sobre métodos de condução.
William
....Aye, fight and you may die, run and you'll live....at least a while. And dying in your beds many years from now, would you be willing to trade all the days from this day to that for one chance, just one chance to come back here and tell our enemies...that they may take our lives, but they'll never take our freedom!
Devia ser a doer
Como bem referiu um interveniente no debate (RTP1 e não SIC Notícias) esse Sr. devia pedir desculpas pelo que disse a todas as famílias desfeitas por indíviduos causadores de acidentes precisamente por excesso de velocidade.
Eu cada vez mais sou um defensor acérrimo do cumprimento da velocidade.
Se nos EUA o máximo anda pelos 110 KM/h e a fiscalização é impiedosa para os prevaricadores (isto sem falar nos países nórdicos) aqui também devia ser a doer.
Com mil e tal mortos por ano nas estradas defendo repressão a sério para os faltosos.
óscar c.
Eu cada vez mais sou um defensor acérrimo do cumprimento da velocidade.
Se nos EUA o máximo anda pelos 110 KM/h e a fiscalização é impiedosa para os prevaricadores (isto sem falar nos países nórdicos) aqui também devia ser a doer.
Com mil e tal mortos por ano nas estradas defendo repressão a sério para os faltosos.
óscar c.
- Mensagens: 252
- Registado: 6/11/2002 0:41
- Localização: Coimbra
Incognitus Escreveu:Por outro lado, 120km/h na autoestrada é claramente baixo demais, e provoca diferenças maiores de velocidade entre os utentes.
Existem estudos sobre estradas onde foi aumentado o limite de velocidade (nos EUA) tendo diminuido os acidentes, pois diminuiram as diferenças de velocidade entre veículos.
Tb existem estradas dentro de localidades, com 3 faixas e sentidos de trânsito separados, onde circular a 50km/h é muito mais perigoso do que faze-lo a 80km/h.
Já agora, os estudos de que esse tipo fala acho que foram conduzidos em Itália, onde estão a aumentar o limite de velocidade em algumas autoestradas para 140/150 por isso mesmo.
É verdade..
Em torno desta questão existe muita hipocrisia.
Em relação ao indivíduo, ele surgiu ontem também num programa do Canal 1. O que ele diz não é assim tão disparatado e corresponde (em parte) à realidade. Obviamente, não estou a defender a conduta dele (nem grande parte das suas declarações) mas parte do que ele diz é verdade. Precisamente um dos exemplos que o Incognitus aqui citou...
Curiosamente, o mesmo exemplo foi citado por um dos «especialistas» que se encontrava no canal 1 e que inverteu o resultado dizendo o contrário da conclusão real. Na realidade aumentou-se o limite em alguns estados em 10MPH e os acidentes DIMINUIRAM ao contrário do que disse o tal especialista (ou mentiu intencionalmente ou fê-lo por ignorância). A conclusão do estudo foi tb precisamente a apontada pelo tal fulano, a sonolência. É claro que as estradas nos Estados Unidos são bem diferentes das nossas, com longas rectas que chegam a ter dezenas de KM, uma concepção de estrada obsoleta e da qual os E.U. já se arrependeram (a este propósito, um dos argumentos para as longas rectas era o facto de poderem servir de aeroportos em caso de emergência).
Mas nesse programa houve mais «pérolas» por parte dos «especialistas» convidados, como por exemplo dizer que a sinistralidade na Alemanha (onde, como é sabido, em parte das suas auto-estradas não existe qq limite de velocidade) era pouco inferior à nossa... que rondaria metade!
Bem, se ser metade é ser pouco inferior à nossa eu vou ali e já venho...
Houve outras «pérolas», mas termino com o seguinte: em torno destas questões existe uma enorme hipocrisia. Estudos cuidados apontam para o facto de a percentagem de acidentes nas auto-estradas ser relativamente reduzido. O limite de 120KM/H é completamente obsoleto e ninguém o cumpre... E quem o cumpre por vezes cria mais perigo do quem não o cumpre (para citar um exemplo, os «cromos» que circulam a 80KM/H na faixa da esquerda de uma auto-estrada de 3 ou 4 faixas).
Um limite mais actual seríam os 140/150KM/H. Os próprios veículos evoluíram significativamente e hoje é mais seguro circular a 140KM/H do que há 20 anos a 120KM/H, numa auto-estrada.
Quanto ao facto, que citaram por diversas vezes no programa, de o excesso de velocidade ser a maior causa de acidentes, trata-se de uma falsa verdade. Raramente, o excesso de velocidade em si é causa de acidente.
As maiores causas são o excesso de alcool, as manobras perigosas e o excesso de velocidade para as condições e a sonolência. O que se verifica muitas vezes é a velocidade estar associada às causas principais, como agravante, mas raramente é a causa principal do acidente.
Sobre a (elevada) sinistralidade em Portugal, as causas são de vária ordem, começando na (falta de) formação dos condutores, passando pela qualidade do parque automóvel e acabando na qualidade (muitas vezes da própria concepção mas tb da manutenção) das estradas.
Ou não fossemos o país onde que caíem pontes (para automóveis e para peões)... depois de terem sido inspeccionadas

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Penso que o mais racional seria distinguir as auto-estradas, ou troços de auto-estrada.
Em algumas, 120 Km/hora é correcto e até demasiado, mas outras poderiam ter um limite de 150/160 Km/hora.
Mais do que isso seria demais, ainda que a estrada o permita, porque uma falha do veículo ou condutor seria fatal...
dj
Em algumas, 120 Km/hora é correcto e até demasiado, mas outras poderiam ter um limite de 150/160 Km/hora.
Mais do que isso seria demais, ainda que a estrada o permita, porque uma falha do veículo ou condutor seria fatal...
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
155 km/H
Em agosto, na A8, foi apanhado a 145 Km/h e não me multaram pois a tolerância vai aos 155Km/H, não sei se é critério geral ou local.
No principio do ano na estrada da Ericeira, foi apanhado a 68Km/H foi multado, fora de uma zona residencial, mas a placa 50Km/ estava lá escondida por ramos de arvore mas estava, do mesmo modo que o radar também estava escondido nos arbustos.
Se não tens cão caça com armadilhas
até xá
cochim
até xá
cochim
No principio do ano na estrada da Ericeira, foi apanhado a 68Km/H foi multado, fora de uma zona residencial, mas a placa 50Km/ estava lá escondida por ramos de arvore mas estava, do mesmo modo que o radar também estava escondido nos arbustos.
Se não tens cão caça com armadilhas

até xá
cochim
até xá
cochim
- Mensagens: 1736
- Registado: 4/11/2002 22:08
- Localização: Praia Azul / Torres Vedras
Por outro lado, 120km/h na autoestrada é claramente baixo demais, e provoca diferenças maiores de velocidade entre os utentes.
Existem estudos sobre estradas onde foi aumentado o limite de velocidade (nos EUA) tendo diminuido os acidentes, pois diminuiram as diferenças de velocidade entre veículos.
Tb existem estradas dentro de localidades, com 3 faixas e sentidos de trânsito separados, onde circular a 50km/h é muito mais perigoso do que faze-lo a 80km/h.
Já agora, os estudos de que esse tipo fala acho que foram conduzidos em Itália, onde estão a aumentar o limite de velocidade em algumas autoestradas para 140/150 por isso mesmo.
Existem estudos sobre estradas onde foi aumentado o limite de velocidade (nos EUA) tendo diminuido os acidentes, pois diminuiram as diferenças de velocidade entre veículos.
Tb existem estradas dentro de localidades, com 3 faixas e sentidos de trânsito separados, onde circular a 50km/h é muito mais perigoso do que faze-lo a 80km/h.
Já agora, os estudos de que esse tipo fala acho que foram conduzidos em Itália, onde estão a aumentar o limite de velocidade em algumas autoestradas para 140/150 por isso mesmo.
- Mensagens: 3255
- Registado: 6/11/2002 19:27
off topic - A sonolenta velocidade 224 KM/H em auto-estrada
Segundo o director/presidente de uma associação de escolas de condução, o limite de 120 km/h em auto-estrada revela-se como perigoso. De acordo com este Sr., "estudos cientificos" demonstram que é de todo recomendável circular a velocidades elevadas, por forma a não sofrer de sonolência/monotonia na condução. O próprio Sr. deu o exemplo ao circular à reduzida velocidade de 224 KM/HORA para se manter bem acordado e sem monotonia
Isto sim é de Homem com H grande!!
Esta pérola apareceu na SIC Noticias ontem à noite.
Alguem viu
William


Esta pérola apareceu na SIC Noticias ontem à noite.
Alguem viu

William
....Aye, fight and you may die, run and you'll live....at least a while. And dying in your beds many years from now, would you be willing to trade all the days from this day to that for one chance, just one chance to come back here and tell our enemies...that they may take our lives, but they'll never take our freedom!