Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 12/6/2012 14:40

Sr_SNiper Escreveu:Mas aguardar pela declaração do banco é suficiente? Eu vou aguardar pela declaração das finanças sobre o Auto :) Comprei em MArço umas OT´s de 2013... A ber como corre...

Para calcular a rentabilidade do inevstimento não já que a diferença é significativa, mas para cumprir as obrigações fiscais é, já que a declaração é emitada antes de entregares o IRS.

Eu calculo a rentabilidade com o pagamento de IRS sobre esses ganhos, se não pagar, melhor. :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Automech » 12/6/2012 14:38

Mas então a que é que te refias quando disseste "para ver se fazem retenção na fonte, conforme está referido no site do IGCP." ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por mais_um » 12/6/2012 14:36

AutoMech Escreveu:Bem sei que são OTs (nunca tinha tido antes) mas nas outras obrigações e CLNs que tenho (de empresas) vêm sempre já liquidas de IRS. É aquilo que espero nas OTs.

Os juros das OT's são liquidos de IRS, a duvida é a diferença entre o valor da compra e reembolso na maturidade.

Até porque podes comprar Obrigações (sejam do tesouro sejam de empresas) a um valor superior ao par.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Automech » 12/6/2012 13:19

Sr_SNiper Escreveu:Mas aguardar pela declaração do banco é suficiente?

Ficará sujeito, neste caso concreto, à interpretação que o Big faça sobre a questão. Já não me recordo qual era a posição do Big (mas parece-me que houve alguém daqui que falou com eles).

Mais_um, também fiquei curioso quanto à existência ou não da taxa de reembolso. Eu em Dezembro fiz um mini estudo em que comparei a GB, o Big, o Best e dois bancos e tenho o Big no meu ficheiro como cobrando os 0.2% sobre o reembolso (devo ter andado à pesca no preçário mas agora não vale a pena ir perder tempo). Depois quando receberes e se te lembrares diz qualquer coisa p.f.

por Sr_SNiper » 12/6/2012 13:09

mais_um Escreveu:
AutoMech Escreveu:Bem vindo de volta mais_um. Entre outras coisas deixámos de ter os relatos em real time dos leilões de dívida pública. :wink:

Obrigado, :wink: Sobre os leilões, para já deixou de ser relevante esse acompanhamento.

AutoMech Escreveu:
Há bancos com interpretações diferentes sobre esta questão (já houve inúmeros posts por aqui). Eu estou à espera do reembolso das OT de Junho para pedir informação vinculativa com elementos concretos. Já tinha pedido em Fevereiro mas como era uma situação hipotética mandaram-me bugiar.

Eu tenho acompanhado a tua "saga", também estou à espera da emissão de Junho para ver se fazem retenção na fonte, conforme está referido no site do IGCP.
Sobre a declaração das eventuais mais valias vou aguardar pela declaração do meu banco.

Mas aguardar pela declaração do banco é suficiente? Eu vou aguardar pela declaração das finanças sobre o Auto :) Comprei em MArço umas OT´s de 2013... A ber como corre...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Automech » 12/6/2012 13:07

Bem sei que são OTs (nunca tinha tido antes) mas nas outras obrigações e CLNs que tenho (de empresas) vêm sempre já liquidas de IRS. É aquilo que espero nas OTs.

por mais_um » 12/6/2012 12:54

AutoMech Escreveu:Bem vindo de volta mais_um. Entre outras coisas deixámos de ter os relatos em real time dos leilões de dívida pública. :wink:

Obrigado, :wink: Sobre os leilões, para já deixou de ser relevante esse acompanhamento.

AutoMech Escreveu:
Há bancos com interpretações diferentes sobre esta questão (já houve inúmeros posts por aqui). Eu estou à espera do reembolso das OT de Junho para pedir informação vinculativa com elementos concretos. Já tinha pedido em Fevereiro mas como era uma situação hipotética mandaram-me bugiar.

Eu tenho acompanhado a tua "saga", também estou à espera da emissão de Junho para ver se fazem retenção na fonte, conforme está referido no site do IGCP.
Sobre a declaração das eventuais mais valias vou aguardar pela declaração do meu banco.

por Automech » 12/6/2012 12:47

mais_um Escreveu:
AutoMech Escreveu:E ainda há a questão de haver ou não mais valias a pagar na parte correspondente à diferença entre o reembolso e o preço de compra em bolsa (o tal assunto que já foi discutido aqui mil vezes e que é inconclusivo).

Formalmente não é uma venda, como tal não deveria haver lugar a mais valias.
No caso de teres perdas, por exemplo o caso das OT gregas, como é que as declaras se não as vendeste (trocaste) ou no caso de quando chegar à maturidade receberes zero, por falência do emissor?

No site do IGCP, no que respeita à fiscalidade:

"Os rendimentos dos títulos da dívida pública portuguesa (juros, prémios de amortização ou de reembolso e outras formas de remuneração) estão sujeitos a retenção na fonte à taxa liberatória, em sede de IRS e de IRC."

http://www.igcp.pt/gca/index.php?id=61

Bem vindo de volta mais_um. Entre outras coisas deixámos de ter os relatos em real time dos leilões de dívida pública. :wink:

por MPC_finance » 12/6/2012 12:37

Tridion Escreveu:Olha o mais_um voltou...seja bem-vindo do ano sabático!

Agora só falta o Elias que anda desaparecido e que tanta falta faz, especialmente na sua capacidade de análise de 1001 acções...volta pá! :cry:

Realmente o mais_um voltou seja bem-vindo
Julguei que o curso em Paris demorasse mais tempo... :mrgreen:

Registado: 23/12/2011 1:41

por mais_um » 12/6/2012 12:37

AutoMech Escreveu:E ainda há a questão de haver ou não mais valias a pagar na parte correspondente à diferença entre o reembolso e o preço de compra em bolsa (o tal assunto que já foi discutido aqui mil vezes e que é inconclusivo).

Formalmente não é uma venda, como tal não deveria haver lugar a mais valias.
No caso de teres perdas, por exemplo o caso das OT gregas, como é que as declaras se não as vendeste (trocaste) ou no caso de quando chegar à maturidade receberes zero, por falência do emissor?

No site do IGCP, no que respeita à fiscalidade:

"Os rendimentos dos títulos da dívida pública portuguesa (juros, prémios de amortização ou de reembolso e outras formas de remuneração) estão sujeitos a retenção na fonte à taxa liberatória, em sede de IRS e de IRC."

http://www.igcp.pt/gca/index.php?id=61

por mais_um » 12/6/2012 12:30

Tridion Escreveu:Olha o mais_um voltou...seja bem-vindo do ano sabático!

Obrigado! :wink:

por Automech » 12/6/2012 11:38

E ainda há a questão de haver ou não mais valias a pagar na parte correspondente à diferença entre o reembolso e o preço de compra em bolsa (o tal assunto que já foi discutido aqui mil vezes e que é inconclusivo).

por andfigueiredo » 12/6/2012 10:17

Dialmedia escreveu:
Não se esqueçam é que a compra de obrigações tem imensas comissões associadas:

-> Comissão de subscrição em mercado primário (ou de compra em mercado secundário);
-> Comissão de custódia de títulos;
-> Comissão no pagamento de juros;
-> Comissão na venda ou na maturidade;
-> Retenção na fonte de 25% (igual aos depósitos).

mais_um escreveu:

Bom dia,

No caso do Bigonline não há comissão de custodia de obrigações e penso que na maturidade também não haverá comissões, mas dia 15 já confirmo.

A retenção na fonte de 25% relativo aos juros é igual aos depositos por isso não me parece que seja um factor a ter em conta.

De acordo com o preçáro do BIG, efectivamente existe uma comissão de "Amortização de Capital (reembolso)" de 0,20% com Min: 2,50 €. Não está no link "Preçário" no site, apenas consegues ver no PDF com o Preçário Completo (Aviso 8/2009 BdP), disponível no site.

Registado: 15/3/2011 14:49

por Tridion » 12/6/2012 9:48

Olha o mais_um voltou...seja bem-vindo do ano sabático!

Agora só falta o Elias que anda desaparecido e que tanta falta faz, especialmente na sua capacidade de análise de 1001 acções...volta pá! :cry:

Registado: 13/5/2010 17:53

por mais_um » 12/6/2012 8:50

Dialmedia Escreveu:Não se esqueçam é que a compra de obrigações tem imensas comissões associadas:

-> Comissão de subscrição em mercado primário (ou de compra em mercado secundário);

Bom dia,

No caso do Bigonline não há comissão de custodia de obrigações e penso que na maturidade também não haverá comissões, mas dia 15 já confirmo.

A retenção na fonte de 25% relativo aos juros é igual aos depositos por isso não me parece que seja um factor a ter em conta.

por Sr_SNiper » 10/6/2012 21:10

Ora aqui está...
Anexos
CARTEIRA_OT´s.rar
(9.53 KiB) Transferido 339 Vezes

por Automech » 10/6/2012 19:30

Se for um Excel 2010 deve ter extensão xlsx e por isso o forum não aceita. Penso que tens de zipar ou gravar numa versão anterior do Excel. Se não for isso é porque é grande demais.

por Sr_SNiper » 10/6/2012 18:07

Não consigo anexar o excel...

por Sr_SNiper » 10/6/2012 17:54

Se alguem poder fazer um comentário ou melhorar, agradecia.
Se tiver algum erro, agradeço que me refiram.
É um pequeno excel para calcular as despesas e rendimentos de obrigações na Gobulling
obrigado

por Dialmedia » 9/6/2012 1:55

Apesar do link, convém esclarecer o que não está correcto no teu cálculo. Em regime de juro simples podemos dizer que a taxa anualizada será a taxa do cupão +/- o ganho de capital diferido até à maturidade. Para prazos pequenos até à maturidade é uma aproximação muito boa.

Ou seja, todos os dias terás direito a receber 5,45% de juros a dividir por 365 dias (ou 360 conforme convencionado na emissão), mas como tu queres anualizada então será a taxa do cupão anual, os 5,45%.

O teu ganho de capital é de 1,35% mas terás que aguardar 457 dias até à maturidade para garantires o mesmo. Pelo que aqui sim aplicas a tua fórmula 1,35%*365/457 = 1,08%.

No total terás uma YTM de cerca de 6,53%. Basta veres que não fazia sentido a taxa anualizada ser inferior à taxa do cupão e com ganho de capital incluído.

Se são melhores ou piores que as OT-9/2013 isso já depende da personalidade de cada um até porque uma é uma nova emissão corporate e outra é uma emissão soberana perto da maturidade.

Não se esqueçam é que a compra de obrigações tem imensas comissões associadas:

Há obrigações com taxas brutas consideráveis que depois de comissões, principalmente em pequenos montantes, rendem menos em termos líquidos do que muitos depósitos a prazo. Nada que já não tenha sido dito no forum mas convém sempre relembrar e fazer bem as contas.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por Be Cool » 8/6/2012 22:59

Madofi Escreveu:
Madofi Escreveu:Gostava que me informassem se é assim que se calcula qual a taxa de rendibilidade das OT com vencimento em 9/2013.

Taxa de cupão – 5.45%
Cotação actua l= 98,65 (100-98,65)=1.35%

Taxa actual =(5.45%+1.35%)=6,80%

Como faltam ainda 457 dias para o seu vencimento, então a taxa anualizada será: (365X6,80%/457)=5,43%.

Se assim for é melhor comprar obrigações da ZON que as OT-9/2013, ou não será bem assim?
Agradeço o vosso esclarecimento.

Alguém me consegue esclarecer, queria subscrever.

Experimenta simular aqui http://public.sheet.zoho.com/public/tia ... igacoes-pt

Registado: 5/10/2005 18:05

por AmgMaia » 8/6/2012 18:30

Madofi Escreveu:Gostava que me informassem se é assim que se calcula qual a taxa de rendibilidade das OT com vencimento em 9/2013.

Taxa de cupão – 5.45%

Como faltam ainda 457 dias para o seu vencimento, então a taxa anualizada será: (365X6,80%/457)=5,43%.

Se assim for é melhor comprar obrigações da ZON que as OT-9/2013, ou não será bem assim?

Alguém me consegue esclarecer, queria subscrever.

Registado: 14/3/2008 18:27

por AmgMaia » 8/6/2012 17:56

Garfield Escreveu:
SilverTrader Escreveu:
Convém alertar para o facto de que a rentabilidade efectiva não pode ser fixa dessa forma pois o peso das comissões de subscrição, de pagamento de juros, do reembolso e da custódia das obrigações faz com que a mesma varie em função do capital investido.

Um valor baixo poderá rondar os 3,5% e um valor elevado atingir uns 4,8%.

BN
Garfield

Como estou isento de comissão de subscrição e como já tenho carteira de titulos, também já não vou pagar mais pela custódia, logo se pagar que penso que nada cobram é no pagamento dos juros.

No entanto agradecia que me confirmassem se os calculos relativamente a taxa das OT.5,45-9/2013 é como exemplo feito.

muito obrigado

por Garfield » 8/6/2012 17:03

SilverTrader Escreveu:
Madofi Escreveu:Emissão de Obrigações Taxa Fixa ZON MULTIMÉDIA 2012 - 2015

AEmitente ZON Multimédia Serviços de Telecomunicações e Multimédia, S.G.P.S., S.A.
Descrição Oferta Pública de Subscrição de Obrigações, a realizar no mercado português.
Montante máximo da oferta € 100.000.000, o qual poderá ser aumentado por decisão da Emitente até 6 de Junho de 2012 (inclusive).
Preço de Subscrição €1.000 por Obrigação
Período da Subscrição da Oferta Entre as 8h30 do dia 28 de Maio de 2012 e as 15h00 do dia 14 de Junho de 2012 (inclusive).
Ordem Mínima As ordens de subscrição podem ser apresentadas num mínimo e em múltiplos de 1 Obrigação (€1.000).
Ordem Máxima O número máximo de Obrigações que pode ser subscrito por cada investidor está limitado à quantidade de Obrigações que são oferecidas à subscrição e ao processo de rateio.
Taxa de Juro Fixa 6,85% ao ano (Taxa Anual Nominal Bruta) Prazo 3 anos
Data de Reembolso 19 de Junho de 2015
Pagamento de Juros Semestral e postecipado
Data Limite para Alteração/Revogação das Ordens As ordens de subscrição poderão ser alteradas ou canceladas até ao dia 11 de Junho de 2012 (inclusive), data a partir da qual são irrevogáveis.

Não dispensa a consulta do prospecto, do respectivo sumário e demais documentação da Oferta, disponível em www.zon.pt e www.cmvm.pt.

Estas obrigações, subscritas no BES, ficarão com uma taxa líquida de 4,78% - depois de impostos e comissões sobre o valor subscrito e sobre os juros que irão ser pagos.
O que vos parece?

P.S: O valor é uma percentagem, portanto aplica-se quer seja para 1 obrigação quer seja para 20.

Convém alertar para o facto de que a rentabilidade efectiva não pode ser fixa dessa forma pois o peso das comissões de subscrição, de pagamento de juros, do reembolso e da custódia das obrigações faz com que a mesma varie em função do capital investido.

Um valor baixo poderá rondar os 3,5% e um valor elevado atingir uns 4,8%.

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por AmgMaia » 8/6/2012 16:54

Gostava que me informassem se é assim que se calcula qual a taxa de rendibilidade das OT com vencimento em 9/2013.

Taxa de cupão – 5.45%

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: António Sousa 56, Bing [Bot], Denário, IX Hispana, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 133 visitantes