Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nisoda » 17/2/2013 17:55

nisoda Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Os pesos são mais relevantes que os fundos em si... que percentagem em cada fundo estás a planear?

obrigado pela resposta.

fiz resgate do ES monetário.
e estav a pensar:
PIMCO Diversified - 500
Nordea High Yield - 500
Nordea 1 - european cross - 500
fidelity china - 1000
ES global bond - 1000
Allianz europe eq. - 1000
schrolder isf middle east - 700
threadneedle - fundo de acçõe global cap. grande valor - 800

os 5 primeiros já tenho, tendo os 3 primeiros rentabilidade negativa.
o 4º e 5º acredito no seu potencial.
os últimos 3 é para diversificar.

o que achas? desta vez estou com bastantes duvidas.
também pensei em acções PT, que neste momento tb tenho com rentabilidade negativa, mas o pior são as comissões de resgate.

Virtuagog, o que achas?

Registado: 29/11/2007 11:04

por VirtuaGod » 17/2/2013 16:46

Adicionei um novo campo no "Cantinho da educação" sobre "Biblioteca Financeira". Vou acrescentando aí os muitos papers e artigos que leio. Por enquanto está pobre mas vai ter provavelmente dezenas de artigos, gratuitos mas em inglês. Infelizmente qualquer coisa acima do nível básico não consigo arranjar em Português!

Embora todos os artigos sejam excelentes recomendo muito a leitura de Five Big Lessons From Market History devido a ser muito curto mas com um sumo impressionante. Diria que tem um excelente rácio Tamanho/informação...

Artigos & Papers Nível Intermédio

:arrow: Best practices for portfolio rebalancing by Francis M. Kinniry Jr. et al
:arrow: For Long-Term Investors, the Focus Should Be on Risk - AAII
:arrow: Five Big Lessons From Market History - AAII
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VirtuaGod » 17/2/2013 16:35

Não sei analisar o Activo bank pois não o uso e sinceramente olhando para aquilo fico confuso. Talvez o REAN te explique melhor como ver os valores. Apenas uso os fundos da primeira página e nunca tive qualquer problema de análise dos mesmos. Mas aqui parece-me simplesmente uma dificuldade de análise dos valores no Activebank. Pode ser que aqui alguém te ajude pois eu só tenho usado o best...

Mas repito, é impossível estares a perder mais de 1%. Pelas minhas contas nem 20 euros deves estar a perder.Quanto investiste em euros?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por nelsonpt » 17/2/2013 16:25

VirtuaGod Escreveu:Nelson desculpa, investiste 2000 dolares +/- (aí uns 1500 euros) e achas que perdeste 430 euros?? Isso é impossível se o fundo é esse que foi postado. o fundo está a 1% dos máximos. O que significa que mesmo que o teu timming tenha sido o pior possível a perda NUNCA poderá ser mais que 1%. Ora confirma-me isso sff...
VG
eu nao acho nada :)
Eu apenas vim colocar aquela imagem pois penso que voces devem perceber mais disto do que eu... estou confuso com aquilo.

Eu tenho como valor investido 2010.84$, e aparece os 1573 como valor total.
Agora este ultimo valor deve ser já em €, pois estive a fazer o cambio agora...
2010$ = 1503€
ou seja, perdi-me de novo com estas contas lol
significa até ao momento uma perca a ronda dos 70€
será que é isto que os meus neuronios estao a pensar?

Registado: 3/11/2012 17:35

por nisoda » 17/2/2013 13:20

VirtuaGod Escreveu:Os pesos são mais relevantes que os fundos em si... que percentagem em cada fundo estás a planear?

obrigado pela resposta.

fiz resgate do ES monetário.
e estav a pensar:
PIMCO Diversified - 500
Nordea High Yield - 500
Nordea 1 - european cross - 500
fidelity china - 1000
ES global bond - 1000
Allianz europe eq. - 1000
schrolder isf middle east - 700
threadneedle - fundo de acçõe global cap. grande valor - 800

os 5 primeiros já tenho, tendo os 3 primeiros rentabilidade negativa.
o 4º e 5º acredito no seu potencial.
os últimos 3 é para diversificar.

o que achas? desta vez estou com bastantes duvidas.
também pensei em acções PT, que neste momento tb tenho com rentabilidade negativa, mas o pior são as comissões de resgate.

por SIRS » 17/2/2013 10:12

VirtuaGod Escreveu:Nelson desculpa, investiste 2000 dolares +/- (aí uns 1500 euros) e achas que perdeste 430 euros?? Isso é impossível se o fundo é esse que foi postado. o fundo está a 1% dos máximos. O que significa que mesmo que o teu timming tenha sido o pior possível a perda NUNCA poderá ser mais que 1%. Ora confirma-me isso sff...

Realmente relendo o que o nelson escreveu. Eu estou com variação negativa inferior a 1%... Tal como disse em cima.

Negativo 33% algo não faz sentido...

Registado: 11/10/2004 22:21

por VirtuaGod » 17/2/2013 4:05

por VirtuaGod » 17/2/2013 2:59

Nelson desculpa, investiste 2000 dolares +/- (aí uns 1500 euros) e achas que perdeste 430 euros?? Isso é impossível se o fundo é esse que foi postado. o fundo está a 1% dos máximos. O que significa que mesmo que o teu timming tenha sido o pior possível a perda NUNCA poderá ser mais que 1%. Ora confirma-me isso sff...

por nelsonpt » 17/2/2013 2:33

VirtuaGod Escreveu:Foi mesmo mau timming, este fundo anda aos solavancos... neste momento está "parado". Mas tb não deverá ter um peso tão grande na carteira que a afecte!!

EDIT: Deve ter um peso semelhante ao Templeton c/ hedge, o que faria um bom retorno no conjunto!
penso que vou ter que esperar ainda um belo tempo até me ver livre deste fundo em questao eheheh
o euro está mesmo bom para quem compra "coisas" fora da Europa e deve continuar assim uns valentes meses... claro que isto é especulaçao... isto basta alguem abrir a boca para o $ se fortalecer logo, correcto VG?

por VirtuaGod » 17/2/2013 0:52

Os pesos são mais relevantes que os fundos em si... que percentagem em cada fundo estás a planear?

por nisoda » 17/2/2013 0:48

o que acham:

reforço de carteira:

PIMCO Diversified
Nordea High Yield
Nordea 1 - european cross
fidelity china
ES global bond
Allianz europe eq.
schrolder isf middle east
threadneedle - fundo de acçõe global cap. grande valor

por VirtuaGod » 16/2/2013 23:20

Tudo tem a haver com classes de activos. Não penses em fundos. Os fundos não são nada mais que veículos para investir nessas mesmas classes de activos.

Tens de forma resumida e simplista e assumindo um mundo com apenas 2 activos, obrigações e acções:

:arrow: Obrigações governamentais de alta qualidade
:arrow: Obrigações corporativas de alta qualidade
:arrow: Obrigações governamentais de baixa qualidade (Ex: países emergentes)
:arrow: Obrigações corporativas de baixa qualidade (o fundo BPI obrigações alto risco aposta aqui)
:arrow: Acções de empresas grandes ("blue chips", normalmente multinacionais)
:arrow: Acções de empresas mais pequenas (+risco)
:arrow: Acções de países emergentes

Claro que dentro de cada estes activos há os fundos que têm mais ou menos risco, um para quem as empresas grandes é preciso ser a coca cola, outro para quem as empresas grandes "basta" ser uma ford mas de forma geral é com as classes de activos que tens de te preocupar para compreender os fundos.

Coloquei propositadamente do activo com menos risco para o com mais risco. Quanto mais distanciados na escala mais descorrelacionados são :wink:

Tens é de perceber em que investe cada fundo e depois é só veres na escala. Qualquer coisa, uma vez que às vezes as classes estão em inglês,, ou ajuda a compreender onde inserir uma categoria da morningstar pergunta :)

por Hektor » 16/2/2013 22:59

VirtuaGod Escreveu:Os fundos do top mais descorrelacionados com a carteira que tens são os dois mistos

Carmignac Patrimoine A
Invesco Balanced-Risk Alloc E

Mas estes tb são bastantes descorrelacionados com essa carteira (mas menos)

F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged
Templeton Glbl Total Return N Acc €
Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1

Obrigado! Tinha visto os fundos mistos na 1ª página, mas como não me apareceram disponíveis para subscrição no ActivoBank não os considerei.

De forma a tentar entender: qual o primeiro passo para perceber o porquê de um fundo (ou tipo de fundo) ser descorrelacionado com a minha carteira? Devo (por exemplo) dividir as % da carteira por cada tipo de "Categoria Morningstar"...?

Registado: 26/7/2011 12:29

por VirtuaGod » 16/2/2013 21:09

Até me assustei quando abri o Nordea-1 Global Stable Equity E que está na primeira página em menções honrosas. Já está a ganhar 6.17% este ano.... bem bom!!

por VirtuaGod » 16/2/2013 21:06

Os fundos do top mais descorrelacionados com a carteira que tens são os dois mistos

Carmignac Patrimoine A
Invesco Balanced-Risk Alloc E

Mas estes tb são bastantes descorrelacionados com essa carteira (mas menos)

F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged
Templeton Glbl Total Return N Acc €
Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1

por Hektor » 16/2/2013 20:41

Lamento colocar a questão de novo, mas sou daqueles casos em que apesar do esforço dos "mestres" ainda não consigo pescar o peixe... tenho uma dificuldade em verificar se os fundos da carteira são suficientemente descorrelacionados e como os classificar; em resumo, tendo em conta querer reduzir o BPI Liquidez e poder usar a nova lei sobre PPR/ Crédito Habitação, que fundos (novos?) posso considerar, tendo em conta a carteira actual de:

BPI - LIQUIDEZ 25,8%
PIMCO Div Income 20,3%
BPI - OBRIGAÇÕES ARAR 9,7%
BPI - BRASIL 9,6%
BPI - RESTRUTURACOES 22,1%
BPI - EUROPA 12,4%

Se eu esquecer os nomes / sociedades gestoras, como podia classificar a carteira face a sua exposição por tipo de activos?

Tenho contas em BPI e Activo Bank...

Registado: 26/7/2011 12:29

por VirtuaGod » 16/2/2013 19:47

Foi mesmo mau timming, este fundo anda aos solavancos... neste momento está "parado". Mas tb não deverá ter um peso tão grande na carteira que a afecte!!

EDIT: Deve ter um peso semelhante ao Templeton c/ hedge, o que faria um bom retorno no conjunto!

por nelsonpt » 16/2/2013 18:08

VirtuaGod Escreveu:Não percebi esse gráfico. USD? Que templeton tens? Mete Isin sff. Os Templeton da primeira página até se estão a portar bem... Todos positivos este ano (e o Templeton TR-H1 bastante positivo até)!!
Código ISIN LU0170477797
O Rean ja colocou ;)

por SIRS » 16/2/2013 17:56

VirtuaGod Escreveu:Pois mas olha que o Templeton sem hedge que está na primeira página está a apresentar lucros em todas as frentes...

Sim, sem dúvida mas apesar disso é como aqui ilustrei, tal como o outro forista investi nesse fundo em Nov 2012.

Fundo valorizou 4.31%. (no período)
No entanto ainda estou a perder 0.725% devido ao cambio. Em dólares já vale mais do que o que apliquei mas traduzindo em euros ainda está negativo.

Involuntariamente investi num momento de especial força do dólar (ou fraqueza do euro) e agora isso nota-se.
Como é investimento de longo prazo estou disposto a aceitar estas coisas mas, no futuro, sempre que envolver investimentos feitos noutras moedas vou estar bem atento ao timming.
Sinceramente sendo investimento de médio prazo não pensei duas vezes (não esperei uma variação tão grande).

A minha experiência com câmbio resume-se a recolher mais valias de colocar uma parte da minha liquidez em moeda estrangeira quando é particularmente favorável e voltar ao euro num momento posterior. Sabendo sempre que posso não ter ganhos pois posso precisar desse dinheiro num momento com cambio adverso (mas como esperei por um bom momento de entrada nunca incorri em perdas, pelo oposto conto em média com valorizações de 3.5 a 4% "em cada movimento").

Agora estou a experimentar a utilização dos fundos que recomendaste para liquidez (VG). Nomeadamente os AXA mas também não fui muito feliz, lol, coloquei há um mês no AXA 5-7 e estou com variação de -0.69%.

Os outros 2 fundos que investi estão a correr razoavelmente bem dentro do antecipado.

Parece-me que ainda tenho muito para ler antes de estar preparado para lidar com todas estas variáveis, por hora concentrado apenas em investir de forma segura as poupanças à medida que vou tendo algum dinheiro disponível.
Isto do câmbio foi uma surpresa, outras virão! ;)

Obrigado por toda a ajuda que tem sido amavelmente dispensada.

Com os meus melhores cumprimentos.

por joaopedroinvestidor » 16/2/2013 17:39

frugal Escreveu:com o objectivo de maximizar os resultados de uma estratégia que tem retornos positivos a longo prazo, faz algum sentido na tua opinião, alavancar uma conta de uma carteira do tipo buy&hold?
Imaginando que temos um custo de 2%(não conheço este valor) ao ano por ter capital "emprestado" para assumir uma alavancagem de por exemplo 2x (duas vezes), pode ser interessante.

Lê o artigo:
Prós e contras dos créditos para investir na bolsa
http://economico.sapo.pt/noticias/nprint/101254.html

e vê aqui http://caldeiraodebolsa.negocios.pt/vie ... &js_link=1

e https://www.bigonline.pt/Credito/ContaM ... ?tab=taxas

Registado: 4/5/2007 18:58

por frugal » 16/2/2013 16:44

Boa noite

com o objectivo de maximizar os resultados de uma estratégia que tem retornos positivos a longo prazo, faz algum sentido na tua opinião, alavancar uma conta de uma carteira do tipo buy&hold?
Imaginando que temos um custo de 2%(não conheço este valor) ao ano por ter capital "emprestado" para assumir uma alavancagem de por exemplo 2x (duas vezes), pode ser interessante.

Cumprimentos

Registado: 16/9/2012 22:36

por VirtuaGod » 16/2/2013 12:41

Pois mas olha que o Templeton sem hedge que está na primeira página está a apresentar lucros em todas as frentes...
Anexos
Templeton TR sem Hedge.JPG
Templeton TR sem Hedge.JPG (53.85 KiB) Visualizado 10158 vezes

por SIRS » 16/2/2013 11:10

nelsonpt Escreveu:Imagem
parece que entrei na hora errada?
perdi 430€ :P
aahhaha
ou será que recebi os dividendos do Templenton?

Também tenho o TEMPLETON GLOBAL TOTAL RETURN N USD (LU0170477797) mas involuntariamente entrei quando o dólar estava muito forte. O fundo rentabilizou em absoluto 4.31% (em dólares) mas em relação ao investimento inicial feito em euros ainda estou negativo.

Já tinha lido opiniões, nomeadamente do VG sobre a questão cambial e por, até hoje, me ter dado bem com essa mesma variação não lhe dei a adequada relevância.
Tenho a expectativa de no longo termo os ganhos superarem as perdas cambiais (já que sendo investimento de médio prazo quero minimizar o impacto cambial em vez de "jogar" com ele).

Nelsonpt, parece-me que a hora de entrada (na perspectiva do investimento) não sendo valorizada no longuíssimo prazo acaba por ter uma importância no imediato.

Cumprimentos.

PS: a escolha deste fundo em USD foi deliberada, para ter um dos fundos desta minha recente carteira a trabalhar sem ser em euros. Confesso que vou semanalmente ver se já passou a linha de neutralidade (do capital investido inicialmente).

por VirtuaGod » 16/2/2013 0:19

Não percebi esse gráfico. USD? Que templeton tens? Mete Isin sff. Os Templeton da primeira página até se estão a portar bem... Todos positivos este ano (e o Templeton TR-H1 bastante positivo até)!!

por nelsonpt » 16/2/2013 0:12

Imagem
parece que entrei na hora errada?
perdi 430€ :P
aahhaha
ou será que recebi os dividendos do Templenton?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: rg7803 e 61 visitantes