Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VIXIUM » 21/2/2013 22:01

Boas

Que grande stickada levou hoje o INVESCO BRA. Deixa lá ver o que o VG diz sobre isto hoje. :lol: Eu cá para mim continuo na minha...fundos mistos é o que dá!! :mrgreen:
VG não te zangues...é apenas uma pequenina provocação.
Obrigado
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

Re: a minha carteira

por Conquistador » 21/2/2013 10:20

VirtuaGod Escreveu:
Conquistador Escreveu:Boas,

Deixo a composição da minha carteira de fundos, com o respectivo peso relativo de cada um dos componentes, salvo arredondamentos.
Exceptuando a óbvia e evidente sobreexposição a acções portuguesas, o que alterariam?

BPI Reestruturações- 11,41%
Axa Euro Inflation Bonds-6,95%
Millennium Acções Portugal-21,29%
BPI Euro Taxa Fixa-6,81%
E.S. Mercados Emergentes-14,15%
E.S. Logistica- 8,52%
Amundi Vol Euro Eq- 7,61%
Templeton Natural Resources-3,54%
Pictet Global Emerg. Debt- 7,29%
Pimco Total Return- 8,10%
E.S. Liquidez- 4,26%

Cumprimentos,

Basicamente 80% da carteira. Mas sem ser piquinhas alterava o Amundi Vol Euro Eq- 7,61%

A carteira parece bipolar :mrgreen: ou fundos de muito risco ou fundo com um risco demasiado baixo

Boas,

E eu que achava que dessa bipolaridade entre activos de muito risco e de baixo risco poderia alcançar uma carteira equilibrada.

Cumprimentos,

Registado: 3/7/2008 11:58

por VirtuaGod » 21/2/2013 3:01

Para quem não lê os artigos e depois de ver um eurizon com 6.05 YTD e um Fidelity com 4.86% tb já em 2013 só me apetece relembrar o que postei em baixo (para quem tem carteiras demasiado defensivas) mas também que às vezes vai-se buscar risco desnecessário quando há bons fundos accionistas "defensivos" com estes retornos o que se quer mais?

Lesson Five: An often-overlooked risk for the long-run investor is the risk of having a too-conservative portfolio.
By focusing too much on volatility of individual assets instead of the volatility of the entire portfolio, many people often maintain a too-small stock exposure for their long-run horizon. Remember that over this time period, the 25% stock portfolio had a volatility similar to the all-bonds portfolio, but its returns were appreciably higher. And for many investors, the risk-return trade-off favors an even higher exposure to stocks.

So, learn from history, and avoid the mistakes of others. Pick an asset allocation that suits your long-term needs based on the amount of risk you think you can withstand, and make sure you rebalance your portfolio every year to maintain a stable risk exposure.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

Re: a minha carteira

por VirtuaGod » 21/2/2013 0:54

Conquistador Escreveu:Boas,

Deixo a composição da minha carteira de fundos, com o respectivo peso relativo de cada um dos componentes, salvo arredondamentos.
Exceptuando a óbvia e evidente sobreexposição a acções portuguesas, o que alterariam?

BPI Euro Taxa Fixa-6,81%
E.S. Logistica- 8,52%
E.S. Liquidez- 4,26%

Cumprimentos,

Basicamente 80% da carteira. Mas sem ser piquinhas alterava o Amundi Vol Euro Eq- 7,61%

A carteira parece bipolar :mrgreen: ou fundos de muito risco ou fundo com um risco demasiado baixo
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 21/2/2013 0:50

Rick Lusitano Escreveu:Não sabendo os pesos dos fundos na tua carteira, é + complicado, fazer uma "analise". 8-)

Tenho reparado que a maioria das pessoas tem inexplicavelmente neglegênciado esta parte tão importante da construção da carteira...

por VirtuaGod » 21/2/2013 0:32

th3Rm Escreveu:E comparando a rentabilidade do fundo (4.23% liq.) com a taxa de uma conta a prazo a 6 meses (3.1% TANB) vale a pena?

Tens a certeza que ele vai fazer 4.23%? Ou isso é o que valor que fez :?: :twisted:

Neste momento diria que deve andar pelos 3.5% anualizados... Não esperes mais que isso dele no próximo anoo/ meses. Pessoalmente até prefiro o E.S. Monetário!!Não é FEI e tem quase o dobro da rentabilidade...

a minha carteira

por Conquistador » 20/2/2013 20:25

Boas,

BPI Euro Taxa Fixa-6,81%
E.S. Logistica- 8,52%
E.S. Liquidez- 4,26%

Cumprimentos,

por Midas » 20/2/2013 17:13

Legendz Escreveu:Agradeço uma luz sobre o seguinte ponto: Qual a melhor alternativa de risco controlado e na mesma classe aos seguintes 2 fundos?

Pimco Global Real Return
Invesco Ballanced Risk Allocation?

Ou seja, se tiver que os substituir na carteira por outros semelhantes para onde devo olhar?

Legendz Escreveu:Tinha questionado mais acima acerca dos 2 fundos porque estou na duvida se os hei-de resgatar não pelo saldo negativo mas tendo em conta uma melhoria da diversificação da carteira, pelo que pedia novamente e agradecia ajuda neste ponto.

Por exemplo, faz ainda sentido ter um Pimco correlacionado com a inflacção nesta carteira?
Imagem

:arrow: O Invesco é o fundo, mais descorrelacionado da tua carteira. E é um fundo completo, tem cerca de 1/3 da carteira dividido em 3 classes de activos, acções, obrigações e matérias-primas (que também inclui exposição ao Ouro). Se houver quedas nas bolsas, ganhas pelas obrigações e vice-versa. Ganhas também pelo o consumo de matérias-primas: agrícolas, energéticas e metais (preciosos e industriais).

:arrow: O PIMCO Real Return, é o único fundo especializado que tens a apostar na inflação.

:arrow: Tens 2 fundos a apostar em High Yields, o AXA e o PIMCO.

:arrow: E tens 2 fundos a apostar em Global Bonds Hedged, o PIMCO e Templeton.
Aqui depende do risco que queres assumir. O PIMCO é o + conservador (- risco) e o Templeton já arrisca mais (+ risco).

Não sabendo os pesos dos fundos na tua carteira, é + complicado, fazer uma "analise". 8-)
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por ghorez » 20/2/2013 16:17

Legendz Escreveu:Tinha questionado mais acima acerca dos 2 fundos porque estou na duvida se os hei-de resgatar não pelo saldo negativo mas tendo em conta uma melhoria da diversificação da carteira, pelo que pedia novamente e agradecia ajuda neste ponto.

Por exemplo, faz ainda sentido ter um Pimco correlacionado com a inflacção nesta carteira?
Imagem

Faz sempre sentido ter algo associado à inflação! Agora depende das opções..há quem goste de TIPS (PIMCO Real Return), commodities (invesco) ou ouro.

Eu pessoalmente prefiro TIPS.

Registado: 25/9/2012 10:49

por Legendz » 20/2/2013 13:45

Tinha questionado mais acima acerca dos 2 fundos porque estou na duvida se os hei-de resgatar não pelo saldo negativo mas tendo em conta uma melhoria da diversificação da carteira, pelo que pedia novamente e agradecia ajuda neste ponto.

Imagem

Registado: 9/2/2012 13:59

por th3Rm » 20/2/2013 13:33

VirtuaGod Escreveu:
Luis19 Escreveu:Virtua, tens opinião formada sobre o fundo ES Liquidez (quando comparado com os DP's) ?

Ora bem...o E.S. Liquidez.

Sobre o Liquidez em si não tenho muita opinião. Podes ver a carteira aqui: http://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=14165991336&from=listafundos

O Liquidez sofre dos mesmos males que me levou a retirar o Logística da primeira página:

1 Excesso de exposição a Portugal
2 É um FEI
3 Fundo de investimento demasiado "certinho"

Passo a explicar o meu problema com os pontos anteriores:

1. Se isto der o estoiro não há por onde fugir e terá um impacto no fundo gigantesco

2. FEI (fundo especial de investimento) quer dizer que segundo a CMVM é um "Produto Financeiro Complexo". Porque é que o regulador colocou um fundo de investimento como um Produto Financeiro Complexo não percebo mas assumo que as razões não serão as melhores. A CMVM tem como objectivo a protecção do investidor e se eles dizem "Cuidado", a menos que eu saiba MUITO bem o que estou a fazer não invisto.

3. Fundo certinho... digamos que é mais daquelas "bom demais para ser verdade". Como é que um fundo com carteira de investimento paga sempre o mesmo?? Enquanto a carteira der mais que os 4 ou 4.5% liquido que eles pagam está tudo bem mas e depois?? Parece o BPP, pagava tudo bem e uns 6% fixo até aos investimentos passarem a correr mal...

Dito isto se acho que o fundo vai estoirar?? Duvido muito, muito mesmo, mas o seguro morreu de velho. Se a opção de tomada de risco nacional for consciente recomendo uma olhadela ao E.S. Rendimento PLUS que ao menos está com uma rentabilidade que se coaduna melhor ao risco. Basta dizer que está com 13.5% liquido a 12 meses e este ano (desde Janeiro) já vai com 11%. A rentabilidade deste ano está quase em 25% anualizado (líquido), é este o risco que se toma com um fundo destes. Ao menos pegue num que paga realmente pelo risco :twisted:

Sou uma pessoa muito conservadora e também os fundos em que invisto têm rentabilidades semelhantes/superiores ao liquidez com um risco muito menor.

Uma olhadela a fundos como o PIMCO Diversified Income ou o Emerging Market Bonds vê rapidamente fundos com rentabilidades superiores e muito mais diversificados que o Líquidez. A verdade é que as pessoas assumem que há uma relação directa entre volatilidade/desvio padrão e o risco, e em abono da verdade muitas vezes é assim, é assim que se ensina no mundo académico/teórico, mas na realidade não é bem assim. Os riscos que estes fundos tomam não estão patentes no desvio padrão, porque com um desvio padrão quase inexistente teria de haver um risco quase inexistente, o que não acontece.

P.S. O E.S. Obrigações Europa que está na primeira página comprou recentemente Obrigações do Tesouro e com um timming muito perto de perfeito, subiu aí uns 4% num ápice devido a isso. Aqui está um fundo com exposição controlada a Portugal que se tem portado muito bem recentemente para quem acredita no nosso país. Não é FEI, tem tido um comportamento excelente e parece-me bem gerido. É o único fundo Português na primeira página e por aí vê-se bem a minha opinião.

Ok, pelo que entendi da análise do VG temos baixa rentabilidade para o risco.
Mas no meu caso a questão fundamental é a liquidez porque daqui a 6 meses vou necessitar do capital.
E comparando a rentabilidade do fundo (4.23% liq.) com a taxa de uma conta a prazo a 6 meses (3.1% TANB) vale a pena?

Registado: 1/10/2009 11:32

por th3Rm » 20/2/2013 13:22

Obrigado pelas respostas.
Conclusões!! vale a pena?

por Conquistador » 20/2/2013 13:15

th3Rm Escreveu:Gostaria que alguém entendido no assunto se pronunciar-se sobre este fundo que me foi aconselhado como uma opcção válida a uma conta a prazo a 6 meses (visto que as taxas de juro das contas a prazo estão muito baixas).

Segundo informações é um fundo muito líquido com um risco muito baixo.

http://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=1 ... istafundos

Cumprimentos.

Tens aqui a opinião do vg sobre esse fundo.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1

Cumprimentos,

por mais_um » 20/2/2013 13:01

Conquistador Escreveu:
Boas,

Não dá cabo da rentabilidade porque não há comissões de subscrição nem de resgate.

Cumprimentos,

Pois, tens razão, nem reparei nisso. Tenho que voltar a estudar o assunto.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Conquistador » 20/2/2013 12:53

mais_um Escreveu:
th3Rm Escreveu:Gostaria que alguém entendido no assunto se pronunciar-se sobre este fundo que me foi aconselhado como uma opcção válida a uma conta a prazo a 6 meses (visto que as taxas de juro das contas a prazo estão muito baixas).

Cumprimentos.

Eu também recebi essa sugestão para 3 meses, mas optei pelos certificados de Aforro.

É que para pequenos montantes isto dá cabo da rentabilidade:

As rendibilidades aqui divulgadas são anualizadas, líquidas de imposto, comissões de gestão e depositário; não são líquidas de comissões de subscrição e de resgate, devendo estas ser consultadas nos documentos constitutivos de cada um dos fundos.

Boas,

Não dá cabo da rentabilidade porque não há comissões de subscrição nem de resgate.

Cumprimentos,

por mais_um » 20/2/2013 12:43

Cumprimentos.

Eu também recebi essa sugestão para 3 meses, mas optei pelos certificados de Aforro.

É que para pequenos montantes isto dá cabo da rentabilidade:

As rendibilidades aqui divulgadas são anualizadas, líquidas de imposto, comissões de gestão e depositário; não são líquidas de comissões de subscrição e de resgate, devendo estas ser consultadas nos documentos constitutivos de cada um dos fundos.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por th3Rm » 20/2/2013 12:35

Gostaria que alguém entendido no assunto se pronunciar-se sobre este fundo que me foi aconselhado como uma opcção válida a uma conta a prazo a 6 meses (visto que as taxas de juro das contas a prazo estão muito baixas).

Cumprimentos.

por Legendz » 20/2/2013 11:24

Agradeço uma luz sobre o seguinte ponto: Qual a melhor alternativa de risco controlado e na mesma classe aos seguintes 2 fundos?

Pimco Global Real Return
Invesco Ballanced Risk Allocation?

Ou seja, se tiver que os substituir na carteira por outros semelhantes para onde devo olhar?

Registado: 9/2/2012 13:59

por Dvkk » 18/2/2013 11:21

VG :clap:
Obrigado e parabéns pelo trabalho!

Registado: 5/7/2008 3:13

Re: Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 18/2/2013 2:54

Não me recordo de fazer esta citação toda mas ok. às duas da manhã já nem devia estar a ver bem o que estava a fazer... apaguei pois estava a ocupar espaço. Quem quiser ver a primeira página pode ir à primeira página... LOL
Editado pela última vez por VirtuaGod em 18/2/2013 12:16, num total de 1 vez.

por VirtuaGod » 18/2/2013 2:39

Novos artigos:

Nivel básico

:arrow: How to Start - Charles Rotblut, CFA, Editor, AAII Journal
:arrow: The Basics of Portfolio Allocation - Charles Rotblut, CFA, Editor, AAII Journal

Nível intermédio

:arrow: The Role of REITs for Long-Term Investors - By Brad Case, Ph.D., CAIA, AAII Journal
:arrow: TIPS and the Nature of Inflation Protection- by Daniel W. Wallick and Jill Marshall, AAII Journal

por SIRS » 17/2/2013 20:21

VirtuaGod Escreveu:Não sei analisar o Activo bank pois não o uso e sinceramente olhando para aquilo fico confuso. Talvez o REAN te explique melhor como ver os valores. Apenas uso os fundos da primeira página e nunca tive qualquer problema de análise dos mesmos. Mas aqui parece-me simplesmente uma dificuldade de análise dos valores no Activebank. Pode ser que aqui alguém te ajude pois eu só tenho usado o best...

Mas repito, é impossível estares a perder mais de 1%. Pelas minhas contas nem 20 euros deves estar a perder.Quanto investiste em euros?

Bem, começando pelo princípio, eu utilizo 2 bancos: BEST e BARCLAYS. No que concerne aos fundos são muito parecidos, alterando apenas o layout e a oferta. Não conheço o Activebank.

Depois de confirmar com o VG que o fundo que estamos a falar era a versão em USD do que estava na primeira página dei indicação para adquirir 5000€ em UP.

O banco primeiro fez o cambio para USD e depois comprou essas UP.

Ou seja:
Templeton TR - 5000€ > $6340.49 > UP 244.335.

A evolução dos últimos meses fez com que as UP valorizassem 4.31% (correspondendo agora a um valor $6614.14).
No entanto a variação do cambio faz com que esses $6614.14 correspondam apenas a 4963.71€.

Por outras palavras, a uma valorização das UP (em USD) de 4.31% traduz-se em variação de -0.725% em euros.

O fundo valorizou mas comprei-o numa altura em que a relação USD/€ me era desvantajosa.

Estou a "perder" 36.29€ apesar de estar a "ganhar" $273.65.

Não tenho formação nesta área. O que aqui expus é a minha interpretação do que leio e que analisei.
Salvo melhor entendimento parece-me que poderá ser isto que te aconteceu.

Até porque, naquela imagem, tu tens uma melhor valorização em USD que eu.

Duvido que tenhas perdido tanto dinheiro... se calhar estás a comparar USD com €.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
REAN

Registado: 11/10/2004 22:21

por VirtuaGod » 17/2/2013 17:59

nisoda Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Os pesos são mais relevantes que os fundos em si... que percentagem em cada fundo estás a planear?

obrigado pela resposta.

fiz resgate do ES monetário.
e estav a pensar:
PIMCO Diversified - 500
Nordea High Yield - 500
Nordea 1 - european cross - 500
fidelity china - 1000
ES global bond - 1000
Allianz europe eq. - 1000
schrolder isf middle east - 700
threadneedle - fundo de acçõe global cap. grande valor - 800

os 5 primeiros já tenho, tendo os 3 primeiros rentabilidade negativa.
o 4º e 5º acredito no seu potencial.
os últimos 3 é para diversificar.

o que achas? desta vez estou com bastantes duvidas.
também pensei em acções PT, que neste momento tb tenho com rentabilidade negativa, mas o pior são as comissões de resgate.

A diversificação não está má, embora tenha mais acções do que eu gosto. Espero que seja para um período superior a 3 anos senão os fundos accionistas nem têm tempo de funcionar e aguentes uns quebras jeitosas. Ah, e misturares aquilo em que acreditas [que vai acontecer no futuro] e o investimento normalmente não dá bom resultado!! :wink:

por SIRS » 17/2/2013 17:57

VirtuaGod Escreveu:Não sei analisar o Activo bank pois não o uso e sinceramente olhando para aquilo fico confuso. Talvez o REAN te explique melhor como ver os valores. Apenas uso os fundos da primeira página e nunca tive qualquer problema de análise dos mesmos. Mas aqui parece-me simplesmente uma dificuldade de análise dos valores no Activebank. Pode ser que aqui alguém te ajude pois eu só tenho usado o best...

Mas repito, é impossível estares a perder mais de 1%. Pelas minhas contas nem 20 euros deves estar a perder.Quanto investiste em euros?

Estou a viajar. Na hora de jantar coloco aqui o que fiz e o que me parece que também te aconteceu.

Até logo.
REAN

Registado: 11/10/2004 22:21

por nisoda » 17/2/2013 17:56

nisoda Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Os pesos são mais relevantes que os fundos em si... que percentagem em cada fundo estás a planear?

obrigado pela resposta.

fiz resgate do ES monetário.
e estav a pensar:
PIMCO Diversified - 500
Nordea High Yield - 500
Nordea 1 - european cross - 500
fidelity china - 1000
ES global bond - 1000
Allianz europe eq. - 1000
schrolder isf middle east - 700
threadneedle - fundo de acçõe global cap. grande valor - 800

os 5 primeiros já tenho, tendo os 3 primeiros rentabilidade negativa.
o 4º e 5º acredito no seu potencial.
os últimos 3 é para diversificar.

o que achas? desta vez estou com bastantes duvidas.
também pensei em acções PT, que neste momento tb tenho com rentabilidade negativa, mas o pior são as comissões de resgate.

VirtuaGog, o que achas?

Registado: 29/11/2007 11:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, marco1424, OCTAMA, tami e 231 visitantes