Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
Boas,
Ontem coloquei umas tabelas sobre os retornos dos melhores fundos do Japão, em que o JPMorgan Japan Equity D (acc) USD estava com 29.92% YTD. Isto parece uma brutalidade, mas se retirarmos a valorização cambial para euros que é cerca de 11.2% YTD (desde o inicio do ano até 17 de março, o JPY desvalorizou cerca de 1.3% face ao USD e o EUR devalorizou cerca de 12.5% face ao USD, pelo que a desvalorização do EUR face ao JPY é de cerca de 11.2% YTD), então a valorização deste fundo na bolsa do Japão (em JPY) já é de cerca de 18.72% YTD (29.92% - 11.2%), que sendo um valor elevado para cerca de 2.5 meses, já não é aquela brutalidade de 29.92% YTD com o ganho cambial.
Assim, os nossos fundos em USD devem ser relativos a mercados bolsistas que ao mesmo tempo estejam a ter uma boa valorização e que digam respeito a países cujas moedas locais não tenham ou tenham desvalorizado pouco face ao USD, para depois nós aproveitarmos o máximo de valorização cambial na conversão final para EUR. Nesse sentido, para além dos EUA, há 2 países que se encaixam atualmente bem naquelas 2 premissas: Japão (o JPY face ao USD está com uma desvalorização de cerca de 1.3% YTD) e a China (a moeda chinesa CNY face ao USD está com uma desvalorização de cerca de 0.36% YTD), sendo que as bolsas destes 2 países são as que atualmente estão a ter das maiores pujanças.
Vejam a seguir os gráficos das bolsas do Japão (Nikkei 225) e da China.
Abraço.
Ontem coloquei umas tabelas sobre os retornos dos melhores fundos do Japão, em que o JPMorgan Japan Equity D (acc) USD estava com 29.92% YTD. Isto parece uma brutalidade, mas se retirarmos a valorização cambial para euros que é cerca de 11.2% YTD (desde o inicio do ano até 17 de março, o JPY desvalorizou cerca de 1.3% face ao USD e o EUR devalorizou cerca de 12.5% face ao USD, pelo que a desvalorização do EUR face ao JPY é de cerca de 11.2% YTD), então a valorização deste fundo na bolsa do Japão (em JPY) já é de cerca de 18.72% YTD (29.92% - 11.2%), que sendo um valor elevado para cerca de 2.5 meses, já não é aquela brutalidade de 29.92% YTD com o ganho cambial.
Assim, os nossos fundos em USD devem ser relativos a mercados bolsistas que ao mesmo tempo estejam a ter uma boa valorização e que digam respeito a países cujas moedas locais não tenham ou tenham desvalorizado pouco face ao USD, para depois nós aproveitarmos o máximo de valorização cambial na conversão final para EUR. Nesse sentido, para além dos EUA, há 2 países que se encaixam atualmente bem naquelas 2 premissas: Japão (o JPY face ao USD está com uma desvalorização de cerca de 1.3% YTD) e a China (a moeda chinesa CNY face ao USD está com uma desvalorização de cerca de 0.36% YTD), sendo que as bolsas destes 2 países são as que atualmente estão a ter das maiores pujanças.
Vejam a seguir os gráficos das bolsas do Japão (Nikkei 225) e da China.
Abraço.
Editado pela última vez por R2 em 18/3/2015 21:19, num total de 1 vez.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock
Ha algum tempo trocaram-se aqui uns posts sobre custos com cambios.
Bem, testei e fiz umas operacoes porque decidi meter algum lucro no bolso. Aqui ficam duas formas de transformar Euros em USD e vice versa ... para movimentos com algum valor isto pode valer muito $$.
Transferencia entre contas, levei com mais ou menos 100 pips, isto e a doer. Fiz uma transferencia hoje de USD para EUR a 1.072. Portanto os malandros do BEST levaram-me 1% do lucro YTD de 15% que fiz so por guardar esses USD na conta ate hoje.....
Outra opcao, que testei e funciona mesmo bem ...
Queria manter o mesmo activo em USD, dei ordem de venda do PIMCO Funds: GIS plc Global Bond Fund E Acc USD para ser creditado na conta em EUR e dei ordem de compra no mesmo dia do mesmo fundo da conta em USD. Ou seja, fiz uma transferencia, a cotacao per unit de compra e de venda e a mesma. Fiquei com o mesmo activo mas o $$ passou da conta em USD para a conta em EUR.
A taxa de hoje nas compras e vendas de fundos foi de 1.0598.... um pouco melhor do que os 1.072 da transferencia entre contas, ambos as operacoes tem data valor de hoje. O unico risco da segunda operacao e que se da a ordem de compra/venda num dia e a taxa e a de 2 a 3 dias uteis depois ... seja ela qual for.
Bem, testei e fiz umas operacoes porque decidi meter algum lucro no bolso. Aqui ficam duas formas de transformar Euros em USD e vice versa ... para movimentos com algum valor isto pode valer muito $$.
Transferencia entre contas, levei com mais ou menos 100 pips, isto e a doer. Fiz uma transferencia hoje de USD para EUR a 1.072. Portanto os malandros do BEST levaram-me 1% do lucro YTD de 15% que fiz so por guardar esses USD na conta ate hoje.....
Outra opcao, que testei e funciona mesmo bem ...
Queria manter o mesmo activo em USD, dei ordem de venda do PIMCO Funds: GIS plc Global Bond Fund E Acc USD para ser creditado na conta em EUR e dei ordem de compra no mesmo dia do mesmo fundo da conta em USD. Ou seja, fiz uma transferencia, a cotacao per unit de compra e de venda e a mesma. Fiquei com o mesmo activo mas o $$ passou da conta em USD para a conta em EUR.
A taxa de hoje nas compras e vendas de fundos foi de 1.0598.... um pouco melhor do que os 1.072 da transferencia entre contas, ambos as operacoes tem data valor de hoje. O unico risco da segunda operacao e que se da a ordem de compra/venda num dia e a taxa e a de 2 a 3 dias uteis depois ... seja ela qual for.
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
- Registado: 10/12/2012 12:12
Boas! Com 3.5k disponíveis para aplicar na carteira atual que já tenho no Best, venho pedir opinião aos mais entendidos, sobre se deva reforço algum dos fundos ou subscrever novos?
Foi iniciada em junho/2014 ( Para M/L Prazo) e tem +/-, 50% Obrigações; 40% Ações ; 10% Mistos
E.S. Rendimento Plus FIA
E.S. Obrigações Europa
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc
Nordea Eur Cr Cred
Nordea-1 STABLE RETURN E EUR
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc
Invesco Pan Eurp Structured Eq E
Franklin European Growth N Acc
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc
M&G Global Dividend EUR A
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R
Santander Ações Portugal
Ubs Infrasctuture
DWS Biotech
Foi iniciada em junho/2014 ( Para M/L Prazo) e tem +/-, 50% Obrigações; 40% Ações ; 10% Mistos
E.S. Rendimento Plus FIA
E.S. Obrigações Europa
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc
Nordea Eur Cr Cred
Nordea-1 STABLE RETURN E EUR
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc
Invesco Pan Eurp Structured Eq E
Franklin European Growth N Acc
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc
M&G Global Dividend EUR A
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R
Santander Ações Portugal
Ubs Infrasctuture
DWS Biotech
- Registado: 26/11/2014 16:45
Deleuze Escreveu:Tudo isto, para chegar a uma pequena pergunta, que espero, possa dar origem a uma curta resposta.Recomendam algum livro em particular sobre fundos de investimento? Que funcione como manual de iniciação, mas que inclua um grau de profundidade que permita espremer todo o 'sumo' de um tópico como este?
Acrescentado um pouco ao que o R2 disse e se quiseres mesmo um livro todo bonito com tudo tim tim por tim tim recomendo a "Bíblia"

ou então uma versão resumida e simplificada (recomendada até pelo Warren Buffett):

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
chico_laranja Escreveu:R²
Literatura sobre FI não há muita pois grande parte da literatura financeira tem como ponto de partida os Estados Unidos e lá quase tudo usa ETFs devido a questões fiscais (407k) logo vai estar desfasado da nossa realidade pois cá os custos associados aos ETFs são significativos.
Isto não é bem verdade.

O influxo que tem acontecido nos EUA nos fundos índice e ETFs índice no devem-se a outras questões nada relacionadas com os planos empresariais de pensões (os tais 401k e Roth), os quais não trago para aqui para não voltarmos a cair na discussão sobre gestão activa vs gestão passiva.
De facto, a tributação sofrida nos EUA num fundo de investimento (mutual fund ou FI se preferirem) ou num instrumento financeiro como sejam acções ou ETFs é o mesmo. O que varia é forma como se consegue, ou não, ir diferindo no tempo a tributação dos rendimentos (dividendos, ganhos de capital ou mais-valias).
Podem ter casos em que um ETF que siga o SP500 devará estar associada a determinado tipo de conta e um ETF que siga um índice mundial (com a dupla-tributação dos dividendos associada) noutro tipo de conta. E quem diz ETF, diz FI, que para eles é exactamente o mesmo.
- Registado: 13/9/2013 0:16
chico_laranja Escreveu:R²
Isso é consistência mas no curto prazo.
Expande isso também para 1, 2, 3, 5 e 10 anos e aí veremos se se mantém a consistência.
Digo isto pois há gestoras consistentes/ganhadoras numa fase de mercado (Bull, bear ou indefinido) há outras que não sendo as melhores em nenhuma delas acabam por ser as campeãs da consistência quando atravessam várias fases do mercado. Tu como apostador agressivo estás sempre a procurar as campeãs das diferentes fases mas para os investidores de médio/longo prazo são as campeãs all around que devem procurar.
Já agora.
A tua resposta ao Deleuze está excelente e devia estar na primeira página logo no início tipo "Acabado de chegar???? Lê isto"![]()
Deleuze
Vais ter muito para ler mas lendo tudo o que o R² te indicou tiras uma licenciatura de FI.
Literatura sobre FI não há muita pois grande parte da literatura financeira tem como ponto de partida os Estados Unidos e lá quase tudo usa ETFs devido a questões fiscais (407k) logo vai estar desfasado da nossa realidade pois cá os custos associados aos ETFs são significativos.
Vai lendo e não te acanhes em colocar dúvidas pois o pior que pode acontecer a alguém que quer aprender é ficar calado com dúvidas
Amigo Chico,
Eu não tenho de memória ter encontrado um FI acionista que tenha sido o campeão, na sua categoria, por 3 ou mais anos consecutivos, pelo que nenhum gestor tem sempre uma consistência de campeão, pode é estar, de forma mais ou menos continuada, no grupo dos campeões, pois é muito dificil escolher ativos na alocação da carteira que, com um baixo turnover (um elevado turnover tem elevados custos de transação), garantam sempre uma permanência do FI no Top 3, por exemplo.
Eu só me preocupo com o curto prazo (1-3 anos), pois se estiver mais ou menos bem nos sucessivos períodos de curto prazo, então também estarei mais ou menos bem no médio-longo prazo, que é o somatório dos períodos parcelares de curto prazo, e o contrário é que pode já não ser verdade.
Eu vivo e os eventos dos FI acontecem sequencialmente em períodos de ultra-curto prazo, então para que eu hei-de extrapolar incertezas para o médio-longo prazo, se no curto prazo eu já estou cheio de incertezas? Porque é que eu hei-de estar preocupado com a 2ª, 3ª ou 4ª revisão bianual do carro se eu ainda não fiz a 1ª revisão, quando esta me pode dar indicações extras para as revisões seguintes, e quem me garante que daqui a 5 anos eu ainda tenha o mesmo carro?
Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
R²
Expande isso também para 1, 2, 3, 5 e 10 anos e aí veremos se se mantém a consistência
.
Digo isto pois há gestoras consistentes/ganhadoras numa fase de mercado (Bull, bear ou indefinido) há outras que não sendo as melhores em nenhuma delas acabam por ser as campeãs da consistência quando atravessam várias fases do mercado. Tu como apostador agressivo estás sempre a procurar as campeãs das diferentes fases mas para os investidores de médio/longo prazo são as campeãs all around que devem procurar.
Já agora.
A tua resposta ao Deleuze está excelente e devia estar na primeira página logo no início tipo "Acabado de chegar???? Lê isto"
Deleuze
Vais ter muito para ler mas lendo tudo o que o R² te indicou tiras uma licenciatura de FI.
Vai lendo e não te acanhes em colocar dúvidas pois o pior que pode acontecer a alguém que quer aprender é ficar calado com dúvidas
Expande isso também para 1, 2, 3, 5 e 10 anos e aí veremos se se mantém a consistência

Já agora.
A tua resposta ao Deleuze está excelente e devia estar na primeira página logo no início tipo "Acabado de chegar???? Lê isto"

Deleuze
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
R2 Escreveu:Boas,
A seguir vou apresentar 2 tabelas com os melhores fundos, sequencialmente, do Japão no prazo do último mês e em termos de YTD, sendo que os primeiros 2 fundos são os mesmos nas 2 tabelas, e o que é que isto significa? Significa consistência temporal dos resultados.
Abraço.
E o Parvest Japan Small Caps caro R2?

É bom nas small caps para o longo-prazo...
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Boas,
A seguir vou apresentar 2 tabelas com os melhores fundos, sequencialmente, do Japão no prazo do último mês e em termos de YTD, sendo que os primeiros 2 fundos são os mesmos nas 2 tabelas, e o que é que isto significa? Significa consistência temporal dos resultados.
Abraço.
Abraço.
Deleuze Escreveu:Caros Foristas,
Acompanho este fórum há já largos anos (cheguei a ter uma conta que provavelmente foi apagada por inactividade) e saúdo-vos com simpatia, alguns são meus 'velhos' conhecidos, apesar de não os conhecer de lado nenhum.![]()
Tenho algum conhecimento da forma como os mercados de movem e de economia de um modo geral, apesar de ter noção das minhas limitações a este nível.
A curiosidade pelo funcionamento dos mercados, a vontade de ganhar algum dinheiro e posteriormente o desejo de ter uma gestão mais eficiente das finanças pessoais, levaram-me a estudar mais a sério AT e apesar de ainda ter aberto algumas posições, fiquei com a impressão de que seria extremamente difícil para mim, dada a forma como o mercado está estruturado e a minha disponibilidade, ter um claro benefício na relação ganhos/estabilidade emocional. O meu P&L é marginalmente positivo e em exclusivo graças à IPO da REN. Sim, já lá vai muito tempo
Desde então, nunca perdi a curiosidade e fiz até um curso online, um webinar (não vou explicitar qual, para não estar a infringir nenhuma regra) e ainda mais fiquei convencido que seria extremamente difícil para mim conseguir uma relação positiva risk/reward, até que me falaram dos fundos de investimento.
No primeiro contacto que tinha tido com este tipo de veículos de investimento, o que pensei imediatamente foi 'eu tenho é q fazer o que estes tipos fazem e não pago as comissões'. Bem sei, inocência minha... Mas explicaram-me um mundo completamente diferente, em que podia dispersar o capital por vários fundos, de forma a gerir risco. Fiquei curioso, vim aqui espreitar e deparei-me com este tópico enorme, que tenho intenção de ler na íntegra.
Tudo isto, para chegar a uma pequena pergunta, que espero, possa dar origem a uma curta resposta.Recomendam algum livro em particular sobre fundos de investimento? Que funcione como manual de iniciação, mas que inclua um grau de profundidade que permita espremer todo o 'sumo' de um tópico como este?
Desde já o meu sincero obrigado a todos!
Os melhores "3 livros" sobre fundos de investimento (FI) são este tópico e os 2 tópicos seguintes:
viewtopic.php?f=3&t=77465 (criado pelo VG)
viewtopic.php?f=3&t=76243 (criado pelo LTCM)
O tópico do VG, comparado com este, versa também a gestão ativa dos FI mas numa perspetiva mais defensivo-conservadora, com maior ênfase para os ativos menos voláteis em detrimento de possíveis maiores retornos.
Este tópico, criado pelo Rick, já tem algumas pessoas, como eu, que têm um tipo de investimento mais agressivo (dispostos a correr mais risco para tentar obter mais retornos)
Depois tens o tópico do LTCM que versa essencialmente a gestão passiva dos FI.
À medida que vais lendo os 3 tópicos, vais tendo dúvidas e depois coloca essas questões de dúvidas ao Dr. Google e à Investopedia, por exemplo, e depois de fazeres esse trabalho de casa, caso continues com dúvidas, como é natural, coloca-as nos tópicos que depois alguém te as deve tirar.
Quanto à bibliografia, na 1ª página do tópico do VG tens muitos livros e artigos para te entreteres, para além de que o VG vai colocando quase semanalmente uma listagem de papers para se lerem.
Abraço.
Mouro_Emprestado Escreveu:Uma pergunta para baralhar a malta.
A minha carteira vai este ano em 10,5% de ganhos (espectáculo...).
Mas se considerasse o valor da mesma em USD, na realidade a mesma vai com uma desvalorização de sensivelmente 2,5% (este ano o EUR já desvalorizou cerca de 13% face ao USD).
Posto isto, será que estamos mesmo a viver um período onde parece ser muito fácil ganhar dinheiro, quaisquer que sejam os activos onde estamos investidos?![]()
PS: Claro que, quando o EUR voltar a valorizar face ao USD, poder-se-á dar exactamente o caso oposto.
Boas!
Tens toda a razão no raciocínio exposto.
Os retornos dependem da perspetiva da moeda em que trabalhas.
Se estás na zona Euro e recolhes a massa disponível e a gastas toda em Euros, diria que estás bem e recomenda-se que assim continues.
A “pequena” chatice é como dizes, numa perspetiva mais alargada, se quisesses transferir capital para os States ou investir em ativos yankees aí notar-se-ia que que afinal a carteira levava um ligeiro rombo!
Pessoalmente eu tenho um “problema” ao contrário, ou seja, para constituir uma carteira de futuros praticamente toda composta por ativos em $Usd tive em primeiro lugar de transferir todos os Euros para uma conta de futuros integralmente em $Usd.
O resultado desta operação é que além dos ganhos e perdas diários resultantes dos diversos futuros serem adicionados e retirados do saldo global, a instituição onde tenho domiciliada a conta de futuros acerta também todos os dias o saldo dos dólares em relação aos euros para ter um controlo comparável.
Dessa forma, devido à valorização significativa que o USD tem tido face ao EUR, tem aparecido um bónus significativo no tal saldo expresso em Euros.
A tua questão final faz obviamente todo o sentido, que vou eu fazer na altura em que tiver um sinal, na ótica dum sistema de trading, que o Euro vai passar a ter mais força que o Dólar?
Para mim será fácil, nessa altura compro à parte uns futuros do EurUsd equivalentes à quantidade subjacente do valor da carteira que na prática significam que, apesar de continuar a deter uma conta nominal de futuros em USD, é como se essa conta estivesse na realidade toda aplicada em EUR.
Dessa forma tens sempre assegurada, se confiares fortemente na tua posição de Análise Técnica no par EURUSD, uma estratégia de “win-win” que te cobre o risco cambial em que investes.
Abraço.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21

Abraço.
Editado pela última vez por R2 em 17/3/2015 22:56, num total de 1 vez.
Mouro_Emprestado Escreveu:Uma pergunta para baralhar a malta.
Mas se considerasse o valor da mesma em USD, na realidade a mesma vai com uma desvalorização de sensivelmente 2,5% (este ano o EUR já desvalorizou cerca de 13% face ao USD).
Posto isto, será que estamos mesmo a viver um período onde parece ser muito fácil ganhar dinheiro, quaisquer que sejam os activos onde estamos investidos?![]()
PS: Claro que, quando o EUR voltar a valorizar face ao USD, poder-se-á dar exactamente o caso oposto.
Este ano, até à data de 17 de março, o EUR desvalorizou 12.5% face ao USD, enquanto que a desvalorização do JPY (iene japonês) face ao USD foi só de 1.3%.
Como a minha carteira de fundos tem 99.46% em moeda USD e tendo em atenção aquela brutal desvalorização do EUR, eu já resgatei parcialmente 2 fundos europeus em USD e amanhã vou efetuar os resgates totais desses 2 fundos, isto porque a conversão cambial diária de EUR para o USD está-me a comer grande parte das valorizações diárias em euros desses fundos em USD e por vezes a rentabilidade diária em USD dos fundos é negativa quando em EUR é bastante positiva.
É claro que no final de um determinado período eu tenho a carteira valorizada também pela valorização do USD face ao EUR, que desse modo vai compensar a menor rentabilidade diária dos fundos em USD quando comparados com os mesmos fundos gémeos em EUR.
Assim, conforme já tinha dito anteriormente num post, para quem quer ter fundos em USD o ideal é ir para mercados que ao mesmo tempo estejam a valorizar bem e tanto ou mais que na Europa, por ex., e cujas moedas estejam a desvalorizar pouco face ao USD, isto para que parte das valorizações das UP's dos fundos não sejam comidas pela desvalorização das moedas locais dos mercados bolsistas (a negociação de uma qualquer bolsa é sempre feita na moeda local do país dessa bolsa).
Assim, face aquelas 2 premissas, atualmente o mercado mais interessante para termos fundos em USD é o do Japão, por tudo aquilo que expus anteriormente, e a seguir, para mim, vem os EUA, e é para estes 2 países que vai o meu dinheiro dos resgates totais dos fundos europeus em USD, reforçando ainda mais o grande peso que já tem a minha carteira nesses países.
Abraço.
Caros Foristas,
Acompanho este fórum há já largos anos (cheguei a ter uma conta que provavelmente foi apagada por inactividade) e saúdo-vos com simpatia, alguns são meus 'velhos' conhecidos, apesar de não os conhecer de lado nenhum.
Tenho algum conhecimento da forma como os mercados de movem e de economia de um modo geral, apesar de ter noção das minhas limitações a este nível.
A curiosidade pelo funcionamento dos mercados, a vontade de ganhar algum dinheiro e posteriormente o desejo de ter uma gestão mais eficiente das finanças pessoais, levaram-me a estudar mais a sério AT e apesar de ainda ter aberto algumas posições, fiquei com a impressão de que seria extremamente difícil para mim, dada a forma como o mercado está estruturado e a minha disponibilidade, ter um claro benefício na relação ganhos/estabilidade emocional. O meu P&L é marginalmente positivo e em exclusivo graças à IPO da REN. Sim, já lá vai muito tempo
Desde então, nunca perdi a curiosidade e fiz até um curso online, um webinar (não vou explicitar qual, para não estar a infringir nenhuma regra) e ainda mais fiquei convencido que seria extremamente difícil para mim conseguir uma relação positiva risk/reward, até que me falaram dos fundos de investimento.
No primeiro contacto que tinha tido com este tipo de veículos de investimento, o que pensei imediatamente foi 'eu tenho é q fazer o que estes tipos fazem e não pago as comissões'. Bem sei, inocência minha... Mas explicaram-me um mundo completamente diferente, em que podia dispersar o capital por vários fundos, de forma a gerir risco. Fiquei curioso, vim aqui espreitar e deparei-me com este tópico enorme, que tenho intenção de ler na íntegra.
Tudo isto, para chegar a uma pequena pergunta, que espero, possa dar origem a uma curta resposta.
Recomendam algum livro em particular sobre fundos de investimento? Que funcione como manual de iniciação, mas que inclua um grau de profundidade que permita espremer todo o 'sumo' de um tópico como este?
Acompanho este fórum há já largos anos (cheguei a ter uma conta que provavelmente foi apagada por inactividade) e saúdo-vos com simpatia, alguns são meus 'velhos' conhecidos, apesar de não os conhecer de lado nenhum.

Tudo isto, para chegar a uma pequena pergunta, que espero, possa dar origem a uma curta resposta.

- Registado: 17/3/2015 20:46
A minha vai com 6-7%
E é por essas oscilações cambiais e por diverisificação que para além do EUR USD, tenho mais 4 moedas diferentes, quer em acções, quer em bonds...
2015 é mesmo muito, muito manhoso... Mas até pode haver boas surpresas...

E é por essas oscilações cambiais e por diverisificação que para além do EUR USD, tenho mais 4 moedas diferentes, quer em acções, quer em bonds...
2015 é mesmo muito, muito manhoso... Mas até pode haver boas surpresas...
Uma pergunta para baralhar a malta.
Posto isto, será que estamos mesmo a viver um período onde parece ser muito fácil ganhar dinheiro, quaisquer que sejam os activos onde estamos investidos?
Posto isto, será que estamos mesmo a viver um período onde parece ser muito fácil ganhar dinheiro, quaisquer que sejam os activos onde estamos investidos?

- Registado: 13/9/2013 0:16
CAPTAÇÕES TOTAIS ATINGIRAM OS 107 MILHÕES DE EUROS
Captações Líquidas: Fevereiro foi o mês dos multi-activos defensivos
Quatro dos cinco fundos mais subscritos no mês passado pertencem a esta categoria. Descubra-os.
Ao segundo mês do ano, as captações líquidas conseguiram voltar a terreno positivo. Segundo o relatório mensal, publicado pela Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), o mês de fevereiro trouxe um saldo positivo de 107 milhões de euros entre subscrições e resgates, depois de no primeiro mês do ano esse valor ter sido negativo na ordem dos 28 milhões de euros.
De acordo com a Associação, a categoria de fundos multi-activos defensivos foi aquela que mais volume conseguiu captar, com um saldo de 152 milhões de euros, em fevereiro. Desta forma, não é de estranhar que nos fundos mais subscritos se encontrem alguns pertencentes a esta categoria.
A liderar a lista figura o Millennium Prestige Conservador. Este fundo, gerido pela Millennium Gestão de Activos, conseguiu ter um balanço positivo na ordem dos 53 milhões de euros. Também da categoria multi-activos defensivos surge, na segunda posição, o produto Santander Select Defensivo, gerido pela Santander Asset Management. Este fundo teve captações líquidas de quase 43 milhões de euros no mês mais pequeno do ano.
A quarta e a quinta posições também pertencem a fundos desta categoria: o Santander Select Moderado e ainda o Caixagest Selecção Global. O primeiro com um saldo entre subscrições e resgates de quase 19 milhões de euros enquanto o segundo, gerido pela Caixagest, ultrapassa os 16 milhões de euros.
A "intrometer-se" na lista aparece, na última posição do pódio, o CA Rendimento. Gerido pela CA Gest, este fundo de obrigações de taxa indexada apresenta um saldo entre subscrições e resgates de mais de 27 milhões de euros.
Na lista dos 15 produtos com maior volume captado, destaque para a presença de apenas um fundo de ações. Trata-se do Caixagest Ações Líderes Globais com um saldo de 15 milhões de euros.
Os 15 produtos com maior volume de captações líquidas
Fundo Gestora Categoria Captações Líquidas
Millennium Prestige Conservador Millennium GA Multi-Activos Defensivos 53 318 700,00 €
Santander Select Defensivo Santander AM Multi-Activos Defensivos 42 925 600,00 €
CA Rendimento CA Gest Obrigações Taxa Indexada 27 085 500,00 €
Santander Select Moderado Santander AM Multi-Activos Defensivos 18 889 000,00 €
Caixagest Seleção Global Caixagest Multi-Activos Defensivos 16 002 700,00 €
BPI Reforma Segura PPR BPI GA Fundos PPR 15 574 700,00 €
Caixagest Ações Líderes Globais Caixagest Ações: Outros Internacionais 13 519 000,00 €
Caixagest Líquidez Caixagest Mercado Monetário Euro 13 212 800,00 €
Caixagest Obrigações Caixagest Obrigações Taxa Indexada 11 673 600,00 €
Banif Investimento Conservador Banif GA Flexíveis 11 237 300,00 €
BPI Liquidez BPI GA Curto Prazo Euro 10 324 400,00 €
Santander Private Defensivo Santander AM Multi-Activos Defensivos 9 865 700,00 €
BPI Reforma Investimento PPR BPI GA Fundos PPR 7 114 000,00 €
Santander Select Dinâmico Santander AM Multi-Activos Equilibrados 5 567 000,00 €
CA Flexível CA Gest Flexíveis 5 345 600,00 €
Fonte: APFIPP, referente ao mês de fevereiro.
Captações Líquidas: Fevereiro foi o mês dos multi-activos defensivos
Quatro dos cinco fundos mais subscritos no mês passado pertencem a esta categoria. Descubra-os.
Ao segundo mês do ano, as captações líquidas conseguiram voltar a terreno positivo. Segundo o relatório mensal, publicado pela Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), o mês de fevereiro trouxe um saldo positivo de 107 milhões de euros entre subscrições e resgates, depois de no primeiro mês do ano esse valor ter sido negativo na ordem dos 28 milhões de euros.
De acordo com a Associação, a categoria de fundos multi-activos defensivos foi aquela que mais volume conseguiu captar, com um saldo de 152 milhões de euros, em fevereiro. Desta forma, não é de estranhar que nos fundos mais subscritos se encontrem alguns pertencentes a esta categoria.
A liderar a lista figura o Millennium Prestige Conservador. Este fundo, gerido pela Millennium Gestão de Activos, conseguiu ter um balanço positivo na ordem dos 53 milhões de euros. Também da categoria multi-activos defensivos surge, na segunda posição, o produto Santander Select Defensivo, gerido pela Santander Asset Management. Este fundo teve captações líquidas de quase 43 milhões de euros no mês mais pequeno do ano.
A quarta e a quinta posições também pertencem a fundos desta categoria: o Santander Select Moderado e ainda o Caixagest Selecção Global. O primeiro com um saldo entre subscrições e resgates de quase 19 milhões de euros enquanto o segundo, gerido pela Caixagest, ultrapassa os 16 milhões de euros.
A "intrometer-se" na lista aparece, na última posição do pódio, o CA Rendimento. Gerido pela CA Gest, este fundo de obrigações de taxa indexada apresenta um saldo entre subscrições e resgates de mais de 27 milhões de euros.
Na lista dos 15 produtos com maior volume captado, destaque para a presença de apenas um fundo de ações. Trata-se do Caixagest Ações Líderes Globais com um saldo de 15 milhões de euros.
Os 15 produtos com maior volume de captações líquidas
Fundo Gestora Categoria Captações Líquidas
Millennium Prestige Conservador Millennium GA Multi-Activos Defensivos 53 318 700,00 €
Santander Select Defensivo Santander AM Multi-Activos Defensivos 42 925 600,00 €
CA Rendimento CA Gest Obrigações Taxa Indexada 27 085 500,00 €
Santander Select Moderado Santander AM Multi-Activos Defensivos 18 889 000,00 €
Caixagest Seleção Global Caixagest Multi-Activos Defensivos 16 002 700,00 €
BPI Reforma Segura PPR BPI GA Fundos PPR 15 574 700,00 €
Caixagest Ações Líderes Globais Caixagest Ações: Outros Internacionais 13 519 000,00 €
Caixagest Líquidez Caixagest Mercado Monetário Euro 13 212 800,00 €
Caixagest Obrigações Caixagest Obrigações Taxa Indexada 11 673 600,00 €
Banif Investimento Conservador Banif GA Flexíveis 11 237 300,00 €
BPI Liquidez BPI GA Curto Prazo Euro 10 324 400,00 €
Santander Private Defensivo Santander AM Multi-Activos Defensivos 9 865 700,00 €
BPI Reforma Investimento PPR BPI GA Fundos PPR 7 114 000,00 €
Santander Select Dinâmico Santander AM Multi-Activos Equilibrados 5 567 000,00 €
CA Flexível CA Gest Flexíveis 5 345 600,00 €
Fonte: APFIPP, referente ao mês de fevereiro.
Um ligeiro obstáculo na doutrina do buy and hold. Também para nascer no tempo certo é preciso sorte.
Even long-term investors can end up being losers
To put this in more graphic terms: Someone who invested in the market in 1948 quintupled his money in real terms over the following 10 years, but someone who did so in 1964 ended up a decade later about 30% poorer. Those are the 10-year returns, in other words, after smoothing out annual “volatility.”Even 20-year returns can show gigantic variance. From 1948 to 1968, the S&P 500, including reinvested dividends, multiplied your money 10-fold in real terms. From 1961 to 1981, your total return was 22%. Not per year, but total. Over 20 years. Before taxes and costs. What does that mean for investors today? Over the past couple of years, the bulls and optimists on Wall Street have triumphed dramatically over the bears and the skeptics. Today the bulls are rampant. The market boom is just beginning, they say. The future is up, up and away. And perhaps they are right. But most of the people pushing this line are using data and analysis that rest heavily on the events of the past few decades, going back to the 1980s or, at most, the 1970s. But that isn’t “history.” That isn’t a “long-term analysis.” It’s recent history. The long-term story is quite different, and much more mixed.
http://www.marketwatch.com/story/even-l ... beforebell
Even long-term investors can end up being losers
To put this in more graphic terms: Someone who invested in the market in 1948 quintupled his money in real terms over the following 10 years, but someone who did so in 1964 ended up a decade later about 30% poorer. Those are the 10-year returns, in other words, after smoothing out annual “volatility.”Even 20-year returns can show gigantic variance. From 1948 to 1968, the S&P 500, including reinvested dividends, multiplied your money 10-fold in real terms. From 1961 to 1981, your total return was 22%. Not per year, but total. Over 20 years. Before taxes and costs. What does that mean for investors today? Over the past couple of years, the bulls and optimists on Wall Street have triumphed dramatically over the bears and the skeptics. Today the bulls are rampant. The market boom is just beginning, they say. The future is up, up and away. And perhaps they are right. But most of the people pushing this line are using data and analysis that rest heavily on the events of the past few decades, going back to the 1980s or, at most, the 1970s. But that isn’t “history.” That isn’t a “long-term analysis.” It’s recent history. The long-term story is quite different, and much more mixed.
http://www.marketwatch.com/story/even-l ... beforebell
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
VirtuaGod Escreveu:jopsilveira Escreveu:Não percebi a pergunta...
A questão do Daemoon é se por acaso tinhas alterado o horizonte temporal de 5 anos. Se não alteraste o recomendável é manteres-te quieto e seguir o plano. Está mais que estudado que a maioria das pessoas só faz erros ao alterar os planos e a tentar "corrigir" acaba por piorar a performance de longo prazo.Daí a minha pergunta, que a mais-valia poderá simplesmente desaparecer de uma semana para a outra...
Poder pode, mas sem querer parecer arrogante podemos até ser atingidos por um meteorito ou começar a III guerra mundial. Possível? Sim. Provável? Não. O ser possível não quer dizer que vai acontecer. Mentalidade de cortar ganhos é das piores coisas que existe, nós próprios sabotamos a possíbilidade de ganharmos bom $.
Confesso que não entendo muito bem a resposta.
O nosso horizonte temporal pode perfeitamente alterar-se devido a factos específicos.
E o facto específico é a eventual subida na taxa de juros.
Daí eu perguntar que impacto isso terá na rentabilidade dos fundos em cima mencionados. É um impacto abrupto, em que a rentabilidade acumulada há mais de 1 anos desaparece de uma semana para outra?
Daí eu estar a questionar a saída dos fundos.
- Registado: 5/8/2014 20:53
chico_laranja Escreveu:Bucks
Essas apostas de risco rondam quanto do total da tua carteira?
Deduzo que tenhas uma carteira core MLP com diversificação/menor risco e depois tenhas as tuas apostas de curto/médio prazo como são essas russas ou brasileiras.
Ou vais dedicar-te ao negócio do alterne e queres conhecer mercados fornecedores de matéria prima![]()
Já agora, aproveita e investe em Amesterdão que o bairro vermelho é deveras interessante e pode dar umas ideias![]()
Vou parar por aqui que isto já vai muito offtopic
Amigo chico, tenho 15% em total dos emergentes na carteira... Não só esses.
E também mineração de ouro e celulose em dose controlada de matérias-primas

Rick Lusitano (New) Escreveu:Não esquecer dia 18, reunião do Fed. Será que é desta, que sabemos quando vai subir as taxas de juro? And the winner is....
Arriscava-me a dizer, que para o S&P 500 ter a maior subida das últimas 5 semanas, no dia anterior á reunião do Fed, que tenha "escapado" para os big players, o discurso do Fed, a questão do Inside Trading é pura coincidência.![]()
Como o S&P 500 encerrou em alta, o resultado da reunião do Fed, será, que ainda não subirá tão depressa, pois não acredito que o Fed indique a data de subida das taxas de juro (aliás nem eles sabem, por isso, não querem se comprometer).
Por isso é que a FED anda sempre a adiar, penso pelo que oiço que pode ser prejudicial levantar juros sem inflação...
Os americanos é aquele povo que tanto tem de belo como de muito trágico (provocam guerras), mas a Europa só seguiu o exemplo do QE já muito mais tarde, só se nota bem o tão recente que é a moeda do EUR...
O petróleo poderá baixar aos 20 doláres mas não por muito tempo (e prevejo que quando começar a aumentar, mas não até níveis de antigamente, aí sim pensarão em aumentar taxas de juro nos EUA). Até ao Verão muita água corre pelo moinho...

Bucks
Deduzo que tenhas uma carteira core MLP com diversificação/menor risco e depois tenhas as tuas apostas de curto/médio prazo como são essas russas ou brasileiras.
Ou vais dedicar-te ao negócio do alterne e queres conhecer mercados fornecedores de matéria prima
Já agora, aproveita e investe em Amesterdão que o bairro vermelho é deveras interessante e pode dar umas ideias
Ou vais dedicar-te ao negócio do alterne e queres conhecer mercados fornecedores de matéria prima

Já agora, aproveita e investe em Amesterdão que o bairro vermelho é deveras interessante e pode dar umas ideias

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
- Registado: 29/11/2007 2:37
Rick Lusitano (New) Escreveu:Bucks, és mesmo corajoso.![]()
Brasil, Rússia. Qualquer dia, estás a dizer que também investiste nas Acções Turquia. Para mim, estes 3 são uma roleta russa, em que metes 1 bala num revólver e rodas o tambor da mesma.
Eh pá, o Brasil é bom, é no samba, praia e mulherada.
Não te esqueças do Ouro

Para derreter dinheiro é com o bucks.
Não esquecer dia 18, reunião do Fed. Será que é desta, que sabemos quando vai subir as taxas de juro? And the winner is....
Arriscava-me a dizer, que para o S&P 500 ter a maior subida das últimas 5 semanas, no dia anterior á reunião do Fed, que tenha "escapado" para os big players, o discurso do Fed, a questão do Inside Trading é pura coincidência.
Como o S&P 500 encerrou em alta, o resultado da reunião do Fed, será, que ainda não subirá tão depressa, pois não acredito que o Fed indique a data de subida das taxas de juro (aliás nem eles sabem, por isso, não querem se comprometer).
Arriscava-me a dizer, que para o S&P 500 ter a maior subida das últimas 5 semanas, no dia anterior á reunião do Fed, que tenha "escapado" para os big players, o discurso do Fed, a questão do Inside Trading é pura coincidência.

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Rick Lusitano (New) Escreveu:Bucks, és mesmo corajoso.![]()
Brasil, Rússia. Qualquer dia, estás a dizer que também investiste nas Acções Turquia. Para mim, estes 3 são uma roleta russa, em que metes 1 bala num revólver e rodas o tambor da mesma.
Eh pá, o Brasil é bom, é no samba, praia e mulherada.
Rick, a questão é que o Brasil com a instabilidade presidencial com os casos de corrupção levam à respectiva desvalorização (agora é que devia ter entrado...). Quanto à Rússia agrada-me bastante. Turquia nunca quis, nem me interessa esse tipo de mercado de fronteira? (estarei errado?).
O meu Fidelity EMEA está a portar-se bem...
Óbvio que na minha carteira, todos os emergentes têm peso total de 15%.. Não sou louco...

Quem está ligado: