Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa: Aumento de capital começa... para a semana !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por karlitos » 10/12/2007 20:58

scpnuno Escreveu:
muitas gajas Escreveu:....


Caro
1 - Se o seu nick é um pedido, chegou ao forum errado. Aqui é priveligiada a qualidade em detrimento da quantidade (pareço o Manuel Machado a falar...)

2 - Se é uma versão masculina de "it´s rainning men, aleluia", devo dizer-lhe que é muito pouco poética, muito menos melodiosa e nada dançavél.

Posto isto, aguardo ansiosamente a chegada da "lady in vassoura" que nessa altura é que a pancada começa a serio e tem piada.

P.S. Para quem não notou, não sei como se diz "vassoura" em inglês. Já varrer em português é um frete....


vassoura = broom. :P
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 542
Registado: 27/6/2007 21:00
Localização: Faro/Paris/Genève

por scpnuno » 10/12/2007 20:51

muitas gajas Escreveu:....


Caro
1 - Se o seu nick é um pedido, chegou ao forum errado. Aqui é priveligiada a qualidade em detrimento da quantidade (pareço o Manuel Machado a falar...)

2 - Se é uma versão masculina de "it´s rainning men, aleluia", devo dizer-lhe que é muito pouco poética, muito menos melodiosa e nada dançavél.

Posto isto, aguardo ansiosamente a chegada da "lady in vassoura" que nessa altura é que a pancada começa a serio e tem piada.

P.S. Para quem não notou, não sei como se diz "vassoura" em inglês. Já varrer em português é um frete....
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por tiagopt2 » 10/12/2007 20:36

muitas gajas Escreveu::shock: oi pois tenho 25000 direitos da inapa e tambem me quero ver livre deles alguem quer??????


25000??? :shock: Espero que os tenhas comprado a 1 cent cada :!:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por muitas gajas » 10/12/2007 20:29

:shock: oi pois tenho 25000 direitos da inapa e tambem me quero ver livre deles alguem quer??????
 
Mensagens: 1
Registado: 10/12/2007 19:46

por Pedragas » 10/12/2007 20:04

[quote="paulo9tenho 4670 direitos e pela cotação de hoje não sei se até dia 12 dia de os subscrever o farei, vou aguardar até dia 12, pois não vejo melhoras.veremos ninguém sabe o dia de amanha. :shock: :?: :?:[/quote]

Espero que tenhas a noção que a única opção que tens para não perder capital é exercer os direitos, pois já não podes vender estes direitos no mercado.
 
Mensagens: 76
Registado: 6/12/2007 13:30

por paulo9 » 10/12/2007 18:48

:shock: :?: parece-me pelos gráficos aqui apresentados isto não tá muito famoso, sinceramente eu era um dos que estava muito optimista tenho 4670 direitos e pela cotação de hoje não sei se até dia 12 dia de os subscrever o farei, vou aguardar até dia 12, pois não vejo melhoras.veremos ninguém sabe o dia de amanha. :shock: :?: :?:
 
Mensagens: 135
Registado: 29/11/2007 11:36
Localização: benavente

por jjorgecunha » 10/12/2007 17:07

Muito obrigado.
 
Mensagens: 5
Registado: 29/11/2007 4:14
Localização: Lousada

por Ulisses Pereira » 10/12/2007 16:53

Podes vender sem perderes os direitos já que há já alguns dias que as acções negoceiam sem direito aos direitos, passe a expressão :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por jjorgecunha » 10/12/2007 16:50

Se vender hoje(10) acções da inapa não perco direito a ir ao aumento de capital?
Desde já muito obrigado.
 
Mensagens: 5
Registado: 29/11/2007 4:14
Localização: Lousada

por tiagopt2 » 10/12/2007 16:01

Broker_Invest Escreveu:
tiagopt Escreveu:
jcms Escreveu:Será que estou a ver bem o grafico,mas acho que o MAC vai dar sinal de compra na segunda ou terça feira.Bons negocios.


Olhando para o gráfico, tanto o RSI como o MACD parecem estar a indicar uma subida. Mas será que isto não acontece apenas porque estes dois indicadores estão condicionados pelo acerto após a recente correcção das acções? Dada a minha curta experiência em AT, não faço ideia se nos podemos guiar por esses indicadores após uma correcção, ainda por cima tão notória. É que, por exemplo, o RSI passou de 48,85 no dia 22 para 17,5 no dia 23... Gostaria de ter a opinião de um dos analistas experientes mas na minha modesta opinião estes indicadores de pouco nos poderão servir...
Abraço


TiagoPt , a Inapa passou do RSI 49 para 18, devido que no dia 22 as acções da inapa ainda estava a negociar com o valor do direito,já no dia 23, houve esse desconto, logo a cotação e os todos indicadores foram rajustados ao valor de abertura.

Espero que ela ainda hoje toque nos 1.11€ :)


Sim, eu sei. Por isso penso que neste momento nao nos podemos guiar pelos indicadores.
Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por Broker_Invest » 10/12/2007 15:47

tiagopt Escreveu:
jcms Escreveu:Será que estou a ver bem o grafico,mas acho que o MAC vai dar sinal de compra na segunda ou terça feira.Bons negocios.


Olhando para o gráfico, tanto o RSI como o MACD parecem estar a indicar uma subida. Mas será que isto não acontece apenas porque estes dois indicadores estão condicionados pelo acerto após a recente correcção das acções? Dada a minha curta experiência em AT, não faço ideia se nos podemos guiar por esses indicadores após uma correcção, ainda por cima tão notória. É que, por exemplo, o RSI passou de 48,85 no dia 22 para 17,5 no dia 23... Gostaria de ter a opinião de um dos analistas experientes mas na minha modesta opinião estes indicadores de pouco nos poderão servir...
Abraço


TiagoPt , a Inapa passou do RSI 49 para 18, devido que no dia 22 as acções da inapa ainda estava a negociar com o valor do direito,já no dia 23, houve esse desconto, logo a cotação e os todos indicadores foram rajustados ao valor de abertura.

Espero que ela ainda hoje toque nos 1.11€ :)
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1020
Registado: 3/8/2006 20:39
Localização: Belas-Idanha

por tiagopt2 » 8/12/2007 1:29

jcms Escreveu:Será que estou a ver bem o grafico,mas acho que o MAC vai dar sinal de compra na segunda ou terça feira.Bons negocios.


Olhando para o gráfico, tanto o RSI como o MACD parecem estar a indicar uma subida. Mas será que isto não acontece apenas porque estes dois indicadores estão condicionados pelo acerto após a recente correcção das acções? Dada a minha curta experiência em AT, não faço ideia se nos podemos guiar por esses indicadores após uma correcção, ainda por cima tão notória. É que, por exemplo, o RSI passou de 48,85 no dia 22 para 17,5 no dia 23... Gostaria de ter a opinião de um dos analistas experientes mas na minha modesta opinião estes indicadores de pouco nos poderão servir...
Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por Touro » 7/12/2007 21:07

O AC foi tomado firme. Por isso a discussão sobre se será subscrito ou não é estéril.

O que importa discutir é se com a injecção de capital (que está garantida) a Inapa vai ou não mudar de rumo. Importa também discutir qual o efeito da privatização a realizar no biénio 2008/2009 da participação de 33% que o Estado possui na empresa.

As contas do passado não interessam muito agora, para ter a necessidade deste AC os resultados não poderiam ter sido positivos. Se tivessem sido, não precisava do AC ou fazia um de menor monta. Os encargos com financiamentos agora desaparecem.

Vamos dicutir o futuro, e não o passado. A Inapa descapitalizada acabou.

Pode ainda perguntar-se: a distribuição de papel é um bom negócio? Pode a Inapa diversificar os negócios, permitindo assim um maior crescimento?
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

por SMALL2007 » 7/12/2007 20:47

E toda a gente terá capital vezes 4 para enterrar na inapa? hummmm. s+o se o BCP emprestar, tipo a off-shores, como tanto gosta. Ou esse tempo já acabou e era só para acções próprias?

Acho que teremos muito tempo para reentrar e especular à volta da INAPA.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por jcms » 7/12/2007 19:37

Será que estou a ver bem o grafico,mas acho que o MAC vai dar sinal de compra na segunda ou terça feira.Bons negocios.
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Comentário_Thorn Gilts

por JAS » 7/12/2007 18:43

Art69 Escreveu:3- Apenas 18% do capital estara no mercado até dia 28 (salvo erro), sendo que desses 18%, 50% estao nas maos do BCP e Estado. Ou seja, no mercado so teremos 9% do capital disponivel para negociar (isto ignorando eventuais tomadas de buy and hold nestes dias). Logo a pressao comprador podera ser mais forte.


Sim, vão estar 18% do capital APÓS o AC.
Mas lembra-te que vão estar exactamente os mesmos 100% do capital ANTES do AC.

Art69 Escreveu:4- Em termos fundamentais nem falo, porque ai haveriam muitas razoes para comprar Inapa.

Já agora... Para quem quer saber o valor da INAPA realmente, peguem no balançao da Inapa France, da Inapa gest. Depois peguem no Balanço da Inapa France na data de aquisiçao e comparem com agora... Era tudo goodwill? E a equivalencia patrimonial agora levou mais de 50% do valor da empresa, apesar do passar dos anos? Pensem.


É evidente que o que interessa para a Inapa são os resultados da Alemanha, que pesa 50%, e da França que pesa 20 e tal.

Mas o que nós vemos são 9,6ME de prejuízos no 3ºT.07 e isso não tem nada a ver com amortizações de goodwill.


Art69 Escreveu:goodwill? Goodwill é um termo contabilístico usado para reflectir a parte do valor de mercado de um negócio que não é directamente atribuível aos seus activos e passivos; normalmente, este só é contabilizado no caso de uma aquisição. O goowill reflecte a capacidade da entidade produzir um lucro mais elevado do que aquele que parte da utilização somente dos seus activos. O goodwill é portanto um activo intangível.


Aquisições com o preço acrescido por "goodwill" são normais.
A questão é que o "goodwill" pode ter sido excessivo e não foi possível, desde aí, gerar lucros que o amortizassem.

Ser um activo intangível tudo bem, mas o que interessa saber é se é "atingível"...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Comentário_Thorn Gilts

por Art69 » 7/12/2007 12:38

Sim, claro que tudo depende da cotaçao nso proximos dias. Mas, ceteris paribus, quase a totaldiade dos investidores que têm os direitos neste momento vao exercer (ou seja têm disponibilidade para os exercer). Isto apenas para contraria a ideia que, independentemente do valor da acçao, vai haver direitos sobrantes apenas porque foi um AC. NAO. NAO VAI. SERA RESIDUAL OS DIREITOS SOBRANTES. TAL SO ACONTECERÁ SE AS CONDICOES ACTUAIS ALTERAREM, NOMEADAMENTE AS ACCOES CAIREM PARA PREÇOS EM QUE NAO SEJA RACIONAL EXERCER O DIREITO PORQUE NAO TRAS VANTAGEM ECONOMICA.

Para alem disso, acho que as acçoes, vai estar pressionadas em alta por muitas razoes.

1- Há grande concentraçao do capital de accoes compradas no mercado em maos de buy and hold, pelo que nao devem entrar ja no mercado;
2- A acçao deve ajustar quase que autmaticamente aos valores antigos antes do anuncio do AC (1.20) e memso antes do anuncia da imparidade (1.35).
3- Apenas 18% do capital estara no mercado até dia 28 (salvo erro), sendo que desses 18%, 50% estao nas maos do BCP e Estado. Ou seja, no mercado so teremos 9% do capital disponivel para negociar (isto ignorando eventuais tomadas de buy and hold nestes dias). Logo a pressao comprador podera ser mais forte.
4- Em termos fundamentais nem falo, porque ai haveriam muitas razoes para comprar Inapa.

Já agora... Para quem quer saber o valor da INAPA realmente, peguem no balançao da Inapa France, da Inapa gest. Depois peguem no Balanço da Inapa France na data de aquisiçao e comparem com agora... Era tudo goodwill? E a equivalencia patrimonial agora levou mais de 50% do valor da empresa, apesar do passar dos anos? Pensem.
_________________
Comentario - Thorn Gilts

ceteris paribus, Ceteris paribus em sua definição é uma expressão do latim que significa “as de mais a par” ou “tudo o mais constante”, isto é, “todas as outras variáveis inalteradas”.

goodwill? Goodwill é um termo contabilístico usado para reflectir a parte do valor de mercado de um negócio que não é directamente atribuível aos seus activos e passivos; normalmente, este só é contabilizado no caso de uma aquisição. O goowill reflecte a capacidade da entidade produzir um lucro mais elevado do que aquele que parte da utilização somente dos seus activos. O goodwill é portanto um activo intangível.

Bons negocios.
 
Mensagens: 47
Registado: 7/11/2006 14:51
Localização: Moscavide

por SMALL2007 » 7/12/2007 12:38

só não sei como o BCP entrou nisto.

Eu bem vi o principal culpado pela situação da INAPA andar em bulícios nas OPA do BCP ao BPI, mas já nem me lembro de que lado da barricada ficou. Talvez este apoio do BCP ao AC tenha a ver com alguma moeda de troca, não sei. Mas é mais um buraco que estão a cavar, lá disso não tenho dúvidas. É como a Vista Alegre. O BPI já se fartou de perder dinheiro. Os grandes bancos tb se enganam, ou são enganados.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por lu22 » 7/12/2007 8:28

Accionistas da Inapa perdem 40% desde aumento de capital


07/12/2007


A operação de aumento da capital da Inapa está a traduzir-se em perdas avultadas para os seus accionistas. Os que pretendem subscrever novas acções ainda podem recuperar parte das perdas, mas os que não querem investir mais capital na companhia e não alienaram os direitos em bolsa, estão a apurar uma rendibilidade negativa de 40%.

Esta perda de valor deve-se sobretudo à queda a pique no valor dos direitos, que negociaram ontem pela última vez em bolsa. Terminaram a valer apenas 1 cêntimo, muito longe do valor teórico de 73 cêntimos verificado no dia em que as acções da Inapa passaram a negociar sem direito a participar no aumento da capital.

Esta queda estará relacionada com o elevado montante do aumento de capital, pois a Inapa pediu aos accionistas que comprem mais de quatro novas acções, por cada uma detida. Tal terá levado muitos investidores a "despejarem" os direitos em bolsa, pressionando o seu valor e também a cotação das acções.

A 23 de Novembro a Inapa ajustou de 1,89 para 1,16 euros, pois os accionistas receberam os direitos, que na altura tinham um valor teórico de 73 cêntimos. Estes começaram contudo a negociar em bolsa, a 28 de Novembro, a um valor muito inferior (fecharam o primeiro dia nos 30 cêntimos) e perderam terreno todos os dias em que foram negociados.

Ontem valiam apenas um cêntimo, pelo que um accionista que não tenha vendido os direitos, viu a sua carteira desvalorizar 40%. É que apesar da forte subida de ontem, as acções da Inapa fecharam a valer 1,13 euros, uma diferença de 76 cêntimos para o valor antes do aumento de capital.

Subscrever acções com desconto

E foram muitos os accionistas da Inapa que não transaccionaram os seus direitos. Pela bolsa passaram apenas 9,5 milhões, enquanto no total foram emitidos mais de 27 milhões. Aos accionistas cabe agora tomar a decisão de investir no aumento de capital ou não, sendo que o exercício dos direitos poderá permitir recupera r parte das perdas registadas até aqui.

Por cada direito os accionistas podem subscrever 4,50721183 novas acções, pagando um euro por cada uma. O investimento de 4,5 euros permite adquirir 4,5 acções, que no mercado estão actualmente avaliadas em 5,09 euros, ou seja, com um desconto de 13%. Se os accionistas que não exercerem os direitos estão com perdas avultadas, já os que compraram direitos fizeram um bom negócio. É que por um euro estão a comprar acções agora avaliadas em 1,13 euros.

12 de Dezembro é o último dia do período de subscrição do aumento de capital e hoje é o último dia em que as ordens podem ser anuladas. A liquidação financeira da operação está prevista para 17 de Dezembro e as novas acções deverão ser admitidas a 28 de Dezembro.

Bpionline
 
Mensagens: 51
Registado: 6/11/2002 23:37
Localização: Belém/Lisboa

por JAS » 7/12/2007 0:56

Touro Escreveu:Também edita livros (Medialivros, antiga Edições Inapa), que se fundiu com a Difel há uns tempos, sendo que esta última publica Isabelle Allende, Umberto Eco e Colleen McCullough, entre outros. A Difel já possuía a Gótica. Está a haver uma enorme concentração no sector, pois tínhamos imensas editoras pequenas muito dispersas.

O mercado das editoras está ao rubro, com o Pais do Amaral a comprar tudo o que pode. Já comprou a ASA, a Caminho, a Plátano, a Texto Editores, e não sei se já se chegou a fazer à Porto Editora e à Dom Quixote.

A Inapa pode rentabilizar muito esta área de negócio que está em crescendo em Portugal.


Portugal representa apenas 5,7% das vendas da INA e dentro dessa percentagem estarão os livros o que deve dar 0,5% ou 0,05%...

Não tem qualquer significado para os resultados da INA.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Touro » 7/12/2007 0:03

Também edita livros (Medialivros, antiga Edições Inapa), que se fundiu com a Difel há uns tempos, sendo que esta última publica Isabelle Allende, Umberto Eco e Colleen McCullough, entre outros. A Difel já possuía a Gótica. Está a haver uma enorme concentração no sector, pois tínhamos imensas editoras pequenas muito dispersas.

O mercado das editoras está ao rubro, com o Pais do Amaral a comprar tudo o que pode. Já comprou a ASA, a Caminho, a Plátano, a Texto Editores, e não sei se já se chegou a fazer à Porto Editora e à Dom Quixote.

A Inapa pode rentabilizar muito esta área de negócio que está em crescendo em Portugal. No relatóri & contas de 2006 lê-se:

A concretização desta operação [fusão com a Difel e Gótica],
ocorrida no primeiro trimestre de 2007, irá
permitir um projecto editorial de maior dimensão,
gerando importantes sinergias para a
Medialivros, S.A..


O mercado editorial está em ebulição, mas está a passar-se tudo fora de Bolsa, a única possibilidade de ter alguma exposição a este sector é apenas através da Inapa. A Inapa tem papel, e os livros são feitos de papel, por isso há aqui muitas sinergias a explorar.
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

Re: Inapa

por JAS » 6/12/2007 23:16

joao4702 Escreveu:Nuno Faustino e JAS comentaram e bem alguns aspectos mas deixem-me dizer-vos que a vossa estratégia medrontina irá limitar os vossos ganhos.

Eu não tenho qualquer posição na INA, não vou ter ganhos nem perdas.

Isso significa que nas opiniões que dei procurei ser meramente objectivo e livre da subjectividade que vocês revelam por "estarem dentro".

joao4702 Escreveu:O capital da Inapa free float já rodou todo e mais que rodou este ano. Portanto, mais um dado significativo é que a Inapa nestes andares irá sem dúvida integrar o PSI em pouco tempo (talvez depois da venda do estado que ainda não se sabe quando).

Considerando 237 sessões de bolsa até agora temos uma média de 203.471 titulos negociados diariamente. Melhor que algumas do Psi.


Neste momento a Euronext já publicou a lista de Dezembro para possível ascensão ao PSI.20 e a INA nãó está nas 2 primeiras posições.
Como agora só há uma alteração por ano não me parece que a INA possa entrar no PSI antes de 2009.

O segundo ponto que há que ter em conta é a participação do Estado que tem 32,72% e que vai subscrever a totalidade de acções a que tem direito.

Se o AC não for inteiramente subscrito temos uma hipótese engraçada: O Estado fica com mais de 33% e... é obrigado a opar?
Em alternativa tem 7 dias para alienar os excedentes.

O terceiro ponto, também com alguma piada, é que o conjunto Estado/BCP já detêm 50,1%, e na mesma hipótese poderão vir a ficar com maior percentagem, o que torna a INA uma forte candidata a ser opada.


joao4702 Escreveu:Com o aumento do capital parece-me que este valor vai ser pelo menos multiplicado por 2 (seria 4,5 teoricamente mas não me parece)e temos um titulo interessante.

Caros que vos parece a Inapa agora? Melhor qualquer coisa do que há pouco se disse no fórum.


A INA tinha um capital de 136ME, acumulou prejuízos e foi obrigada a reduzir o capital para 27ME e agora vai aumentar para 150ME.

Eu tenho fortes dúvidas que a AT tenha algum significado com os dados históricos passados pois, na pratica, estamos perante uma nova empresa e haverá que construir uma nova base de dados daqui para a frente.

Mas podemos analisar a questão em termos de AF.

Esquecendo as Contas de 2006, onde uma amortização do goodwill implicou uns resultados de -13,2ME, temos em 2005 um resultado líquido de 1,6ME o que dá uns míseros 0,01/acção após este AC...

Este é o grande problema (tal e qualmente como na PAD...) de os Resultados serem divididos por um grande número de acções.

Potanto as minhas dúvidas resumem-se a 2 pontos fundamentais:

- Será expectavel que este AC possa servir para reduzir os custos financeiros que são da ordem dos 25ME/ano e, consequentemente, melhorar os Resultados?
Talvez (mas só terá efeitos nos Resultados de 2008).

- Será expectavel um aumento de vendas ou um aumento da margem de comercialização?
Vendo as Contas do 3ºT.07 vemos que as vendas subiram em euros apesar de terem diminuido em toneladas.
E que, mesmo assim, a empresa acumulou em 9 meses mais 9,6ME de prejuízos.

Uma empresa que acumula repetidamente prejuízos vê a sua cotação cair em Bolsa.
É isso que tem acontecido e é isso que continuará a acontecer, enquanto não conseguir ter lucros, pois são as regras do mercado.

Isto não significa que não possamos entrar nela.
Há sempre movimentos especulativos que, esporadicamente, a farão subir mas não me parece recomendavel como investimento de médio/longo prazo.


De qualquer forma agradeço o teu post pois, para te responder, tive que ir olhar mais atentamente para as contas da INA.
Não gostei nada do que vi, não penso entrar nem a 1,00.


Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por JAS » 6/12/2007 21:05

Broker_Invest Escreveu:e de seguida Correr com administração que são uns incompetentes ao deixarem esta empresa do sector da pasta chegar onde chegou.


Broker, a INAPA não vende pasta, não fabrica nada.

Actualmente é apenas uma distribuidora de papel com uma boa implantação em vários países europeus.

A Altri e a Portucel fazem-lhe concorrência ao venderem papel directamente a alguns clientes curto-circuitando o distribuidor.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Inapa

por joao4702 » 6/12/2007 20:53

Depois fazer um pequeno estudo adianto:

Durante o perido de 01.01.2007 até hoje temos:

48.222.700 de titulos transaccionados a um preço médio de 1,38€, ou seja cerca de 66.709.236,43 €.

Notar que o preço médio acima já tem em conta o ajuste da cotação após aumento de capital.


O capital da Inapa free float já rodou todo e mais que rodou este ano. Portanto, mais um dado significativo é que a Inapa nestes andares irá sem dúvida integrar o PSI em pouco tempo (talvez depois da venda do estado que ainda não se sabe quando).

Considerando 237 sessões de bolsa até agora temos uma média de 203.471 titulos negociados diariamente. Melhor que algumas do Psi.

Com o aumento do capital parece-me que este valor vai ser pelo menos multiplicado por 2 (seria 4,5 teoricamente mas não me parece)e temos um titulo interessante.

Caros que vos parece a Inapa agora? Melhor qualquer coisa do que há pouco se disse no fórum.

Abraço a todos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

Re: Inapa

por Titleist » 6/12/2007 20:26

Temos aqui 2 estados de espirito opostos :

O JAS, que diz :
'De qualquer forma penso que até ao dia 12 vai haver pressão vendedora pois, quem tem acções e direitos, irá vender as acções acima de 1,02 para subscrever a 1,00.'

O joão4702, que argumenta e diz :
'A minha convicção é a de que haverá pressões no facto de a acção estar bem acima de 1,00€ para induzir os investidores a subscrever as acções.'

Pelo que vi, aquele arranque ao 1,16, e tendo em conta o volume transaccionado, a partir desse arranque, inclino-me mais para o lado do joão4702.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 102 visitantes