Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 9/3/2013 16:42

Serra Lapa Escreveu:Que percentagem defendes em cada um?

Mais importante do que percentagem defendo em cada um é: Qual a percentagem alocada a cada activo é boa para ti?

Qual a percentagem de obrigações e acções achas que se adequa ao teu perfil de risco? Qual o teu Horizonte Temporal de Investimento? Qual a queda da carteira (Drawdown) que aguentas?

Primeiro tens de te responder a isto e só depois vais escolher os fundos! (escolher os fundos é a parte mais fácil de investir :wink: )
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por chico_laranja » 8/3/2013 11:18

Serra Lapa

Eu respondo pelo VG :oops:

Tu é que decidirás isso de acordo com os teus próprios objectivos de rendibilidade e com o risco que estás preparado para assumir.

A proporção não é directa mas exponencial. Aumentar 1% no Desvio Padrão/Risco pode dar para ter variações na carteira em momentos mais voláteis em 5 a 10%.

Isso vai decidir em muito a proporção de cada entrada no bolo e apenas tu sabes há partida o que queres.

Registado: 29/11/2007 2:37

por SERRA LAPA » 7/3/2013 17:45

Virtua God:

Estava a pensar replicar o Top.

Que percentagem defendes em cada um?

Obrigado

Registado: 17/3/2008 4:57

por joaopedroinvestidor » 6/3/2013 20:44

nelsonpt Escreveu:http://www.oanda.com/lang/pt/currency/historical-rates/
estou a tentar perceber o grafico mas nao consigo
euro vs dolar
como lemos isso?

o porquê da questão é que me querer livrar dos fundos em $ e tentar perceber se é boa altura agora ou não?
na minha ideia se o dolar estiver a valorizar agora deverá ser boa ideia manter mais uns dias os fundos nessa moeda cambial correcto? :? :? :?

Andam por aí muitas noticias sobre uma guerra monetária/cambial. Alguns Bancos Centrais com o ojectivo de estimular a economia, estão a despejar papel no mercado.

Registado: 4/5/2007 18:58

por nelsonpt » 6/3/2013 20:13

http://www.oanda.com/lang/pt/currency/historical-rates/
estou a tentar perceber o grafico mas nao consigo
euro vs dolar
como lemos isso?

o porquê da questão é que me querer livrar dos fundos em $ e tentar perceber se é boa altura agora ou não?
na minha ideia se o dolar estiver a valorizar agora deverá ser boa ideia manter mais uns dias os fundos nessa moeda cambial correcto? :? :? :?

Registado: 3/11/2012 17:35

por Reiposto » 6/3/2013 15:14

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:(Até pode ser um atleta de alta competição, exemplo disso, Oscar Pistorius)

Fazendo um brutal Off topic estou chocado com esta notícia:South Africans Seek Meaning in a Shooting

O Oscar Pistorius matou a namorada com 3 tiros :shock:

"Mr. Pistorius maintains that he killed her by accident, believing that she was an intruder who had climbed through an open window nearby. In the dark, he said, he had not noticed that Ms. Steenkamp, 29, was no longer on her side of the bed. "

Isso já foi á algum tempo passas a vida a fazer analises técnicas e esqueces que á mais vida para além disso :mrgreen:

Registado: 8/2/2012 18:09

por VirtuaGod » 6/3/2013 13:24

ghorez Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Qual?? o This Time Is Different: Eight Centuries of Financial Folly??

Sim sim..esse mesmo. Já o leste? recomendas?

Está na primeira página nos livros de "leitura leve" recomendados, se bem que com a grossura dele de leve não tem nada. Por isso sim, recomendo :twisted:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por ghorez » 6/3/2013 13:06

VirtuaGod Escreveu:Qual?? o This Time Is Different: Eight Centuries of Financial Folly??

Sim sim..esse mesmo. Já o leste? recomendas?

Registado: 25/9/2012 10:49

por VirtuaGod » 6/3/2013 12:51

Rick Lusitano Escreveu:(Até pode ser um atleta de alta competição, exemplo disso, Oscar Pistorius)

Fazendo um brutal Off topic estou chocado com esta notícia:South Africans Seek Meaning in a Shooting

O Oscar Pistorius matou a namorada com 3 tiros :shock:

"Mr. Pistorius maintains that he killed her by accident, believing that she was an intruder who had climbed through an open window nearby. In the dark, he said, he had not noticed that Ms. Steenkamp, 29, was no longer on her side of the bed. "

por VirtuaGod » 6/3/2013 12:49

Qual?? o This Time Is Different: Eight Centuries of Financial Folly??

por ghorez » 6/3/2013 12:47

http://www.marketwatch.com/story/your-s ... genumber=1

Alguém já leu este livro? Estava a pensar dar uma vista de olhos...

Obrigado VG..vou informar-me sobre o Invesco real estate!

por VirtuaGod » 6/3/2013 12:37

Azul10 Escreveu:
ghorez Escreveu:Não estou a ver outra maneira de diminuir o possível DD..se mais alguém tiver ideias, agradeço :mrgreen:

Talvez investir em imobiliário, se bem que a correlação deste com as acções tem vindo a subir, lembro-me de ter lido em algum artigo que agora anda pelos .80 quando já chegou a andar por metade disso.

Tens um artigo sobre REIT na primeira página com bastante enfase em correlação entre o mercado accionista e os REITs!

por VirtuaGod » 6/3/2013 12:36

Pessoalmente sigo o Pimco Real Return e o Invesco Global Income Rel Est Secs E - LU0367026050

por ghorez » 6/3/2013 11:24

O problema da carteira do LTCM é que torna-se muito difícil reproduzir utilizando ETF domiciliados na Europa.. Mas de facto é uma carteira que tem 3 coisas que a minha não tem:

1) Matérias-Primas + Ouro;

2) REIT;

3) TIPS.

E como o ponto 1) é algo sem valor intrínseco, custa-me um pouco estar a apostar nisso.

Quanto aos seguintes e olhando para os etf disponíveis estava a pensar:

2)http://www.etf.db.com/LU/ENG/ETF/LU0489337690/FTSE_EPRA/NAREIT_Developed_Europe_Real_Estate_UCITS_ETF.html

3) http://www.etf.db.com/LU/ENG/ETF/LU0290 ... S_ETF_(EUR).html

ou

http://lu.ishares.com/en/rc/products/IGIL

ou

PIMCO Real Return

por Azul10 » 6/3/2013 11:13

ghorez Escreveu:Não estou a ver outra maneira de diminuir o possível DD..se mais alguém tiver ideias, agradeço :mrgreen:

Investir em activos que tenham uma correlação baixa para obter uma maior diversificação penso que resultará.
Talvez investir em imobiliário, se bem que a correlação deste com as acções tem vindo a subir, lembro-me de ter lido em algum artigo que agora anda pelos .80 quando já chegou a andar por metade disso.
Ou melhor ainda em commodities que tem uma correlação muito baixa, por vezes negativa com os ativos que tens em carteira.

Mas o VG certamente já te confirma ou desmente esta informação.

Registado: 4/10/2010 11:29

por Figueiraa1 » 6/3/2013 11:11

A carteira tipo que o LTCM publicou no seu famoso tópico "Enriquecer Devagar" teve em 2008 um DD -19.06% com uma rentabilidade média 12.56% em 40 anos.

Abraço
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por ghorez » 6/3/2013 10:22

VirtuaGod Escreveu:
ghorez Escreveu:Ou seja de uma forma pouco ortodoxa, estimo que em caso de um "2008" a minha carteira desvalorize aproximadamente 36%..

Que acham? Sugestões?

Assim a olho e vendo a tua carteira que já postaste não deves estar muito longe da realidade. O S&P caiu 37%. Mas lembra-te que a queda de 36/37% não representa a verdadeira dôr, que na minha opinião é muito melhor representada pelo DrawDown, ou seja a queda desde o máximo da carteira e o mínimo. Tnedo em consideração que a carteira muito provavelmente começaria a queda em 2007, conta com pelo menos um Drawdown de 40 a 45%. auch :shock:

Em carteiras não alavancadas, mais que 20% acho exagero.

Sim já tinha a ideia de que estava a arriscar muito..estou a considerar introduzir um fundo com obrigações ligadas à inflação (PIMCO real return ou etf iShares Global inflation-linked bonds e reforçar mais o liquidez e o monetário.

Não estou a ver outra maneira de diminuir o possível DD..se mais alguém tiver ideias, agradeço :mrgreen:

por VirtuaGod » 6/3/2013 0:31

ghorez Escreveu:Ou seja de uma forma pouco ortodoxa, estimo que em caso de um "2008" a minha carteira desvalorize aproximadamente 36%..

Que acham? Sugestões?

Assim a olho e vendo a tua carteira que já postaste não deves estar muito longe da realidade. O S&P caiu 37%. Mas lembra-te que a queda de 36/37% não representa a verdadeira dôr, que na minha opinião é muito melhor representada pelo DrawDown, ou seja a queda desde o máximo da carteira e o mínimo. Tnedo em consideração que a carteira muito provavelmente começaria a queda em 2007, conta com pelo menos um Drawdown de 40 a 45%. auch :shock:

Em carteiras não alavancadas, mais que 20% acho exagero.

por joaopedroinvestidor » 6/3/2013 0:03

VIXIUM Escreveu:
joaopedroinvestidor Escreveu:
VIXIUM Escreveu:As variações EUR/USD têm-se feito sentir nos fundos mais americanizados sem protecção cambial. Preparem-se para os movimentos contrários de o euro valorizar.
Entretanto, se tiverem posições em dólares começa a valer a pena fazer contas sobre se não é interessante passá-las e euros para mais tarde voltarem aos dolares (quando o euro estiver mais alto). Isto porque os ganhos cambiais...também são ganhos!
Obrigado.
VIXIUM

...e mais importante não pagam impostos.
Em que te baseias para mudares a posição para o euro?

Eu sei que o VG não gosta disto mas....a análise técnica também serve para o par Eur/usd.
Obrigado
vixium

Eu nunca vi um estudo que demonstre que se possa ganhar consistentemente, no longo prazo, unicamente com a análise técnica! Portanto para mim é claramente uma aposta.

por VIXIUM » 5/3/2013 23:45

joaopedroinvestidor Escreveu:
VIXIUM Escreveu:As variações EUR/USD têm-se feito sentir nos fundos mais americanizados sem protecção cambial. Preparem-se para os movimentos contrários de o euro valorizar.
Entretanto, se tiverem posições em dólares começa a valer a pena fazer contas sobre se não é interessante passá-las e euros para mais tarde voltarem aos dolares (quando o euro estiver mais alto). Isto porque os ganhos cambiais...também são ganhos!
Obrigado.
VIXIUM

...e mais importante não pagam impostos.
Em que te baseias para mudares a posição para o euro?

Eu sei que o VG não gosta disto mas....a análise técnica também serve para o par Eur/usd.
Obrigado
vixium

Registado: 21/10/2012 19:07

por ghorez » 5/3/2013 10:19

Aqui alguém faz alguma estimativa de uma possível perda da carteira (numa simulação de uma espécie de 2008?)

Eu tenho uma folha excel onde coloquei numa coluna o desvio padrão de cada fundo, e depois multipliquei pela sua representação no portfolio:

Fundo A: 30% da carteira
Desvio Padrão Fundo A: 20%
Contribuição para a carteira em caso de perda: 30%*20% = 9%

Depois somei as contribuições em caso de perda de todos os fundos e obtive o valor de 18%.
Multipliquei por 2 (para simular a alta correlação em caso de anos como o 2008) obtendo 36%.

Ou seja de uma forma pouco ortodoxa, estimo que em caso de um "2008" a minha carteira desvalorize aproximadamente 36%..

Que acham? Sugestões?

por joaopedroinvestidor » 5/3/2013 0:26

VirtuaGod Escreveu:
joaopedroinvestidor Escreveu:Por tua causa comecei a ler o livro "Hedge Fund Market Wizards" How Winning Traders Win de Jack Schwager

Só esse? e o que tens no avatar não? :roll:
Podes dar uma espreitadela ao livro que mais recomendo dentro do mundo dos hedge funds "More Money Than God" do Mallaby
Ainda não li o novo Market Wizards. Tenho que ler :wink:

O do avatar já foi lido. O ojectivo da leitura é o de adaptar-me aos mercados e às regras que mudam ao longo do tempo. Os livros mais recentes são importantes para me ajudarem a manter os retornos mesmo que tenha que por em causa as minhas regras. Quando puder vou ler a tua recomendação.

por VirtuaGod » 4/3/2013 23:59

joaopedroinvestidor Escreveu:Por tua causa comecei a ler o livro "Hedge Fund Market Wizards" How Winning Traders Win de Jack Schwager

Só esse? e o que tens no avatar não? :roll:

Podes dar uma espreitadela ao livro que mais recomendo dentro do mundo dos hedge funds "More Money Than God" do Mallaby

Ainda não li o novo Market Wizards. Tenho que ler :wink:

por joaopedroinvestidor » 4/3/2013 23:52

VirtuaGod Escreveu:O mais recente livro a ir para a minha WishList da Amazon é: The Physics of Wall Street: A Brief History of Predicting the Unpredictable

Pode ser que alguém esteja interessado tb :wink:

Por tua causa comecei a ler o livro "Hedge Fund Market Wizards" How Winning Traders Win de Jack Schwager que entrevista e descreve as estratégias de alguns dos melhores traders (Colm O’Shea, Ray Dalio, Larry Benedict, Scott Ramsey, Jaffray Woodriff, Edward Thorp, Jamie Mai, Michael Platt, Steve Clark, Martin Taylor, Tom Claugus, Joe Vidich, Kevin Daly, Jimmy Balodimas e Joel Greenblatt).

por Dvkk » 4/3/2013 23:26

VirtuaGod Escreveu:Qualquer um deles é boa escolha sendo que provavelmente podes ficar pelo meio termo que é o Carmignac. Penso que se optares por acções tens que ter a noção que ficas com 19% em acções tendo tu noção do risco envolvido.

P.S. Tive agora a dar uma vista de olhos aos fundos e a brincar a brincar o Real Return que é um dos Pimco mais polémicos aqui no tópico (pois eu tenho uma relação amor-ódio com ele) é o Pimco que mais sobe este ano. Realmente cada vez mais vejo que não vale a pena ter "opiniões". O Pimco que menos gosto (em conjunto com o Total Return) é o que mais sobe este ano, com 1.36% YTD!!

EDIT: Incluído mais um pequeno artigo:
:arrow: Starting With Dollar Cost Averaging - AAII

Bem... optei pelo Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1 ... bem ou mal não sei... assim também fechei, para já, o leque de fundos de obrigações... acho que para o proximo mês vou reforçar um pouco em acções.

Reiposto Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Quem é que se queixava do Templeton sem Hedge? Este mês foi uma recuperação muito boa e está bem lá em cima...

Hoje foram +0.78%!!

Foi um bom para os fundos... Dos 20 que sigo está tudo no verde :wink:

Anda um homem a tentar livrar-se do vicio de ver a sua carteira de fundos todos os dias e depois surgem noticias destas.
Assim não a quem aguente :mrgreen:

E hoje foi mais um bocadinho... :mrgreen:

Registado: 5/7/2008 3:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], Opcard, rg7803 e 156 visitantes