Obrigações II
Re: Obrigaçoes da Brisa
Jgreg Escreveu:Alguém sabe me confirmar, que para alguém que subscreveu as obrigações da Brisa, pode vender em mercado secundario (caso elas venham ser cotadas) em qualquer altura ou existe um periodo que temos que as manter?
Podes vender em qualquer altura.
Jgreg Escreveu:E esse mercado secundario como funciona. A Brisa diz que eu vou receber 6,25% brutos anual com pagamento cada 6 meses, se vender, quem comprar como funciona, recebe o juro e paga mais ou menos sobre o montante inicial, dependendo se elas sobem ou descem? Obrigado.
Se venderes ao fim de 10 dias recebes os juros corridos por esses 10 dias. Quem te comprar as obrigações terá de pagar os juros dos 10 dias e ao fim de 6 meses recebe o cupão na totalidade.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Obrigaçoes da Brisa
Alguém sabe me confirmar, que para alguém que subscreveu as obrigações da Brisa, pode vender em mercado secundario (caso elas venham ser cotadas) em qualquer altura ou existe um periodo que temos que as manter? E esse mercado secundario como funciona. A Brisa diz que eu vou receber 6,25% brutos anual com pagamento cada 6 meses, se vender, quem comprar como funciona, recebe o juro e paga mais ou menos sobre o montante inicial, dependendo se elas sobem ou descem? Obrigado.
tiagopt Escreveu:Onde é que vocês vêm em que "lei" se baseia a emissão? Isso é de facto um factor a ter em consideração...
Nos prospectos (que podes tirar da CMVM) deve lá estar tudo isso.
Edit:
Será que isto é alguma coisa?:
"Nota: Estes Instrumentos são emitidos ao abrigo do €12,500,000,000 Programme for the Issuance of Debt Instruments e não constituem obrigações regidas pelo direito português."
Onde é que vocês vêm em que "lei" se baseia a emissão? Isso é de facto um factor a ter em consideração...
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
zecatreca Escreveu:AutoMech Escreveu:A percepção que tenho é que a emissão da Sonae está a ser bombardeada com publicidade em tudo quanto é sitio.
Com uma taxa de 7% aquilo é bem capaz de ter um rateio forte, à conta dos pequenos investidores associam Sonae=Continente e entendam que é uma aplicação sólida a uma taxa atractiva. Estou curioso por ver o rateio (ainda anão decidi se meto lá alguma coisa).
Viva.
Cheguei de férias e entretanto, como se tinham vencido uns D.P.´s, o gestor do banco perguntou-me se não queria obrigações da SONAE. Isto porque os DP´s começam neste momento a estar com taxas menos aliciantes.( 3.5%-4% TNB! ). Como nunca tive em carteira obrigações, gostava que alguém me explicasse muito resumidamente, as vantagens e desvantagens de obrigações deste tipo, ou seja, em empresas.
Desde já obrigado.
Cumprimentos.
Vai a :
https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/Obrigacoes#
resumindo os riscos:
Risco emitente
Risco de taxa de juro
Risco de mercado
Risco de liquidez
A vantagem é a rentabilidade, normalmente superior aos DP.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
majomo Escreveu:Há ainda uma outra situação que ainda não verifiquei, julgo que o emitente sonae tem sede em Portugal... logo, para aqueles que estão com medo de um abandono de Portugal do euro (estas obrigações também seriam convertidas)... ou seja, outro ponto a ter em conta.
Alguém já verificou...
Sim. Ao contrário das obrigações da PT de lei inglesa estas são de lei portuguesa e o que disseste pode-se assim verificar.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Há algumas obrigações de empresas portuguesas como as da Parpública (PARPUB 4.191 10/15/14) e EDP (EDP Finance BV 3.75 06/22/15) que são consideradas como tendo emitente estrangeiro, pois a emissão foi feita, nestes casos, por intermédio de financeiras sediadas noutros países.
Assim, poder-se-ão considerar como um bom investimento no caso de Portugal abandonar o Euro? Ou caso isso aconteça, podem converter a moeda em que a emissão foi feita?
Assim, poder-se-ão considerar como um bom investimento no caso de Portugal abandonar o Euro? Ou caso isso aconteça, podem converter a moeda em que a emissão foi feita?
Há ainda uma outra situação que ainda não verifiquei, julgo que o emitente sonae tem sede em Portugal... logo, para aqueles que estão com medo de um abandono de Portugal do euro (estas obrigações também seriam convertidas)... ou seja, outro ponto a ter em conta.
Alguém já verificou...
Alguém já verificou...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
Elias Escreveu:zecatreca Escreveu:Como nunca tive em carteira obrigações, gostava que alguém me explicasse muito resumidamente, as vantagens e desvantagens de obrigações deste tipo, ou seja, em empresas.
Vantagens:
- maior remuneração que num DP
- podes vendê-las a qualquer momento em mercado secundário, recebendo os juros corridos pelos dias que as tiveste em carteira
Desvantegem:
- risco de default da empresa
Risco de perda de capital quando vendidas em mercado secundário...
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
zecatreca Escreveu:Como nunca tive em carteira obrigações, gostava que alguém me explicasse muito resumidamente, as vantagens e desvantagens de obrigações deste tipo, ou seja, em empresas.
Vantagens:
- maior remuneração que num DP
- podes vendê-las a qualquer momento em mercado secundário, recebendo os juros corridos pelos dias que as tiveste em carteira
Desvantegem:
- risco de default da empresa
AutoMech Escreveu:A percepção que tenho é que a emissão da Sonae está a ser bombardeada com publicidade em tudo quanto é sitio.
Com uma taxa de 7% aquilo é bem capaz de ter um rateio forte, à conta dos pequenos investidores associam Sonae=Continente e entendam que é uma aplicação sólida a uma taxa atractiva. Estou curioso por ver o rateio (ainda anão decidi se meto lá alguma coisa).
Viva.
Cheguei de férias e entretanto, como se tinham vencido uns D.P.´s, o gestor do banco perguntou-me se não queria obrigações da SONAE. Isto porque os DP´s começam neste momento a estar com taxas menos aliciantes.( 3.5%-4% TNB! ). Como nunca tive em carteira obrigações, gostava que alguém me explicasse muito resumidamente, as vantagens e desvantagens de obrigações deste tipo, ou seja, em empresas.
Desde já obrigado.
Cumprimentos.
Pata-Hari Escreveu:Sugestão (forte): as questões para o BPI online devem ser enviadas por email. Quem atende os telefones é um call center. Quem gere os mails é pessoal "a sério".
Eu apercebi-me

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
tiagopt Escreveu:Pickbull Escreveu:Concessionária de auto-estradas encaixou 225 milhões de euros com emissão de obrigações, com a oferta a superar a procura em 15%.
Mais de 11 mil investidores compraram obrigações da Brisa (act)
Foi mesmo à justa esta! Tambem diga-se que serão provavelmente as menos atractivas destas ultimas lançadas...
Liguei hoje para o bpi online para fazer umas perguntas mas foram tão arrogantes que perdi logo a vontade de fazer a transferencia de carteira de obrigações. Nada me irrita mais do que ignorância mascarada através de arrogancia!
Eu fui bem atendido mas é um facto que há demasiada ignorância num serviço que se pressupõe de esclarecimento.
Mas que trapalhada de notícia:
"Concessionária de auto-estradas encaixou 225 milhões de euros com emissão de obrigações, com a oferta a superar a procura em 15%."
"foram 11.417 os investidores que subscreveram as obrigações da concessionária de auto-estradas, sendo que a procura atingiu 114,74% da oferta."
"Concessionária de auto-estradas encaixou 225 milhões de euros com emissão de obrigações, com a oferta a superar a procura em 15%."
"foram 11.417 os investidores que subscreveram as obrigações da concessionária de auto-estradas, sendo que a procura atingiu 114,74% da oferta."
Pickbull Escreveu:Concessionária de auto-estradas encaixou 225 milhões de euros com emissão de obrigações, com a oferta a superar a procura em 15%.
Foi mesmo à justa esta! Tambem diga-se que serão provavelmente as menos atractivas destas ultimas lançadas...
Liguei hoje para o bpi online para fazer umas perguntas mas foram tão arrogantes que perdi logo a vontade de fazer a transferencia de carteira de obrigações. Nada me irrita mais do que ignorância mascarada através de arrogancia!
Concessionária de auto-estradas encaixou 225 milhões de euros com emissão de obrigações, com a oferta a superar a procura em 15%.
A percepção que tenho é que a emissão da Sonae está a ser bombardeada com publicidade em tudo quanto é sitio.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
GoBulling vai pagar juros a quem comprar obrigações do Continente
04 Julho 2012 | 12:21
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt
Além de isentar comissões, como a de subscrição e de custódia de títulos, banco vai remunerar o montante aplicado por quem der ordem de compra da dívida da Sonae, no período entre a subscrição e a efectiva liquidação da operação.
“A GoBulling oferece uma conta de depósito remunerada à taxa de 2,50% destinada exclusivamente aos montantes que se destinem a ser aplicados em obrigações Continente”, diz a instituição em comunicado.
Quando é dada uma ordem de subscrição, é preciso garantir o “aprovisionamento da respectiva conta com o montante correspondente ao valor da ordem”. É durante esse período que o montante a aplicar será rentabilizado, com juros diários até à data de liquidação da operação.
A Sonae arrancou na segunda-feira com a venda de obrigações junto de investidores de retalho, numa emissão de 100 milhões de euros, a três anos, na qual oferece um juro de 7%. A liquidação do investimento nestas obrigações só acontecerá a 25 de Julho.
Além da remuneração do capital, enquanto a liquidação não é feita, a GoBulling está também a isentar os seus clientes da habitual comissão de subscrição destes títulos. E quem o fizer através desta instituição não paga despesas de custódia (regra geral, trimestral).
A isenção destes custos traduz-se numa rentabilidade superior das obrigações, especialmente a de custódia de títulos. Numa comparação recente realizada pelo Negócios, com base na emissão da Sonae, verificou-se que deduzidos os custos e os impostos, os 7% “transformam-se” em pouco mais de 4% líquidos ao ano.
04 Julho 2012 | 12:21
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt
Além de isentar comissões, como a de subscrição e de custódia de títulos, banco vai remunerar o montante aplicado por quem der ordem de compra da dívida da Sonae, no período entre a subscrição e a efectiva liquidação da operação.
“A GoBulling oferece uma conta de depósito remunerada à taxa de 2,50% destinada exclusivamente aos montantes que se destinem a ser aplicados em obrigações Continente”, diz a instituição em comunicado.
Quando é dada uma ordem de subscrição, é preciso garantir o “aprovisionamento da respectiva conta com o montante correspondente ao valor da ordem”. É durante esse período que o montante a aplicar será rentabilizado, com juros diários até à data de liquidação da operação.
A Sonae arrancou na segunda-feira com a venda de obrigações junto de investidores de retalho, numa emissão de 100 milhões de euros, a três anos, na qual oferece um juro de 7%. A liquidação do investimento nestas obrigações só acontecerá a 25 de Julho.
Além da remuneração do capital, enquanto a liquidação não é feita, a GoBulling está também a isentar os seus clientes da habitual comissão de subscrição destes títulos. E quem o fizer através desta instituição não paga despesas de custódia (regra geral, trimestral).
A isenção destes custos traduz-se numa rentabilidade superior das obrigações, especialmente a de custódia de títulos. Numa comparação recente realizada pelo Negócios, com base na emissão da Sonae, verificou-se que deduzidos os custos e os impostos, os 7% “transformam-se” em pouco mais de 4% líquidos ao ano.
Be Cool Escreveu:majomo Escreveu:sem2006 Escreveu:Estou a considerar subscrever as obrigações continente no gobulling, dado que é a minha plataforma de negociação e não tem comissões de subscrição e custódia, mas tenho algumas duvidas..
1º - Na vossa opinião, qual acham que deve ser o mínimo que devo pedir, para ter direito a alguma coisa? Isto é, se eu pedir para subscrever apenas 1000 obrigações, o mais provável é acabar por não conseguir nada, não? Como foi com as obrigações EDP? A procura excedeu a oferta?
2º - No final do prazo das obrigações (2015), recebemos a totalidade do valor investido?
Cumprimentos.
1.º) como o pedido de subscrição é até 20 de julho, podes aguardar mais um tempo para teres mais certeza da procura. Não estou tão certo que haja assim tanta procura, devido à quantidade de ofertas recentes...
2.º) sim, se a empresa não entrar em incumprimento.
Pois parece que afinal não é assim: hoje disseram-me num banco que só nestes dois primeiros dias já foi subscrito metade do valor da emissão.
Lá está... aguardas para teres mais certeza dos pedidos de subscrição...pois a distribuição é por rateio.
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, yggy e 167 visitantes