OT - Políticas para Portugal
Re: Políticas para Portugal
MarcoAntonio Escreveu:Não entendo o que estás a fazer..
Não entendo o que não entendes

Podia-se aplicar o mesmo conceito á propriedade privada. Porque limitar ao automovel?
Teres sistemas obrigatórios que permitem monitorizar se há incêndios, inundações, violência.
Claro que não seria obrigatório ser feito com cameras, mas podias ser uma opção.
Tudo em prol de um mundo melhor.
Aliás também podiam obrigar o cidadão a transportar uma camera a tempo inteiro, para termos a certeza que não cometia nenhum crime.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:Exacto e sistemas análogos deviam ser obrigatórios no interior das casas para garantir a segurança dos cidadãos.
Não é para vigiar é só para saber que está tudo ok.
Não entendo o que estás a fazer.
Além do mais, parece-me que foste induzido em erro, pela tua fonte, a vários níveis.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
´MarcoAntonio Escreveu:
Vigilância é um termo que induz em erro, ninguém está a vigiar ninguém. Tratam-se de sistema autónomos de monitorização, em circuito fechado.
Exacto e sistemas análogos deviam ser obrigatórios no interior das casas para garantir a segurança dos cidadãos.
Não é para vigiar é só para saber que está tudo ok.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Re: Políticas para Portugal
Também não estou a encontrar na regulamentação onde é que diz que as marcas têm de recorrer especificamente a cameras (embora não haja problema nenhum se o fizerem de acordo com a regulamentação, que estabelece que legislação europeia têm de cumprir, nomeadamente no que diz respeito a protecção de dados). Os sistemas estão descritos de uma forma bastante ampla, não especificando a que tipo de solução tecnológica as marcas podem recorrer:
De onde é que tiraste essa informação, para eu poder/tentar esclarecer se me está a escapar algo ou se o problema é com a tua fonte?
The DDAW is defined as a system that assesses the driver’s alertness through vehicle systems analysis and, where needed, provides a warning to the driver. In particular, DDAW must detect or recognise the driving and/or steering pattern symptomatic of a driver exhibiting reduced alertness due to fatigue, and interact with and alert the driver via the vehicle’s human-machine interface.
(...)
Since DDAW systems assess the physical state of the driver through indirect means, it is not possible to fully test those systems through a set of defined tests or with a programmable machine, which reproduces human behaviour.
De onde é que tiraste essa informação, para eu poder/tentar esclarecer se me está a escapar algo ou se o problema é com a tua fonte?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:Obrigar toda a gente a ter vigilância em casa que detetam incêndios, inundações, violência. Tudo em circuito fechado claro
A regulamentação é sobre sistemas de monitorização autónomos (já vêm incluídos em muitos veículos, passará a ser standard no espaço europeu, pelo menos numa modalidade que cumpra os resquisitos). Trata-se de um sistema que alerta o condutor via sinal sonoro se ele mostrar sinais de fadiga (e um sinal visual também). Dá para desligar o sinal sonoro. Não é realizado reconhecimento facial e não tem nada que ver com violência doméstica.
Vigilância é um termo que induz em erro, ninguém está a vigiar ninguém. Tratam-se de sistema autónomos de monitorização, em circuito fechado.
Aproveito e deixo os requisitos técnicos e de validação que no meu entender é interessante e importante ler/consultar (julgo que o documento que estou a partilhar está actualizado):
https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=PI_COM:C(2021)2639
O resto da regulamentação aqui:
https://eur-lex.europa.eu/eli/reg/2019/2144/oj
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
MarcoAntonio Escreveu:BearManBull Escreveu:Já imaginaram a quantidade de mortes que se evitam com vigilância activa domestica?
Estes sistemas são passivos (ie, funcionam em circuito fechado e apenas lançam um alerta sonoro - e eventualmente visual também - sendo que é possível inclusivamente desligar o alerta sonoro). Porque é que estás a falar de uma suposta "vigilância activa domestica"?
Obrigar toda a gente a ter vigilância em casa que detetam incêndios, inundações, violência. Tudo em circuito fechado claro

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Re: Políticas para Portugal
mais_um Escreveu:Assim como comportamento a conduzir, se manténs uma trajetória certa ou andas aos ssss, entre outras coisas.
Sim, eu sei. Como mencionei atrás, os sistemas de detecção de fadiga começaram por usar uma série de inputs. E as marcas continuam a oferecer sistemas bastante complexos. Mas hoje já começa a ser possível fazer isto só com uma câmara e pouco mais, que já têm um desempenho bastante elevado e basicamente será isto que a UE está a pedir.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:Já imaginaram a quantidade de mortes que se evitam com vigilância activa domestica?
Imaginem o paraíso que era viver num mundo em que todas as casas dispunham de sistemas de vigilância. Qualquer tipo de violencia era imediatamente detetado, problemas com incêndios, inundações também era tudo altamente mitigado.
Fica a dica para UE.
E é obrigatório, em edifícios com determinadas dimensões. Sistemas automáticos para tudo e mais alguma coisa.
Centrais de alarme, com intervenção automática para extinção de incêndios, etc...
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
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Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:Já imaginaram a quantidade de mortes que se evitam com vigilância activa domestica?
Estes sistemas são passivos (ie, funcionam em circuito fechado e apenas lançam um alerta sonoro - e eventualmente visual também - sendo que é possível inclusivamente desligar o alerta sonoro). Porque é que estás a falar de uma suposta "vigilância activa domestica"?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:
Portanto carros que podem ser controlados remotamente passam a poder ouvir e ver tudo o que faço.
Paraíso para um estado totalitário.
Ainda usas telemóvel?



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Re: Políticas para Portugal
MarcoAntonio Escreveu:Não sei de onde estás a tirar isso mas computer vision não se limita a expressões faciais (há alguns trabalhos sobre isso). Os inputs incluem (ou podem incluir) frequência de pestanejar, posicionamento da cabeça (HPE na gíria), etc.
Assim como comportamento a conduzir, se manténs uma trajetória certa ou andas aos ssss, entre outras coisas.
No caso da VW:
Our new Driver Alert System1 gives early warning of when you need to take a break on long and tiring journeys, making motorway driving safer.
Why do we need this?
Did you know that overtired drivers cause up to 25 per cent of all accidents on motorways? These accidents tend to be particularly serious because the sleepy driver has no chance to react and take avoiding action. So giving drivers early warning they need to take a break is vital for safer travel.
How does the system work?
It monitors driver behaviour closely – noting any erratic steering wheel movements and lane deviations, for example - so it can judge the moment that you are starting to feel sleepy and need to stop. It also continually evaluates traffic signals on the road when you are driving at speeds of more than 40mph. and works out when it's time to take a break.
How does it warn the driver?
If the system detects that you're starting to lose concentration it will alert you with a visual display on the dashboard and a warning sound. If you haven't taken a break within 15 minutes, the system will repeat the warning.
So it's always up to you to plan rest breaks into your journeys, of course, but you'll find our new Driver Alert System a helpful aid to safer driving.
https://www.volkswagen.co.uk/en/technol ... ystem.html
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Re: Políticas para Portugal
Já imaginaram a quantidade de mortes que se evitam com vigilância activa domestica?
Imaginem o paraíso que era viver num mundo em que todas as casas dispunham de sistemas de vigilância. Qualquer tipo de violencia era imediatamente detetado, problemas com incêndios, inundações também era tudo altamente mitigado.
Fica a dica para UE.
Imaginem o paraíso que era viver num mundo em que todas as casas dispunham de sistemas de vigilância. Qualquer tipo de violencia era imediatamente detetado, problemas com incêndios, inundações também era tudo altamente mitigado.
Fica a dica para UE.

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Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:Portanto carros que podem ser controlados remotamente passam a poder ouvir e ver tudo o que faço.
Paraíso para um estado totalitário.
Acidente de carro passa a primeira causa de morte do dissidentes do sistema.
Isto não tem nada que ver com o que se estava a falar. Fica a observação.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:Podes ter uma expressão facial xpto e estar a conduzir perfeitamente.
E podes ter uma expressão facial 5 estrelas e ser um desastre a conduzir.
É uma curiosidade meramente estatístico que não se pode generalizar.
Eu não sei porque é que estás a escrever isto (suponho que não leste com atenção o que eu escrevi). Computer vision inclui muita coisa como já referi e não se limita a expressões faciais (sei que há alguns trabalhos sobre isso). Os inputs que de uma forma geral os sistemas baseados em inputs visuais estão a utilizar não são, de uma forma geral, expressões faciais. Já mencionei alguns dos que são usados mas há outros.
Se quiseres tens aqui um review recente que abrange uma série de sistemas/abordagens:
A Review of Recent Developments in Driver Drowsiness Detection Systems
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
En Afganistán se demostró el año pasado el devastador potencial de esta tecnología si cae en malas manos: los talibanes usaron datos biométricos de antiguos funcionarios del Estado para perseguirlos y asesinarlos, según reportaron medios internacionales.
Portanto carros que podem ser controlados remotamente passam a poder ouvir e ver tudo o que faço.
Paraíso para um estado totalitário.
Acidente de carro passa a primeira causa de morte do dissidentes do sistema.
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Re: Políticas para Portugal
O meu carro tem detetor de fadiga e considero útil, nem sempre acerta, por vezes há alguns falsos positivos mas isso não é um problema nem vejo que mal ao mundo possa causar.
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Re: Políticas para Portugal
MarcoAntonio Escreveu:Não sei de onde estás a tirar isso mas computer vision não se limita a expressões faciais (há alguns trabalhos sobre isso). Os inputs incluem (ou podem incluir) frequência do pestanejar e posicionalmento da cabeça (HPE na gíria).
Podes ter uma expressão facial xpto e estar a conduzir perfeitamente.
E podes ter uma expressão facial 5 estrelas e ser um desastre a conduzir.
É uma curiosidade meramente estatístico que não se pode generalizar.
Tem muito mais sentido analisar o comportamento a montante mas isso já impedia o uso de sistemas de vigilância e devida intromissão e violação dos direitos fundamentais de privacidade do cidadão.
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― Leon C. Megginson
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Re: Políticas para Portugal
Não sei de onde estás a tirar isso mas computer vision não se limita a expressões faciais (há alguns trabalhos sobre isso). Os inputs incluem (ou podem incluir) frequência do pestanejar, posicionamento da cabeça (HPE na gíria), etc.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
MarcoAntonio Escreveu:BearManBull Escreveu:Porque achas que é necessário um detector de fadiga?
Porque o cansaço ao volante (incluindo, mas não restrito ao, adormecimento) é uma das principais causas de acidentes.
Os sistemas em causa alertam o condutor quando este começa a apresentar sinais de cansaço (podendo também, por exemplo, recomendar parar o veículo). Os primeiros sistemas deste tipo usavam uma série de inputs mas graças à evolução tecnológica hoje já se consegue fazer isto só com uma câmara e umas redes neuronais (ie, computer vision).
Tomar datos de cómo y cuánto se frena, acelera o gira aporta información suficiente y fiable para concluir si se está prestando la debida atención a la conducción.
Se trataría, además, de un método no intrusivo, señala Jaume-Palasí, al no implicar la instalación de cámaras.
Utilizar la expresión facial para detectar somnolencia puede llevar a errores.
“La información sobre movimientos musculares es interesante pero de dudosa fiabilidad en un rostro en constante movimiento y cambios de posición.
Y la atribución de emoción es directamente ciencia ficción”, concluye Fernández Dols.
Él y su equipo han demostrado que es imposible inferir emociones atendiendo únicamente a las expresiones faciales de las personas.
No está claro tampoco su potencial impacto en la seguridad de los pasajeros del vehículo.
“Monitorizar la distracción no soluciona el problema de la distracción”, destaca Jaume-Palasí.
“¿Cómo mejora eso la seguridad del conductor y sus acompañantes?”, se pregunta también el profesor Fernández Dols.
“¿O es parte de otro gran experimento al estilo de Cambridge Analytica?”.
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Re: Políticas para Portugal
BearManBull Escreveu:Porque achas que é necessário um detector de fadiga?
Porque o cansaço ao volante (incluindo, mas não restrito ao, adormecimento) é uma das principais causas de acidentes.
Os sistemas em causa alertam o condutor quando este começa a apresentar sinais de cansaço (podendo também, por exemplo, recomendar parar o veículo). Os primeiros sistemas deste tipo usavam uma série de inputs mas graças à evolução tecnológica hoje já se consegue fazer isto só com uma câmara e umas redes neuronais (ie, computer vision).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
MarcoAntonio Escreveu:Ao certo, qual é o teu problema com os detectores de fadiga?
Porque achas que é necessário um detector de fadiga?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
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Re: Políticas para Portugal
Ao certo, qual é o teu problema com os detectores de fadiga?
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Políticas para Portugal
Todos los coches de la UE deben llevar cámaras para detectar la fatiga de los conductores
Los modelos que se quieran vender tienen que incorporar desde este mes sistemas de rastreo ocular o de análisis de pestañeo
Isto não tem fim...

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Re: Políticas para Portugal
De facto, entre os 62 membros do gabinete do primeiro-ministro António Costa (pode aceder aqui à lista completa de nomeações), contam-se 11 motoristas, além do chefe de gabinete, dos assessores, dos adjuntos, dos técnicos especialistas, das secretárias pessoais, do coordenador de apoio, do apoio técnico-administrativo e ainda do pessoal auxiliar.
Eu, não ando de carro, quem anda é o meu motorista, eu só por acaso por vezes vou no mesmo carro, mas só quando calha que o motorista vai onde eu tenciono ir.
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/o- ... disposicao
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Re: Políticas para Portugal
PXYC Escreveu:se há atestado de estupidez que se possa entregar a quem recebe menos de 1500€ é ter carro..
Eu acrescentaria á lista andar de avião, comer peixe e ter casa própria!
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