Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pickbull » 5/7/2012 21:35

AutoMech Escreveu:De notar que no caso da Sonae (não fui ver a PT), se se alterar a quantidade pretendida isso corresponde a revogar a ordem anterior e a criar nova ordem (perdendo-se assim a ordem anterior de chegada).

Penso que é em todas assim. Pelo menos na Brisa tb foi assim e na PT tb será.

AutoMech Escreveu:Um técnica possível para se investir perto do que se pretende é esperar pelo último dia da ordem, tentar obter informação do rateio até ao dia anterior, acrescentar mais uma % e determinar a quantidade. Já fiz isso no passado.

No caso do rateio ser feito da mesma forma que foi feito na Semapa fazer isso não funcionará porque depois de atribuídas as primeiras 5 obrigações as ordens mais antigas comerão todo o resto.

Isso funcionava nas OPVs em que a distribuição era feita para todos de igual forma (em função do rateio).

Registado: 23/1/2008 19:18

por Elias » 5/7/2012 21:24

AutoMech Escreveu:
Um técnica possível para se investir perto do que se pretende é esperar pelo último dia da ordem, tentar obter informação do rateio até ao dia anterior, acrescentar mais uma % e determinar a quantidade. Já fiz isso no passado.

Pois é, mas eu já me deixei disso. Prefiro comprar no secundário.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 5/7/2012 21:23

Elias Escreveu:Normalmente no prospecto da oferta estão explicadas as condições do rateio.

Por exemplo nas obrigações da SEMAPA, a coisa funcionava assim: em caso de excesso de procura, davam-se 5 obrigações a cada interessado e o resto era distribuído por ordem de chegada.

Mas não sei se é sempre assim, daí a minha recomendação de ler bem as condições da oferta.

Eu sei que é chato ler letras miudinhas mas está lá tudo

De notar que no caso da Sonae (não fui ver a PT), se se alterar a quantidade pretendida isso corresponde a revogar a ordem anterior e a criar nova ordem (perdendo-se assim a ordem anterior de chegada).

Um técnica possível para se investir perto do que se pretende é esperar pelo último dia da ordem, tentar obter informação do rateio até ao dia anterior, acrescentar mais uma % e determinar a quantidade. Já fiz isso no passado.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Pickbull » 5/7/2012 21:13

VirtuaGod Escreveu:
Pickbull Escreveu:O que acho estranho é a isenção total do Popular. Ou é para arranjar novos clientes ou então não sei o que ganham com isso. :S

São os únicos distribuidores "oficiais". Ao contrário dos outros a Sonae pago-lhes pela colocação. Os outros têm de ir buscar algures né??? :lol:

Não sabia que a Sonae lhes dava do próprio bolso daí a minha surpresa.

por VirtuaGod » 5/7/2012 17:17

Pickbull Escreveu:O que acho estranho é a isenção total do Popular. Ou é para arranjar novos clientes ou então não sei o que ganham com isso. :S

São os únicos distribuidores "oficiais". Ao contrário dos outros a Sonae pago-lhes pela colocação. Os outros têm de ir buscar algures né??? :lol:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Pickbull » 5/7/2012 16:11

Descem ou sobem consoante a oferta/procura das mesmas. Basicamente em função da percepção de risco que se tem da empresa em causa.

O que acho estranho é a isenção total do Popular. Ou é para arranjar novos clientes ou então não sei o que ganham com isso. :S

por Zecatreca_1001 » 5/7/2012 16:04

Elias Escreveu:
zecatreca Escreveu:Só espero que a SONAE não vá à falência. :mrgreen:
Os DP´s estão com taxas tão baixas que, pela primeira vez, estou numa de entrar em OBRIGAÇÕES com algum capital. :oops: :oops:

mesmo que isso aconteça, não será de um dia para outro.

As obrigações cotam em mercado secundário e tu podes sempre accionar um stop loss. Por exemplo, dizes se vier abaixo de 90% vendo.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=566165

vi agora esta notícia. Ontem não tinha encontrado e é mais um voto de confiança.

Elias.
Um stop loss, em obrigações não será arriscado?
Estas obrigações também têm 1 alta volatilidade de cotação?
Já agora, se oscilam, oscilam com que fundamento?
onde posso acompanhar?:oops: :oops:
Se é um empréstimo que se faz à SONAE não percebo porque razão podem variar (ou como).
Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:54

por Elias » 5/7/2012 15:40

zecatreca Escreveu:Só espero que a SONAE não vá à falência. :mrgreen:
Os DP´s estão com taxas tão baixas que, pela primeira vez, estou numa de entrar em OBRIGAÇÕES com algum capital. :oops: :oops:

mesmo que isso aconteça, não será de um dia para outro.

As obrigações cotam em mercado secundário e tu podes sempre accionar um stop loss. Por exemplo, dizes se vier abaixo de 90% vendo.

Registado: 5/11/2002 12:21

por fcpfcp » 5/7/2012 15:34

zecatreca Escreveu:
AutoMech Escreveu:
zecatreca Escreveu:A diferença entre um e outro, dá para ir até às maldivas 1semana!

Isso é para a malta que investe aos milhões como tu :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

milhões...

:roll:

tadinho de mim!!!

:?

Só espero que a SONAE não vá à falência. :mrgreen:

Não ponderas os DP do PrivatBank ? As taxa até não são más de todo em comparação. :lol:

Registado: 27/9/2011 10:22

por Zecatreca_1001 » 5/7/2012 15:28

AutoMech Escreveu:
zecatreca Escreveu:A diferença entre um e outro, dá para ir até às maldivas 1semana!

Isso é para a malta que investe aos milhões como tu :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

milhões...

:roll:

tadinho de mim!!!

:?

Só espero que a SONAE não vá à falência. :mrgreen:

por mais_um » 5/7/2012 13:46

AutoMech Escreveu:Sim, e neste caso do mais_um é muito relevante. Ele comprou a 84 e podia vender quase ao par. É uma diferença muito grande. No meu caso das OTs de Jun 2012 compradas em Dez de 2011 é que a diferença eram décimas.

Então nas OT2017, compradas a 58% do valor nominal.... é quase 5% de diferença na rentabilidade :wall: :wall:

EDIT: Correção, diferença entre rentabilidade após impostos e não YTM. :wink:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Automech » 5/7/2012 12:47

por Zecatreca_1001 » 5/7/2012 12:46

Nunooo Escreveu:
AutoMech Escreveu:
zecatreca Escreveu:Um dos bancos pede comissões desde selos, abertura e fecho da obrigação e afins, que no total pode baixar a taxa de 5,25% liquido para 4,96% ou ate mesmo 4,66%. Já um outro com a mesma obrigação (SONAE SGPS) não tem qualquer tipo de comissões.

Há bancos que roubam a olhos abertos. Xiça! :twisted:

Zeca, qual é o banco que não cobra nada ?

Banco Popular (para a emissao da Sonae)

.
:wink:
A diferença entre um e outro, dá para ir até às maldivas 1semana!

por Automech » 5/7/2012 12:46

Mas quem não seja cliente do Santander e abra lá conta só para a emissão das obrigações provavelmente fica sujeito a comissões de manutenção de saldos médios que limpam os benefícios de não ter comissões, não ?

por Nunooo » 5/7/2012 12:42

AutoMech Escreveu:
zecatreca Escreveu:Um dos bancos pede comissões desde selos, abertura e fecho da obrigação e afins, que no total pode baixar a taxa de 5,25% liquido para 4,96% ou ate mesmo 4,66%. Já um outro com a mesma obrigação (SONAE SGPS) não tem qualquer tipo de comissões.

Banco Popular (para a emissao da Sonae)

.

Registado: 1/4/2009 0:25

por Automech » 5/7/2012 12:37

por Automech » 5/7/2012 12:33

Be Cool Escreveu:
mais_um Escreveu:
Be Cool Escreveu:
mais_um Escreveu:E a diferença de pagar ou não imposto sobre o valor de amortização é mais que umas decimas.... :roll:

Referes-te a quê? Não percebi a frase, tendo em conta o que escreveste no resto do post.

Foi um comentário à afirmação do Automech.

Tem a ver com o calculo da rentabilidade das obrigações considerando o pagamento ou não de imposto sobre a diferença de valor na maturidade.

Pois...a velha história :evil:

Sim, e neste caso do mais_um é muito relevante. Ele comprou a 84 e podia vender quase ao par. É uma diferença muito grande. No meu caso das OTs de Jun 2012 compradas em Dez de 2011 é que a diferença eram décimas.

por Zecatreca_1001 » 5/7/2012 12:31

AutoMech Escreveu:
mais_um Escreveu:E a diferença de pagar ou não imposto sobre o valor de amortização é mais que umas decimas.... :roll:

Ah, pois, o teu preço foi bastante abaixo do par. Compraste a 84% e falaste em vender a 98%. É mesmo uma diferença grande nesse caso...

Engraçado (que nao tem graça nenhuma!!)
Um dos bancos pede comissões desde selos, abertura e fecho da obrigação e afins, que no total pode baixar a taxa de 5,25% liquido para 4,96% ou ate mesmo 4,66%. Já um outro com a mesma obrigação (SONAE SGPS) não tem qualquer tipo de comissões.

por Be Cool » 5/7/2012 12:26

mais_um Escreveu:
Be Cool Escreveu:

Referes-te a quê? Não percebi a frase, tendo em conta o que escreveste no resto do post.

Tem a ver com o calculo da rentabilidade das obrigações considerando o pagamento ou não de imposto sobre a diferença de valor na maturidade.

Pois...a velha história :evil:

Registado: 5/10/2005 18:05

por mais_um » 5/7/2012 12:19

Be Cool Escreveu:

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por sem2006 » 5/7/2012 12:12

Bem..o meu pedido está efectuado.. Se depois no final do prazo, eles não cumprirem, vou ao Continente às compras e não pago na caixa :lol: :lol:

Registado: 29/4/2009 13:31

por Be Cool » 5/7/2012 12:04

Registado: 5/10/2005 18:05

por Automech » 5/7/2012 11:54

Ah, pois, o teu preço foi bastante abaixo do par. Compraste a 84% e falaste em vender a 98%. É mesmo uma diferença grande nesse caso...

por VirtuaGod » 5/7/2012 11:13

Elias Escreveu:
tiagopt Escreveu:
Elias Escreveu:Exacto.

Mas como referi, em vez dos 64 podes receber apenas 50 porque o rateio não é uniforme (às vezes quem pede na chamada segunda fase recebe apenas metade de quem pediu na 1ª fase).

Desconhecia esse factor. Isso explica muita coisa...

Normalmente no prospecto da oferta estão explicadas as condições do rateio.

Por exemplo nas obrigações da SEMAPA, a coisa funcionava assim: em caso de excesso de procura, davam-se 5 obrigações a cada interessado e o resto era distribuído por ordem de chegada.

Mas não sei se é sempre assim, daí a minha recomendação de ler bem as condições da oferta.

Eu sei que é chato ler letras miudinhas mas está lá tudo

As da Semapa segundo tu foi assim, segundo o mais_um as da brisa são assim, e eu confirmo que as da PT são assim. Penso que as da zon tb foram assim mas não posso confirmar pois não li o prospecto, mas tenho quase a certeza. Acho que estão todas a seguir essa teoria de rateio...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por mais_um » 5/7/2012 10:34

AutoMech Escreveu:
mais_um Escreveu:Mas realizar agora o capital, não sei se a um ano consigo melhor que 5,7%.

Mas, a não ser que precises do capital daqui a um ano, podes fazer um rollover já a 2/3 anos e não a 1 ano e aí penso que consegues mais substituindo pela Sonae ou PT, por exemplo, no caso de querer diversificar a dívida pública.
Pena também que não saibas se há mais valias ou não na operação. Sempre são mais umas décimas a ter em conta nos cálculos.

Dentro da oferta do BIG e considerando as limitações derivadas de parte dessa oferta ser de obrigações cujo o valor nominal (50000€ ) é superior há minha disponibilidade de momento. Não há assim nada muito atractivo, tirando a divida publica portuguesa e bancos (BCP e CGD).

E a diferença de pagar ou não imposto sobre o valor de amortização é mais que umas decimas.... :roll:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], itisi1000, Luzemburg, macau5m, PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 132 visitantes