Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
O Alquimista Escreveu:O Alquimista Escreveu:The Most Important Thing – Origins and Inspirations - Howard Marks
http://www.ritholtz.com/blog/2015/03/ho ... pirations/
Warren Buffett said “When I see memos from Howard Marks in my mail, they’re the first thing I open and read.”
A determinada altura da intervenção, Marks pergunta qual é o segredo para o sucesso nos investimentos. A resposta é ilustrativa: comprar activos por um preço inferior ao seu valor. O que é que isto exige? Não ter medo de deixar a zona de conforto. Exemplo? Amat. Para o verdadeiro connaisseur meia palavra basta.
Não é qualquer um que consegue 23% durante 28 anos (excluding fees, como esclareceu) investindo em distressed debt e sem alavancagem. Quem sabe, sabe. E quem sabe hoje começou por querer saber ontem.
Este não tem medo de sair da zona de conforto:
http://www.marketwatch.com/story/super- ... 2015-03-31
Nem que seja a parte mais pequena, penso que toda a carteira deverá ter um elemento mais especulativo. Afinal, essa é uma das lições de Howard Marks, que tem legitimidade para as dar.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
QUESTÃO DO INVESTIDOR: TRIBUTAÇÃO DOS FUNDOS EM 2015
DATA DA PUBLICAÇÃO: 27MAR2015
“Até fim de 2014, se comprasse as unidades de participação de um fundo a 15 USD e as resgatasse a 14,90 USD, não havia retenção de imposto mesmo com ganhos cambiais. E agora?”
De facto, até ao final de 2014, a tributação por retenção na fonte à taxa liberatória de 28% ignorava os efeitos cambiais do investimento nos fundos internacionais. Por outras palavras, as mais-valias provenientes de movimentos cambiais favoráveis não eram tributadas, mas o inverso também era possível: registar uma perda em euros e, mesmo assim, ser alvo tributação pelo ganho obtido em termos da valorização do fundo na moeda de denominação. Por este fator, a moeda de denominação do fundo poderia ter algum impacto no resultado final do investimento.
Agora, e desde janeiro de 2015, a taxa liberatória deixou de ser aplicada. Os resgates dos fundos internacionais apenas serão tributados no momento da liquidação final do IRS do ano em que o resgate ocorre (nos fundos resgatados em 2015, a liquidação final de imposto ocorrerá em 2016). O valor do imposto será calculado com base no saldo global de mais e menos-valias do ano de resgate e não fundo a fundo como acontecia até agora, o que é financeiramente mais favorável para o investidor.
No entanto, e de acordo com a legislação em vigor: “b) Tratando-se de rendimentos provenientes do exterior, aplica-se o câmbio de compra da data em que aqueles foram pagos ou postos à disposição do sujeito passivo em Portugal”, os valores a inscrever na declaração de IRS terão em conta as taxas de câmbio aplicadas no momento da subscrição e do resgate. Estas são normalmente divulgadas pelo intermediário financeiro quando realiza as operações sobre os fundos. Logo, os efeitos positivos (ou negativos) entrarão para o cálculo final do imposto a pagar.
Não obstante, e dado que se trata de uma novidade nos fundos de investimento, não é de excluir que o Fisco venha ainda a clarificar este novo mecanismo de tributação.
Certo é que terá de estar preparado para inscrever na declaração de IRS (a entregar em 2016) todos os resgates de fundos internacionais efetuados em 2015. Embora essas operações sejam comunicadas à Autoridade Tributária e Aduaneira não está (ainda) previsto que exista um preenchimento automático pelo Fisco ao contrário do que já sucede com outro tipo de rendimentos.
Por fim e, se conseguir registar bons ganhos em 2015, prepare a carteira para acertar contas com o fisco em 2016. Isto porque o dinheiro que está a receber agora, quando resgata um fundo, ainda não foi alvo de tributação.
Proteste Investe
DATA DA PUBLICAÇÃO: 27MAR2015
“Até fim de 2014, se comprasse as unidades de participação de um fundo a 15 USD e as resgatasse a 14,90 USD, não havia retenção de imposto mesmo com ganhos cambiais. E agora?”
De facto, até ao final de 2014, a tributação por retenção na fonte à taxa liberatória de 28% ignorava os efeitos cambiais do investimento nos fundos internacionais. Por outras palavras, as mais-valias provenientes de movimentos cambiais favoráveis não eram tributadas, mas o inverso também era possível: registar uma perda em euros e, mesmo assim, ser alvo tributação pelo ganho obtido em termos da valorização do fundo na moeda de denominação. Por este fator, a moeda de denominação do fundo poderia ter algum impacto no resultado final do investimento.
Agora, e desde janeiro de 2015, a taxa liberatória deixou de ser aplicada. Os resgates dos fundos internacionais apenas serão tributados no momento da liquidação final do IRS do ano em que o resgate ocorre (nos fundos resgatados em 2015, a liquidação final de imposto ocorrerá em 2016). O valor do imposto será calculado com base no saldo global de mais e menos-valias do ano de resgate e não fundo a fundo como acontecia até agora, o que é financeiramente mais favorável para o investidor.
No entanto, e de acordo com a legislação em vigor: “b) Tratando-se de rendimentos provenientes do exterior, aplica-se o câmbio de compra da data em que aqueles foram pagos ou postos à disposição do sujeito passivo em Portugal”, os valores a inscrever na declaração de IRS terão em conta as taxas de câmbio aplicadas no momento da subscrição e do resgate. Estas são normalmente divulgadas pelo intermediário financeiro quando realiza as operações sobre os fundos. Logo, os efeitos positivos (ou negativos) entrarão para o cálculo final do imposto a pagar.
Não obstante, e dado que se trata de uma novidade nos fundos de investimento, não é de excluir que o Fisco venha ainda a clarificar este novo mecanismo de tributação.
Certo é que terá de estar preparado para inscrever na declaração de IRS (a entregar em 2016) todos os resgates de fundos internacionais efetuados em 2015. Embora essas operações sejam comunicadas à Autoridade Tributária e Aduaneira não está (ainda) previsto que exista um preenchimento automático pelo Fisco ao contrário do que já sucede com outro tipo de rendimentos.
Por fim e, se conseguir registar bons ganhos em 2015, prepare a carteira para acertar contas com o fisco em 2016. Isto porque o dinheiro que está a receber agora, quando resgata um fundo, ainda não foi alvo de tributação.
Proteste Investe
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Sendo assim acho que vou colocar os 1080€ no Nordea (misto).
Obrigados
bjs
Obrigados
bjs
Uma das carteiras que tenho vindo a estudar até só tem 2 fundos (sendo só posteriormente necessário escolher/decidir os pesos). MFS Global Equity e Pimco Global Bond. Podem testar isso no excel na DropBox na minha assinatura.
Mas quem me segue sabe que uso carteiras com 10 fundos+ e não tem corrido mal. Normalmente até se consegue melhores rácios.
Não sei se limpares tudo é o ideal TulipaNegra. A venda dará origem a pagamento de impostos. Tens de analisar com cuidado o caminho que queres seguir senão vais andar sempre aos zigzagues. Toda a gente tem uma opinião, eu, o guernica etc etc.
Até tu decidires qual a tua opinião e o caminho que queres seguir vais andar sempre a tentar adivinhar quem tem mais razão, quando no fundo ng tem mais razão, apenas pontos de vista diferentes que fazem sentido para diferentes pessoas por diferentes razões.
Por isso é que recomendo sempre que se teste as carteiras, nem que seja fazendo uma carteira "imaginária" de um hipotético investimento há 3/4 anos no Financial Times. Assim veriam melhor o que esperar em termos de correcções (importante incluir o verão de 2011 e o de 2013).
P.S. Acrescentar muitos fundos pode resultar em Diworsification, para os mais curiosos
Mas quem me segue sabe que uso carteiras com 10 fundos+ e não tem corrido mal. Normalmente até se consegue melhores rácios.
Não sei se limpares tudo é o ideal TulipaNegra. A venda dará origem a pagamento de impostos. Tens de analisar com cuidado o caminho que queres seguir senão vais andar sempre aos zigzagues. Toda a gente tem uma opinião, eu, o guernica etc etc.
Até tu decidires qual a tua opinião e o caminho que queres seguir vais andar sempre a tentar adivinhar quem tem mais razão, quando no fundo ng tem mais razão, apenas pontos de vista diferentes que fazem sentido para diferentes pessoas por diferentes razões.
Por isso é que recomendo sempre que se teste as carteiras, nem que seja fazendo uma carteira "imaginária" de um hipotético investimento há 3/4 anos no Financial Times. Assim veriam melhor o que esperar em termos de correcções (importante incluir o verão de 2011 e o de 2013).
P.S. Acrescentar muitos fundos pode resultar em Diworsification, para os mais curiosos
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
guernica Escreveu:Sim Tulipanegra,
Elege um para Obrigações, um misto, um para acções (ou um para global, outro para europa e outro para América se quiseres) e arruma com tudo o resto.
Mas assim, ao colocar valores maiores em um só fundo de cada categoria, não vou estar a correr mais riscos, visto não estar a diversificar?
Sim Tulipanegra,
Elege um para Obrigações, um misto, um para acções (ou um para global, outro para europa e outro para América se quiseres) e arruma com tudo o resto.
- Registado: 17/6/2005 19:43
VirtuaGod Escreveu:guernica Escreveu:Tulipanegra,
Eu colocaria tudo no Nordea Stable return pois tens os melhor de dois mundos com obrigações e acções.
Por outro lado, acho que a carteira tem produtos a mais sem que daí venha algum ganho.
Quando o mercado baixar vai baixar tudo excepto as obrigações que vão baixar menos pois, regra geral, a volatilidade é menor.
De acordo com o teu perfil de risco faz uma realocação pois torna-se muito mais fácil seguir a carteira e mexer nela quando for necessário.
Concordo. Eu às vezes tb caio no erro do "mais é melhor" mas muitas vezes nem acrescenta nada ser "coleccionador de fundos".
Obrigados
Então se fossem vc colocariam tudo no Nordea (Misto), certo?
Acham que tenho fundos a mais? Aconselham resgatar algum e reforçar com esse valor outro?
Boa tarde
E nos fundos, diversificar não significa empanturrar
Investir diversificando é sensato, mas daí a virar colecionador de fundos
Nem quanto mais melhor, nem ovos todos na mesma cesta... Dosear moderadamente....that's the point.
Não sendo eu investidor de fundos, parabens pela abordagem que fazem neste tópico.
Cumprimentos
E nos fundos, diversificar não significa empanturrar

Investir diversificando é sensato, mas daí a virar colecionador de fundos

Nem quanto mais melhor, nem ovos todos na mesma cesta... Dosear moderadamente....that's the point.
Não sendo eu investidor de fundos, parabens pela abordagem que fazem neste tópico.
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
guernica Escreveu:Tulipanegra,
Eu colocaria tudo no Nordea Stable return pois tens os melhor de dois mundos com obrigações e acções.
Por outro lado, acho que a carteira tem produtos a mais sem que daí venha algum ganho.
Quando o mercado baixar vai baixar tudo excepto as obrigações que vão baixar menos pois, regra geral, a volatilidade é menor.
De acordo com o teu perfil de risco faz uma realocação pois torna-se muito mais fácil seguir a carteira e mexer nela quando for necessário.
Concordo. Eu às vezes tb caio no erro do "mais é melhor" mas muitas vezes nem acrescenta nada ser "coleccionador de fundos".
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Virtuagod,
Sim, também considero que esse MFS global total return é dos melhores fundos mistos.
Sim, também considero que esse MFS global total return é dos melhores fundos mistos.
Editado pela última vez por guernica em 31/3/2015 13:57, num total de 1 vez.
VirtuaGod Escreveu:DMP Escreveu:Informamos que a Pictet vai alterar a politica de investimento e o nome do fundo Pictet - Generics para Pictet - Health, com efeito no próximo dia 28 de abril de 2015.
Quando serão refletidas estas alterações?
Estas alterações só serão refletidas na sua carteira após a receção, pelo Banco Best, da confirmação enviada pela sociedade gestora.
O que deve fazer caso não concorde com as alterações?
Poderá resgatar as suas ações/unidades de participação sem custos até às 9h do próximo dia 27 de abril de 2015.
Não percebi o. Há casas que cobram pela subscrição e/ou resgate. Para essas casas a Pictet está a isentar quaisquer custos. Plataformas como a do bancos de internet Portugueses são muito boas em termos de isenção de custos. Nem toda a gente é assim :-(
Editei.
O

- Registado: 22/3/2014 13:47
Tulipanegra,
DMP Escreveu:Informamos que a Pictet vai alterar a politica de investimento e o nome do fundo Pictet - Generics para Pictet - Health, com efeito no próximo dia 28 de abril de 2015.
Estas alterações só serão refletidas na sua carteira após a receção, pelo Banco Best, da confirmação enviada pela sociedade gestora.
Poderá resgatar as suas ações/unidades de participação sem custos até às 9h do próximo dia 27 de abril de 2015.
Não percebi o

Tulipanegra Escreveu:Tenho 1080€ disponíveis para reforçar, deixo a carteira e respectivas %, agradeço mais uma vez comentários e opiniões, sobre o que fazer, ou como reforçar!?
Qual o prazo? Lembrate que deves sempre investir num prazo de pelo menos 3 anos. Pessoalmente neste momento tudo parece invulgarmente caro. Em termos de activos não particularmente caros tenho olhado muito para High Yield (LU0189847253) e para Emerging Market Debt Hard Currency (LU0236182225). Ambos os fundos com rentabilidades baixas a um ano e "boas" rentabilidades a 5 anos.
Numa perspectiva mais simplista tenho acho bastante piada a vários mistos:
Moderado Global: LU0251130554
Defensivo Global: LU0393653240
Asia Moderado/Agressivo: LU0367026480
Europa Moderado/Agressivo: LU0052588471
Um fundo que eu adoro mas que tem sempre uma quantidade de ódio do pessoal é o LU0432616901. É tão diversificado que nunca sobe nem desce "em flecha" com os outros.
Pena não teres o MFS Total Return (LU0219418836) mas com as valorizações que tem vindo a ter este ultimo ano se calhar eu acharia melhor arranjar outro timming. Não tenham pressa, vai haver sempre oportunidades de conseguir as coisas a melhor preço!! (precisam é da coragem de carregar no botão "comprar" quando as coisas cairem).
Abr
P.S. Tenho acho tanta piada a mistos que deverei fazer um post/estudo sobre eles em breve
Informamos que a Pictet vai alterar a politica de investimento e o nome do fundo Pictet - Generics para Pictet - Health, com efeito no próximo dia 28 de abril de 2015.
Borraram a pintura agora.

Custos!??
Editado pela última vez por DMP em 31/3/2015 13:38, num total de 1 vez.
- Registado: 22/3/2014 13:47
Boa tarde,
Tenho 1080€ disponíveis para reforçar, deixo a carteira e respectivas %, agradeço mais uma vez comentários e opiniões, sobre o que fazer, ou como reforçar!?
Bons Investimentos!
Obrigações 31.01%
E.S. Rendimento Plus FIA 13.01%
E.S. Obrigações Europa 8.56%
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 8.67%
Nordea 1 European Cross Credit Fund E EUR 0.77%
Mistos 13.13%
Nordea-1 STABLE RETURN E EUR 6.78%
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc 6.35%
Acções 42.94%
Europa
Invesco Pan Eurp Structured Eq E 4.92%
Franklin European Growth N Acc 5.53%
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 3.82%
EUA
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 5.61%
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 4.41%
Globais
M&G Global Dividend EUR A 4.72%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc 4.07%
Portugal
Santander Ações 5.6%
Ações Biotecnologia
DWS Biotech 4.26%
Sectoriais 8.48%
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R (LU0155230690) 4.16%
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R (LU0114064081) 4.32%
Infra-Estrutura
Ubs Estructure 4.44%
Tenho 1080€ disponíveis para reforçar, deixo a carteira e respectivas %, agradeço mais uma vez comentários e opiniões, sobre o que fazer, ou como reforçar!?
Bons Investimentos!
Obrigações 31.01%
E.S. Rendimento Plus FIA 13.01%
E.S. Obrigações Europa 8.56%
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 8.67%
Nordea 1 European Cross Credit Fund E EUR 0.77%
Mistos 13.13%
Nordea-1 STABLE RETURN E EUR 6.78%
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc 6.35%
Acções 42.94%
Europa
Invesco Pan Eurp Structured Eq E 4.92%
Franklin European Growth N Acc 5.53%
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 3.82%
EUA
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 5.61%
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 4.41%
Globais
M&G Global Dividend EUR A 4.72%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc 4.07%
Portugal
Santander Ações 5.6%
Ações Biotecnologia
DWS Biotech 4.26%
Sectoriais 8.48%
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R (LU0155230690) 4.16%
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R (LU0114064081) 4.32%
Infra-Estrutura
Ubs Estructure 4.44%
O Alquimista Escreveu:The Most Important Thing – Origins and Inspirations - Howard Marks
Warren Buffett said “When I see memos from Howard Marks in my mail, they’re the first thing I open and read.”
Eu faço o mesmo (das poucas coisas em que sigo Buffett).
Quem quer singrar tem de saber as suas origens e ter aspirações.
A determinada altura da intervenção, Marks pergunta qual é o segredo para o sucesso nos investimentos. A resposta é ilustrativa: comprar activos por um preço inferior ao seu valor. O que é que isto exige? Não ter medo de deixar a zona de conforto. Exemplo? Amat. Para o verdadeiro connaisseur meia palavra basta.
Quem se contenta com o que tem, terá sempre medo de tentar ter mais - O Alquimista
Não é qualquer um que consegue 23% durante 28 anos (excluding fees, como esclareceu) investindo em distressed debt e sem alavancagem. Quem sabe, sabe. E quem sabe hoje começou por querer saber ontem.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
The Most Important Thing – Origins and Inspirations - Howard Marks
Quem se contenta com o que tem, terá sempre medo de tentar ter mais - O Alquimista
Continuas a insistir, R2. A tua presen;a no Caldeirao chegou ao fim.
Ulisses Pereira Escreveu:Parece que continuam sem perceber que nao aceitamos que continuem essas picardias.
R2, ao proximo post apagado teremos que te banir.
Abraco,
Ulisses
O meu post que acabaram de apagar só lá tem coisas factuais e serve como a minha legítima defesa, se chamas picardias à legítima defesa de uma minoria que, pelos vistos, por ser minoria, e não pelas injúrias, debilidades ou inverdades dos seus argumentos, não tem o mesmo direito de palco que, neste caso, a moderação deu às outras contrapartes, então, democraticamente, estamos conversados ...
Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock
Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock
Parece que continuam sem perceber que nao aceitamos que continuem essas picardias.
Abraco,
Ulisses
Abraco,
Ulisses
Tulipa, tenho Montepio Capital (75% ibérico) e ja está a entrar no positivo após a queda desde julho de 2014... Isso é um bom sinal a meu ver... Eu prefiro ibérico para manter-me apoiado no grande mercado espanhol...

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
bucks Escreveu:Rambaldi Escreveu:"As obrigações portuguesas voltam a liderar os retornos em todo o mundo. Um "ranking" dominado pelos países europeus, impulsionados pelas compras de dívida do BCE. E ainda há margem para mais ganhos, dizem os analistas."
"A dívida portuguesa continua a premiar os investidores. A linha de obrigações do Tesouro (OT) a 30 anos, que foi emitida em Janeiro, apresenta uma valorização de 36,1%. Uma tendência que é comum às ..."
fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... dores.html
Espero que o NB - Euro Bond (LU0062574610) aproveite bem as compras do BCE pois tem um grande peso de dívida portuguesa.
Posso afirmar-te que o meu Montepio Taxa Fixa (com 48% de alocação em dívida portuguesa) está de vento em popa!
E tenho o NB OB Europa (irmão gémeo desse euro bond), que também tem estado um mimo...
![]()
![]()
Tb tenho o NB OB Europa bem positivo, já o Santander Ações Portugal, continua negativo...
É de ficar triste com o que se lê por aqui, é praticamente o único tópico que sigo e onde já me ajudaram bastante.
Espero que aceitem as opiniões de todos, estejam ou não de acordo!
Bons negócios
Espero que aceitem as opiniões de todos, estejam ou não de acordo!
Bons negócios
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, lito, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, niceboy, nickforum, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PIKAS, Shimazaki_2, smog63, trilhos2006 e 145 visitantes