Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fcpfcp » 6/7/2012 16:58

Elias Escreveu:pois, a falta de liquidez é uma condicionante importante.

O que sugiro é que durante alguns dias vás observando as ordens, especialmente nos minutos que antecedem os momentos da chamada. Não é raro aparecer uma ordem qualquer às 10h29 que altera logo o preço de equilíbrio.

Onde é que se consegue vêr isso ?

Registado: 27/9/2011 10:22

por Elias » 6/7/2012 15:54

pois, a falta de liquidez é uma condicionante importante.

O que sugiro é que durante alguns dias vás observando as ordens, especialmente nos minutos que antecedem os momentos da chamada. Não é raro aparecer uma ordem qualquer às 10h29 que altera logo o preço de equilíbrio.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pickbull » 6/7/2012 15:46

Elias Escreveu:
Pickbull Escreveu:
Elias Escreveu:Faz lembrar a velha anedota: porque é que a torrada queima, o leite entorna e a mulher engravida? :wink:

Não conheço.

Porque não se tira a tempo :mrgreen:

lol

É +/- esse o meu problema. Não queria que tirassem as ordens de venda para saber o que posso comprar de uma assentada. ;)

Registado: 23/1/2008 19:18

por Elias » 6/7/2012 15:38

Pickbull Escreveu:Hoje já se venderam (poucas) obrigações da Brisa a 99%.

Sim, creio que foi o primeiro dia de negociação.

por Elias » 6/7/2012 15:37

Pickbull Escreveu:
Elias Escreveu:Faz lembrar a velha anedota: porque é que a torrada queima, o leite entorna e a mulher engravida? :wink:

Não conheço.

Porque não se tira a tempo :mrgreen:

por Pickbull » 6/7/2012 15:36

Hoje já se venderam (poucas) obrigações da Brisa a 99%.

por Pickbull » 6/7/2012 15:35

Elias Escreveu:
Pickbull Escreveu:Já agora outra coisa. Há algum período (antes de cada chamada) em que já não se possam cancelar as ordens?

Penso que podes cancelar em qualquer altura, mas se não chegar à bolsa antes da chamada, já não há volta a dar.

Estou a perguntar isto porque se estiver interessado em por exemplo 10 obrigações não me interessa comprar uma por dia mas sim todas de uma vez para poupar nas comissões de compra.

Não conheço.

por Elias » 6/7/2012 15:09

Pickbull Escreveu:Já agora outra coisa. Há algum período (antes de cada chamada) em que já não se possam cancelar as ordens?

Penso que podes cancelar em qualquer altura, mas se não chegar à bolsa antes da chamada, já não há volta a dar.

Faz lembrar a velha anedota: porque é que a torrada queima, o leite entorna e a mulher engravida? :wink:

por Pickbull » 6/7/2012 14:59

Elias Escreveu:
Pickbull Escreveu:
Elias Escreveu:
Pickbull Escreveu:Como funciona o mercado secundário?

É que já olhei para os cofres e vejo que há ordens que se podiam concretizar mas que não são feitas.

É parecido com o mercado de acções - tens ordens de compra e venda.

Mas é preciso ter em conta que a liquidez é baixa.

O preço de referência são os 100% (que é o preço da oferta inicial). Normalmente anda entre os 99 e os 101, raramente sai desse intervalo.

Nota que o mercado é por chamada, só tem duas chamadas por dia (10h30 e 15h30).

Hum.... Então é por causa dessas chamadas que olho para os cofres e não acontece nada!
Só se realizam negócios 2 vezes por dia. Estou a ver o esquema.

Já agora uma rectificação: no caso das OT é mercado contínuo.

Isso já tinha visto tb mas obrigado na mesma.

A minha dúvida ficou esclarecida com o horário do mercado por chamada.

Já agora outra coisa. Há algum período (antes de cada chamada) em que já não se possam cancelar as ordens?

por Elias » 6/7/2012 14:52

Pickbull Escreveu:
Elias Escreveu:

É que já olhei para os cofres e vejo que há ordens que se podiam concretizar mas que não são feitas.

O preço de referência são os 100% (que é o preço da oferta inicial). Normalmente anda entre os 99 e os 101, raramente sai desse intervalo.

Hum.... Então é por causa dessas chamadas que olho para os cofres e não acontece nada!

Já agora uma rectificação: no caso das OT é mercado contínuo.

por Automech » 6/7/2012 14:48

Eu lembro-me que a do BCP era parecida com a que o Virtua descreveu para o BES (não me recordo da taxa mas penso que até era a mesma e com condições de call semelhantes).

Aquilo que me recordo, sim, foi do gestor de conta dizer que era um excelente negócio porque a taxa era muito alta e o BCP distribuía dividendos todos os anos. Depois de ler as condições mandei o gajo delicadamente dar uma volta. Aquilo tinha ses, ses, ses que nunca mais acabava.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por VirtuaGod » 6/7/2012 14:37

Krupper Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
TJB Escreveu:Aos entendidos,

este tipo de obrigações pode ser convertido em ações tal como fizeram com as dos bancos?

Não. Mas de que obrigações estás a falar? Desconheço que obrigações convertíveis de bancos nacionais tenham sido vendidas ao publico. As únicas convertíveis de bancos são agora os CoCo's e isso foi o estado que subscreveu...

O BCP há uns tempos fez um aumento de capital com recurso a obrigações perpétuas que tinha emitido.

De qq forma, estas creio que não podem ser convertidas em acções, respondendo à pergunta inicial.

O Bes fez o mesmo. "lixou" muita gente. Mas ng pode obrigar-me a trocar de obrigações perpétuas para acções se não estiver no contrato assinado.

A do BES eram assim, sempre que o BES pagar dividendos pagava 8% de cupão das perpétuas. Se eu assinei isso não posso esperar que o BES pague cupão em anos que não pague dividendos (como o ano passado).

O que se passou nas agências (pelo que tenho lido na net, pois tenho uma certa "panca" por "esquemas" de chico esperteza financeira) foi que foram vendidas como depósitos a prazo (fez lembrar o BPN) e depois aquando do aumento de capital (de uma forma geral) foi omitida a possibilidade de manter as obrigações e dizia às pessoas "olhe o seu investimento vai se tornar em acções, por favor assine aqui e aqui, onde está a cruz sff".

Eu se tivesse comprado as obrigações ainda as tinha em carteira. Não vejo razões para vender uma coisa que se está a comportar como previsto (sempre que o BES pagar dividendos eu recebo 8%). E com a call option daqui a 3 anos não me parece que não seja exercida e eu receberia os 100% do capital, mas mesmo que não seja exercida eu teria comprado um obrigação perpétua por isso tb não posso ficar chateado.

Fico triste é com a chico esperteza nos balcões/pseudo gestores que venderam como depósito a prazo algo com juro/cupão condicionado e depois omitiram a possibilidade das pessoas continuarem com as obrigações...
Editado pela última vez por VirtuaGod em 6/7/2012 14:53, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Pickbull » 6/7/2012 11:21

Elias Escreveu:

por Krupper » 6/7/2012 10:13

VirtuaGod Escreveu:

este tipo de obrigações pode ser convertido em ações tal como fizeram com as dos bancos?

Não. Mas de que obrigações estás a falar? Desconheço que obrigações convertíveis de bancos nacionais tenham sido vendidas ao publico. As únicas convertíveis de bancos são agora os CoCo's e isso foi o estado que subscreveu...

O BCP há uns tempos fez um aumento de capital com recurso a obrigações perpétuas que tinha emitido.

De qq forma, estas creio que não podem ser convertidas em acções, respondendo à pergunta inicial.

Registado: 30/9/2010 13:54

por btmoreira » 6/7/2012 9:47

VirtuaGod Escreveu:

Do que me recordo, no passado venderam umas obrigações perpetuas com possibilidade de troca por ações por parte do emitente.

Na altura muita gente ficou "queimada".

Registado: 11/10/2006 22:14

por Automech » 6/7/2012 8:20

Sr_SNiper Escreveu:
AutoMech Escreveu:
zecatreca Escreveu:Um dos bancos pede comissões desde selos, abertura e fecho da obrigação e afins, que no total pode baixar a taxa de 5,25% liquido para 4,96% ou ate mesmo 4,66%. Já um outro com a mesma obrigação (SONAE SGPS) não tem qualquer tipo de comissões.

Há bancos que roubam a olhos abertos. Xiça! :twisted:

Zeca, qual é o banco que não cobra nada ?

DA SONAE, é a GB

Mas as 'benesses' são diferentes.

A GB isenta de comissão de subscrição e de custódia (esta última é irrelevante para quem já lá tem conta).

O Popular é mais generoso porque aparentemente, a não ser que tenham outras comissões que desconheço, só cobra se houver venda antes do reembolso:
Para os clientes do Banco Popular, estas Obrigações estão isentas de comissão de subscrição, comissão de custódia e comissão sobre eventos sobre valores mobiliários, nomeadamente pagamento de juros e reembolsos. As comissões de preçário poderão ser consultadas em www.cmvm.pt

por Sr_SNiper » 6/7/2012 7:48

AutoMech Escreveu:
zecatreca Escreveu:Um dos bancos pede comissões desde selos, abertura e fecho da obrigação e afins, que no total pode baixar a taxa de 5,25% liquido para 4,96% ou ate mesmo 4,66%. Já um outro com a mesma obrigação (SONAE SGPS) não tem qualquer tipo de comissões.

Há bancos que roubam a olhos abertos. Xiça! :twisted:

Zeca, qual é o banco que não cobra nada ?

DA SONAE, é a GB
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Elias » 6/7/2012 1:40

por Pickbull » 6/7/2012 1:18

Elias Escreveu:
Pickbull Escreveu:O mercado secundário pode ter o problema de só se conseguirem acima do par. Ou a vantagem de as apanhar abaixo. :P

É uma questão de paciência. Se estiveres atento, consegues às vezes abaixo do par ou ao par.

Como funciona o mercado secundário?

por Elias » 6/7/2012 0:29

Pickbull Escreveu:O mercado secundário pode ter o problema de só se conseguirem acima do par. Ou a vantagem de as apanhar abaixo. :P

É uma questão de paciência. Se estiveres atento, consegues às vezes abaixo do par ou ao par.

por VirtuaGod » 6/7/2012 0:27

Pickbull Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Pickbull Escreveu:O que acho estranho é a isenção total do Popular. Ou é para arranjar novos clientes ou então não sei o que ganham com isso. :S

São os únicos distribuidores "oficiais". Ao contrário dos outros a Sonae pago-lhes pela colocação. Os outros têm de ir buscar algures né??? :lol:

Não sabia que a Sonae lhes dava do próprio bolso daí a minha surpresa.

Minto, não são os únicos oficiais. O "chefe do consórcio" até é o BPI. Mas depois leio coisas como:

"Nome(s) e morada(s) do(s) Agente(s) Pagador(es) inicial (se existirem):
Banco Popular Portugal, S.A., com sede na Rua Ramalho Ortigão, 51, em Lisboa"

o que me leva a crer que eles tiveram direito a uma situação especial, mas aí já estou a falar meio de cor.

Estas emissões são normalmente pagas pela entidade emitente. As da PT pagam 1.5% à cabeça pela colocação (li isso no prospecto mas já não encontro). É normalíssimo. É como os bancos com os estruturados. Recebem logo montes de $ à cabeça (1/2/3% por exemplo). Por isso é que eles adoram essas porcarias...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 5/7/2012 23:47

por btmoreira » 5/7/2012 23:08

Aos entendidos,

Registado: 11/10/2006 22:14

por Automech » 5/7/2012 21:37

Elias Escreveu:
AutoMech Escreveu:
Um técnica possível para se investir perto do que se pretende é esperar pelo último dia da ordem, tentar obter informação do rateio até ao dia anterior, acrescentar mais uma % e determinar a quantidade. Já fiz isso no passado.

Pois é, mas eu já me deixei disso. Prefiro comprar no secundário.

É uma opção, claro. Valer ou não valer a pena depende de como será o preço em secundário e dos custos.

por Pickbull » 5/7/2012 21:37

Elias Escreveu:
AutoMech Escreveu:
Um técnica possível para se investir perto do que se pretende é esperar pelo último dia da ordem, tentar obter informação do rateio até ao dia anterior, acrescentar mais uma % e determinar a quantidade. Já fiz isso no passado.

Pois é, mas eu já me deixei disso. Prefiro comprar no secundário.

Ou então acrescentar titulares à conta.

O mercado secundário pode ter o problema de só se conseguirem acima do par. Ou a vantagem de as apanhar abaixo. :P

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], macau5m, PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 131 visitantes