Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Joca601 » 12/2/2012 18:03

bar38 Escreveu:
Joca601 Escreveu:
bar38 Escreveu:
Joca601 Escreveu:mais do que novos investidores, ou reforço de investidores...o importante é a gestão do banco. o que o banco precisa é de uma gestão credivel, ambiciosa e que traga crescimento ao banco.

Espero que no dia 28 de Fevereiro em assembleia geral, a nova gestão apresente um plano de crescimento ambicioso, com metas crediveis e que renove a confiança dos investidores..

O Buffett diz uma coisa muito importante, esqueçam os mercados, deliguem dos mercados, que é o mesmo que dizer não stressem com os mercados ou com a volatilidade... se acreditam no negócio, esperem calmamente pelo retorno do investimento. ele virá sob a forma de dividendos ou sob a forma de valorização.

com os dados actuais, o meu price target para o bcp é de 1 Eur
o por acção. no entanto o price target pode ajustar no caso de haver uma grande surpresa com o aumento de capital. contudo, não deixa de ser uma meta no meu plano de investimento. vendas no bcp está fora de questão, mesmo quando existe valorizações e correcções gigantescas. o meu negócio é tempo...
Da ultima vez que o bcp cotou a cima de 1€ por volta de 1.08 em 2009, ate agora, já entrarão a negociação cerca de 2.500 milhões a 3 mil milhões de novas acções,se não estou em erro,isto há menos de um ano ,através de aumento de capital reservado a accionistas ,conversão de obrigações em acções,pagamento de dividendos através de emissão de novas acções ,mais um novo aumento de capital que se avizinha ,continuar falar na possibilidade de voltar a cotar a 1€ não e' ser se sensato nem realista.

Apesar de ser um optimista e de estar longo no bcp,optimismo tem limites.

Acredita que estou a ser muito realista: uns calculos rápidos,

- o bcp cotava a 2,2 euros quando quis comprar um banco, salvo erro eslovaco, nessa altura circulavam 4700 milhões de acções, banco bcp valia = 10300 milhões de euros

- hoje o banco tem 7200 milhões de acções em circulação o banco vale = 1300 milhões de euros

- com a cotação a 1 euro, o banco vale = 7200 milhões de euros.

- com um AC de 500 milhões de euros, ao preço de 0,16/acção, são precisas mais 3100 milhões de acções.

- 7200 milhões de acções actuais + 3100 milhões de acções em AC = 10300 milhões acções.

- 10300 milhões de acções a 1 euro = 10300 milhões de euros.

considerando, que o AC vai ser mais ou menos assim, o bcp a 1 euro vale o mesmo que o BCP a 2,2 quando tinha em circulação 4700 milhões de acções.

mas há actualmente mais motivos para a segurança no investimento no bcp:

- O Banco está mais sólido com o capital reforçado.

- deixou de ter a responsabilidade com o fundo de pensões.

nota: estes dados acima fazem parte da análise fundamental, pressupondo que não há riscos exógenos.
Estamos a falar de uma conjuntura completamente diferente.
Então porque não cotar1.50€. Já que o bcp chegou valer mais 15mil milhões .

os resultados vão ditar o valor do banco. Como já escrevi em posts anteriores, tenho como pressuposto um resultado de 500 milhões de euros para o BCP. se as perspectivas futuras em termos de resultados melhorarem é natural que a cotação sofra uma valorização superior e o price target sofra um ajuste em alta.

estou convencido que no dia 28 de fevereiro vamos ter o véu levantado, espero ver apresentado o plano de crescimento para os próximos três anos. Se o plano for ambicioso e credível, a confiança regressa aos investidores e a valorização do banco também.

Registado: 7/1/2012 13:03

por Bar38 » 12/2/2012 17:11

Joca601 Escreveu:
bar38 Escreveu:
Joca601 Escreveu:mais do que novos investidores, ou reforço de investidores...o importante é a gestão do banco. o que o banco precisa é de uma gestão credivel, ambiciosa e que traga crescimento ao banco.

Espero que no dia 28 de Fevereiro em assembleia geral, a nova gestão apresente um plano de crescimento ambicioso, com metas crediveis e que renove a confiança dos investidores..

O Buffett diz uma coisa muito importante, esqueçam os mercados, deliguem dos mercados, que é o mesmo que dizer não stressem com os mercados ou com a volatilidade... se acreditam no negócio, esperem calmamente pelo retorno do investimento. ele virá sob a forma de dividendos ou sob a forma de valorização.

o por acção. no entanto o price target pode ajustar no caso de haver uma grande surpresa com o aumento de capital. contudo, não deixa de ser uma meta no meu plano de investimento. vendas no bcp está fora de questão, mesmo quando existe valorizações e correcções gigantescas. o meu negócio é tempo...
Da ultima vez que o bcp cotou a cima de 1€ por volta de 1.08 em 2009, ate agora, já entrarão a negociação cerca de 2.500 milhões a 3 mil milhões de novas acções,se não estou em erro,isto há menos de um ano ,através de aumento de capital reservado a accionistas ,conversão de obrigações em acções,pagamento de dividendos através de emissão de novas acções ,mais um novo aumento de capital que se avizinha ,continuar falar na possibilidade de voltar a cotar a 1€ não e' ser se sensato nem realista.

- o bcp cotava a 2,2 euros quando quis comprar um banco, salvo erro eslovaco, nessa altura circulavam 4700 milhões de acções, banco bcp valia = 10300 milhões de euros

- hoje o banco tem 7200 milhões de acções em circulação o banco vale = 1300 milhões de euros

- com um AC de 500 milhões de euros, ao preço de 0,16/acção, são precisas mais 3100 milhões de acções.

- 7200 milhões de acções actuais + 3100 milhões de acções em AC = 10300 milhões acções.

considerando, que o AC vai ser mais ou menos assim, o bcp a 1 euro vale o mesmo que o BCP a 2,2 quando tinha em circulação 4700 milhões de acções.

nota: estes dados acima fazem parte da análise fundamental, pressupondo que não há riscos exógenos.
Estamos a falar de uma conjuntura completamente diferente.
Então porque não cotar1.50€. Já que o bcp chegou valer mais 15mil milhões .

Registado: 20/6/2011 21:37

por mundano » 12/2/2012 16:25

Infelizmente as coisas não são tão simples como o conhecimento geral as pinta...

1º O banco central não empresta dinheiro à taxa directora. São sempre aplicados spreads, negativos no caso dos depósitos, positivos no caso dos empréstimos.

2º Tirando algumas linhas de muito curto prazo que servem para intervir na liquidez do mercado, o BCE só empresta em troca de activos que os bancos depositam como garantia, como as garantias do estado (que custam dinheiro), ou títulos que os bancos tenham em carteira (que têm que ser adquiridos). Esses activos além de limitados, têm custos para os bancos, pelo que o custo final do financiamento é sempre superior.

Registado: 29/9/2009 16:28

por Joca601 » 12/2/2012 16:17

mundano Escreveu:Mas deixaram de se financiar à Euribor mais um spread negativo...

Hoje em dia qualquer banco para montantes relativamente curtos como 25000 ou 50000 oferece taxas que correspondem a muito perto da Euribor + 3%.. E isto para deposito a prazo, onde o custo efectivo é superior porque depois ainda têm que constituir reservas..

Os bancos em muitos produtos que têm em carteira, como os créditos habitação, estão a trabalhar com margens negativas...

como é do conhecimendo geral os bancos estão a financiar-se junto do BCE à taxa de 1%, o mercado interbancário está fechado, e não é só para os bancos portugueses, é para todos.

por mundano » 12/2/2012 16:09

Mas deixaram de se financiar à Euribor mais um spread negativo...

Hoje em dia qualquer banco para montantes relativamente curtos como 25000 ou 50000 oferece taxas que correspondem a muito perto da Euribor + 3%.. E isto para deposito a prazo, onde o custo efectivo é superior porque depois ainda têm que constituir reservas..

Os bancos em muitos produtos que têm em carteira, como os créditos habitação, estão a trabalhar com margens negativas...

por Joca601 » 12/2/2012 15:42

mundano e pvg80713,

escrevi em cima:

"Espero que no dia 28 de Fevereiro em assembleia geral, a nova gestão apresente um plano de crescimento ambicioso, com metas crediveis e que renove a confiança dos investidores.."

Vamos esperar pela AG do dia 28 de Fevereiro.

A "Era" é realmente diferente, os bancos aumentaram os seus spreads em 500%.

cumprimentos,

por mundano » 12/2/2012 15:29

Joca601, se bem me lembro na altura em que o banco cotava a 2 euros e tal, as expectativas para o banco eram totalmente diferentes... Em 2007 foi até apresentado um programa, que era o Millennium 2010, que era o plano estratégico para os 3 anos seguintes que apontava para um forte crescimento nos mercados core (Portugal, Grécia :oops: e Polónia), apontava para uma expectativa de lucros anuais superiores a 1000 milhões e para ROE's de 20%..

Mas isto foi numa outra era que nada tem a ver com aquela em que vivemos hoje... E hoje, as melhores expectativas serão sempre MUITO inferiores a essas..

por pvg80713 » 12/2/2012 15:24

joca,

ando aqui à tempos a defender o BCP. Mas dizer que o BCP está bem com as tuas razões é míope.
O BCP continua a ter uma carteira de crédito mal-parado que lhe vai dar problemas nos próximos tempos.

e isto doí. mas não querer ver a realidade também é mau.

vamos tentando ser realistas, não ser eufórico.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Joca601 » 12/2/2012 15:09

bar38 Escreveu:

por TRSM86 » 12/2/2012 14:10

Pata-Hari Escreveu:madmaxx, eu gosto do teu canal mas se calhar faria passar pelo topo do corpo das velas e não pelos dois "piquinhos".

deixa estar nos piquinhos que está muito bem na mho :lol: :lol:

até já lá devia estar antes deste último movimento. Assim que tinha a ltacp poderia tirar uma paralela e tentar encaixá-la nesse 1º piquinho, como diz a minha querida..... e desse modo saberia que este movimento algo anormal, poderia esbarrar nessa paralela.

No diário cash foi bem para cima dela
Anexos
bcp.png
bcp.png (18.26 KiB) Visualizado 4573 vezes
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por Marco Martins » 12/2/2012 14:07

vamos ver se para o novo aumento de capital nao compensará fazer o mesmo que aconteceu com outras cotadas, onde compensou mais sair antes do aumento de capital e entrar depois.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Bar38 » 12/2/2012 13:19

Registado: 20/6/2011 21:37

por Joca601 » 12/2/2012 12:39

mais do que novos investidores, ou reforço de investidores...o importante é a gestão do banco. o que o banco precisa é de uma gestão credivel, ambiciosa e que traga crescimento ao banco.

com os dados actuais, o meu price target para o bcp é de 1 Euro por acção. no entanto o price target pode ajustar no caso de haver uma grande surpresa com o aumento de capital. contudo, não deixa de ser uma meta no meu plano de investimento. vendas no bcp está fora de questão, mesmo quando existe valorizações e correcções gigantescas. o meu negócio é tempo...

por Pata-Hari » 11/2/2012 10:53

madmaxx, eu gosto do teu canal mas se calhar faria passar pelo topo do corpo das velas e não pelos dois "piquinhos".
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Joca601 » 11/2/2012 10:35

silva74 Escreveu:O grande problema da banca em geral o do BCP em particular é que vão precisar de aumentos de capital dentro de pouco tempo.
No caso do BCP um aumento de 1000 milhões irá corresponder a mais 6mil-7mil milhões de novas acções, o que irá reduzir a cotação actual, certo?
Não será melhor entrar depois do aumento de capital?

pelos jornais fala-se em 500 milhões de euros de aumento de capital. mas como deixei de acreditar nas informações jornalistas..o AC pode ser qualquer coisa e o melhor mesmo é esperar pelo anuncio oficial, para saber quantas acções vão ser emitidas.

por silva74 » 11/2/2012 10:17

O grande problema da banca em geral o do BCP em particular é que vão precisar de aumentos de capital dentro de pouco tempo.
No caso do BCP um aumento de 1000 milhões irá corresponder a mais 6mil-7mil milhões de novas acções, o que irá reduzir a cotação actual, certo?
Não será melhor entrar depois do aumento de capital?

Registado: 10/5/2010 10:54

por madmaxx » 11/2/2012 4:19

O que me dizem deste novo canal ascendente, que vem transpor o canal descendente que vinha desde Agosto? é válido?
Anexos
1.jpg
1.jpg (121.32 KiB) Visualizado 3087 vezes

Registado: 21/2/2010 20:17

por marbar » 11/2/2012 2:26

não são obrigados a comunicar á CMVM os aumentos de posição que vão fazendo??

creio que só ao atingir os 20%

Artigo 16.º
Deveres de comunicação

1 - Quem atinja ou ultrapasse participação de 10 %, 20 %, um terço, metade, dois terços e 90 % dos direitos de voto correspondentes ao capital social de uma sociedade aberta, sujeita a lei pessoal portuguesa, e quem reduza a sua participação para valor inferior a qualquer daqueles limites deve, no prazo de quatro dias de negociação após o dia da ocorrência do facto ou do seu conhecimento:
a) Informar desse facto a CMVM e a sociedade participada;

http://www.cmvm.pt/cmvm/legislacao_regu ... tuloi.aspx

Registado: 29/11/2007 10:11

Mas a partir de posição de 2%

por ocart » 11/2/2012 2:09

não são obrigados a comunicar á CMVM os aumentos de posição que vão fazendo??

Registado: 29/11/2007 11:18

Re: Voltando ás declarações do Mira Amaral!!

por marbar » 11/2/2012 2:07

Significa que a Sonangol pretende reforçar o capital do BCP para além dos 14,59% que já dispõe???. A ser assim passará a ser o maior accionista ou dos maiores pois não sei qual é a posição da TD.
Existe algum limite para esse reforço nos estatutos do banco?

Cumprimentos
polar

a Sonangol tem autorização do BP para ir até aos 20%

Registado: 29/11/2007 10:11

Re: Voltando ás declarações do Mira Amaral!!

por polar » 11/2/2012 2:04

Hallo Escreveu:O Mira Amaral diz, "face ao estado que o BCP estava". Mas o BCP continua na mesma a nível de orgãos de gestão. Simplesmente a 28 de Fevereiro, podemos ter alterações, mas depende do voto dos accionistas e da força dos mesmos.

Logo a única coisa que mudou no BCP, foi a cotação. Era a mudança de gestão sozinha, sem acordo na Grécia e sem Angolanos a reforçar, ter capacidade de produzir a semana com mais volume de toda a sua história. Não acredito. Isso é que é uma história para mim.

Se formos a ver e suponhamos.
2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª se tivessemos tidos todos os dias em conjunto um volume de 500.000.000 de acções compradas sem ter em conta as vendidades e 5ª e 6ª não conta porque houve mais vendidas que compradas. Representaria uma mudança de mãos no valor de 7% do capital do banco. Tendo em conta que normalmente o BCP tem volume que representa vários accionistas. Eu diria que a já ter existido reforço pela Sonangol ou empresas ligadas á Sonangol, Teixeira Duarte. Nunca poderia ser superior a 3%-4%.

Não sei se me fiz entender. Mas o que quero dizer com isto é que acredito que para garantirem uma serie de interesses vão ter que continuar a comprar e em força. Era impossivel a Sonangol e seus parceiros terem reforçado 7%. Por contas simples.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Significa que a Sonangol pretende reforçar o capital do BCP para além dos 14,59% que já dispõe???. A ser assim passará a ser o maior accionista ou dos maiores pois não sei qual é a posição da TD.
Existe algum limite para esse reforço nos estatutos do banco?

Cumprimentos
polar

Registado: 29/11/2007 12:09

Voltando ás declarações do Mira Amaral!!

por hallo » 11/2/2012 1:42

O Mira Amaral diz, "face ao estado que o BCP estava". Mas o BCP continua na mesma a nível de orgãos de gestão. Simplesmente a 28 de Fevereiro, podemos ter alterações, mas depende do voto dos accionistas e da força dos mesmos.

Logo a única coisa que mudou no BCP, foi a cotação. Era a mudança de gestão sozinha, sem acordo na Grécia e sem Angolanos a reforçar, ter capacidade de produzir a semana com mais volume de toda a sua história. Não acredito. Isso é que é uma história para mim.

Se formos a ver e suponhamos.
2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª se tivessemos tidos todos os dias em conjunto um volume de 500.000.000 de acções compradas sem ter em conta as vendidades e 5ª e 6ª não conta porque houve mais vendidas que compradas. Representaria uma mudança de mãos no valor de 7% do capital do banco. Tendo em conta que normalmente o BCP tem volume que representa vários accionistas. Eu diria que a já ter existido reforço pela Sonangol ou empresas ligadas á Sonangol, Teixeira Duarte. Nunca poderia ser superior a 3%-4%.

Não sei se me fiz entender. Mas o que quero dizer com isto é que acredito que para garantirem uma serie de interesses vão ter que continuar a comprar e em força. Era impossivel a Sonangol e seus parceiros terem reforçado 7%. Por contas simples.

Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

Re: Bem e já agora vai mais uma noticia.

por hallo » 11/2/2012 1:25

Hallo Escreveu:Angola quer usar BCP para financiar a sua expansão
10 Fevereiro 2012 | 20:03
Celso Filipe - cfilipe@negocios.pt

Angola olha para o BCP como um meio para suportar a sua expansão nos mercados internacionais. E é o próprio Governo de José Eduardo dos Sanrtos que a assume.

“Com uma crescente influência de Angola na condução desta nova fase da vida do Millennium poderemos, a médio prazo, levá-lo a investir em geografias que maiores sinergias geram no processo de internacionalização das nossa empresas e, neste quadro, estabelecer parcerias equilibradas e contribuir para a diversificação económica”, afirma fonte governamental à edição de hoje do “Novo Jornal”.

Este semanário adianta que a estratégia da Sonangol, que já detém 14,59% do BCP, passou por conseguir ter presença em todos os órgãos de gestão do banco, passando assim a ter margem de influência para “dinamizar a captação de linhas de crédito internacionais para investimentos no país.” Por exemplo, Francisco Lemos, no presidente da Sonangol, será vice-presidente do Conselho estratégico para a Internacionalização, enquanto a presidência do conselho de remunerações foi atribuída a Baptista Sumbe, também ele administrador da petrolífera angolana.

Cumprimentos
Hallo

Esta noticia pode ter várias interpretações, mas o pressuposto. Já todos nós tinhamos falado aqui. Que era porque havia tanto interesse da Sonangol no BCP. E como era possivel com o mau investimento passado da Sonangol em Portugal, continuarem a querer investir e muito interessados no BCP.

Já tinha respondido a isto. Porque a Sonangol tem interesses bem mais superiores que o capital investido. Porque Angola tem grande interesse na bancarização e nas potencialidades que a mesma pode gerar em Angola.

Hallo

Bem e já agora vai mais uma noticia.

por hallo » 11/2/2012 1:12

Angola quer usar BCP para financiar a sua expansão
10 Fevereiro 2012 | 20:03
Celso Filipe - cfilipe@negocios.pt

Angola olha para o BCP como um meio para suportar a sua expansão nos mercados internacionais. E é o próprio Governo de José Eduardo dos Sanrtos que a assume.

“Com uma crescente influência de Angola na condução desta nova fase da vida do Millennium poderemos, a médio prazo, levá-lo a investir em geografias que maiores sinergias geram no processo de internacionalização das nossa empresas e, neste quadro, estabelecer parcerias equilibradas e contribuir para a diversificação económica”, afirma fonte governamental à edição de hoje do “Novo Jornal”.

Este semanário adianta que a estratégia da Sonangol, que já detém 14,59% do BCP, passou por conseguir ter presença em todos os órgãos de gestão do banco, passando assim a ter margem de influência para “dinamizar a captação de linhas de crédito internacionais para investimentos no país.” Por exemplo, Francisco Lemos, no presidente da Sonangol, será vice-presidente do Conselho estratégico para a Internacionalização, enquanto a presidência do conselho de remunerações foi atribuída a Baptista Sumbe, também ele administrador da petrolífera angolana.

Cumprimentos
Hallo

Re: Goodbye --- bye--- buy? ----BUY --BUY

por L.S.S » 11/2/2012 1:11

Storgoff Escreveu:Não deturpem as palavras do Mira Amaral.
Todos nós sabemos que o homem é assim meio fanhoso a falar mas também não exagerem.

Ele refere-se ao reforço da posição da Sonangol nos órgãos de gestão do banco, como tem sido público.
Ele faz questão de dizer que não se refere ao investimento.

Já parece aquela do Goodbye --- bye--- buy? ----BUY --BUY

Parece que "Fugiu-lhe a boca para a verdade".. ;) ;) ;)
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crosses, Google [Bot], PacoNasssa, trilhos2006, yggy e 235 visitantes